RCAAP Repository
Gestão Estratégica Sustentável: Uma proposta para pequenas empresas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Barbosa, Marileide
Sempre cabe mais um! A qualidade da educação infantil frente às matrículas via decisões judiciais.
A presente pesquisa trata da relação das decisões judiciais, que determinam as matrículas das crianças nas creches, e o ensino oferecido nestas instituições. A problemática discutida é a influência das decisões judiciais que obrigam as matrículas as crianças de zero a três anos nas creches e a qualidade da educação infantil oferecida nestas instituições em razão da superlotação gerada por essas decisões. A educação é um direito fundamental subjetivo; fundamental porque é um direito inerente ao ser humano, subjetivo porque ele tem que ser efetivado, não há margem para discricionariedade, o Poder Público não pode decidir se vai ou não oferecer a educação, ele simplesmente tem que oferecer. O presente estudo tem como objetivo analisar os sentidos produzidos pelos sujeitos envolvidos na colocação das crianças nas creches municipais, especialmente no município de Campinas/SP, em razão das decisões judiciais. A importância do oferecimento de uma educação infantil de qualidade justifica a relevância da presente pesquisa, pois ela pretende propiciar a reflexão dos sujeitos no que se refere à necessidade de uma melhoria na qualidade da educação infantil oferecida nas creches. Para a possibilidade da realização da presente pesquisa foram utilizados como instrumentos busca de dados relativos à quantidade de decisões judiciais determinando as matrículas das crianças em creches no município de Campinas/SP nos últimos anos, entrevistas semiestruturadas com profissionais de creche (diretor e professor), pai de aluno de creche, Promotor de Justiça atuante perante a Vara da Infância e da Juventude – Educação da Comarca de Campinas/SP e Juiz da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Campinas/SP; além das entrevistas, foi realizada visita in loco em uma das creches municipais de Campinas/SP para avaliarmos a estrutura física do local. No curso da realização da pesquisa foi possível observar que o número de decisões judiciais determinando as matrículas das crianças em creches do município aumentou nos últimos anos, no entanto, o Juiz da Vara da Infância e Juventude determina as matrículas das crianças, pois a educação infantil é um direito da criança, e isso gera uma superlotação nessas instituições educacionais. Em um ambiente superlotado as condições de trabalho dos profissionais e a qualidade da educação infantil oferecida às crianças de zero a três anos ficam comprometidas.
2022
Mendes, Beatriz Fátima
Ferramenta metodológica para avaliar a sustentabilidade agrícola frente aos objetivos de desenvolvimento sustentável
O presente trabalho tem por objetivo desenvolver uma ferramenta de análise da inserção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na agricultura na Região Metropolitana de Campinas (RMC), a fim de identificar e caracterizar as práticas desenvolvidas pelos agricultores. O estudo discorre sobre a agricultura e sociedade, a agricultura familiar, orgânica e agroecológica no Brasil. A caracterização dos ODS e do desenvolvimento sustentável também embasam o trabalho. A pesquisa tem natureza aplicada, de caráter exploratório com abordagem quali-quantitativa. Pelo procedimento técnico caracteriza-se como pesquisa documental. Através da pesquisa qualitativa foi possível elaborar um instrumento de pesquisa que associa as palavraschave dos principais ODS, e relativas metas, que abordam o tema da agricultura aos indicadores coletados pelo Projeto LUPA. O caráter quantitativo deriva da obtenção e análise dos dados do Projeto LUPA selecionados aplicando o instrumento de pesquisa elaborado. O sujeito da análise são as unidades produtivas agrícolas dos municípios da RMC. O resultado principal foi à caracterização das práticas que corroboram para a inclusão dos ODS na agricultura da região, possibilitando identificar elementos que possam contribuir na geração de políticas públicas para o setor.
2022
Coleto, Ted Dal
Projeto Nós: interfaces digitais para comunidades criativas
Com a atual digitalização do mundo, muitas das relações interpes soais são virtualizadas pela internet, que consegue fazer o contato entre indivíduos independente de sua distância física. O presente projeto busca estudar como o design pode agir neste interfaceamen to para criar um ambiente propício ao surgimento de comunidades criativas. Para isso, o indivíduo foi colocado no centro do projeto, utilizando o método de Design Thinking para continuamente adaptar o projeto ao seu usuário final. A partir disso foram propostas duas ações projetuais, sendo a principal delas o aplicativo para dispositi vos móveis, que busca ser a interface suporte para as relações dos agentes.
