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Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim Campinas/SP: Processo de implementação de um parque
Esta dissertação é resultado de uma pesquisa que buscou compreender os propósitos da administração pública, nas instâncias estadual e municipal, ao implantar, no final da década de 1980, o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, na cidade de Campinas - SP. Projetado pelo escritório Burle Marx, a implantação do Parque Ecológico tinha por objetivo a revitalização de uma antiga fazenda, a recomposição da mata nativa, em áreas ocupadas pelos cafezais e a restauração do casarão, exemplar relevante da arquitetura do período do café. Quadras esportivas, lanchonetes, mirante, restaurante, campos de futebol e áreas de passeio também estavam no escopo do projeto. Além disso, o parque teve importante papel no desenvolvimento e valorização fundiária na região leste de Campinas. Embora o parque já tenha passado por dois processos de tombamento no nível estadual, pelo valor do seu conjunto arquitetônico, representativo da arquitetura cafeeira e, no nível municipal, por seu valor como parque urbano de concepção inovadora - encontra-se atualmente com uma utilização muito aquém do seu potencial como espaço público. A pesquisa também teve por objetivo traçar um diagnóstico que apresente os potenciais e as fragilidades deste equipamento urbano.
2022
Lacreta, Daniela Andrade
Aprimoramento em Sistema de ETE/EPAR com Foco em Melhoria da Qualidade da Água de Reuso: Estudo de Caso
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas
2022
Cunha, Rodrigo José Gonçalves da
A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia
A pesquisa A educação moral e virtudes aristotélicas: a formação do educador para a autonomia coloca em relevo a necessidade do cultivo de virtudes para a construção da excelência moral do homem. Discutimos a importância da compreensão de valores clássicos, em específico, o da justiça e o da amizade, a partir de Aristóteles, como base para a discussão da educação moral. Trata-se de uma pesquisa realizada no contexto de fundamentos da educação, mais precisamente de filosofia da educação, então, seu caráter é especulativo. Considerando que a educação moral exerce papel fundamental na formação da personalidade da criança, então, examinamos em que medida as virtudes são efetivamente necessárias para o desenvolvimento do caráter do homem. Com efeito, para além da discussão de fundamentos teóricos que embasam a educação moral, esta investigação também discutiu que concepção de educação moral pode embasar a convicção do educador para a efetiva tarefa de formar a personalidade da criança. Neste sentido, questionamos: quais os desafios para a formação do educador na consideração de virtudes aristotélicas em se tratando de educação moral? O objetivo principal desta pesquisa, portanto, consistiu em compreender os elementos que envolvem a educação moral na consideração de virtudes aristotélicas, especialmente a justiça e a amizade, com vistas aos desafios que se colocam aos educadores. Do ponto de vista do método, o trabalho foi realizado a partir de revisão bibliográfica e procurou problematizar, conceituar e argumentar, características típicas do método filosófico. Os resultados esperados consistiram na possibilidade do educador conseguir compreender, de forma mais rigorosa, virtudes fundamentais para a formação do caráter do homem.
2022
Safa, Talita Carneiro Gader
Reflexões acerca da hipótese de exclusão do sobrenome paterno em casos de abandono material e afetivo
Trata-se de pesquisa que objetiva abordar o tema do nome no ordenamento jurídico brasileiro e a hipótese de alteração deste, mais especificamente a retirada do sobrenome paterno, caso restem configurados o abandono material e afetivo por parte do genitor. Apesar de tal alteração não estar expressamente prevista na legislação brasileira, a jurisprudência vem firmando seu entendimento no sentido de que o princípio da imutabilidade do nome não é absoluto. Assim, segundo o referido entendimento jurisprudencial, deve ser autorizada a retirada do sobrenome paterno caso o titular do nome, após comprovar o abandono, demonstre o constrangimento em relação ao seu sobrenome. Dessa forma, é possível verificar uma preocupação dos Tribunais com o bem-estar do cidadão e o respeito ao princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, considerando que é facultado à pessoa que ela escolha a maneira com a qual quer ser identificada no meio em que vive.
