RCAAP Repository

Editorial - Parcerias e sustentabilidade

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Year

2018

Creators

Veloso, Elza Fátima Rosa

SUSTAINABLE BUSINESS MODEL IN THE BANKING SERVICES SECTOR: A STUDY IN PUBLIC BANKS

The adoption of correct socio-environmental practices is becoming a necessary imperative in all sectors of the economy, including the banking sector. Through a qualitative, descriptive research, the present article analyzed how public banks innovate to incorporate sustainability into their business models, using the archetypes of a sustainable business model proposed by Yip and Bocken (2018). Interviews were conducted with managers of three bank branches, in addition to consulting secondary data, obtained through public reports published by the institutions from 2013 to 2018. The results indicate that Brazilian public banks have important technological innovations for sustainability, some social innovations that seek to improve the quality of life of the population and the environment and organizational innovations that allow institutions to collaborate with sustainable development through the way they organize their activities.

Year

2020

Creators

Treptow, Igor Ceratti Drago, Henrique Faverzani Kneipp, Jordana Marques Moura, Gilnei Luiz de

INSERÇÃO DE ASPECTOS SOCIAIS NA SUSTENTABILIDADE E O AUMENTO DO ESCOPO DO FENÔMENO ALÉM DA ESFERA AMBIENTAL: O TRATAMENTO CONJUNTO POR EMPRESAS BRASILEIRAS

Nos últimos anos, um dos eixos da responsabilidade social, a questão ambiental, começou a ganhar mais destaque, assim como a divulgação de práticas de sustentabilidade. A ideia do triple bottom line, o "tripé" da sustentabilidade, defende que uma organização deve ter resultados satisfatórios nas três esferas: econômica, social e ambiental. De acordo com essa formulação, a preocupação social está contida dentro do tema da sustentabilidade. As ações de responsabilidade social e sustentabilidade possuem um forte caráter social e têm a intenção de validar uma mudança de postura das organizações, na tentativa de diminuir um pouco a atenção exclusiva í s ações de natureza financeira, que objetivam apenas a sustentabilidade econômica e o retorno de seus shareholders (acionistas). A pesquisa tem como objetivo demonstrar que o fenômeno da sustentabilidade, antes relacionado í s ações ambientais, teve o seu escopo ampliado, incluindo também aspectos sociais. Fatores antes relacionados apenas à responsabilidade social, passam a ser evidenciados no entendimento da sustentabilidade. Para tal observação, foi realizada uma revisão da literatura e um levantamento de dados em empresas brasileiras, utilizando uma amostra intencional. A pesquisa demonstra que a literatura passou a indicar uma associação entre os fenômenos e os dados revelam que as empresas abordam práticas e ações sociais dentro de seus programas de sustentabilidade.

Year

2020

Creators

Petrilli, Leonardo Rachid, Alessandra Sacomano Neto, Mário

ANÁLISE DA VIABILIDADE NA IMPLANTAÇÃO DE UM AVIÁRIO NA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.

O presente artigo tem por objetivo verificar a viabilidade econômica e financeira na instalação de um aviário para a produção de frangos pelo sistema de integração na região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo de natureza exploratória. Os dados foram obtidos através de questionário não-estruturado, aplicado junto as empresas fornecedoras de equipamentos materiais para construção de aviários, por meio de entrevistas com produtores e análise documental. Foi realizada a análise da viabilidade do aviário com três perspectivas de preços por frango de R$ 0,50, R$ 0,80 e R$1,00. Os resultados demonstram que: caso o produtor obtenha da indústria o preço por frango de R$ 0,50 o valor presente (VP) do fluxo de caixa será de R$ (142.740,18), o que demonstra inviabilidade do projeto de implementação do aviário. Caso o produtor obtenha da indústria o preço de R$ 0,50 por frango evidencia-se que o VPL será de R$ 155.819,48, com TIR de 33,09% que é superior a taxa da TMA de (10% a.a), o que demonstra viabilidade do projeto; e com o preço de R$ 1,00 por frango, o valor presente lí­quido (VPL) será de R$ 409.252,40, o que demonstra que o projeto consegue recuperar o investimento, com taxa interna de retorno (TIR) de 66,88% que é superior a taxa mí­nima de atratividade (TMA) estimada de (10% a.a).

