RCAAP Repository

Voluntáriado Religioso: Uma análise da Revista Adventista (1982-2018)

O presente estudo descreve o desenvolvimento histórico da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), assim como aborda as tendências em relação ao voluntariado religioso adventista brasileiro. Mais especificamente, analisa as tendências apresentadas na Revista Adventista (RA) sobre voluntariado religioso (1982-2018), em busca de citações correlativas sobre o tema, visando mensurar, identificar e avaliar o desenvolvimento dos voluntários religiosos adventistas brasileiros. A discussão ocorreu a partir de uma análise documental, com abordagens quantitativa, qualitativa e bibliográfica, buscando-se discutir como está registrado esse e os demais descritores correlativos na RA. A pesquisa apresentou esse contexto histórico de diferenças, entre fraquezas e oportunidades, e assim buscou clarificar a importância do uso do termo “voluntariado” e o seu papel necessário para a história do desenvolvimento da IASD nas últimas décadas. Com base na análise desenvolvida, são levantadas algumas inquietações em relação aos desafios do voluntariado religioso adventista brasileiro, entre as quais destacam-se necessidades de envolvimento pessoal, busca de atuação em alcance global, estruturas flexíveis, parcerias ativas e comunicação transcultural intencional, assim como reflexão acadêmica mais aprofundada sobre o assunto.

Concepções de Filosofia em cursos de Pedagogia: análise de Projetos Pedagógicos

A pesquisa investigou concepções de Filosofia em cursos de Pedagogia no Brasil, a partir de Projetos Políticos Pedagógicos de quinze universidades brasileiras, três de cada região do país, uma particular, uma federal e uma estadual. A seleção dos cursos considerou aqueles que obtiveram maior nota no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), durante os anos de 2005, 2008 e 2011. De forma tácita, considerou-se relevante e rigorosa a avaliação do Enade, por isto, supôs-se a qualidade implícita dos referidos cursos. Se a Filosofia é importante e a legislação educacional fundamenta esta asserção, desde a Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96 ou as Resoluções do Conselho Nacional de Educação/CP, de número 1 e 2, de julho de 2015, respectivamente, o problema da pesquisa consistiu na pergunta: que concepções de Filosofia os cursos de Pedagogia das universidades brasileiras assumem como base de seus Projetos Pedagógicos de Curso? O objetivo da pesquisa consistiu no exame dos Projetos das quinze instituições selecionadas, no sentido de esclarecer as concepções filosóficas explícitas ou tácitas presentes neles. Para isso, houve busca documental nos portais das universidades e procedeu-se à análise das propostas pedagógicas. O material selecionado foi lido e categorizado nos seguintes termos: (i) Filosofia e formação crítica; (ii) Formação dialética do professor; (iii) Filosofia e formação para a autonomia. As categorias foram construídas à luz de clássicos do pensamento pedagógico, Marx e Dewey, bases epistemológicas comuns aos cursos estudados. Os resultados apontaram que os cursos assumem concepções críticas filosóficas em suas matrizes curriculares, no sentido de consolidar uma formação para a transformação social. A presença da Filosofia nos cursos não se reduz à dimensão legal, mas, configura uma concepção de formação que aponta para o perfil do estudante que deseja construir-se, isto é, um professor rigoroso em sua formação, que tenha capacidade de compreender as forças dialéticas da formação docente e das políticas educacionais. Do ponto de vista da estrutura curricular dos cursos, todos contemplam a Filosofia como disciplina, seja a geral ou a Filosofia da Educação. Os conteúdos dos planos curriculares apresentaram clássicos do pensamento filosófico, mas, muitos comentadores. Portanto, pode-se depreender das análises documentais que, sobretudo, as disciplinas relacionadas à filosofia, na tentativa de apresentar diferentes perspectivas filosóficas usaram fundamentações teóricas por meio de manuais didáticos, tornando superficiais as perspectivas que objetivaram apresentar. Além desses manuais, foi percebida também a presença de autores que defendem a perspectiva histórico crítica como sustentação dos cursos, embora os projetos apontassem para perspectiva plural de formação. Evidenciou-se, portanto, que as concepções filosóficas oriundas da perspectiva histórico crítica têm muita influência sobre os cursos de Pedagogia analisados, entretanto, a necessidade em rever os Projetos Pedagógicos se faz necessária, pois na medida que objetivam uma formação crítica e consciente é necessário antes que se proporcione conhecimentos teóricos outros que possibilitem ao professor autonomia na tomada de decisão sobre sua própria prática.

