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Análise comparativa dos resultados do emprego da lasercupuntura e ILIB no controle da ansiedade no tratamento odontopediátrico
Ansiedade e medo são fenômenos de aspectos psicológicos ou psicossomáticos que podem ocorrer durante o atendimento na odontopediatria, gerando tensão e nervosismo em graus variados que podem gerar dificuldade ou mesmo recusa ao atendimento odontológico. Um estudo comparativo entre laseracupuntura e ILIB no controle da ansiedade no tratamento odontopediátrico foi o objetivo desse estudo. Oitenta e quatro crianças entre 5 e 13 anos foram selecionadas da Clínica Infantil da Faculdade de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e divididas aleatoriamente em três grupos: CT (n=27): crianças que passaram por simulação da aplicação do laser nos pontos de acupuntura, VG 20, PC6 e ppression point; ILIB (n=25): crianças que foram submetidas à aplicação do laser intravascular no sangue (ILIB)sob artéria radial com 60 J de energia, comprimento de onda 660 nm e potência de 100 mW/cm 2 por 10 minutos e LAC (n=32): crianças que foram submetidas à laseracupuntura nos pontos de acupuntura VG 20, PC6 e oppression point nos parâmetros do laser com 4 J de energia, comprimento de onda 810 nm, potência de 4 mW/ cm 2 , densidade de energia 142 J/ cm 2 e spot de saída de 0,028 cm 2 , por 40 segundos em cada ponto. Antes e após a intervenção e do tratamento odontológico, foram aplicadas as Escalas Visual Analógica (EVA) e de Ansiedade Dentária de Corah (CR) e mensuradas a frequência cardíaca (FC), saturação de oxigênio (SAT) e o cortisol salivar (CS). A amostra apresentou comportamento não paramétrico e foi aplicado o teste de Wilcoxon com nível de significância de 5%. O ILIB e a LAC acarretaram em redução significante da frequência cardíaca após o tratamento (p=0.0012 e 0.0042, respectivamente) e após a aplicação da escala de Corah, pode-se observar que não houve alteração da ansiedade nas crianças (p=0.1213 e 0.6115, respectivamente). No grupo CT, não houve diferença significante entre os parâmetros avaliados com exceção da escala de Corah que apresentou aumento significante após o tratamento (p=0.0285). Pode-se concluir que o ILIB e a laseracupuntura podem ser alternativas para o controle da ansiedade durante o tratamento odontológico.
2022
Rangel, Celia Rachel Guimarães
Praças do interior paulista: estudos de casos nas cidades de Ribeirão Preto e Monte Alto / SP
Os espaços públicos urbanos tem sido objeto de estudo freqüente, porém pouco tem se voltado para o espaço da praça. A praça é um local de grande valor histórico, cultural e de interação social sendo fundamental na configuração urbana. O trabalho de tema Praças do Interior Paulista: estudo de casos nas cidades de Ribeirão Preto e Monte Alto / SP, pretende discutir a relação das praças em situações concretas do território, diante de suas diferentes racionalidades, globais e locais, sistêmicas e cotidianas, visando o maior entendimento das realidades dos espaços públicos na contemporaneidade. Para se conhecer a praça, com seus sistemas de objetos e de ações, foi necessário investigá-la diante das diferentes instâncias sociais, abrangendo a economia, a cultura e o espaço. Assim, foram estudadas as praças de bairros centrais, bairros sub-centrais consolidados, condomínios fechados e na periferia, em cidades de médio e pequeno portes do interior Paulista.
2022
Dizeró, Joselle Davanço
Gestão do transporte coletivo público de Campinas e a pouca mobilidade das populações de baixa renda
Este trabalho teve como objetivo oferecer elementos que ajudem na melhoria dos serviços de transporte coletivo público, voltados para cidadãos das camadas sociais mais pobres e que vivem em um território com nível precário de urbanização. Para isso, realizou-se um estudo de caso da Região do Campo Grande, em Campinas. Procurou-se conhecer a história do município, do desenvolvimento do transporte coletivo na região e do órgão gestor encarregado de cuidar do sistema de transporte coletivo. Apesar desse sistema ter como marco inicial a fundação da ferrovia em 1872, a gestão do transporte público ficou relegada a um segundo plano por mais de um século, pois somente em 1980 foi criada a Setransp (Secretaria Municipal de Transportes), e a empresa gestora do transporte Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) só surgiu em 1989. Uma avaliação crítica mostrou uma diminuição da mobilidade da população de baixa renda, causada pelo custo da tarifa do transporte coletivo. Assim ficou evidente que a Emdec, uma empresa pública, precisa exercer um papel mais efetivo em relação a essa comunidade carente, que mais precisa do ônibus e que, a cada dia, fica mais distante deste meio de transporte.
