Repositório RCAAP

“Da favela para o mundo”: o funk e o reexistir de jovens adolescentes na EJA e na cidade

O presente trabalho buscou investigar os modos com os quais educandos/as de periferia, matriculados/as na Educação de Jovens e Adultos (EJA), jovens adolescentes, com idade entre 15 e 17 anos, constroem suas identidades juvenis, tendo como referência suas relações com a cultura do funk e com a cidade de Belo Horizonte. A opção metodológica teve como enfoque a pesquisa qualitativa, a fim de compreender os modos de ser jovem produtor de conhecimento da cultura do funk na periferia e suas articulações com o território e a escola de EJA. Assim, foram tomados como sujeitos da pesquisa quatro estudantes que se envolvem rotineiramente em bailes realizados em três comunidades de uma região limítrofe entre as cidades de Belo Horizonte e Contagem, a saber: o “Subaco das Cobras”, o “Morro da Vaca” e o “Morro dos Cabritos”. Eles foram entrevistados e acompanhados em alguns desses eventos. No trato dessa temática, evocamos as categorias de periferia, identidade, cultura e condições juvenis. Para tanto, recorremos a autores que tratam dessas questões, tais como Arroyo (2017), Carrano (2015), Dayrell (2016) e Sposito (2011). O texto problematiza a efetivação do direito à cidade, denunciando as barreiras (in)visíveis a que os/as jovens estão submetidos/as e a descontextualização das políticas públicas voltadas para Educação de Jovens e Adultos bem como das práticas pedagógicas da escola em relação às realidades vivenciadas por ele/as. O trabalho aponta para a importância da cultura do funk na construção das identidades periféricas juvenis que se apresentam como processos de resistências e reexistências diante da sistemática negação de direitos. Indica ainda a necessidade e algumas possibilidades de se repensar a prática pedagógica com jovens adolescentes na EJA diante da realidade analisada.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Adelson Afonso da Silva França Júnior

Flautistas de Orquestra de Belo Horizonte: uma questão de memória

Muitos dados acerca da origem e formação musical dos flautistas de orquestras de belo horizonte vêm se perdendo ao longo dos anos. Tendo em vista essa realidade, este trabalho procura apresentar um panorama com dados pessoais e profissionais dos flautistas integrantes do quadro permanente das orquestras de belo horizonte, bem como um histórico esclarecedor acerca das orquestras sinfônicas da capital mineira Além disso, dois outros temas vão ser contemplados nessa pesquisa: a preservação do patrimônio cultural, tendo os flautistas de orquestra como foco e o papel das orquestras como postos de trabalho para os flautistas de belo horizonte. Esperamos que os dados aqui apresentados sejam úteis como instrumentos para novos pesquisadores e que nossa contribuição sirva de incentivo e inspiração para outras iniciativas nesta área.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Sandra Alves Meira

Formas de participação política nas comunas italianas medievais

Este artigo traz uma apreciação comparativa de historiadores anglófonos e italianos que discutem as formas e possibilidades de participação política nas comunas italianas medievais. Percebem-se, na historiografia recente, duas fortes tendências: a primeira ressalta o papel do popolo e das corporações de ofício no incremento dos mecanismos políticos nas cidades- repúblicas, e a segunda interpreta o republicanismo italiano em chaves eminentemente antigas e romanas, em prejuízo de hodiernas manifestações de práticas políticas menos ligadas à tradição romana.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

André Luis Pereira Miatello

Ciência da Informação e Redes de Colaboração Acadêmica: diálogos, constituição e perspectivas

