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Fundamentos pragmáticos da teoria ator-rede para análise de ações comunicacionais em redes sociais online

Esta tese investiga como e em que medida a noção de mediação, delineada pela Teoria AtorRede (TAR), contribui para caracterizar ações comunicacionais em redes sociais online ao especificar o sentido comunicacional de ações sociotécnicas nessas redes, ao apreendê-las como redes sociotécnicas e ao descrever os modos de ação nelas. Os métodos descritivo e de revisão de literatura auxiliam definir ação comunicacional. Para a TAR, humanos e não humanos afetam-se mutuamente. A ação desses atores ou actantes, aqueles que levam outros a agir, é definida como associação, vinculação ou conexão, da qual resulta o social. A TAR investiga ações, sem predeterminar atores. Isso impacta na definição de comunicação, distribuída entre humanos e não humanos nas redes sociais online. Por fazerem fazer outros, ambos medeiam. A mediação é a ação que altera o que é transportado e os sentidos produzidos. Conforme a TAR, a mediação apresenta quatro sentidos: tradução, composição, reversibilidade e delegação. A hipótese teórica é que a comunicação configura o quinto sentido de mediação por enfatizar o agenciamento de actantes em contato e em contágio mútuo, pois eles agem em comum, de maneira vinculada. Situações de isolamento, inércia ou que não impliquem em transformações de mediadores e de sentidos não são tratadas como comunicação. Conforme a hipótese, em redes sociais online, a especificidade de ações comunicacionais reside nos rastros digitais (como visualizações, reações, comentários e compartilhamentos) de actantes (como algoritmos, affordances, botões, sentidos, materialidades, empresas e usuários). Esses rastros se expressam nas métricas das redes mais utilizadas nacional e internacionalmente Facebook, YouTube, Instagram e Twitter , mas não se restringem a elas, pois produzem efeitos que se atrelam aos conteúdos. Os rastros podem ser recuperados de modo mais veloz e em maior quantidade conforme os recursos e os dados disponíveis nas redes investigadas. A diferença entre ações online e off-line está no tipo de rastro recuperado e na possibilidade de recuperá-lo. O sentido comunicacional de ações em redes sociais online se refere ao vínculo observável entre ações e mediadores, e não apenas às interações entre usuários. Trata-se de redes sociotécnicas porque enredam materialidades, textualidades, algoritmos, affordances, usuários e sentidos. O agenciamento desses actantes caracteriza o online das redes investigadas, que não preexistem às ações deles. Os modos de ação comunicacional são descritos por meio de capturas de tela nos sites e nos aplicativos das redes de modo a evidenciar suas affordances, que se referem às condições de ação ofertadas por tais ambientes. A conclusão aponta que ações em redes sociais online são comunicacionais quando encadeiam mediações realizadas por diversos actantes, os quais se contagiam e se vinculam provisoriamente em ações partilhadas e distribuídas entre os híbridos que compõem as redes analisadas. A comunicação configura modos de ação por ser um dos sentidos de mediação, ou seja, manifesta-se em agenciamentos híbridos que associam os demais sentidos da mediação de maneira reticular e processual. Especificamente, o sentido comunicacional enfatiza o conjunto de ações e de actantes comuns que rompem o isolamento, vinculam-se, contagiam-se mutuamente e alteram sentidos em dinâmica de rede

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2019-08-12T23:27:35Z

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Tiago Barcelos Pereira Salgado

O sujeito emotivo nas obras de autoajuda: imagens do feminino

A proposta deste trabalho é proceder a uma análise linguístico-discursiva de duas recentes obras de autoajuda que tematizam, com certa ênfase, a questão das emoções femininas: Por que os homens se casam com as mulheres poderosas? Um guia para solteiras ou casadas deixarem os homens a seus pés (ARGOV, 2010) e Comporte-se como uma dama, pense como um homem: o que eles realmente pensam sobre amor, intimidade e compromisso (HARVEY & MILLNER, 2010). De maneira mais específica, buscar-se-á investigar as estratégias retórico-argumentativas mobilizadas por esses best sellers para sustentar a histórica dicotomia mulheres passionais versus homens racionais. Nessa divisão binarizante retomada pelas obras, o feminino acaba sendo associado a representações pejorativas diversas, tais como as de descontrole e de fragilidade. Em nosso trajeto, também procuraremos circunscrever algumas características básicas do gênero discursivo autoajuda e de uma possível autoajuda feminina, além de verificar qual seria o contexto sociocultural de emergência desse fenômeno editorial. Com o aporte de outras áreas do conhecimento, como a Psicologia Social, a Sociologia e a Filosofia, resgataremos brevemente parte do percurso histórico que acabou por inferiorizar as emoções e, consequentemente, o feminino nas esferas de poder. Em nosso campo da Análise do Discurso, valeremo-nos, sobretudo, dos estudos neorretóricos sobre argumentação, construção de imagens e emoções. Por fim, pretendemos mostrar que, por trás de um pretenso discurso de afirmação feminina, tais obras acabam por reforçar, indiretamente, certos lugares do patriarcalismo.