2021
Sugahara, Eddie Gasparino, Lucas Valverde Carvalho, Renan Santa Terra de
Estimulação do Potencial Criativo no Contexto Educacional Não Formal, direcionado ao Mercado de Trabalho
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
2022
Oliveira, Allan Waki de
Parque linear Águas do Camandocaia em Amparo - SP: agentes e processos na criação, apropriação e qualificação dos espaços públicos
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
2022
Marconi, Eduardo Salgado
Estudo sobre a atuação de Coaches
O coaching tem recebido bastante destaque no contexto de desenvolvimento pessoal e profissional, tema amplamente abordado por sujeitos de diferentes áreas e instituições que oferecem formação sobre a temática, ainda que, cientificamente, o mesmo venha sendo pouco explorado até a atualidade. Interessados de diversos níveis educacionais estão utilizando o coaching como ferramenta de trabalho. A pesquisa objetiva analisar a atuação de profissionais que têm no coaching seu principal foco laboral. Dada a escassez de estudos que avaliem as atividades dos coaches, suas práticas, métodos utilizados e resultados atingidos, uma entrevista semi-estruturada com cinco questões abertas sobre a temática foi elaborada e aplicada em seis participantes que atuam em consultorias, como coaches. Suas respostas foram analisadas qualitativamente, através da análise de conteúdo, buscando as semelhanças e diferenças entre os discursos. Os resultados apontaram que cada profissional atua de acordo com a sua formação, conhecimento e experiência, sendo bastante diferentes as concepções e práticas. Espera-se que os resultados do presente estudo possam auxiliar os interessados em coaching sobre os processos e técnicas utilizadas, custos das reuniões, o status do coaching a nível nacional, além de contribuir para a investigação científica sobre o tema.
2022
Ferreira, Débora Aparecida da Costa
O dever do prazer segundo a experiência dos jovens: um estudo fenomenológico
Acredita-se haver atualmente, um imperativo social que emprega diversos padrões e regras na vivência da sexualidade, transformando o prazer num dever. O presente estudo teve como objetivo compreender a vivência do dever do prazer e seus desdobramentos psicológicos, a partir da experiência de jovens, caracterizando-se assim, como uma pesquisa qualitativa. Foi realizada uma entrevista não diretiva-ativa, com 4 estudantes universitários e os depoimentos foram posteriormente analisados sob o enfoque fenomenológico, que nos possibilitou chegar numa vivência mais subjetiva, através da experiência apresentada nos depoimentos. O dever do prazer está presente na experiência dos jovens, sob a forma de um forte sentimento de cobrança para atingir padrões sexuais estabelecidos pela sociedade, divulgados principalmente pela mídia. O imperativo do dever dificulta uma vivência sexual autêntica e livre e os principais desdobramentos psicológicos disso na vida dos jovens são um sentimento de angustia, confusão, ansiedade e de vazio.
2022
Laurini, Mariana Azeredo
O aluno do curso técnico de enfermagem e o estágio hospitalar: experiências psicanalíticas de um grupo
Este estudo investigou um grupo de alunos do curso Técnico de Enfermagem quando em período de estágio hospitalar. Teve como objetivo descrever e compreender os fenômenos manifestados no grupo e na prática do estágio, oferecer condições para a descoberta de soluções dos problemas vivenciados, favorecendo um processo transformador na relação do aluno com sua prática. Utilizou o método psicanalítico, tendo como instrumento a técnica de Grupo de Formação, desenvolvida por Anzieu e Kaës. Os participantes foram oito alunos em período de estágio em um curso Técnico de Enfermagem. Foram realizados oito encontros, ocorridos duas vezes por semana com duração de uma hora e quinze minutos, nas dependências da própria escola. Para análise dos resultados foi utilizada a Técnica de Análise de Conteúdo conforme descrita por Mathieu. Os resultados principais apontaram para vivências regressivas no grupo, que funcionou conforme um arranjo dos pressupostos básicos de dependência e luta e fuga, constituídos de emoções intensas e primitivas desempenhando papel determinante na organização do grupo. Foi observado grande sofrimento emocional, angústias persecutórias e depressivas e alto número de ausências. As principais defesas utilizadas foram a negação, projeção e criação de ilusão grupal. A técnica mostrou-se adequada à expressão e elaboração das angústias, favorecendo a evolução do grupo a um funcionamento mais racional e em respeito aos princípios da realidade. A experiência de grupo sensibilizou aos alunos e eles próprios puderam descobrir meios apropriados para resolver alguns dos problemas surgidos na experiência de estágio. Concluímos que o grupo de formação se mostrou um método eficaz de intervenção preventiva em Psicologia.