A presente pesquisa teve como contexto de realização o campo da ciência da informação no Brasil e as atividades científicas de seus pesquisadores. Apresentou como problemática para entendimento das questões relativas à organização e dinâmica de pesquisa no campo, o estabelecimento de redes de colaboração científica e a configuração das temáticas de pesquisa empreendidas pelos pesquisadores, bem como sua relação com a consolidação de uma liderança científica. O objetivo foi caracterizar sistematizar e analisar as redes de colaboração em ciência da informação através da produção científica e da dinâmica de difusão do campo, visando compreender as relações entre as temáticas das pesquisas realizadas, a construção de uma agenda depesquisa e a consolidação da liderança científica no campo. Para tanto, foram identificados os temas de pesquisa em CI, a regularidade da produção científica do campo, bem como sua dinâmica de funcionamento, com vistas a caracterizar a produção científica do campo; identificaram-se os pesquisadores/líderes científicos do campo a fim de compreender a que se deve essa liderança (aspectos intelectuais,políticos, sociais, dentre outros); a identificação e análise das condições (ator principal ou coadjuvante) nas quais os pesquisadores brasileiros exercem a liderança no campo da CI contribuíram para a posterior análise e identificação da formação de redes colaborativas entre os pesquisadores brasileiros, assim como os fatores intervenientes nessa formação e a sistematização das temáticas e dinâmicas de pesquisa teve a finalidade de compreender se as mesmas refletem uma agenda de pesquisa do campo. O objeto de estudo foram as representações das redes de colaboração acadêmica presentes na materialidade manifestada através da literatura periódica em ciência da informação no Brasil, e nas atividades científicas dos pesquisadores. Quanto à classificação da pesquisa, é do tipo exploratória e descritiva, pois buscou descrever e caracterizar uma determinada situação dentro de um contexto social específico. Quanto à coleta e análise dos dados, é uma pesquisa quantitativa e qualitativa, pois trabalhou com dados que foram analisados estatisticamente proporcionando, assim, através daanálise realizada, o conhecimento da área em estudo. Para consecução do objetivo proposto, foi utilizada uma triangulação de métodos: bibliometria, entrevistas semiestruturadas e análise de redes sociais (ARS). O universo de pesquisa para o estudo bibliométrico foi de 468 artigos publicados, no período de 2002-2007, nos periódicos: Ciência da Informação, Datagramazero e Perspectivas em Ciência da Informação. Para classificação das temáticas, utilizou-se a taxonomia proposta por Hawkins, Larson e Caton (2003) para a ciência da informação. As entrevistas semiestruturadas tiveram como objetivos a complementação e o melhor alcance na identificação e análise dos aspectos de liderança acadêmica do campo, e por fim, a ARS nos permitiu o conhecimento entre as interações existentes entre os pesquisadores do campo. Emsíntese, concluiu-se que a ciência da informação mesmo após 40 anos de institucionalização do campo ainda tem as temáticas de pesquisas voltadas para si mesma e apresenta uma distribuição desigual entre os temas de pesquisa demonstrando, assim, a inexistência de uma agenda de pesquisa. A liderança da área é pulverizada quando observada sob os aspectos políticos, intelectuais e sociais. O campo não apresenta colaboração entre os pares no que diz respeito a parcerias em pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços, pois há, ainda, a percepção de colaboração acadêmica somente em atividades de co-autoria.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Letícia Alves Vieira

Confiabilidade de medidas de força de preensão palmar em mulheres com artrite reumatoide utilizando os dinamômetros jamar e o de bulbo

Introdução: A artrite reumatóide (AR) é uma doença autoimune inflamatória que evolui causando deformidades articulares, redução de força muscular global e incapacidades funcionais. A prevalência varia de 0,5 a 1% na população geral, sendo maior em mulheres. Objetivos: (1) Avaliar a validade concorrente das medidas de força de preensão palmar (FPP) de mulheres com AR; (2) Comparar a FPP, capacidade funcional (CF) e fadiga entre mulheres de meia idade e idosas; (3) Verificar a associação das medidas da FPP com CF e fadiga no grupo de mulheres de meia idade e idosas. Métodos: Este estudo consiste em um estudo metodológico e transversal com amostra recrutada no Serviço de Reumatologia do Ambulatório Bias Fortes do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Para avaliação da FPP foram utilizados os dinamômetros Jamar e pneumático de Bulbo. Afadiga foi avaliada pelo questionário Functional Assessment of Chronic Illness Therapy (FACIT-4) e a CF pelo teste de caminhada de 4m. A validade concorrente das medidas de FPP foi analisada por meio da análise de Bland-Altman. A comparação entre grupos foi por meio do teste t-Student e as análises de associação por meio do teste de correlação de Pearson. Compararam-se as participantes de 45 a 59 anos (grupo jovem GJ) com as de idade acima de 60 anos (grupo idosas GI) em relação à FPP, CF e fadiga e, analisou-se a associaçãoentre as variáveis. Resultados: Participaram 41 mulheres (com 45 anos e mais). A média de idade foi de 60,63 (±8,35) anos. A análise de Bland-Altman mostrou que não há concordância entre as medidas de FPP entre os dinamômetros Jamar e Bulbo (viés= 9,04; p<0,01). Acomparação entre os grupos GJ (9,87±7,32) e GI (16,29±6,64) demonstrou diferença estatisticamente significativa (p=0,01) na FPP. Nas análises de associação, observou-se correlação positiva moderada entre a velocidade de marcha (VM) e FACIT-F 4 no GJ (r= 0,53; p=0,01) e, no GI houve associação positiva moderada entre FPP e VM (r=0,51; p=00,2). Demais análises não foram significativas (p> 0,05). Conclusão: Não houve consistência entre as medidas dos dois dinamômetros utilizados. Idosas com AR apresentaram maior força muscular global. Fadiga influenciou a capacidade funcional naquelas de meia idade - GJ,enquanto que em idosas a capacidade funcional esteve relacionada com a força muscular. Estes dados apontaram para a importância em avaliar força muscular em mulheres com AR.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Karla Gonçalves Diogo

