RCAAP Repository

A função da informação na formação de público para a arte

Estudo da arte sob a ótica da Ciência da Informação com o objetivo de identificar a função da informação na formação do público de arte. Para isso empreendeu-se uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de analisar a associação da Arte e da Ciência da Informação. Recorreu-se aos seguintes conceitos: documento, tratamento informacional da obra estética pelos sistemas de informação, oferta e a demanda de informação artística-cultural. Realizou-se um estudo empírico sobre o comportamento do público em relação à usabilidade da informação sobre a arte para interpretar a obra estética. Com isso expande-se a compreensão das condições de recepção da obra estética quando mediada pela informação.

Year

2022-12-06T14:21:30Z

Creators

Pirolo, Ana Claudia Inácio da Silva

Avaliação da instabilidade da modulação em diferentes ambientes

Este trabalho avalia a cobertura de uma WMAN (Wireless Metropolitan Area Network), com características de um sistema WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access) operando em 5.8GHz, de acordo com a modulação utilizada. Para tanto, empregaram-se tanto predições de cobertura quanto medidas de campo. A modulação de uma antena depende do valor da potência recebida e a atenuação desta potência varia de acordo com a região por onde o sinal se propaga. Neste trabalho foi avaliada a mudança da modulação dentro da área de cobertura, utilizando-se o modelo de Shadowing para descrever a atenuação do sinal de acordo com o ambiente considerado. Como resultado pôde-se observar a associação de áreas com dois tipos de modulações possíveis, devido às faixas de sobreposição de modulação geradas pelo desvio padrão do valor médio do sinal.

Year

2022-12-06T14:21:30Z

Creators

Oliveira, Kerlla de Souza Luz

Inovação tecnológica: do funcionamento da palavra ao funcionamento do termo

Estudo da linguagem de especialidade do domínio da Inovação Tecnológica, sob a ótica da terminologia nela inscrita. A pesquisa pretende responder às seguintes indagações/problema: Existe estatuto terminológico no vocabulário utilizado no domínio da inovação tecnológica? Como as teorias da terminologia podem auxiliar no estabelecimento de linguagens mediadoras da inovação tecnológica? Objetiva-se com este trabalho auxiliar na transferência de conhecimento científico para o setor produtivo, controlando-se a dispersão semântico-conceitual das unidades vocabulares do domínio da inovação. Empregando-se fichas de coleta de termos, foram coletados termos utilizados no domínio da Inovação Tecnológica. Com a realização da coleta, procedeu-se a análise dos termos, a qual resultou numa proposta de estabelecimento da estrutura da terminologia do domínio Inovação Tecnológica, para, assim, sugerir a articulação, a partir do escopo proposto, entre termo e descritor. A proposta de escopo do campo da Inovação Tecnológica apresentada ao final permitirá subsidiar a estruturação terminologia do campo, conferindo maior rigor á circulação da informação, sua recuperação e uso para a produção do conhecimento.

Year

2022-12-06T14:21:30Z

Creators

Lenzi, Lívia Aparecida Ferreira

Estilos de pensar e criar em gerentes e sub-gerentes de micro e pequenas empresas

Estilos de pensar e de criar sao maneiras preferenciais de processar informacoes e agir em determinadas circunstancias. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi verificar os estilos de pensar e criar, em homens e mulheres em cargos de comando, em micro e pequenas empresas na regiao de Campinas. A amostra foi constituida por 35 respondentes, sendo 17 em cargos de gerencia e 18 em cargos de sub-gerencia. Entres eles 20 pessoas do sexo feminino e 15 do sexo masculino. Foram aplicadas nos participantes a Escala de Pensar e Criar (Wechsler, 2006) e um questionario sobre Percepcao da Lideranca Criativa. Os resultados obtidos na escala de estilos foram analisados segundo a Analise da Variancia Multivariada e Univariada e para os resultados do questionario de Percepcao de Lideranca foram utilizadas analises qualitativas. Os resultados apontaram valores significativos no estilo Cauteloso Reflexivo (CR) em relacao a interacao do sexo com porte da empresa; e no estilo Emocional Intuitivo (EI) houve valores significativos para o sexo e, tambem, em relacao ao sexo e funcao na empresa. Quanto aos comportamentos relacionados as liderancas, nas micro e pequenas empresas, identificou-se em relacao aos gerentes uma visao macro em lideranca, observando-se preocupacao com os resultados quanto a producao e lucratividade, ja os sub-gerentes apresentaram preocupacao com os resultados por meio da qualidade de produtos e servicos e desenvolvimento de pessoas. Assim, concluiu-se que os aspectos relacionados a importancia da lideranca criativa de atingir objetivos por meios diferentes, colocar novas ideias em pratica, desenvolver novas formas de realizar as tarefas ficou como segunda opcao ou preocupacao nas atividades rotineiras do trabalho, dando-se prioridade a obtencao de resultados imediatos. Observou-se, entao, a importancia de se investigar os estilos e concepcao de lideranca nos ambientes empresariais.

