RCAAP Repository

A leitura e a matemática: visão do professor do ensino médio

Com as mudanças sociais, econômicas e tecnológicas que ocorrem de forma vertiginosa, novas exigências são impostas aos sistemas de ensino em todos os níveis e em relação ao perfil do cidadão que se quer formar. Exige-se que a pessoa seja criativa, inteligente, capaz de solucionar problemas, de se adaptar às mudanças e, principalmente, de gerar, selecionar e interpretar informações. A educação deve estar comprometida com o desenvolvimento total do educando. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio trazem uma proposta de trabalho voltada ao desenvolvimento de competências e habilidades. Uma dessas competências é a competência leitora e, para seu desenvolvimento, o trabalho com leitura é de extrema importância. O objetivo do trabalho, dentro da linha de pesquisa Universidade, Docência e Formação de Professor, é analisar como o professor de Matemática vê a competência leitora na sala de aula de Matemática no Ensino Médio. Para isso, recorremos a diversos autores que tratam da temática. Para a coleta de dados foi inicialmente aplicado um questionário a dez professores de Matemática que atuam no Ensino Médio em escolas estaduais jurisdicionadas à Diretoria de Ensino Região de Campinas Oeste. Dois dos professores foram posteriormente entrevistados para aprofundamento das questões. A análise foi estruturada segundo os eixos temáticos: Importância dada à leitura; A leitura nas aulas de Matemática; Estratégias para o desenvolvimento de leitura nas aulas de Matemática; Dificuldades do professor em relação ao trabalho com leitura nas aulas de Matemática e Formação para o trabalho com leitura nas aulas de Matemática. Apesar da importância que os professores participantes atribuem à leitura, verificou-se que a maioria não desenvolve atividades significativas com leitura em suas aulas. Constatamos também que na formação inicial desses professores, em nenhum momento, foi tratada a questão do desenvolvimento de trabalhos com leitura. Espera-se que a pesquisa contribua para a discussão sobre o tema e evidencie, na formação de professores, a importância de práticas que enfoquem a leitura nas aulas de Matemática.

Year

2022

Creators

Picarelli, Melissa Junqueira

Reconhecimento intersubjetivo e ocultação ideológica: reflexões sobre a temática história e cultura afro-brasileira e recismo nos livros aprovados no PNLD-2014 de língua estrangeira moderna

O objetivo desta pesquisa é identificar e refletir como os livros didáticos de Língua Estrangeira Moderna (LEM) aprovados no Programa Nacional do Livro Didático 2014 (PNLD-2014) para o Ensino Fundamental II contemplam a Lei n.º 10.639 de 2003, que trata da obrigatoriedade da temática História e Cultura afro-brasileira em todas as disciplinas do currículo. A escolha pelas disciplinas de LEM é devido ao seu papel crucial, de acordo com as Orientações Curriculares 2006, que era o de “levar o estudante a ver-se e constituir-se como sujeito a partir do contato e da exposição ao outro, à diferença, ao reconhecimento da diversidade”, assim como o Edital PNDL-2014, que deu às disciplinas de Língua Estrangeira Moderna um peso maior no que diz respeito ao cumprimento dessa lei quando comparada às demais disciplinas do currículo. Com vistas a essa lei e esse edital, foram analisadas sequências didáticas das cinco obras aprovadas nessa licitação PNLD-2014 LEM. A base teórica deste trabalho foram os estudos do Círculo de Bakhtin, pois entendemos o livro didático como gênero do discurso; a teoria da luta por reconhecimento de Axel Honneth e o conceito de ocultação ideológica de Michel Debrun. Nosso objetivo foi analisar, uma vez que o aporte teórico de Honneth permitiu entender como os sujeitos se inserem na sociedade por meio de uma luta por reconhecimento intersubjetivo, se esses materiais contribuíram e de que maneira isso se deu, isto é, se foi possível a constituição de um estudante negro sujeito e agente de sua história ou esses materiais estariam perpetuando o que Debrun chamou de ocultação ideológica, que oblitera esse estudante e o impede de ver-se como “sujeito”, a “agir como cidadão”, pois não ocorreu o contato e a “exposição ao outro, à diferença, ao reconhecimento da diversidade” (BRASIL, 2006), não possibilitando assim o travejamento de uma sociabilidade cognitiva da diferença. As análises apontam para um cenário em que os sujeitos interessados não foram envolvidos no processo como um todo, seja na elaboração ou na avaliação dos materiais didáticos de língua estrangeira, isto é, uma visão do conjunto do corpus nos permitiu afirmar que pouco do “eu” espelhado no “outro” é de fato o “outro”. Desse modo, no nosso entender, a Lei nº 10.639/03 isolada de outras políticas de ações afirmativas (um conjunto variado e que abrange diferentes frentes) tende a ser insuficiente.

