Repositório RCAAP
Desenvolvimento reprodutivo e análise das proteínas do plasma seminal com afinidade à heparina, em tourinhos Gir selecionados para a produção de leite
O estudo identificou tourinhos Gir precoces (PREC) e não-precoces (NPREC) segundo a idade à puberdade, avaliou diferenças no desenvolvimento e descreveu a concentração de proteínas do plasma seminal com afinidade à heparina (HBPs), associando-as com parâmetros reprodutivos. Peso vivo e perímetro escrotal (PE) foram mensurados juntos com a coleta e avaliação do sêmen de 16 animais dos 13 aos 23 meses. O plasma seminal foi colhido em tampão TRIS 40 mM e submetido à cromatografia de afinidade à heparina. Compararam-se os parâmetros entre os grupos e ajustaram-se modelos de regressão segundo as idades. Animais PREC foram mais jovens na puberdade e na maturidade sexual, mais leves na pré-puberdade e tiveram aumento da motilidade (MOT) e da concentração (CONC) mais cedo do que os NPREC. Observaram-se oito picos (P1 P8) no cromatograma de afinidade à heparina. O P1 representou as proteínas sem afinidade e os demais picos, foram eluídos em seis diferentes concentrações de NaCl (0,09M; 0,18M; 0,3M; 0,45M; 0,6M e 1,5M). Exceto P1 e P2, todos os picos aumentaram a partir dos 18 (PREC) e 19 (NPREC) meses. A concentração de HBPs diferiu entre os grupos na puberdade. Houve correlações entre os picos e os parâmetros reprodutivos, destacando-se P5, P6 e P7. O P7 apresentou correlações positivas com PE, MOT e CONC, correlação inversa com os defeitos espermáticos maiores e foi o único associado com vigor. As diferenças no desenvolvimento reprodutivo dos animais PREC e NPREC mostraram que e a seleção para a precocidade sexual é indicada para a melhoria da eficiência reprodutiva. O P7 constitui-se em importante marcador da função espermática na raça Gir
2022-12-06T15:42:04Z
Jorge Andre Matias Martins
O gênero relatório de experimento em contexto de ensino de ciências em cursos técnicos de nível médio
Os relatórios produzidos após a realização de práticas de laboratório em cursos técnicos de Nível Médio (relatórios de experimento) submetem alunos à produção de um gênero, fortemente regulado, que circula em ambientes mais públicos. Tal fato despertou o interesse em pesquisar esse assunto. Nesta tese, inicialmente, concebeu-se o relatório como um gênero secundário pouco afeito à expressão da individualidade e bastante estável (BAKHTIN:2003), o que coloca em xeque a sua adoção como instrumento mediador de aprendizagem. Assim, o objetivo geral desta tese é compreender o emprego e o funcionamento do gênero, sendo objetivos específicos: averiguar que concepção de gênero norteia a sua adoção como instrumento de ensino, identificar bem como discutir as características genéricas que influenciam esse emprego. Considerados os múltiplos fatores envolvidos na aprendizagem, adotou-se uma metodologia qualitativa (JOHNSON:1992), que não pode nem deve fazer quaisquer generalizações. No caso desta tese, por temas relacionados ao emprego de gêneros como 'um grande organizador global', 'uma configuração estabilizada de vários subsistemas semióticos', um megainstrumento, que possibilita ações eficazes em situações de comunicação definidas, desde que devidamente apropriados (SCHNEUWLY:2004). O corpus da pesquisa foi composto por entrevistas com professores de quatro disciplinas (duas do Núcleo Básico e duas do Profissionalizante) e com alunos do 1o ano de uma escola técnica que demanda sólidos conhecimentos em Ciências da Natureza. Foram feitas observações de práticas de laboratório e de produção de relatórios. Coletaram-se os dois primeiros relatórios e o último relatório produzidos no primeiro trimestre letivo de 2014 por cinco alunos de uma única disciplina. Na produção do primeiro, não houve qualquer orientação