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Síndrome da Ardência Bucal: terapia com estimulação salivar mecânica, qualidade de vida e transtornos psiquiátricos

Introdução: A síndrome da ardência bucal (SAB) é um transtorno crônico caracterizado pela sintomatologia de ardência constante com mucosa bucal de aspecto clínico aparentemente normal e ausência de achados laboratoriais. Múltiplos fatores têm sido associados com o desenvolvimento dessa doença, incluindo alterações salivares e transtornos psiquiátricos. Essa condição pode afetar a qualidade de vida dos indivíduos acometidos. Objetivo: Avaliar os efeitos da terapia de estimulação salivar utilizando um sialogogo mecânico sobre o fluxo salivar, a qualidade da saliva e os sintomas em pacientes com SAB; avaliar a qualidade de vida e a presença de transtornos psiquiátricos em indivíduos com SAB e comparar com um grupo controle. Materiais e Métodos: Vinte e seis pacientes com SAB foram submetidos a tratamento com estimulação salivar mecânica. Saliva em repouso e estimulada foram coletadas antes e após a terapia. Os níveis salivares de proteína total, fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), interleucina-10 (IL-10), fator de necrose tumoral- (TNF-), IL-6 e fator de crescimento neural (NGF) foram avaliados antes e 90 dias após a terapia, por ELISA. Vinte e sete indivíduos pareados por sexo e idade foram inseridos no grupo controle e foram realizadas entrevistas através dos questionários SF-36 e OHIP-49. Para avaliação psiquiátrica os grupos contaram com trinta indivíduos com SAB e trinta e um indivíduos controle. Em ambos os grupos foram feitas entrevistas empregando o MINIPlus para diagnósticos psiquiátricos e em seguida aplicados os seguintes questionários: Escala de Avaliação de Depressão de Hamilton, Inventário de Depressão de Beck, Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE), Escala de Sonolência de Epworth, Dutch Fatigue Scale (DUFS), Dutch Exertion Fatigue Scale (DEFS). Resultados: Uma redução significativa na sensação de queimação e número de sítios de ardência, bem como uma melhora de distúrbios do paladar e xerostomia foram observadas após a terapia. O fluxo salivar não foi significativamente modificado. No entanto, a terapia resultou em uma diminuição significativa nos níveis salivares de proteínas totais e um aumento de TNF-. Os escores do SF-36 e OHIP-49 dos indivíduos com SAB foram significativamente piores em todos os domínios que os indivíduos controle (P0,05). A análise psiquiátrica mostrou que indivíduos com SAB possuem mais quadros de transtorno depressivo maior atual e passado, transtorno de ansiedade generalizada, hipocondria, cancerofobia, e que essas morbidades podem estar associadas (P0,05). Nas escalas psicométricas aplicadas indivíduos com SAB tiveram piores escores na Escala de Avaliação de Depressão de Hamilton, Inventário de Depressão de Beck, IDATE e DUFS (P0,05). Conclusões: Pacientes com SAB que fizeram uso de estimulação salivar mecânica tiveram uma redução clínica da sintomatologia. A SAB tem um impacto negativo sobre a qualidade de vida dos pacientes. Pacientes com SAB podem ter um determinado perfil psicológico e/ou psiquiátrico. Escalas psicométricas podem ser úteis no rastreamento dos transtornos psiquiátricos, bem como no acompanhamento do paciente e na avaliação de resultados do tratamento em pacientes com SAB.

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2019-08-11T09:54:03Z

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Fabrício Tinoco Alvim de Souza