Year

2022

Creators

Rolandi, Verônica de Freitas

Uma análise de pesquisas acadêmicas em educação matemática sobre o enfoque histórico do conceito de função

Tendo em vista as discussões sobre a presença da abordagem histórica no campo do ensino da Matemática, recomendada nos eventos da área, nas Propostas Curriculares para o Estado de São Paulo e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e a importância do conceito de função na significação da Matemática no Ensino Médio, este trabalho, inserido na linha de pesquisa Práticas Pedagógicas e Formação do Educador, investigou a seguinte questão: De que forma e com qual perspectiva histórica o ensino de função se faz presente na recente produção acadêmica do campo da Educação Matemática? Seu objetivo é verificar o grau de importância que a comunidade científica, que investiga o ensino de Matemática, tem dado às práticas pedagógicas que facilitam a construção desse conceito. Consideramos que é necessário um estudo nesse sentido para perceber elementos didático-pedagógicos que auxiliem o trabalho do professor em sala de aula e orientem a formação inicial e continuada do professor de Matemática. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa em relação à produção de dissertações e teses no período de 1997 a 2006, e considerando a análise da produção acadêmica no mesmo período no que tange os enfoques das pesquisas produzidas. Nesse aspecto, recorremos ao site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, site esse que se apresenta com o objetivo de facilitar o acesso a informações sobre teses e dissertações defendidas junto a programas de pós-graduação do país. Temos por hipótese que o tema função , de vital importância dentro da Educação Matemática, tem merecido pouca atenção por parte do pesquisadores. Na trajetória do trabalho, traçamos um percurso histórico sobre o conceito de função suas representações e significações para entendermos a própria prática do professor em sala de aula. Apresentamos, também, alguns questionamentos sobre o ensino do conceito dentro da Educação Matemática.

Year

2022

Creators

Souza Junior, Eduardo Monteiro de

Urbanização descontínua: fronteiras e novas centralidades, estudo de caso do município de Paulínia/SP

A pesquisa buscou compreender o surgimento do novo pólo centralizador de serviços do município de Paulínia e as mudanças ocorridas no tecido urbano da cidade, relacionando o processo ao fenômeno da urbanização dispersa, freqüentemente observado nas regiões metropolitanas brasileiras, inclusive na Região Metropolitana de Campinas. Para tal, foram realizados estudos dos aspectos urbanísticos, arquitetônicos, de uso e apropriação desta nova centralidade, a partir de levantamentos de dados históricos, censitários e de gestão, que possibilitaram refletir sobre a influência desta nova área, desdobrada e descontínua ao centro principal, na dinâmica urbana do município, avaliando os efeitos advindos deste processo. Com o auxílio de estudo de caso anterior sobre o distrito de Barão Geraldo, realizado em pesquisa de iniciação científica financiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), foi possível delinear a presença de fatores comuns na gênese destes espaços, já que inseridos no mesmo contexto sócio-econômico, e, ao mesmo tempo, a geração de conformações distintas, dado que se desenvolveram a partir de diferentes fatores ou vocações anteriores presentes. Como resultado da análise dos fluxos e demandas entre o município de Paulínia e o distrito de Barão Geraldo e das especificidades de gestão político-administrativas destas áreas limítrofes, pretendeu-se contribuir para a compreensão das conseqüências deste processo na região, entre outros aspectos, na formação e reprodução de uma paisagem fragmentada e sem identidade