do professor. Essa atividade aconteceu no primeiro dia de aula. O segundo foi coletado na aula seguinte e o terceiro no encerramento do trimestre. Na produção desses últimos textos, houve intervenções do professor. Os dados gerados por esses instrumentos de pesquisa foram analisados com base na proposta de Cristóvão e Nascimento (2011). Segundo elas, o texto é o produto final de um processo da linguagem materializada em textos orais e escritos que ocorre em um nível sociológico, onde se encontram parâmetros para a constituição de uma base de orientação para adoção de um modelo de gênero pertinente à situação. Em outro nível, o psicológico, ocorrem as operações de textualização. Essencialmente, essa proposta foi construída de acordo com uma perspectiva teórica interacionista sócio-discursivo, com ênfase nas ideias de Bronckart (2003) e Schneuwly e Dolz (2004). Juntam-se a esses teóricos, Baltar (2004), Marcuschi (2011), Antunes (2010), Bawarshi e Reiff (2013) entre outros. Concluiu-se que, no nível sociológico, na base de orientação para a adoção do relatório em contexto de ensino de ciências, havia pontos frágeis relacionados ao conceito de gênero e ao seu papel na formação técnica. No nível psicológico, os maiores obstáculos para o emprego do relatório tinham origem na ancoragem enunciativa de autonomia e na planificação dos tipos de sequências que compõem as seções Introdução e Conclusão, que deixaram de fazer parte do último relatório. Quanto às operações linguísticas e discursivas, a análise feita indicou que o uso de modalizadores foi diminuindo até desaparecer enquanto se intensificavam o uso da voz passiva e da 1a pessoa do plural do presente do indicativo. Concluiu-se que à medida que os alunos iam amadurecendo e conhecendo mais sua nova escola foram se estabelecendo contradições entre o emprego do relatório de experimento e suas características, comprometendo a eficácia do gênero como um instrumento de aprendizagem.
Sobre o estilo de Demétrio: um olhar crítico sobre a Literatura Grega (tradução e estudo introdutório do tratado)
Sobre o estilo é uma obra envolta em inúmeras incertezas. A começar pela própria datação e autoria. Entre os estudiosos, as datas variam entre o séc. III a.C. e o séc. II d.C., e nada se sabe a respeito Demétrio, a quem o tratado é atribuído graças a certas indicações presentes em manuscritos. De qualquer modo, pode-se admitir como mais provável que a obra pertença ao século I a.C., refletindo concepções dos séculos III e II a.C. A incerteza também com relação ao seu público, somada, ainda, a um considerável número de reflexões críticas sobre obras literárias, levou muitos comentadores a questionarem se esse tratado seria um manual de retórica ou uma obra de crítica literária. A resposta mais razoável é que seja um manual, mas não para iniciantes e sim para aqueles que já passaram pelos cursos prelimianares da educação retórica e já aprenderam a escrever os chamados progymnásmata. Isso não exclui a crítica literária, pelo contrário, ela não apenas se faz presente como se torna um importante instrumento para a teoria retórica. No entanto, apesar de toda essa discussão, pouco se explorou o plano dessa crítica e as concepções de Demétrio acerca dos autores por ele citados permanecem, na maior parte das vezes, ainda inexploradas. Sendo assim, nosso intuito, no estudo introdutório deste trabalho, é tentar desvendar um pouco mais os caminhos que nos levam à crítica e, com isso, entender melhor o que Demétrio nos tem, de fato, a dizer sobre os textos dos autores que cita. O trabalho inclui ainda a tradução da obra, inédita em língua portuguesa, a qual procuramos, na medida do possível, prover de notas que visem a elucidar um texto ainda tão enigmático, sobretudo para grande parte dos leitores de nossa língua.
