Repositório RCAAP

Quem se torna bolsista de iniciação científica na UFMG?: uma análise de fatores que influenciam no acesso à bolsa

Esta dissertação se propõe a analisar a distribuição de bolsas de iniciação científica na Universidade Federal de Minas Gerais. O trabalho foi guiado por algumas perguntas básicas: quem são os bolsistas? Como e por que eles se tornaram bolsistas? Para responder a essas perguntas, utilizaram-se diferentes técnicas e métodos de pesquisa: a) realização de um estudo de coorte; b) tratamento de dados estatísticos secundários sobre os ingressantes nos cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Elétrica e História nos anos de 2007, 2008 e 2009; e c) entrevistas semiestruturadas com doze bolsistas de iniciação científica dos três cursos analisados. Os resultados evidenciaram que o perfil médio do bolsista de iniciação científica não se diferencia significativamente do perfil médio do aluno dos cursos analisados. São, em sua maioria, jovens, brancos, solteiros, pertencentes às camadas médias de Belo Horizonte e região, com pais altamente escolarizados e uma trajetória escolar anterior bem sucedida. Apesar de perfil semelhante, alguns fatores socioeconômicos aumentam as chances de um aluno se tornar bolsista de IC durante a graduação, e esses fatores variam entre os cursos analisados. O curso de História foi o único no qual a hipótese inicial do estudo se confirmou, a saber, a posse de capital cultural mostrou-se vantajosa no acesso à bolsa, assim como o capital econômico. Ao contrário do esperado, no caso do curso de Ciências Biológicas, maior capital cultural significa menos chances de se tornar bolsista, mas, mais capital econômico, significa maior chance de acesso à bolsa. No caso de Engenharia Elétrica, apenas o capital escolar parece trazer alguma vantagem na obtenção da bolsa. As motivações que impulsionam o aluno à iniciação científica não diferem significativamente de acordo com o curso e a origem social. Destacam-se a busca pelo aprofundamento de temas de interesse, o aprendizado de métodos e técnicas de pesquisa, a preocupação de inserção na lógica de funcionamento da universidade e o aprimoramento do currículo visando à pós-graduação. Entretanto, a origem social parece ter efeito na mobilização dos estudantes: aqueles pertencentes aos estratos socioeconômicos C e D são mais propensos a desenvolverem estratégias para obtenção da bolsa, tais como procurar vários professores, trabalhar como voluntários, buscar bolsas em outras unidades da universidade, procurar bolsas em linhas de pesquisa com mais recursos, etc.

Ano

2019-08-13T05:59:53Z

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Mariana Gadoni Canaan

Estudo da correlação entre o índice ponderal e a concentração de leptina materna e fetal em gestantes diabéticas e não diabéticas

OBJETIVOS: verificar a existência de correlação entre o índice ponderal neonatal e a concentração de leptina materna e fetal em gestantes diabéticas e não diabéticas; verificar se no grupo de pacientes diabéticas, o uso de insulina interfere na correlação entre o índice ponderal neonatal e a concentração de leptina materna e fetal. PACIENTES E MÉTODOS: no período de março de 2001 a fevereiro de 2003, realizou-se estudo transversal em que 62 gestações foram avaliadas, sendo 30 pacientes saudáveis (grupo controle) e 32 diabéticas (grupo estudo); este foi posteriormente dividido entre usuárias (17 pacientes) e não usuárias de insulina (15 pacientes). No momento do parto, foram coletadas amostras de sangue materno e do cordão umbilical para posterior determinação da concentração sérica de leptina materna, fetal arterial e fetal venosa, através de radioimunoensaio convencional (RIA). Foi calculada a diferença entre as dosagens séricas de leptina obtidas no sangue de cordão (art-ven). O índice ponderal (IP) foi obtido dividindo-se o peso do recém-nascido (em gramas) pela estatura (em cm) ao cubo e multiplicado por 100. Utilizou-se a correlação de Pearson para a avaliação da existência de correlação entre a concentração de leptina e o índice ponderal. Todos os resultados foram considerados significativos para uma probabilidade de significância inferior a 5% (p < 0,05), apresentando, portanto, pelo menos 95% de confiança nas conclusões apresentadas. RESULTADOS: Foi constatada correlação significativa positiva entre IP e concentração de leptina no sangue de cordão, tanto arterial (p=0,048) quanto venoso (p=0,020) no grupo estudo. Observou-se ainda tendência a correlação positiva entre IP e concentração de leptina materna neste grupo (p=0,07). Quando avaliados os subgrupos diabéticas usuárias ou não de insulina, a correlação entre o IP e a concentração de leptina de sangue de cordão não se manteve, apresentando apenas tendência a esta correlação entre as usuárias de insulina (arterial p=0,077 e venosa p=0,078). Neste mesmo grupo foi constatada correlação significativa positiva entre a dosagem de leptina materna e IP (p=0,008). CONCLUSÕES: Há correlação positiva entre o IP neonatal e concentração de leptina materna em gestantes diabéticas usuárias de insulina; há correlação positiva entre o índice ponderal neonatal e a concentração de leptina fetal, arterial e venosa, em gestantes diabéticas e a necessidade do uso de insulina pode ter interferido nesta correlação.