2022
Viana, Roberto
Emancipação feminina sob autoridade masculina: aspectos religiosos e sociais das mulheres assembleianas no Brasil
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Rocha, Aretha Beatriz Brito da
Propriedades psicométricas do Defensive Style Questionnaire 40 (DSQ-40) para a população prisional
Trata-se do estudo das propriedades psicométricas do Defensive Style Questionnaire-40 (DSQ-40) para a população prisional. Discute-se inicialmente, a relevância da utilização de medidas psicológicas válidas e precisas no contexto prisional, segundo uma perspectiva de reintegração psicossocial. Os conceitos de psicologia positiva, resiliência e defesas são utilizados como fundamentação teórico-epistêmica. Discute-se, a seguir, a utilização de instrumentos de medida das defesas como um meio de aferir as formas através das quais os sujeitos lidam com as demandas da realidade. Enfatiza-se a utilização do DSQ-40, que além de ser de fácil aplicação e correção, apresenta características psicométricas satisfatórias, segundo estudos nacionais e internacionais com diferentes amostras. O instrumento é um questionário de tipo self-report, com 40 itens desenvolvidos para avaliar os derivativos conscientes dos mecanismos de defesa; objetiva identificar o estilo característico de como as pessoas lidam, consciente ou inconscientemente com seus conflitos, segundo o pressuposto de que são capazes de comunicar com precisão seus comportamentos. O DSQ-40 avalia 20 defesas, divididas em três fatores: maduro, neurótico e imaturo. O instrumento foi aplicado a uma amostra de 271 presidiários (208 homens e 63 mulheres) reclusos em três unidades prisionais localizadas nos Estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo. A precisão do instrumento foi estimada através do coeficiente de correlação de Pearson; os resultados indicaram que somente o fator imaturo apresentou estabilidade temporal. A consistência interna do instrumento foi aferida através do coeficiente alfa de Cronbach e da correlação média dos itens, mas somente o fator imaturo apresentou valores significativos (α = 0,80). A validade convergente foi estimada segundo o coeficiente de correlação de postos de Spearman, tendo sido utilizado como critério a Escala de Resiliência (n = 46). Para o estudo da validade discriminante utilizou-se a Escala de Avaliação de Sintomas EAS-40 (n = 38). O estudo de validade de construto foi realizado através do procedimento de análise fatorial segundo o método de análise dos componentes principais e rotação varimax. Foram obtidos três fatores interpretáveis (25,98% da variância): fator imaturo, fator maduro e fator neurótico. Do ponto de vista estrutural (itens que compõem cada fator) os resultados são muito semelhantes aos obtidos no estudo brasileiro com amostra clínica, para a adaptação do instrumento para o português. Dez defesas apresentaram carga fatorial satisfatória (superior a 0,30) no fator imaturo, duas no fator maduro e três no fator neurótico. Os resultados sugerem a necessidade de modificações e adaptações nos itens que medem as defesas neuróticas e maduras, no sentido de procurar ampliar os respectivos coeficientes de fidedignidade e de validade de constructo.
2022
Galvão, Luís Fernando
Critérios de Progresso em Psicoterapias de Crianças na avaliação de psicoterapeutas
Apesar de largamente praticadas, as psicoterapias de crianças contam com um volume bastante reduzido de pesquisas empíricas para a avaliação de sua eficiência. Os estudos disponíveis abarcam uma variedade de temas entre os quais incluem: aspectos do vínculo terapêutico, planejamento da psicoterapia, critérios de indicação, papel dos pais, concepção e aplicabilidade da psicoterapia, instrumentos de avaliação infantil, terapias alternativas, entre outros. Quanto às pesquisas de processos terapêuticos são ainda mais raras e restritas a alguns estudos de casos, nem sempre sistematizados. Este trabalho procurou fazer um levantamento junto a psicoterapeutas de crianças brasileiros, de várias abordagens teóricas, sobre os critérios que consideram relevantes para aferir progresso, tanto dentro da sessão como no ambiente externo segundo o relato da família ou da escola. Os terapeutas foram contatados via e-mail ou tiveram acesso à pesquisa no site de seus respectivos conselhos regionais de psicologia e responderam a um questionário com itens compostos por critérios de mudança positiva, presentes na literatura. A amostra foi composta por 