O desenvolvimento da linguagem oral: possibilidades a partir de um jogo de regras

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Year

2022

Creators

Mello, Tânia Mara dos Santos

Escola, Comunidade e Psicologia: Desencontros e Encontros

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Year

2022

Creators

Pereira, Mariana Lemos Maia

Formação profissional na escola de enfermagem Wenceslau Braz : o ensino do cuidar em curso de graduação em enfermagem

Este trabalho está inserido na Linha de Pesquisa Avaliação Institucional . Teve como objetivos conhecer as concepções de cuidar em Enfermagem, identificar as estratégias utilizadas para o ensino do cuidar, refletir sobre a responsabilidade da disciplina Noções Fundamentais de Semiologia na construção do cuidar em Enfermagem e, também, compreender a lógica utilizada na escolha de recursos metodológicos para o processo do ensino do cuidar. Os sujeitos da pesquisa foram quinze docentes com formação acadêmica e profissional em Enfermagem da Escola de Enfermagem Wenceslau Braz. Optamos por privilegiar a investigação, tendo como suporte teórico-metodológico a abordagem qualitativa, na qual delimitamos os dados obtidos em três categorias construídas a priori para elaboração da análise: Concepções de Cuidar em Enfermagem, Princípios Pedagógicos no Ensino do Cuidar e o Papel das Disciplinas na Formação Profissional . Constatamos que quanto à concepção de cuidar em Enfermagem, os docentes encontram-se divididos entre a visão tecnicista, humanista e a de transição. Os que defendem a concepção humanística continuam valorizando a racionalidade técnica. Chegamos à conclusão de que precisamos resgatar na Enfermagem uma educação centrada na humanização do cuidado, através da reorganização do trabalho pedagógico.

O leitor-exercitante: uma aproximação entre Paul Ricoeur e os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola

A presente pesquisa propõe demonstrar que existe uma relação dialógica entre a filosofia hermenêutica de Paul Ricoeur, em sua noção de texto e a categoria de mundo do texto, com a mistagogia dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola (EE) que se dá mediante um método próprio de leitura e contemplação dos textos bíblicos. A filosofia hermenêutica ricoeuriana atesta que a leitura dos textos auxilia numa nova configuração da vida do leitor, provocando um mundo de possibilidades o qual, o texto, o convida a entrar. Este é o mundo do texto que é apropriado pelo leitor, que o ajuda a configurar sua própria identidade, se entendendo melhor. Sob essa ótica, procuramos analisar os Exercícios Espirituais a partir da experiência mística e humana vivida pelo seu autor, Inácio de Loyola, ou seja, sua mistagogia que virou escrita. Compreendendo a originalidade e a finalidade dos EE, bem como sua dinâmica interna e metodológica, percebe-se que os Exercícios Espirituais propõem elementos para uma leitura e interpretação de si, diante do mundo do texto bíblico. Desta forma, o leitor (no sentido ricoeuriano) e o exercitante (leitor-orante, no sentido inaciano) estariam buscando a mesma coisa por métodos diferentes; realizando uma mesma atividade interpretativa, ou seja, lendo a própria vida usando técnicas e métodos semelhantes (a leitura), porém, por óticas diferentes, a saber, uma filosófica e a outra espiritual, mas as duas dentro de um contexto existencial. Portanto, é na leitura que se realiza a hermenêutica. É na linguagem narrativa em que se faz a leitura de si. E se interpretação é hermenêutica, é justamente aqui que empregamos a filosofia de Ricoeur do mundo do texto, numa aproximação dialógica com os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola.