2022
Barato, Letícia Carboni
Análise da viabilidade de aplicação de resíduos da construção civil da Região Metropolitana de Campinas em argamassas de uso geral por método multicritérios
O presente trabalho teve por objetivo caracterizar os agregados reciclados gerados na região metropolitana de Campinas e testar sua aplicação na produção de argamassas para uso geral. A partir de uma abordagem qualitativa, com objetivo exploratório, foram realizados os levantamentos da legislação vigente e exigências legais impostas à gestão dos resíduos sólidos e do panorama desta gestão na região metropolitana de Campinas. As seis usinas recicladoras para destinação dos resíduos de construção civil (RCC) gerados nos municípios implantadas foram identificadas e, a partir dos dados coletados, elaborou-se um mapa com a localização geográfica destas usinas. Após a coleta de amostras, com abordagem quantitativa de natureza aplicada e objetivo exploratório, foram realizadas análises das características físicas (composição granulométrica, teor de material passante na peneira de 75 m, absorção de água, teor de torrões de argila e materiais friáveis, massa específica e impureza orgânica) e químicas (sais solúveis e teor de matéria orgânica por perda ao fogo) destes materiais. Todos os agregados analisados apresentaram resultados satisfatórios nos ensaios de composição granulométrica e absorção de água. Já quanto ao teor de material fino (menor que 75 m), teor de torrões de argila e materiais friáveis e impurezas orgânicas, foram poucas as amostras que poderiam ser aceitas para o emprego recomendado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A análise do teor de sais solúveis também inviabilizaria a aceitação do agregado de alguns fornecedores. Com a substituição de agregado natural pelos agregados reciclados foram preparadas argamassas com traço de 1:3 (cimento:agregado), e substituição de 20 e 40% do agregado natural. Foram determinadas as características das argamassas no estado fresco (retenção de água, teor de ar incorporado, densidade de massa) e endurecido (absorção de água por capilaridade, coeficiente de capilaridade, resistência à compressão, resistência à tração na flexão e massa especifica aparente no estado endurecido). A partir dos resultados obtidos verificou-se, por aplicação do método de avaliação multicritérios, com a metodologia Analytic Hierarchy Process (AHP), o teor de incorporação do agregado reciclado na produção de argamassas de uso geral compostas por cimento e areia. Para a aplicação deste método foram atribuídos pesos a critérios pontuados ligados ao desempenho físico e mecânico das argamassas e critérios ambientais ligados ao esgotamento dos recursos naturais e distância de transporte. O melhor resultado foi encontrado na argamassa com teor de substituição de 20% de agregado reciclado misto da unidade municipal de Campinas, mas não é possível observar tendência de obter melhores resultados em argamassas com menor teor de substituição, nem tão pouco exclusivamente por argamassas com agregados reciclados mistos.
2022
Petitto, Régia Mara
O desafio pedagógico de formar leitores: análise do projeto “sarau Literário”
A presente pesquisa é um estudo de caso que investiga um projeto pedagógico desenvolvido por uma escola pública estadual de uma cidade do interior do estado de São Paulo, denominado Projeto Sarau Literário. O referido projeto, em sua iniciativa de despertar o interesse pela leitura literária nos alunos, propõe diversas atividades envolvendo o universo literário, que colaboram para a aproximação dos alunos a novas expressões culturais e estéticas relacionadas com a literatura. O objetivo da pesquisa foi investigar o Projeto Sarau Literário identificando os fatores que contribuem e/ou dificultam a formação de alunos leitores. Foram realizadas observações de campo, tanto em sala de aula como durante a realização do Sarau Literário, que no ano de 2016 ficou sob responsabilidade dos alunos dos 6os e 7os anos do ensino fundamental; foram realizadas ainda entrevistas com membros da equipe gestora, professores e alunos; questionário para os alunos do 6º e 7º ano; e análise documental de registros de edições anteriores do Projeto. A pesquisa – qualitativa do tipo estudo de caso – fundamentou-se na teoria histórico-cultural e o processo de análise do material empírico resultou na elaboração de quatro núcleos temáticos: a) trabalho coletivo na escola; b) mediação pedagógica; c) tecnologia; d) mudanças no comportamento de leitor dos alunos. Os resultados evidenciaram que não houve um engajamento do corpo docente e da gestão da escola que pudesse se consolidar como trabalho coletivo, apenas algumas parcerias de colaboração pontuais entre a professora organizadora do Projeto e outros professores. Essa colaboração sofreu uma ruptura em 2016 contribuindo para que o Sarau Literário sofresse algumas perdas significativas de participação dos alunos. Os resultados apontaram ainda para questões da afetividade nos processos de mediação pedagógica, que se constituíram em aspectos bastante significativos no processo de formação de leitores literários. Em relação à tecnologia, embora tenha ganhado destaque na revisão de literatura, não se revelou, contudo, um aspecto relevante no que se refere ao universo pesquisado. Os três núcleos temáticos apresentados trouxeram elementos para a discussão sobre os fatores que contribuíram para as mudanças no comportamento de leitor dos alunos (último núcleo temático). Nele se destacou as alterações no desempenho dos alunos em relação à leitura literária. Portanto, a pesquisa traz contribuições para a reflexão a respeito dos fenômenos que podem aproximar ou afastar os alunos da leitura literária e, mesmo diante das dificuldades, o Projeto Sarau Literário é uma proposta promissora para a formação de alunos leitores.