Uma investigação sobre o ensino de contracepção em uma escola de Sete Lagoas/MG

A adolescência, é rotulada por ser uma fase problemática, pela sociedade. Isso ocorre, graças aos atos impensáveis cometidos por diversos jovens durante esse período. Um frequente problema, gerado por esses atos impensáveis, seria o início das atividades sexuais, que têm ocorrido cada vez mais precoce. Graças a isso, diversos jovens têm se exposto principalmente a Doenças Sexualmente Transmissíveis ou a gestações precoces. Devido aos fatos expostos, este estudo foi desenvolvido com o objetivo de investigar, como um grupo de adolescentes de uma escola pública de Sete Lagoas Minas Gerais, gostariam de receber informações sobre os métodos contraceptivos, durante as aulas de Ciências/Biologia. O levantamento de dados, foi realizado por meio de um questionário anônimo e estruturado, que apresentava questões relacionadas ao tema. Os participantes do estudo, cursavam o primeiro ano do ensino médio e possuíam idade média de dezesseis anos. Ao analisar os dados obtidos, foi perceptível a existência de dúvidas em relação a alguns métodos contraceptivos, embora todos os estudantes, tenham mencionado estar cientes da existência destes. Inicialmente, houve a hipótese de que os adolescentes tiram suas dúvidas em relação ao tema contracepção com seus amigos, ao analisar os resultados, houve a confirmação deste fato. Apesar disso, um número expressivo de jovens, também destacou a importância do professor, para o mesmo fim. Os educandos, também, puderam dar sua opinião sobre o ensino de Educação Sexual, e neste quesito, surgiram diversas críticas. Os jovens, mencionaram a necessidade da adoção de metodologias de ensino mais atrativas. Também ficou evidente, que um dos principais desafios em relação a abordagem de assuntos relacionados a Educação Sexual na escola, seja o próprio grupo familiar dos jovens. Como exemplo, pode ser citada a resistência por parte de alguns pais, em autorizar seus filhos a simplesmente responderem o questionário deste estudo, deixando dúvidas em relação a origem de tal resistência.

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2019-08-10T11:01:48Z

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Priscila Alves dos Santos

Sensibilidade antimicrobiana in vitro de isolados brasileiros de Lawsonia intracellularis

A Enterite Proliferativa Suína, causada pela bactéria Lawsonia intracellularis, é uma doença entérica de distribuição mundial, e de alta prevalência. Os sinais clínicos observados são diarreia, redução na conversão alimentar e no ganho de peso diário. A forma mais efetiva de tratamento é a terapia com antimicrobianos. Portanto, objetivo deste estudo foi determinar a concentração mínima inibitória (MIC) in vitro de ciprofloxacina, lincomicina e tiamulina em dois isolados brasileiros de L. intracellularis. Como L. intracellularis é um microrganismo intracelular obrigatório foi realizada avaliação de concentração inibitória mínima para as atividades extracelular e intracelular. A ciprofloxacina e a tiamulina apresentaram os melhores resultados de atividades extracelulares e intracelulares inibindo o crescimento de ambos os isolados brasileiros de L. intracellularis, apesar da ciprofloxacina ter apresentado concentração moderada nas duas duplicatas testadas para o isolado BRPHE02-E8 (variando de 8 e 4 ìg/mL). O mesmo não ocorreu para lincomicina, que apresentou concentrações elevadas ( 128 ìg/mL) em todos os testes realizados e para todos os isolados testados. Portanto, os dois isolados brasileiros de L. intracellularis testados nesse estudo têm maior sensibilidade in vitro a ciprofloxacina e tiamulina que a lincomicina.

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2019-08-13T12:41:52Z

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Ricardo Pereira Laub

Vox populi, vox dei : escolhas sociais, regras de votação e impossibilidades

A teoria da escolha social é o estudo sobre os processos e procedimentos de decisões coletivas visando compreender como uma coletividade (eleitores, legisladores, corte, comitê, etc.) pode representar uma preferência social tendo como base as preferências dos membros individuais. Numa democracia, a forma clássica de se realizar tal decisão é possibilitar que cada indivíduo possa expressar-se através do voto. Entretanto, em função da existência de distintas regras de votação, como saber, de fato, qual a escolha social? O objetivo dessa dissertação é fazer uma discussão entre a filosofia política normativa e a teoria da escolha social, tendo como foco os teoremas de impossibilidade de Arrow (1951), Gibbard (1973), Satterthwaite (1975) e Sen (1970). Para desenvolver o argumento, apresenta-se a teoria da escolha social em uma perspectiva histórica e os critérios normativos das distintas regras de votação, bem como os principais teoremas. Apesar de serem resultados normativos com conotações negativas, apresenta-se como resultado colateral a possibilidade de diálogo entre a teoria da escolha social e a teoria deliberacionista de democracia.

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2021-04-06T12:21:26Z

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Bruno Rodrigues Pinheiro

Banquete lapidoso: tecnologia lítica em contextos festivos no sítio Porto de Santarém, Baixo Amazonas

Esta pesquisa tem como objetivo principal caracterizar o material lítico presente no sítio Porto de Santarém, município de Santarém, região do Baixo Tapajós. Esse material foi encontrado em feições arqueológicas denominadas pelas pesquisas arqueológicas da região como bolsões. Pretende-se ainda contribuir para a construção de uma interpretação sobre a natureza desses bolsões. Esse material está distribuído em quatro bolsões, três contíguos e o outro mais ao sul, todos na área denominada de 2A. Por ser normalmente interpretado como vestígio de atividade ritual, neste trabalho questionei sobre a formação do registro arqueológico, as práticas de descarte e o que na arqueologia tem sido convencionalmente considerado material ritual.

