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Processos históricos, políticos e econômicos associáveis ao ensino técnico industrial: um estudo de caso

Este estudo contextualiza o ensino técnico industrial, a partir da Escola Técnica Estadual Pedro Ferreira Alves, considerando o movimento sociocultural e político em torno da construção e do surgimento dessa instituição. O interesse por esta pesquisa emerge da preocupação com a formação do trabalhador brasileiro de nível técnico. O trabalhador que a cada momento perde a voz e a vez. Cabe ressaltar que a educação, no presente estudo, não é tratada de forma estanque dos acontecimentos econômicos e sociais. Buscou-se resgatar, através do relato do primeiro diretor da Escola Técnica Estadual Pedro Ferreira Alves, de reportagens da imprensa local e do Plano Plurianual de Gestão/2009, a trajetória da escola desde a sua implementação até o corrente ano de 2009. Nesse contexto, percebeu-se que seria preciso pontuar a legislação referente ao ensino técnico industrial e, posteriormente, ao ensino profissional para verificar a emblemática presente. Como forma de subsidiar análises, discorreu-se sobre referenciais teóricos focados na legislação do ensino técnico, nas relações entre trabalho e educação e no mundo do trabalho . A partir de então, chegou-se à pesquisa empírica, cuja metodologia consistiu em entrevistas semi-estruturadas gravadas com a direção e a coordenação dos cursos voltados à indústria ofertados pela supracitada Escola, a fim de investigar como se dá o enquadramento de uma instituição técnica no âmbito do sistema neoliberal estabelecido. Detectou-se considerável quadro de evasão escolar. Percebeu-se que a formação do trabalhador não se dá somente através dos muros da escola, e sim, através de suas relações sociais, desmistificando a lógica neoliberal de que a escola é a única responsável pela educação do trabalhador. Constatou-se também paralelismo entre a legislação voltada ao ensino técnico e a lógica neoliberal.

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2022-12-06T14:21:14Z

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Simões, Daniela Dantas Ribeiro

A amplianção do aeroporto internacional de Viracopos e as novas demandas do turismo em Campinas

A presente pesquisa tem como objetivo analisar a situação atual da atividade turística de Campinas, as potencialidades que a cidade apresenta e investigar as possíveis novas demandas da ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos neste segmento de atividades. Pretende discorrer sobre os pontos de intersecção entre o urbanismo, as políticas públicas e o turismo, tendo como base o estudo de caso da ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos no município de Campinas. Com este objetivo apresenta o Aeroporto Internacional de Viracopos ao mesmo tempo como um elemento estratégico de conexão entre várias modalidades de deslocamento levando em consideração outros meios de transporte (como o viário e o ferroviário de interligação) e como um equipamento urbanístico com potencial de produzir mudanças significativas nas infraestruturas urbana e turística de Campinas . Para tais investigações, os atrativos turísticos da cidade de Campinas serão enfocados como espaços potenciais de dinamização da atividade turística, levando em consideração suas relações culturais vinculadas ao turismo e um breve estudo sobre a identidade local e a construção de uma nova identidade de marketing que incorpore os aspectos urbanísticos envolvidos. Um dos objetivos deste trabalho é discutir as consequências, benéficas ou perversas, da transformação do Aeroporto Internacional de Viracopos no principal portal aeroportuário da América Latina, tanto para se tornar um real centro de recepção e emissão de turistas como para as dinâmicas sócio espacial da cidade. Pretende-se concluir este trabalho com questões vinculadas ao objeto de estudo no que diz respeito à gestão e às políticas públicas que devem ser aprofundados sobre o futuro do turismo em Campinas, e com a certeza de que as expectativas que serão propostas para o município dificilmente serão alcançadas se o poder público não desenvolver iniciativas propositivas integradas para as diferentes instancias da gestão municipal para melhorar a qualidade de vida dos seus moradores.