2022
Araujo, João Marcos Pulz
Uma compreensão winnicottiana sobre o sofrimento de filhos de alcoolistas
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
2022
Carias, Antonio Richard
Impacto na postura de alunos do ensino fundamental decorrente do excesso de carga e a qualidade ergonômica das mochilas escolares: revisão da literatura
A coluna vertebral é o elemento chave para a sustentação do corpo, da postura e dos movimentos. Embora o seu desenvolvimento inicie na vida uterina, é comum que se agrave na idade escolar, devido ao excesso de peso nas mochilas, somado ao mal designe e desajustes das mochilas, além do longo período na postura sentada em mobiliários inadequados, os quais são contra os padrões ergonômicos ideais. Com isso, a presente pesquisa tem como objetivo identificar, do ponto de vista biomecânico e ergonômico, as principais consequências na postura dos estudantes decorrente do excesso de peso e qualidade ergonômica inadequada das mochilas. Foi realizado um levantamento através de uma revisão bibliográfica baseada em periódicos disponíveis nas bases de dados eletrônicas (Periódicos CAPES, PubMed e MEDLINE Complete) no período de agosto/2019 a abril/2020, utilizando os descritores Physiotherapy, Bags, Backpack, School, Children e suas correspondências em português. Foram utilizados critérios de inclusão e exclusão para seleção dos artigos e incluídos idiomas na língua portuguesa e inglesa. A maioria dos estudantes carregavam pesos acima de 10% do peso corporal e usavam mochilas em padrões ergonômicos inadequados. A tendência foi maior em estudantes com maior idade e escolas não estatais. Os estudos mostraram alterações significativas no centro de gravidade na postura em pé. A dor também foi um sintoma comum entre os estudantes. Contudo, não foi identificado o peso ideal a ser carregado, considerando que não ultrapasse 10% do peso corporal. O excesso de peso e o uso inadequado das mochilas podem causar efeitos negativos no estudante. Presume-se que o fisioterapeuta seja de extrema importância nesse contexto orientando com medidas preventivas. Na literatura brasileira há poucos estudos recentes sobre ergonomia na idade escolar, sugerindo-se mais estudos desse tema.
2021
Trida, Marcela Regiane Gottardo, Marcelo
Pesquisa da própria prática: construção do conhecimento nos domínios constitutivos do docente da arte da palavra
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
2022
Granziera, Lilian Cristina
Ensino superior e televisão: repensando a prática pedagógica face ao consumismo televisivo
O objetivo do presente estudo, inserido na linha de pesquisa Universidade, Docência e formação de professores, é investigar a prática pedagógica dos professores. Os sujeitos deste estudo são os professores do Curso de Pedagogia de uma Instituição Particular localizada na cidade de Campinas e os alunos da mesma Instituição, que de modo geral lecionam ou que em outro momento lecionaram na Educação Básica. Por meio da aplicação de questionários, verificamos se os sujeitos discutem com seus alunos questões que abordam o desenvolvimento de um pensamento crítico sobre o que se vê e o que se ouve na televisão, em especial sobre os apelos consumistas anunciados nesse meio. Constatamos que o desenvolvimento desse pensamento é de certa forma precário na prática pedagógica realizada pelos sujeitos, no entanto, eles sentem necessidades de desenvolver tais pensamentos, mas nem sempre sabem como realizar. Entendemos que a televisão e sobretudo a publicidade veiculada nesse meio, tem como propósito administrar as vontades e as decisões dos consumidores. A idéia de consumo freqüentemente veiculada pela televisão é transformada em solução para todos os problemas. Nesse contexto, a educação precisa ser envolvida numa profunda reflexão crítica na sua maneira de ver a realidade, para que assim seja possível uma mudança na forma de educar os alunos, frente a essa sociedade de consumo. Ressaltamos a importância dos professores em atentarem para a televisão e para a exacerbação do consumo instalada nessa mídia, não somente de modo a espectá-la, mas também de modo a estudá-la pedagogicamente.