Ano

2019-08-12T16:31:12Z

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Sivana Santos Assreuy Diniz

Comparação das alterações do fluxo venoso pulmonar à telerradiografia do tórax em pacientes com cardiomiopatia chagásica crônica dilatada epacientes com cardiomiopatia dilatada de outras etiologias, com parâmetros morfofuncionais semelhantes à ecocardiografia

Com o objetivo de comparar a intensidade da congestão pulmonar à radiografia de tórax entre pacientes com cardiopatia chagásica dilatada e pacientes com cardiopatia dilatada NCh, foram estudados 65 pacientes de cada grupo, de março de 2003 a setembro de 2005. O primeiro grupo apresentava pelo menos duas reações sorológicas positivas para doença de Chagas e dilatação cardíaca definida pelo diâmetro diastólico do ventrículo esquerdo igual ou maior que 55 mm, e o segundo, foi formado por pacientes com cardiopatia não-chagásica ecaracterísticas ecocardiográficas semelhantes às dos chagásicos. A história clínica, radiografia de tórax e ecocardiograma transtorácico foram obtidos em todos os pacientes.Os dados radiológicos e ecocardiográficos foram revistos por dois observadores, sendo as diferenças eventuais resolvidas por consenso. O grupo I constituiu-se de 43 homens (66,2%) com idade média de 47,83±11,2 anos, e, o grupo II, de 38 homens (58,5%), com 62,43±13,5 anos. Sessenta pacientes (92,3%) chagásicos e 59 não-chagásicos (90,8%) estavam em classefuncional da NYHA I e II. A radiografia de tórax mostrou sinais de congestão pulmonar em 41 (63,1%) pacientes chagásicos e 63 (96,9%) dos não-chagásicos. O escore radiológico de congestão pulmonar (ECP) apresentou média de 3,2±2,3 entre os chagásicos e de 5,9±2,6 nos não-chagásicos (p=0,000). O diâmetro diastólico final do átrio esquerdo (r=0,223;p= 0,045 para Ch e r=0,226;p=0,047 para NCh) do ventrículo esquerdo (r=0,278,p=0,025 para Ch e r=0,226;p=0,050 paraNCh) e do ventrículo direito (r=0,248,p=0,023 para Ch er=0,206,p=0,050 para NCh) associaram-se com o ECP. A fração de ejeção média, pelo método de Teichholz, nos pacientes chagásicos foi de 39,0±11,0, a qual associou-se com o ECP (r=-0,414;p=0,001). Entre os não-chagásicos, a fração de ejeção média foi de 41,7±10,0(r=- 0,205;p=0,050 com o ECP). A fração de ejeção, ao método área-comprimento associouse com o ECP nos grupos I (r=-0,479;p=0,000) e II (r=-0,350;p=0,004). Ocorreu associaçãoentre os padrões de relaxamento diastólico e o ECP nos chagásicos (r=0,587;p=0,000) e nãochagásicos (r=0,294;p=0,017). Dos parâmetros usados para análise da diástole, foi encontrada associação do ECP com a relação E/Eao Doppler tecidual (r= 0,274;p=0,027 para Ch e r=0,350;p=0,025 para NCh), dentre outros. O ECP associou-se com o nível de pressão sistólica estimada em artéria pulmonar (r = 0,645;p=0,000), com o tempo de aceleração do fluxo pulmonar (r=-0,325,p=0,009) e com o grau de regurgitação mitral (r=0,224;p=0,050) no grupo I. No grupo II houve associação com o tempos de aceleração do fluxo pulmonar (r=- 0,348;p=0,005) e com o grau de regurgitação mitral (r=0,350;p=0,004) e tendência aassociação com a PSAP (r=0,393;p=0,056). À análise de regressão linear, a relação E/E (ß=0,133;p=0,000), o diâmetro diastólico do VE(ß=0,065;p=0,064), do AE (ß=0,051;p=0,081) e o diâmetro diastólico do VD (ß=0,024;p=0,484) foram os que mais determinaram congestão pulmonar nos grupos. Conclui-se que houve maior congestãopulmonar nos pacientes com cardiopatia não-chagásica. Os graus de disfunção sistólica e diastólica do VE e as dimensões do VD associaram-se com a congestão pulmonar nos dois grupos.