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2019-08-14T03:05:27Z

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Tallyta Suenny Araujo da Silva

Pianista colaborador: a formação e atuação performática voltada para o acompanhamento de flauta transversal

Esta dissertação tem como foco de pesquisa os diferentes papéis do pianista colaborador, discutindo a sua formação no meio acadêmico, a terminologia utilizada de acordo com sua especialização no meio em que atua, o levantamento de suas competências e habilidades. Usamos como referência o acompanhamento da flauta transversal e o repertório desse instrumento com piano. Primeiramente contextualizamos o pianista colaborador nos diferentes períodos da História da Música, através de revisão bibliográfica referente ao assunto. Preparamos também questionários que foram encaminhados a pianistas colaboradores atuantes e a professores de piano e de flauta transversal, no intuito de averiguar as principais questões que envolveriam a formação e a qualificação do profissional colaborador no mercado de trabalho brasileiro. Podemos observar que há grande procura desse profissional em instituições de ensino de música, ao mesmo tempo em que existe uma carência de profissionais qualificados para atender essa demanda. Indicamos como alternativa o Disklavier, ferramenta que poderia auxiliar o estudo e preparo dos instrumentistas e cantores, não substituindo o pianista em performances. Concluímos que a formação do pianista colaborador é feita empiricamente, pois o meio acadêmico brasileiro não oferece cursos específicos para essa formação.

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2019-08-12T04:37:02Z

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Adriana Abid Mundim

Karl Popper e o problema da probabilidade

Este trabalho tem como meta o estudo e compreensão do papel da teoria da propensão (tese de Karl Popper) nos fundamentos do cálculo de probabilidade. Para a execução da proposta, o presente trabalho foi organizado em três partes. O primeiro capítulo se ocupa de fornecer uma revisão básica sobre fundamentos do cálculo de probabilidade e algumas de suas propriedades, nesta primeira parte também é abordado o debate entre subjetivismo e objetivismo na filosofia da probabilidade contemporânea, mostrando como as diferentes interpretações (clássica, lógica, subjetiva e frequencial) se encaixam no debate proposto. O segundo capítulo é dedicado ao problema da indução e a sua relação com algumas correntes probabilísticas, como a teoria lógica e freqüêncial. O estudo parte do problema epistemológico da validação do raciocínio indutivo (começando por Hume e indo até as formulações contemporâneas) e apresenta possíveis soluções probabilísticas para essa questão. Nesta segunda parte também é estudado os ataques de Popper ao raciocínio indutivo, tanto no âmbito epistemológico quanto no âmbito probabilístico. No último capítulo a teoria da propensão é apresentada e analisada, bem como suas soluções para os problemas retratados ao longo do trabalho. A teoria da propensão se localiza na vertente objetivista do debate apresentado, ela nasce da necessidade que Karl Popper percebeu em fortalecer os argumentos da teoria da frequência contra os ataques subjetivistas.

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2019-08-12T10:41:16Z

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Diego Henrique Figueira de Melo

A reengenharia do ensino das engenharias: da construção do discurso oficial à construção de reformas curriculares

Este trabalho tem como objetivo analisar a reengenharia do ensino das engenharias, desde a construção do Programa REENGE até a produção de reformas curriculares em duas escolas de engenharia. A investigação se insere em uma perspectiva sociológica com produção teórica na Nova Sociologia da Educação e na Teoria Crítica de Currículo e se articula com o modelo de dispositivo pedagógico de Basil Bernstein, que possibilita estudar reformas educacionais. Os procedimentos metodológicos utilizados para a coleta de dados foram a observação, a entrevista e a análise documental. A pesquisa empírica foi dividida em três partes. A primeira examina a construção do Programa REENGE: sua origem, sua finalidade e as discussões que antecederam sua implementação nas escolas de Engenharia em geral. A segunda analisa a reforma nas Escolas A e B: os projetos escolares, suas relações com o REENGE, as resistências e os conflitos. A terceira refere-se ao estudo de caso da reforma do curso de Engenharia Civil da Escola A: as continuidades e as rupturas do currículo, e as diferenças entre o currículo projetado e o currículo implementado. No que diz respeito à formação docente, o estudo revela a necessidade de fomentar, no interior das escolas pesquisadas, um processo que favoreça o exercício da análise crítica sobre o currículo.