Construção, uso e disseminação da informação em grupos de pesquisa por meio de ambientes virtuais de colaboração

Os computadores e a Internet nas universidades e organismos de pesquisa têm se mostrado um elemento com potencial para a dinamização da construção, uso e disseminação da informação para o trabalho colaborativo dos grupos de pesquisa. Porém, não é evidente o uso de sistemas de informação especializados para apoiar essa modalidade de trabalho. Nesse cenário, a presente pesquisa tem como objetivo analisar qual é a efetiva utilização de sistemas de informação, próprios para o apoio ao trabalho colaborativo, por grupos de pesquisa para a realização de seus trabalhos de forma colaborativa. Como alicerce à analise supracitada, busca-se primeiramente apresentar os conceitos de trabalho colaborativo, grupos de pesquisa e Computer Supported Collaborative Work, que se mostram fundamentais para a melhor compreensão das virtudes, deficiências e implicações que resultam do uso de tais sistemas. Como segunda etapa deste trabalho, buscando coletar informações suficientes para a construção das inferências que fomentaram suas conclusões, foram aplicados questionários aos líderes dos grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil da Plataforma Lattes do CNPq.

Indicadores de criatividade no desenho da figura humana

O desenho é uma rica fonte de possibilidades de expressão, que favorece a compreensão do desenvolvimento cognitivo infantil, aspectos emocionais e expressão de habilidades criativas. Este estudo teve como principal objetivo contribuir para a compreensão dos indicadores de criatividade presentes no desenho da figura humana. Os quais são tradicionalmente percebidos como sendo de origem emocional. Assim sendo, foram conduzidos três estudos. O primeiro envolveu a construção de um protocolo de análise das características criativas possivelmente presentes no desenho da figura humana. O protocolo de análise foi chamado de Guia de Triagem Criativa, e foi submetido ao segundo estudo, também chamado de estudo de precisão. Neste estudo, o instrumento foi considerado apropriado por meio do índice de precisão de 75% ou mais. Finalmente, foi realizado o estudo 3, que referiu-se ao estudo de evidências de validade do qual participaram 208 crianças (F=115; M=93) de escolas particulares (n=60) e públicas (n=148) da região metropolitana de Campinas - SP, com idades entre 9 anos e 11 anos e 11 meses. Os instrumentos utilizados foram o Teste de Criatividade Figural Infantil e o Guia de Triagem Criativa, construído no estudo 1. Os totais de ambos os instrumentos foram comparados por meio de Correlação de Pearson e Análise Fatorial, assim como foram verificadas as influências das variáveis idade, sexo e tipo de escola. Os resultados sugeriram que os indicadores criativos presentes no DFH, tais como Elaboração, Expressão de Emoção e Movimento estão relacionados à características criativas avaliadas pelo instrumento Teste de Criatividade Figural Infantil. Foram observadas influências das variáveis tipo de escola e sexo para os itens movimento, perspectiva incomum e uso de contextos. Outros estudos devem ser realizados para compreender melhor a relação dos itens Fantasia, Perspectiva Incomum, Perspectiva Interna e Uso de Contexto com o conceito de criatividade, assim como com outros constructos psicológicos. Portanto, conclui-se que o desenho da figura humana é sensível a expressão do potencial criativo.