2022-12-06T15:42:04Z
Gustavo Araujo de Freitas
Remanescentes das comunidades de quilombos, da resignificação ao imperativo legal
A dissertação é dividida em duas partes e cinco capítulos. Na primeiraparte busca-se avaliar o que tem sido historicamente definido comoquilombo bem como demonstrar a necessidade de superação dessa visão passadista e frigorificada do termo. Também busca-se entender como o processo histórico, acadêmico e militante permitiu a re-significação desse termo. Mostra-se que, para a nova conformação do termo, foi necessária a junção de quatro discursos. Discursos, que se encontram juntamente com os seus respectivos atores, em um contexto de luta que considera-se como lutas afirmativas sejam no campo teórico ou no campo político. Por fim, demonstra-se que tais campos conformam uma única realidade, sua separação é uma estratégia metodológica para uma melhor compreensão. Na segunda parte da dissertação procura-se analisar as questões legais e conceituais a respeito do termo quilombola. Para tanto, elege-se doistópicos que se consideram essenciais para o entendimento desta temática: o conjunto de aspectos legais; e a conceituação da idéia de território, enquanto um locus étnico. Através da análise textual, da legislação e da literatura a respeito do conceito de território, busca-se demonstrar que: 1- a preponderância da classificação deve incidir sobre os próprios sujeitos, entendidos a partir de sua realidade, de sua organização e de seus conflitos; 2- a centralidade da etnografia, entendida como um construto, sobre o qual é possível realizar o trabalho teórico de re-significação da idéia de remanescente de quilombos e; 3- a importância do domínio dos conceitos - sejam eles elaborados a partir da visão etnográfica, sejam eles elaborados a partir de uma militância política - para a elaboração do novo conjunto legal e conceitual, para a categoria Remanescentes de Quilombos.
Efeitos da distribuição da prática sobre a aquisição de habilidade motoras por adultos jovens e idosos
A motricidade humana sofre alterações ao longo da vida. O envelhecimento acarretamodificações relevantes à organização da prática, tornando sua forma de distribuição(maciça-distribuída) um fator a ser considerado por poder influenciar o processamento deinformações e consolidação na memória. O objetivo do presente estudo foi investigar osefeitos da distribuição da prática sobre a aprendizagem de uma tarefa seriada de timingcoincidente por adultos jovens e idosos e duas questões foram propostas para investigar estesefeitos. A primeira era sobre como seria a aprendizagem dos grupos em relação àperformance e à variabilidade da performance; e a segunda, se as formas de distribuição daprática poderiam influenciar diferentemente a formação de estruturas de controle domovimento. Foram criados quatro grupos de intervenção com oito indivíduos: Idoso-maciça,idoso-distribuída, jovem-maciça e jovem-distribuída. Foi utilizada uma tarefa de timingcoincidente em que os indivíduos tocavam cinco sensores em seqüência pré-determinada. Omovimento iniciava-se após um estímulo luminoso, devendo terminar coincidindo com o finalde uma seqüência de diodos luminosos. O estudo foi dividido em três fases: aquisição,transferência e retenção. Na aquisição utilizou-se um desempenho critério de 3 acertosconsecutivos para conclusão da fase. Para responder a primeira pergunta proposta foramanalisados erro absoluto (EA) e variabilidade do EA na aquisição, entre aquisição etransferência, entre aquisição e retenção, e ao longo das fases de transferência e retenção.Para responder a segunda pergunta, foram analisados os efeitos posteriores da aquisição sobrea transferência e da transferência sobre a retenção através do erro constante. Na aquisição nãohouve diferença entre os grupos, mas todos apresentaram redução do erro e da variabilidade.Na transferência e retenção, os resultados do grupo idoso-maciça se mostraram inferiores.Não houve efeitos da distribuição da prática sobre os efeitos posteriores, mas foi demonstradoefeito da idade na transferência com os grupos de idosos apresentando efeitos posterioresmais pronunciados que os jovens. Os resultados do estudo possibilitaram observar que idosossão mais suscetíveis aos efeitos de distribuição da prática que adultos jovens, sendo que aprática maciça incorre em deterioração da aprendizagem dos idosos e a forma distribuída deprática proporciona a este grupo níveis de aprendizagem semelhantes àqueles atingidos poradultos jovens. Quanto à formação de estrutura de controle, pôde ser observado que ambos osgrupos de idosos apresentam maior necessidade de formação de estrutura de controle do queos jovens, mas que a prática distribuída possibilita aos idosos maior aprimoramento decontrole via feedback, que resulta em um controle mais flexível por parte deste grupo quandocomparado ao grupo idoso-maciça.
2022-12-06T15:42:04Z
Claudio Manoel Ferreira Leite
Meu corpo é um acontecimento
O trabalho que segue, MEU CORPO É UM ACONTECIMENTO, dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Artes da Escola de Belas Artes/UFMG, investiga o corpo na primeira pessoa. Objeto e sujeito da ação, o corpo sensível faz do ato um acontecimento. Assim, aborda questões, tais quais: a arte da performance, a fotografia, o vídeo, os gestos do artista, o tempo, o lugar, o individual e o global, os afetos e percepções, a realidade e a virtualidade, objetivando uma análise capaz de confluir teoria e prática, arte e vida. Como suporte para a pesquisa, estuda o pensamento como um elemento construtor de mundos e suas implicações conceituais, inseridas na contemporaneidade. Os desdobramentos, advindos de tal reflexão, são os elementos construtores dessa escrita.
