RCAAP Repository

Crescimento econômico e a distribuição da mão-de-obra entre os setores formal e informal no mercado de trabalho: teoria da evidência empírica para a economia brasileira

A discussão sobre crescimento permeia as mais diversas correntes do pensamento econômico. A hipótese dominante de que no longo prazo somente as condições de oferta são capazes de explicar esse fenômeno vem sendo contestada pelas linhas de pesquisa que atribuem papel essencial às condições de demanda, sendo que para essas correntes há um processo de retroalimentação em que a produtividade e a oferta de mão-de-obra afetariam a demanda agregada e esta teria impacto sobre as primeiras. Diversos trabalhos têm tratado empiricamente o impacto do crescimento sobre a produtividade e da produtividade sobre o crescimento, mas o impacto da oferta de mão-de-obra sobre o crescimento e vice-versa não tem sido tão abordado. Nesse sentido essa dissertação se propõe a investigar se existe tal relação para a economia brasileira, levando em conta uma característica marcante do nosso mercado de trabalho, qual seja, a grande presença de trabalhadores em situação precária no emprego. Assim o lado informal do mercado de trabalho atuaria como fornecedor de mão-de-obra para o setor formal o que contribuiria para o crescimento que por sua vez faria com que a formalidade (informalidade) aumentasse (diminuísse). Estima-se um modelo VAR e encontra-se a presença tanto de relação negativa entre as condições da demanda e o número de trabalhadores em situação precária no emprego, como uma relação positiva entre o número de trabalhadores no mercado formal e a demanda agregada.

Year

2019-08-11T06:02:40Z

Creators

Thiago Luiz Rodarte

O aprendiz de feiticeiro: Walt Disney e a experiência norte-americana nodesenvolvimento da expressão cinematográfica docinema de animação

Analisa a contribuição de Walt Disney e de seus colaboradores no desenvolvimento da expressão cinematográfica do cinema de animação, a partir da elaboração do panorama histórico, técnico e estético do filme animado. O período estudado abrange o início do século XX, na Europa, até o final da década de 1930, nos Estados Unidos da América, desde o surgimento das técnicas rudimentares de animação, com os seus descobridores e principais divulgadores, até os curtas-metragens animados pelos estúdios e realizadores norte-americanos das décadas de 1910 até 1930, principalmente Walt Disney, desde os anos iniciais de sua formação até 1937. Objetiva compreender e definir a influência e a participação dos principais nomes envolvidos no aprimoramento do desenho animado, principal técnica empregada pelos estúdios norte-americanos. Procurou-se manter uma seqüência cronológica, base para a análise de filmes representativos, considerados essenciais para o entendimento do desenvolvimento e das mudanças técnicas e estéticas na arte do filme animado. Examinaram-se filmes representativos produzidos nas primeiras quatro décadas do século XX, analisando algumas de suas principais inovações e confrontando as observações com as críticas de realizadores e estudiosos da história do cinema de animação. O foco principal da pesquisa é a transposição da linguagem clássica do cinema para a modalidade do cinema de animação, principalmente no desenho animado. Fato que se deu, com maior ênfase, a partir da série Silly Symphony, da Disney, alicerce para a elaborada revolução técnica e estética responsável pela experimentação e mudanças que possibilitaram o desenvolvimento dos longasmetragens de animação do estúdio. Por isso, a análise dedicada a esse período histórico da Disney é a chave para a compreensão do estilo de animação desenvolvido pelo estúdio e que se tornou um padrão de qualidade da indústria cinematográfica do filme animado. Dentre as considerações finais, destaca-se a necessidade de se propiciar uma melhor educação em artes visuais e audiovisuais, objetivando a formação de um espectador de filme animado mais consciente e esteticamente preparado para a fruição desta arte. A qual se evidencia como imprescindível quando se visa à formação de mão-de-obra especializada para o aprimoramento e expansão do cinema de animação do Brasil.

Year

2019-08-13T06:41:15Z

Creators

Wander Lucio Araujo Quintao

Prevalência e fatores associados à utilização de medicamentos potencialmente inadequados para idosos de um serviço de gerenciamento da terapia medicamentosa na atenção primária à saúde