Year

2022-12-06T14:21:30Z

Creators

Martins, Evelin

Racionalidades e contra-racionalidades da implantação de grandes projetos urbanos: o caso do Itaquerão

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP

Year

2022-12-06T14:21:30Z

Creators

Ribeiro, Daniel Henrique

Os sentidos subjetivos de adolescentes com câncer

Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas

Year

2022-12-06T14:21:30Z

Creators

Silva, Giselle de Fátima

As críticas morais de Amartya Sen é economia de mercado

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Year

2022-12-06T14:21:30Z

Creators

Silva, Luis Geraldo da

Storytelling e Design: Uma Abordagem Para a Produção Artística no Âmbito Digita

Esse projeto apresenta essencialmente um estudo que analisa os padrões da indústria artística digital, e indaga sobre como o posicionamento do mercado nacional brasileiro afeta a decisão profissional de novos artistas. Assim como um estudo da relação do storytelling com o design e como este age na indústria atualmente. Buscou-se então explorar possíveis papéis em que o design possa se aplicar para facilitar a entrada de jovens artistas brasileiros nessa indústria. À partir de metodologias como Design Thinking e de Garret, foi desenvolvido o projeto Arti.co, que utili - zando conceitos de storytelling como a principal forma de cons - trução, tem como objetivo principal proporcionar uma melhor interação social entre artistas para seu desenvolvimento pessoal a fim de ajudá-los nessa inserção ao mercado artístico. Por fim, após testes com usuários foi possível verificar um cenário pro - missor a implementação da plataforma, sendo que foi vista como inovadora e necessária pelo público alvo envolvidos nos testes.

Year

2022-12-06T14:21:30Z

Creators

Takahashi, Arthur Okamura Luís Felipe Macedo, Zibordi Vitor Antunes, Camargo

Estudo de uma ferramenta online para o ensino de inglês: subsídios para uma Política Pública

Por meio de um levantamento bibliográfico junto ao Banco de Teses e dissertações (BTD), as diversas políticas públicas que tratam do ensino de língua estrangeira, em especial o inglês, não contemplam a utilização de ferramentas específicas para o Ensino Fundamental II. O aprendizado de uma segunda língua em um processo de globalização é muito importante na formação do sujeito, e esta afirmação é confirmada pela determinação da LDB (Leis de Diretrizes e Bases) para que haja o ensino de pelo menos uma língua estrangeira para alunos da educação básica de 6º ao 9º ano, que geralmente é o Inglês; e a escolha dependerá de cada esfera estadual ou municipal conforme as realidades regionais. Considerando o mapeamento da literatura específica, é possível afirmar que a aprendizagem dos alunos tem sido deficitária, mesmo com quatro anos seguidos de ensino de inglês. Igualmente, alguns autores ainda afirmam ser o professor o responsável pela ausência de aprendizagem dos alunos. Face à inserção das novas tecnologias nas escolas, percebe-se a necessidade de ser colocada à disposição de nossas instituições escolares, por meio da formulação de política pública, ferramentas que contribuam como proposta para atender as demandas da educação e a aprendizagem dos estudantes. Esta pesquisa investigou a aplicação de um software específico em uma escola privada no interior do Estado de São Paulo, envolvendo duas turmas do 8º ano, com o propósito de avaliar a referida ferramenta. O problema da investigação estava assim formulado: que resultados, após aplicar o referido software, podem ser avaliados como subsídios para uma política pública? O método utilizado diz respeito à pesquisa documental, bibliográfica e estudo de campo, e os instrumentos foram: dois questionários e observação de classe, além da perspectiva dos professores como interlocutores deste processo. Como resultado, evidenciou-se a importância da ferramenta de ensino de inglês, a qual atua como aliada na experiência diária do ensino e aprendizagem do inglês, como também motivar os alunos para a prática da Língua Estrangeira fora do ambiente de sala de aula tradicional. Evidenciou-se também dificuldades de conexão da ferramenta com a internet nos primeiros dois meses de implantação, principalmente com relação ao dispositivo de fala que dava acesso ao programa.