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2022-12-06T14:21:14Z

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Palomar, Vilma Merli

Histórias de trabalho e outras histórias no trecho

A presente pesquisa, situada na linha de Pesquisa Prevenção e Intervenção Psicológica do Programa de Pós-graduação Stricto Senso da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, objetivou compreender como a categoria trabalho se apresenta a quem tem na rua seu principal suporte de subsistência e mantém-se em um caminhar constante de cidade em cidade, sobrevivendo por meio de atividades socialmente desqualificadas, próprias ao universo das ruas, com especial enfoque nos trecheiros , categoria de pessoas em situação de rua conhecida por permanecer em um caminhar constante de trecho em trecho . O estudo foi desenvolvido ao longo de seis meses por meio de Etnografia, em praças e locais públicos de circulação em um município do interior paulista. Os dados foram posteriormente analisados sob a luz da Psicologia Social. Foi possível concluir que existe uma ampla gama de pessoas que, apesar de situarem-se em uma mesma faixa econômica, possuem perfis culturalmente distintos bem como diferem substancialmente quanto aos modos de vivenciar a errância constante pelas cidades e o (não) fazer uso das políticas de assistência social ofertadas a quem vive nas ruas. Foi possível ainda concluir que o trabalho apresenta-se a elas como uma categoria constitutiva de sua subjetividade, pois afirmam-se como trabalhadoras no intuito de afirmarem-se como honestas e socialmente relevantes .O trabalho é além disso uma atividade diária de manutenção da sobrevivência sem a pretensão de, por meio dele, acumular capital e coisas materiais e sim prover o necessário para o dia de sustento, situação que leva tal categoria populacional a uma instabilidade constante e grande vulnerabilidade uma vez que fica totalmente descoberta por qualquer tipo de rede de seguridade social que possa lhe valer em caso de impossibilidade de trabalhar, momentânea ou não.

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2022-12-06T14:21:14Z

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Büll, Sandra

Livro de história: sufoco! a história de Marina

O Processamento Auditivo Central pode ser definido pelo conjunto de habilidades auditivas necessárias à interpretação dos sons. À vista disso, o Transtorno do Processamento Auditivo Central é dado pela dificuldade do indivíduo de interpretar tais sons mesmo que tenha os limiares auditivos e cognição dentro da normalidade. Pensando nos impactos que tais dificuldades causam na vida do indivíduo com Transtorno do Processamento Auditivo Central, o presente trabalho, apresentou como objetivo a elaboração de um livro de história para escolares do ensino fundamental I e II, intitulado: “Sufoco! A história de Marina”, o qual aborda o Transtorno do Processamento Auditivo Central de forma lúdica, o que capacita o indivíduo para o seu autoconhecimento e entendimento sobre o transtorno, bem como servir de material informativo para os familiares e profissionais envolvidos. O embasamento teórico deu-se por meio de revisão bibliográfica e foi reproduzido no livro com o gênero textual de narrativa e o gênero literário do conto para proporcionar uma leitura mais acessível. Por conseguinte, foi possível através desse material, propiciar ao leitor maior entendimento e conhecimento sobre o assunto, propondo uma maior reflexão sobre os impactos do Transtorno do Processamento Auditivo Central na vida do indivíduo, de forma a proporcionar uma melhor qualidade de vida.

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2022-12-06T14:21:14Z

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Santos, Jennifer Braga Stefano, Lara Maria Diniz Gonçalves

Desenvolvimento de baixo impacto no manejo de águas pluviais urbanas: uma proposta para o município de Campinas

O processo de urbanização e a ocupação desordenada do espaço urbano promovem impactos ao sistema natural, como a impermeabilização dos solos e a supressão de áreas verdes, que afetam diretamente os regimes fluviais em bacias urbanas causando um aumento da variável “escoamento superficial” durante os períodos de chuva, com aceleração da velocidade da água e o aumento dos volumes que chegam aos canais. Este trabalho tem por objetivo adaptar o método alemão Biotope Area Factor (BAF) como uma prática de desenvolvimento de baixo impacto (LID), aplicada ao município de Campinas-SP, especificamente, para duas bacias críticas. Para tanto, são estimados os valores existentes dos coeficientes de escoamento superficial, estabelecendo-se a relação entre o volume precipitado e a capacidade de infiltração das águas das chuvas para os diferentes tipos de superfícies e, dessa forma, são propostas medidas de intervenção utilizando-se a metodologia BAF. Os resultados indicam que a implantação de técnicas de desenvolvimento de baixo impacto (LID) adaptadas para o método BAF no planejamento urbano é possível, apresentando vantagens urbanísticas, ambientais e hidrológicas sob os sistemas de desenvolvimento convencionais, tais como aumento das áreas permeáveis e das áreas de cobertura vegetal. Com isso, consequentemente tem-se a redução da vazão de pico e do volume de escoamento superficial das áreas objeto de estudo.