Introdução: Os medicamentos potencialmente inadequados (MPI) podem causar mais riscos que benefícios e seu uso continua a ser frequente. Objetivos: Investigar o uso de MPI de acordo com os critérios de Beers entre idosos acompanhados em um serviço de gerenciamento da terapia medicamentosa (GTM) e descrever seus resultados clínicos e intervenções farmacêuticas. Cenário: Unidades Básicas de Saúde que oferecem o serviço de GTM. Métodos: Todos os idosos atendidos no serviço de GTM foram incluídos no estudo (n=389). Duas abordagens metodológicas foram desenvolvidas: (I) estudo transversal - identificou-se a prevalência de uso de MPI e fatores associados (univariada qui-quadrado de Pearson; análise multivariada - regressão logística); (II) análise prospectiva - foram descritos desfechos clínicos negativos potencialmente associados ao uso de MPI e intervenções farmacêuticas. Principal medida de desfecho: uso de MPI, desfechos clínicos negativos e intervenções farmacêuticas. Resultados: Prevalência de 48,3% de uso de MPI. Após análise multivariada, o uso de cinco ou mais medicamentos permaneceu independente e positivamente associado ao uso de MPI. Para 21,3% (n=57) dos MPIs, foi identificado um resultado clínico potencialmente negativo. Para a maioria deles (n=45; 78,9%), uma intervenção farmacêutica foi realizada para minimizar o dano ou interromper seu uso. Esse tipo de intervenção também foi o mais frequente dentre todas as intervenções (realizada para 64,2% dos MPIs). Conclusões: Foi detectada alta prevalência de MPI associada à polifarmácia. Uma proporção significativa de MPI apresentou desfechos clínicos potencialmente negativos e a maioria das intervenções farmacêuticas visou sua diminuição ou suspensão. Esses resultados mostram o potencial do GTM em reduzir o uso de MIP e a ocorrência de eventos adversos associados ao seu uso.

Year

2019-08-11T02:06:04Z

Creators

Ursula Carolina de Morais Martins

Literatura infantil: motivação na formação de leitores

Este trabalho buscou reconhecer a importância da literatura para o trabalho com crianças pequenas, e o que a prática de leitura de textos literários contribui para o desenvolvimento dessas crianças na educação infantil. Para que isso fosse possível, investigou-se a funcionalidade da literatura no processo de ensino-aprendizagem; bem como, o seu uso pelas professoras da educação infantil. Fez-se um estudo de teorias que proporcionasse entender como ocorre o desenvolvimento infantil e o significado da literatura enquanto recurso. Foi também revista a legislação específica para a Educação Infantil, Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que validou esta etapa como a inicial da Educação Básica. Procurou-se também observar as crianças e o envolvimento que tem ao trabalhar com elas a literatura infantil através do projeto Literatura infantil: Motivação na formação de Leitores, desenvolvido na Escola Municipal Prefeito Aminthas de Barros, em Belo Horizonte. A metodologia utilizada priorizou uma pesquisa bibliográfica intrínseca ao assunto, além de observação em uma sala de aula. Os dados foram coletados, selecionados e discutidos a luz da teoria estudada. Este se justifica no desejo de trabalhar o tema literatura Infantil diante da realidade profissional na qual se vivencia nas escolas hoje, pois enquanto professora regente de turma de educação infantil percebe-se o grande interesse da criança em ouvir histórias e folhear livros de literatura fazendo suas próprias leituras mesmo antes de serem alfabetizadas.

Year

2019-08-13T18:45:33Z

Creators

Shirley Margarida de Morais

Mestres/as negros/as: trajetórias na pós-graduação dos/as egressos/as do curso de formação pré-acadêmica Afirmação na Pós