Ano

2019-08-10T13:19:49Z

Creators

Marselha Marques Barral

Correlações genotípicas e análise de trilha em famílias de meios-irmãos de couve de folhas

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2022-03-22T12:38:57Z

Creators

Alcinei Mistico Azevedo Rogério Seus Cristiane Lourenço Gomes Elis Marina de Freitas Diego Mattos Candido Derly José Henriques da Silva Pedro Crescêncio Souza Carneiro

Constituição de valores de ciência e cultura no Brasil (1948-1988)

Esta tese explora as representações sobre valores associados a ciência e à cultura Científica nas práticas discursivas da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), durante 40 anos, entre 1948 e 1988. A metodologia adotada consistiu na analise de conteúdo dessas práticas e dos discursos feitos em eventos públicos, especialmente em suas reuniões anuais, editoriais e artigos das revistas Ciência e Cultura e Ciência Hoje e entrevistas de publicações celebrativas da SBPC, por ocasião de seus 50 anos e de seus 60 anos. A análise foi estruturada através de referências da sociologia e da filosofia: normas de Robert Merton (1942), contranormas propostas por Ziman (2000) e categorizações feitas por Hugh Lacey (1998). A análise estrutura-se em três fases históricas da SBPC, vinculadas à questão de pesquisa. Na primeira fase, que vai de 1949 a 1964, imparcialidade e desinteresse emergiram como os principais valores associados a ciência. Na segunda fase, de 1964 a 1979, foram enfatizados valores de autonomia e liberdade e na terceira, entre 1979 e 1988, engajamento e democracia se sobressaíram. Este trabalho apresenta associações entre valores, ações e discursos dos principais membros da SBPC em meio às conjunturas históricas do cenário político brasileiro e do desenvolvimento da ciência no pais, procurando ressaltar imperativos do ethos Científico que se sobressaltam e descrever como foram configurados. Conclui-se que o significado de neutralidade da ciência para a SBPC esteve vinculado às suas representações sobre política e as relações entre esta e a ciência, e que a imagem dessa neutralidade foi se transformando, ao longo de 40 anos, do desejo declarado de imparcialidade política à valorização da responsabilidade social do cientista por meio de seu engajamento para a definição de políticas cientificas e como comunicador da ciência para o grande público. Por fim, considera-se que a SBPC teve um papel importante na construção de uma imagem lendária sobre a ciência acadêmica.