Estigmasterol: alterações estruturais nos anéis A e B e estudo de atividade biológica
Este trabalho objetivou a síntese de derivados do estigmasterol para estudo de atividade biológica contra a enzima acetilcolinesterase e atividade bactericida e fungicida. O estigmasterol foi oxidado por reagente de Jones produzindo as cetonas em uma única etapa: estigmasta-5,22-dien-3-ona, estigmasta-4,22-dien-3-ona, estigmasta-4,22-dien-3,6-diona. Posteriormente foram sintetizadas as oximas estigmasta-4,22-dien-3-ona, oxima e estigmasta-4,22-dien-3,6-diona, oxima. O estigmasterol e os derivados obtidos foram caracterizados por RMN de 1H e de 13C, espectrometria de massas e infravermelho. Os derivados obtidos são pouco citados na literatura pelo site busca scifinder, com apenas uma citação para a oxima e outra para a dioxima, bem como ausência de dados de RMN para a cetona estigmasta-5,22-dien-3-ona. As substâncias foram submetidas ao estudo de triagem em quintuplicata utilizando o método de placas ELISA para avaliação biológica da atividade contra as bactérias Gram-positivas: Bacillus cereus (BC, ATCC 11778), Listeria monocytogenes (LM, ATCC 15313), Staphylococcus aureus (ATCC 29212) e Streptococcus sanguinis (ATCC 49456); as bactérias Gram-negativas: Citrobacter freundii (CF, ATCC 8090), Escherichia coli (EC, ATCC 25922), Pseudomonas aeruginosa (PA, ATCC 27853) e Salmonella typhimurium (ST, ATCC 14028); além das espécies de Candida sp: Candida albicans (CA, ATCC 18804), Candida tropicalis (CT, ATCC 750), Candida glabrata (CG, ATCC 90030), Candida parapsilosis (CP, ATCC 22019), Candida lusitaniae (CL, CBS 6936) e Candida dubliniensis (CD, Isolado clínico 28) e atividade de inibição da enzima acetilcolinesterase (Alzheimer) pelo método ELISA. Os derivados oxidados estigmasta-4,22-dien-3-ona e estigmasta-5,22-dien-3-ona mostraram especificidade respectivamente para as classes bactérias e Candida. A estigmasta-4,22-dien,3,6-diona, oxima mostrou atividade ampla contra os microorganismos. A substância estigmasta-5,22-dien-3-ona mostrou atividade superior a 90% para inibição da enzima acetilcolinesterase.
2022-12-06T15:42:04Z
Rosangela Maria Ferreira
O jogo dos papéis: um estudo sobre a personagem dramatúrgica em Seis personagens à procura de um autor, de Luigi Pirandello
Nesta dissertação analisamos a personagem dramatúrgica, tomando como objeto de estudo a peça Seis personagens à procura de um autor, do dramaturgo italiano Luigi Pirandello. A pesquisa abrange uma reflexão sobre o drama moderno, entendido como o drama que emerge na esfera do movimento modernista europeu, destacando os novos elementos formais incorporados à estrutura dramática e a relação entre a arte da encenação, a técnica cênica e a dramaturgia; sublinhando essa relação entre a arte da encenação, a técnica cênica e a dramaturgia; sublinhando essa relação na escritura dramática pirandelliana. Procuramos enfatizar o caráter metateatral da obra de Pirandello e as reflexões do autor sobre a teoria e a prática teatrais. Buscamos fazer uma análise sobre as personagens pirandellianas da obra analisada, refletindo sobre o estatuto delas, destacando a relativização de suas concepções e relações.
Métodos topológicos e variacionais para problemas de Dirichlet com o p-Laplaciano
Em resumo, essa dissertação apresenta uma variedade de técnicas importantes no estudo de problemas envolvendo o operador p-Laplaciano. Sua principal referência é o artigo de G. Dinca, P. Jebelean e J. Mawhin [12]. Completamos a apresentação deste artigoutilizando uma série de referências auxiliares que fornecem, sejam pré-requisitos para a leitura de [12], sejam resultados complementares.