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2019-08-09T18:28:36Z

Creators

Allana Matar de Figueiredo

Corpos tóxicos: uma etnografia do imaginário e das performatividades de gênero em um terreiro de Umbanda Esotérica de Belo Horizonte (MG)

O trabalho tem como objetivo a análise de questões de gênero encontradas em um terreiro de Umbanda Esotérica, em Belo Horizonte-MG, e a comparação entre a percepção dos umbandistas e as orientações contidas nas obras doutrinárias dessa linha de Umbanda, produzidas por W. W. da Matta e Silva (1916-1988). A pesquisa foi composta pela análise de três obras escritas por Matta e Silva, fundador dessa corrente de Umbanda no Brasil, e por observações etnográficas realizadas no terreiro, além de entrevistas com os umbandistas. A análise das obras tem como destaque os elementos relacionados às representações de gênero e à atuação de mulheres e homens no terreiro. Nestas obras são encontradas intrigantes abordagens de gênero, entre elas a proibição de mulheres chefiarem terreirosjustificada por sua energia considerada passiva e pela presença em seus corpos de uma substância maligna, a menotoxina. A partir das orientações singulares dadas às mulheres, buscou-se a comparação com a maneira como os umbandistas atualizavam e interpretavam os preceitos de Matta e Silva. Concomitantemente, pôde-se analisar a presença de diferentes corpos e suas performances no terreiro,como a pomba-gira, e como eles afetaram a organização ritual e as percepções de gênero após setembro de 2015. A conjugação de três identidades da pesquisadora proporcionou uma configuração particular à pesquisa, a saber: as identidades de umbandista, feminista e antropóloga. A inserção no terreiro e a visão a partir de dentro trouxeram elementos talvez imperceptíveis ao observador externo, o olharfeminista proporcionou a análise crítica das questões de gênero e a bagagem antropológica permitiu um olhar diferenciado sobre os elementos etnográficos que o campo trouxe. Os três olhares, articulados, permitiram a percepção de dicotomias ligadas a gênero, bem como de subversões às orientações de Matta e Silva nas práticas do terreiro.

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2019-08-10T13:46:39Z

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Giovanna Helena Teixeira da Cruz Silva

Adição crescente de ureia na cana de açúcar (SACCHARUM OFFICINARUM L.) in natura em dietas de vacas em lactação

Foram realizados dois experimentos para avaliar o efeito da adição de teores crescentes de ureia 0,0; 0,5 e 1,0%, na matéria natural da cana de açúcar, sobre os parâmetros da fermentação ruminal, cinética da digestão, populações de protozoários no rúmen, parâmetros produtivos e metabólicos e viabilidade econômica. No primeiro experimento, foram utilizadas três vacas multíparas, em lactação, canuladas no rúmen, com produção média inicial de 20,76 kg/dia de leite e com 87 dias em lactação. Já no segundo experimento, foram utilizadas 18 vacas em lactação, com produção média inicial de 21,3kg/dia de leite e com 83 dias em lactação, distribuídas em delineamento ensaio de reversão do tipo switch-back, 3 x 3. Em ambos os experimentos, as vacas foram alimentadas com dietas total, constituídas de cana de açúcar como volumoso único e concentrado, na relaçãode 50:50 (base MS). O valor de pH ruminal médio foi de 6,33 que propiciou ambiente adequado para a fermentação ruminal. Não foi verificado nenhum efeito sobre a populacão de protozoários ciliados do rúmen, sendo o gênero Entodinium o mais prevalente entre osciliados do rúmen. A inclusão de 1,0% de ureia diminuiu o consumo de matéria seca (MS) e de matéria orgânica (MO) da dieta, 19,64; 19,66 e 18,33 e 18,24; 18,31 e 17,03 kg/dia, respectivamente, para as dietas com 0, 0,5 e 1,0% de ureia. Contudo, a eficiência alimentar (produção de leite / consumo de matéria seca) foi melhor nas dietas que se utilizou ureia, no entanto, não houve diferença entre as dietas para os parâmetros produtivos e metabólicos. Considerando apenas os gastos com alimentação, todas as dietas apresentaram saldo positivo.