154 terapeutas que fazem atendimento psicoterápico de crianças, destes 89 % são do sexo feminino, com maior concentração de psicoterapeutas na região sudeste e sul (42% e 39%) e com uma média de 11 anos de experiência em psicoterapia infantil. Quanto à abordagem teórica, a maioria era de psicanalistas (50%), seguidos de psicodinâmicos (27%), Comportamental-cognitivistas (19%), Humanista (12%) e 5,% de outras abordagens (análise transacional, junguiana, psicodrama e sistêmica). Os critérios de mudança nas sessões, considerados muito relevantes pela maior parte da amostra foram: 3- Demonstra, por meio de jogos e brincadeiras, seus conflitos (78%); 5- Dá demonstrações de confiança no terapeuta (74%); 2- Fala sobre seus medos (67%); 10- Estabelece uma comunicação afetiva com o terapeuta (67%). Em situações externas às sessões (conforme relato dos pais/ou escola), foram considerados critérios muito relevantes pela maioria da amostra: 1- Apresenta melhora nos relacionamentos com familiares (pais, irmãos, avós) (85%); 3 - Apresenta melhora nos relacionamentos com colegas de classe e professores (78%); Demonstra interesse em novas atividades (ex. jogos, esportes, música, dentre outros) (62% ); 11- Admite seus erros (60%).A Análise de Correspondências Múltiplas (ACM), envolvendo os critérios de mudança na sessão de psicoterapias de criança e a abordagem teórica do participante, sugeriu que, apesar das diferenças teóricas as abordagens valorizam na sessão: a expressão lúdica, a autonomia, a tolerância à frustação sempre em um clima de confiança que é estabelecida através de uma comunicação afetiva com o terapeuta. E fora da sessão de acordo com relato dos pais ou da escola os itens considerados de maior relevância foram aqueles que contemplaram uma melhor expressão da criança, conseguindo se interessar por outras atividades e uma melhora no relacionamento com as pessoas de seu convívio e principalmente com sua família. Estes critérios comuns nos remetem à abordagem integrativa em psicoterapia, principalmente a vertente dos fatores comuns. Isto é, apesar das diferenças entre as abordagens teóricas, os psicoterapeutas parecem se apoiar em critérios semelhantes para interpretarem a mudança em psicoterapias infantis.
2022
Guimarães, Lilian Pereira de Medeiros
Interfaces entre a fenomenologia da vida, o abstracionismo e a arquitetura
Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Mauri, Bianca
A PUC-Campinas: as mudanças institucionais narradas por seus docentes mais velhos
O estudo realizado insere-se na área da Educação e articula à linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professores. A pesquisa realizada teve como objetivo recuperar, com base nos relatos de professores mais velhos em atividades docente na PUC-Campinas, informações que pudessem contribuir para a história dessa instituição educacional em tempos mais remotos. Com esse intuito, foram adotados procedimentos metodológicos derivados da História Oral, sendo efetuadas entrevistas com cinco docentes mais antigos. Após seleção prévia, quatro grandes eixos foram tematizados a partir das entrevistas: mudanças nas formas de ensinar e mudanças que ocorreram na sala de aula; a estrutura da Universidade em relação ao ensino, pesquisa e extensão; a Relação da Universidade com o município de Campinas e região; Movimentos dentro da Universidade. Os depoimentos produzidos permitiram uma abordagem de natureza qualitativa consubstanciada na apresentação, análise e interpretação das informações disponibilizadas com os relatos docentes. Pudemos constatar com o estudo que momentos críticos e decisivos para compreendermos com maior acuidade a história da PUC-Campinas estavam consistentemente elaborados nos relatos dos docentes entrevistados, e que, sobretudo, há por parte deles um nível de consciência e de reflexão teórica inegavelmente respaldada pela atuação e vivência, o que permitiu para os fins do conhecimento a respeito dos grandes temas apreciados contar com uma lucidez bastante profunda. Por outro lado, exatamente pela densidade das apreciações feitas, algumas implicações e questões mais críticas puderam ser percebidas com a interpretação possibilitada, como o problema da adequação de valores, intuitos e propósitos presentes nas diretrizes estabelecidas com o projeto de uma instituição de natureza confessional e comunitária como a PUC-Campinas frente aos desafios colocados por uma organização social e culturalmente diversa na atualidade.