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2019-08-10T09:45:55Z

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Eduardo Marques Arantes

Apreciação dos métodos de avaliação da engenharia semiótica para sistemas colaborativos

Sistemas colaborativos estão cada vez mais populares, porém, sua avaliação continua a ser uma tarefa complexa. Sua complexidade é ampliada pela dificuldade em definir o que é necessário avaliar, e com essa informação, identificar qual é o método mais adequado para realizar a avaliação com tal foco, identificando os principais problemas relacionados. Uma maneira proposta para se gerar informações sobre os métodos é comparando-os: avaliando o que cada método identifica, a fim de ajudar na decisão sobre o método mais interessante de se usar em um determinado contexto. Assim esse trabalho propõe e discute critérios qualitativos de avaliação que permitam a comparação dos métodos de avaliação propostos pela Engenharia Semiótica - o MIS, o MACg e a Manas. Estudos de casos foram realizados com os esses métodos, para o domínio de sistemas colaborativos e os problemas encontrados por cada um foram classificados de acordo com os critérios definidos, permitindo a identificação do foco do método.

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2019-08-12T07:33:05Z

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Natalia Sales Santos

'A dor dorme com as palavras': a poesia de Paul Celan nos territórios do indizível e da catástrofe

Neste estudo pretende-se, a partir do legado literário do poeta Paul Celan, efetuar uma aproximação da aporia em torno da (im)possibilidade de representação da experiência catastrófica, considerada traumática e indizível. Visa-se, ademais, propor uma reflexão sobre os efeitos da experiência poética neste âmbito. Para tal empreitada, foi necessária uma incursão em uma parte da lírica celaniana. Deter-se-à na análise de noções como as de testemunho,representação, indizível, trauma, dor e sublimação, bem como no fato de que a língua poética de Celan era o alemão, que fora simultaneamente sua língua 'materna e dos assassinos' ['Muttersprache-Mrdersprache']. A obra de Paul Celan demonstra a possibilidade de uma poesia após Auschwitz que se utiliza de procedimentos poéticos para incorporar o silencio como forma de falar. Observa-se que o poeta opera de maneira a não tornar 'belo' ou 'facilmente assimilável' o horror da Shoah, além de que sua poética torna-se mais fragmentária e silenciosa, no paradoxo entre o hermetismo e a dialogia. Assim sendo, foram apontados caminhos para a abordagem do problema da representação da catástrofre. Identificou-se, também, um duplo aspecto dos efeitos da escritura - restaurador e disruptivo -, em especial daquela que se encontra nos territórios do indizível e da catástrofe.

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2019-08-14T10:41:28Z

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Mariana Camilo de Oliveira

O poema concreto e a contribuição de Lacan: a não-relação endereçada

O poema concreto e a contribuição de Lacan consiste na localização do poema concreto, tal como ele é formulado pelo projeto comum de Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari, com a contribuição da teoria de Jacques Lacan, principalmente no que diz respeito à noção de suplência. Essa localização demonstra que o poema concreto apresenta as duas soluções de suplência, propostas por Lacan, porque sua produção é comparável ao nó topológico que ocasiona a escrita de registros diferentes e é endereçado à linguagem como poesia, ao mesmo tempo. A proposta central desta pesquisa é que a linguagem dos poemas concretos alcança assim uma prática particular, na qual o signo verbivocovisual, que ata os signos verbal, vocal e visual, é um quarto elemento de qualidade diversa e que aparece ao lado da solução poética, desfazendo a disjunção entre topologia e poesia. Ambas as vertentes constróem a nova poesia, como a não-relação entre esses diferentes signos, a qual é escrita e endereçada como um poema, reconhecido enquanto tal. E, por se tratar de uma obra de arte aberta, o poema concreto deixa lugar à surpresa que é incluída em seu jogo de linguagem.

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2019-08-12T12:36:50Z

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Rosangela Ramos Corgosinho

Aspectos do comportamento acústico do lobo-guará chrysocyon brachyurus (Illiger 1815)

Desde que o repertório vocal do lobo-guará foi descrito na década de 1980, as pesquisas envolvendo a espécie passaram a focar principalmente seus hábitos alimentares, uso de área e doenças e não houve mais estudos a respeito de seu comportamento acústico. O objetivo deste estudo foi descrever o repertório vocal do lobo-guará em cativeiro e investigar os contextos em que os tipos de vocalização são usados para tentar determinar suas funções, revisando a literatura existente. Foram analisadas 935 vocalizações de 10 lobos-guaráadultos, descritas qualitativamente usando o alfabeto fonético internacional e quantitativamente por seis variáveis: duração da vocalização, frequência de maior energia, localização da amplitude máxima, localização do terceiro quartil de energia no domínio do tempo, localização do terceiro quartil de energia no domínio da frequência e frequência fundamental. As vocalizações foram separadas em 10 tipos. Eventualmente as vocalizações eram combinadas, dandoorigem às vocalizações compostas. Mesmo sendo uma espécie solitária, o loboguará apresentou uma riqueza de tipos de vocalizações semelhante à de espécies sociais. O repertório do lobo-guará está de acordo com as regras de estrutura-motivacional e ao princípio de antítese, e algumas vocalizações apresentaram fenômenos não lineares.