2022
Bissaro, Andréia
Nível de stress, fontes estressoras e estratégias de enfrentamento em mulheres
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Allegretti, Juliana
A irmandade do Santíssimo Sacramento de Campinas no Contexto das Reformas Ultramontanas: 1847-1908
Diante da problemática e fértil campo de estudo, a presente pesquisa visa analisar as relações entre Igreja e Estado, na segunda metade do século XIX, através do enfoque nas irmandades leigas, em específico, a Irmandade do Santíssimo Sacramento de Campinas, SP. Tais irmandades exerceram participação direta na constituição da religião e da religiosidade no Brasil. Nossa pesquisa propõe essa análise à luz do contexto das chamadas “reformas ultramontanas”, que visavam uma reaproximação da religiosidade local com Roma, através da reforma de seminários de formação e postura do clero, bem como devoções e costumes populares já arraigados na sociedade. Com isso, também as irmandades estavam sujeitas à adequações a partir das recomendações da Santa Sé. Essa dinâmica acabou por gerar uma série de situações, tanto externas da Igreja com o Estado, como internas, nas diferentes linhas de posicionamento do clero e atuação dessas irmandades religiosas que, em decorrência do grande prestígio social e político, não aceitavam submeter-se às diretrizes romanas, gerando um dos momentos mais marcantes na história da Igreja no Brasil, o qual ficou conhecido como a “Questão Religiosa”. A pesquisa se realiza a partir da análise de correspondências e documentos oficiais do bispado de São Paulo, bem como do arquivo documental da Irmandade do Santíssimo Sacramento de Campinas, além de uma revisão bibliográfica acerca do tema, objetivando uma chave de leitura para a compreensão das relações entre Igreja e Estado inseridas em um contexto local, a partir da atuação da referida Irmandade.
2022
Amstalden, Gabriel de Barros
Geração e aplicação do conhecimento para a inovação: contribuições de uma instituição pública de pesquisa e desenvolvimento
Esta pesquisa apresenta um panorama sobre os conceitos relacionados à informação e ao conhecimento, em especial sobre sua agregação aos processos de produção de bens e serviços de natureza inovadora. Apresenta, ainda, um conjunto de reflexões sobre o processo de inovação e suas conexões com o desenvolvimento econômico e social, identificando as principais características dos ambientes mais apropriados para a geração de inovações, bem como as estratégias para estimulálas. Para localizar o tema, aborda-se a questão da globalização, enquanto fenômeno social e econômico que permeia o debate sobre as novas formas de produção, cada vez mais demandantes de geração e agregação de conhecimento a bens e serviços. Nesse contexto, discute-se a influência da rápida evolução das tecnologias da informação e comunicação (TIC) sobre os processos de geração do conhecimento e de produção de bens e serviços, abordando-se os principais requisitos de estímulo ao desenvolvimento sócio-econômico, configurados em políticas públicas apropriadas ao incentivo da atividade produtiva. É apresentado um resumo sobre as estratégias adotadas pelo Estado brasileiro no esforço de promoção do crescimento econômico e do bem-estar social, principalmente a partir da definição de políticas industriais e de ciência e tecnologia. Sobre a questão das políticas públicas, é feita uma breve análise da atual Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior PITCE e de um de seus mecanismos de estímulo à inovação, a recentemente aprovada Lei de Inovação. A coleta de dados é feita numa instituição científica e tecnológica ICT, de natureza pública, atuante na área de tecnologias da informação, criada com o objetivo de converter-se em instrumento do Estado para o apoio à inovação no setor produtor de bens e serviços.
