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O crime organizado e as organizações criminosas: conceito, características, aspectos criminológicos e sugestões político-criminais
Trata-se de estudo acerca do crime organizado e das organizações criminosas, incluindo visão histórica, com ênfase na questão do conceito, características, aspectos criminológicos e sugestões político-criminais. Em uma primeira etapa, são objeto de enfoque a terminologia, as origens e evolução do crime organizado, o tipo legal de “associação criminosa” e suas variantes, as teorias e concepções criminológicas mais pertinentes à compreensão do fenômeno como um todo e em particular, principalmente a teoria da associação diferencial de Edwin Sutherland e a sua noção sobre o crime de colarinho branco, o mito da Máfia nos Estados Unidos e no Brasil e os modelos constitucionais e estruturais do crime organizado e das organizações criminosas. Na parte nuclear, é enfrentado o tema do conceito e caracterização do crime organizado e da organização criminosa, de forma crítica e propositiva, examinando-se a classificação do crime organizado no universo da criminalidade, o confronto do fenômeno com outras modalidades delituosas e institutos do Direito penal, a conceituação e caracterização do crime organizado e da organização criminosa nas doutrinas estrangeira e brasileira e do ponto de vista das organizações internacionais, o tratamento do fenômeno no Direito penal comparado, especialmente nos direitos americano, alemão, francês, italiano, português, espanhol, argentino, chileno e cubano, e no Direito penal brasileiro, mediante a análise do art. 288 do Código Penal, da Lei nº 9.034, de 03.05.95, de outros estatutos legais e de alguns projetos e anteprojetos legislativos, em construção de um conceito o máximo possível universal de crime organizado, no qual as conexões das organizações criminosas com o Poder Público e seus agentes, sobretudo por meio da corrupção, na linha de Winfried Hassemer, e com o mundo empresarial, pela natureza de seus negócios, são elementos distintivos essenciais. Na última parte, são descritas e classificadas algumas das principais organizações criminosas estrangeiras e brasileiras e apresentadas sugestões político-criminais e propostas legislativas.
Relações de gênero e sexismo na educação profissional e tecnológica
No Brasil, a educação profissional técnica de nível médio, embora abrigue um número cada vez maior de mulheres, ilustra uma realidade de desigualdade, na qual os marcadores e estereótipos de gênero influenciam as escolhas profissionais das estudantes. Dados do INEP (2015) evidenciam que em todo o Brasil as mulheres se concentram em cursos cujas áreas de atuação reportam ao cuidado e a uma estreita ligação com o trabalho doméstico, tais como os cursos dos eixos tecnológicos: Ambiente e Saúde e Turismo, Hospitalidade e Lazer. O presente trabalho, derivado de uma pesquisa de mestrado, analisa as escolhas realizadas por alunas por um determinado curso técnico em detrimento de outros. Utilizou-se um levantamento documental em uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e análise do discurso de alunas dos cursos com maior e menor concentração feminina na instituição. Os resultados evidenciam deslocamentos e permanências na dinâmica das relações de gênero durante o acesso e permanência na Educação Profissional e Tecnológica, destacam os preconceitos presentes nos cursos de maioria masculina e a continuidade da maior participação feminina em cursos relacionados às habilidades vistas como inatas nas mulheres. No entanto, evidencia-se uma crescente convicção das alunas sobre a assertividade de suas escolhas e uma resistência à ideia hegemônica de que áreas técnicas altamente feminizadas sejam desvalorizadas social e economicamente.
2022-03-31T00:18:02Z
Sabrina Fernandes Pereira Lopes Raquel Quirino
Metrologia aplicada a nanomateriais: estudo comparativo de técnicas e métodos
O desenvolvimento de nanomateriais e suas aplicações científicas e comerciais têm aumentado significativamente e, para tanto, a precisão e a confiabilidade da medição de suas propriedades tornam-se essenciais. Apesar da existência de estudos devotados a aumentar a acurácia das medições na escala nano e no desenvolvimento de equipamentos, lacunas são frequentemente identificadas, tais como a falta de reprodutibilidade de resultados obtidos por diferentes laboratórios, de padrões, de rastreabilidade, de metodologias padronizadas, entre outras. O presente trabalho avaliou os vários parâmetros que podem influenciar as medidas de tamanho de nanopartículas não condutivas (NPs) por meio da análise de amostras de poliestireno com tamanho certificado de (102 ± 3)nm utilizando as técnicas de microscopia eletrônica de transmissão (MET), microscopia eletrônica de varredura (MEV), microscopia de força atômica (MFA) e espalhamento dinâmico de luz (DLS). Demonstrou-se que, através de manipulação adequada dos parâmetros e considerando as limitações inerentes aos métodos, todas as técnicas permitem a determinação de tamanhos compatíveis com o valor certificado, utilizando-se o teste t de Student, em um nível de confiança de 95%. A técnica MET apresentou os melhores resultados em termos de repetibilidade e de tendência para o valor certificado. A preparação de amostra mostrou-se como a maior fonte de erro desta técnica. Medições por MEV não apresentaram repetibilidade ao longo do tempo, de acordo com o teste de Dunnett, em um nível de confiança de 95%, além de apresentarem o maior erro, dentre as técnicas estudadas, em relação ao valor certificado. Resultados de MFA apresentaram o maior desvio padrão, apesar da sua elevada precisão associada com o eixo Z. Verificou-se que tanto o software para tratamento de dados quanto o tipo de procedimento de tratamento de imagens influenciam a medição do tamanho das partículas. Os resultados obtidos com a técnica de DLS mostraram-se sensíveis a diversos parâmetros operacionais (tais como a diluição e o uso de dispersantes) e apresentaram um grande desvio padrão. Além disso, a comparação dos resultados de tamanhos obtidos por DLS com aqueles obtidos por técnicas de microscopia deve ser realizada com cuidado, uma vez que a técnica mede o diâmetro hidrodinâmico e fornece distribuição em intensidade (não em número). Adicionalmente, os erros associados aos diferentes métodos de preparação das amostras sobre substratos de silício e mica para as medidas de tamanho por MFA foram investigados. Mostrou-se que a diluição da suspensão de nanopartículas foi o suficiente para obter uma boa dispersão sobre o substrato de mica. Para substrato de silício a preparação da amostra foi significativamente melhorada pelo tratamento do substrato com glow discharge.Em resumo, a identificação dos desvios no tamanho das nanopartículas, obtido a partir das diferentes técnicas, e dos parâmetros que podem contribuir para estes desvios constituíram um estudo metrológico que possibilitou uma maior compreensão dos erros associados à medição de nanopartículas, contribuindo assim para o aumento da precisão destas medições.