Year

2019-08-10T22:12:39Z

Creators

Rafahel Carvalho de Souza

Expansão em polímeros e suas aplicações a modelos de spins limitados

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

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2022-01-25T15:23:59Z

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Ricardo Lopes de Jesus

Unidades de conservação e territórios Quilombolas: desafios, sobreposições de interesses e conciliação de direitos em Minas Gerais

A criação de Unidades de Conservação (UCs) é uma importante estratégia para assegurar a conservação dos recursos naturais e a proteção da biodiversidade. Porém, muitas vezes, a forma como são criadas e/ou geridas causa uma série de conflitos entre comunidades e órgãos gestores. Este é o caso de algumas UCs de proteção integral de Minas Gerais, criadas em áreas habitadas e/ou utilizadas por comunidades quilombolas1, que dependem dos recursos naturais para sua sobrevivência e para a reprodução de suas práticas sociais. Assim, com a criação das UCs, muitas atividades desenvolvidas por estas comunidades foram restringidas, cerceadas e criminalizadas, sem considerar que elas foram responsáveis pela conservação de tais áreas antes da criação das UCs. Esta situação tem gerado conflitos entre órgãos gestores e comunidades quilombolas que ensejam propostas de recategorização, redução de limites e desafetação de UCs de proteção integral em Minas Gerais. Tais propostas podem favorecer agentes externos interessados na implantação de projetos de desenvolvimento econômico, que já exercem pressão sobre os territórios tradicionais das comunidades quilombolas e sobre as UCs. Desta forma, a presente pesquisa partiu do questionamento da possibilidade de se conciliar dois direitos fundamentais garantidos em leis: o direito ao meio ambiente equilibrado, que tem na criação de UCs um de seus instrumentos mais importantes; e o direito cultural e territorial das comunidades quilombolas. Neste sentido, a pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de compreender de que forma a sobreposição de UCs de proteção integral e territórios tradicionais de comunidades quilombolas pode influenciar no status de proteção da biodiversidade de Minas Gerais, por meio de propostas de desafetação, redução de limites e recategorização de UCs. Para tanto, foi realizado um levantamento destes casos de sobreposição em Minas Gerais, sendo identificados sete casos em que esta situação acontece. Assim, foi possível compreender os aspectos legais relacionados à criação de UCs e de territórios quilombolas, o tratamento legal para os casos de sobreposição entre estes territórios e as estratégias utilizadas no enfrentamento dos conflitos decorrentes dessas sobreposições pelas comunidades quilombolas e pelos órgãos gestores das UCs, considerando os diferentes direitos legais envolvidos. Para a realização desta pesquisa foram utilizados como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa de gabinete, trabalhos de campo e realização de entrevistas semiestruturadas. Para a análise dos dados foram utilizadas as técnicas de análise documental e de análise de conteúdos. Como resultados da pesquisa, aponta-se para a necessidade de reafirmar que a presença das comunidades quilombolas em UCs de proteção integral pode contribuir com a conservação dos recursos naturais, desde que sejam estabelecidos acordos e parcerias entre os agentes envolvidos e que sejam utilizados os instrumentos existentes que normatizam o uso dos recursos naturais no interior das UCs. Assim, pretende-se explicitar que, quando se tratam de povos e comunidades tradicionais que vivem ou utilizam recursos de UCs de proteção integral, a melhor alternativa é a flexibilização da gestão das mesmas, para evitar perdas maiores advindas da desafetação, redução de limites ou recategorização da área e/ou da pressão que o capital exerce sobre estes territórios.

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2019-10-17T17:35:54Z

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Raquel Faria Scalco

Análise evolutiva baseada no genoma de Pasteurella multocida proveniente de isolados veterinários