2022-12-06T15:42:04Z
Segundo Manuel Argomedo Salirrosas
A dansa dos tempos em Grande Sertão : Veredas: hstória, literatura, crítica literária e linguagem
A presente dissertação de mestrado discute as relações entre história e literatura, detrês maneiras, que se entrecruzam. A primeira concerne às relações entre história eliteratura vislumbradas em importantes obras do cenário historiográfico contemporâneo,dos Annales aos pós-modernos. A segunda diz respeito ao mesmo tema, mas, dessavez, explorado na fortuna crítica de Grande Sertão: Veredas, a partir da forma comoessa crítica lê a história pelo romance, operando, para tanto, com os estatutos dahistória e da literatura de modo a ressignificá-los. A terceira forma, por sua vez,relaciona história e literatura, por meio de uma leitura autoral e específica do romancerosiano, tendo em vista a linguagem como elemento-chave.
Quem é essa profissional?: trabalho docente no ensino superior privado e relações sociais de sexo
A partir das últimas décadas do século XX têm ocorrido transformações significativas nas estruturas econômica, social e política em âmbito mundial, entre elas, o acirramento da globalização, a hegemonia do neoliberalismo e o avanço das tecnologias que vêm impactando os Estados/Governos. Mudanças importantes também têm sido observadas nos modos de objetivação das relações de trabalho. Estas mudanças no mundo do trabalho têm provocado transformações no modo como os/as trabalhadores/as se relacionam com o contexto do trabalho. As mutações do mundo do trabalho e suas consequências para as subjetividades dos/as trabalhadores/as atingem numerosas categorias de trabalhadores, sendo que a docência se constitui como mais um espaço de vivência dessas transformações. O ressurgimento do trabalho docente como foco de interesse de pesquisadores e de organizações representativas dos docentes sinalizam para uma precarização do trabalho docente e identificam uma crise de identidade vivenciada por esses/as profissionais, que tem influenciado a construção da identidade profissional dos/as professores/as. Esta investigação lançou um olhar para o ensino superior privado, buscando identificar e analisar os saberes produzidos, mobilizados e utilizados na prática cotidiana do trabalho docente pelas professoras que atuam no ensino superior privado e a construção da identidade profissional dessas docentes, tendo como categoria de análise as relações sociais de sexo. A pesquisa foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior, situada em um município que faz parte da Grande Belo Horizonte, há 10 anos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e aplicados questionários a professores/as da IES investigada. A IES estudada pertence a um grupo empresarial mineiro, que possui diversas IES e instituições de ensino, que ofertam a Educação Básica e profissionalizante, fundado na década de 60, período da primeira expansão do ensino superior via abertura, deste nível de ensino, à iniciativa privada. Essa rede de ensino está presente em mais de 100 cidades no Estado de Minas Gerais. A pesquisa revelou que no ensino superior privado ainda é marcado pelas desigualdades de gênero, precarização do trabalho docente no ensino superior privado, adoecimento e sofrimento no trabalho tanto por parte dos professores quanto das professoras, mas, que a vivência do prazer no trabalho é mais comum entre as professoras do que entre os professores.
2022-12-06T15:42:04Z
Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira
Are there sex preferences in Brazil?
Society ascribes roles and expectations for people based on their sex. When the costs and benefits of each sex are different, people may have different motivations for having sons or daughters because children of different sexes are not substitutable. Sex preferences may then increase fertility, as women and couples who pursue a certain sex composition may progress to additional births. To understand how the social structure has been shaping sex preferences and fertility ideals, it is important to identify the characteristics of women with different preferences. Using responses to questions about an ideal number of children and their sex composition available in the Brazilian Demographic Health Survey of 1996 and 2006, this paper provides evidence that a balanced sex preference exists among most Brazilians; some evidence of a secondary daughter preference is also found. Evidence also shows that “gender indifference” has become more pronounced as fertility declines.