O objetivo central desta pesquisa foi investigar a trajetória de negros e negras, egressos do curso de formação pré-acadêmica Afirmação na Pós, na pós-graduação. O curso Afirmação na Pós foi uma iniciativa de ação afirmativa que ocorreu durante os anos de 2012 a 2014, fruto de um consórcio entre a Universidade Federal de Minas Gerais UFMG e a Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG, em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica CEFET-MG, financiado por recursos da Fundação Ford, administrados pela Fundação Carlos Chagas. Nosso foco nessa investigação se dirigiu para as narrativas sobre as experiências vividas pelos sujeitos ao longo do curso Afirmação na Pós e ao longo do curso de mestrado, etapas que os levaram à realização de suas pesquisas e à defesa da dissertação. Nesse processo, analisamos as relações, as vivências, os deslocamentos e as tensões produzidos pelo ambiente nos sujeitos e pelos sujeitos no ambiente acadêmico para compreender de quais modos esses sujeitos vivenciaram seus percursos acadêmicos e como se deram suas trajetórias de produção do conhecimento na pós-graduação, espaço onde a população negra ainda é sub-representada (ARTES, 2013; 2016). Nosso referencial teórico centrou-se nas elaborações do campo de estudos sobre as relações raciais no Brasil em uma perspectiva crítica (MUNANGA, 2006; GUIMARAES, 1999; e CARVALHO, 2003, 2006, 2010), bem como em alguns construtos do pensamento social sobre o negro no Brasil dos séculos XIX e XX (Nina Rodrigues e Gilberto Freyre). Também utilizamos algumas análises teóricas acerca das Epistemologias do Sul (SANTOS, 2004; 2010) e analisamos, brevemente, a partir de Cury (2005), a política de implementação da pós-graduação brasileira. Esse escopo nos ajudou a desenhar e compreender o problema da reduzida presença de pessoas negras na pós-graduação. Nossa abordagem metodológica é qualitativa e, portanto, as principais fontes de dados foram: os formulários de inscrição e as cartas de intenções apresentadas para a seleção do curso Afirmação na Pós, os currículos Lattes, os resumos das dissertações produzidas pelos/as sujeitos da pesquisa e entrevistas narrativas (FLICK, 2009). Para analisar os formulários de inscrição, as cartas de intenções, os currículos Lattes e os resumos das dissertações utilizamos a análise documental (BARDIN, 1977). Para analisar as entrevistas, utilizamos a análise qualitativa em consonância com nosso referencial teórico (ALVES E SILVA, 1992). O processo de análise sobre a produção dos sujeitos destinatários da pósgraduação brasileira, à luz das discussões sobre raça e ciência como estruturantes na implementação da pós-graduação no Brasil, evidenciou que os construtos científicos sobre raça presentes nas teorizações de Nina Rodrigues e Gilberto Freyre, principalmente neste último, representam as estruturas de produção de um ideal universal de acesso à pósgraduação no Brasil. Estas estruturas promoveram e viabilizaram a produção de desigualdades no acesso à pós-graduação, pois privilegiaram um tipo de sujeito como sendo o sujeito da pósgraduação, delineado de forma universalista e abstrata nas políticas e legislações deste nível de ensino. Este sujeito, embora não nomeado racialmente, coincide com o grupo étnico-racial branco, predominantemente representado no espaço de produção do conhecimento. Considerando o caráter ambíguo deste espaço que, embora não nomeado racialmente, é construído a partir de um incisivo confinamento racial (CARVALHO, 2006), nossa investigação indicou que as trajetórias das mestras e mestres negros ocorreu em um ambiente estruturalmente racista, pois não foi projetado para contemplar diferenças étnico-raciais. Não obstante a estrutura segregativa, as trajetórias indicam que as ações afirmativas podem produzir a correção das desigualdades ao promover a entrada de negros e negras na pósgraduação e, assim, potencializar a capacidade de agência (BHABHA, 2013) dos mestres e das mestras entrevistados. Isso revela as possibilidades que os corpos negros, pouco presentes na pós-graduação, bem como os temas de investigações levadas a cabo, têm de instaurar tensionamentos e fissuras na estrutura acadêmica racialista e racista. Tais tensionamentos e fissuras ficam mais evidentes quanto mais os estudos realizados na pós-graduação estejam baseados em outras epistemologias de produção dos conhecimentos, como as epistemologias quilombolas, os estudos sobre juventude periférica e sobre as políticas da diferença.

Year

2019-08-10T23:34:00Z

Creators

Kelly Cristina Candida de Souza

Ultrassonografia na avaliação e no seguimento nutricional de pacientes críticos

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Year

2019-11-29T15:52:00Z

Creators

Camila Neves Rodrigues

Oficinas Interativas do Ambulatório/Rede Para Elas: uma prática de convivência “Entre Elas, Entre nós”

O presente trabalho tem como tema central a violência contra a mulher, focando no período pós-violência tendo em conta alternativas públicas e coletivas de apoio e fortalecimento de mulheres vítimas de violência. Nesse sentido, apresenta e analisa uma experiência de atuação junto às Oficinas Interativas desenvolvidas pelo Ambulatório Rede/ “Para Elas”, que integram o Projeto “Para Elas. Por Elas, Por Eles, Por Nós”. Esse Projeto, de âmbito nacional, é executado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com apoio do Ministério da Saúde. A proposta do estudo é analisar a história de vida, as vivências de violência e seu enfrentamento entre as mulheres acompanhadas pelo Ambulatório Rede/ “Para Elas”, com o objetivo de conhecer o significado que atribuem à violência e a percepção que elas possuem das oficinas. Além disso, objetivou-se também saber o que as motivava a participar das oficinas e abordar o potencial de promoção da qualidade de vida, da dimensão "convivência", em face à tendência de “isolamento" e "segregação" após vivências dessa natureza. A base teórica sobre a qual o estudo se assenta é a literatura sobre a violência em si, a violência contra as mulheres e a Teoria da Ação Comunicativa. Referências que tratam da dimensão conceitual de “oficinas”, oficinas interativas e a noção de convivência foram também utilizadas, assim como foi feita revisão de literatura relacionada à temática da promoção da saúde e promoção da saúde da mulher. A pesquisa de campo tomou como referência a frequência aos encontros e os depoimentos obtidos a partir de entrevistas realizadas individualmente. Tais entrevistas, conjugadas com a técnica de observação participante, foram os recursos metodológicos para a obtenção das informações/dados na realização deste estudo de abordagem qualitativa. A análise realizada permitiu concluir que as oficinas interativas (e também as "rodas de conversa" das quais as mulheres participavam semanalmente junto ao Ambulatório de Ginecologia do Instituto Jenny Faria de Andrade/Hospital das Clínicas/ UFMG) constituíram-se em espaços onde o acolhimento é possível e que, no limite, podem ser vivenciados como uma extensão da própria família. Motivadas pelo trabalho em artesanato, a produção de bijuterias e a realização de bazares, as mulheres participantes ampliaram a compreensão da ideia e da prática da violência, para além da violência física. As entrevistas e a experiência no seu conjunto revelaram que a vivência e a convivência marcadas por processos de escuta mútua podem produzir efeitos como o fortalecimento dos indivíduos participantes e redundar, por exemplo, na redução do uso de medicamentos. Em conclusão, embora a participação nesses espaços não seja a garantia para a não recorrência da violência e tampouco da violência velada presente nos contextos familiares associados, a convivência por meio das oficinas interativas contribuiu para a promoção da saúde, a prevenção da violência, o fortalecimento de vínculos e para o empoderamento das mulheres. Por fim, foi possível perceber o potencial da produção de saídas públicas e coletivas para a promoção da saúde e da qualidade de vida das mulheres participantes.