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2019-08-14T13:33:58Z

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Victor Sabato Rocha

Performance mecânica na produção dos Livros que não tenho e outros livros de artista impressos em tipografia no Brasil

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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2022-04-25T15:23:21Z

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Flávio Vignoli Cordeiro

Dimensões da tarefa, ergonomia e danos no trabalho: um estudo integrado com jovens trabalhadores de Belo Horizonte (MG)

O processo de manutenção de saúde dos trabalhadores, bem como o desenvolvimento de doenças decorrentes da atividade de trabalho, pode, entre outros fatores, estar associado às tarefas realizadas e às exigências do contexto laboral, demandando esforços de diferentes naturezas. Se o ambiente de trabalho permite utilizar o potencial técnico e criativo reunindo exigências de forma moderada, é provável que contribua com a manutenção da saúde. Por outro lado, se apresenta normas e exigências excessivamente rígidas e tarefas esvaziadas de sentido, podem desencadear patologias. Essas relações podem ser exploradas por meio da literatura que trata da qualidade de vida, da ergonomia e do prazer e sofrimento no trabalho. Desse modo, o objetivo que direciona esta pesquisa consiste em analisar como as dimensões da tarefa se relacionam com as dimensões da ergonomia e com os danos do contexto de trabalho, a partir da perspectiva de jovens trabalhadores assistidos pela associação de Ensino Social Profissionalizante (ESPRO). Os jovens trabalhadores são um público paradigmático e diferenciado no campo dos estudos organizacionais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa utilizando métodos mistos (qualitativos e quantitativos). Na etapa quantitativa, os dados foram coletados por meio de questionários (634 respondentes), enquanto que, na etapa qualitativa, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas (25 participantes). Os dados foram examinados por meio de análise fatorial exploratória (AFE), análise descritiva de dados, modelagem de equações estruturais (SEM) e análise de conteúdo. Os resultados indicam 12 (doze) relações estatisticamente significativas identidade da tarefa com a ergonomia física, danos/distúrbios, danos físicos e danos psicológicos; feedback com ergonomia cognitiva e danos psicológicos; ergonomia cognitiva com danos físicos; ergonomia física com danos psicológicos e danos físicos; danos psicológicos com danos/distúrbios e danos físicos e danos físicos com danos/distúrbios sendo corroboradas com os relatos obtidos nas entrevistas.

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2019-08-14T02:46:03Z

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Silas Dias Mendes Costa

A Educação Musical na formação em Dança: propriedades e particularidades

O foco desta dissertação está no modo como se dá o ensino de música em um curso superior de dança do Estado de São Paulo. Após uma rápida pesquisa sobre a legislação específica (Diretrizes Curriculares), apresento algumas informações sobre a relação entre música e dança, inclusive sobre a relevância do ensino musical para alunos de dança. Em seguida, trago relatos de uma pesquisa de campo que indicam como esses alunos se relacionam com a música, quais as suas dificuldades e necessidades e como a educação musical se insere no curso superior de dança em questão.

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2019-08-14T03:23:07Z

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Camila de Queiroz

Avaliação da eficácia do Romiapex e Endex na localização do forame apical realizada por dois operadores distintos, comparada com radiografia digital