Year

2022-12-06T14:21:30Z

Creators

Santos, Altamir Gomes dos

Produção científica sobre depressão: análise de resumos (2004-2007)

A pesquisa teve como objetivo avaliar a produção científica sobre depressão no período de 2004 a 2007, com especial ênfase sobre a depressão masculina e os instrumentos utilizados para avaliá-la. Utilizando os verbetes, depressão e escalas, foram acessados os artigos indexados na base de dados Medline. Foram identificados aproximadamente 6400 resumos. Neles, foram identificados 66 instrumentos de avaliação de depressão. Para o estudo das demais variáveis, decidiu-se limitar as análises à produção relativa ao ano de 2007, devido às limitações de tempo. Dentre os 988 resumos do ano de 2007, 656 foram considerados adequados aos objetivos da investigação e foram listados pela sua ordem cronológica. Foram analisadas as seguintes variáveis: gênero da amostra estudada, país, faixa etária, idioma, tipo de instrumento utilizado para a avaliação da depressão e a natureza dos instrumentos. Os resultados mostram que o instrumento mais utilizado é a Hamilton Depression Rating Scale (HDRS). As amostras das pesquisas são prioritariamente compostas por participantes de ambos os gêneros. Os adultos foram a faixa etária mais estudada. Os Estados Unidos da América são a nação que mais artigos publicou sobre o tema. O inglês é o idioma mais utilizado. A natureza dos instrumentos para mensurar a depressão foi prioritariamente de tipo self report. Dentre os artigos, 1,2% eram de autores brasileiros e conservavam o mesmo perfil da produção mundial. Apenas 3,7% dos artigos estudaram a depressão no gênero masculino. Nenhum instrumento foi identificado para mensurar exclusivamente a depressão no gênero masculino. Foram identificados oito temas de interesse para se estudar a depressão no gênero masculino e todos eles se referiam a situações de alto estresse: biológico, social e ocupacional. Verificou-se uma considerável lacuna no estudo da depressão em indivíduos masculinos com o perfil mais freqüentemente encontrado em ambulatórios que assistem à comunidade. Conclui-se que devem ser desenvolvidos novos instrumentos para a avaliação da depressão, em que características concernentes ao gênero sejam valorizadas, pois as demandas e dinâmicas psíquicas são particulares e diferenciadas para homens e mulheres.

