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Alcance e variações do conceito de midiatização
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Parâmetros temporais em português brasileiro: investigação das estruturas lexicogramaticais orientada para os estudos linguísticos da tradução
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Transbordações nas práticas cotidianas das bordadeiras da cidade de Barra Longa – Minas Gerais após o rompimento da barragem de Fundão
O presente trabalho de dissertação propõe discutir os impactos causados às bordadeiras de Barra Longa pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana - Minas Gerais, ocorrido em 2015. Para tal, optou-se por uma pesquisa qualitativa, implementada por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas, in loco, em uma aproximação direta com as bordadeiras. O objetivo foi verificar se houve modificações nas práticas cotidianas, inclusive relacionadas ao lazer, das bordadeiras de Barra Longa, após o rompimento da barragem, bem como a centralidade do bordado e se esta atividade é capaz de ressignificar locais e memórias. Para estabelecer uma correlação entre a temática do lazer e o bordado com o referido desastre, buscou-se compreender a origem do bordado e seu caminho até a chegada em Barra Longa, uma vez que, na cidade, essa arte traz em si vários significados, como tradição familiar, fonte de renda, lazer e lugar de autonomia. Dados sobre o dia da tragédia serviram para trazer à tona o desespero das pessoas, a falta de conhecimento em relação à presença de uma mineradora próxima à cidade e a falta de apoio das empresas responsáveis pelo ocorrido. Foram entrevistadas nove bordadeiras, com faixas etárias diversificadas, num período de dois dias consecutivos. Os resultados das entrevistas foram divididos por categorias, o que permitiu uma análise mais próxima da realidade vivida. Assim, foi possível concluir que Barra Longa é hoje uma cidade adoecida, tanto em relação aos impactos negativos causados ao meio ambiente, quanto em relação à saúde física e emocional de seus habitantes. Um dos impactos relevantes foi a perda de histórias familiares contadas através dos bordados, que eram passadas de geração em geração. Ademais, o quadro agravou-se diante de perdas também materiais e da negligência das empresas Samarco, Vale e BHP Billiton, que não deram voz aos atingidos e, até o momento de realização do presente estudo, não haviam remediado os estragos provocados pela lama. Em relação ao lazer, verificou-se um comprometimento nos espaços públicos onde as bordadeiras gostavam de bordar e, em alguns casos, uma mudança no estilo de bordar. Desse modo, apesar de tantas adversidades, conclui-se que o bordado significa, para elas e para toda a região, uma fonte de lazer, de resgate, de alegria e de renda. Por outro lado, a convivência com as bordadeiras e os dados das entrevistas permitiram constatar impactos ambientais imensuráveis, que o tempo jamais conseguirá remediar.
As competências do tutor na educação à distância
O sistema de tutoria em um curso a distância é o fator primordial para que o curso obtenha sucesso. A organização de um sistema de apoio ao estudante é de suma importância, sendo esse apoio, afetivo, administrativo, técnico, motivacional e pedagógico, fazendo com que o estudante se sinta amparado e possa esclarecer suas dúvidas, sanar suas dificuldades e construir uma aprendizagem com a qualidade. Assim, sendo, o elemento central no processo ensino-aprendizagem precisa ter sua função, sua prática, e seu papel questionado, compreendido e estudado. É neste contexto que este trabalho pretende apresentar sua contribuição, descrevendo as competências essenciaisda tutoria na EAD para o desenvolvimento das atividades acadêmicas com excelência? Foi realizada uma revisão de literatura a partir de livros disponíveis na biblioteca da Universidade Federal do Triangulo Mineiro e artigos levantados da Biblioteca Virtual de Saúde. Para a seleção dos artigos foram utilizados descritores como: tutores; tutoria; educacion virtual; competência docente; competencia y desempeno profesionales;educação a distância e EAD. Constatou-se que as competências e responsabilidades de um tutor são múltiplas e devem ser trabalhadas e aprimoradas constantemente primando pela qualidade na EAD. Os tutores devem ter competências que possibilitem aos estudantes explorar todos os recursos disponíveis de forma a permitir atingir osobjetivos previstos no curso. Dentre essas, destacam-se as competências Pedagógicas, Tecnológicas, Sociais (sócio afetivas), Profissionais e Pessoais, Gerenciais e Auto avaliativas.