2022
Berton, Mônica Aparecida Martinicos de Abreu
Requalificação urbana: a Fazenda Roseira e a comunidade Jongo Dito Ribeiro Campinas/SP
Este trabalho aborda aspectos da luta pela preservação da Fazenda Roseira do Campo Grande antiga fazenda de café e marco referencial cultural e histórico, situada na região noroeste de Campinas,SP, num território entrecortado por extensas avenidas e por importantes rodovias de conexão regional e ocupado por uma população de perfil predominante de baixa renda com forte presença de comunidades de afro descendentes. O entorno da sede convive atualmente com a inserção de um novo loteamento fechado nos terrenos remanescentes da Fazenda. O trabalho analisa a atuação da Comunidade Jongo Dito Ribeiro, articulada a outros movimentos sociais e culturais de origem africana, pela requalificação urbana da Fazenda Roseira bem como o papel do jongo/caxambu que a constituiu enquanto manifestação cultural e política. A Fazenda Roseira, como lugar de memória , constitui a matriz sobre a qual se articulam sínteses do conteúdo social e as formas espaciais, estimuladas pelas ações da comunidade jongueira integrando identidade cultural com a territorialidade na produção do espaço urbano. Combinam-se neste processo a representação de dois segmentos do patrimônio cultural, a sede a Fazenda Roseira, enquanto patrimônio material caracterizado pelas referencias ambientais e arquitetônicas com fragmentos do período colonial e do século XIX, pelas e o patrimônio imaterial do jongo, reconhecido em 2005 pelo IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) representado pela Comunidade Jongo Dito Ribeiro, testemunho importante na formação da memória histórica do povo negro na cidade de Campinas.
2022
Martins, Alessandra Ribeiro
Ciência da informação e publicidade produção e uso da informação
Esta pesquisa tem como propósito a análise do briefing como um instrumento de informação e o publicitário como agente mediador da informação na medida em que usa a linguagem publicitária para obter do receptor-consumidor conhecimento dos benefícios, explícitos ou implícitos, da aquisição de um produto ou serviço. O procedimento metodológico adotado foi a pesquisa bibliográfica e documental apoiada em conceitos da Ciência da Informação e da Ciência da Comunicação, numa abordagem qualitativa. A pesquisa parte do pressuposto de que a publicidade, a pretexto de comunicar a presença de produtos e serviços, utiliza o repertório pré- existente no imaginário dos destinatários para construir conhecimentos que vão além da existência dos bens anunciados. Nessa perspectiva, os estudos revelaram que o briefing representa um instrumento informativo apto para produzir e alimentar o discurso com base em códigos híbridos próprios da publicidade, base do processo de criação, visto que produz informações que fomentam a produção de sentido.
2022
Manjaterra, Renata Maria Zamboni
Mulheres com câncer de mama: análise funcional do comportamento pós-mastectomia
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas
2022
Sampaio, Ana Claudia Paranzini
Os métodos de interação mútua dentro da sala de aula e os textos narrativos
Este trabalho objetiva verificar as vantagens nos métodos de interação no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa, no âmbito das narrativas, com enfoque nos gêneros conto e crônica nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Considerando os muitos questionamentos sobre a abordagem mais eficaz ou por onde começar quando voltamos o olhar para a variedade de conteúdos na disciplina de Língua Portuguesa, o presente trabalho pretende sugerir a quebra do paradigma tradicionalista que ainda rege as práticas de ensino e conceber a língua como meio de interação. Dessa forma, considera-se relevante que o ensino parta dessa premissa e que seja coconstruído entre estudante e professor sendo mediados pela interação e outras atividades que primem pela construção mútua do conhecimento em sala de aula.