2022
Carvalho, Cintia Cardoso Vigiani
Formação continuada: desenvolvimento de um projeto de educação ambiental
Este estudo insere-se na linha de pesquisa "Universidade, Docência e Formação de Professores". Em decorrência da degradação ambiental em que o mundo se encontra mergulhado, são várias as discussões que apontam a educação ambiental como uma das formas para reverter este cenário. Como procedimentos e práticas pedagógicas que buscam fomentar uma nova postura, multiplicam-se as propostas de cursos e de projetos de educação ambiental. O objetivo desta pesquisa foi o de avaliar, após um ano da realização do curso de especialização Formação de Educadores Ambientais. desenvolvido em uma Universidade do interior paulista - 2002, a mudança de valores e de comportamentos de um grupo de educadores. Os dados coletados por meio de um questionário semi-estruturado foram interpretados segundo os pressupostos da análise de conteúdo. Foram definidas "a priori" duas categorias de análise: ambiente e educação ambiental e formação do educador pesquisador. Pudemos demonstrar que houve mudança nas concepções de ambiente e de educação ambiental, respectivamente, em seis e em quatro dos oito educadores entrevistados. Com relação à formação do educador pesquisador, seis deles apontaram para a mudança de concepção em suas práticas pedagógicas, mas somente três mudaram o seu comportamento. Com relação aos meios para fomentar propostas de projetos de educação ambiental, seis educadores apontaram em direção às características que envolvem a pesquisa-ação-participativa utilizada no curso estudado.
2022
Chaddad, Flávio Roberto
Oficinas Curriculares nas Escolas de Tempo Integral da rede pública estadual de São Paulo: percepção dos gestores
A pesquisa, de abordagem quanti-qualitativa, teve como objetivo investigar o Programa Escola de Tempo Integral do Estado de São Paulo instituído pela Resolução SE 89 publicada em 9 de dezembro de 2005, com foco na identificação e análise dos desafios existentes na implantação e funcionamento das Oficinas Curriculares, à luz da percepção dos gestores. A pesquisadora estudou a implantação e implementação das oficinas curriculares nas escolas que fazem parte do Programa Escola de Tempo Integral, tendo como métodos o levantamento bibliográfico, a análise documental e a aplicação de questionário misto. Investigamos como se deu o processo de implementação das oficinas curriculares nas escolas de tempo integral (considerando as políticas públicas do estado de São Paulo), quais as características das oficinas curriculares nas ETIs, qual a infraestrutura e os recursos pedagógicos necessários para a sua realização e quais os desafios relacionados aos campos pedagógico, estrutural e operacional para o desenvolvimento das oficinas. A pesquisa se desenvolveu em quatro das seis escolas incluídas no Programa, em municípios jurisdicionados à Diretoria Regional de Ensino de São João da Boa Vista, tendo como sujeitos diretores, vice-diretores e professores coordenadores pedagógicos. Concluímos que o Programa Escola de Tempo Integral foi implantado na rede pública estadual sem prévia preparação das escolas e de suas equipes, fazendo com que se recorresse a soluções improvisadas para os desafios que emanaram, dentre os quais se destacaram a inexistência, insuficiência ou inadequação do espaço físico e a falta de professores com formação e perfil adequados para ministrá-las, o que, segundo os gestores, sujeitos da pesquisa, são obstáculos que interferem na qualidade da educação oferecida. Acreditamos que as oficinas curriculares representam um diferencial para a melhoria da qualidade da educação e para a formação integral do aluno. No entanto, é necessário que haja formação continuada específica aos professores que nelas atuam e que sejam feitas reformas nos prédios escolares, a fim de criar espaços próprios para o desenvolvimento adequado das atividades diversificadas propostas para as oficinas.