Proteção de distância em linhas de transmissão longas e extra longas
Em cenários de bases de geração muito distantes dos centros de carga, como o brasileiro, faz-se necessária a construção de linhas de transmissão extra longas para o atendimento da crescente demanda por energia elétrica. Na última década, a utilização da linha de transmissão em corrente alternada de pouco mais de meio comprimento de onda vem sendo amplamente discutida por pesquisadores, entretanto, pouco foi abordado sobre o desempenho de seus esquemas de proteção. Esta dissertação apresenta uma avaliação da eficácia da aplicação da proteção de distância não convencional em tais linhas. A princípio, validou-se a aplicação da proteção de distância não convencional em uma linha longa para casos de não compensação e de compensação shunt em um ponto intermediário. Em seguida, avaliou-se a aplicação da proteção de distância não convencional em uma linha extra longa variando o carregamento pré-falta, a resistência de falta e a relação entre a impedância de fonte e a impedância da linha. Ademais, foi analisada a sensibilidade de tal proteção em relação à influência do acoplamento mútuo de sequência zero entre linhas de pouco mais de meia onda paralelas. Haja vista a robustez requerida para sistemas de tão elevada capacidade de transmissão, os resultados mostram que ainda existem desafios a serem superados para uma aplicação segura da proteção de distância não convencional em linhas de pouco mais de meia onda.
A cultura de segurança na perspectiva da equipe multiprofissional de saúde que atua em unidades de terapia intensiva adulto em hospitais de grande porte do município de Belo Horizonte
Mensurar a cultura de segurança através de instrumentos validados permite o conhecimento de fatores relevantes à segurança do paciente nas rotinas da instituição e no comportamento dos funcionários, possibilitando com isso a descoberta de pontos fortes que devem ser estimulados e pontos fracos que devem ser reestruturados. Método: trata-se de um estudo descritivo transversal, multicêntrico, com abordagem quantitativa, tipo survey. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário “Hospital Survey on Patient Safety Culture”. A amostra foi constituída por 168 profissionais da área da saúde que atuavam na área de terapia intensiva adulto de quatro instituições hospitalares de Belo Horizonte. Para análise dos dados, foram mensuradas as frequências absolutas e relativas das respostas positivas/neutras e negativas de cada dimensão. Além disso, realizou-se a análise fatorial, que gerou 12 indicadores que representaram as 12 dimensões do instrumento. Para verificar a validade convergente, foi utilizado o critério da Variância Média Extraída – AVE e, para mensurar a confiabilidade do instrumento, foi utilizado o Alfa de Cronbach (AC) e a Confiabilidade Composta (CC). Resultados: a equipe multiprofissional foi composta, em sua maioria, de técnicos de enfermagem do sexo feminino, com idade média de 39,97 anos, carga horária média semanal de 35,07 horas. Apenas a dimensão “Aprendizagem organizacional /Melhoria continuada” se classificou como forte na perspectiva das quatro instituições. Por outro lado, a dimensão que obteve percentual mais baixo de respostas positivas na avaliação dos quatro hospitais foi “Respostas não punitivas aos erros”. O Hospital A apresentou maior número de dimensões classificadas como fracas (nove) e o Hospital D apresentou o menor (uma). Conclusão: Das 12 dimensões analisadas uma se classificou como forte e seis se classificaram como fracas. Além disso, na análise multivariada, o Hospital D apresentou uma avaliação positiva em relação às outras instituições em dez dos 12 indicadores analisados. O estudo evidenciou que a cultura punitiva ainda prevalece no ambiente de saúde e que é primordial a elaboração de ferramentas e estudos que fortaleçam a cultura de segurança dentro da terapia intensiva.