2022
Canciam, Rogerio
O processo de consciência em um movimento de trabalhadores na luta pela saúde
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp
2022
Silva, Daniel Luca Dassan da
Pré-fabricação de sistemas leves em situação de fragilidade socioespacial
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Rosa, Valdemir Lúcio
“As Travessuras do Amarelo”: a autorregulação da aprendizagem em um projeto com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Faria, Ana Paula
Estresse e enfrentamento das consultas odontológicas por pré-adolescentes e adolescentes
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
2022
Porkate, Eliza Cristina
Tecnologia sustentável no controle de pragas na cafeicultura e citricultura
Não recebi financiamento
2022
Pontin, João Carlos
Sensor para detecção de variação de tensão para redes de baixa tensão utilizando redes sem fio IEEE 802.11
O crescente avanço tecnológico permitirá uma transformação no setor elétrico, até então pouco modificado desde a sua implantação, no entanto, este cenário tem se modificado principalmente pelo crescimento da geração de energia através de matrizes renováveis. O conceito Smart Grid tem propiciado grandes modificações principalmente nas redes de distribuição básica com a inserção de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), possibilitando monitoramento e controle mais efetivos da rede elétrica, e até mesmo possibilitando a integração entre a Geração, Transmissão e Distribuição de energia. A utilização de sensores inteligentes e dispositivos de automação e controle ainda permitirá a redução de erros em tomadas de decisão causadas por falhas humanas, ainda muito comuns no setor. A qualidade do fornecimento de energia elétrica é tópico atualmente bastante explorado e de grande importância para as concessionárias que estão preocupadas em melhorar a qualidade do produto entregue a seus consumidores. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um sensor de variação de tensão para redes de baixa tensão utilizando redes sem fio WI-FI 802.11, estes, são fenômenos que estão presentes nas redes elétricas e afetam o fornecimento de energia tanto a consumidores industriais como a consumidores residenciais, contudo é de grande importância que dispositivos inteligentes sejam desenvolvidos de forma a integrar-se à rede de distribuição para a coleta de dados. O principal objetivo é desenvolver um sensor de baixo custo para identificação e registros destes fenômenos. Para comunicar-se com o sistema supervisório, os sensores utilizarão uma estrutura de telecomunicações sem fio, IEEE 802.11, baseado em tecnologia Wi-Fi urbana, desta forma os dados serão enviados a uma Central de Monitoramento informando eventuais falhas captadas pelos sensores.
2022
Santos, Alan Henrique Ribeiro dos
A desumanização do sistema penitenciário feminino
Este trabalho tem como objetivo analisar as peculiaridades femininas dentro do sistema penitenciário; como a gravidez. Também se propõe apresentar dados acerca do crime de tráfico de drogas, sendo este o maior causador do aprisionamento feminino. Nesse sentido, busca-se analisar o abandono causado pelos seus familiares e a exclusão por parte da sociedade quando uma mulher se envolve criminalmente, seja qual for o motivo. Além disso, o trabalho busca trazer a visão da transexualidade feminina através de relatos retirados de documentários que apontam como é a vivência das mulheres transexuais aprisionadas, bem como os motivos que as levaram até lá. Por fim, busca-se compreender que todo esse contexto de exclusão social contribui para afastá-la do instituto da ressocialização, tendo em vista que ao final de seus cumprimentos de pena, essas mulheres se encontram carentes de qualquer apoio que possa auxiliá-las a não retornarem para suas vidas criminosas.
2021
Gomes, Giovana de Aquino Calasso Corrêa
Alzheimer: stress e qualidade de vida de cuidadores informais
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Horiguchi, Adriana Satomi
Influência da Ocupação Urbana no Escoamento Superficial: Estudo de Caso em Piracicaba -SP
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Granziera, Leonardo da Silva
Vivências cotidianas de mães de crianças enuréticas
Este estudo visa investigar, conhecer e descrever as vivências cotidianas de mães de crianças enuréticas, considerando: os cuidados diários com os filhos, as vivências emocionais da mãe e da família, o tipo de ajuda procurada, as dificuldades encontradas na ajuda aos filhos e os aspectos sociais envolvidos. A técnica utilizada para a coleta dos dados foi a entrevista clínica. A análise foi qualitativa, tendo como suporte o referencial psicanalítico. A pesquisa foi realizada com uma população de baixa renda em Campinas/SP. Os resultados mostram que a enurese confirma-se como um fator desconfortável, que gera estigmas sociais e familiares, prejudicando o desenvolvimento psicossocial da criança. Contudo, não é o principal alvo de preocupação das mães com os filhos, sendo o assunto central a apreensão quanto à sobrevivência básica da família. Dentre os conflitos percebidos nas mães, com relação à enurese, estão: a sensação de mal estar que a urina provoca, a experiência de enurese na infância, a dificuldade na relação com os filhos, problemas conjugais e familiares. Além desses aspectos, existe uma angústia quanto à figura de mãe, havendo uma fantasia de ser uma mãe boa ou má. Os mecanismos de defesa utilizados são: projeção dos aspectos considerados como hostis, negação e cisão, dissociação e polarização dos afetos. A dinâmica psíquica inconsciente percebida nas mães pode gerar uma conduta inconsistente em suas atitudes com os filhos, pois são punitivas e impacientes em algumas ocasiões, ou tolerantes e permissivas em outras, o que faz com que a criança, por sua vez, tenha dificuldades de internalizar a noção de limites. Este tipo de conduta pode interferir no desenvolvimento emocional da criança, reforçando assim a enurese. É necessário acolher e orientar essas mães, para que elas se organizem melhor e aprendam a reconhecer suas limitações e conflitos, a fim de ajudar os filhos a lidar com as suas dificuldades. A pesquisa mostra a necessidade de ações preventivas e de promoção da saúde, que sejam adaptadas a essa população.