Year

2022

Creators

Oliveira, Karina da Silva

Elaboração de instrumento para identificação de alunos intelectualmente dotados por professores: estudo exploratório

A identificação de alunos dotados e/ou talentosos caracteriza-se por uma diversidade de possibilidades. Esta identificação pode ser multidimensional (áreas, dimensões), multireferencial (pais, professores, psicólogos e outros agentes), multi-método (meios, processos, instrumentos), multi-temporal (momentos, estágios do desenvolvimento), multi-contextual (tarefas na escola, em casa e outros) e, multi-etápica (fases ou módulos de apoio). Neste processo, a figura do professor merece destaque, e efetiva sua participação por meio de nomeação docente. No Brasil, ainda não existe instrumento com recomendação favorável pelo Conselho Federal de Psicologia. Diante deste fato, objetivou-se por desenvolver dois estudos, no primeiro elaborar uma escala de nomeação docente para alunos dotados e talentosos, bem como buscar por evidencias de validade de conteúdo; já no segundo estudo, buscou-se por evidencias de precisão da consistência interna, bem como validade baseada na estrutura interna e convergente e discriminante. Depois de elaborado o instrumento (ENDI-p), os resultados do primeiro estudo indicam que a ENDI-p está pronta para uso, ao se observar o coeficiente de kappa (kmédio=0,778). A ENDI-p perdeu cinco itens e teve quatro itens adaptados para outras áreas, que não as originais. No segundo estudo, por meio da correlação item-total foram retirados 17 itens da ENDI-p que apresentaram índices de saturação inferiores a 0,30 (rotação varimax) o que resultou em três grandes fatores. Com a extração destes itens, a escala apresentou um bom valor para o Alpha de Cronbach geral (alfa=0,801), como também para os três fatores específicos: F1 (alfa=0,892 com 23 itens), F2 (alfa=0,929 com 26 itens), F3 (alfa=0,727 com 7 itens), atendendo ao objetivo 3. O teste de esfericidade de Bartlett indicou correlação entre os itens (x2 0=4370,985; gl=1653; p<0,000). Já a medida de adequação da amostra para aplicação da análise fatorial apresentou-se apropriada pelo teste de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO=0,498). O quarto objetivo foi atendido por meio da análise fatorial exploratória (AFE) resultando em três fatores. Os objetivos 5 e 6, a respeito da busca de evidencias de validade baseadas nas relações com variáveis externas foram parcialmente atendidos, o que pode sugerir, para futuros estudos utilizar uma amostra maior.

Estimativa da PER, protocolo de coleta de RSSI e determinação de melhores rotas em RSSF

As características das Redes de Sensores Sem Fio (RSSF) fazem desta tecnologia uma solução para diversas finalidades, inclusive quando se trata de Internet das Coisas (IoT). Formada por nós sensores, este tipo de rede é responsável por monitorar e atuar em diferentes aspectos do ambiente, como medir a temperatura ou acionar um exaustor. Entretanto, a comunicação sem fio é vulnerável as mudanças do ambiente em que está inserida, podendo comprometer a eficácia da comunicação. Neste sentido, este trabalho apresenta uma proposta uma de metodologia para determinação de melhores rotas baseada em uma estimativa da PER pela RSSI e um protocolo para a coleta das RSSIs da rede. A estimativa da PER foi desenvolvida por meio de testes experimentais com a modulação FSK. O protocolo de coleta foi implementado em uma rede real e as RSSIs utilizadas na determinação de melhores rotas. A metodologia para atribuição de rotas foi desenvolvida baseada na classificação dos nós em função de sua criticidade.

Desenvolvimento turístico e configuração urbana: estudo de caso da cidade de Brotas

Este estudo aborda a relação entre o desenvolvimento da atividade turística e a configuração urbana atual da cidade de Brotas, através do estudo das transformações produzidas no meio urbano e rural decorrentes de impactos provenientes da instalação de equipamentos turísticos, procurando evidenciar o fenômeno turístico como agente transformador da configuração urbana. O trabalho apresenta o turismo na natureza como fator fundamental para a consolidação do Município como destino turístico, caracterizando Brotas como Capital Nacional do Turismo de Aventura . Pretendeu-se também investigar alternativas de turismo complementar, como forma de ampliar perspectivas de mudança no futuro do espaço da Cidade.