Migração de peixes neotropicais em rio com barramentos sucessivos
A quebra da conexão entre habitats essenciais por barragens e reservatórios reduz a abundância e diversidade de peixes migradores. Para conter esse declínio, passagens para peixes foram desenvolvidas em diversas regis do mundo incluindo o Brasil. O curimbatá Prochilodus lineatus, objeto desse estudo, com ampla distribuição na América do Sul é o potamódromo neotropical mais estudado. Com o uso da radiotelemetria, associada à coletas de ovos, larvas e alevinos, novo e atualizado modelo conceitual é proposto para o comportamento migratório de curimbatás no trecho do rio Grande que compreende as barragens de Marimbondo, Porto Colômbia, Volta Grande, Igarapava e Jaguara. Também são testadas cinco hipóteses: (h1) que a implementação de passagens para peixes nas barragens de Porto Colômbia e Volta Grande não cumprirá as precondições para que funcionem como armadilhas ecológicas; (h2) peixes artificialmente transpostos migram com maior probabilidade que os soltos no sopé das barragens; (h3) peixes soltos no reservatório mostram comportamento direcionado para montante e não se perdem dentro do reservatório; (h4) peixes soltos no reservatório podem usar tributários que são sítios de reprodução e (h5) peixes após se deslocarem para montante são capazes de retornar através do reservatório e transpor a barragem em direção para jusante. O novo modelo conceitual mostra que peixes utilizam os tributários Carmo (a montante de Volta Grande), SapucaíPaulista (a montante de Porto Colômbia) e Pardo-Mogi-Guaçu (a jusante de Porto Colômbia) como sítios reprodutivos. Também que o acúmulo de peixes sedentários ao sopé das barragens estudadas é notório. Os resultados indicam que a teoria de armadilhas ecológicas não se aplica ao caso das barragens de Porto Colômbia e Volta Grande, pois, as precondições: migração unidirecional e habitats a montante da barragem de baixa qualidade para reprodução e desenvolvimento dos alevinos, não se aplicam ao trecho estudado no rio Grande. Dados mostram que peixes são capazes de atravessar grandes reservatórios como os de Porto Colômbia e Volta Grande através em movimentos migratórios descendentes. Além de serem capazes de transpor as barragens e continuar sua migração para a jusante. Os dados também confirmam a atividade reprodutiva e presença de berçários naturais da espécie a montante de ambas barragens. Concluo a partir desses resultados que a construção de passagens para peixes nas barragens de Porto Colômbia e Volta Grande poderá auxiliar na conservação e promover o aumento da abundância do curimbatá na região.
A necessidade de planejamento efetivo na prática das ações da Estratégia de Saúde da Família
Introdução: A relevância dessa pesquisa está no aprofundamento dos estudos existentes sobre a necessidade de planejamento das ações da equipe saúde da família prestada à população.As equipes de saúde da família realizam ações de saúde na comunidade, porém essas ações são isoladas, ou seja, não possuem um plano de ação, não há elaboração de um plano operativo nem avaliação das ações e indicadores de desempenho. Há uma percepção empírica de que os programas integradores das ações realizadas pelas equipes de saúde da família não possuem o devido e necessário planejamento sistematizado, bem como a importante medição de sua eficácia. São operações isoladas que mesmo possuindo objetivos estabelecidos, não seguem as parametrizações e procedimentos de um planejamento efetivo. Objetivos: O objetivo geral do presente estudo foi compreender a sistemática do planejamento das ações da estratégia de saúde da família e seus resultados, e estabeleceu-se um levantamento bibliográfico acerca das práticas de planejamento da estratégia saúde da família; identificar os métodos de medição de desempenho empregados pela estratégia de saúde da família.Metodologia: O estudo foi realizado por meio da pesquisa bibliográfica e análise de evidências científicas, abordando o planejamento e ações da estratégia de saúde da família (ESF). Para desenvolver o presente estudo inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico. Portanto, foi necessário consultar bancos de referências eletrônicas dentre os quais foram explorados indexadores como, Scielo (Scientific Electronic Library Online), Bireme (Centro Latino-Americano e do Caribe em Ciências da Saúde) para construção do conhecimento sobre o tema em questão. O recorte temporal foi subsidiado nos artigos e demais publicações ocorridas durante o ano de 1997 a 2010 utilizando os descritores em Ciências da Saúde: planejamento, ações em saúde, programa saúde da família, equipe saúde da família, gestão em saúde. Os textos foram explorados