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2022-12-06T14:21:14Z

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Carvalho, Natália Esteves

Sentimento de inadequação: estudo fenomenológico-existencial

É possível identificar fenômenos importantes a serem abordados no que diz respeito ao Sentimento de Inadequação (SI), caracterizado pelo sentimento de desigualdade ou diferença em relação a outras pessoas ou situações diversas. Para isso, o presente trabalho mantém sua atenção voltada para a relação entre sujeito e contexto sociocultural, com o objetivo de compreender o fenômeno de sentir-se inadequado e de como se configuram os possíveis desdobramentos psicológicos dessa situação. A pesquisa, de caráter qualitativo, se embasa no método fenomenológico segundo o estilo de Merleau-Ponty. O trabalho se iniciou de forma teórica, através da análise de literatura popular, manuais diagnósticos e bibliografia científica indexada. A segunda etapa ocorreu a partir da análise descritivo-especulativa de entrevistas participativas abertas realizadas com três adultos. Todos descreveram ao seu modo a presença do SI em suas vidas. Além de detalhes sobre o fenômeno, foram identificados três desdobramentos psicológicos básicos: 1) o Aplainamento da Subjetividade (AS), caracterizado pelo autoquestionamento, isolamento, solidão e, principalmente, pela tentativa de o sujeito de se modificar em função do contexto sociocultural; 2) o Aplainamento da Objetividade (AO), no qual se identificam níveis de agressividade, questionamento do contexto sociocultural e a possível tentativa de modificá-lo, dificultando, por outro lado, o contato com aspectos subjetivos; 3) o Senso de Inadequação (SsI), postura na qual o sujeito assimila o SI de forma reflexiva e criativa, evidenciando a importância do caráter lúdico da existência. Percebeu-se a possibilidade de trânsito entre o AS e o AO, invertendo o foco do aplainamento sem que necessariamente se desenvolvam reflexões significativas.

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2022-12-06T14:21:14Z

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Torres, André Roberto Ribeiro

A devoção mariana pelas ondas do rádio: um estudo de caso sobre o programa Consagração a Nossa Senhora Aparecida

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

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2022-12-06T14:21:14Z

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Flor, Felipe Manoel Zangari

Relatório final do projeto experimental 2021 Agência Forty One Cliente: Amd - Advanced Micro Devices

Esse trabalho é um Projeto Experimental, do curso de Publicidade e Propaganda, realizado com o apoio da instituição PUC-Campinas e orientação de seus professores. Prospectamos o cliente “AMD - Advanced Micro Devices” e fizemos uma assessoria e produção de campanhas como uma agência de publicidade. Analisamos internamente a empresa, pesquisamos o Macro e Micro ambiente, entendemos as oportunidades e fraquezas do mercado com relação a empresa e criamos uma campanha, que posicione e diferencie a marca no segmento, aumentando sua vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Com a proposta de atingir um novo perfil de público para a marca, foram criadas novas estratégias de comunicação. O intuito por trás do nosso planejamento é desenvolver o sentimento de ser “Campeão”, ao associar o uso dos produtos AMD com a alta performance e o bom desempenho dentro do cenário de jogos eletrônicos competitivos. Esse trabalho entrega o passo-a-passo do desenvolvimento até a conclusão de uma campanha, passando por pesquisas com dados concretos sobre o mercado financeiro até a defesa criativa e peças embasadas em todo o estudo feito.