Year

2019-11-19T13:56:01Z

Creators

Sonia Lopes Siqueira

Avaliação institucional na ETSUS/SE: diretrizes para o desenvolvimento das ações

A avaliação educacional está divida em avaliação interna também conceituada autoavaliação, e avaliação externa. A avaliação interna deve ser um processo continuo onde a instituição constrói o conhecimento sobre sua própria realidade, visando através de suas atividades a melhoria da qualidade educativa e de maior relevância social. EstaProposta de Intervenção a ser aplicada na Escola Técnica de Saúde do SUS em Sergipe ETSUS/SE menciona a autoavaliaçao institucional como um processo sistematizado na medida em que é feita de forma planejada, porém sem reduzir-se a uma mera formalidade, mas utilizada como instrumento de gestão, para tomada de decisão. Porisso, enfatiza a necessidade de sistematizar, estruturar um processo avaliativo que na persecução da qualidade da educação, se insira no cotidiano do processo de trabalho como norteador das ações a serem desenvolvidas. Neste sentido, prioriza a atuação de todos os atores da instituição no processo avaliativo, objetivando transformar a práticapedagógica do seu cotidiano de trabalho. A metodologia utilizada procura firmar essa atuação que utilizando o método da abordagem da pesquisa-AÇÃO que oportuniza ao sujeito avaliar e ser avaliado numa construção coletiva, com perspectiva de transformação de sua realidade. Baseando-se no modelo de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior -SINAES, a proposta se desenvolve em três momentos: etapa de preparação, desenvolvimento e consolidação, com as respectivas atividades e ações pertinentes à sua concretização. Nessa afirmativa acreditamos que a Proposta aqui exposta norteando as ações pedagógicas e técnicas, contribuirá na melhoria da qualidade dos processos de trabalho da ETSUS/SE.

Year

2019-08-12T03:52:55Z

Creators

Elaine dos Santos Lima

A experimentação das vanguardas brasileiras no pós-guerra: conceito e materialidade

Sob a perspectiva da linha de pesquisa Preservação do Patrimônio Cultural, esta tese trata dos materiais e das estratégias técnicas empregadas na construção de pinturas de vertentes construtivas da vanguarda brasileira, realizadas ao longo da década de 1950, por artistas que atuaram no eixo Rio e São Paulo. O objetivo principal é analisar a materialidade e as especificidades técnicas exigidas pela proposta geométrica das linguagens concreta e neoconcreta na construção de obras de arte, considerando que o (re)conhecimento dos aspectos materiais e técnicos é imprescindível para a tomada de decisões que possam garantir a preservação dessas obras de arte moderna. Este estudo foi realizado a partir de um conjunto de vinte obras representativas dessas linguagens produzidas entre 1952 e 1961 pelos artistas Waldemar Cordeiro (1925-1973), Luiz Sacilotto (1924-2003), Judith Lauand (1922-) e Hermelindo Fiaminghi (1922-2004), integrantesdo grupo Ruptura, de São Paulo; e de Lygia Pape (1927-2004), Aluísio Carvão (1920-2001) e Hélio Oiticica (1937-1980),do grupo Frente do Rio de Janeiro, além de Willys de Castro (1926-1988), que se juntou a estes últimos em 1959, a partir do Movimento Neoconcreto. A metodologia da pesquisa, apoiada no campo da História da Arte Técnica, pressupõe a utilização das bases metodológicas da História da Arte e da Ciência da Conservação para a estruturação do conhecimento relacionado à tecnologia de construção das obras selecionadas. Assim, as observações e as análises feitas por meio do cruzamento entre a análise formal e os exames científicos – sendo estes estruturados a partir de estudos organolépticos, documentação científica por imagem e análises físico-químicas feitos, respectivamente, pelas equipes do Laboratório de Ciências da Conservação (LACICOR) e do Laboratório de Documentação Científica por Imagem (iLAB), ambos vinculados ao Centro de Conservação e Restauração (CECOR) da Escola de Belas Artes da UFMG –, associadas aos estudos históricos provenientes da pesquisa historiográfica e do levantamento em arquivos de artistas disponibilizados, permite uma visão ampliada do objeto artístico a partir da percepção indissociada entre conceito e materialidade. Além desta base metodológica, a pesquisa contemplou a realização de entrevistas com Judith Lauand – uma das expoentes do movimento concreto ainda viva –, bem como com um elenco de pessoas que tiveram a oportunidade de conviver com os artistas selecionados. Assim, por meio do compartilhamento de suas memórias e registros, estas entrevistas puderam elucidar questões ainda pouco conhecidas, como aquelas relativas ao uso de materiais e emprego de técnicas que configuraram o processo de produção e de criação de cada artista em ateliê. O caráter inédito desta tese está vinculado à metodologia transdisciplinar, pois, ao acessar as obras pesquisadas a partir da História da Arte Técnica – campo de conhecimento inovador na área de Ciência da Conservação –, enfocando a relação condicional entre o processo de criação, a condição estética e a tecnologia de construção, amplia as relações intrínsecas entre a materialidade e o conceito das obras de arte. Da mesma forma, o estudo das obras de arte desse período a partir da conexão entre os conceitos artísticos expressos no circuito artístico e a tecnologia de construção das obras realizadas expande o princípio de aproximação para com o objeto artístico, contribuindo a uma ação curatorial e de conservação subsidiada. O recorte temporal estabelecido para este estudo compreende a década de 1950, considerando o impacto do processo de industrialização e de modernização na sociedade brasileira, a partir do pós-guerra, no sistema das artes, aliado ao estabelecimento dos paradigmas da Arte Concreta e Neoconcreta produzidas no Brasil por meio dos movimentos artísticos.