através de leitura e fichamentos.Resultados: A estratégia de planejar nada mais é que a arte de elaborar o plano de um processo de mudança, um conjunto de conhecimentos práticos e teóricos classificados de modo a interagir com a realidade, programar as estratégias e ações necessárias, e tudo o mais que seja delas decorrente, no sentido de tornar possível alcançar os objetivos e metas desejados e nele preestabelecido. A prática gerencial é uma ferramenta relevante de transformação do processo de trabalho que tem como um de seus instrumentos a construção de relações entre as pessoas, onde a comunicação entre os profissionais, por exemplo, passa a ser um determinador comum do trabalho em equipe, o qual decorre da relação recíproca entre trabalho e interação. Os indicadores de saúde são formas numéricas obtidas a partir dos sistemas de informação, como saídas a partir dos dados coletados, utilizados para se mensurar as atividades realizadas, ou o grau de risco de um agravo à saúde, para atribuir valor aos dados da realidade que se deseja conhecer e a partir desse conhecimento intervir para alcançar metas.Conclusão: O processo de planejamento e gerenciamento de ações resulta na tomada de decisões que afetam a estrutura, o processo de produção visando ações que proporcionem intervenções relevantes no processo de trabalho. As ações em saúde exigem do enfermeirogerente competência técnica e administrativa para atenção à saúde da população, pois, as providências tomadas para problemas apresentados são paliativas. Portanto, vê-se a relevante necessidade de efetivação das políticas sociais, em especial, as de saúde. Para o planejamento eficaz de ações o enfermeiro-gerente se utiliza de inúmeros instrumentos, objetivando a qualidade da assistência interligando-a a alguns princípios e diretrizes do SUS como, a igualdade, a universalidade e a integralidade.
A argumentação "pró-vida" e pró-escolha" nas audiências públicas no Supremo Tribunal Federal: a relação entre doxa e endoxa
A contemporaneidade proporciona, em termos de teorizações e análises, uma vasta produção sobre retórica, uma vez que convivemos com valores cada vez mais pluralistas e com uma exigência cada vez maior de elaborar construções argumentativas para sustentar posições. No Direito, tal fato não é diferente, inclusive por causa da alteração metodológica na aplicação e na interpretação da norma, o que colabora para a construção de um ambiente argumentativo mais amplo, sendo necessária a inserção do valor como elemento de aplicação, além do fato e da norma. O objetivo da pesquisa é, nesse contexto, estudar os papéis desempenhados pela doxa na construção argumentativa dos proferimentos apresentados em audiências públicas (AP) das ações constitucionais ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) nº 3.510 e da ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) nº54 , no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF). No percurso da tese, pretendemos focalizar, primeiramente, o papel da doxa referente à legitimação que se produz nos proferimentos dos sujeitosenvolvidos nas APs, construídos por discursos de autoridade que se fundamentam em uma doxa referente ao próprio STF. A partir deste, outro papel seria o de permitir a imbricação entre os discursos jurídico, político e social. Podemos considerá-la uma instância opinativa,consultiva e probatória, que permite à autoridade competente abrir espaço para que o máximo de pessoas, que possam sofrer os reflexos de tal decisão, tenham oportunidade de se manifestar antes do desfecho do processo. Na produção discursiva nas AP, no STF, utiliza-se de endoxas (discurso médico, biomédico, biológico, religioso, além do jurídico, que antes era único) para alcançar a sociedade (representativa da doxa). Encontramos um embate entre argumentação pró-vida e pró-escolha, buscando a legitimidade, por meio de elementos doxicos, visando alcançar a sociedade de um modo geral através de uma ampla divulgação dos proferimentos pela mídia, tanto em tempo real pela TV Justiça, como pela permanênciana internet, no Youtube, dos debates ocorridos na AP. Isso se justifica porque as decisões do STF necessitam ser fundamentadas e legitimadas pela sociedade. Para que essas decisões se tornem legítimas, elas devem incluir uma participação ou uma compreensão social, requisito da democracia. A legitimidade é definida como função das AP em sede de controle de constitucionalidade nas normas que regulam esse procedimento. Para analisar como se dá a construção dessa legitimidade, observaremos quais são os elementos doxicos em jogo na construção dos argumentos nas AP e como eles interferem na construção dos lugares discursivos e diretamente no gênero AP no STF.