Year

2020

Creators

Munaretto, Lorimar Francisco Thalheimer de Aguiar, Jéssica

EDUCATION FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT: A COMPARATIVE ANALYSIS BETWEEN SCHOOLS IN BELÉM (PA/BRAZIL) AND FREIBURG (GERMANY)

Currently the schools have been going through a process of implementation of practices focused on environmental education. However, in some regions there are still difficulties with teachers. The purpose of this article is to show the comparison of this implementation between schools in Belém-PA (Brazil) and Freiburg (Germany). The methodology used was the application of questionnaires and in locu observation of schools in the two cities previously mentioned. The results show that teachers have good intentions in their schools, differing largely from their structure. It is concluded that despite the geographic distance and lack of communication between these schools there are, on the part of the teachers, good initiatives for the practice of environmental education, but unfortunately the structure of Brazilian schools needs more attention.

Year

2020

Creators

Mendes, Fabrí­cio Lemos de Siqueira Oesselmann, Dirk Jurgen

SUSTENTABILIDADE VERSUS CAPITALISMO OU CAPITALISMO SUSTENTÁVEL? UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA TENDÊNCIA SECULAR

Diante das atuais crises ambientais e sociais, a sustentabilidade, pautada em uma vida ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável, aparece como uma solução que exige transformações. No entanto, considerando o sistema capitalista baseado nos princí­pios da divisão de classes, propriedade privada e na busca por constante crescimento e acumulação, restam dúvidas sobre a sua capacidade de adquirir ou não conceitos sustentáveis. Devido a isso, este trabalho teve como objetivo analisar a relação existente entre a sustentabilidade e o capitalismo, compreendendo se consistem em fatores antagônicos ou se podem ser conciliáveis. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática nos bancos de dados do Portal de Periódicos da Capes; da Scientific Electronic Library Online (Scielo) e da ScienceDirect, a fim de obter a tendência secular dos trabalhos em relação à temática. Os resultados apontaram 12 artigos que atenderam aos objetivos estabelecidos, os quais, com exceção de um estudo, tendem para a necessidade de uma ruptura total do sistema capitalista devido a impossibilidade de conciliação com o conceito de sustentabilidade, apontando ainda novas direções para uma sociedade sustentável.

Year

2020

Creators

Massuga, Flavia Doliveira, Sérgio Luis Dias Korocoski, Saulo Roberto Jesus, Fábio José de Mascarenhas, Luis Paulo Gomes Matos, Raquel Dorigan de

Marketing verde e legislação ambiental no processo de alteração do comportamento de consumo: uma análise de percepção dos fatores verdes

Um grupo crescente de organizações tem percebido que a massa crí­tica anseia por produtos e serviços ecologicamente corretos e socialmente justos. Marketing verde e a legislação ambiental são mecanismos fundamentais no redesenho do processo produtivo, bem como fortes indutores de mudança dos padrões de consumo. Assim sendo, o objetivo desse estudo foi analisar a utilização do marketing verde em associação à legislação ambiental como indutores de uma mudança comportamental no consumidor das instituições de ensino superior do municí­pio de Porto Seguro – Bahia, fomentando a aquisição de bens e serviços ecologicamente corretos e socialmente justos. Metodologicamente, do ponto de vista da sua natureza, foi elaborada uma pesquisa aplicada. Do ponto de vista da abordagem do problema, trata-se de uma abordagem qualitativa e quantitativa. Quanto aos objetivos foi realizada, em um primeiro momento, uma pesquisa exploratória, de delineamento bibliográfico e documental. Em um segundo momento, a pesquisa enquadrou-se como uma pesquisa descritiva, pois houve registro e descrição dos fatos observados sem interferência nos mesmos. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e de levantamento (survey). Os resultados evidenciam que a legislação ambiental vigente e o marketing verde podem contribuir diretamente para o redesenho do processo produtivo, bem como a educação ambiental e o acesso e disseminação da informação fundamentam a transformação paulatina do comportamento de consumo dos indiví­duos.