Assistente Técnico Judiciário na Defensoria Pública: Suporte da teoria de Winnicott

A presente dissertação versa sobre as possibilidades de atuação do psicólogo como assistente técnico judiciário na Defensoria Pública em ações de destituição do poder familiar. Os temas abordados abrangem a desigualdade social, as relações de poder no sistema de justiça e o desenvolvimento humano saudável. Estes temas são centrais para o trabalho do psicólogo na Defensoria, posto que este órgão trabalha exclusivamente com o que a legislação estabelece como população economicamente necessitada. O objetivo do trabalho foi o de encontrar uma forma de atuação crítica que seja própria ao lugar do assistente técnico em processos judiciais. Foram pensadas intervenções possíveis ao assistente técnico capazes de modificar as realidades familiares a ponto de se evitar a ocorrência da separação de crianças de seus núcleos familiares decorrente de ação judicial. O método utilizado foi o qualitativo com pesquisa documental, em que nove Procedimentos Administrativos (PA) da Defensoria foram lidos e organizados em vinhetas e casos. Os PA contêm documentos de órgãos como o Ministério Público, Tribunal de Justiça e outros. Foi possível observar quatro situações problemas frequentes nos procedimentos analisados. São elas: bebês acolhidos institucionalmente diretamente da maternidade, avaliação sobre questões materiais, culpabilização individual e falta de embasamento teórico-técnico em documentos. Os problemas foram discutidos a partir do potencial de atuação do assistente técnico no enfrentamento deles. Propostas práticas, tal qual a elaboração de um diário de visitas, foram pensadas no âmbito da atuação do psicólogo. Concluiu-se que ações preventivas e comunitárias se mostram instrumentos úteis à atuação do assistente técnico.

Year

2022

Creators

Gonçalves, Marcos Antonio Barbieri

Espaço público para pedestres na cidade do automóvel: Desafios e potencialidades para mobilidade no Centro de Campinas

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

Year

2022

Creators

Negreiros, Flávia Adriana Aranha Gouvêa

A imposição do consenso: limites e possibilidades na experiência participativa do Conselho de Meio Ambiente em Jundiaí

A presente pesquisa, tendo em vista os conflitos ambientais decorrentes do desenvolvimento capitalista no espaço urbano, tem por finalidade analisar as inovações institucionais de participação da sociedade civil e problematizar analiticamente a representação política exercida pelos Conselhos Gestores de Políticas Públicas, sob a ótica da representação política tradicional. Para tanto, realiza um estudo de caso sobre a política pública de manejo de águas pluviais, do programa Saneamento Para Todos do Governo Federal, no município de Jundiaí, estado de São Paulo e os conflitos existentes entre o poder público municipal, o mercado imobiliário e a estrutura dos Conselhos Municipais na área da gestão urbana e ambiental. Também analisa criticamente os novos dilemas surgidos após vinte anos de institucionalização do modelo de Conselhos Gestores de Políticas Públicas, e sob um aspecto mais geral, o próprio processo de reforma democrática e aprimoramento da gestão urbana. O método utilizado é o estudo de caso com a realização de observação participante, levantamento bibliográfico, pesquisa documental e entrevistas semi-estruturadas com representantes do COMDEMA, Conselho de Gestão da Serra do Japi, Comissão do Plano Diretor Municipal e Movimento em Defesa dos Rios e Córregos de Jundiaí e Região.

Sistemas de informações para a gestão estratégica das IES-privadas

Pesquisa sobre a utilização dos sistemas de informações para a gestão estratégica das Instituições de Ensino Superior-Privadas. Discutem-se, primeiramente, os antecedentes históricos do ensino superior no Brasil, a questão da privatização do ensino, a regulamentação das IES privadas e o desempenho da educação superior no período de 1994 a 2004. Demonstra-se a necessidade das instituições privadas adotarem uma gestão voltada para o desempenho estratégico, a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional e o desenvolvimento e implantação de um modelo de planejamento estratégico institucional. Em seguida, demonstra-se a categoria dos sistemas de informação, a proposta de um modelo de sistema de informações estratégicas com sua estrutura funcional e aplicabilidades, a proposta de um sistema de informações gerenciais e a importância dos sistemas de avaliação e controle estratégico. Finalmente, conclui-se apresentando os resultados e sugestões de estudos futuros.