Pasteurella multocida é um patógeno comensal e oportunista que causa várias doenças como pneumonia, rinite atrófica, cólera aviária e septicemia hemorrágica em diferentes hospedeiros. Essas doenças causam um alto índice de morbidade e mortalidade, resultando em grandes prejuízos econômicos a nível mundial. No Peru, P. multocida é o principal agente causador de pneumonias, possuindo alta taxa de mortalidade em neonatos e filhotes de alpacas na época das geladas, o qual representa uma grande problemática, uma vez que a produção de alpacas é um dos principais recursos econômicos da região dos Andes. Nesse contexto, é essencial o conhecimento de características genômicas da espécie P. multocida para o desenvolvimento de estratégias futuras para controle e prevenção dessas doenças. Por esse motivo, foi sequenciada a linhagem UNMSM isolada de uma alpaca com pneumonia e 22 linhagens de P. multocida foram recuperadas da base de dados National Center for Biotechnology Information (NCBI). Com o objetivo de decifrar a diversidade genética e o processo adaptativo de P. multocida, este trabalho realizou análises filogenômicas e pangenômicas de isolados de distintas doenças e hospedeiros dessa espécie. Análises de seleção positiva, predição de ilhas genômicas e de genes componentes do genoma acessório foram realizadas nos grupos fenotípicos estabelecidos. Como resultado, comprovou-se a patogenicidade da linhagem UNMSM devido à presença dos principais genes de virulência da espécie e da presença de ilhas de patogenicidade. Entretanto, a análise filogenética demostrou que a linhagem UNMSM diverge das demais linhagens do grupo que causam a pneumonia. A análise da diversidade baseada na filogenia de nucleotídeos, aminoácidos e presença e ausência de genes demonstrou a concordância do agrupamento de linhagens aos grupos fenotípicos estabelecidos. A análise da diversidade por filogenia baseada na presença e ausência de genes, mostrou uma maior variabilidade no mesmo grupo. Em relação aos estudos de pangenoma, os genes acessórios codificam proteínas associadas ao metabolismo e transporte de carboidratos, aminoácidos, biogênese e membrana de parede celular e proteínas hipotéticas. A presença desses grupos funcionais como parte do genoma acessório sugere a importância no processo adaptativo, indicando a fixação no genoma através da pressão seletiva. Análises de seleção positiva no genoma identificaram genes submetidos a seleção, relevantes na interação com hospedeiro, mas não estão implicados no processo de adaptação em patogenias. Finalmente, a presença de ilhas genômicas e determinadas linhagens teriam um papel crucial na preferência por determinado hospedeiro e/ou doença. Análises genômicas e transcricionais poderão fornecer novas informações acerca do papel essencial de eventos de transferência horizontal e polimorfismos de nucleotídeo único envolvidos na diversificação e compreensão dos mecanismos de adaptação de P. multocida.

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2021-03-01T15:41:29Z

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Raquel Enma Hurtado Castillo

Comparação de dois regimes terapêuticos no retratamento da infecção por H. pylori: ensaio clínico aberto, prospectivo e aleatorizado

O retratamento da infecção por Helicobacter pylori é cada vez maisfreqüente devido à crescente falha dos esquemas de erradicação de primeira linha. Os regimes tradicionalmente recomendados para o retratamento da infecção são complexos e com efeitos adversos importantes. A diretriz nacional para o tratamento da infecção - Consenso Brasileiro sobre Helicobacter pylori sugeriu a adoção do regime quádruplo composto por sal de bismuto, doxiciclinaou amoxicilina, IBP e furazolidona, com o ajuste posológico adotado em outros países, embora tal regime careça de validação nacional. A associação de levofloxacina e furazolidona apresenta-se como alternativa promissora no retratamento de H. pylori. OBJETIVOS: Comparar a eficácia da associação de levofloxacina (500 mg), furazolidona (400 mg) e rabeprazol (20 mg) - esquema LFR -, em tomada única diária, durante 10 dias, com o esquema quádruplocomposto de subcitrato de bismuto (120 mg), doxiciclina (100 mg), furazolidona (200 mg) e rabeprazol (20 mg) - esquema BDFR -, em duas tomadas diárias, por 10 dias, no retratamento de H. pylori. MÉTODOS: 37 pacientes ulcerosos e 23 dispépticos funcionais, previamente tratados, sem sucesso, da infecção por H. pylori, foram alocados aleatoriamente nos dois grupos. A avaliação dos efeitos adversos foi realizada imediatamente após o término da medicação. Teste respiratório de controle com uréia marcada com C13 foi realizado oito semanasapós o retratamento. RESULTADOS: dois pacientes foram excluídos; um por interromper o tratamento no quarto dia devido a efeitos adversos e outro pelo uso repetido de antimicrobianos logo após o regime anti-H. pylori. Os efeitos adversos foram leves e moderados na maioria dos casos e sem diferença entre os grupos, exceto por diarréia, maior no grupo LFR (p=0,0025). As taxas de erradicação dos esquemas LFR e BDFR foram, respectivamente, por intenção de tratamento, de 77 e 83% (p=0,750) e por protocolo de 80 e 82% (p=1). CONCLUSÕES: aassociação de levofloxacina, furazolidona e rabeprazol em dose única diária por 10 dias é comparável ao esquema quádruplo administrado em duas tomadas diárias por 10 dias no retratamento da infecção por H. pylori.