Year

2022

Creators

Lima Junior, Pedro Barbosa

Egressos do ProUni de uma Universidade do Interior do estado de São Paulo do ano de 2008 até o ano de 2016: trajetórias de ex-bolsistas do Programa Bolsa Família

Esta pesquisa analisou a situação de ex-bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) do Governo Federal brasileiro que frequentaram curso de educação superior em uma Universidade do interior do Estado de São Paulo, graduados a partir do ano de 2008 até o ano de 2016. Em sentido complementar, objetivou compreender a importância conferida à graduação na educação superior e à participação no ProUni dos ex-bolsistas em relação à melhoria ou não de suas vidas, bem como um olhar mais específico para aqueles com famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família (PBF). A pesquisa está baseada nas respostas disponibilizadas por 274 alunos graduados que responderam ao questionário disponibilizado no Google Docs. Entre as conclusões da pesquisa destacou-se os esforços pessoais para a superação da situação de vulnerabilidade social e econômica por meio da trajetória acadêmica, que pelas referências consultadas nos permite pensar em ineditismo ao utilizarmos o referencial dos beneficiários do PBF em conjunto com o do ProUni. Incentivados por uma política pública afirmativa, os egressos expuseram a importância dos programas destinados a quebra do ciclo da miséria. Mostrou-se no estudo a evolução pessoal, profissional e social obtida pelos integrantes do grupo pesquisado que, diante das dificuldades, multiplicaram os resultados de suas trajetórias de forma positiva, ocorrência nem sempre observada em seus progenitores. Notou-se no grupo do PBF, com maior vulnerabilidade, a percepção de maior participação percentual de negros e pardos, grupos com mais dificuldades sociais. Nestes grupos as dificuldades de colocação laboral em atividades formais foram maiores, o que valoriza os resultados pessoais na obtenção de melhor situação econômica. Os egressos do PBF dedicaram-se às licenciaturas em percentual maior do que o grupo somente ProUni, multiplicando as transformações conquistadas com o trabalho docente. Também os cursos escolhidos pelos egressos na educação superior se mostraram coerentes com os rumos profissionais escolhidos, onde se priorizou a vocação antes da legitimação social por meio da graduação. A desejada evolução social e econômica ocorreu naturalmente após o desenvolvimento acadêmico. A satisfação dos egressos PBF também foi maior que dos egressos apenas ProUni. Mesmo com maiores dificuldades a serem superadas e condições de vidas iniciais menos favorecidas, o grupo de beneficiários PBF mostrou maior satisfação e realização de seus objetivos. Este texto visa contribuir com a compreensão sobre a importância dos programas que facilitam a inserção dos indivíduos na educação superior para a quebra do ciclo intergeracional da miséria e a elevação da população vulnerável economicamente a melhores patamares sociais.

Year

2022

Creators

Borges, Renato Gonçalves

Os benefícios da realidade aumentada no auxílio à reabilitação de pacientes com a doença de Parkinson: revisão sistemática da literatura