Design e análises de mastros de bambu para aplicações estruturais
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Estudo de sintomas de despersonalização em pacientes com migrânea e controles
Introdução: A despersonalização, ou sensação de estranhamento em relação a si mesmo, é um fenômeno intrigante e, até o momento, pouco investigado. Os sintomas de despersonalização - que incluem desrealização, deafetualização e alterações nas recordações subjetivas - podem se manifestar em forma de episódios transitórios, fazer parte da apresentação de transtornos neuropsiquiátricos ou ocorrer de forma primária, no transtorno de despersonalização e desrealização. A migrânea é uma cefaleia primária recorrente presente em 15,8% da população brasileira, e cerca de 30% dos pacientes com migrânea relatam aura premonitória. Nos últimos anos, surgiram trabalhos investigando a relação entre as duas condições e hipotetizando um mecanismo fisiopatológico comum. É relevante a observação de que tanto a migrânea quanto o transtorno de despersonalização apresentam alto índice de comorbidades psiquiátricas, principalmente transtornos ansiosos e depressivos. Objetivos: Avaliar a frequência e intensidade dos sintomas de despersonalização em migrânea com e sem aura e controles saudáveis, controlando para a co-ocorrência de ansiedade e depressão, e realizar a tradução e adaptação cultural da Escala de Despersonalização de Cambridge. Método: Foi realizado um estudo transversal observacional utilizando entrevistas psiquiátricas estruturadas em 49 pacientes que preenchiam critérios da Sociedade Internacional de Cefaleias (2013) para migrânea e 30 controles saudáveis. Foi utilizado o MINI para diagnosticar transtornos psiquiátricos do eixo I; a Escala de Despersonalização de Cambridge (versão em português brasileiro) e entrevista clínica visando identificar sintomas de despersonalização, BDI e BAI para quantificar os sintomas depressivos e ansiosos respectivamente e a MIDAS para avaliar o impacto da migrânea no trabalho e atividades diárias desses pacientes. O impacto da aura nos sintomas de despersonalização também foi avaliado. Resultados: Encontraram-se experiências transitórias de despersonalização nos últimos seis meses em 59,1% do grupo migrânea e 43,3% no grupo controle. A despersonalização clinicamente significativa, identificada por entrevista clínica semi-estruturada, esteve presente em 7,5% dos participantes, sendo associada ao diagnóstico de transtornos depressivos ou ansiosos em 85% dos casos. O transtorno de despersonalização e desrealização foi identificado em apenas um caso, representando 1,3% da amostra total ou 2,1% do grupo migrânea. Não foi encontrada associação entre a ocorrência da aura e a frequência ou duração das experiências de despersonalização. Conclusão: No grupo migrânea, as experiências clinicamente significativas de despersonalização estão ligadas à depressão e ansiedade, não sendo possível afirmar a existência de uma relação independente.
2022-12-06T15:42:04Z
Ana Carolina Sarquis Salgado
Estudo de caso sobre aplicação de um analisador químico de mão no controle de qualidade de minério de ferro
Na mineração de ferro, o controle de qualidade da lavra é feito com base no mapeamento geológico e na amostragem das frentes de lavra realizados pela equipe de geologia. As amostras de minério são enviadas para o laboratório químico da unidade operacional e, geralmente, são necessários alguns dias para que as análises sejam concluídas. Não raramente, a lavra do local amostrado ocorre antes que as análises químicas estejam prontas, o que implica num risco no controle da qualidade do minério lavrado. O analisador químico de mão pode ser uma ferramenta muito útil no controle de qualidade das frentes de lavra, se usado corretamente. Esse equipamento utiliza espectrometria de fluorescência de raios-X (FRX) por dispersão de energia (EDS, energy-dispersive spectrometry) para detectar cerca de 20 elementos, dentre eles: Fe, Si, P, Al, Mn, Mg, Ca. Em 2010, foi criado um banco de dados com amostras de diferentes tipos de minério encontrados nas minas de Mar Azul e Capão Xavier para realizar testes de precisão e acurácia com a FRX-EDS de mão. Em 2011, 20 amostras deste banco de dados foram testadas por esse equipamento e seus resultados foram comparados com análises de FRX-WDS, realizadas em laboratório, com condições de análise totalmente quantitativas. Com base nos resultados dos testes, foi possível calcular curvas de calibração para cada elemento de interesse. Assim, essas amostras foram reanalisadas e observou-se uma significativa redução do erro das análises da FRX-EDS de mão. Também observou-se que as análises com maior erro estão associadas às amostras com menor concentração dos elementos de interesse e vice e versa. Dessa forma, realizou-se uma setorização do erro por faixas de concentração do elemento Fe. A partir do gráfico desta setorização, foi possível observar que o equipamento apresenta um maior nível de acurácia para as faixas de concentração mais elevadas dos elementos de interesse e vice-versa. Logo, é necessário ter um maior cuidado ao interpretar as análises de elementos com baixos níveis de concentração. Conclui-se que o aparelho de FRX-EDS de mão apresentou boas acurácia e precisão se comparado com outros métodos. Os resultados são considerados satisfatórios levando-se em consideração a portabilidade, o curto tempo usado na realização das análises (aquisição de dados), a pouca preparação dedicada às amostras e pelo fato das análises terem sido realizadas sem padrões de calibração.