Abordagens evolucionárias para problemas relacionados a integração de dados

Integração de dados tem como objetivo combinar dados de diferentes fontes (repositórios de dados tais como bibliotecas digitais e bancos de dados) por meio da adoção de um modelo de dados global e da detecção e resolução de problemas de conflito de esquemas e entre os dados armazenados, de modo a prover uma percepção/visão unificada ao usuário. Dois problemas específicos relacionados ao processo de integração de dados - deduplicação de registros e pareamento de esquemas - apresentam espaços de soluções muito vastos. Por esse motivo, explorar esses espaços da forma tradicional torna-se uma alternativa computacionalmente cara e tecnicamente inviável para se encontrar soluções. Além disso, as soluções para estes problemas exigem que objetivos múltiplos (e às vezes conflitantes) sejam atendidos simultaneamente. O objetivo desta tese é apresentar abordagens evolucionárias, como a programação genética, como ferramentas para solucionar tais problemas, levando a novas abordagens e métodos capazes de atender a todas essas exigências e ao mesmo tempo, prover soluções de alta eficiência e eficácia. O primeiro trabalho apresentado nesta tese propõe uma abordagem, baseada em programação genética, para deduplicação de registros. Essa abordagem combina diferentes evidências extraídas dos dados armazenados para sugerir funções de deduplicação capazes de identificar quando dois registros são réplicas ou não. Como demonstrado pelos experimentos realizados, nossa abordagem consegue superar métodos na literatura até então considerados como o estado-da-arte. Além disso, as funções de deduplicação sugeridas são eficientes, exigindo menos processamento, pois utilizam menos evidências. Finalmente, essa abordagem evolucionária é capaz de adaptar automaticamente as funções de deduplicação a qualquer valor de limiar de identificação de réplicas, poupando o usuário do trabalho de escolher e ajustar o valor desse parâmetro. A partir dos resultados obtidos pela abordagem anterior, também é proposta uma abordagem evolucionária para o problema de encontrar casamentos entre elementos de esquemas de repositórios de dados semanticamente relacionados (problema de pareamento de esquemas). O objetivo do nosso trabalho foi desenvolver uma abordagem capaz de encontrar casamentos de esquemas em uma situação adversa na qual informações sobre a estrutura do repositório não estão disponíveis. Esta abordagem é pioneira na tarefa de encontrar casamentos complexos usando somente os dados armazenados nos repositórios. Para encontrar casamentos complexos são utilizadas estratégias de busca, baseadas em técnicas de deduplicação de registros e de recuperação de informação, durante o processo evolucionário. Para demonstrar a eficácia de nossa abordagem, conduzimos uma avaliação experimental usando conjuntos de dados reais e sintéticos. Os resultados demonstram que a abordagem proposta é capaz de identificar casamentos complexos com grande precisão, apesar de fazer uso somente dos dados armazenados

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Moises Gomes de Carvalho

Um Bello Horizonte para o projeto educacional batista: o Collegio Baptista Americano Mineiro e a disputa pela oferta da educação privada na cidade (1918-1929)