2019-08-13T16:37:49Z
Taiane Guedes Fonseca de Souza
Testes para quebras estruturais em modelos não-lineares
Grande parte das pesquisas empíricas e teóricas para detectar mudanças nos parâmetros em modelos não-lineares vem sendo acumuladas durante as últimas duas décadas. Diante disso, ainda não existe um consenso sobre o melhor teste estatístico para a detecção de quebras estruturais. O objetivo deste trabalho é fazer um estudo sobre os principais testes da família CUSUM para detectar pontos de mudanças nos parâmetros e comparar as suas taxas de rejeições. A investigação procedeu-se por meio de simulações de Monte Carlo na família de processos Auto-Regressivos Condicionalmente Heterocedásticos, ARCH. O estudo indica a robustez de cada teste sob mudanças dos parâmetros na suposição da variância incondicional ser pouco alterada. Palavras-chave: Pontos de mudanças, ARCH e CUSUM. Sim
2019-08-14T20:44:50Z
Edimeire Alexandra Pinto
Adesão dos pacientes ao tratamento da hipertensão arterial sistêmica na unidade Homero Gil, em Betim - Minas Gerais
A hipertensão arterial sistêmica é uma patologia cujo controle contínuo visa prevenção de alterações irreversíveis no organismo e complicações cardiovasculares. Na unidade básica de saúde Homero Gil, nota-se a dificuldade no controle da pressão arterial dos hipertensos atribuída à não adesão do paciente ao regime terapêutico. Este estudo tem por objetivo elaborar um projeto de intervenção para uma melhor adesão dos pacientes da equipe de saúde da família Beta ao tratamento de hipertensão arterial sistêmica na Unidade de Saúde da Família Homero Gil, no município de Betim-MG. O estudo utilizou os passos propostos do método simplificado do Planejamento Estratégico Situacional, incluindo revisão de literatura, utilizando-se os bancos de dados Scientific Electronic Libray Online (SciELO), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências de Saúde (LILACS) e sites do município e do Ministério da Saúde. Também foram analisados bancos de dados secundários UBS Homero Gil. Verificou-se a importância de ações interdisciplinares para o manejo e o controle da hipertensão arterial e de outras doenças cardiovasculares, sendo que essas ações devem considerar o indivíduo hipertenso em todas as suas nuances sociais e culturais, valorizando seu ambiente e suas condutas individuais e coletivas. Com a implantação do projeto, espera-se uma equipe mais consciente e comprometida com a população abrangente e que pacientes com hipertensão arterial sistêmica possam ser informados sobre sua doença e como tratá-la, sobre estilos de vida e hábitos mais saudáveis.
2019-08-11T10:54:57Z
Tahisa Carla Boaventura da Cunha
Reprodução e produção das condições sociais em aulas de matemática: uma perspectiva trilhada na sala de aula
Práticas escolares que promovem o que convencionalmente chamamos de ensino tradicional persistem e prevalecem largamente no Brasil apesar das inúmeras críticas a elas endereçadas e a despeito de inúmeras propostas inovadoras muitas delas desenvolvidas no campo da educação matemática. Essa situação, presente também em vários países, nos desafia a compreender melhor o que colabora com essa persistência e, ao mesmo tempo, procurar contribuir para superar, pelo menos em parte, os problemas decorrentes dessa maneira de ensinar. Este trabalho propõe um levantamento bibliográfico no campo da sociologia da educação com o objetivo de elucidar as relações entre escola e sociedade que subjazem a adoção de formas tradicionais de ensino, uma vez que reconhecemos a complexidade do fenômeno e a existência de vinculações com as condições sociais mais abrangentes. Propõe também investigações em sala de aula objetivando intervir nesse ambiente criando propostas inovadoras. A análise dessas investigações pretende explorar uma ferramenta teórica capaz de promover uma confrontação entre o que criticamos no ensino e as novidades geradas. A pretensão é contribuir para a educação matemática a partir da sinalização das possibilidades de generalização dessa ferramenta teórica bem como dos elementos encontrados nas intervenções realizadas. Procurando uma aproximação das condições reais de trabalho dos professores, adotamos uma metodologia de pesquisa baseada no compartilhamento de aulas, gravação em vídeo dos episódios e análise coletiva dos acontecimentos. Das investigações realizadas, foram selecionados três episódios para análise. Um deles ocorreu em uma escola federal de Ensino Fundamental a qual tem a experimentação como proposta de trabalho. Os outros dois foram extraídos do trabalho em uma escola estadual de Ensino Fundamental, onde o ensino tradicional é ministrado sem questionamentos aparentes e onde foi realizada a maior parte da investigação. Procuramos demonstrar que o conceito de alienação é bastante potente para indicar como as relações presentes no ensino tradicional espelham relações mais amplas que sustentam o sistema produtivo capitalista. Esse conceito nos permite, também, nortear ações voltadas para a superação dos piores efeitos do ensino tradicional, especialmente sobre os alunos oriundos das camadas mais desprivilegiadas da população.
