RCAAP Repository
Discursos eugênicos na educação brasileira à luz da arqueologia do saber de Michel Foucault
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022-12-06T14:21:30Z
Melo, Vinícius Dias de
A apropriação e percepção de um rio urbano: o caso do ribeirão Jacaré de Itatiba (SP)
Essa pesquisa teve como objetivo principal identificar a percepção e a apropriação das pessoas em relação aos rios urbanos. O objeto desse estudo foi o ribeirão Jacaré, que nasce e deságua na cidade de Itatiba (SP). Com o auxílio de um roteiro e de critérios pré estabelecidos, foram realizadas entrevistas com os diferentes segmentos da sociedade sociedade civil organizada (ONG JAPPA), poder público municipal (prefeito), órgãos gestores da água em âmbito regional (Comitê e Consórcio de bacias), e, cidadãos comuns que se familiarizam com o rio. A nossa interpretação das entrevistas permitiu identificar os sentimentos coletivos das pessoas em relação ao ribeirão Jacaré, tanto no campo físico (paisagístico e ambiental) como no campo simbólico (sentimental e afetivo). A definição de um rio urbano e seus aspectos característicos também aparece nesse trabalho. Procurou-se evidenciar a relação entre rio (água e margem) e a população diante das mudanças ocorridas a partir do primeiro quarto do século XX. Observouse que um espaço que antes se designava para o lazer e convívio social se transformou em um espaço pouco utilizado e com um grau de urbanidade quase nulo. O que se pôde perceber com o embasamento teórico e com as entrevistas é que as complexidades da dinâmica morfológica do ambiente das cidades refletem nas mudanças de valores da sociedade que usufruía e convivia nesses espaços. O rio limpo e com disponibilidade de acesso às suas margens propiciava atividades que hoje se tornam inviáveis, não só pelo pouco espaço para o convívio e encontro social, mas também pela má qualidade desses espaços (tanto das águas quanto das margens). Esse estudo procurou compreender a complexidade das relações existentes no âmbito da água no meio urbano, o que envolve aspectos de acessibilidade, apropriação e uma grande faculdade no campo subjetivo. Perceber essas relações, identificar nas pessoas o sentimento de pertencimento de um bem natural e a mudança de valores que ocorreram contribuem para uma melhor compreensão sobre o cenário atual da interação do ribeirão Jacaré na cidade e as perspectivas futuras dessa relação.
2022-12-06T14:21:30Z
Franco, Gustavo Cosenza de Almeida
Ambiente de ensaios OTA (Over-The-Air) em câmara de reverberação aplicado ao 5G FR1
Com o advento e mudança de paradigma imposta pela introdução de novas tecnologias destinadas a serviços de telecomunicações de comunicação pessoal e internet das coisas através do 5G e embarcados em veículos através do V2x o presente trabalho apresenta os principais requisitos quanto ao avanço tecnológico, bem como, a gestão do uso do espectro envolvendo pesquisas relacionadas às tendências, às perspectivas e às características das futuras redes de comunicação sem fio. Motivado pela exploração de novos procedimentos simplificados e ótimos para ensaios de qualificação e certificação de dispositivos que operam em frequências sub-6 e ondas milimétricas desenvolveu-se uma Prova de Conceito (PdC) apoiada no Estado da Arte do uso do espectro, métodos de ensaios OTA ( Over-The-Air) e as mais variadas aplicações para a caracterizar e definir as condições de contorno de um ambiente de ensaio para dispositivos através de métodos OTA recomendados por organizações de telecomunicações competentes. Um desses ambientes de ensaio é a Câmara de Reverberação, cujo projeto de construção é discutido no decorrer deste trabalho.