Em solo mineiro, a iniciativa educacional batista ocorreu no ano de 1897, antes mesmo da inauguração da Nova Capital de Minas, mas foi somente no início dos anos 1920 que a escola adquiriu certa expressividade após a compra do suntuoso terreno no bairro Floresta, área suburbana da cidade de Belo Horizonte. O presente trabalho tem como objetivo compreender o processo de implementação do Collegio Baptista Americano Mineiro (1920) a partir da atuação dos missionários norte-americanos, analisando as relações pela disputa da oferta da educação privada tendo como foco as tensões na cidade de Belo Horizonte, ocorrido entre o educandário batista e as demais instituições confessionais católicas da cidade. Ao mesmo tempo, pretendeu-se compreender como o educandário batista se relacionou com o plano espacial e urbanístico da Capital de Minas. O recorte temporal delimita-se no ano da fundação da escola anexa batista de Belo Horizonte em 1918 até 1929, ano da mudança da legislação estadual a partir da Lei n. 1.092 (12/10/1929), que transformou a precária autorização para o ensino religioso nos grupos escolares em um instrumento legal. Compreende-se que essa Lei representou o "coroamento das disputas ideológicas e políticas travadas pelos intelectuais católicos nos diferentes canais institucionais ao longo da década de 1920, dentre eles o jornal O Horizonte. Nesse sentido, a nova legislação salientou o desequilíbrio de forças na disputa pelo campo educacional privado entre católicos e protestantes no período da Primeira República em Minas Gerais, marcada paradoxalmente pela jurisprudência do laicismo. Para alcançar tais objetivos foram utilizados os periódicos confessionais batista e católico como um instrumento privilegiado de pesquisa para a construção do conhecimento em história da educação, a partir da análise dos discursos dos posicionamentos dos respectivos editoriais perante os debates sobre política e legislações educacionais foi possível a análise do momento no qual esses protagonistas se impuseram como opinião pública e se posicionaram perante a temática do laicismo republicano e dos seus respectivos projetos educacionais propostos à parcela da população belo-horizontina e mineira.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Eder Aguiar Mendes de Oliveira

A experiência da escola popular Orocílio Martins Gonçalves e a formação política de trabalhadores da construção civil

Este estudo tem como objetivo compreender e analisar a formação política dos trabalhadores da construção civil de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Para fazer essa análise foi investigada a experiência da Escola Popular Orocílio Martins Gonçalves (EPOMG) que é uma escola de educação popular voltada para a alfabetização, escolarização e politização de trabalhadores que tem forte ligação com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de BH (STICBH- Marreta). A partir desse foco teve-se como objetivos específicos: Identificar os fundamentos políticos que a escola defende; verificar as atividades pedagógicas coletivas que a escola propõe; identificar atividades dos coordenadores da escola no que se refere ao processo de formação e instrução do trabalhador da construção civil; verificar as percepções dos educados da escola sobre seu processo de escolarização e formação; verificar as percepções dos educados sobre as concepções políticas que estes têm relativo ao ambiente de trabalho e verificar as percepções dos educadores sobre o significado de lecionar na Escola Popular. A abordagem metodológica é basicamente qualitativa com coleta de dados primários e secundários (dados do PPP, Jornais, panfletos, informativos, site da escola) no espaço escolar. Foram realizadas entrevistas em profundidade com professores e coordenadores e grupo focal com os educados, que são os principais sujeitos dessa pesquisa. O referencial teórico utilizado foi essencialmente clássicos marxistas, pois estes trazem elementos de análise centrais para a formação política dos trabalhadores. Basicamente foram utilizados Marx, Engels, Lênin, Lukács para analise macro, ou seja, das estruturas sociais e das implicações destas na formação do homem; no que se refere ao processo de formação educacional baseamos principalmente em Makarenko, Pistrak, Krupskaia e Mao Tse Tung pela referência que estes trazem ao discutir uma nova educação numa nova sociedade, além do papel da política no ensino. O cruzamento dos dados com o referencial teórico utilizado proporcionou a compreensão do papel que a Escola Popular tem na formação técnico, científica e política de trabalhadores da construção civil com mais profundidade. Foi possível perceber uma grande influência de pressupostos da pedagogia makareniana na prática escolar com a discussão constante do papel do coletivo. Elementos como o papel do trabalho na formação cotidiana na escola e na sociedade, o processo de formação da consciência política e também o entendimento de uma educação para a classe operária indo além do que é uma educação popular se ressaltaram neste estudo.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Livia Silva Damasceno