2019-08-12T14:09:40Z
Eduardo Sarquis Soares
Tocar violão: um estudo qualitativo sobre os processos de aprendizagem dos participantes do Projeto Arena da Cultura
Esta pesquisa buscou aprofundar os estudos sobre os procedimentos utilizados pelos participantes do Projeto Arena da Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte ao começar a tocar os instrumentos violão e guitarra. Estes alunos, embora admitindo que nunca freqüentaram aulas de instrumento ou qualquer contato com algum professor, já participavam de atividades musicais nas suas comunidades. Então, como eles aprenderam a tocar? Nesta pesquisa, foi utilizado o método qualitativo ou naturalístico, juntamente com o auxílio das técnicas etnográficas de coletas de dados, tais como questionários, entrevistas e observação do universo destes alunos. A partir dos relatos e sob a perspectiva das histórias de vida dos entrevistados são identificados os procedimentos por eles adotados em suas aprendizagens de violão. A proximidade de familiares e/ou seus pares que já tocam, influenciaram na escolha e no desenvolvimento do aprendizado no instrumento. Como recursos adicionais desta aprendizagem, destacaram-se a utilização da linguagem de cifras presentes em revistas e nas músicas através da internet; de fitas de vídeo cassete e a utilização do processo de tirar músicas de ouvido. Dentre as principais conclusões, destacamos que os entrevistados foram ensinados por pessoas de seu convívio quetocam violão e através da utilização dos recursos de aprendizagem descritos, aprimoraram sua percepção musical proporcionando o desenvolvimento em sua aprendizagem no violão.
2019-08-12T05:46:49Z
Fernando Macedo Rodrigues
Da senzala ao mercado: o lugar da escravidão no pensamento liberal brasileiro do século XIX
Esta dissertação pretende fazer uma interpretação do pensamento político liberal do Brasil do século XIX. Em geral associado a uma inadequação de lugar, pretendemos, através de uma apreciação histórica do liberalismo tanto no Brasil quanto na Inglaterra, afirmar que esta ampla tradição de pensamento descreveu uma trajetória que tem um marco inicial de defesa, para uma posterior crítica à escravidão. Para tanto, abordamos, no primeiro capítulo, quatro autores ingleses,Thomas Hobbes, John Locke, Jeremy Bentham e John Stuart Mill. No segundo capítulo, cinco autores brasileiros: José da Silva Lisboa, Frei Caneca, Bernardo Vasconcelos, Joaquim Nabuco e Rui Barbosa. Temos, assim, dois objetivos. Em primeiro lugar, propor uma organização de leitura histórica do pensamento liberal tendo em vista a sua interpelação da escravidão; e, em segundo lugar, umaconsideração acerca dos seus limites para formular um sentido emancipatório e não opressivo de cidadania.
2019-08-14T14:31:09Z
Andre Drumond Mello Silva
Relações entre comprometimento cognitivo, sintomas depressivos e prejuízo funcional no envelhecimento normal e patológico
A presença de comprometimento cognitivo e sintomas depressivos em idosos é comumente associada a piores desfechos funcionais, como a realização de atividades de vida diária (AVDs). A perda de autonomia em sua realização leva às limitações funcionais ou incapacidade funcional. Transtornos cognitivos no idoso como o comprometimento cognitivo leve (CCL) e a demência por doença de Alzheimer (DA) cursam com o comprometimento progressivo dos recursos cognitivos, reduzindo as competências disponíveis ao sujeito para lidar com diferentes pressões ambientais. Nesse contexto o presente trabalho visa investigar a contribuição de diferentes aspectos da cognição e da presença de sintomas depressivos para os desfechos funcionais em idosos. Ao longo de cinco estudos foram avaliados 274 idosos e desenvolvemos medidas mais específicas para diferentes aspectos das AVDs (Autocuidado, Complexas e Domésticas) e para cognição (funções executivas, memória episódica, linguagem/memória semântica e habilidades visioespaciais), validando as medidas e propondo pontos de corte para uso clínico. Por meio de análises de variância e regressão concluímos nos estudos que os fatores cognitivos contribuem para os desfechos funcionais em AVDs Domésticas e Complexas, explicando 19% e 28% de variância explicada nesses modelos. Enquanto as Funções Executivas e a Memória Episódica contribuem para esses dois grupos de atividades a Linguagem/Memória Semântica se associa apenas às AVDs Complexas. Os sintomas depressivos exercem efeito moderador sobre o desempenho funcional apenas nas AVDs Complexas. Uma análise pormenorizada dessas atividades sugere que cada uma envolve um conjunto específico de preditores cognitivos e comportamentais diferentes, que explicam entre 22 e 28% de variância das AVDs Domésticas e entre 30 a 38% das AVDs Complexas. Maior intensidade dos sintomas de humor se relacionaram a maior prejuízo funcional em atividades que dependam de contato social. Resultados complementares indicam ainda uma associação da destreza motora fina com a autonomia em AVDs de Autocuidado nos pacientes com DA. Em um acompanhamento longitudinal de aproximadamente um ano, a Linguagem/Memória Semântica foi preditora de mudanças funcionais em AVDs Complexas, as Funções Executivas de mudanças em AVDs Domésticas e as Habilidades Visioespaciais nas AVDs de Autocuidado. Os resultados contribuem para o desenvolvimento de modelos preditivos: sabendo quais fatores contribuem para a realização de cada AVD pode-se estimar quais serão os déficits funcionais apresentados pelo sujeito em uma perspectiva longitudinal, permitindo a adoção precoce de rotinas de reabilitação específicas para o perfil funcional dos pacientes.