Year

2022-12-06T14:21:30Z

Creators

Aros, Marcelo Salomão

Escala de avaliação de sintomas-90-R-SCL-90-R: adaptação, precisão e validade

Apresenta estudo de precisão e validade da Symptom Checklist - 90 - Revised (SCL-90-R), junto a população clínica, além de um estudo preliminar de padronização. SCL-90-R é uma escala multidimensional de auto-avaliação para diagnosticar sintomas psicopatológicos segundo 9 dimensões: somatização, obsessividade-compulsividade, sensibilidade interpessoal, depressão, ansiedade, hostilidade, ansiedade fóbica, idéias paranóides e psicoticismo, com 90 Itens aos quais o respondente indica um grau de intensidade numa escala Likert de 5 pontos: desde O (nenhum) a 5 (muito). A amostra conta com 200 pacientes (Grupo Caso= GCa) do ambulatório de saúde mental e 399 pacientes das enfermarias (Grupo Controle= GCo) de um hospital geral universitário com idade acima de 19 anos (M=43,5; DP=23 ,8), sendo 41 % de mulheres e 59% de homens. Os estudos de precisão pela Análise de Consistência Interna e Teste-Reteste, indicam boa consistência interna (de 0,73 a 0,88) e estabilidade temporal (de 0,40 a 0,82) confirmando a boa fidedignidade do instrumento. O estudo de validade é efetuado pela validação de constructo e validação de critério. A validação de constructo estudada pela Análise Fatorial (AF), Análise de Agrupamento (AA) e Análise de Correspondência (AC) indica que os Itens agrupam-se em 4 Fatores (40% variância total) e que a intensidade de sintoma, nos níveis intermediários (I =pouco, 2=moderadamente, 3=bastante) é pouco discriminativa. A validade de critério estudada pelos métodos de Grupos Comparados e Contrastantes, Kruskal- Wallis e Validade Concorrente demonstra que o instrumento discrimina os grupos (Índice Global de Severidade/IGS-GCa=I,34 para homens e 1,47 para mulheres; IGS-GCo=0,80 para homens e 0,90 para mulheres), KW( X2 de 26,5 a 88,5 com nível de significância 0,001) e utilizando-se o Questionário de Saúde Geral (QSG) como medida de critério externo obtém-se correlação de 0,74. O estudo preliminar de padronização indica que normas brasileiras devem ser desenvolvidas. Sugere-se que dos 90 Itens originais, 40 que apresentaram carga fatorial mínima de 0,30 nos respectivos Fatores, sejam retidos para a adaptação e versão em português, e distribuídos em 4 dimensões: psicoticismo, obsessividade-compulsividade, somatização, ansiedade e adote-se uma escala Likert de 3 pontos (0=nenhum, 1=um pouco, 2=muito) para a avaliação da intensidade do sintoma. A escala, assim constituída, fornece medida válida da predominância de sintomas psicóticos, neuróticos, psicossomáticos e de ansiedade em pacientes atendidos em hospitais gerais em nosso meio. Propõe-se o desenvolvimento de normas brasileiras em pesquisas futuras.

Year

2022-12-06T14:21:30Z

Creators

Laloni, Diana Tosello

Caracterização das vozes de cantores do estilo pop sul-coreano

O canto é uma arte que se faz presente desde os povos antigos e está em constante evolução. A música pop, ou pop music, determina um estilo musical que abrange e é proveniente de diversos gêneros populares. Na Coréia do Sul, o desenvolvimento da música pop pode ser entendido como uma consequência da globalização. Os cantores de pop coreano, ou k-pop, por passarem por extensos períodos de treinamento, adquirem as habilidades necessárias para realizar boas performances com canto e danças, mesmo em longas apresentações. Objetivo: Caracterizar por meio de análise perceptivo-auditiva as vozes de cantores do estilo pop sul-coreano. Metodologia: Estudo de caráter analítico-descritivo, em que foi realizada análise perceptivo-auditiva da voz cantada de seis cantores de pop sul-coreano, três mulheres e três homens. Os critérios de inclusão foram: ser cantor ou cantora solo no estilo pop sul-coreano, estar em destaque na atualidade, possuir apresentações solo na plataforma Youtube e possuir performances que evidenciem a voz. Critérios de exclusão: apresentações em dupla ou em grupo, apresentações com excesso de ruído, batidas, mixagem e backing vocals que dificultem a análise da voz e apresentações compostas em sua maior parte por rap. Para a análise das vozes, foi elaborada e adaptada uma proposta de protocolo de avaliação, contendo aspectos como: escala GRBASI, pitch, loudness, ressonância, extensão vocal, entre outros. Três profissionais, um fonoaudiólogo especialista em voz, um professor de canto e um fonoaudiólogo e professor de canto, participaram como juízes avaliando as vozes. Resultados: Com base na análise perceptivo-auditiva das amostras, os aspectos predominantes do canto no estilo pop sul-coreano foram: soprosidade em grau leve a moderado, tensão leve a moderada, loudness tendendo a forte, pitch agudo ou médio, ressonância equilibrada, uso de registro vocal modal de cabeça e falsete, extensão vocal moderada, ausência de vibrato, melisma moderadamente frequente e belting pouco ou moderadamente frequente. Conclusão: O canto pop sul-coreano apresenta características únicas, sendo que algumas variam entre os gêneros. Faz-se necessária a realização de novos estudos relacionados à temática, visto que o consumo deste estilo musical tem crescido exponencialmente em todo o mundo, e suas particularidades ainda são desconhecidas.