No tratamento endodôntico, a determinação do comprimento de trabalho é de fundamental importância para que seja alcançada a instrumentação e obturação adequadas do sistema de canais radiculares. O propósito deste estudo foi avaliar, in vitro, a eficácia dos localizadores eletrônicos de forame apical (LEFAs) Romiapex e Endex, bem como a influência do operador, e ainda, fazer uma análise das imagens radiográficas digitais, orto-radial e angulada, das medidas obtidas. O trabalho foi aprovado pelo COEP/Plataforma Brasil (protocolo 30236614.2.0000.5149). Radiografias digitais de estudo, abertura coronária e comprovação da patência foraminal com microscópiocirúrgico (medida real) foram realizadas em 31 dentes humanos extraídos. As medições com os aparelhos Romiapex e Endex foram feitas por dois operadores distintos e considerou-se acerto quando coincidentes com a medida real (MR). As medidas de acerto encontradas foram: operador I 38,9% Romiapex; 27,8% Endex; operador II - 27,8 % Romiapex, 27,8% Endex. Em mais de 50% dos casos as imagens radiográficas foram capazes de mostrar os acertos ou erros das medidas obtidas pelos LEFAs. Concluiu-se que os LEFAs Romiapex e Endex falharam na determinação da MR na maioria doscanais radiculares avaliados, para ambos os operadores, oque poderia ser minimizado com a associação da técnica radiográfica.

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2019-08-09T16:54:45Z

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Lilian Iria dos Santos

Proposta para atualização dos currículos dos cursos Técnicos ofertados pela Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha - AC

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de atualização dos currículos dos cursos técnicos ofertados pela Escola de Saúde Maria Moreira da Rocha, integrante da Rede Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RETSUS). Espera-se melhorar os processos de ensino-aprendizagem desta Escola Técnica do SUS para formar profissionais do SUS e para o SUS, visando atender o perfil profissional exigido no mundo do trabalho como também novas demandas paraformação no âmbito da educação profissional em saúde.Discute-se de forma teórica um pouco sobre a área da educação profissional de uma maneira geral e suas especificidades no âmbito da educação. Apresenta-se o problema da intervenção e a metodologia para realizar a intervenção na Escola Técnica em Saúde por meio de um plano de ação que será executado pelos responsáveis pelas ações ou recursosnecessários para cada atividade.

Year

2019-08-09T20:30:01Z

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Lêda Maia Bezerra

O ensino de ciências por investigação na educação superior: um ambiente para o estudo da aprendizagem científica

Esta tese apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o ambiente de aprendizagem proporcionado por uma disciplina oferecida pelo Departamento de Bioquímica e Imunologia de um curso de ciências biológicas de uma instituição federal de ensino superior. A disciplina tem por objetivo proporcionar aulas investigativas aos alunos. Para tanto, os grupos de alunos conduzem trabalhos abertos caracterizados como projetos de pesquisa que exigem a mobilização de conceitos, procedimentos e habilidades relacionados à investigação científica e/ou à bioquímica. A estratégia utilizada na disciplina se aproxima da abordagem de ensino de ciências por investigação que é considerada como ponto fundamental para a educação científica em nações como EUA e Reino Unido. No Brasil, a adoção dessa abordagem é incipiente o que exige muitas reflexões sobre o seu real potencial. Nesse sentido, esta tese tem por objetivo analisar o ambiente de aprendizagem oportunizado pela disciplina investigada para verificar quais são as suas contribuições na formação de alunos em um curso de formação de cientistas. Os dados que são analisados neste trabalho foram obtidos por meio de produções escritas e filmagens em tempo real da atividade de um grupo que investigou, primeiro na cebolinha e depois no cravo da índia, se existia propriedade repelente sobre uma espécie de formiga: a formigafantasma. O grupo pretendia desenvolver um produto natural para ser utilizado em ambientes domésticos, principalmente em cozinhas. Além disso, foi realizada uma entrevista com um dos professores da disciplina. Para análise dos dados foram utilizados aportes teóricos e metodológicos oriundos dos estudos da sociologia das ciências, dos estudos epistemológicos da educação científica e da teoria da atividade. Esses diferentes referenciais teóricos permitiram: i) descrever e analisar a estrutura da disciplina e da atividade do grupo investigado, possibilitando destacar os diferentes elementos que configuram a situação estudada; ii) delinear o desenvolvimento da atividade do grupo, explicitando os principais eventos que a moldaram durante o semestre; iii) caracterizar os diferentes momentos da atividade, distinguindo as situações de produção das situações de comunicação; iv) analisar processos de enculturação cientifica, evidenciando os processos de transformação de uma ação em operação epistêmicas e v) estudar os processos de tomada de decisão, propiciando uma compreensão acerca das discussões vivenciadas pelo grupo no desenvolvimento do seu projeto de pesquisa. A análise dos dados evidenciou eventos de aprendizagem na e pela prática que acontecem pelo engajamento dos participantes na atividade, principalmente na busca das soluções para os diferentes problemas e contradições. O exame dos processos de tomada de decisão permitiu ressaltar aspectos que norteiam as negociações engendradas no curso da investigação, identificar como são modificadas convicções e como são valorizados determinados tipos de enunciados. Além disso, ele revela fatores que orientam, delimitam e transformam essa atividade investigativa escolar. Portanto, acredita-se que a tese oferece subsídios para o entendimento dos limites e dos potenciais das atividades investigativas como ambientes que podem ou não criar oportunidades para os estudantes participarem, compartilharem e vivenciarem práticas semelhantes as que são encontradas nos laboratório das ciências naturais