2021
Silva, Leticia Camondi da
O educador e sua contribuição para a (trans)formação da vida de jovens no Programa Educação para o Trabalho
O objeto de estudo desta pesquisa é o Programa Educação para o Trabalho realizado pelo Senac SP1 há quatorze anos. O curso foi escolhido em função dos resultados obtidos desde sua criação e pela relevância social que representa para jovens que o frequentam. São apresentados conceitos e diferentes visões da Educação Social, da Pedagogia Social e do Educador que atua no Programa Educação para o Trabalho e em Programas e projetos socioeducacionais. Buscou-se aprofundar tais conceitos em autores como Luzuriaga (1960) e Silva (2009) que abordam diferentes momentos da Pedagogia Social. A pesquisa tem por objetivo identificar as contribuições do Educador para a formação e transformação da vida de jovens que participam do Programa Educação para o Trabalho. A questão que norteia o presente estudo assim se configura: Pode a Educação Social, no caso do Programa Educação Para o Trabalho, configurar-se em ambiente complementar ao ensino escolar, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens com interesse pelo mercado de trabalho? A metodologia utilizada foi a da pesquisa qualitativa. Foram aplicados 136 questionários e realizadas 17 entrevistas com alunos, educadores e coordenadores do programa, visando conhecer as percepções dos entrevistados a respeito do Programa pesquisado e das formas diferenciadas de educar que valorizam as experiências e realidades individuais dos alunos. Constatou-se que o Programa atinge seu objetivo de contribuir para o desenvolvimento de jovens, como evidenciado nas entrevistas realizadas. Observou-se que o Programa proporcionou mudanças na vida dos jovens e nas famílias destes jovens. Percebeu-se que o apoio e estímulo da família para que os jovens permanecessem no Programa, representou fator determinante para os resultados alcançados. Os educadores foram unânimes em afirmar que nutrem grandes expectativas com relação ao futuro dos jovens e acreditam, que de alguma forma, podem contribuir para proporcionar mudanças significativas nas vidas destes jovens, não só no ambiente profissional, mas também no pessoal. Espera-se que a pesquisa possa oferecer subsídios que permitam aos educadores oportunidades de reflexão sobre suas práticas e sobre possíveis mudanças que possam ocorrer na vida dos jovens em diferentes contextos sociais.
2022
Colevate, Fatima Regina
Queixa escolar: de que (quem) se trata? Uma proposta de intervenção do psicólogo escolar com coordenadores pedagógicos.
Capes
2022
Favarin, Rafael da Nova
Análise dos reflexos da interatividade na produção, disseminação e recuperação da informação na TV Digital
A TV Digital terrestre brasileira estreou na noite de dois de dezembro de 2007, em São Paulo, sem nenhum dos seus principais recursos: multiprogramação (mais canais), portabilidade e mobilidade (sinal em celulares e receptores em movimento) e, principalmente, a interatividade. Conseqüência de um polêmico processo que resultou na adoção do padrão japonês, em junho de 2006, o fato de a TV Digital chegar como a TV do pode ser , não elimina suas potencialidades. Estudar seus recursos na perspectiva da quebra do paradigma da unidirecionalidade imposta pelo modelo analógico de transmissão de sinais e pesquisar como a interatividade vai impactar nos fluxos informacionais da produção, disseminação e recuperação da informação nessa nova mídia, é o foco deste trabalho, que utiliza como procedimentos metodológicos, a pesquisa documental, as observações diretas, intensivas, exploratórias e a análise qualitativa, entre outros. A Ciência da Informação, como ciência de característica multidisciplinar e que tem na recuperação da informação, suas raízes históricas, é o campo referencial de estudo. Na perspectiva do telespectador interagir com a informação na TV, chegando, até mesmo, a produzir e gerar conteúdo, o Ciclo Social da Informação, proposto por Le Coadic, é estudado como modelo que se aplica aos novos paradigmas da TV Digital. O trabalho toma como base os novos paradigmas da informação para estudar a construção de conteúdos televisivos interativos e inclusivos a partir de conheceres integrados num trabalho colaborativo. Nesse contexto, aponta-se a Universidade e as TVs Universitárias, em especial, como espaço para a experimentação de novos conteúdos desenvolvidos na convergência das mídias e das tecnologias e na somatória de competências profissionais diversas. O resgate histórico da TV PUC-Campinas e sua a evolução tecnológica são tomadas como referência no processo de migração do analógico para o digital.
2022
Paschoal Neto, José Dias