Práticas Criativas a partir de Microcervejarias Inovadoras de Minas Gerais

As microcervejarias artesanais se apresentam como um fenômeno recente e relevante no mercado alimentício de bebidas brasileiro, pela extraordinária capacidade de inovação. Organizadas como pequenas empresas, as cervejarias artesanais são reconhecidas por serem organizações inovadoras, que apresentam um crescimento contínuo de mercado, mesmo perante as crises econômicas e financeiras que o Brasil enfrenta desde 2014. Entretanto, manter-se inovador e criativo neste mercado representa um desafio, dada a dificuldade em desenvolver novos produtos de qualidade, com diferenciais que respondam aos anseios de um mercado consumidor exigente, e as limitações econômicas impostas já mencionadas. A partir de algumas observações e análises baseadas em estudos de casos nas microcervejarias criativas renomadas, concebeu-se a tese defendida neste estudo, de que o exercício da criatividade é uma atividade abrangente, que se apresenta em diversos percursos e estratégias para solucionar as limitações que a cultura cervejeira lhes impõe. Para melhor compreender esse fenômeno, foram utilizadas técnicas metodológicas qualitativas, como a etnografia, a teoria fundamentada de dados, a observação participante e a análise do curso da ação sobre as situações reais ou reconstituídas, dos processos criativos realizados pelos produtores de cerveja. Ao trabalhar as limitações da cultura cervejeira, essa pesquisa identificou que as microcervejarias se utilizam de eixos temáticos específicos como estratégias de inovação, de diversas fontes de criatividade e percorrem alguns tipos de trajetórias ao engendrar produtos e serviços criativos. Este estudo faz um levantamento de práticas criativas apresentando o desenvolvimento na classificação das fontes criativas, na caracterização das estratégias e na análise da participação dos atores na cultura cervejeira. Analisando casos de microcervejarias nos quais se alcançaram soluções criativas, tanto em formas organizacionais, quanto em produtos e serviços. Estes possibilitaram a formação de um quadro de trabalho de práticas criativas rumo à inovação e discussões acerca da necessidade de uma compreensão mais abrangente sobre as limitações impostas aos produtores e a participação desses atores na cultura cervejeira. Concluindo, a tese apresenta as seguintes contribuições acadêmicas e sociais: a criação de um framework de criatividade para os produtores de cerveja; uma análise crítica quanto à formação do estilo cervejeiro em prol de uma futura escola brasileira de cerveja; e como impacto social, a consolidação de um núcleo multiação voltado para o desenvolvimento de tecnologia cervejeira na região do Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Ulisses Barros de Abreu Maia

Autocontrole do conhecimento de resultados em crianças e adolescentes

Fornecer a adultos jovens a oportunidade de controlar a solicitação de feedback tem se mostrado eficiente na aprendizagem de habilidades motoras. Em crianças, por sua vez, estes resultados não são observados com a mesma robustez. Assim, o momento em que fornecer controle sobre o feedback passa a ser eficiente para a aprendizagem ainda não está bem estabelecido na literatura. Da mesma forma, os processos subjacentes que subsidiam os efeitos do autocontrole em crianças também não foram devidamente aprofundados em estudos prévios. Neste sentido o presente estudo buscou investigar os efeitos do autocontrole de feedback em 3 experimentos, cada um com escolares de diferentes idades (8, 11 e 14 anos), bem como a relação entre as características desenvolvimentistas e as principais hipóteses explanativas dos efeitos do autocontrole. Para isso foi utilizada uma tarefa de arremesso de beanbags com o braço não dominante e com oclusão da visão. Em cada experimento os voluntários foram alocados em três grupos com crescente demanda no processamento de informações: Yoked (os participantes recebiam feedback controlado pelo experimentador, de forma pareada a um indivíduo do condição autocontrolada), Autocontrolado (os participantes tinham liberdade para solicitar feedback quando julgassem necessário) e Yoked com autocontrole (os participantes também poderiam controlar a solicitação de feedback, mas deveriam fazê-lo dentro de uma frequência de solicitação pré-determinada, pareada em relação aos sujeitos do grupo autocontrolado). No experimento com crianças de 8 anos a condição autocontrolada não foi superior à condição externamente controlada, e a condição autocontrolada com restrições foi a pior condição para a aprendizagem. No experimento com crianças de 11 anos, a condição autocontrolada foi superior à condição externamente controlada, e estratégias de solicitação de CR baseadas no desempenho passaram a ser observadas, conforme observado em adultos jovens. No experimento com adolescentes de 14 anos ambas as condições autocontroladas foram superiores à externamente controlada, com superioridade da condição Yoked com autocontrole. Este resultado baseia-se nos recursos cognitivos dos adolescentes, que foram suficientes para lidar com a maior demanda trazida por esta condição autocontrolada com restrições. Em conjunto, os resultados demonstraram que os efeitos do autocontrole parecem estar ligados à utilização de estratégias de solicitação de CR baseadas no desempenho. Além disso, a capacidade do processamento de informações parece atuar como um fator limitante para a obtenção dos efeitos do autocontrole por crianças.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Lucas Savassi Figueiredo