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2019-08-12T13:03:09Z

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Bruno Squarcio Fernandes Sanches

Estudo e otimização de uma asa sob efeito de hélice na configuração tractor para redução de arrasto

O presente trabalho apresenta um estudo dos efeitos de hélice no arrasto de uma asa na configuração tractor e uma proposta de otimização de forma de uma asa representativa de uma aeronave turboélice regional. Para o estudo, a hélice é modelada como um disco de espessura infinitesimal onde aplica-se a Teoria do Elemento de Pá com correções de ponta e de efeitos tridimensionais nas polares de suas seções devido à sua rotação. A modelagem é validada comparando com resultados experimentais de hélices disponíveis na literatura. Por meio de simulações RANS, obtém-se o efeito hélice nas asas consideradas e suas variações de arrasto advindas de modificações de forma. Inicialmente, é feito um estudo paramétrico em uma asa retangular acerca dos efeitos no arrasto de modificações de espessura e torção separadamente, para condições de voo representativas de cruzeiro e subida. Os resultados mostram que a redução de espessura da asa diminui o arrasto de forma, enquanto a alteração de torção altera seu arrasto induzido, modificando seu fator de Oswald. Em seguida é feito um estudo para uma proposta de otimização da asa de uma aeronave turboélice, fundamentada na mudança simultaneamente de espessura e torção da região da asa imersa na esteira da hélice. Dentre as melhores asas analisadas, a redução de arrasto é de cerca de 3,2 dc na condição de cruzeiro. Ao considerar os efeitos combinados da redução de arrasto nas etapas de subida e cruzeiro de uma missão típica, a melhor asa possui redução de espessura e incidências opostas dentro da região com torção, sendo que sua utilização implica no aumento de 33% no alcance ou 46% na carga paga em relação a configuração original. A presente pesquisa mostra a importância de se levar em consideração o efeito de hélice tractor no projeto aerodinâmico das superfícies próximas a ela.

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2019-08-11T19:24:30Z

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Leandro Neves Pedreiro

Após a internet? O fim do F.A.T. Lab e reconsiderações da figura do pós-internet na arte

Em agosto de 2015, o coletivo de arte F.A.T. Lab – sigla de Free Art and Technology – publicou uma série de posts em seu blog anunciando o fim de suas atividades. Expresso em um tom pessimista, tais posts contrastavam radicalmente com os trabalhos bem-humorados do grupo, identificados com a pauta da internet livre, com ataques a corporações da internet e celebridades da cultura pop e com uma prática que misturava tática de guerrilha, cultura do hacker, piadas juvenis e artivismo. Esta apresentação toma este evento como um estudo de caso a partir do qual três movimentos são realizados.

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2021-12-14T01:04:56Z

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André Góes Mintz

Entre eventos, prêmios e hinos na educação escolar: reflexões sobre a memória afro-brasileira em Belo Horizonte

Observa-se nas últimas três décadas uma considerável mudança de prioridade do calendário escolar. Assiste-se à subvalorização da rememoração do passado escravista e da abolição da escravatura proporcionada pela Lei Áurea (encarnados no dia 13 de maio) diante da luta pela superação do racismo e afirmação da história, cultura e luta dos negros no Brasil (simbolizados pelo dia 20 de novembro). Mesmoo dia 13 de maio recebe nova significação, neste cenário, passando a simbolizar, sob a égide da luta afirmativa negra, o Dia Nacional de Luta contra o Racismo. No trabalho, entrecruzam-se reflexões sobre as disputas pela memória, sobre as temporalidades escolares e sobre a instituição, na experiência escolar, de práticas e marcos cívico-simbólicos representativos da luta social, com evidente influência da movimentação social advinda da agenda de lutas afirmativas naeducação escolar. Para esta reflexão, são importantes as contribuições de Pollak (1989) para a discussão sobre memória coletiva; a reflexão sobre imaginário apresentado por Carvalho (1990), o estudo de Gallego (2005) sobre as festas comemorativas nas escolas no início da República, o estudo de Cardoso (2002) sobre o movimento negro em Belo Horizonte, o estudo de riscos e contradições da Lei 10.639/03apontado por Pereira (2008), o estudo de Santomé (2000) sobre as culturas negadas e silenciadas no currículo e discussão apresentada de Santana (2001) acerca dos projetos pedagógicos que discutem as relações raciais na escola. Tomamos como exemplo as políticas públicas e sociais historicamente construídas de enfrentamento do racismo e discriminação, bem como de positivação da memória afro-brasileira em Belo Horizonte, destacando a atuação da área educacional. Percebemos um esforço pela implementação nas escolas das determinações contidas na Lei 10.639/2003 e das Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Como estratégia, as escolas são envolvidas na promoção de eventos e na participação de concursos com premiações de experiências bem sucedidas e ações diversas, bem como ocorrem ressignificações e emergência de novos símbolos que produzem contradições e outras disputas, como o exemplo do Hino à Negritude