Year

2022-12-06T14:21:30Z

Creators

Santos, Débora Gomes

Comunicação suplementar e alternativa em fonoaudiologia: revisão integrativa de literatura

Sendo a comunicação a base da interação social, é de grande importância que os sujeitos que apresentam alguma incapacidade de se comunicar verbalmente encontrem um meio alternativo para estabelecer conexões com outros indivíduos e com o mundo. A Comunicação Suplementar e Alternativa - CSA pode ser um meio para que esses sujeitos consigam se expressar. O fonoaudiólogo, é o profissional responsável por estabelecer a CSA através de uma conduta personalizada, que visa atingir às necessidades dos pacientes. Objetivo: Este estudo tem por objetivo caracterizar a comunicação alternativa utilizada por fonoaudiólogos com sujeitos em que a linguagem oral não foi efetiva. Método: A partir das combinações dos descritores encontrados, foram obtidos na amostra n=124 artigos, que após leitura dos títulos se tornaram n=14. Após este processo foram excluídos os artigos duplicados e por fim foram selecionados n=7 artigos para compor o estudo. Os critérios de inclusão para seleção foram: ser um artigo científico original, em português, dos últimos 15 anos, terapia realizada por um fonoaudiólogo em crianças. Resultados: Foram encontrados no total oito artigos que relataram a atuação fonoaudiológica fazendo uso de Comunicação Suplementar e Alternativa. Os estudos envolveram participantes na faixa etária de 2 a 20 anos, de ambos os sexos, com predomínio de diagnóstico de paralisia cerebral, transtorno do espectro autismo e deficiência intelectual. O tipo de comunicação suplementar e alternativa mais utilizada pelos estudos foi o PECS (Picture Exchange Communication System) atualizado. Conclusão: Foi possível observar que o tipo de comunicação alternativa mais encontrado nos estudos sobre paralisia cerebral, transtorno do espectro autista, deficiência intelectual e apraxia de fala foi o PECS adaptado, uma ferramenta que tem como intuito promover a interação com o meio através do desenvolvimento da comunicação. O PECS por ser um material de baixa tecnologia, possui um custo mais acessível que permite ser acessado por uma maior população.

Year

2022-12-06T14:21:30Z

Creators

Santos, Ana Flávia Souza

Entre indivíduo-sociedade e natureza-cultura: a constituição do ser - uma modelagem para a psicologia

A partir de uma perspectiva metodológica que traz os diagramas como ferramentas centrais e tomando como referência alguns autores que se utilizam dessa metodologia como recurso explicativo, pretende-se demonstrar a adequação dessa abordagem no campo da psicologia. Na filosofia, por exemplo, o more geometrico (de acordo com a ordem de demonstração na geometria) sempre foi recurso largamente utilizado, fincando raízes profundas no campo do conhecimento. Os modelos, grosso modo, são abstrações e implicam sempre em certo grau de simplificação frente à complexidade dos fenômenos que se quer explicar. Um clássico exemplo de modelagem (ou modelamento) é a metapsicologia freudiana e a partir dela, outros empreendimentos se desenvolveram, por exemplo, na Escola de Relações Objetais o desenvolvimento de modelos complementares às tópicas freudianas, buscando dar conta da fenomenologia da intersubjetividade e grupalidade. Em outros campos da psicologia, modelos explicativos foram desenvolvidos, entre outros, por Kurt Lewin, Piaget, neurologistas e psicólogos russos, entre os quais Vygotsky, autor que já vislumbrava em seu tempo uma disciplina mais geral do que a psicologia, hoje identificada no projeto transdisciplinar das ciências da cognição. Podemos dizer que de comum a todos, a busca da formalização na psicologia, contudo, sem lograr sucesso, mantendo o projeto ainda em aberto. Tais autores, bem como muitos de seus discípulos, procuraram e ainda procuram contribuições em áreas como a Matemática, a Lógica, o Estruturalismo, a Teoria dos Sistemas e mais recentemente, a Teoria da Auto- Organização e a Neurociência. No presente estudo, renovando o olhar sobre as mesmas fontes e tendo a metapsicologia como fio condutor, buscou-se desenvolver uma modelagem original a partir da lógica diagramática. Disso, resultou um plano topológico-vetorial, constituído através de dois eixos ortogonais e fundadores de um plano de imanência com duas dimensões diversas e complementares, a horizontal constituída pela polaridade indivíduo-sociedade e a vertical, constituída pela polaridade natureza-cultura. Os eixos também delimitam quadrantes, espécies de territórios existenciais, colonizados por personagens conceituais e, através deles, meta-experimentações, no sentido de quase-empiria , tornam-se possíveis através de uma analítica vetorial.