Antes e depois da cirurgia bariátrica: dispositivos biopolíticos, blogs terapêuticos e outras narrativas biomidiáticas
O crescente interesse pelos cuidados com o corpo, a fim de mantê-lo saudável, é facilmente perceptível na sociedade contemporânea, transformando terapias em roteiros para os modos de subjetivação. Quando consideradas as tecnologias para controle da obesidade, vê-se a atenção desdobrar-se. Esta pesquisa busca descrever como uma rede de técnicas, discursos e tecnologias biomédicas e comunicacionais engendram dispositivos biopolíticos para redução de peso, especificamente como blogs associam-se à gastroplastia, também conhecida como cirurgia bariátrica ou de redução do estômago, e a outros elementos heterogêneos, nos percursos terapêuticos. Indagam-se como os blogs de pacientes bariátricas abrigam, respondem e, quiçá, reinventam aos discursos biopolíticos. Onze narrativas foram selecionadas entre aquelas lidas e recomendadas por uma autora identificada em pesquisa exploratória. A partir dos elementos verbais, não-verbais e interacionais utilizados por esse grupo de mulheres, descrevem-se os sentidos que elas atribuem à cirurgia e à obesidade, os processos de escrita e exposição de si e as mediações em rede - biossociabilidades. Os discursos biomédicos estão presentes nos blogs e servem para as produções de sentidos, especialmente enquanto partícipes de uma linguagem de riscos. A responsabilização dos indivíduos impelidos à autonomia estende-se dos cuidados corporais para os diversos âmbitos por meio do discurso da autonomia. A própria escrita de si torna-se recurso para exposição dos desempenhos e performances na adequação corporal resultado das escolhas sanitariamente corretas, da gestão dos riscos. Mas também são identificadas ambiguidades relativas às temáticas, às táticas, às visibilidades e sociabilidades entre os processos de subjetivação acionados pelos dispositivos biopolíticos e terapêuticos.
Avaliação do comportamento de sistemas estruturais de linhas de transmissão submetidos à ação do vento
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Sentidos de ser e fazer a universidade: trajetórias de grupos de militância negra para o pertencimento e a transformação dos letramentos na academia
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Práticas discursivas e construção da participação e da fala em uma turma de alfabetização
Partindo do pressuposto que no processo de alfabetização há um privilegio da aprendizagem do código escrito em detrimento da fala, sendo esta, muitas vezes, utilizada como instrumento de apoio a essa aprendizagem, esta pesquisa tem por objetivo descrever e analisar como foi sendo construído o espaço de participação e de fala dos alunos numa sala de alfabetização. Nesse caso, as reflexões teóricas do trabalho acerca da alfabetização, apresentam discussões sobre os processos de ensino- aprendizagem da escrita, da leitura e, particularmente, do lugar dado à fala e à participação, nesse contexto. Considera os aspectos referentes à interação e as práticas discursivas em sala de aula, fundamentais para a compreensão de como os participantes se posicionam, se envolvem e significam a sua realidade (Moita Lopes,1998). Para tanto, a análise seguiu a abordagem interpretativista. A escolha dessa metodologia pode ser justificada pelo fato de trabalharmos com a interação em sala de aula e, por esse paradigma, permitir interpretar as relações estabelecidas entre professora e alunos a partir de práticas discursivas desenvolvidas nesse contexto que oportunizam a construção do espaço de participação e de fala dos alunos. Nesse sentido, analisamos as interações discursivas, em aulas de alfabetização, observando em que medida as ações da professora buscaram possibilitar a construção desse espaço. A análise revelou, num