2022-12-06T14:21:30Z
Alves, Tiago de Camargo
Políticas públicas, inclusão e educação bilíngue de surdos em Campinas (SP): 2007 – 2017
A partir da implementação de políticas educacionais visando à educação para todos e às propostas de Educação Inclusiva, abrindo as portas das escolas comuns para a admissão de alunos com deficiência, este trabalho buscou analisar e discutir as normativas legais das políticas públicas que pretendem realizar a inclusão de surdos na educação no município de Campinas. Para estudar essa temática, realizou-se um levantamento bibliográfico e documental para subsidiar o trabalho, o qual foi dividido em quatro seções. O primeiro item trata sobre as questões voltadas para a elaboração de políticas públicas e ações afirmativas e as formulações das leis, que foram fruto das lutas e reflexões advindas da comunidade e militância surda, numa perspectiva mais específica, buscando elaborar ao analisar os documentos legais. Ao estudar as políticas sociais que buscam equilibrar os convívios nas populações de minorias, assim como as políticas educacionais e as políticas de inclusão, que, de algum modo, tentam reparar equívocos cometidos e reforçados pela maioria chamada “comum” ou “normal” – no caso aqui, dos ouvintes frente aos surdos. Nesta pesquisa, foi realizada uma investigação cronológica da educação de surdos no Brasil, tema tratado na segunda seção, sob uma perspectiva teórica e de análise documental pelas regras de procedimentos próprios da História, seguindo orientações de Marson. Na terceira parte, há a reflexão sobre o estudo voltado para a educação bilíngue de surdos na perspectiva inclusiva. Na quarta e última seção, pretendeu-se analisar e organizar uma série de problematizações relacionadas à instauração e implementação da portaria nº 13/2016 da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Campinas (SP), que pretende “instituir a política educacional para pessoa com surdez e com deficiência auditiva na Rede Municipal de Ensino de Campinas”. A política pública aplicada em Campinas para a educação de surdos, ao incluir alunos em sala de aula comum, conforme seus dizeres legais, não atende os princípios de uma educação bilíngue, pois não prioriza uma perspectiva linguística.
2022-12-06T14:21:30Z
Sartori, Ingrid Julliane Freires
Prevalência dos indicadores de risco para deficiência auditiva: revisão de literatura
Introdução: A audição desempenha um papel de estrema importância no desenvolvimento da linguagem, pois os estímulos acústicos possibilitam o desenvolvimento da linguagem oral. A literatura aponta diversos fatores que influenciam diretamente no desenvolvimento auditivo podendo levar a alterações como a Deficiência Auditiva. Conhecer os Indicadores de Risco para Deficiência Auditiva (IRDA) é de extrema valia, para que não ocorra impedimentos auditivos que impactem de forma negativa no desenvolvimento da linguagem. Objetivo: Realizar revisão de literatura para identificar e analisar Indicadores de Risco para Deficiência Auditiva em neonatos, destacando aqueles de maior prevalência. Metodologia: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura de caráter quanti-qualitativo em que foram selecionados e analisados artigos científicos originais, publicados na íntegra, entre os anos de 2010 e 2020, que estudaram e avaliaram a presença dos Indicadores de Risco para Deficiência Auditiva na população neonatal e sua relação com a deficiência auditiva. Resultados: Os indicadores a permanência em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal por mais de cinco dias e uso de oxigenação extracorpórea foram encontrados como mais prevalentes na amostra. Contudo as malformações craniofaciais e síndromes que cursam com a surdez mostram maior relação com a presença de alterações auditivas. Observou-se também a alta taxa de evasão no reteste da TANU, apresentando-se abaixo dos índices estabelecidos pelos comitês internacionais. O presente estudo apontou a alta incidência de perdas auditivas em crianças que apresentaram IRDA, sendo estas encontradas predominantemente em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e são do tipo sensorioneural. Conclusão: O presente estudo mostrou que os indicadores de risco considerados como prevalentes se diferem dos encontrados com maior relação com Deficiência Auditiva. Evidenciando a importância de um programa de triagem auditiva neonatal eficaz em retestagem e monitoramento da função auditiva. Também foi observada alta taxa de evasão no da TANU com índices abaixo das recomendações internacionais e que a presença do IRDA não influencia no comparecimento ao reateste da EOA, mostrando o desconhecimento dos familiares sobre a influência do IRDA no desenvolvimento auditivo. O presente estudo mostrou a alta incidência de perda auditiva em crianças que apresentaram IRDA e que tais perdas são encontradas predominantemente em UTIN e do tipo neurossensorial.