2022-12-06T15:42:04Z
Emilio Evo Magro Correa Urbano
Breve nota sobre a Medida Cautelar em Mandado de Segurança 34.530-DF, Ministro Relator Luiz Fux, de 14 de dezembro de 2016
Uma breve nota sobre a Medida Cautelar, no Mandado de Segurança n.º 34.530, pelo Ministro Relator Luiz Fux, tomada no dia 14 de dezembro de 2016, sob o fundamento, em princípio, de estar controlando a regularidade do processo legislativo.
2022-12-06T15:42:04Z
Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira
Trajetórias escolares e vida acadêmica do estudante pobre da UFMG: um estudo a partir de cinco casos
Este trabalho busca compreender a trajetória escolar e as vivencias universitárias de um grupo de estudantes pobres que tiveram acesso, através do vestibular, a carreiras altamente seletivas na Universidade Federal de Minas Gerais, a saber: Ciência da computação, comunicação social, direito, engenharia elétrica , fisioterapia e medicina. Ele se inspira e se apóia em trabalhos que investigam trajetórias escolares nos meios sociais desfavorecidos tais como o de Hoggart (1975), Terrail (1990), Laurens (1992), Viana (1998), Souza & Silva (1999), entre outros. Dessa forma, privilegiam-se na construção do objeto três momentos substantivos: a dimensão histórica, a reconstrução e a analise das trajetórias investigadas e a experiência universitária de cinco jovens pobres no decorrer de dois anos. As indagações que orientaram a pesquisa empírica foram: existiram estudantes pobres nos cursos superiores, desde os seus primórdios? Se existiram, como e que os estudantes pobres viveram a experiência acadêmica no passado? Qual foi a trajetória de acesso dos universitários pobres, no passado e no presente, aos cursos altamente seletivos? No interior desses cursos, como e que se processa a vida cotidiana desses sujeitos? Como as condições materiais de existência afetam esses sujeitos no decorrer da aventura universitária? Os dados empíricos foram extraídos de longas entrevistas efetuadas junto aos sujeitos, orientadas por temas como a condição econômica do universitário, a vida de estudante dentro e fora do campus, a vida acadêmica propriamente dita, principalmente naqueles aspectos atinentes a relação com os professores, com os colegas, a atuação na sala de aula e o desempenho acadêmico, com o objetivo de dar visibilidade ao estudante pobre no brutal e desigual jogo de acesso e permanecia no ensino superior publico, lá de onde ele e mais difícil de ser jogado, nos cursos altamente seletivos.
Violência, clima e expectativas escolares: evidências das escolas estaduais da Região Metropolitana de Belo Horizonte
O objetivo desta dissertação é compreender a relação entre violência e organização escolar, e como esses fatores interferem na expectativa de escolaridade dos alunos. A análise se estrutura em duas etapas: a primeira procura entender como os fatores da eficácia coletiva influenciam a ocorrência de atos infracionais dentro das escolas. A segunda, trabalhando com o conceito de expectativas de escolaridade, inclui a violência no conceito de clima escolar presente na teoria da eficácia escolar, para entender como a organização da escola afeta as expectativas de escolaridade dos alunos. Para tanto, foram utilizados dados do INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - sobre as escolas mineiras e dados de uma pesquisa amostral do CRISP Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança Pública - sobre a violência escolar na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os resultados da análise econométrica sugerem que a capacidade de organização da escola afeta a ocorrência de violência dos alunos. O aluno ser vítima de agressão, furto ou roubo dentro da escola ou a identificação da existência de gangue impacta negativamente na sua percepção sobre o clima escolar. A melhora do clima escolar, por sua vez, exerce efeito positivo sobre a expectativa de alta escolaridade dos adolescentes. Eventos de violência possuem efeito indireto - através do clima escolar - sobre a expectativa de alta escolaridade. Depreende-se, portanto, que, trabalhar com a eficácia coletiva para o entendimento organizacional da escola, não só afeta diretamente os eventos de violência, como ajuda, indiretamente, os alunos na perspectiva de escolaridade.