primeiro momento, que desde o momento inicial das aulas (primeiros diais) a professora procurou promover o espaço de participação e de fala dos alunos, levantando e problematizando questões, dando repercussão à fala dos alunos e valorizando suas vivências. Em um segundo momento, foi possível constatar que as ações da docente indicaram os limites e regras na construção da participação e da fala em sala de aula. Ela buscou construir e garantir o espaço de participação, fazendo com que os alunos se posicionassem frente às diferentes situações que emergiram em sala de aula. Num terceiro momento, por meio da observação de atividades de leitura, constatamos que a dinâmica estabelecida durante a realização dessas atividades, no que se refere à participação e à fala, não se difere de outros tantos momentos em sala de aula. Elas se configuram em situações de debates, discussões, falas, argumentações que objetivaram construir o espaço participativo. Por fim, a última etapa da análise revela que, mesmo com dificuldades em conduzir o processo democrático e participativo, a professora persistiu no propósito de fazê-lo. Por meio da elaboração conjunta de um projeto, buscou fazer com que os alunos co-participassem na reelaboração do conceito de participação. O estudo revelou portanto, que as ações da docente indicam a preocupação em construir um espaço alfabetizador em que os alunos possam participar, falar e se posicionar, face às diversas situações que emergem no contexto da sala de aula. O conjunto desses elementos é utilizado, pela professora, como constitutivo do processo de alfabetização. Através de suas ações e de práticas discursivas a docente procurou conduzir os alunos à construção do conceito de participação e à compreensão das possibilidades dessa participação em sala de aula.
Lugares em cena: caminhos documentários
Os lugares, os locais e as cenas: condições de formação das imagens dos filmes documentários brasileiros O fim e o princípio, Terra deu, terra come e A falta que me faz. São, neste estudo, encaminhadas reflexões sobre as possíveis convergências sobre os lugares, como recortes de mundo, e formas de dar a ver tais recortes relações entre sujeitos colocadas em cena pela mediação das imagens dos filmes documentários , a partir das partilhas e encontros envolvidos em sua realização. Os ambientes de contato entre as alteridades realizadores e personagens envolvidas nos filmes são como territórios de relações criados pelo embate entre as mise-en-scènes de seus sujeitos; os corpos dos filmes são constituídos pelas contiguidades espaciais, os locais fílmicos, que, abrigando as relações construídas para o filme, transformam-se em certas novas instâncias. Assim, mais do que buscas pelos locais a serem filmados, os filmes documentários referidos, sob a luz que os vejo aqui, procuram estabelecer um lugar coincidente com suas cenas este feito de materialidade física e de relações interpessoais, marcadas pela proximidade de quem as partilha. Os documentários, feitos pelas convergências entre os locais fílmicos, os lugares vividos por seus habitantes e os lugares de relações partilhadas entre os sujeitos envolvidos nos filmes, constroem novos espaços de relações: lugares em cena.
Variáveis preditivas para o diagnóstico do comprometimento cognitivo leve em idosos
A velhice deve ser entendida como uma fase da vida, da mesma forma que temos a infância, a adolescência e a adultez (Zimerman, 2000). No decorrer do processo de envelhecimento os indivíduos vão se diferenciando de acordo com fatores endógenos e exógenos aos quais se expõem e a forma como enfrentam as diferentes circunstâncias. Desse modo, verifica-se que a velhice é heterogênea, sendo classificada em senescência (envelhecimento saudável) e senilidade (envelhecimento patológico) (Ardila, 2007).