Year

2020

Creators

Bogdezevicius, Carlos Rafael Silva, Allison Gonçalves Faganello, Célia Regina Ferrari

A LOGÍSTICA REVERSA NO COMÉRCIO ELETRÔNICO DE CALÇADOS: UM ESTUDO DE CASO

O crescimento significativo da quantidade de resí­duos gerados após a industrialização tem provocado preocupação com o futuro do meio ambiente. Uma estratégia para diminuir os impactos causados pelo descarte desenfreado de resí­duos é a Logí­stica Reversa, a partir da qual é possí­vel realizar a revalorização dos resí­duos por meio do reuso e reciclagem. Esse artigo apresenta um estudo de caso único realizado em uma empresa que comercializa calçados por meio de comércio eletrônico, que é um sistema de compras que tem atingido uma significativa fatia do mercado nos últimos anos. Calçados são produzidos com diversos materiais e, se forem descartados de forma inadequada, podem causar sérios problemas para o meio ambiente. Buscando caracterizar a Logí­stica Reversa de pós-venda e pós-uso de uma empresa varejista de comércio eletrônico de calçados, este artigo teve como objetivo identificar os principais elos da rede Logí­stica Direta e Reversa de tal empresa e os principais motivos de devolução de calçados pelos consumidores finais em situação de pós-vendas. Para a realização da pesquisa qualitativa baseada no estudo de caso, realizou-se entrevista com lí­deres de logí­stica da empresa. Concluiu-se que a responsabilidade ambiental sobre resí­duos gerados pelo consumidor final é transferida pelo varejista aos fabricantes de calçados para o caso de produtos que retornam em situação de pós-vendas. Já em situação de pós-uso, a empresa não recolhe nem recebe produtos.

Year

2019

Creators

Gomes, Mariana de Jesus Batista, Rafael Ribeiro Marchesini, Márcia Maria Penteado

A AGRICULTURA FAMILIAR E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO AGRONEGÓCIO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS

O Brasil é um dos paí­ses em que o agronegócio mais tem espaço e potencial para se desenvolver. Assim, atualmente, o agronegócio no paí­s é o principal pilar da economia brasileira. Todavia, o sistema tradicional traz consigo muitos problemas sociais e, principalmente, ambientais. Visto isso, a agricultura familiar ganha lugar nesse cenário com suas técnicas sustentáveis. O presente artigo, portanto, teve como o objetivo principal verificar qual é o papel da agricultura familiar sobre o desenvolvimento sustentável do agronegócio da região metropolitana de Campinas (RMC). Para tanto, foi promovida uma pesquisa do tipo descritiva de natureza qualitativa com a participação de profissionais que investem e operam na agricultura familiar, bem como executivos que atuam na Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região (ANC). A produção agrí­cola familiar é a principal atividade econômica de muitas regiões do Brasil e precisa ser fortalecida e estudada. O potencial dos agricultores familiares na geração de empregos e renda deve ser observado ao longo do desenvolvimento futuro da agricultura brasileira. Como resultado da pesquisa foi percebida, na dimensão econômica, a grande necessidade de haver crédito e incentivo econômico por parte do Estado. Já na dimensão social, esses incentivos do Estado também auxiliariam na criação ou fortalecimento do valor social de uma associação ou sindicato. Por fim, na dimensão ambiental, foi visto e confirmado que os agricultores familiares possuem grande responsabilidade ambiental com a sua técnica de produção.    

Year

2020

Creators

Guillen, Júlia Floriano Coti-Zelati, Paolo Edoardo Araújo, Davi Lucas Arruda de

Um Cafezinho e a Conta: a Certificação do Café Orgânico no Brasil

No mercado de produtos orgânicos do Brasil, poucas produções crescem tanto quanto a do café orgânico. Entretanto, assim como acontece com os demais produtos orgânicos, as certificações da produção especialista não necessariamente impactam o comportamento de compra do consumidor. Neste interim, o objetivo desta pesquisa é estudar uma patologia do Sistema Agroindustrial [SAG] do café orgânico: o comportamento indiferente do consumidor frente ao selo de certificação. Trata-se da problemática da assimetria informacional, no caso de o mercado não funcionar corretamente quando os consumidores não conseguem distinguir entre o produto de alta qualidade e o de baixa qualidade. Para atingir o objetivo, foram realizadas entrevistas em profundidade uma empresa produtora de café orgânico e com o estabelecimento especializado responsável pela distribuição ao cliente final, a partir das quais foram verificadas barreiras para encontrar produtores de café orgânico que atendam í s normas certificadoras, bem como para a venda do produto, com pouca demanda em relação ao seu potencial de mercado. Também foi realizada análise de cluster, onde foram verificados quatro conglomerados: engajados, despreocupados, indiferentes e desacreditados.