Comportamento hidráulico de um sistema de wetlands construídos de escoamento vertical (primeiro estágio do sistema francês)
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2019-11-01T16:48:17Z
Mirene Augusta de Andrade Moraes
Ocorrência de Hipertrigliceridemia em pessoas vivendo com HIV/Aids, em Belo Horizonte, 2001-2010
Introdução: Entre as alterações metabólicas associadas ao uso de terapia antirretroviral (TARV) em pessoas vivendo com o HIV/aids (PVHA), as dislipidemias destacam-se pela maior incidência, capacidade aterogênica e por ser um fator de risco para doenças cardiovasculares. As dislipidemias em PVHA estão associadas à própria infecção pelo HIV e ao uso da TARV, além dos fatores comuns à população geral. Por este motivo assumem grande relevância clínica e epidemiológica e podem ser descritas antes (fase pré-TARV) e após do início da TARV (fase pós-TARV). Em PVHA não expostas à TARV, as dislipidemias são caracterizadas principalmente pela diminuição precoce dos níveis da lipoproteína de alta densidade (HDL) e aumento nos níveis de triglicerídeos nos estágios mais avançados da doença. Em PVHA em uso de TARV as dislipidemias são caracterizadas principalmente pelo aumento do nível dos triglicérides. Objetivo: Estimar a incidência de hipertrigliceridemia em PVHA após o início da TARV e identificar potenciais fatores associados. Métodos: Estudo prospectivo não-concorrente conduzido com PVHA que iniciaram TARV entre os anos de 2001 e 2005 em Belo Horizonte (MG). A coleta das informações foi realizada nos prontuários dos pacientes em tratamento e acompanhamento em três serviços públicos de referência ao HIV/aids (Centro de Treinamento e Referências em Doenças Infectoparasitárias Orestes Diniz - CTR/DIP, Hospital Eduardo de Menezes - HEM, e Centro de Testagem e Aconselhamento Sagrada Família CTA/SF). Foi estimada a proporção e avaliados os fatores associados à disponibilidade de resultados de triglicérides no início da TARV na amostra inicial (população inicial). Pacientes com resultados de triglicérides disponíveis (população basal) foram avaliados para estimar a prevalência de hipertrigliceridemia na fase pré-TARV e verificar fatores associados. Pacientes livres de hipertrigliceridemia no início do estudo (população de seguimento) foram acompanhados por período de até cinco anos para verificar a ocorrência de novos casos do evento. Hipertrigliceridemia foi definida como nível de triglicérides sérico igual ou acima de 150 mg/dl no primeiro registro de exames laboratoriais. Para caracterizar a distribuição das variáveis de exposição, foram calculadas frequências absolutas e relativas na população inicial, basal e de seguimento. Para caracterizar o evento hipertrigliceridemia pós TARV foi calculada a incidência acumulada, a densidade de incidência (100 pessoas-meses), o tempo de sobrevida e o risco acumulado (método de Kaplan-Meier). Para a análise multivariada foi utilizado o modelo de riscos proporcionais de Cox. A magnitude das associações foi estimada pelo Hazard Ratio (RH) com intervalo de 95% de confiança. O pressuposto de proporcionalidade de riscos foi avaliado através da análise de resíduos de Schoenfeld. A análise foi conduzida por meio do software R versão 3.0.1. Resultados: Da população inicial (n=247 pacientes), 100 (40,5%) tinham resultado disponível de triglicéride sérico no início do estudo. A cor da pele branca, ter mais que quatro consultas/ano após o início da TARV e ter sido atendido no HEM ou CTA foram estatisticamente associados à disponibilidade de resultado de triglicéride. Entre a população basal, (n=100 pacientes), 40 (40,0%) apresentaram hipertrigliceridemia. Não foram observadas associações estatisticamente significativas entre a presença de hipertrigliceridemia na amostra basal e as variáveis de exposição. Da população basal, 57 pacientes que não apresentaram hipertrigliceridemia e utilizaram TARV por pelo menos três meses foram acompanhados por um período médio de 28 meses (população de seguimento). A incidência acumulada de hipertrigliceridemia foi de 40,4% (n=23) e a densidade de incidência foi estimada em 1,4 por 100 pessoas-meses. O tempo mediano livre do evento foi de 47 meses. Para todas as populações houve predomínio de indivíduos abaixo de 35 anos, do sexo masculino, de cor branca, em união estável e residente na região metropolitana de Belo Horizonte. Houve também predomínio do número de <4 consultas/ano após o início do tratamento, do local de tratamento (CTR/DIP), de baixa contagem de linfócito T com marcador de membrana CD4 (T-CD4+) (< 200 células/mm3), de presença de doença ou sinal clínico definidor de aids e com esquema de TARV inicial (2 inibidores de transcriptase reversa análogo de nucleosídeo - ITRN + 1 inibidor de transcriptase não análogo de nucleosídeo - ITRNN). Foram preditores independentes de hipertrigliceridemia durante o seguimento sexo masculino (HR=3,04; IC95%:1,16-7,97), troca da TARV (HR=3,34; IC95%:1,29-8,64) e uso de ITRNN (HR=2,35; IC95%:0,88-6,27). Conclusões: A solicitação regular de exames de triglicérides e seu registro não era prática comum entre os profissionais de saúde. Os exames estavam disponíveis para casos de pacientes mais graves, com importante variação entre os serviços de saúde. A prevalência e a incidência de hipertrigliceridemia foram superiores aos valores encontrados na literatura. Considerando a duração crônica do tratamento e o fato de que a hipertrigliceridemia ocorrerá em algum momento nas PVHA em uso de TARV, o perfil lipídico deverá ser monitorado antes e após o início da TARV.