A doença de Parkinson (DP), é uma grave doença neurodegenerativa, causada pela morte progressiva das células nervosas produtoras de dopamina, desencadeando assim, alterações motoras importantes. Uma vez que a reabilitação desses indivíduos é prolongada, cabe ao fisioterapeuta propor condutas que, além de promover benefícios funcionais, também deve motivar e instigar os pacientes. Nesse sentido, a realidade aumentada (RA), é uma nova tecnologia que vem sendo utilizada na fisioterapia para auxiliar no tratamento. Sendo assim, o presente trabalho objetivou analisar os benefícios da RA, no auxílio ao tratamento fisioterapêutico de indivíduos com a DP. Para isso, foi realizada uma busca bibliográfica em bases de dados online, obtendo assim, dois estudos, os quais foram contemplados a este trabalho. O primeiro utilizou como dispositivo de RA o Google Glass, identificando que, além da melhora funcional, o estudo com a nova tecnologia foi viável de ser realizado, a conduta foi aceita pelos participantes e é um procedimento seguro. Por sua vez, o segundo, que utilizou um dispositivo de RA com estímulos audiovisuais, encontrou melhora em parâmetros motores, diminuição na frequência de freezing e maiores benefícios em pacientes com a doença em estágios mais avançados. Além disso, a RA parece ser uma tecnologia viável de ser implementada tanto no tratamento em clínicas, com a supervisão de fisioterapeutas, quanto no ambiente domiciliar, com orientações prévias e acompanhamento. Ela parece gerar efeitos funcionais e cognitivos imediatos aos seus usuários e pode ser utilizada a partir de diferentes tipos de dispositivos e softwares. Ademais, essa tecnologia também vem sendo estudada na reabilitação de indivíduos com outras patologias, como em pós Acidente Vascular Encefálico e também em idosos saudáveis. Áreas da Tecnologia da Informação vem ampliando os estudos sobre o desenvolvimento de plataformas e protótipos de RA para a reabilitação, com propostas para validações futuras. Por fim, a utilização da RA na reabilitação de indivíduos com a DP proporciona benefícios funcionais e cognitivos aos pacientes, é motivador e desejável aos usuários, porém são necessários mais estudos clínicos que comprovem esses achados.

Year

2021

Creators

Halim, Jéssica de Siqueira Merhy, Kemle Caroline

O imaginário de adolescentes sobre o esporte: um estudo psicanalítico

Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Year

2022

Creators

Rodrigues, Letícia Molina

Reflexos nos olhos do dragão: uma saga da relação homem-natureza a partir das narrativas de dragão

O dragão sobrevoa a humanidade desde a Idade Antiga, ele faz parte de mitos e histórias do Ocidente e Oriente, Antigo e Novo Mundos, rastejou pela cultura de sociedades que supostamente nunca se encontraram, da asteca à chinesa, da nórdica à hinduísta. Para Smith (1919, loc 1980), o dragão vem refletindo os medos e aspirações da humanidade por mais de cinquenta séculos, pois desenvolveu-se com a própria civilização. Esta disseração analisa a representação de dragões notáveis de diversos períodos e observa que existe um paralelo entre o imaginário acerca dos dragões e a relação do homem com a natureza.

O coordenador pedagógico como mediador de práxis docente em escolas de educação e de tempo integral

Este estudo objetiva apresentar a pesquisa sobre o trabalho do coordenador pedagógico como mediador da práxis docente em escolas municipais de educação e de tempo integral em uma cidade do interior do estado de São Paulo. A relevância dessa pesquisa encontra sua gênese no âmbito das reflexões e discussões acerca da identidade desse importante profissional escolar em um contexto tão específico quanto o de educação e de tempo integral. Para o estudo, objetivou-se especificamente: i) conhecer e analisar o projeto de educação integral em tempo integral e compreender o seu processo de implantação nas escolas do sistema de ensino municipal de Indaiatuba/SP; ii) conhecer e analisar a documentação que embasa o trabalho pedagógico nesses contextos; iii) entender a atuação do coordenador pedagógico sob a perspectiva da mediação da práxis docente e iv) compreender a mediação da práxis docente na perspectiva dos coordenadores pedagógicos. A metodologia qualitativa adotada pela pesquisa foi o estudo de caso, por focar um aspecto recorrente e presente nos três contextos pesquisados. A pesquisa de campo envolveu a observação participante na rotina de trabalho desses profissionais, bem como a entrevista semiestruturada com cada um. Os estudos bibliográficos realizados mostram que esse recorte temático requer amplitude e discussão, dando ênfase à reflexão acerca da identidade e da práxis dos profissionais que compõem a equipe gestora em escolas de educação e de tempo integral. O resgate das experiências já vivenciadas na história da educação brasileira e também das perspectivas teóricas que já tomaram para si esse modelo faz-se importante para a contextualização e compreensão das realidades pesquisadas. Por certo, o coordenador pedagógico, como um dos principais atores do contexto educacional, tem papel decisivo na implantação de escolas de educação e de tempo integral. Entretanto, para isso, ele precisa ser conhecedor dos pressupostos que balizam a proposta, bem como compreender os limites e as possibilidades que a realidade apresenta, como condições fundamentais para prováveis mudanças que possam ser trazidas por essa política. Compreendeu-se, por meio dos dados coletados ao longo do caminho percorrido, que as professoras coordenadoras sujeitos deste estudo se identificam com o papel de mediadoras da práxis docente, porém, sentem-se que suas ações são limitadas por alguns fatores, tais como: pouco tempo de experiência na função de professoras coordenadoras e também nas escolas de educação e de tempo integral; existência de Proposta Político Pedagógica insuficiente para esse modelo educacional em específico; rotina repleta de emergências impeditivas de uma práxis que construa o processo de ensino e de aprendizagem baseado na formação integral das novas gerações. Esta pesquisa mostra a necessidade de se construir um conhecimento direcionado aos contextos representativos do modelo de educação e de tempo integral, refletindo acerca do papel de seus gestores, coordenadores e professores tendo como baliza o documento que estrutura o sistema educacional como um todo: a Proposta Político Pedagógica exclusiva para esse modelo.