Espaços coletivos e patrimônio cultural na cidade de São Paulo: Parque do Povo e Parque Augusta

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Maternidade e sofrimento social estudo de mommy blogs

Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

Year

2022

Creators

Visintin, Carlos Del Negro

Experiência e Repetição: o sofrimento e a religião em Søren Kierkegaard

Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES

Year

2022

Creators

Martins, Presley Henrique

Dor cortante: sofrimento emocional de pessoas que se autolesionam

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES

Year

2022

Creators

Tostes, Guilherme Wykrota

O diálogo inter-religioso como pressuposto para a construção de uma ética mundial: a perspectiva de Hans Küng

A presente dissertação pretende analisar a plausibilidade do projeto de ética mundial (Weltethos, em sua origem alemã), pesquisando os fatores históricos e conceituais que viabilizaram a existência de uma força ética comum às grandes tradições religiosas da humanidade. Apresentamos o diálogo inter-religioso como pressuposto do processo de formulação da declaração de ética mundial, apresentada por Hans Küng no Segundo Parlamento das Religiões Mundiais, no ano de 1993. De acordo com o referido documento, a base ética comum das religiões encontra-se, em primeiro lugar, no princípio da humanidade “todo ser humano deve receber tratamento humano” e no princípio milenar da regra de ouro “faça aos outros o que desejas que façam a ti”. Estes princípios se desdobram em quatro preceitos inamovíveis que estão associados aos quatro mandamentos da humanidade: compromisso com uma cultura da não-violência e do temor diante de toda a vida (não matar), compromisso com uma cultura da solidariedade e uma ordem econômica justa (não furtar), compromisso com uma cultura da tolerância e uma vida de veracidade (não mentir), compromisso com uma cultura da igualdade de direitos e do companheirismo entre homem e mulher (não fornicar). A partir destes elementos estruturantes da referida declaração, na qual o teólogo ecumênico Hans Küng esboça e norteia o projeto de ética mundial, procuramos desenvolver nesta pesquisa, de forma descritiva, discursiva, interpretativa e crítica, a aplicabilidade e as resistências à concretização de tal ética mundial, que tem como base propulsora o diálogo entre as religiões no decorrer na pósmodernidade.

Year

2022

Creators

Nascimento, Maria Liliane Oliveira do

Transicionalidade e uso do procedimento de desenhos-estórias com tema nas primeiras entrevistas clínicas

Este trabalho investiga o potencial clínico e formativo do uso transicional do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em primeiras entrevistas realizadas por alunos de graduação e em reuniões de supervisão grupal, concebida como atividade que articula transmissão de conhecimento e holding. Insere-se, portanto, em um particular momento da formação do psicólogo, que se realiza por meio do atendimento clínico a crianças, no contexto do psicodiagnóstico. Pensada a partir do abandono de uma visão positivista e da adoção de um paradigma epistemológico, que privilegia a intersubjetividade, a pesquisa se estrutura segundo arquitetura complexa, na medida em que entende o atendimento clínico e a supervisão como práticas indissociáveis. Foram psicanaliticamente examinadas, em próxima interlocução com o pensamento winnicottiano, dezesseis narrativas do uso do Procedimento, elaboradas num período de dois meses letivos, ao longo dos quais dezesseis alunos realizaram vinte e quatro psicodiagnósticos completos. Duas narrativas são detalhadamente apresentadas na tese. O conjunto das análises permite afirmar que o uso transicional do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema revela-se heuristicamente valioso por favorecer comunicações emocionais significativas, entre todos os envolvidos, nos contextos do atendimento e da supervisão.

Year

2022

Creators

Ribeiro, Diana Pancini de Sá Antunes