Year

2019

Creators

Galdino Ballestero, Isabella Martins Vieira Zimmermann, Sara Moraes Dias, Gislaine Paro, Carlos Eduardo

EVIDENTIATION OF ENVIRONMENTAL COST AND INVESTMENT IN COMPANIES OF THE ELECTRICAL SECTOR OF B3

 Increased environmental exploitation and the resulting impacts are major global issues. It is noticed that socially responsible companies have been raising positive visibility in the market, besides contributing to the reduction of environmental impacts. In this context, the main objective of the article was to investigate the evidence of costs and environmental investments of companies in the electric energy sector of B3. The present study is descriptive, documentary and uses qualitative methods, with data analysis performed by the technique of content analysis. In order to reach the objectives, information was collected from 9 companies in the electricity sector of B3, through the Standardized Financial Statements and Sustainability Reports for the period from 2013 to 2017. The results show the concern of companies in the search for greater transparency of their costs and environmental investments in a quantitative and monetary way. The costs that presented the highest number of sentences were the costs to control the occurrence of environmental impacts. With regard to investments, the costs related to the maintenance of operational processes and improvement of the environment stood out with a greater number of judgments. However, it is observed that companies are showing little information on environmental costs and investments. In addition, it is evident the lack of a uniformity of the information found, hindering the informational comparability between the companies.

Year

2020

Creators

Pereira, Nicole Lanziotti Brilhante Melo, Geison Calyo Varela de rebouças, lailson da silva da silva, Maria Naiula Monteiro Pitombeira, Suzete Suzana Rocha

A atuação do Relato Integrado nas empresas brasileiras Um estudo comparativo sobre a forma de divulgação do RI entre os dois maiores bancos privados nacionais

Este artigo procurou analisar a maneira como é realizada a divulgação das informações que compõem o Relato Integrado. Tal demonstrativo figura como instrumento de comunicação sobre a transparência e as polí­ticas empresariais de sustentabilidade. Apesar da divulgação do RI não ser obrigatória, atualmente 62 paí­ses são aderentes com mais de 1.600 empresas realizando suas publicações, sendo que no Brasil, 120 empresas já aderiram. O relato integrado trata-se de uma comunicação coesa acerca de como as empresas relacionam se com seus recursos e o meio ambiente onde se encontram inseridas. O estudo realizado tem caráter comparativo e, a delimitação ocorreu mediante a escolha dos dois maiores bancos nacionais privados: Itaú Unibanco e Bradesco. Tal escolha se deu mediante as posições de destaque ocupadas por ambos em diversos rankings que medem desempenho e atuação de mercado. Uma análise comparativa entre tais empresas, ao que tange í s diferenças e semelhanças na forma de divulgação de três aspectos especificamente: seus capitais, sua criação de valor e seus planos estratégicos. O estudo conseguiu identificar diferenças nos três quesitos abordados. O Itaú traz nos três âmbitos uma maior riqueza de detalhes, apesar de seu relato ser sumariamente menor que o do Bradesco. Tal circunstância evidencia perfis diferentes para empresas do mesmo porte, mesmo segmento e com destaque mundial. Elucida se que tal identificação apenas indica uma diferenciação quanto ao perfil e escolhas internas dos bancos quanto aos valores que escolhem para divulgar com maior evidenciação.

Year

2019

Creators

Silva, Roberta Cristina da Santos, Fernando de Almeida dos Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes teste, teste

ANALYSIS OF MANAGEMENT OF SOLID WASTE IN AN AUTOMOBILE CONCESSIONAIRE IN THE MUNICIPALITY OF PELOTAS - RIO GRANDE DO SUL

The purpose of this study was to carry out an environmental diagnostic in an automotive concessionaire located in the city of Pelotas, RS, in relation to solid waste management generated in the company, in order to verify the concessionaire's commitment to environmental issues. This is a descriptive and qualitative research, in which a questionnaire was used as a data collection instrument, with closed questions about the solid waste management from the topics management, treatment, solid waste disposal and final disposal of the waste. Thus, it was noticed through the research, that the automobile concessionaire in question shows concern about environmental issues,mainly in relation to the solid waste generated in the company. This decision-making, can contribute, inside and outside the company, to make employees and customers aware. In addition, the possibility of attracting new customers, due to their positive actions, makes the company more productive and profitable in relation to the market, generating income and jobs. 