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2022-12-06T14:21:14Z

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Queiroz, Cristopher Furlan, Eduardo Santos, Enzo Gorayeb, Felipe Souza, Gabriel Telles, Vivian

Predição de Falhas em Sistemas de Telecomunicações utilizando Algoritmos de Geração de Árvores de Decisão

O presente trabalho de dissertação tem como principal objetivo a análise dos sistemas de telecomunicação, os quais estão cada vez mais complexos e heterogêneos e, em função disso, suscetíveis a diversos tipos de falhas causadas tanto por fatores internos como externos, sendo estes últimos devido à integração com sistemas de terceiros. Dentro desse contexto, este trabalho apresenta, então, um modelo que pode ser utilizado para prever falhas consequentes a partir de uma amostra de dados. Para tanto, utilizou-se uma ferramenta de mineração de dados e algoritmos de predição, que criam árvores de decisão. Aplicado o modelo proposto a um conjunto de falhas, gerado pelo sistema de uma grande operadora de telecomunicações, demonstrou-se que é possível agrupar falhas com precisão de 85,96%. Logo, pode-se estabelecer um processo que auxilia na definição do agrupamento e correlação de falhas, permitindo que os sistemas de gestão de alto nível possam ser configurados de maneira mais eficiente pelos administradores.

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2022-12-06T14:21:14Z

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Lima, José Divino de

Em tempo de globalização: a representação social de emprego, trabalho e profissão em adolescentes

Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC Campinas

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2022-12-06T14:21:14Z

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Faria, Luiz Roberto Paiva de

A qualidade ambiental nos sistemas de iluminação natural e artificial em quartos de internação hospitalares

A partir da análise da certificação AQUA-HQE em edifícios de saúde, da sustentabilidade, da iluminação e do conforto e qualidade ambiental, procurou-se estabelecer parâmetros que possibilitassem avaliar os quartos de internação das unidades hospitalares a fim de elencar os requisitos básicos para se atingir um ambiente com qualidade aos seus usuários. Com o objetivo de contribuir para o conforto dos pacientes nos quartos de internação, esta pesquisa avaliou o desempenho da iluminação natural e artificial seguindo as normas brasileiras vigentes e os critérios de avaliação da certificação AQUA-HQE, nos quartos de internação do hospital Samaritano de Campinas, São Paulo. Para tanto foi aplicado o método de medição de iluminação natural e artificial. Os resultados identificaram níveis insuficientes de iluminância para as tarefas realizadas nos quartos, juntamente com a utilização de lâmpadas que geraram um índice de reprodução de cor e de temperatura de cor distintas das normas brasileiras e dos critérios de avaliação da certificação AQUA-HQE. Com base na análise dos resultados junto com a revisão bibliográfica, foram elaboradas recomendações para a iluminação de quartos de internação hospitalares que poderão contribuir em projetos de novas unidades e também naqueles que buscam uma qualidade ambiental satisfatória para seus usuários.

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2022-12-06T14:21:14Z

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Corrêa, Joyce Marcello

Expansão urbana e mobilidade: planejando cidades multimodais

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

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2022-12-06T14:21:14Z

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Ribeiro, Fernando Henrique Silva

Enfermeiro educador, enfermeiro professor : formação e práticas educativas

Este trabalho nasceu da inquietação acerca da formação do enfermeiro para o trabalho educativo. Objetivou verificar os valores atribuídos pelos Enfermeiros à função de educador e docente do profissional de enfermagem. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada no ano de 2003 na Faculdade de Saúde Tecsoma, em Paracatu, Minas Gerais. Participaram da pesquisa, como sujeitos, cinco docentes e usou-se como procedimento de coleta de dados entrevista semi-estruturada. Trabalhou-se a análise do conteúdo das entrevistas transcritas, a partir de duas categorias: a) motivações para a atividade profissional; b) a relação enfermagem/educação/saúde. Constatou-se a ausência de preparação desses profissionais para lidar com as questões de ensino decorrente da insuficiente formação nos cursos de graduação; a dúvida e indefinição do Enfermeiro quando se torna um professor universitário sobre as competências que deve ser detentor para praticar o papel educativo nos espaços formais e não formais. Tais problemas necessitam ser enfrentados e podemos apontar um encaminhamento importante: a formação de enfermeiros-educadores-professores quer seja inicial, quer seja continuada, deve ser reflexiva para ser significativa do ponto de vista da construção de conhecimentos voltados à visão de educação e saúde como práticas sociais.