2019-08-12T04:30:53Z
Cassia Cristina Pinto Mendicino
Análise do microbioma vaginal bovino por técnicas dependentes e independentes de cultivo
O Brasil possui o maior rebanho comercial do mundo, e o segundo em número de cabeças, sendo a atividade agropecuária uma importante parte da economia no país. Até hoje os estudos envolvendo a microbiota dos bovinos, utilizando técnicas dependentes ou independentes de cultivo, tiveram como principal alvo o trato gastrointestinal, sendo o trato geniturinário pouco conhecido neste aspecto, apesar de sua importância. Este estudo teve como objetivo a caracterização da microbiota do trato vaginal de novilhas e vacas da raça Nelore, prenhes e vazias, utilizando métodos dependentes e independentes de cultivo e a seleção de potenciais probióticos para o tratamento de infecções geniturinárias. Os resultados provenientes das técnicas independentes de cultivo mostraram uma grande diversidade de bactérias e baixa diversidade de arqueias e fungos. Os filos bacterianos dominantes foram Firmicutes (~40 a 50%), Bacteroidetes (~15 a 25%) e Proteobacteria (~5 a 25%), além de um total de ~10 a 20% de bactérias não classificadas. Quanto aos gêneros, observou-se uma grande diversidade de microrganismos dominantes, sendo as dez OTUs mais abundantes (~45 a 55%): Aeribacillus, Bacteroides, Clostridium, Ruminococcus, Rikenella, Alistipes, Bacillus, Eubacterium, Prevotella e bactérias não classificadas. Dentre as arqueias, houve um grande predomínio do gênero Methanobrevibacter (Euryachaeota, ~55 a 70%). Os ascomicetos foram a maioria dentre os fungos (~80 a 95%), com grande destaque para o gênero Mycosphaerella (~70 a 85%). Estes dados indicam uma grande influência da microbiota do trato gastrointestinal na colonização do trato vaginal, o que já foi relatado para outras espécies animais e pode ser explicado pela proximidade entre os dois tratos. A influência hormonal não foi clara, mas foi possível detectar uma tendência de redução do número total de bactérias nos animais prenhes e um aumento de arqueias. Os eucariotos não variaram de forma significativa entre animais prenhes e vazios, mas houve uma tendência das vacas apresentarem maior abundância destes organismos que as novilhas. Foram isolados 69 clones bacterianos das amostras cultivadas, sendo a grande maioria (60) pertencente ao gênero Escherichia. Os testes de antagonismo, co-agregação, hidrofobicidade e produção de peróxido de hidrogênio realizados com 11 desses isolados apontaram três deles com elevado potencial probiótico, e mais quatro com potencial mediano. Em relação à abundância dos cultiváveis, houve uma clara influência do estado hormonal e da idade dos animais no isolamento, sendo observada maior abundância em animais prenhes (em relação aos vazios) e em vacas (em relação às novilhas). Os resultados aqui descritos evidenciam uma grande variabilidade na microbiota do trato vaginal entre os animais e grupos testados, e uma grande diferença entre os achados dependentes e independentes de cultivo, pontuando a necessidade de maiores estudos neste trato. A colonização do trato vaginal parece ser influenciada pelo trato gastrointestinal.