2022-12-06T14:21:30Z
Alexandre, Barbara de Freitas
Zonas Climáticas Locais e a relação com a morfologia urbana. Estudo de caso: Campinas/SP.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022-12-06T14:21:30Z
Monteiro, Verônica Stefanichen
Proposta metodológica simplificada para avaliação e operação de aplicações WEB nas Cidades Inteligentes em um ambiente seguro
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
2022-12-06T14:21:30Z
Lüders, Edson
Análise mediacional: uma contribuição da ciência da informação para o mercado de capitais
Este trabalho discute uma nova possibilidade de análise de investimentos complementar às existentes, orientado sob o foco das informações estratégicas como diferencial competitivo no mercado financeiro, às luzes do entendimento da Ciência da Informação. Inicia-se com uma discussão sobre a própria área em questão, transcendendo os limites mais ortodoxos, vinculados a sua origem como a Biblioteconomia, Museoconomia, Documentação e Arquivística, caminhando para uma discussão pós-moderna e multidisciplinar no que se refere ao entendimento das atribuições da Ciência da Informação. Faz-se necessária uma síntese sobre o entendimento do sistema financeiro para que se possa focar o objeto de estudo: mediação da informação. O estudo parte da identificação das oscilações diárias mais significativas (entenda-se, oscilações superiores ao percentual de 5% - positiva ou negativa) ocorridas na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) no período julho/1994 a outubro/2006, das ações da Petrobrás S. A. e do índice IBOVESPA. Baseado nos dados quantitativos e numa busca qualitativa através de uma pesquisa documental, busca-se a origem de informações responsáveis pelos efeitos financeiros, compilando-as e organizandoas numa base de dados que possa permitir o desenvolvimento do conceito de análise mediacional, proposto no trabalho.
2022-12-06T14:21:30Z
Carvalho, Roberto Brito de
Internato Médico: desafios da avaliação da aprendizagem em serviço
Tendo como cenário o Internato Médico da PUC-Campinas nos anos de 2006 e 2007, demos voz aos atores principais do processo ensino aprendizagem alunos e professores a fim de buscarmos elementos que nos permitissem a elaboração de um diagnóstico embasados em um referencial teórico sobre qual seria a função da avaliação no processo de aprendizagem em serviço. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa em que foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com sujeitos parceiros da pesquisa e posterior realização da análise dos dados, utilizando categorias da Análise do Discurso, à luz da bibliografia que dá suporte teórico à mesma. A questão fundamental que norteou este trabalho foi: será que a avaliação do Internato Médico na PUC-Campinas que é um período do curso que guarda características peculiares e tão diversas dos demais, uma vez que se caracteriza pelo aprendizado em serviço é ainda praticada de modo a privilegiar o domínio cognitivo, isto é, a verificação de conhecimentos teóricos em detrimento dos demais domínios: afetivo e psicomotor? Dessa indagação advêm os seguintes objetivos específicos: procurar apontar quais seriam as dificuldades do professor-médico do Internato da PUC-Campinas na elaboração e aplicação de um processo avaliativo formativo, includente e dialógico; identificar dentre os alunos e professores do Internato Médico da PUC-Campinas qual a concepção que e ambos têm de avaliação (haveria influência da prática avaliativa sobre o aprendizado do aluno?) e finalmente, diagnosticar quais seriam as diferenças e semelhanças entre a avaliação praticada nos períodos iniciais do curso e no Internato. Analisamos os discursos de professores e alunos entrevistados, valendo-nos da Análise do Discurso e elaborando eixos temáticos de análise, a fim de darmos voz aos sujeitos do processo avaliativo, e com isso, identificarmos suas concepções de avaliação. Por fim, nas considerações finais apresentamos contribuições para a construção de um processo avaliativo mais inclusivo, dialógico e compromissado com a formação do cidadão médico.
2022-12-06T14:21:30Z
Baffa, Andréa Mendes
Diálogos entre saber técnico e vivência territorial – investigando práticas colaborativas para formação de comunidades
Estratégias da política pública de habitação foram, do Banco Nacional da Habitação na década de 1960 ao Programa Minha Casa Minha Vida nos anos 2000, desenhadas predominantemente pelo que se referiu aqui como mirada tradicional – alinhadas ao paradigma epistemológico dominante e orientadas efetivamente para produção de unidades habitacionais, mas não para formação de comunidades. O estudo de caso do Residencial Sirius se encontrou na área de intersecção do Programa Minha Casa Minha Vida com a Estratégia para Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Territórios, lançada em 2014 pelo Governo Federal com o objetivo de promover o desenvolvimento socioterritorial em empreendimentos pré-selecionados. A dupla atuação do autor como agente técnico e pesquisador permitiu exercitar a observação participante no território e com os moradores locais, lançando ao objeto de estudo a mirada referida como dialógica – vinda pelo paradigma do pensamento complexo, onde sujeito e objeto são interlocutores e se relacionam de forma recíproca. A mirada dialógica foi caracterizada pela articulação entre saber técnico e vivência territorial, ancorada na análise urbanística integrada e na experiência vivencial. A pesquisa propôs refletir sobre as contribuições do arquiteto urbanista em processos colaborativos e participativos para formação de comunidades, bem como sobre a importância da experiência vivencial para os programas de formação em arquitetura e urbanismo. Os resultados obtidos apontaram limitações práticas da Estratégia para Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Territórios frente a impactos contraditórios do Programa Minha Casa Minha Vida na promoção habitacional para a demanda prioritária.