Dificuldades na aquisição da base alfabética em diálogo com a psicanálise

O presente estudo está contextualizado na Escola Municipal Nossa Senhora do Amparo, localizada na Regional Noroeste de Belo Horizonte. Trata-se de um Plano de Ação destinado a uma criança de 12 anos, que frequenta o 6º ano do Ensino Fundamental (de 9 anos), no turno da manhã. Esta proposta se justifica pela necessidade de reflexão contínua sobre a prática educativa, principalmente por parte dos professores, acerca das particularidades do aluno,também de ampliação das possibilidades de aprendizagem de alunos com dificuldade de aprendizagem no processo da leitura. Objetivou-se com este plano uma intervenção individualizada e específica junto ao aprendiz em questão, considerando suas particularidades, seu modo próprio de aprender. Os pressupostos teóricos que sustentam as reflexões se inserem na Psicanálise da Educação já que os diagnósticos neurológicos e psiquiátricos, bem como o tratamento por eles indicado, não surtiram efeito na prática. A escolha da metodologia e do material didáticos e insere nas vertentes construtivista e sociointeracionista, com ênfase nas hipóteses psicogenéticas do processo de aquisição da leitura e da escrita. A proposta desenvolvida pretende oferecer subsídios para a reflexão acerca do ensino e aprendizagem na escola, apontando possíveis causas da não aprendizagem, longe daqueles diagnósticos que a tratam como fruto de algum distúrbio, deficiência ou transtorno. É necessário buscar no aluno, enquanto sujeito do processo, as verdadeiras causas. A criança não pode mais ser o objeto de estudo, no qual se busca o diagnóstico de sua deficiência sem reconhecer seu direito a voz. Nessa linha de reflexão, é preciso buscar uma intervenção mais efetiva.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Jacqueline Maria de Paiva Leite

Detecção de clusters espaciais através de otimização multiobjetivo

Clusters espaciais irregulares ocorrem com frequência em estudos epidemiológicos, mas seu delineamento geográfico é mal definido. Os métodos atuais de detecção encontram somente uma dentre as várias soluções possíveis, com formas diferentes, da mais compacta até a mais irregular, correspondentes aos variados graus de penalização impostos à liberdade de forma. E mesmo quando um conjunto completo de soluções está disponível, a escolha do parâmetro mais adequado é deixada a cargo do analista, cuja decisão é subjetiva. Propomos um critério quantitativo para a escolha da melhor solução através de otimização multiobjetivo, encontrando o conjunto Pareto-ótimo. Dois objetivos conflitantes estão envolvidos na busca: regularidade da forma e avaliação da estatística scan. Ao invés de executar sequencialmente um algoritmo de detecção de clusters variando o grau de penalização, todas as soluções são encontradas em paralelo, através de um algoritmo genético multiobjetivo. O método é rápido e apresenta bom poder de detecção. A introdução do conceito de conjunto de Pareto nesse problema, seguido da escolha da solução mais significativa, permite que a escolha da melhor solução seja rigorosa, mas sem a necessidade de nenhum parâmetro arbitrário. O conceito de significância do cluster é estendido de maneira natural através do uso da função de aproveitamento, sendo empregado como critério de decisão para escolha da melhor solução. Os modelos de Gumbel e Weibull são utilizados para aproximar a distribuição empírica da estatística scan, aumentando a velocidade de estimação da significância. Essa metodologia é comparada ao algoritmo genético mono-objetivo. Uma aplicação na detecção de cluster de câncer de mama é discutida. Por fim, o problema de detecção de clusters é relaxado e modelado como um problema knapsack, permitindo que se obtenha uma cota superior, em contraste com a cota inferior obtida pelo algoritmo genético.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Andre Luiz Fernandes Cancado

Correspondência de viagem: brasileiros na Europa oitocentista 1855 a 1898

Uma análise sobre estas viagens de brasileiros pela Europa oitocentista apresenta novos indícios sobre as trocas culturais nelas estabelecidas. Uma realidade que não pode ser vista apenas como de dependência cultural do grupo brasileiro em relação à cultura europeia. Pelo menos em depoimentos dos nossos viajantes brasileiros, encontraremos latente uma forte brasilidade que os leva a se deparar em território europeu com elementos capazes de remetê-los ao Brasil. Procuramos compreender a viagem como uma experiência cultural capaz não apenas de reafirmar valores e modos de ver o mundo , mas também como um exercício de formação e reflexão que no caso dos brasileiros em especial,lhes permitiu reordenar o olhar sobre si próprios e também sobre o Brasil. Destacamos a partir disso que durante as viagens à Europa na segunda metade do século XIX, membros da elite letrada , política e cultural brasileira não apenas agiram como observadores deslumbrados diante das cidades e da cultura européia, mas realizaram comparações e distinções importantes entre a cultura ali encontrada e a sua própria cultura. Diante da experiência do deslocamento em vários momentos reforçaram as fronteiras reafirmando sua condição de estrangeiros, e rearticulando sua visão sobre o Brasil e a Europa. Mas para que possamos compreender isso é necessário refletirmos sobre alguns caminhos percorridos na construção da representação da viagem como um elemento no imaginário sócio-cultural das elites brasileiras oitocentistas.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Janete Flor de Maio Fonseca