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2019-08-14T08:21:41Z

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Wellington do Carmo Faria

Produtividade em obras: um estudo do processo executivo de argamassa projetada em Belo Horizonte, Minas Gerais

O presente estudo abordou a tecnologia da argamassa projetada para execução dos revestimentos. Buscou-se responder: Quais as vantagens técnicas e operacionais decorrentes do emprego da argamassa projetada? O objetivo do estudo foi demonstrar as etapas da projeção de argamassa com base em uma obra de construção de unidades habitacionais tida como estudo de caso. A metodologia utilizada se deu em duas fases: a primeira foi a realização da revisão teórica e a segunda fase consistiu na realização de um estudo de caso em uma obra localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais onde foram pesquisadas soluções relacionadas à argamassa projetada. Pode-se verificar no estudo de caso que o uso da tecnologia da argamassa projetada de fato agregou uma melhor logística na utilização do material (reduzindo o desperdício), na produtividade (relação m²/Hh - metro quadrado/ homem x hora) e uniformidade e qualidade do serviço. Concluiu-se que, a melhoria no desempenho do revestimento nas paredes com uso da argamassa projetada só é possível quando se trabalha a racionalização dos outros subsistemas da obra.

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2019-08-13T17:56:14Z

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Pedro Henrique Paes Leme

Discutindo o trabalho de crianças e adolescentes no Brasil: cursos de vida, sentidos da ação econômica e transmissão intergeracional

A alocação de tempo de crianças e adolescentes é motivo de ampla discussão na literatura acadêmica internacional, especialmente no que diz respeito à alocação de tempo em atividades produtivas. Este trabalho tem por objetivo contribuir no debate sobre os fatores historicamente associados ao trabalho de crianças e adolescentes no Brasil, trazendo à discussão linhas interpretativas de origens distintas a economia domiciliar, a teoria dos cursos de vida, e a sociologia econômica através do teste de hipóteses específicas derivadas. Do ponto de vista empírico, foram utilizadas todas as bases de microdados da PNAD Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar disponíveis entre 1988 e 2005, recortadas para a faixa etária entre 10 e 15 anos de idade. Destas bases de dados foram extraídas estatísticas descritivas, visando caracterizar diferenças e semelhanças entre o perfil dos jovens de acordo com as categorias de alocação de tempo apenas trabalho, conjugação entre trabalho e estudo, apenas estudo e nenhuma das duas atividades e estatísticas inferenciais, com a aplicação de um modelo de regressão logit multinomial, objetivando medir o nível de associação das crianças e adolescentes às categorias de alocação de tempo de acordo com variáveis específicas assumidas como proxy para o teste das hipóteses de trabalho. Os principais resultados demonstram a concentração crescente e, ao fim do período, quase exclusiva, do trabalho nesta faixa etária dentro da categoria estudo e trabalho; a alta associação do trabalho das crianças e adolescentes com o histórico familiar de trabalho na juventude; a crescente associação entre a existência de pais ocupados especialmente a mãe e a alocação de tempo dos jovens em trabalho; e a grande diferença no que tange à dinâmica de fatores historicamente associados à alocação de tempo na conjugação entre estudo e trabalho e apenas em trabalho. Entre as principais conclusões temos que este trabalho evidencia um fenômeno social que passou por profundas transformações no período analisado, o que implica na mudança constante na dinâmica dos fatores associados; além de demonstrar como o trabalho para esta faixa etária associa-se a uma gama de fatores muito diversa, entre eles especialmente a composição familiar, o histórico e a situação atual da família com relação ao mercado de trabalho e ao sistema educacional

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2019-08-12T02:48:03Z

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Murillo Marschner Alves de Brito

Política estadual de gestão de resíduos: uma análise do programa "Minas sem lixões"

O artigo analisa os resultados obtidos até 2013 pela política pública mineira denominada “Minas sem Lixões”. Criada em 2003 pelo governo de Minas Gerais, essa política consiste em uma série de medidas a fim de fomentar ações que busquem a erradicação dos espaços conhecidos como lixões e o fortalecimento de ações em prol da criação de aterros sanitários e formas adequadas de gestão dos resíduos sólidos produzidos pela população urbana mineira. Como forma de compreender melhor tais ações e seus resultados, analisar-se-á o programa “Minas sem Lixões” à luz do paradigma e das diretrizes legais das Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos e leis editadas em anos posteriores à implantação do programa.