2022-12-06T14:21:30Z
Alves, Alexandre Fernandes Alessio
Gota d'água: imaginário coletivo de educadoras inclusivas sobre ser professor em tempos de inclusão
Esta pesquisa objetivou investigar psicanaliticamente o imaginário coletivo de educadores inclusivos acerca do ser professor em tempos de inclusão escolar, dada a importância deste profissional na efetivação do processo educacional. Realizamos, para tanto, quatro entrevistas grupais para abordagem da pessoalidade coletiva, utilizando o teatro espontâneo winnicottiano como recurso facilitador da comunicação subjetiva. Participaram onze educadoras de uma instituição pública de apoio à educação especial. Registramos o acontecer clínico por meio de narrativas psicanalíticas, cuja abordagem permitiu a produção interpretativa de um campo de sentido afetivo-emocional, denominado Gota d‟água . Este foi organizado ao redor da crença de que ser professor é sofrer devido a crescentes solicitações a assumir deveres que ultrapassam suas responsabilidades. Neste campo, a inclusão escolar não é especificamente tematizada, sendo confundida com uma das inúmeras exigências que lhes são impostas. O sofrimento no trabalho se traduz como impotência e incapacidade de percepção de um horizonte social e político mais amplo que forja de modo perverso as condições precárias de trabalho na educação.
2022-12-06T14:21:30Z
Zia, Katia Panfiete
Iniciação escolar: narrativas de pais sobre a entrada do filho na escola
A vida contemporânea tem demandado transformações importantes na dinâmica da parentalidade. Percebemos pais cada vez mais comprometidos com seu cotidiano profissional e, consequentemente, menos disponíveis para o convívio familiar. Nesse contexto em que o trabalho tem exigido uma dedicação quase exclusiva, surge nos pais a necessidade de deixar os filhos cada vez mais precocemente aos cuidados de terceiros, como a avó, a babá, a escola. Partindo do pressuposto de que o modo como os pais experimentam a iniciação escolar de seus filhos seja um dos elementos que contribuem para o bem estar da criança na escola, investigamos as produções imaginativas de pais, em busca dos sentidos afetivoemocionais que acompanham esse processo de iniciação. Como procedimento de investigação, utilizamos uma Narrativa Interativa, que consiste em uma história fictícia elaborada pela pesquisadora, abordando o imaginário parental frente à entrada do filho na escola, apresentada como um convite para que os participantes elaborassem um desfecho para a trama. A finalização da narrativa interativa foi seguida de discussão sobre o tema investigado. A pesquisadora fez um registro narrativo dos encontros investigativos, acrescentando suas impressões sobre os movimentos transferenciais que acompanharam o procedimento. Após a consideração psicanalítica das Narrativas Interativas, em como do relato sobre os encontros entre participantes e pesquisadora, encontramos os seguintes campos de sentidos afetivoemocionais: Dúvida materna que abarca os medos e dúvidas da mãe no que se refere à iniciação escolar, além do posicionamento do pai frente a ambivalência materna. Pouco necessária a você , é um campo que se refere à dificuldade da mãe em lidar com a autonomia do filho. O campo Pão nosso de cada dia nos coloca em contato com as angústias parentais despertadas pela necessidade de pais e mães trabalharem. Finalmente, Era o melhor momento para você? que comunica o entrelaçamento entre as tarefas de cuidar e educar. Tomados em conjunto esses quatro campos apontam para a complexidade de sentimentos parentais e a consequente ambivalência em relação à própria capacidade de prover um ambiente suficientemente bom para o desenvolvimento físico, emocional e social de seus filhos.