Year

2020-01-14T12:56:18Z

Creators

Maria Alice Honório Sanna Castello Branco

Prevalência e caracterização de eventos adversos em idosos com dor lombar durante um ano: estudo Back Complaints in the Elders- BACE

Introdução: A população de idosos no Brasil tem crescido significativamente nos últimos anos e estes apresentam problemas de saúde complexos, associados a maior fragilização e incapacidade como a dor lombar, muito prevalente nesta população - e estão suscetíveis a ocorrência de eventos adversos como quedas, hospitalização, maior prevalência de intercorrências clínicas e morte, elevando os custos com o atendimento de saúde desta população. O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência destes eventos adversos em uma amostra de idosos com queixas agudas de dor lombar. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo observacional, longitudinal, com acompanhamento de um ano. O presente estudo é derivado do estudo Back Complaints in the Elders no Brasil (BACE-B), sob o parecer de nº ETIC 0100.0.203.00-11. No decorrer de um ano de acompanhamento, os idosos foram avaliados quanto à ocorrência ou não de eventos adversos de saúde e seus principais motivos, por meio de ligação telefônica. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva, por meio de medidas de frequência e de tendência central dos dados. Resultados: Foram incluídos no presente estudo 322 participantes, com média de idade de 68,65±6,93 anos. Entre os participantes do estudo, 31,9% apresentaram pelo menos uma queda, 44,9% relataram intercorrências ao longo de um ano e 15% relataram terem sido hospitalizados neste período. Conclusão: Os idosos com queixa aguda de dor lombar possuem características similares aos idosos da população em geral no que se refere a prevalência de eventos adversos de saúde, mas não nos motivos de internação.

Year

2019-08-09T14:49:07Z

Creators

Natalia Reynaldo Sampaio

Avaliação ecotoxicológica por Aliivibrio fischeri de amostras contaminadas com sulfato de gentamicina e norfloxacino brutas e tratadas

Uma grande quantidade de fármacos de diferentes classes é consumida anualmente em todo o mundo. Essas substâncias químicas, uma vez dispostas ou excretadas, tanto em sua forma original quanto em forma de metabólitos, muitas vezes permanecem estáveis após tratamentos convencionais ou mesmo avançados. A ecotoxicologia aquática é uma ciência que surgiu para dar suporte no enfrentamento dos problemas de contaminação dos corpos d'água por compostos tóxicos, como fármacos. O objetivo desse trabalho foi de avaliar a análise ecotoxicológica por Aliivibrio fischeri de efluentes sintéticos brutos e tratados contaminados com sulfato de gentamicina e norfloxacino. Os tratamentos contemplados durante a pesquisa foram o biológico; por radiação UV; por H2O2; por UV/H2O2; por Fenton homogêneo e por foto-Fenton. O efluente bruto de norfloxacino a 15 mg/L é tóxico, já para o sulfato de gentamicina a 100 mg/L apresenta hormesis. Dentre os tipos testados de tratamento biológico, o mais eficiente é o que utiliza biomassa proveniente de reator UASB, seguido do Biodigestor Anaeróbio e, por último, Lodos Ativados. Quanto aos testes ecotoxicológicos, pode-se dizer que o reator UASB e Biodigestor Anaeróbio são suficientes para eliminar a toxicidade dos antibióticos, mas o processo por Lodos Ativados gera efluentes tóxicos. As análises ecotoxicológicas com amostras tratadas por H202 esclarecem que não há toxicidade remanescente, embora a eficiência de remoção dos fármacos seja baixa. Com relação ao tratamento por UV, ele é eficiente na degradação dos fármacos, porém apenas após longo tempo de reação. Além disso, não ocorre a mineralização completa dos antibióticos e ambas as amostras apresentam-se tóxicas. Já através do método por UV/H2O2, observou-se remoções de até 100% do norfloxacino e 90% do sulfato de gentamicina. Entretanto, em função da formação de subprodutos de degradação nocivos, ambas as amostras apresentam-se tóxicas após realização desse tratamento. Os experimentos otimizados por reagente de Fenton homogêneo proporcionaram degradações médias de 55% e 59% em termos de COT e UV/VIS, respectivamente, para o norfloxacino e de 82% em termos de COT para o sulfato de gentamicina. O tratamento foi eficiente na eliminação da toxicidade do norfloxacino, porém gerou um efluente tóxico a partir do sulfato de gentamicina. Com relação ao tratamento otimizado por foto-Fenton, embora seja mais eficiente na remoção dos fármacos que o tratamento por Fenton, gera amostras mais tóxicas, sobretudo no caso do sulfato de gentamicina.