Year

2020

Creators

Oliveira da Rosa, Liciane da Porto Souza, Tatiana Moraes Costa, Maiara Souza Castro, Andréa Bilhalva Corrêa, Luciara Kunde Corrêa, Érico

EVIDENCIAÇÃO DO CAPITAL INTELECTUAL NOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE DAS EMPRESAS DO SETOR DE MODA

Este estudo tem como objetivo compreender como o capital intelectual é evidenciado nos relatórios de sustentabilidade das empresas do setor de moda. Foi utilizado o método descritivo por meio de pesquisa documental. A análise foi realizada com base em uma lista das 100 maiores empresas do setor de moda classificadas pela revista Fashion Revolution – Índice de Transparência da Moda 2017. Das empresas listadas na revista, apenas 16 foram analisadas neste estudo, já que estas foram as únicas a publicar em seus sites os Relatórios de Sustentabilidade referentes a 2017. Em todas as empresas analisadas foi possí­vel observar como o capital intelectual foi evidenciado nos relatórios de sustentabilidade. Na categoria Capital Humano, os itens evidenciados por todas as empresas foram "Cultura e Filosofia Organizacional", "Polí­ticas Motivacionais" e "Treinamentos". Enquanto na categoria Capital Estrutural os itens "Ativos de Infraestrutura", "Imagem/Reputação da Empresa", "Inovação" e "Marcas e Patentes" foram evidenciados em todos os relatórios analisados. Já em Capital Relacional apenas o item "Parcerias/Stakeholders" foi evidenciado por todas as empresas. Esta pesquisa contribui com a teoria ao apresentar os itens de capital intelectual mais e menos evidenciados dentro dos relatórios de sustentabilidade possibilitando assim visualizar dentro da indústria da moda os itens de capital intelectual que no planejamento e controle sustentável são os mais e menos presentes.

Year

2020

Creators

Lugoboni, Leonardo Fabris Nascimento, Adriana Pereira Do Apolinário, Claudia Alves Azevedo, Paulo José de Gomes, Jesus

OS SACOS PLÁSTICOS NA PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Os sacos plásticos, durante todo o ciclo de vida, constituem uma problemática relevante dentro da sustentabilidade pelos seus impactos gerados, seja no aspecto ambiental, social ou econômico. Este trabalho teve como objetivo identificar os principais estudos cientí­ficos que abordam as questões dos sacos plásticos na perspectiva da sustentabilidade entre os anos 2000 e 2018. Para tal, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, utilizando-se de abordagem quantitativa e qualitativa, o que tornou possí­vel o levantamento do estado da arte sobre os sacos plásticos na perspectiva da sustentabilidade de 2000 até o ano atual. As buscas foram realizadas em julho de 2018, em três bases de dados que congregam os principais periódicos nacionais e internacionais. Observou-se que 73,68% dos estudos analisados concentram-se a partir do ano de 2013, e que 84,21% são pesquisas publicadas em periódicos internacionais, sendo que 42,11% das publicações estão em periódicos com qualis A1 a B2 na área de Administração pública e de empresas, ciências contábeis e turismo. Foi possí­vel dividi-los em 3 categorias: impactos gerados, práticas ambientais disseminadas e comportamento/percepção do consumidor. Nesta última categoria, apesar de ter sido a que apresentou mais estudos, observou- se que todos foram realizados considerando os pilares ambiental e social da sustentabilidade, dando grande relevância à problemática do consumo, no entanto, o pilar econômico não foi citado. Sendo assim, observa-se uma lacuna de pesquisa quanto à análise da viabilidade para as empresas em criar ou manter sacos plásticos com caracterí­sticas ambientais ou não, de acordo com o comportamento/percepção do consumidor.

Year

2020

Creators

Zanuto de Freitas, Ingrid dos Santos, Ana Paula Brandalise, Loreni Teresinha Flor Bertolini, Geysler Rogis

CORPORATE SOCIAL RESPONSIBILITY FOR CREATING ETHICAL IDENTITY IN LUXURY BRANDS IN BRAZIL

 The purpose of the research is to analyze the Corporate Social Responsibility practices that help build the ethical identity of companies considered luxury brands in Brazil. The theme is surrounded by relevance and controversy, given the complex contradiction of Corporate Social Responsibility that luxury provides. Sustainability reports and websites of companies considered as luxury brands that are installed in Brazil were analyzed. From the analysis of Corporate Social Responsibility practices evidenced by the companies, frameworks were established with the characteristics of CSR, based on Wong and Dhanesh (2017). The findings report that luxury companies in Brazil create their corporate identity by practicing discretionary and environmental actions, highlighting the social issue rather than referencing their brands, practicing long-term charity programs, with an emphasis on intangibility, predominantly altruistic and seek actions to mitigate the damage caused by their business activities.