Análise do comportamento de cementoblastos de ratos em contato com o produto iônico da dissolução de vidros bioativos

O cemento é um tecido mineralizado que recobre toda a superfície da raiz do elemento dentário e possui muitas similaridades com o tecido ósseo. O cemento é essencial para regeneração das estruturas que compõem o tecido periodontal, entretanto detalhes sobre a proliferação e diferenciação do seu tipo celular, os cementoblastos, ainda continuam obscuros. O objetivo desse estudo foi primeiro isolar e caracterizar biomolecularmente cementoblastos derivados de dentes de ratos para em uma segunda etapa realizar testes com o produto iônico da dissolução de vidro bioativo com 60% de sílica nano e microparticulado visando à criação de um modelo de regeneração do cemento. Recentes estudos têm demonstrado novos possíveis marcadores de cemento, a proteína de ligação do cemento (CAP), a proteína derivada do cemento (CP-23) e o gene F-Spondin. Nesse estudo foi hipotetizado que um gene embrionário chamado F-Spondin é um possível marcador de cementoblastos e através da análise por RT-PCR qualitativo foi demonstrada a sua expressão nas três populações de células denominadas de células da terceira digestão (3CD), células da quarta digestão (4CD) e células da quinta digestão (5CD) isoladas de raiz de molares de ratos adultos machos. A expressão de F-Spondin foi confirmada por ensaios de Western Blot e imunofluorescência utilizando anticorpos específicos para F-Spondin nas três populações. Foi verificada também a expressão de colágeno tipo I (COL I), sialoproteína óssea (BSP), osteocalcina (OC) e fosfatase alcalina (ALP) através de RT-PCR qualitativo nas populações 3CD, 4CD e 5CD. Fibroblastos gengivais quando comparados com as três populações não expressaram F-Spondin. Após a caracterização celular, foram avaliados os efeitos do produto iônico de vidro bioativo microparticulado ou nanoparticulado quando em contato com as populações celulares. Na análise da viabilidade celular por ensaio de Azul de Trypan, as populações celulares apresentaram um aumento de aproximadamente 24% quando em contato com o vidro bioativo nanoparticulado e de 10% quando em contato com o vidro bioativo microparticulado quando comparadas com o grupo controle. Houve também um aumento significativo da viabilidade celular avaliada pelo ensaio de MTT, de aproximadamente 94% das populações celulares tratadas com Nanovidro bioativo e 24% nas tratadas com Microvidro bioativo em relação ao grupo controle. A proliferação e viabilidade celulares foram confirmadas pelo ensaio de BrdU que demonstrou um aumento de aproximadamente 51% nas células tratadas com Nano e de 14% nas tratadas com Microvidro bioativo em comparação com o grupo controle. Esses resultados sugerem que é possível estabelecer uma cultura celular primária a partir de células de raízes dentárias de molares de ratos adultos e que F-Spondin pode ser um possível marcador de cementoblastos. Além disso, o efeito observado das nanopartículas de vidro bioativo sobre os cementoblastos demonstra ser uma interessante alternativa para ser usada em projetos futuros de membranas compósitas visando à regeneração tecidual do cemento dentário.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Sandhra Maria de Carvalho

Análise dos problemas bidimensionais da mecânica da fratura elástica linear usando a formulação dual do método dos elementos de contorno

Este trabalho trata da implementação numérica da formulação das equações integrais de contorno para problemas bidimensionais da mecânica da fratura elástica linear (MFEL) por meio do método dos elementos de contorno dual. Para um ponto numa face da trincaconsidera-se a equação integral de contorno do deslocamento, enquanto no ponto correspondente da outra face considera-se a equação integral de contorno de força de superfície. As superfícies da trinca são modeladas com elementos quadráticos descontínuos para satisfazer às condições necessárias para a existência das integrais de valor principal e o requisito da suavidade da geometria. O tratamento das integrais singulares que aparecem no método é realizado por uma formulação analítica direta. Os fatores de intensidade de tensão (KI e KII) são avaliados por técnicas numéricas baseadas nos deslocamentos relativos dos nós da superfície da trinca, sendo elas: extrapolação dos deslocamentos e fórmula de deslocamento de um ponto. Os resultados apresentados no trabalho demonstram boa precisão das reposta numéricas do método implementado tanto para problemas de solicitação no modo I ou modo II quanto para solicitação envolvendo modo misto.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Silvia Teixeira Andrade