2022
Jacomini, Mariângela Leocárdio
A mãe suficientemente boa: imaginário de mães em situação de vulnerabilidade social
A "mãe suficientemente boa" é capaz de reconhecer, respeitar e atender as necessidades básicas de seu bebê ao encontrar um ambiente de acolhimento para as próprias necessidades. Quando mulheres vivem em situação de vulnerabilidade social, investigar como se concebem os cuidados maternos nesse contexto torna-se pertinente e socialmente relevante. A fim de abordar a experiência materna em situação de precariedade, investigamos o imaginário de um grupo de mães abrigadas sobre a "mãe suficientemente boa", fazendo uso de um procedimento psicanaliticamente orientado que visa a instauração de um campo investigativo dialógico. A Narrativa Interativa é uma história fictícia pré-elaborada pela pesquisadora de forma a apresentar o tema a ser investigado, até o ponto em que a trama se interrompe, para que o participante a complete em direção a um desfecho. Como segunda etapa do procedimento é disponibilizado um espaço de discussão com o grupo de participantes, dando continuidade à elaboração da experiência materna. O registro do encontro foi realizado pela pesquisadora sob a forma de narrativas transferenciais, relato que conjuga as expressões das participantes com as impressões pessoais do pesquisador. As Narrativas Interativas e as narrativas transferenciais foram tomadas coletivamente como expressão dos sentidos afetivo-emocionais que fundamentam a experiência materna, sendo discutidas à luz do conceito winnicottiano da mãe suficientemente boa. Após a consideração psicanalítica das produções imaginativas das participantes frente à maternidade emergiram os seguintes campos de sentido afetivo-emocional: Maternidade e Desamparo que compreende a maternidade como fator de risco social e psíquico, tendo em vista a condição de vulnerabilidade destas mulheres, evidenciando o decorrente desamparo. O campo E agora eu, com essa criança, sozinha? aponta para a experiência de solidão e abandono, bem como o lugar de ausência do pai e o fato da responsabilidade parental recair exclusivamente sobre a mãe. No campo Mãe é quem faz e pronto! vislumbramos tanto a força materna como meio de superação de adversidades bem como o modo de se defender dos sofrimentos a que estão expostas. Como último campo, Mãe de primeira viagem capta as inseguranças maternas que costumam acompanhar a primeira gravidez e a relação com o primeiro filho. Para concluir fazemos uma reflexão sobre a mãe suficientemente boa em contexto de vulnerabilidade social.
2022
Aching, Michele Carmona
Relação entre as áreas verdes públicas urbanas e a iluminação
A bacia hidrográfica do Ribeirão das Anhumas localiza-se no município de Campinas, no Estado de São Paulo, sendo esta uma área importante para o município pois localizam-se uma grande parte das praças, parques e bosques e uma vasta área verde direcionadas ao uso público. É sabido, no entanto que esses espaços são destinados a população em geral, mas que nem sempre apresentam as condições para um uso adequado independente do horário, e dessa forma fica limitado ao seu uso apenas no período diurno. Desses locais são poucos ou quase nenhum os que apresentam uma iluminação adequada e de fácil manutenção para a área verde pública. Neste contexto, o presente trabalho teve por objetivo realizar levantamentos nos principais espaços verdes públicos existentes a na bacia hidrográfica do Ribeirão das Anhumas de modo a verificar a condição geral e enfatizando a iluminação e a sua ausência. Para tanto foi aplicada em um conjunto de 18 áreas selecionadas dentro da Bacia do Ribeirão das Anhumas uma planilha de avaliação fora desenvolvida para que verificasse atributos pré-determinados tais como: Iluminação, Infraestrutura e Áreas Verdes e Mobilidade, onde resultou em um índice de qualidade urbanística desses espaços, foi possível relacionar os atributos para que se tenha um comparativo entre eles, tendo a iluminação como ponto de comparação aos demais atributos. Como resultado foi possível verificar que para o uso da população os equipamentos apresentados, indicaram quais são pontos positivos e/ou negativos de cada área para que possam ser gerados planejamentos de manutenção e novos projetos já focando em uma melhor qualidade e eficiência da infraestrutura envolvida e das luminárias a serem instaladas. O índice proposto mostrou-se como uma ferramenta interessante de análise dessas áreas podendo contribuir na gestão e na tomada de decisão para manutenção ou até mesmo para planejar um novo espaço. As áreas analisadas na Bacia do Ribeirão Anhumas apresentaram algumas deficiências em termos da qualidade da estrutura de iluminação pública existente que pode dificultar a utilização e a mobilidade da população nesses espaços.