Year

2019-08-12T01:24:17Z

Creators

Raquel Sampaio Jacob

Labeling and classification of breads, biscuits and toasts sold as wholegrain in Brazil

The objective of this study was to evaluate the labeling and classification of breads, biscuits and toasts declared as wholegrain and to compare them. The cross-sectional and descriptive study was carried in Uberaba, in 2016. Products sold in five supermarkets were classified as processed or ultra-processed according to the NOVA system, which considers the industrial processing employed. The Pan American Health Organization Nutritional Profile Model was used to classify products with excessive amounts of critical nutrients. The products were evaluated for the carbohydrate:fiber ratio recommended by the American Heart Association. A total of 147 products were analyzed: 99 biscuits, 36 breads and 12 toasts. The average number of ingredients in the formulations was 17.3±5.4, so that 100% of the products were classified as ultra-processed. The majority, 64.6%, did not present wholegrain flour as the first ingredient. The declaration of supplementary nutritional information on dietary fiber was present in 49% of the products and 100% complied with the mandatory requirements. Despite that, 53.7% presented excessive levels of sodium and 22.4% and 56.5% had excessive levels of total and saturated fat, respectively. For the criterion of carbohydrate:fiber ratio, 38.7% had a ratio of ≥10:1, mainly biscuits, which is undesirable. All biscuits, breads and toasts sold as "wholegrain" were ultra-processed, with excessive sodium content (breads and toast in general) and fats (most biscuits). Wholegrain flours only accounted for 35.4% of the products and half of the toasts, and most of the biscuits (66.7%) could not be considered a source of fiber.

Year

2022-04-08T22:02:13Z

Creators

Sarah Morais Senna Prates Natália Adan Sabion Juliana Sampaio Nespolo Luciene Alves Lucilene Rezende Anastácio

Doentes renais crônicos em acompanhamento pela equipe mulitiprofissional do centro HIPERDIA MINAS polo de TEÓFILO OTONI MG

A DRC é definida classicamente como uma anormalidade da estrutura ou função dos rins, presentes por mais de três meses consecutivos e com implicações para a saúde e qualidade de vida da pessoa, sendo as duas principais causas da DRC a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabetes Mellitus (DM). Embora os critérios para o diagnóstico de DRC estejam agora bem mais claros, a proporção de pacientes com DRC em estágio avançado vistos pela primeira vez por nefrologista ainda é inaceitável. O diagnóstico precoce e o encaminhamento imediato para o especialista são etapas essenciais no manuseio desses pacientes, pois possibilitam a educação pré-diálise e a implementação de medidas preventivas que retardam ou mesmo interrompem a progressão para os estágios mais avançados da DRC, assim como diminuem morbidade e mortalidade. Os portadores de DRC, dos 32 municípios da região do Vale do Mucuri e Jequitinhonha são atendidos no Centro Hiperdia Minas (CHDM) em Teófilo Otoni, desde Julho de 2013, sendo uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). De Agosto/2013 a Junho/2015 o programa já confirma 589 pacientes com DRC acompanhados. O CHDM tem como missão coordenar a estruturação da Rede de Atenção à Saúde da população portadora de Hipertensão Arterial, Doenças Cardiovasculares, Diabetes Mellitus e Doença Renal Crônica em Minas Gerais, por meio de sistema regionalizado e integrado de ações em saúde. O objetivo deste estudo é elaborar um projeto de intervenção tendo em vista a identificação do perfil da assistência prestada aos Doentes Renais Crônicos pelo Centro Hiperdia Minas - CHDM do Polo de Teófilo Otoni MG. Espero que a Matriz SWOT, ferramenta de gestão que será aplicada neste projeto interventivo, possa levar a equipe multiprofissional do CHDM a fazer uma reflexão crítica e criteriosa através dos prontuários dos pacientes de DRC, identificando quais são suas forças e fraquezas no ambiente interno e suas oportunidades e ameaças no ambiente externo. Podendo então, ao fim da proposta interventiva, serem identificados com precisão os desafios a serem trilhados pela equipe e os avanços obtidos até o presente momento.