2022-12-06T14:21:30Z
Tasca, Renata Cardoso
Um panorama mundial da produção cientifica sobre telemedicina
As mudanças, fundamentalmente sociais, geradas a partir da contemporaneidade têm ressignificado os comportamentos humanos por meio do uso de tecnologias. Sistemas como a Telemedicina têm se apropriado dessa arquitetura de saberes, especialmente os tecnológicos, alterando a gestão de cuidados em saúde, ao mesmo tempo em que fomenta novos estudos científicos em diversas áreas do conhecimento. O objetivo do presente estudo é compreender a produção científica da Telemedicina, as configurações epistemológicas e empíricas da temática nas variadas áreas do conhecimento. A metodologia utilizada é de caráter exploratório e de abordagem quali- quantitativa. Assim, foram adotados procedimentos relacionados aos Estudos Métricos da Informação, especificamente bibliometria e cientometria, para a coleta e análise de dados, complementados por análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que, em se tratando de áreas de estudos nas quais ocorrem as publicações, ainda que pulverizada, a área da Medicina é a que detém a maior parte dos estudos. Além disso, é possível observar que a maioria das publicações é gerada em universidades, majoritariamente em norte-americanas. A produção tem aumentando expressivamente nos últimos dez anos, e o uso das palavras-chave demonstra que ainda há uma intercambialidade de termos entre Telemedicina e Telesaúde.
2022-12-06T14:21:30Z
Rigonato, Andrea Helena
Pesquisas fonoaudiológicas sobre pré-escolares com síndrome de down: revisão de literatura
A Síndrome de Down é uma alteração genética causada pela trissomia do 21, resultando em características físicas que podem vir a influenciar de modo negativo o desenvolvimento de pré-escolares. A atuação fonoaudiológica com estes pacientes podem proporcioná-los um melhor desenvolvimento e melhor qualidade de vida, e proporcionar também, orientações a pais, familiares e cuidadores. Objetivo: estudar e caracterizar públicas fonoaudiológicas sobre pré-escolares portadores de Síndrome de Down. Conclusão: a atuação fonoaudiológica e seu acompanhamento em clínicas e hospitais juntamente com a população pré-escolar com Síndrome de Down poderá proporcionar melhores resultados referentes a alterações físicas e desenvolvimento global.
2022-12-06T14:21:30Z
Pompêo, Larissa Luppe
O fluxo e as dimensões socioespacial e socioinstitucional do conhecimento em Ciência, Tecnologia & Inovação: um estudo patentométrico da produção tecnológica da Unicamp
A produção do conhecimento vem sendo realizada em diferentes contextos mais flexíveis e dinâmicos. Devido ao aumento do fluxo de informação proporcionado pela inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação e uma crescente interação entre diferentes atores e agentes incentivada pelas novas políticas do conhecimento, verifica-se um crescimento na variedade dos domínios científicos e tecnológicos, aumento de conhecimento, aprendizado e inovação. Neste contexto existe uma abundante e heterogênea literatura sobre a problemática enfrentada pelos indicadores em Ciência, Tecnologia & Inovação na avaliação da dinâmica da produção do conhecimento, bem como dos fluxos de informação e as novas políticas que as regem, em especial nos países da América Latina. Assim, a presente pesquisa de caráter exploratório com delineamento de estudo de caso, se mostrou interessada em conhecer por meio de indicadores bibliométricos o fluxo e as dimensões socioespacial e socioinstitucional caracterizadas pelos aspectos cognitivos e institucionais da construção do conhecimento local/regional, baseado na produção de patentes da Unicamp. Concluí-se que todas as hipóteses levantadas pelo trabalho, foram atendidas: a patente pode ser um valioso instrumento de avaliação do fluxo e das dimensões socioespacial e socioinstitucional de informação e conhecimento em Ciência, Tecnologia & Inovação ; a relação dinâmica baseada na pesquisa básica pura , inspirada pelo uso e pesquisa aplicada , sobretudo com forte delineamento da aplicação da pesquisa básica pura na pesquisa aplicada tem marcado a produção do conhecimento representado pelas patentes da Universidade; a dimensão socioespacial do conhecimento representado pelas patentes da Universidade Estadual de Campinas está fundamentalmente baseada em sua grande maioria pelas teorias e problemas de cunho internacional, aplicados a vários domínios científicos e tecnológicos não publicados ou protegidos no país; e a relação entre a Unicamp e os agentes de conhecimentos locais/regionais é praticamente inexistente.