Year

2020

Creators

Dalla Porta, Claudia Baú Dal Magro, Cristian Mazzioni, Sady

Implementação de Programa Interno de Integridade via Metodologia Soft Design Science

A contemporaneidade da quebra de barreiras em relação as investigações de casos de corrupção em ní­vel mundial indicam a necessidade das empresas de implementarem compliance efetivo ou cultura de compliance. O regulamento da legislação anticorrupção brasileira possibilita o desenvolvimento de um artefato para implementação de programa interno de integridade, especialmente com abordagem das exigências para as empresas brasileiras que contratam com o Poder Público na forma do artigo 42 do Decreto 8.420/15. A multidisciplinaridade do tema envolve não apenas princí­pios da governança corporativa, compliance, com temas diversos da Ciência da Administração, da Ciência do Direito, e metodologia cientí­fica adequada para a construção do artefato programa interno de integridade. A atual sistemática da aplicação de sanções decorrentes de infrações í s normas anticorrupção brasileira supera a condenação exclusivamente penal da pessoa fí­sica em face do crime de corrupção, responsabiliza administrativamente a organização com aplicação de multa de 0,1% a 20% do faturamento bruto do último exercí­cio financeiro, publicação da condenação em meio de comunicação de grande circulação, responsabilização civil objetiva para a indenização do dano causado, rescisão dos contratos e consequente proibição de contratação com o Poder Público, e, por fim, a inscrição no Cadastro Nacional de Empresas Punidas. Treinamentos para capacitação das organizações e seus colaboradores, criação de organismos internos de fiscalização e monitoramento, foram considerados para o desenvolvimento da proposta de treinamento por e-learning, com artefato desenvolvido via Soft Design Science.

Year

2020

Creators

Tonon, Daniel Henrique de Paiva Rosini, Alessandro Marco Palmisano, Angelo Rangel, Ronaldo Raemy

INFLUENCE OF INTERNATIONALIZATION ON THE CORPORATE SUSTAINABILITY INDEX

Studies recognize that internationalization can be seen as a key factor for industrial competitiveness and economic growth in the age of globalization. The objective of the study is to verify how the internationalization of Brazilian companies influences the adherence to the corporate sustainability index from 2010 to 2018. A descriptive, documentary and quantitative research was carried out. Data were obtained from the B3 website, the Dom Cabral Foundation website and the Economatica® database. The analyzes were made with the aid of the logistic regression technique. The results show that companies with higher levels of internationalization are more likely to adhere to the ISE portfolio of corporate sustainability. The control variables used in the study, return on assets, company size, EBITDA and earnings per share, were not significant in the proposed model. Transnational corporations, by adhering to sustainable practices, can distinguish themselves from others, increasing their technological and innovative strength, as well as their competitiveness in the global market. In this scenario, both national and international stakeholders play a fundamental role regarding their relationship with the economic, environmental and social performance of organizations, corroborating internationalization.

Year

2020

Creators

Martinazzo, Maria Regina Vargas, Lucas Antônio Zanella, Cleunice Jacoski, Claudio Barichello, Rodrigo

CONTRIBUTIONS FROM PROJECTS FOR EXTENSION OF A COMMUNITY UNIVERSITY FOR HEALTH AND WELLNESS (SDG 3)

The aim of the study is to explore the interrelationship of the University of Science and Health extension projects with the SDG 3- Health and well-being, as well as the principles and actions practiced under the perception of the project coordinators. A descriptive research was conducted, with qualitative approach, through structured interview. Data were obtained through structured interviews with open questions. Initially, content analyzes were conducted to assess the existing relationship, the actions taken by the extension projects with the objective of sustainable development 3 Health and well-being. The results show that some of the extension project coordinators are unaware of the actions promoted and the assumptions contained in SDG 3. It is clear that actions taken by the extension projects relate to the assumptions contained in other SDGs, which corroborates the literature that the SDGs need to be analyzed in an integrated manner, forming a network of objectives. Considering the role of higher education institutions in the social environment, through the dissemination of knowledge, they should strive for the development and application of sustainable practices. Sustainable development objectives provide guidelines that contribute to the pursuit of social, economic and environmental balance.

Year

2020

Creators

Martinazzo, Maria Regina Vargas, Lucas Antônio Mazzioni, Sady Dal Magro, Cristian Baú