Year

2019-08-09T17:09:56Z

Creators

Múrcia Ramos Moreira

A organização dos tempos escolares

O presente trabalho apresenta a análise sobre os tempos escolares da escola Municipal Professor Daniel Alvarenga, de Belo Horizonte, gestão democrática, comunidade do Bairro Jaqueline, conjunto Zilah Spósito. Sobretudo, tomadas de decisões para a construção do Projeto Político Pedagógico da escola, esse trabalho vem apresentar uma reflexão sobre a necessidade dos tempos coletivos para planejamento, avaliação e construção da gestão democrática. Por fim, trata-se da reflexão sobre a importância dos tempos coletivos sob o prisma da gestão democrática.

Year

2019-08-11T00:19:40Z

Creators

Claudia Marcia Caetano da Conceição

Desenvolvimento de um aparelho portátil para quantificação e reabilitação da força da língua humana

A força da língua é avaliada rotineiramente pelos fonoaudiólogos devido à sua importância para realização das funções orofaciais. No entanto, tal avaliação é realizada de maneira qualitativa, de acordo com a experiência clínica do profissional. O objetivo deste trabalho foidesenvolver um protótipo de um aparelho portátil para medição da força de protrusão da língua que possa complementar a avaliação clínica qualitativa realizada pelos fonoaudiólogos. O aparelho desenvolvido é constituído por um bocal de material termomoldável que se adaptaà arcada dentária de cada indivíduo; três peças fabricadas em epóxi sendo uma peça base, um fixador e um aplicador; e um sensor do tipo resistivo. A peça base encaixa-se no centro do mordedor e fornece suporte para o sensor. O fixador prende o sensor na peça base. Oaplicador compreende um prato aplicador, que fica em contato com a língua sendo o local onde esta realiza a força e um pino aplicador que se encaixa no prato aplicador. Durante as medições, o indivíduo empurra o aplicador com a língua com a força máxima e este pressionao sensor. Um software, desenvolvido em plataforma MatLab, mostra os valores de força em tempo real e registra os gráficos de força ao longo do tempo. A força de protrusão foi medida em 20 indivíduos (10 homens e 10 mulheres) com idades ente 20 e 33 anos. Todos os participantes receberam classificação de força adequada de língua na avaliação qualitativa realizada por três fonoaudiólogas. Para cada participante foram realizadas três medições com duração de 10 segundos e com intervalos de um minuto. Após as medições os participantesresponderam um questionário sobre presença de desconforto ou dificuldade de realização em alguma das três medições. Os valores de força obtidos neste estudo foram semelhantes aos valores descritos em outros estudos da literatura. Os valores médios de força média foram19,4 N no sexo masculino e 13,8 N no sexo feminino e de força máxima foram de 24,9 N no sexo masculino e 18,0 N no feminino. Os valores de força média e máxima da língua foram estatisticamente maiores em indivíduos do sexo masculino em comparação ao sexo feminino.Alguns indivíduos relataram cansaço lingual durante e/ou após as medições. Indivíduos que não relataram cansaço tiveram um aumento significativo de força nas sucessivas medições. O gráfico de força ao longo do tempo revelou que o perfil de força da maioria dos indivíduoscompreende um pico de força gerado no primeiro segundo da medição seguido por uma região de decaimento. O aparelho desenvolvido permitirá aos fonoaudiólogos realizar um diagnóstico mais preciso da força da língua e o acompanhamento dos pacientes observandoquantitativamente a força adquirida no decorrer da terapia. Além disso, o aparelho é pequeno e leve, fácil de transportar, ideal para atendimento em domicílio e pode ser empregado, também, para reabilitar a força da língua.