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2022-02-11T12:34:20Z

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Rodrigo Almeida Magalhães Karine Aline dos Santos Ribeiro

Avaliação na Educação Infantil: formas e Instrumentos

Partindo do princípio que a avaliação é fundamental no processo de desenvolvimento da criança na Educação Infantil e acreditando que este estudo é relevante na medida em que o tema ainda é controverso nessa etapa da educação, tivemos como objetivo dessa investigação, contribuir para uma melhor compreensão dos processos avaliativos na Educação Infantil, identificando a forma como esta é concebida e desenvolvida no Instituto Infantil São José e propondo novas formas e instrumentos de avaliação. Optou-se pela pesquisa qualitativa, feita por meio da pesquisa-ação e para compreender o contexto da instituição, utilizou-se das ferramentas metodológicas: questionário e grupo focal. Como referencial teórico, a pesquisa partiu da legislação sobre o tema e dos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil que consideram a observação, o registro e a avaliação formativa como principais instrumentos da prática educativa. Outra fonte de pesquisa foram os estudos realizados por autores como Hoffmann (2000), Barbosa e Horn (2008). Essas autoras teorizam a necessidade da avaliação para o acompanhamento do desenvolvimento da criança e a reflexão sobre os instrumentos avaliativos utilizados para este registro. Este estudo procurou identificar a forma como as educadoras avaliam as crianças e os instrumentos utilizados por essas, considerando que a partir dessa análise foi possível a reflexão e sistematização dos registros avaliativos da instituição, partindo da observação e da utilização de diversos tipos de instrumentos para a avaliação, propiciando a construção de um olhar global sobre o desenvolvimento da criança na Educação Infantil.

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2019-08-12T10:08:21Z

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Lilian Zeferino Vieira da Fonseca

Metodologia de gestão de ativos para chave seccionadora 15 kV

Face ao ambiente de negócio do setor elétrico brasileiro, cada vez mais hostil à ineficiência operacional (causa de aumento de custos) e à gestão inadequada da qualidade e quantidade de informação fornecida, as concessionárias de energia elétrica sentem a necessidade de aperfeiçoar políticas de operação e manutenção, visando a redução de custos e maximização da disponibilidade e confiabilidade de seus equipamentos, princípios esses pregados pela Gestão de Ativos. Com a finalidade de implantar tais princípios, foi proposta, nesse trabalho, uma metodologia de gestão de ativos para o equipamento chave seccionadora, partindo do modo de falha aquecimento no contato, usando modelo matemático de aquecimento e vida útil do contato, a partir da medição de temperatura via inspeção termográfica, com parâmetros metrológicos associados, objetivando inferir o aumento da camada de óxido, além da determinação do risco técnico do ativo a partir do modo de falha supracitado associado ao risco de perda da função do equipamento. Foi caracterizada a influência do fenômeno de incremento de temperatura na formação da camada de óxido na superfície de contato, com aumento de temperatura na ordem de 30°C, tornando a degradação do componente mais severa, minimizando sua expectativa de vida útil e aumentando o risco de uma falha catastrófica. Tal fato leva a um risco econômico cujo valor de exposição financeira é negativo, em que postergar a intervenção é menos vantajoso que realizá-la, muito em função da importância do referido ativo em atividades de manobra e operação dentro do sistema elétrico de potência. A metodologia apresentada foi aplicada em 4 ativos da distribuidora, usando dados de inspeções termográficas, obtendo resultados de risco técnico, que comparados com outros critérios de criticidade apresentados na literatura, demonstrou uma assertividade mínima de 75 %, sendo que tal metodologia é baseada em critérios fundamentados em bases científica e metrológica.

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2019-08-14T16:27:52Z

Creators

Thiago Ferreira Querino

Proposta de Intervenção: Análise do plano de curso do técnico em análises clínicas da escola técnica em saúde Maria Moreira da Rocha ETSMMR

A formação do técnico em análises clínicas da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha - ETSMMR teve inicio no ano de 2005, com a oferta de turmas para servidores das secretarias estadual e municipal de saúde, nos municípios de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Este processo de integração entre ensino e serviço visa essencialmente a melhoria na qualidade da atenção à saúde, da formação profissional e da satisfação dos trabalhadores e deve ser realizado de forma coletiva, pactuada e integral entre estudantes, professores, trabalhadores e gestores (ALBUQUERQUE, 2007, p.2).