2022-12-06T14:21:30Z
Pereira, César Antonio
O papel do software livre na inclusão digital
A sociedade contemporânea mostra cada vez mais a necessidade de o indivíduo ter controle do processo de seleção, processamento, comunicação e uso das informações. A informatização da sociedade é notória e crescente, mediada principalmente pelas novas tecnologias, capazes de estabelecer elos em diferentes e distantes espaços geográficos, convergindo com uma grande quantidade de informações nas mais diversas áreas da inteligência humana, seja para o uso cultural, empresarial, político e governamental ou mesmo de entretenimento. Em contrapartida, esta nova sociedade revela também uma grande desigualdade entre os que possuem condições de acesso às novas tecnologias da informação, e as grandes redes de informação, dos que não possuem acesso algum, físico ou cognitivo, instituindo os chamados excluídos. Frente às transformações tecnológicas, ocorridas a partir da implementação efetiva da Internet, surgem novas formas de organização e produção de software, tendo como destaque no cenário atual o movimento de software livre e os discursos existentes de que ele se estabeleceria com um caráter libertador no compartilhamento de informação e conhecimento, podendo atuar como uma nova ferramenta de inclusão digital. Este estudo verifica a condição de veracidade dessa hipótese, realizando uma pesquisa teórica alicerçada na Ciência da Informação e nas discussões da economia política da informação, investigando a atual configuração da sociedade diante das novas tecnologias e o papel que o software livre vem desempenhando como ferramenta de inclusão digital.
2022-12-06T14:21:30Z
Elias, Paulo César
Sistemas de informações para a gestão estratégica das IES-privadas
Pesquisa sobre a utilização dos sistemas de informações para a gestão estratégica das Instituições de Ensino Superior-Privadas. Discutem-se, primeiramente, os antecedentes históricos do ensino superior no Brasil, a questão da privatização do ensino, a regulamentação das IES privadas e o desempenho da educação superior no período de 1994 a 2004. Demonstra-se a necessidade das instituições privadas adotarem uma gestão voltada para o desempenho estratégico, a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional e o desenvolvimento e implantação de um modelo de planejamento estratégico institucional. Em seguida, demonstra-se a categoria dos sistemas de informação, a proposta de um modelo de sistema de informações estratégicas com sua estrutura funcional e aplicabilidades, a proposta de um sistema de informações gerenciais e a importância dos sistemas de avaliação e controle estratégico. Finalmente, conclui-se apresentando os resultados e sugestões de estudos futuros.
2022-12-06T14:21:30Z
Cella, Antonio Sergio
Estruturação de problemas e ações de informação: um estudo teórico-exploratório sobre o uso de ferramentas para definição das necessidades de informação
Pesquisa o potencial de utilização de ferramentas para estruturação de problemas como um meio de auxiliar a definição das necessidades de informação associadas a uma ação intencional. O objetivo é usá-las nas ações de busca e recuperação de informação. Primeiramente são vistos os fundamentos teóricos da busca e recuperação de informação. Em seguida são discutidos os fundamentos relacionados ao estudo, percepção, identificação e estruturação de problemas. Posteriormente é analisado, sob um ponto de vista teóricoconceitual, o uso de uma ferramenta para estruturação de problemas como um auxiliar para definição das necessidades de informação.