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2022-12-06T14:21:14Z

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Moraes, Carlos Alberto Martinez de

Formação em Psicologia Escolar: perspectiva crítica na ênfase para o campo educativo

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp

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2022-12-06T14:21:14Z

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Tizzei, Raquel Pondian

Jaguaribara: a cidade submersa, história de uma cidade planejada no sertão do Ceará

Cerca de 51 milhões de brasileiros vivem no Nordeste enfrentando períodos críticos de estiagem e enchentes. Na tentativa de minimizar as mazelas causadas pelas irregularidades pluviométricas, o Governo Federal lançou recursos para a implantação de programas que viabilizassem a formação de estoque estratégico de água por meios de barramentos e açudagem. O reservatório do Castanhão, no Ceará, faz parte dessa estratégia e surgiu no ano de 1995 tendo como grande impacto o desaparecimento da cidade de Jaguaribara, situada a 283 km de Fortaleza. Entre ameaças, resistência, insegurança, aceitação dinâmica e chegada à nova terra, a população é relocada para um outro sítio, dando origem ao novo município, que recebeu o nome de Nova Jaguaribara, inaugurada no ano de 2001. A cidade nasce marcada pela história do povo sertanejo, uma trajetória castigada por conta da seca e das disputas pelo poder que a água representa neste espaço que determina a conjuntura do sertão brasileiro.

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2022-12-06T14:21:14Z

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Perote, Lícia Tereza Rodrigues

Influência do Albedo em Área Urbana de Alta Densidade: Estudo de Caso

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

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2022-12-06T14:21:14Z

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Poloni, Milena Penna

Professora, educadora ou babá? desafios para a reconstrução da identidade profissional na educação infantil

Este estudo aborda a formação de professores de educação infantil, cujo problema de pesquisa situa-se em conhecer o papel da formação inicial no processo de reconstrução de sua identidade profissional, objetivando investigar o papel dessa formação na reconstrução das representações sociais de futuras professoras de educação infantil sobre a profissão. Desenvolvemos um estudo baseado na abordagem qualitativa de pesquisa, cujo referencial teórico-metodológico pautou-se na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2009). As técnicas de coleta de dados adotadas foram a aplicação de 57 questionários a alunos ingressantes e 46 concluintes de um curso de pedagogia de uma universidade particular do Estado de São Paulo, dentre os quais selecionamos cinco alunas concluintes para participarem da realização de entrevistas semi-estruturadas. Os dados coletados foram analisados a partir da identificação das seguintes categorias de análise: identidade docente, concepção de professor e desafios para a formação docente. Os resultados obtidos indicaram que esse curso de formação parece ter proporcionado o reconhecimento do professor da educação infantil enquanto pertencente à categoria profissional professor, com saberes específicos para sua atuação e que, portanto, necessita ser reconhecido profissional e socialmente pela importância de sua função. A investigação ressaltou a necessidade de se repensar a identidade desse professor em termos de reconhecimento da profissão docente e do seu papel social, político e profissional. Destacamos as contribuições desse curso de formação no que se refere à revisão de conceitos e representações que interferem nessa reconstrução identitária e pudemos perceber que desafios estão postos para aperfeiçoar a formação inicial nesse curso, como a questão dos estágios, que precisam articular a teoria e promover reflexões mais críticas sobre as concepções fundantes da área; a necessidade de uma análise mais aprofundada do currículo, a fim de permitir revisões das concepções, possibilitando reelaborações que desconstruam representações cristalizadas socialmente. Finalmente, ao colocar essas questões em relevo, acreditamos estar contribuindo com a pesquisa em Educação e mais especificamente com a formação identitária dos professores de Educação Infantil, pertencentes a um grupo profissional que tem direito de exercer sua profissionalidade docente e a função social que o define historicamente enquanto tal.

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2022-12-06T14:21:14Z

Creators

Massucato, Jaqueline Cristina