2019-08-10T21:06:08Z
Mateus Laguardia Nascimento
Avaliação do uso da oxidação química in situ em solos ferríferos para remediação de água subterrânea contaminada pela mistura gasolina/etanol
A técnica de In Situ Chemical Oxidation (ISCO) tem sido utilizada comercialmente no Brasil para a remediação de áreas contaminadas por combustíveis, no entanto, estudos devem ser realizados visando entender os mecanismos de degradação considerando as especificidades dos cenário de contaminação pela gasolina brasileira. Nesse contexto, esse estudo se propõe a avaliar o uso da ISCO utilizando classe de solo típicas do Brasil e água subterrânea contaminada com gasolina comercial. O estudo foi divido em quatro etapas que objetivaram: i) avaliar de que forma a presença de diferentes proporções de etanol pode impactar o meio, no que se refere à pluma de contaminação; ii) selecionar, dentre os avaliados, qual o oxidante mais adequado para a remediação da contaminação; iii) otimizar o uso do oxidante selecionado; e iv) avaliar o uso do oxidante em uma situação próxima do cenário real. Os resultados obtidos demonstraram que a presença do etanol não afetou substancialmente a solubilidade dos BTEX (benzeno, tolueno, etilbenzeno e xileno), mas que apresentou forte correlação com a matéria orgânica incorporada à água subterrânea. Através dos ensaios de oxidação que avaliaram o uso de Na2S2O8, K2S2O8, H2O2 e CaO2, pôde-se concluir que o latossolo ferrífero contém minerais que propiciam a ativação dos oxidantes, e que todos os oxidantes removeram 99,1% do BTEX presente no meio. Embora tenha apresentado os melhores resultados, em termos de degradação do carbono orgânico dissolvido (COD), o CaO2 apresentou características indesejáveis, como pH elevado e formação de precipitados, assim, o Na2S2O8 foi considerado o oxidante com melhores condições para propiciar a degradação dos contaminantes presentes na água subterrânea contaminada. Os cátions Fe2+ e Fe3+ se mostraram aptos a ativar o oxidante Na2S2O8, e a adição do quelante EDTA se mostrou prejudicial ao processo, uma vez que indisponibiliza os íons de ferro para a reação com o oxidante. Os reatores oxidante e controle montados para a avaliação da capacidade do sistema em degradar os contaminantes presentes na água subterrânea contaminada mostraram que, embora a degradação de COD tenha sido similar no reator oxidante e reator controle, os subprodutos formados nos reatores foram distintos, confirmando a condição oxidativa no primeiro e anaeróbia no segundo.
2019-08-09T14:17:16Z
Luiza Notini de Andrade
O ensino de Arte e a educação patrimonial: estudo de caso sobre os mapas mentais
O presente trabalho discute como foi o processo de ensino de desenho, no ano de 2007, na Escola Municipal Salgado Filho. Esta participou do projeto Onde Mora Minha História? realizado pelo Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) e que tinha como finalidade investigar a história da cidade de Belo Horizonte a partir de seus bairros. Para a realização deste estudo foram utilizados desenhos (mapas mentais) como forma de perceber a reflexão que os alunos haviam realizado sobre o patrimônio local e como expressaram as experiências estéticas que tiveram durante o desenvolvimento da referida proposta.
O estudo do léxico na sala de aula: investigação do ensino dos processos semânticos de formação de palavras sob a perspectiva da Semântica de Contextos e Cenários (SCC)
Esta tese teve como objetivo geral elaborar uma proposta de abordagem didático-pedagógica apropriada para a Educação Básica, a partir da observação realizada em sala de aula de ensino médio, sob a ótica da Semântica de Contextos e Cenários (SCC). Essa proposta teve a finalidade de verificar como se dão alguns processos semânticos de construção lexical do português, demonstrando como tais processos podem ser mais vantajosamente estudados em sala de aula, numa abordagem semântica, cognitiva e lexical, relacionada aos aspectos culturais da existência do aluno. Para a elaboração e a apresentação dessa proposta de abordagem didático-pedagógica, a metodologia desta tese se compôs de levantamento e análise documental sobre o ensino do léxico nos documentos norteadores brasileiros que tratam da organização curricular e das matrizes de avaliações nacionais para a língua portuguesa, mostrando-se como é realizado o estudo do léxico e o ensino de palavras e sentidos na legislação brasileira específica, desde os PCN até a BNCC, e como é a abordagem do léxico nas avaliações nacionais da Educação Básica, desde as provas do Saeb até o Enem. Foram separadas 27 questões do Enem ao longo de nove anos (2009-2017), com a matriz de habilidades publicada em 2008. Em seguida, averigou-se como as coleções de LDP se articulam com esses documentos, no que tange ao estudo das palavras, e investigou-se qual é o conhecimento dos alunos de uma escola pública diante dos processos semânticos de formação de palavras, a partir de um recorte de atividades da coleção de LDP adotada pela escola e de perguntas discursivas sobre o assunto. Para isso, realizou-se um recorte de atividades da coleção de LDP adotada pela escola onde se realizou este estudo, com as quais elaboramos um caderno que foi entregue para cada aluno que participou da pesquisa, a fim de averiguar o que eles sabem sobre o léxico e os processos semânticos de formação de palavras. Ao trabalhar com quatro dimensões no processo de ensino e de aprendizagem: legislação e documentos curriculares norteadores; avaliações nacionais; materiais didáticos; e os conhecimentos dos alunos, pôde-se responder à pergunta que motivou esta pesquisa: em que medida a escola está desprezando a dimensão mais importante do estudo do léxico e da relação entre a língua e a existência do falante em favor de aspectos formais secundários de ordem meramente sistêmica? Em seguida, contextualizou-se a SCC, teoria adotada nesta tese, mostrando-se como ela pode ser aplicada ao ensino. Por fim, apresentou-se a proposta de abordagem didático-pedagógica com atividades em que metáforas e metonímias fossem analisadas por meio da sua estrutura (operação de cruzar, deslocar sentidos), de habilidades cognitivas (capacidade mental de criar analogias), da cultura (visão de mundo) e da estética sensação de beleza). Preocupou-se, além dos conhecimentos linguísticos, com a aplicação de técnicas educativas que promovam relações sócio-históricas e culturais entre texto apresentado e seu cenário de produção, bem como entre o texto e o cenário existencial do aluno; relações de causa e efeito entre a atividade em si e os objetivos formativos da escola; aplicações sócio-históricas e culturais entre o material pedagógico e a existência extraescolar do aluno; e a possibilidade de o aluno identificar, na atividade feita, todo um conjunto de questões de ordem linguística que vão desde a própria natureza e função do texto e das questões específicas de construção lexical até as questões de ordem mais ideologicamente valorativa, como, por exemplo, a utilização do humor para fins catárticos nas sociedades.