2022
Oliveira, Jena Hanay Araujo de
Adolescentes e uso problemático de substâncias psicoativas: história e projeto de vida
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
2022
Afonso, Renan de Morais
Procedimentos e materiais que visam a melhoria do clima sociomoral e autorregulação: um estudo em uma sala do 2º ano do ensino fundamental
Moralidade pode ser compreendida como regras de conduta que caracterizam as imposições e proibições que uma pessoa coloca sobre si. Mas para que a pessoa possa definir quais as melhores formas de ser e de agir é preciso que ela se desenvolva moralmente. A moral necessita de um trabalho pessoal, cultural e social, não é construída de modo solitário, leva-se em conta elementos históricos e culturais. Assim, a escola é um ambiente favorável para se estudar e compreender a construção, evolução e inferência do desenvolvimento moral. As condições ideais para que haja o desenvolvimento moral é um bom clima sociomoral. Pressupõe-se que as práticas realizadas dentro da escola serão favoráveis a um ambiente moralmente equilibrado que possa favorecer o desenvolvimento da autonomia. Uma boa estratégia a ser utilizada é considerar os conceitos da autorregulação da aprendizagem, a qual consiste basicamente em um processo no qual os sujeitos estabelecem objetivos que norteiam suas aprendizagens e tentam controlar e monitorar suas cognições, motivação e comportamentos. A presente pesquisa teve por objetivo investigar, em um processo colaborativo entre pesquisador e docente, o uso de procedimentos e materiais que contribuam para a melhoria do clima sociomoral e das práticas pedagógicas relacionadas com a construção da moralidade e autorregulação. E por objetivos específicos: (a) identificar quais são os procedimentos e materiais propícios para a melhoria do clima sociomoral que a professora utiliza no cotidiano de uma turma 2º ano do ensino fundamental e como eles são utilizados no cotidiano pedagógico; (b) examinar, juntamente com a professora desta turma, os procedimentos e materiais disponibilizados e os modos pelos quais as crianças interagem com eles; (c) planejar conjuntamente com a professora, a construção de novas práticas morais, incluindo livros infantis, estimulando a participação ativa das crianças; (d) registrar a utilização destas novas práticas no cotidiano escolar; (e) verificar, juntamente com a professora, os modos pelos quais as crianças utilizam estes novos procedimentos e materiais, levando-os a construção da autonomia e autorregulação; e, (f) avaliar se há mudanças relativas à autorregulação e ao clima sociomoral durante o acompanhamento dos alunos. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo, sendo realizada em uma Escola de Ensino Fundamental de um município no interior do Estado de São Paulo. Participaram desta pesquisa uma professora da turma do 2º ano de uma Escola de Ensino Fundamental de uma escola municipal em uma cidade do interior do estado de São Paulo e seus alunos (crianças de 7 e 8 anos de idade). Os instrumentos utilizados foram: observação do cotidiano escolar; reuniões com a professora; narrativas da docente; Inventário de Processos de Auto-Regulação da Aprendizagem (IPAA). Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo e para a análise do instrumento IPAA, o programa da Microsoft Excel. Os resultados indicaram que houve um mudança significativa relacionada à autorregulação e também ao clima sociomoral. As crianças, que anteriormente não se interessavam tanto em aprender ou tinham dificuldades em prestar atenção nas aulas e estudar em casa, passaram a fazê-lo. Uma sala na qual a professora sempre resolvia os conflitos e utilizava procedimentos coercitivos, passou a participação ativa dos alunos abandonando tais métodos. É esperado que a pesquisa se converta em artigos que discutam o clima sociomoral, desenvolvimento moral, e suas implicações, atingindo principalmente os docentes para que reflitam sobre sua formação.
2022
Zapio, Ceres Chiarotto