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2019-08-10T03:13:54Z

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Fabio Augusto Rodrigues e Silva

Estudo de complexos envolvendo íons lantanídeos trivalentes e ligantes orgânicos, utilizando espectroscopias de aniquilação de pósitrons e óptica

Neste trabalho foi investigada a formação de positrônio (Ps) nos complexos Sm(dpm)3, Eu(dpm)3, Gd(dpm)3, Tb(dpm)3, Ho(dpm)3, Er(dpm)3 e Yb(dpm)3 isolados, onde dpm corresponde ao íon 2,2,6,6-tetrametil-3-5-heptanodionato. Também foram estudadas misturas mecânicas e soluções sólidas binárias de fórmula geral Ln11-xLn2x(dpm)3, onde Ln1 corresponde aos íons Sm3+, Gd3+, Tb3+, Ho3+, Er3+, Yb3+, e Ln2 corresponde aos íons Eu3+, Gd3+ e Yb3+. Por meio de medidas de espectroscopia de vida média de pósitrons (EVMP), espectroscopia de alargamento da raia de aniquilação por efeito Doppler (EARAD), espectroscopia Mössbauer e espectroscopia de luminescência, investigou-se a formação de Ps nesses sistemas. O objetivo foi obter mais informações a respeito do processo de formação de Ps e de que maneira certas propriedades moleculares como por exemplo a energia da banda de transferência de carga ligante-metal (BTCLM) ou a tendência dos íons Ln3+ em capturar elétrons interferem no processo de formação de Ps. Medidas de EVMP mostraram por meio da intensidade relativa de formação de orto-positrônio, I3 (%), que os complexos Sm(dpm)3, Gd(dpm)3, Tb(dpm)3, Ho(dpm)3, Er(dpm)3 e Yb(dpm)3 formam significativas quantidades de Ps (I3 entre 35 e 45 %), enquanto o Eu(dpm)3 praticamente não forma Ps (I3 por volta de 2,5%). Foram realizadas medidas de EVMP, Mössbauer e luminescência no Eu(dpm)3 a 80 e 295 K, com o intuito de verificar hipóteses prévias que explicariam a baixa intensidade de formação de Ps observada na grande maioria dos complexos de Eu3+. Os resultados indicam que o modelo do spur (o mais utilizado para explicar a formação de Ps) e o modelo da deslocalização eletrônica intramolecular não estão de acordo com os dados obtidos experimentalmente. Apesar dos resultados confirmarem a influência da BTCLM de baixa energia no processo de formação de Ps, os dados obtidos a 80 K indicam haver outros mecanismos, ainda desconhecidos, envolvidos na ausência de formação de Ps no Eu(dpm)3. A elevada intensidade de formação de Ps no Yb(dpm)3 (I3 por volta de 45 %) foi bastante supreendente, uma vez que se esperava que complexos de Yb3+ apresentassem, assim como os complexos de Eu3+, baixo I3 (%). A análise dos potenciais de redução (E0) dos íons Ln3+, das energias das BTCLM dos complexos Ln(dpm)3 e das configurações eletrônicas dos íons Yb3+ e Eu3+ não foi suficiente para oferecer uma explicação consistente. Os motivos que levam o Yb(dpm)3 a apresentar alta intensidade de formação de Ps, semelhante à dos demais Ln(dpm)3, é algo ainda não muito bem compreendido e será objeto de estudos futuros. A análise de soluções sólidas e misturas mecânicas de fórmula geral Ln11-xEux(dpm)3 por EVMP e EARAD indicou que o I3 (%) decresce com o aumento da concentração de Eu3+, tanto nas misturas mecânicas quanto nas soluções sólidas, evidenciando que o íon Eu3+ se comporta como um inibidor da formação de Ps. Os sistemas Sm1-xEux(dpm)3, Gd1-xEux(dpm)3 e Tb1-xEux(dpm)3, formados a partir de complexos com a mesma estrutura cristalina (dímeros monoclínicos), formaram soluções sólidas, sendo evidente a inibição total de formação de positrônio. Por outro lado, os resultados de EVMP e EARAD indicaram apenas a formação de misturas mecânicas nos sistemas Ho1-xEux(dpm)3, Er1-xEux(dpm)3 e Yb1-xEux(dpm)3, uma vez que esses sistemas são formados por complexos com estruturas cristalinas distintas (dímeros monoclínicos e monômeros ortorrômbicos). Medidas de EVMP a 80 K foram realizadas nos complexos Gd(dpm)3, Eu(dpm)3, Tb(dpm)3, e também nas soluções sólidas de fórmula geral Gd1-xEux(dpm)3 e Tb1-xEux(dpm)3. Ambas as soluções sólidas, assim como os complexos isolados, apresentaram I3 (%) obtidos a 80 K consideravelmente inferiores em relação aos I3 (%) obtidos a 295 K. Apesar desse resultado não estar de acordo com o modelo do spur, não há, no momento, dados suficientes para se propor uma explicação. Medidas de luminescência realizadas nas soluções sólidas Tb1-xEux(dpm)3 evidenciaram uma correlação linear entre a supressão da luminescência do Tb3+, obtida a partir de medidas do tempo de vida do nível excitado 5D4 do Tb3+, e a inibição de formação de Ps: ambas crescem com o aumento da concentração no sistema de Eu3+, xEu. A correlação entre a inibição da formação de Ps e a redução do tempo de vida do nível excitado 5D4 do Tb3+ não pode ser explicada pelo modelo do spur. Dessa forma, foi proposto um mecanismo cinético envolvendo a participação de estados excitados do ligante na formação de Ps. Segundo esse mecanismo, processos de transferência de energia Tb3+ -> Eu3+ e de carga dpm -> BTCLM Eu(dpm)3 seriam responsáveis pela redução da vida média do ligante excitado, L*Tb, e do tempo de vida do Tb3+ excitado, LTb*, provocando a inibição de formação de Ps e a supressão da luminescência. Foi então deduzida uma equação correlacionando o I3 (%) com a vida média do nível 5D4 do Tb3+, que proporcionou um ajuste satisfatório dos resultados experimentais (I3 em função de xEu). Aplicando o mecanismo cinético ao sistema Gd1-xEux(dpm)3, onde não há transferência de energia do dpm para o Gd3+, ou do Gd3+ para o Eu3+, foi possível deduzir uma equação bastante semelhante à Stern-Volmer correlacionando I3 (%) e xEu. A obtenção de evidências experimentais que sugerem a participação de estados excitados na formação de Ps é um resultado inédito que abre novas perspectivas de pesquisa na área de aniquilação de pósitrons. Tendo em vista os resultados obtidos, mostra-se interessante a elaboração de novos experimentos capazes de apresentar evidências adicionais que corroborarem o mecanismo cinético proposto.  