2019-08-11T14:21:52Z
Geraldo José Rodrigues Liska
Síntese de fotocatalizadores suportados em zeólita do tipo NaX utilizando Nb, Zn, e Fe para o tratamento de efluentes por processo oxidativo avançado
FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
2019-12-09T17:45:13Z
Fernanda de Freitas Brites Nóbrega
Configurações parcimoniosas explicativas do desempenho inicial de Spin-Offs acadêmicos pré-incubados
A investigação dos fatores explicativos da heterogeneidade de desempenho entre firmas é o fundamento da pesquisa em Administração Estratégica (AE). Com base nele, múltiplasperspectivas se desenvolveram no contexto dessa disciplina acadêmica, enriquecendo a compreensão dos elementos subjacentes ao sucesso e ao fracasso das empresas. Contudo, embora tenha se estabelecido esse rico pluralismo teórico no campo da AE, o mesmo nãoocorreu no âmbito metodológico. Afinal, independentemente da vertente de pesquisa considerada, o uso de metodologias estatísticas lineares para análise de relações contingenciais entre o desempenho organizacional e seus supostos determinantes estabeleceusecomo o padrão dos estudos realizados. No entanto, o enfoque dessa abordagem no isolamento de efeitos independentes limita consideravelmente sua capacidade de lidar com a complexidade causal dos fenômenos, levando, por vezes, a achados contraditórios. Portanto, a adoção de um paradigma configuracional, no qual a ênfase recai sobre a investigação do efeito combinado de uma constelação multidimensional de fatores interdependentes, tem sidoapontada como uma promissora via para o desenvolvimento da pesquisa em AE. Nesse sentido, o estudo das configurações explicativas do desempenho de Spin-Offs Acadêmicos (SOAs) é especialmente relevante. Afinal, a esse tipo específico de firma tem sido atribuída distintiva importância tanto de um ponto de vista teórico pela suas particularidades enquanto objeto de pesquisa quanto empírico pelas notáveis evidências existentes acerca de seu impacto no desenvolvimento socioeconômico regional. Assim, a motivação deste trabalho consistiu em refinar a compreensão das condições causais das diferenças de desempenho entre essas empresas a partir de uma perspectiva configuracional, visando tanto contribuir para oarcabouço teórico da AE quanto melhor informar a prática de suporte à criação e ao desenvolvimento dessas organizações. Para isso, a Análise Comparativa Qualitativa (ACQ), concebida para operacionalizar a investigação acerca de configurações parcimoniosas explicativas de um determinado resultado de interesse, foi adotada como abordagemmetodológica. As análises foram realizadas a partir de um banco de dados secundários relativo a 81 SOAs pré-incubados pelo Programa de Incentivo à Inovação do Estado de Minas Gerais. Como resultado principal, foram obtidos, com base nas configurações encontradas,conjuntos de fatores consideravelmente mais parcimoniosos para a explicação do desempenho inicial desses empreendimentos nascentes do que os propostos na literatura correlata. Achados complementares e suas respectivas implicações são também discutidos.
2019-08-14T04:39:29Z
Jonathan Simoes Freitas
Arte boticária: uma análise a partir de boticários e boticas da Comarca do Rio das Velhas na segunda metade do século XIX
Este trabalho analisou os boticários e boticas da Comarca do Rio das Velhas na segunda metade do século XIX, a relação deste indivíduo com a sociedade, com a legislação imperial de saúde pública, suas práticas e saberes sobre a medicina e a farmácia. Através de inventários de boticários, de receitas de remédios, de documentos de instituições de saúde pública oitocentista, da legislação sanitária e de bibliografia especializada, percebemos que os boticários constituíram-se elementos importantes para a configuração das práticas de cura no Brasil, e, no nosso caso, na sociedade estabelecida na Comarca do Rio das Velhas no período mencionado. Os boticários desempenharam papel de destaque na sociedade devido à importância de suas atividades. A botica dos oitocentos foi mais que um estabelecimento onde se produziam e vendiam remédios, era um ambiente social no qual as pessoas, com freqüência, se encontravam para conversar, trocar idéias, discutir assuntos da vida social e política. Com relação à legislação imperial que tratava da saúde pública, os boticários dessa Comarca buscaram, na medida do possível, segui-la dentro dos seus conformes. Aqueles que não obtiveram seus saberes em instituições acadêmicas buscaram obter suas licenças ou títulos profissionais junto às autoridades do Império. No entanto, o fato de não seguir a legislação à risca ou de não possuir um diploma, não impediu que os serviços prestados por estes homens em suas farmácias fossem muito solicitados pela população e até mesmo pelas autoridades locais. Os boticários e boticas representaram elementos de fronteira entre os saberes populares de cura e os conhecimentos desenvolvidos pela ciência acadêmica ao propiciarem a interação entre estes.