Year

2022-12-06T14:21:30Z

Creators

Ilario, Enidio

Fim do mundo: o imaginário coletivo da equipe de enfermagem sobre a gestação interrompida

Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas

Year

2022-12-06T14:21:30Z

Creators

Tachibana, Miriam

Sistemas de bibliotecas das universidades públicas do Estado de São Paulo: investigação de relações em rede

Pesquisa que aborda a questão do gerenciamento das organizações na sociedade contemporânea, com foco nos Sistemas de Bibliotecas das Universidades Públicas do estado de São Paulo, utilizando como fio condutor a formação de redes de cooperação como alternativa para o enfrentamento de problemas decorrentes do impacto da globalização e do acelerado desenvolvimento das tecnologias de comunicação e informação. Apresenta, a partir de diferentes autores, fatores que impulsionaram as transformações organizacionais destas últimas décadas, o conceito de Redes, suas características e manifestação do fenômeno em contextos diversos, com destaque ao empresarial. Discute vertentes de concepções das organizações sociais, que originaram as diferentes teorias administrativas e nortearam os gestores. Investiga a ocorrência de relações em rede nos Sistemas de Bibliotecas das Universidades Públicas do Estado de São Paulo, através do levantamento em relatórios e home pages institucionais, de programas cooperativos desenvolvidos no período de 1995-2000. Especificamente no âmbito da investigação, identifica vinte e três ações para instrumentalização de projetos nas bibliotecas e a participação de outras e diferentes organizações nesse processo. Categoriza os serviços e produtos privilegiados por essas ações e apresenta um parecer analítico dos impactos nos serviços-meio e serviços-fim das Bibliotecas pertencentes aos Sistemas envolvidos na pesquisa.

Year

2022-12-06T14:21:30Z

Creators

Tasca, Maria Cristina Monteiro

Pensamento dialético e possíveis em um jogo computadorizado

Com uma abordagem piagetiana e microgenética, investigou-se o pensamento dialético e a constituição de possíveis na resolução e compreensão de um jogo computadorizado. Um estudo prévio com adolescentes, 40 meninos e 26 meninas de 6ª a 8ª séries, mostrou preferências personalizadas, sem tendência grupal e ligadas a jogos complexos. A necessidade de sujeitos inexperientes nestes jogos e de estudos iniciais com um jogo mais elementar levou à pesquisa do processo resolutivo do Tetris por duas universitárias. O procedimento, individual e filmado, incluiu pré-avaliação com 4 provas de possíveis, 9 sessões com o Tetris (mais de 30 jogos e cerca de 10 h de vídeo por sujeito) e 3 autoavaliações (após a sessão-1; antes das sessões 4 e 9). A pré-avaliação revelou nível formal de pensamento para os dois sujeitos. Uma análise quantitativa mostrou acentuado progresso dos sujeitos: ao longo das sessões, queda no número médio de jogos, associada à sua maior duração, maior produção de linhas e maior pontuação, com avanço da formação de linhas unitárias para compostas (duplas, triplas e quádruplas). A análise microgenética da resolução indicou a presença de equilibração e da dinâmica de construções dialéticas e pensamento dialético, subjacentes aos esquemas procedurais e conceituais. Embora as soluções finais tenham sido de Nível-III (Sujeito 1) e Nível II-III (Sujeito 2), ocorreram possíveis iniciais e erros mais elementares do que o hipotetizado para sujeitos com pensamento formal. De outro lado, as interdependências criadas, iniciais como globais, comportaram abrangência e complexidade maiores do que o previsto. Pelos dados obtidos, ao resolverem o Tetris, os sujeitos como que refizeram o percurso da evolução cognitiva, com seu progresso projetado até o patamar de suas estruturas cognitivas ou tendendo a este patamar.