Year

2022

Creators

Pattaro, Rita de Cássia Ventura

Um prédio, três cidades: a biografia urbana do edifício Diederichsen, Ribeirão Preto (1930-1990)

Este trabalho é um estudo sobre a relação dialética entre arquitetura e urbanismo, sendo o estudo de caso, o Edifício Diederichsen localizado na cidade de Ribeirão Preto. O período de estudo é delimitado pela mudança economica da cidade após a crise de 1929, que contribuiu para a construção do edifício e o início de medidas preservacionistas na cidade de Ribeirão Preto, datada da década de 1990. Defendemos, que ao longo dessas seis décadas, a cidade se conformou baseada em três ideais diferentes de cidade: a primeira a cidade modernista ; a segunda, a cidade da crise do modernismo; e a terceira, a cidade contemporânea. Correlato à essas cidades temos três apreensões simbólicas do Edifício por parte da sociedade de Ribeirão Preto: Primeira, o prédio como sinonimo de progresso; segunda, o prédio como sendo algo obsoleto; terceiro, como memória da cidade.

Year

2022

Creators

Leonardo, Laís Fernandes

Simulação e otimização de um processo

A otimização de processos impacta positivamente na redução dos custos de investimentos, de custo de produção, realizando mais com menos. Com a crescente demanda das empresas para cada vez reduzirem seus gastos, a tendência é o incentivo a melhoria contínua nos processos industriais e comerciais. O propósito da otimização de processos é de eliminar etapas redundantes, assim cria-se uma necessidade para previsão de eventos críticos e antecipação através de ações corretivas para aperfeiçoar um processo. Os softwares de simulação de processos de fluxos de materiais permitem a modelagem de processos, auxiliando o planejamento de produção através de visualizações gráficas, fluxo de peças dentro da simulação, ocupação das máquinas e produção total. Neste trabalho, a simulação analisa a cadeia de produção com um produto apenas, depois a linha com dois produtos realizando setup e em sequência a linha com três produtos. Para a última simulação, onde a demanda não é atendida, é feita a proposta de otimização da linha através da substituição do dispositivo de reposicionamento por um scanner 3D.

Encontros narrativos com mães, pais e bebês na transição para a parentalidade

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

Planejamento e gestão de APAs: a Serra dos Cocais em Valinhos – SP

Esta dissertação expõe a pressão sobre uma Área de Proteção Ambiental conhecida como Serra dos Cocais em Valinhos, em decorrência dos processos de expansão urbana, buscando compreender as tendências desta ocupação e os desafios para preservação de bens de interesse ambiental nestas condições. A pesquisa parte de um levantamento de outras APAs em condições semelhantes na base do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, para compreender o contexto da adoção desta modalidade. Em seguida, foram estudados outros instrumentos de planejamento urbano e ambiental previstos no Estatuto das Cidades, incluindo o Tombamento de Bens Naturais e a sua pertinência em relação ao caso da Serra dos Cocais. Posteriormente, foi feita a caracterização da própria Serra, considerando sua legislação incidente, um levantamento por fotos aéreas das tipologias de ocupação, que pudessem apontar dinâmicas de ocupação. Por fim, o acompanhamento das discussões da revisão do Plano Diretor e da regulamentação da APA da Serra dos Cocais caracteriza o atual embate em relação ao futuro do local.