Efeitos de três estratégias de aleitamento sobre ganho de peso, desenvolvimento ruminal e perfil metabólico e hormonal de bezerros holandeses
Os efeitos de três estratégias de aleitamento foram avaliados em 54 bezerros Holandeses. Água econcentrado foram fornecidos à vontade. As estratégias foram: 4L-60d (quatro litros 500 g desucedâneo/dia por 60 dias); 6L-29d/4L-60d (seis litros 750 g de sucedâneo/dia nos primeiros 30dias e quatro litros/dia 500 g de 31 a 60 dias) e 6L-60d (seis litros 750 g de sucedâneo/dia por60 dias). O desaleitamento foi abrupto aos 60 dias. Seis animais de cada grupo foram necropsiados aos30, 60 e 90 dias. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado. Consumode concentrado, peso, ganho de peso, peso de estômagos e órgãos foram analisados em arranjo fatoriale hormônios/metabólitos em parcelas subdivididas, médias testadas por SNK (P=0,05). Peso inicial eimunidade passiva foram semelhantes entre grupos (P>0,05). O consumo de sucedâneo no primeiromês foi inferior ao oferecido. O consumo de concentrado foi semelhante entre os grupos (P>0,05) eaumentou com a idade (P<0,05). O maior ganho de peso ocorreu no grupo 6L-60d (P<0,05). O ganhode peso aumentou a cada semana, exceto na semana dois devido à diarreia, e na cinco no grupo 6L-29d/4L-60d devido à redução de sucedâneo oferecido. As concentrações de glicose, AGNE e IGF-1foram semelhantes (P>0,05). A concentração de insulina foi maior no grupo 6L-60d (P<0,05). Insulinae glicose aumentaram e AGNE reduziu com a idade (P<0,05). O desenvolvimento ruminal foisemelhante entre os grupos. A estratégia 6L-60d resultou em maior ganho de peso e eficiênciaalimentar, sem redução no consumo de concentrado ou prejuízos ao desenvolvimento ruminal.
2022-12-06T15:42:04Z
Bruna Figueiredo Silper
Utilização do FIFA 11+ para prevenção de lesões e melhora da performance em atletas de futebol: uma revisão de literatura
A prevenção de lesões musculoesqueléticas tem sido muito discutida nos últimos anos no esporte. Com ela os atletas se tornam menos propensos aos afastamentos, pois passam a ter uma melhor capacidade para desenvolver as demandas impostas. Além disso, programas de prevenção geram menos gastos de atendimento e reabilitação do atleta lesionado. Com esse intuito, o FIFA 11+ foi desenvolvido como um programa de exercícios de aquecimento antes do treino com o objetivo principal de prevenir lesões no futebol. Assim, o objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão narrativa da literatura sobre a utilização do programa FIFA 11+ para prevenção de lesões e melhora da performance em atletas de futebol. Para isso, foi realizada uma busca nas bases de dados PubMed, Bireme, Medline (via OvidSP) e Scielo, incluindo artigos com a combinação das seguintes palavras-chave: FIFA 11+, injury prevention, soccer, football, performance. Foram incluídos neste trabalho dezesseis artigos científicos que avaliaram os efeitos do programa FIFA 11+ na incidência de lesões e no desempenho esportivo. De acordo com os resultados dos estudos revisados, as evidências sugerem que este programa pode tanto reduzir a incidência de lesão de jogadores amadores de futebol, do sexo feminino ou masculino, quanto melhorar a performance, no que diz respeito ao ganho de controle neuromuscular nesses jogadores.
2022-12-06T15:42:04Z
Larissa Santos Pinto Pinheiro