Year

2022-12-06T14:21:30Z

Creators

Hoff, Miriam Schifferli

A formação continuada dos profissionais de educação infantil da rede municipal de Campinas e o desenvolvimento dos processos simbólicos na criança

O presente trabalho, vinculado à linha de pesquisa Formação de Professor e Práticas Pedagógicas, teve como objetivo investigar como o oferecimento dos cursos de formação continuada, da rede municipal de Campinas, envolvendo os profissionais de educação infantil, contempla o desenvolvimento dos processos simbólicos na criança. Diante disso, os objetivos específicos são: (I) compreender a educação infantil no contexto municipal; (II) entender as concepções de formação, processos simbólicos e criança, presentes nos discursos dos documentos sobre formação continuada em âmbito municipal; (III) conhecer a forma de organização e oferecimento dos cursos de formação continuada para a educação Infantil; (IV) identificar as temáticas exploradas nos cursos de formação continuada; (V) identificar os interesses, critérios de escolha dos cursos oferecidos, expectativas e necessidades, explicitadas por alguns profissionais da educação infantil em seu processo formativo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa envolvendo: a análise de documentos oficiais específicos sobre a formação continuada em Campinas e as diretrizes da educação básica para a educação infantil oferecida pelo município, além da análise dos cursos de formação continuada ofertados entre os anos de 2010 a 2014 por meio das resoluções da SME, nos diários oficiais de Campinas. A pesquisa também envolveu o trabalho de campo, com a utilização de entrevistas semiestruturadas, com um grupo de profissionais da educação infantil (diretor educacional, orientador pedagógico, professores e agentes de educação infantil e um dos coordenadores do Departamento Técnico Pedagógico) envolvidos com a formação no município de Campinas. A partir dos dados encontrados, foram levantadas as categorias de análise para chegarmos aos temas presentes nos cursos de formação e a associação deles com os processos simbólicos; os temas são pertinentes e, de certa forma, atendem à demanda dos profissionais de educação infantil. Os profissionais entrevistados consideram a formação continuada oferecida pela RMEC de extrema importância, mas explicitam aspectos interessantes para serem reorganizados. Esperamos contribuir com elementos para uma visão orgânica do trabalho desenvolvido em relação à educação infantil e à formação dos profissionais nela inseridos, bem como possibilitar um olhar reflexivo sobre a formação continuada no âmbito da educação infantil, identificando os aspectos que vêm recebendo maiores investimentos, a fim de estabelecer uma relação com o desenvolvimento da criança.

Year

2022-12-06T14:21:30Z

Creators

Costa, Celly dos Santos

Algoritmo adaptativo para transmissões de redes sem fio em ambiente industrial

A propagação do sinal entre os nós de uma rede de sensores sem fio em um ambiente industrial pode sofrer interferências do meio. Nesse contexto, este trabalho apresenta um estudo realizado para definir um algoritmo que seja capaz de adequar o comportamento de uma rede de sensores sem fio operando dentro de um ambiente industrial. Este estudo foi realizado em ambientes com características específicas, sendo que os resultados permitiram o desenvolvimento de um algoritmo para adequação da comunicação à variabilidade do ambiente. Um possível benefício advindo deste algoritmo consiste em um aumento da confiabilidade da comunicação em relação ao ambiente.

Year

2022-12-06T14:21:30Z

Creators

Pagotto, José Luís