2022
Rodrigues, Paulo Torniziello
Números naturais: abordagem do contexto histórico na prática pedagógica
Devido às possibilidades de compreensão dos fenômenos sociais que interferem na forma como o conhecimento é construído e como o aluno se apropria dele, esta pesquisa investiga as potencialidades da participação da História na prática pedagógica do professor de Matemática, do sexto ano do ensino fundamental da região de Campinas, S.P., na aprendizagem significativa e contextualizada dos Números Naturais e reflete sobre as possibilidades do trabalho integrado entre História e Matemática, que contemplem a atuação tanto do docente quanto dos investigadores quando pretendem abordar o conceito de números naturais em sua prática pedagógica ou investigativa. Tem-se, por hipótese, que a Matemática apresenta-se como um saber contextualizado e significativo para o aluno, portanto não surgiu no vazio, tampouco se desenvolveu no vácuo, mas é fruto das relações e das necessidades culturais originárias já nas comunidades primitivas, nas quais as ciências começaram a se desenvolver, caminharam até as questões atuais através de uma evolução multiforme e complexa e fizeram, em particular da História dos algarismos, uma História universal, portanto, deve ser analisada como tal para o processo de ensino e aprendizagem.
2022
Sartori, Maria Ester de Siqueira Rosin
O psicólogo e o bebê abrigado: um estudo winnicottiano
A presente pesquisa tem como objetivo investigar psicanaliticamente a inserção do psicólogo em abrigo institucional que atende bebês, a partir do reconhecimento de que a provisão de cuidados ambientais, nas fases iniciais do desenvolvimento humano, é fundamental. Incide sobre problema relevante desde perspectivas clínicas, psicossociais e éticas, na medida em que se articula a partir de preocupação como bem estar e futuro de pessoas dependentes que integrarão as próximas gerações. O trabalho organizou-se ao redor de uma estratégia de operacionalização do método psicanalítico para realização de pesquisas empíricas. O acontecer clínico constituiu-se a partir de experiência de trabalho direto com bebês em abrigos institucionais, que foi registrada sob a forma de uma narrativa transferencial de caráter autobiográfico. A elaboração do texto narrativo deu-se posteriormente à experiência, incluindo tanto ocorrências fatuais como impactos contratransferenciais e reflexões do psicólogo/pesquisador. A seguir, a narrativa foi interpretada psicanaliticamente, permitindo a produção interpretativa de dois campos de sentido afetivo-emocional ou inconscientes relativos: Solucionando e Atrapalhando . Ficou constatado um trânsito entre campos, que certamente deriva da intervenção do psicólogo, que, ao assumir cuidados diretos, deixa de atender às expectativas institucionais, tanto no registro fantasioso de solucionar a questão sem afetar as rotinas, como no sentido de não lidar de modo compreensivo com as dificuldades concretas. O trabalho finaliza com interlocuções reflexivas, que focalizam o trânsito entre campos para pensá-lo como falha no sentido winnicottiano do termo, vale dizer, como o acontecer possível, que contém em si, simultaneamente, acertos e desacertos. Conclui-se que, por sua via paradoxal, aqui se completa uma produção que pode contribuir significativamente para uma maior compreensão dos limites e alcances da atuação do psicólogo no campo da assistência social em geral e, mais especificamente, no campo do cuidado a bebês abrigados.
2022
Silva, André Oliveira
Adesão ao tratamento psiquiátrico: elaboração de estudos psicométricos iniciais de um protocolo de avaliação
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
2022
Oliveira, Mariane Gama
Stress, sintomas de ansiedade e depressão na migrânea e cefaleia tensional
A presente pesquisa teve como objetivo avaliar stress, ansiedade e depressão em mulheres com Migrânea e mulheres com Cefaleia do Tipo Tensional. As participantes foram 31 mulheres, sendo que 16 apresentavam Migrânea e 15 apresentavam Cefaleia tipo tensional, na faixa etária de 18 a 72 anos. As participantes foram encaminhadas após o diagnóstico dos médicos e atendidas numa clínica de Neurologia e Neurocirurgia no interior do Estado de São Paulo. Para a coleta dos dados, foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturada, Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL), Escala de Ansiedade de Beck (BAI), Escala de Depressão de Beck (BDI). A análise dos dados foi quantitativa e qualitativa. As respostas dadas ao ISSL, BAI e BDI foram avaliadas de acordo com as tabelas e normas de seus manuais, e as respostas abertas foram submetidas à análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram que 100% das mulheres com Migrânea apresentavam stress, sendo que 50% estavam em fase de resistência e 43,75% se encontravam em fase de quase-exaustão. Enquanto que 66,67% das mulheres com Cefaleia tipo tensional apresentavam stress, sendo que 53,33% estavam em fase de resistência e 6,67% em fase de quase-exaustão. No que se refere à ansiedade 31,25% das mulheres com Migrânea estavam num nível moderado, enquanto que 60% das mulheres com Cefaleia tipo tensional apresentavam um nível mínimo. Com relação à depressão, 37,50% das mulheres com Migrânea estavam em níveis moderados, e 53,33% das mulheres com Cefaleia tipo tensional apresentavam níveis mínimos de ansiedade. Verifica-se que as mulheres com Migrânea apresentam níveis mais graves de stress, ansiedade e depressão do que mulheres com Cefaleia tipo tensional. É relevante destacar que, embora a amostra da pesquisa seja reduzida, os resultados encontrados são semelhantes aos de outros estudos, e confirma a necessidade de elaboração de um tratamento psicológico adequado para mulheres que sofrem com Migrânea e Cefaleia tipo tensional, visando à promoção da saúde e melhora da qualidade de vida.