Avaliação da remoção de fármacos e desreguladores endócrinos em sistemas simplificados de tratamento de esgoto(reatores UASB seguidos de pós-tratamento)
Este estudo avaliou a ocorréncia de nove micro contaminantes classificados como fármacos ou desreguladores endócrinos (DE) em esgoto sanitário caracteristico brasileiro e a remoção deles em sistemas de tratamento constituídos de reatores UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket) seguidos das seguintes unidades simplificadas de pós-tratamento; (i) dois filtros biológicos percoladores (FBP) operados em paralelo preenchidos com diferentes materiais deenchimento baseados em placas de polietiIeno e em esponjas de poliuretano; (ii) três Iagoas de polimento operadas em série; (iii) wetland construída não plantada de fluxo sub-superficial preenchida com esocória de alto-forno. Os compostos-alvo desta pesquisa foram: 17 -estradiol (E2); 17-etinilxtradiol (EE2); nonilfenol (NP); bisfenol A (BPA); sulfametoxazol (SMX); trimetoprima (TRI); bezafibrato (BZF); diclofenaco (DCF); mioonazol (MCZ). As amostras de esgoto bruto e de esgoto tratado foram submetidas à extração em fase sólida (SPE) eanalisadas em um sistema de cromatografia Iíquida de alta eficiência Shi nudzu acoplado a espectrômetro de massas de alta resolução híbrido ion-trap - time of flight (LC-IT-TOF-M S). A ocorréncia do E2, EE2, BPA e MCZ no esgoto bruto foi similar a encontrada em outros estudos, sendo que o E2, o EE2 e o MCZ foran raramente quantificados. Os antibióticos estudados (SMX e TRI) e os demais fármacos (DCF e BZF) apresentaram menor ocorrência em relação a estudos realizados em outros países, indicando um menor consumo desses medicamentos no Brasil. Os reatores UASB foram ineficientes na remoção dos DE (NP eBPA) e de aguns fármacos estudados (BZF e DCF). Para os antibióticos estudados, foi possível observar uma tendência de relação entre o tempo de detenção hidráulica (TDH) e as eficiências de remoção. A configuração UASB/Iagoas de polimento foi a que apresentou asmelhores eficiências de remoção para o maior número de micro contaminantes (quatro compostos foram efetivamente removidos, sendo ineficiente na remocção dos DE). O sistema UASB/wetland construída não-plantada apresentou elevadas eficiências de remoção para dois(SMX e TRI) dos seis micro oontaminantes estudados e removeu parcidamente outros três (BPA, BZF e DCF), sendo ineficiente na remoção do NP. Os sistemas UASB/FBP apresentaram eficiência de remoção dos micro contami nantes variável, a depender do materialde enchimento empregado. O material plástico mostrou-se pouco eficiente (nenhum dos compostos foi efetivamente removido), enquanto que o material baseado em esponjas proporcionou elevadas eficiências de remoção para dois oompostos (SMX e BZF), sendo os demais parcialmente removidos. No caso do DCF, nenhum efeito fol observado nesse sistema.
O ensino de história nos espaços de formação técnica e profissional: o caso do Instituto Federal da Bahia/Campus Salvador (2004-2015)
O currículo prescrito da disciplina de História nos cursos de Ensino Médio Integrados à Educação Técnica Profissional, durante os anos de 2004 e 2015, no Instituto Federal da Bahia/Campus Salvador constituiu-se no objeto dessa pesquisa. O trabalho caracteriza-se como um estudo de caso, circunscrito ao universo de um campus de uma instituição que é multicampi, e abordou o currículo da disciplina de História no IFBA/Campus Salvador em sua dimensão histórica, ou seja, datado e singularizado. O objetivo principal foi compreender o lugar e o sentido que o currículo da disciplina ocupou nos cursos de Ensino Médio Integrados à Educação Profissional de Manutenção Industrial e Automação Industrial ofertados por essa instituição, em meio ao processo de implementação do Decreto 5.154/04 que prevê, dentre outras disposições, a integração das modalidades do Ensino Técnico e Médio. O trabalho foi construído sob as fronteiras movediças dos Campos da Educação, Educação Profissional e Ensino de História, ancorando-se nos aportes teórico-metodológicos que contribuíram para tratar o objeto delimitado para esta pesquisa. Esse processo contou com a necessária revisão bibliográfica, estudo da legislação e das normas que orientam essa modalidade de ensino e da instituição em questão, a pesquisa e análise dos Planos dos Cursos do Ensino Médio Integrados ofertados pelo Campus Salvador e das ementas da disciplina, aplicação de questionários semiestruturados com os gestores, coordenadores de curso e professores de História. Verificou-se que a construção e organização deste currículo resultaram das disputas, bastante específicas, desse espaço que congrega professores licenciados e não licenciados, da área técnica, em uma instituição cuja cultura escolar ainda se vê muito marcada por um viés de educação profissional tecnicista. Percebe-se que, em grande medida, o projeto de integração do ensino na instituição ainda é uma meta, a pesquisa apontou este ser um objetivo dos professores e gestores, mas que ainda encontra-se em seus passos iniciais. No currículo prescrito da disciplina de História foi possível perceber as marcas das disputas, da cultura escolar e das tentativas de construir esse projeto. O lugar da disciplina como componente de formação em curso de Ensino Médio Integrado ainda não se consolidou plenamente, e o sentido deste currículo para a colaboração na formação para o mundo do trabalho evidencia algumas contribuições, mas não se apresenta claramente orientado para este fim.