Year

2019-08-12T06:22:19Z

Creators

Fernando Fulgencio Henriques

Marcas do discurso da matemática escolar: uma investigação sobre as interações discursivas nas aulas do ensino médio

O objetivo principal desta pesquisa é identificar marcas discursivas que caracterizam os discursos da sala de aula de Matemática. Tivemos como eixo principal, de nosso trabalho a perspectiva enunciativa de discurso iniciada por Bakhtim, particularmente os conceitos de gênero do discurso e esfera discursiva. Para fazermos a análise do contexto social mais amplo, tomamos como referência os conceitos de habitus, capital cultural e campo de Bourdieu. Munidos desses conceitos, iniciamos uma observação de cunho etnográfico, que ocorreu em uma escola técnica federal. Foram acompanhadas duas turmas de ensino médio, sendo uma de primeiro e uma de terceiro ano. Na busca de explicitar as ideologias presentes na sala de aula de Matemática, vimos a necessidade de fazer um estudo sobre o campo da matemática acadêmica, principalmente a constituição da perspectiva formalista de matemática, que tem forte influência no ensino da disciplina. Com o intuito de localizar esta pesquisa entre as principais perspectivas de estudo sobre o discurso na sala de aula e na Educação Matemática, fizemos um mapeamento das mesmas. A análise do material coletado em nossas observações nos explicitou que as posições sociais têm um papel importante na definição dos gêneros discursivos; assim, fizemos um estudo sobre a distribuição das posições sociais no campo da sala de aula, verificando uma assimetria de poder na sala de aula. Por fim, identificamos algumas marcas discursivas que consideramos serem determinantes na constituição dos gêneros presentes na sala de aula de Matemática. São elas, a nominalização, o como fazer e a relação oral/escrito

Year

2019-08-14T14:13:45Z

Creators

Airton Carriao Machado