2022
Mascella, Vivian
Integração da lógica nebulosa à recuperação de informação em data warehouse
A presente pesquisa tem como objeto de estudo a integração da lógica nebulosa às tecnologias de data warehouse . Objetiva, especificamente, propor, com base nas teorias e práticas da Ciência da informação, um modelo conceitual alternativo de organização e recuperação de informação.Para o desenvolvimento do modelo são descritos diversos tipos de bancos de dados e seu histórico, desde sua criação até os armazéns de dados chamados data warehouse . Quanto aos data warehouse , são expostos sua arquitetura, dimensões e volatilidade, para fundamentar e justificar a escolha deste tipo de banco de dados para realizar estudo comparativo de recuperação de dados utilizando-se a lógica booleana e a lógica nebulosa . São apresentados também conceitos básicos de lógica nebulosa , suas características, aplicações e sua importância para auxilio à tomada de decisão. São apresentadas, ainda, as vantagens do uso de métodos de tratamento nebuloso para lidar com sistemas que interagem com seres humanos por meio da simulação de raciocínios. São apresentados testes que exemplificam o grau de eficácia da recuperação de dados em data warehouse por meio da lógica booleana e por meio da lógica nebulosa . Como resultado do estudo, apresenta-se uma proposta de parâmetros que serão considerados na integração da lógica difusa aos data warehouses .
2022
Luz, Robinson
Jogue como uma garota: Mobilização de mulheres na construção da cena feminina no eSport brasileiro
A presente dissertação contempla o estudo sobre a forma como as mulheres brasileiras estão se mobilizando para a construção e consolidação de um cenário competitivo feminino de eSports que seja inclusiva, segura e livre do machismo e da violência de gênero comum no universo gamer. A fim de compreender como as questões de gênero estão enraizadas na cultura gamer, este trabalho se baseia na perspectiva de que os jogos digitais são de tecnologias de gênero, produto de diferentes tecnologias sociais, técnicas e estratégias discursivas. Para tal, utiliza diferentes abordagens da pesquisa visando um diálogo interdisciplinar a fim de construir um saber teórico e prático que possa abarcar a complexidade do objeto deste estudo. Partindo de um levantamento bibliográfico que investiga a forma como as brechas digitais geradas pelas hierarquias de gênero afetam a maneira como tecnologias são desenvolvidas, difundidas e apropriadas pelo gênero feminino, buscamos mapear o cenário de eSports brasileiro com base em pesquisa bibliográfica exploratória combinada com uma pesquisa documental. A partir disso, são aplicadas as lentes de gênero buscando mapear oportunidades, estratégias e contextos da participação feminina nessas competições. Por fim, é realizada uma etnografia virtual por meio da observação não participante em três projetos brasileiros que buscam promover a participação feminina no cenário gamer. Os resultados da pesquisa demonstram que as mulheres brasileiras utilizam as redes sociais para construir redes de apoio e fomento à profissionalização e competitividade feminina, as quais contribuem para redução das desigualdades de gênero no cenário do eSport brasileiro.
2022
Galdino, Renata Jessica
Interferências do uso e ocupação do solo na qualidade das águas do Ribeirão das Pedras – Campinas/SP.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Gomes, Raissa Caroline