2019-08-11T03:45:04Z
Deyse Marinho de Abreu
Asma e rinite alérgica em área rural endêmica para esquistossomose
A asma e as doenças alérgicas são patologias crônicas que vêm apresentando umcrescimento expressivo em suas prevalências nas últimas décadas. Estudos têmdemonstrado, no entanto, que em áreas rurais elas são menos freqüentes. Os fatoresassociados com essa menor prevalência ainda não estão totalmente compreendidos, masacredita-se que as infecções helmínticas, a presença de famílias numerosas e a pobrezadesses locais exerçam um efeito protetor no desenvolvimento dessas doenças. Este estudoteve como objetivo analisar os fatores associados à asma e rinite alérgica em 346 crianças eadolescentes de uma área rural endêmica para esquistossomose, no Vale do Jequitinhonha,Minas Gerais. A presença de infecção pelo Schistosoma mansoni foi avaliada pelo métodoKato-Katz. O questionário padrão do International Study of Asthma and Allergies inChildhood (ISAAC) foi aplicado para determinação da prevalência de sintomas de asma erinite alérgica. Dados demográficos, socioeconômicos e de exposição ambiental a agentesinfecciosos e alergênicos foram obtidos de questionários complementares. O peso e alturaforam avaliados em 294 crianças e adolescentes para determinação do estado nutricional. Aprevalência da asma, avaliada pelo relato de sibilos no último ano, foi de 12,7%, sendo que8,7% dos participantes referiram diagnóstico médico de asma. Os sintomas de rinite alérgicanos últimos 12 meses foram reportados por 12,4% e apenas 3,2% relatou diagnósticomédico de rinite. Houve associação entre rinite alérgica e asma em 4,9% das crianças eadolescentes. A esquistossomose mostrou-se altamente prevalente na região com 57,2%das crianças e adolescentes acometidos por esta infecção. Os fatores de risco para a asmaforam: mãe alérgica (OR = 2,82; IC 95%: 1,27 - 6,30), sexo masculino (OR = 2,34; IC 95%:1,01 - 5,43), rinite alérgica nos últimos 12 meses (OR = 7,18; IC 95%: 2,88 - 17,92),sobrepeso e obesidade (OR = 4,37; IC 95%: 1,40 - 13,63). A asma também foi maisfreqüente nas crianças e adolescentes que residiam em casas que possuíam banheiro (OR= 3,71; IC 95%: 1,21 - 11,38). A utilização de água do córrego esteve relacionada com omenor risco para a asma (OR = 0,43; IC 95%: 0,19 - 0,96). Em relação à rinite alérgica, apresença de sintomas do eczema (OR = 6,74; IC 95%: 1,77 - 25,58) e da asma (OR = 8,61;IC 95%: 3,49 - 21,22) nos últimos 12 meses, o sobrepeso e obesidade (OR = 3,11; IC 95%:1,13 - 8,57) e o contato com galinhas fora da casa (OR = 2,51; IC 95%: 1,11 - 5,69)estiveram associados com o risco para essa doença. Já a renda familiar entre 1,1 e 2,0salários mínimos (OR = 0,30; IC 95%: 0,09 - 0,92), e até 1,0 salário mínimo (OR = 0,28; IC95%: 0,10 - 0,84) esteve associada com um menor risco. Apesar de nenhuma relação tersido observada entre infecção pelo S. mansoni e presença de sintomas da asma e rinitealérgica, menores prevalências dessas doenças foram observadas entre os indivíduosinfectados e com alta intensidade de infecção. Propõe-se que no futuro sejam desenvolvidosnovos estudos que comparem os gradientes de prevalência da asma e rinite alérgica emáreas urbanas e rurais e que combinem avaliações clínicas, epidemiológicas e imunológicaspara uma melhor compreensão dos fatores determinantes dessas doenças.
2019-08-13T17:07:25Z
Tercia Maria Ribeiro Lima Rezende
Parâmetros radiográficos de displasia coxofemoral na raça Rottweiler
O objetivo deste estudo foi avaliar os parâmetros ângulo de Norberg, índice cortical do fêmur, percentual de cobertura da cabeça do fêmur pelo acetábulo e ângulo de inclinação femoral em função do sexo e idade dos animais correlacionando-os com a incidência e gravidade de Displasia Coxofemoral . Foram avaliadas 139 radiografias,sendo 44 provenientes de cães machos e 95 de fêmeas. As radiografias foram classificadas pelo grau de displasia coxofemoral, e foram mensurados o ângulo de inclinação, o ângulo de Norberg, o índice cortical e o percentual de cobertura da cabeça femoral em ambos os lados. A freqüência média da DCF neste estudo em cães da raça Rottweiler foi de 70,51 %, sendo bastante elevada. Em animais displásicos, ângulo de Norberg médio foi de 100,09 ± 7,86º; a porcentagem de cobertura da cabeça femoral média encontrada foi de 41,50 ± 8,59%; o índice cortical femoral médio foi de 0,33 ± 0,04 e o ângulo de inclinação femoral médio foi 153,06 ± 9,81º .Maiores ângulos de inclinação foram associados a menores ângulos de Norberg e menores percentuais de cobertura da cabeça do fêmur. Foi observado que com o aumento da idade, os animais apresentaram menores ângulos de Norberg, menor porcentagem de cobertura da cabeça do fêmur e maior grau de DCF. Nesse estudo o sexo não demonstrou associação com a DCF, assim como o índice cortical e ângulo de inclinação.
2019-08-14T07:19:49Z
Paula Cristina Genuino