2022-12-06T14:21:30Z
Corrêa, Carlos Alberto
O fluxo e as dimensões socioespacial e socioinstitucional do conhecimento em Ciência, Tecnologia & Inovação: um estudo patentométrico da produção tecnológica da Unicamp
A produção do conhecimento vem sendo realizada em diferentes contextos mais flexíveis e dinâmicos. Devido ao aumento do fluxo de informação proporcionado pela inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação e uma crescente interação entre diferentes atores e agentes incentivada pelas novas políticas do conhecimento, verifica-se um crescimento na variedade dos domínios científicos e tecnológicos, aumento de conhecimento, aprendizado e inovação. Neste contexto existe uma abundante e heterogênea literatura sobre a problemática enfrentada pelos indicadores em Ciência, Tecnologia & Inovação na avaliação da dinâmica da produção do conhecimento, bem como dos fluxos de informação e as novas políticas que as regem, em especial nos países da América Latina. Assim, a presente pesquisa de caráter exploratório com delineamento de estudo de caso, se mostrou interessada em conhecer por meio de indicadores bibliométricos o fluxo e as dimensões socioespacial e socioinstitucional caracterizadas pelos aspectos cognitivos e institucionais da construção do conhecimento local/regional, baseado na produção de patentes da Unicamp. Concluí-se que todas as hipóteses levantadas pelo trabalho, foram atendidas: a patente pode ser um valioso instrumento de avaliação do fluxo e das dimensões socioespacial e socioinstitucional de informação e conhecimento em Ciência, Tecnologia & Inovação ; a relação dinâmica baseada na pesquisa básica pura , inspirada pelo uso e pesquisa aplicada , sobretudo com forte delineamento da aplicação da pesquisa básica pura na pesquisa aplicada tem marcado a produção do conhecimento representado pelas patentes da Universidade; a dimensão socioespacial do conhecimento representado pelas patentes da Universidade Estadual de Campinas está fundamentalmente baseada em sua grande maioria pelas teorias e problemas de cunho internacional, aplicados a vários domínios científicos e tecnológicos não publicados ou protegidos no país; e a relação entre a Unicamp e os agentes de conhecimentos locais/regionais é praticamente inexistente.
2022-12-06T14:21:30Z
Pereira, César Antonio
Processo de Investigação de Áreas Contaminadas: Análise Crítica e Estudo de Caso
Durante décadas, o solo foi utilizado como meio de disposição final de resíduos industriais e domésticos em virtude de seu suposto poder tampão e potencial de autodepuração, que permitiria sua recuperação sem o surgimento de grandes impactos para o meio. Considerado um receptor ilimitado de substâncias nocivas, uma infinidade de materiais foi descartada sem tratamento em locais economicamente convenientes; isso porque questões econômicas sobrepunham-se às ambientais e havia, ainda, um desconhecimento dos graves impactos que este tipo de disposição poderia causar ao ambiente e aos seres vivos, sem mencionar a ausência de legislação ambiental que regulasse tais questões. Somente na década de setenta, após a ocorrência de grandes catástrofes ambientais e contaminação do ambiente e de pessoas, que começou a surgir legislações específicas que tratavam do tema. No Brasil, a questão do solo foi contemplada em algumas políticas públicas de cunho ambiental. Entretanto, somente em 2000, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) aprovou a primeira norma específica que trata de contaminação do solo; em paralelo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), em 1999, elaborou o Manual de Gerenciamento de Áreas Contaminadas, com a principal finalidade de definir procedimentos para realização do gerenciamento dessas áreas. O Manual é baseado em uma metodologia constituída por etapas sequenciais, cuja informação obtida em uma etapa é a base para a execução da etapa subsequente, e é dividido em dois processos que constituem a base do gerenciamento de áreas contaminadas, denominados Processo de Identificação e Processo de Reabilitação. O presente estudo tem como objetivo principal elaborar uma avaliação crítica da metodologia utilizada nos processos de investigação de solo no que diz respeito às etapas definidas no Processo de Identificação (etapas: definição da região de interesse; identificação de áreas potencialmente contaminadas; avaliação preliminar) definidas pela CETESB em seu Manual de Gerenciamento de Áreas Contaminadas e nas Decisões de Diretoria nº 103/2007/E/C e 038/2017/C e levantar possíveis falhas na condução destas etapas, além de enumerar as consequências para as fases subsequentes, elaborando ao final um diagnóstico sobre a condução destes processos. Após avaliação crítica das metodologias adotadas para o Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Estado de São Paulo, conclui-se que a realização da etapa de Avaliação Preliminar e elaboração do Modelo Conceitual Inicial baseadas apenas em informações históricas existentes e vistorias em campo, não possui precisão e acurácia necessárias para basear as etapas subsequentes do processo. O grande número de incertezas, principalmente no que se refere ao meio físico, substâncias químicas de interesse e comportamento do contaminante no solo, pode comprometer significativamente as etapas do gerenciamento, ocasionando equívocos nos resultados do processo de identificação e na remediação da área.
2022-12-06T14:21:30Z
Canario, Paula Giovana Grangeiro