Avaliação do processo de autorregulação de desempenho escolar de alunos do 5º ano do ensino fundamental

Uma das grandes preocupações dos profissionais da área da educação é o insucesso escolar. Apesar do empenho das políticas educacionais e dos investimentos feitos nos últimos anos, o país ainda se encontra abaixo do esperado frente aos efeitos das aprendizagens escolares. Estudos na área apontam para a grande dificuldade de interpretação das crianças que não entendem o que leem, não leem o que escrevem e não pensam antes de escrever, além de apresentarem baixo desempenho no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e por consequência encontram dificuldades de aprendizagem em diversos conteúdos escolares. Apesar dos esforços governamentais, os alunos continuam a apresentar níveis elevados de insucesso escolar. O que educadores, pais e sociedade de maneira geral podem fazer para minimizar essa situação? Pesquisas realizadas nesse enfoque apontam a importância na promoção de competências autorregulatórias em escolas, com a finalidade de aumentar os níveis de desempenho escolar dos alunos. Um dos caminhos apontados em pesquisas internacionais indica a urgência na adoção de programas que promovam a autorregulação da aprendizagem de forma mais significativa. Além dos elementos apontados, considera-se importante a compreensão de fatores que possam contribuir para o sucesso escolar, respondendo questões relacionadas à como os alunos constroem seus processos de autorregulação, como promover uma avaliação mais justa por parte dos professores e uma autorregulação mais eficaz por parte dos alunos. A presente pesquisa tem como objetivo geral avaliar a implementação de um projeto para alunos do Ensino Fundamental que promove a construção de estratégias autorregulatórias e a relação com o processo de autorregulação e desempenho escolar, tendo como objetivos específicos: i) avaliar as contribuições do projeto para a melhoria dos processos de autorregulação e de estudo; ii) verificar se há a relação entre os processos de autorregulação adquiridos pelos alunos no transcorrer do projeto e o rendimento escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em diferentes avaliações. Participaram da pesquisa 256 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e uma orientadora pedagógica. Foram utilizados quatro instrumentos para a coleta e também análise de documentos como o: Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (IPAA); resultados da avaliação externa da Secretaria de Educação (Amda) e entrevista com uma orientadora pedagógica, além do acompanhamento e a observação de campo pela pesquisadora que participou dos encontros pedagógicos durante o projeto. Dentre os autores que balizaram a pesquisa destacamos Hadj, Zimmerman, Zabala, Luckesi, Freitas, Rosário entre outros. Os dados indicaram que a intervenção com os processos autorregulatórios assume papel fundamental como procedimento didático auxiliador no ganho de autonomia estudantil dos alunos participantes. o acompanhamento do projeto o ensino de estratégias autorregulatórias aos alunos durante o ano de 2013 por meio dos do projeto As Travessuras do Amarelo possibilitou e favoreceu maior organização e tempo nos estudos, autonomia, atenção e concentração nas tarefas, poder de resolução de obstáculos, entre outros aspectos destacados pelos participantes. Os resultados do instrumento IPAA indicaram uma mudança estatisticamente significativa quando comparados o início do projeto com o final. Os resultados indicam que o desenvolvimento de projetos com foco na autorregulação pode auxiliar o processo de aprendizagem. Por fim, recomendamos a necessidade de novos estudos com foco no Ensino Fundamental.

Year

2022

Creators

Oliveira, Sylvia Bernadete Alves Salgado

Gravidez de fetos malformados: um estudo psicológico com casais

Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas

Year

2022

Creators

Gasparini, Eliane Verginia Rovigatti

Construção da escala de Projetos de Vida para Adolescentes (EPVA)

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

Year

2022

Creators

Gobbo, Jessica Particelli