Histórias Brasil/ Áfricas: heranças e presenças no universo brasileiro

Esta pesquisa aborda a relevância do trabalho com a lei 10.639/03 no segmento da educação infantil. O trabalho teve como desenvolvimento do plano de ação o resgate de alguns aspectos da cultura e História africana, utilizando como ferramenta didática a literatura infantil. Buscou-se nos contos africanos a beleza de sua sabedoria e na ficção de seus documentários o encontro com as heranças de nosso pertencimento. O Plano de Ação propôs reconhecer as possibilidades e o desejo de entender o outro como parte constituinte do que somos. Partindo da apropriação da história da formação do povo brasileiro como um bem cultural que deve ser conhecido por todos, pretendeu-se deslocar o pensamento e o discurso referente ao negro, propondo uma concepção que emerge outros signos e significados, outras lógicas que direcionam para uma prática que nos leve a equidade racial

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Ediléia Alves Vieira

A análise da atividade de patenteamento em biotecnologia no Brasil

A análise da atividade de patenteamento é uma metodologia utilizada para o monitoramento tecnológico. Nesta tese, a atividade de patenteamento em biotecnologia no Brasil foi analisada através de 30 códigos da Classificação Internacional de Patentes (CIP) publicados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Nós desenvolvemos um programa para analisar a dinâmica dos principais depositantes, países e códigos CIP extraídos do banco de dados do escritório de patentes brasileiro (Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI). Também identificamos os depositantes brasileiros de patente que tentaram ampliar a proteção no exterior através do Tratado de Cooperação de Patentes (PCT). Tivemos acesso a todas as patentes publicadas on-line no INPI de 1975 a julho de 2010, totalizando 9.791 depositos no Brasil, e 163 PCT publicadas on-line na Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI) de 1997 a dezembro de 2010. Não existem outros estudos online de patentes de biotecnologia anteriores aos anos analisados neste trabalho, que seja do nosso conhecimento. A maioria das patentes de biotecnologia depositadas no INPI (10,9%) são para medição ou processos de teste que envolvam ácidos nucléicos. O segundo e terceiro lugares pertence a patentes envolvendo agro-tecnologias (tecnologia do DNA recombinante para células de plantas e plantas com flores novas, i.e., angiospermas, ou processos para obtê-los; e reprodução de plantas floridas por técnicas de cultura de tecidos). A maioria das patentes (87,2%) foi depositada por não residentes, com os EUA sendo responsável por 51,7% de todas as patentes em biotecnologia depositados no Brasil. Analisando os depositantes residentes por região, encontramos uma concentração na região sudeste do Brasil. Entre os depositantes residentes, 43,5% são de São Paulo, 18,3% são do Rio de Janeiro, e 9,7% são de Minas Gerais. A Pfizer, Novartis e Sanofi são os principais depositantes no Brasil, com 339, 288 e 245 pedidos de patente depositados. Para os residentes, o principal depositante foi a instituição governamental FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz), que depositou 69 pedidos de patente de biotecnologia no período analisado. Os primeiros pedidos de patente em biotecnologia PCT foram depositados por brasileiros em 1997, sendo 3 da UFMG, 2 de indivíduos, e 1 da EMBRAPA.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Flavia Dias Ladeira

Noites de insônia, dias de angústia: um estudo do ressentimento e das formas de poder e controle em Graciliano Ramos

Esta dissertação pretendeu estudar as relações de poder, controle e opressão que atuam sobre o narrador-personagem do romance 'Angústia' (1936), de Graciliano Ramos. Elas são responsáveis pelo desenvolvimento do ressentimento por parte do narrador protagonista, a que também dedicamos especial atenção. Para isso, buscou-se discutir as consequências, na economia da obra, da escolha de um narrador de primeira pessoa. Para discutir as relações de poder, a opressão e o ressentimento, o estudo fundamentou-se em concepções de Friedrich Nietzsche, Michel Foucault e, ainda, de Pierre Bourdieu. Esta pesquisa também calcou-se nos estudos de Jean Pouillon, Wayne C. Booth, Gerard Genette que também foram importantes para esclarecer os artifícios ficcionais utilizados pelo escritor Graciliano Ramos em sua obra. Foram feitas ainda aproximações entre 'Angústia' e algumas obras de Fiódor Dostoiévski para melhor esclarecer alguns dos elementos narrativos que constituem o narrador de primeira pessoa.

Ano

2022-12-06T15:42:04Z

Creators

Carolina Izabela Dutra de Miranda