Year

2019-08-13T20:04:54Z

Creators

Renata Maria Moreira Moraes Furlan

Singer, Korsgaard e o estatuto moral dos animais não humanos

O objetivo da presente tese é fazer uma análise comparativa entre as propostas de Peter Singer e Christine Kosgaard na defesa dos animais não humanos, assinalando as principais contribuições e dificuldades de cada uma delas. De Singer, tomei como base o livro Ética Prática, trabalhando a ideia do Princípio da Igual Consideração de Interesses e a crítica feita por ele ao especismo. De Korsgaard, a referência principal foi o livro Fellow Creatures: our obligations to the other animals, a partir da qual trabalhei as ideias de fim em si mesmo e de empatia, estendidas aos animais não humanos. A tese tem, portanto, dois momentos: a exposição do pensamento de Singer, como um pioneiro na defesa dos animais, e a exposição da perspectiva de Korsgaard, com foco tanto nos questionamentos que ela dirige ao utilitarismo, quanto na questão da sua “fidelidade” ao pensamento kantiano. Um dos pontos centrais de um possível debate entre as duas teorias é o tema da (in)comparabilidade de valores, ou seja, o questionamento do lugar a partir do qual os seres humanos podem avaliar os interesses dos animais, levantado por Korsgaard. Não obstante, o trabalho mostra que, em suas consequências práticas, os dois autores mais se aproximam do que se distanciam. Finalmente, quanto às dificuldades de construir uma defesa dos animais a partir de um ponto de vista kantiano, pretendo enfatizar que Korsgaard, apesar de não se manter muito fiel às suas raízes, mesmo assim oferece boas intuições na defesa dos animais. Singer e Korsgaaard advogam, igualmente, em favor dos interesses dos animais, são atentos à satisfação de suas preferências e admitem que temos obrigações morais não especistas para com eles.

Year

2021-07-26T12:28:57Z

Creators

André Luís Gonçalves

Transporte limpo: uma proposta de compensação do carbono emitido pelos carros alugados e táxis de Betim através do reflorestamento da mata ciliar de córregos e nascentes de Serra Negra/Betim MG

A mudança global do clima é um dos mais importantes desafios do século XXI. Há fortes evidências científicas de que o aumento da temperatura se deve ao aumento da concentração de determinados gases na atmosfera. Uma das formas de contaminação do ar é provocada pela emissão de gases tóxicos gerada na combustão de veículos automotores, que emitem óxido de nitrogênio, monóxido e dióxido de carbono, dióxido de enxofre, derivados de hidrocarbonetos echumbo, responsáveis por 40% da poluição atmosférica nas grandes cidades. A compensação de gases emitidos pelas atividades antrópicas tem-se tornado uma opção relevante e com aplicação diversa. Uma das formas existentes de compensação é o reflorestamento de uma áreaconsiderada degradada, recuperando suas características e tornando-a mais próxima do natural possível. Além desta recuperação do ambiente o plantio de árvores serve como fonte de remoção de gases de efeito estufa compensando assim as emissões das atividades humanas. Na regional norte de Betim existe uma área rural rica em potenciais sócio-ambientais. É a região de Serra Negra, considerada pelo plano diretor de Betim como área de grande relevância ambiental e paisagística pela sua disponibilidade hídrica. As principais ameaças antrópicas sobre esta região são a pecuária, a mineração, o conflito de terra, a erosão e o desmatamento da mata ciliar. Todos esses fatores indicam a necessidade de políticas que visem o beneficiamento das famílias de baixa renda local através do uso sustentável das matas para mantê-las preservadas e evitando o assoreamento dos mananciais hídricos. Desta forma, este trabalho teve como objetivo propor um projeto que irá compensar o carbono emitido pelos carros alugados e táxis de Betim através do reflorestamento da mata ciliar de córregos e nascentes de Serra Negra/Betim MG. Como resultados apresenta-se a área de estudo, o método de divulgação da proposta, a proposta elaborada com seus objetivos, metodologias e resultados esperados além de seu monitoramento e avaliação.

Year

2019-08-10T05:25:40Z

Creators

Aline da Costa Rodrigues Pereira

Ultilização de cobertura com iodóforo no tratamento de feridas criticamente colonizadas/infectadas

Esta pesquisa objetivou investigar a eficácia das coberturas com iodóforo na cicatrização de feridas criticamente colonizadas/infectadas e identificar os riscos do uso de coberturas com iodóforos no tratamento de feridas. Trata-se de uma revisão integrativa que reúne e sintetiza resultados de estudos sobre um tema ou questão, para aprofundar o conhecimento do tema investigado. A revisão foi realizada nas bases de dados LILACS, BVS, PubMed, com estudos publicados no período de 2004 a 2014, após análise de critérios de inclusão foi obtida uma amostra de 02 artigos, sendo um estudo de coorte e o outro um ensaio clinico randomizado controlado. A revisão integrativa permitiu constatar que o cadexômero de iodo é eficaz no tratamento de feridas criticamente colonizadas/ infectadas, proporcionando condições favoráveis ao processo de cicatrização, redução dos sinais de infecção e diminuição de carga bacteriana, sendo indicada para o tratamento de feridas crônicas criticamente colonizadas/ infectadas. Quanto a segurança os achados sugerem que o enfermeiro deve utilizar a cobertura com iodóforo abordada no estudo, desde que ressalvadas as contra-indicações, pois seu uso ainda está muito associado a efeitos adversos, sendo necessária maior cautela em sua utilização. Diante do exposto pode-se afirmar que o produto tem resultado positivo quanto a cicatrização, porém torna-se necessário o desenvolvimento de mais estudos que abordem segurança e cicatrização em feridas de diferentes etiologias.

Year

2019-08-14T17:30:56Z

Creators

Alessandra Caroline dos Santos Silva