Uma modelagem visando economia de energia em smarthomes
O aumento do consumo de energia elétrica, juntamente com o consequente crescimento de emissão de carbono, tornam-se grande incentivo para esforços na implantação de energia renovável em estabelecimentos comerciais e industriais. Altos picos de demanda implicam em grande custo de produção de energia elétrica, juntamente com o aumento da emissão de carbono, resultando assim, no aumento do custo da energia para o usuário final. O modo como companhias tarifam a venda de energia também constitui grande incentivo para modelos que priorizam a homogeneização dos picos de energia ao longo do dia. Neste trabalho apresentamos GreenPeaks, uma modelagem para implantar o uso de energia limpa, juntamente com uso de baterias de armazenamento em SmartHomes. GreenPeaks nos mostra tanto uma redução significativa na conta e nos picos e do consumo de energia elétrica para o usuário final, quanto uma diminuição do custo para geração da mesma para as companhias provedoras.
Plano para o enfrentamento da obesidade infanto-juvenil no distrito de Estevão de Araújo na cidade de Araponga-MG
Araponga é uma cidade localizada na Zona da Mata Norte de Minas Gerais, distante 280 quilômetros da capital mineira, com uma população de 8.152 habitantes, para a qual foi realizado um diagnóstico municipal de saúde, no segundo semestre de 2012, com a utilização de fontes secundárias com o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) e observação ativa. Após a identificação dos nós críticos, hábitos e estilos de vida, considerados os problemas, como comportamento sedentário, pressão social e distúrbios endocrinológicos, traçou-se como objetivo elaborar um plano de ação para a redução da obesidade infantil. Esse plano tem como finalidade instrumentalizar e apoiar programas que visem modificar os hábitos de vida a partir da infância. Para tanto, utilizou-se o método do Planejamento Estratégico Situacional. O resultado mostrou que, embora não atinja todos os problemas identificados, esse plano de ação poderá contribuir para a diminuição e prevenção da obesidade infanto-juvenil a fim de colaborar para a melhoria da qualidade de vida dos adolescentes da cidade de Araponga.
Gestão internacional de pessoas: quais possibilidades de pesquisa avultadas pela produção científica brasileira de ponta?
O presente artigo teve como objetivo analisar a produção científica em 32 periódicos brasileiros na área da Administração, restringindo-se àqueles que estão inseridos nos estratos superiores conforme classificação Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (CAPES), acerca da temática ‘Gestão Internacional de Pessoas’. Empregou-se uma cuidadosa análise bibliométrica que utilizou indicadores para mensurar os padrões demográficos, metodológicos e temáticos dos artigos selecionados. Os resultados apontaram gradualmente o desenvolvimento de estudos a respeito do tema, porém apresentando algumas deficiências, principalmente em relação à institucionalização da pesquisa no Brasil. Identificou-se predominância de investigações teórico empíricas, de natureza qualitativa, realizadas recorrentemente no Segundo Setor. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, a entrevista, e como técnica de análise a de conteúdo e abordaram-se, sobretudo, questões relativas à Expatriação. Por fim, foi possível a proposta de uma agenda de pesquisa, sugerindo o aprofundamento da temática ‘Gestão Internacional de Pessoas’, através da realização de pesquisas futuras que apontem caminhos para o desenvolvimento do tema, preenchendo as lacunas não abordadas em trabalhos anteriores.
2022
André Luiz Mendes Athayde Luana Stephanie Oliveira Silva