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2019-08-11T17:24:55Z

Creators

Leticia Pinto Hoffmann Cezarotto

Concreto protendido - vantagens e desvantagens dos diferentes processos de protensão do concreto nas estruturas: vantagens e desvantagens dos diferentes processos de protensão do concreto nas estruturas

Este trabalho visa à aplicação da protensão em lajes planas, através do desenvolvimento de novas técnicas construtivas e necessidade de soluções práticas na área da construção. Muitos estudos foram e estão sendo realizados com o intuito de se conhecer bem o comportamento de lajes protendidas, de forma a tirar o maior proveito, e com segurança, de suas possibilidades construtivas. Aqui faremos a comparação de dois métodos de análise, o processo convencional (laje com concreto armado) e as lajes com concreto protendido, aplicados em modelos de lajes planas, apresentando resultados numéricos. Visa também tentar sintetizar os princípios do dimensionamento e detalhamento de lajes em concreto protendido, sem grandes aprofundamentos teóricos,servindo como orientação resumida, porém objetiva, sobre o assuntoapresentando resultados numéricos e a comparação entre eles. Contêm, de forma sintética e clara, resultados e conclusões mais importantes, destacando-se os valores achados e a originalidade. Revela também a conveniência ou não de se usar um ou outro método de construção seja ele o convencional ou o de proteção. Objetiva, portanto apresentar aos empreendedores e aos projetistas, asvantagens e as desvantagens de cada processo, visando principalmente à utilização de tecnologia de ponta para obter melhores resultados e custos.

Year

2019-08-11T23:06:14Z

Creators

Sérgio Vannucci de Castro

Marmotas em vista (1849-1864)

No summary/description provided

Year

2022-05-30T12:12:11Z

Creators

Bruno Guimarães Martins

Administração estratégica da tecnologia e construção de aptidões tecnológicas estratégicas: um estudo de caso no setor eletro-eletrônico

Com o objetivo de avançar na compreensão de como a administração de tecnologia nas empresas contribui para a construção de aptidões tecnológicas estratégicas e, conseqüentemente, para a obtenção de vantagem competitiva, foi realizado um estudo de caso em uma empresa familiar brasileira do setor eletro-eletrônico, sediada em Contagem (MG), com histórico relevante de introdução de progresso técnico e bom desempenho de mercado. A pesquisa se desenvolve com base em modelo conceitual proposto pelo autor acerca da administração estratégica da tecnologia, que inclui aspectos relativos à estratégia tecnológica e às práticas de aprendizagem tecnológica empreendidas pela organização. A estratégia tecnológica é analisada a partir de três componentes básicos: a postura tecnológica, a seleção e o portfólio de tecnologias, e a sua integração com a estratégia geral da empresa. A dinâmica de aprendizagem tecnológica é desvendada a partir dos processos de criação, aquisição e desenvolvimento interno e/ou externo de conhecimentos bem como dos processos de socialização e codificação que envolve o compartilhamento e a disseminação desses conhecimentos. Foram avaliados e comparados alguns indicadores de esforço inovativo e seus impactos, tradicionalmente utilizados na literatura da área, que atestam a aptidão tecnológica da empresa estudada. Os dados foram coletados por meio de observação não-participante, pesquisa documental e entrevistas semi-estruturadas com gerentes e supervisores dos diversos departamentos da empresa. A análise de conteúdo possibilitou extrair da fala dos entrevistados os elementos que permitiram a compreensão das questões levantadas. Os resultados obtidos dão uma boa idéia das possibilidades abertas para as empresas que efetivamente decidam levar a sério o desenvolvimento tecnológico e que incluam a inovação como uma atividade estruturada e intencional do seu dia-a-dia. Mais ainda, mostra que é possível uma empresa genuinamente brasileira, que se utiliza basicamente de recursos próprios, estar na fronteira do desenvolvimento tecnológico em um setor intensivo em tecnologia. Indo de encontro à essência da abordagem teórica das Capacidades Dinâmicas, a organização demonstrou a sua capacidade de aprender de adaptar, de integrar e de reconfigurar apropriadamente o seu estoque de recursos e de competências internas ao mesmo tempo em que procura responder às exigências de um ambiente de negócios em constante mudança. A postura estratégica-tecnológica ofensiva e a diversidade de processos subjacentes de aprendizagem explicam como a empresa conseguiu, na prática, construir ao longo de sua história uma aptidão tecnológica consistente capaz de diferenciá-la dos seus concorrentes. Do ponto de vista teórico, o estudo contribui lançando luz sobre a relação entre a gestão do conhecimento, a aprendizagem organizacional e a administração estratégia na tentativa de explicar como as empresas podem criar e manter vantagens competitivas.

Year

2019-08-14T09:06:43Z

Creators

Leonardo Lemos da Silveira Santos