Ano

2019-08-12T03:37:53Z

Creators

Marina Assis Fonseca

Prevalência e fatores associados à ocorrência e coocorrência dos fatores de risco comportamentais em mulheres brasileiras de idade reprodutiva

Introdução: As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) têm acarretado grande número de mortes prematuras, incapacidades e perda da qualidade de vida entre as mulheres, mesmo elas sendo as principais usuárias do sistema de saúde. Ao longo dos anos, os processos de urbanização e globalização contribuíram para o aumento dos fatores de risco comportamentais (FRC), elevando a prevalência das DCNT. Sabe-se que os FRC para DCNT afetam a saúde da mulher, inclusive a sua capacidade reprodutiva, ocasionando desfechos reprodutivos negativos. Objetivos: Estimar a prevalência e os fatores sociodemográficos e de acesso à ocorrência e coocorrência dos fatores de risco comportamentais para doenças crônicas não transmissíveis na população de mulheres em idade reprodutiva. Metodologia: Estudo transversal que utilizou dados das mulheres brasileiras em idade reprodutiva, que responderam à Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), em 2013. Estimou-se a ocorrência e coocorrência dos seguintes FRC: consumo insuficiente de frutas, verduras e legumes (FLV), inatividade física, consumo de álcool e tabagismo. Em seguida, estimou-se prevalências e razões de prevalência da ocorrência e coocorrência dos FRC, de acordo com as características sociodemográficas (faixa etária, escolaridade, região, zona de moradia, cor da pele/raça, estado civil) e de acesso, utilizando a combinação das variáveis plano de saúde e Papanicolau. Estimou-se também a prevalência da autoavaliação de saúde de acordo com FRC. Foram calculados os intervalos de 95% de confiança das estimativas. Utilizou-se Regressão de Poisson para estimar a razão de prevalência. Considerou-se o desenho amostral complexo do inquérito para obter estimativas populacionais. Resultados: Dentre as mulheres estudadas, mais de 70% apresentaram consulta recente no serviço de saúde. Entretanto, 89% das mulheres apresentaram consumo insuficiente de FLV; 79,9% eram inativas; 18,8% consumiam álcool; 9,7% eram tabagistas, 10% ex-tabagistas e mais da metade das mulheres apresentavam acúmulo de dois ou mais fatores de risco (65,3%). Mulheres com maior escolaridade, residentes na região Sul, que viviam na zona urbana, bem como com consulta recente no serviço privado apresentaram maior prevalência de consumo de álcool (p<0,05). Mulheres na faixa etária de 40-49 anos, com menor escolaridade e com consulta recente no serviço público apresentaram maior prevalência de inatividade física (p<0,05). Para o tabaco houve menor prevalência entre ambos os grupos de acordo com o acesso (p<0,05). Mesmo na presença de FRC, as mulheres autoavaliaram sua saúde majoritariamente como positiva. Conclusões: A maioria das mulheres brasileiras em idade reprodutiva tem acesso a uma consulta de saúde da mulher, contudo foi identificada alta ocorrência e coocorrência de FRC. Também foi identificada alta ocorrência e coocorrência de acordo com as características sociodemográficas, principalmente nas mulheres mais velhas e com baixa escolaridade. Sabe-se que esses FRC podem interferir na saúde pré-concepcional das mulheres que desejam ou não engravidar, reforçando a necessidade de ações de promoção da saúde que devem ser incorporadas às rotinas de assistência à mulher.

Ano

2019-08-10T13:59:45Z

Creators

Thayane Fraga de Paula

Os quatro epigramas para flauta solo de Cláudio Santoro: do manuscrito (1942) à edição (1975)

Os Quatro Epigramas para flauta solo foram compostos em 1942 por Cláudio Santoro. Neste momento, o compositor estava engajado em um importante grupo cujo objetivo era a articulação da nova música composta no Brasil, o grupo Música Viva. Aluno de Koellreuter, Santoro utiliza como material a técnica dos dozes sons e efeitos de técnica expandida na flauta. A pesquisa se propõe a investigar as técnicas expandidas e relacionar a utilização de tais técnicas com outras peças para flauta solo compostas no século XX além de sugerir contribuições na interpretação dos epigramas. O primeiro capítulo tem como foco expor o contexto histórico e estético do compositor e da obra em questão. No segundo capítulo os assuntos são a relação dos epigramas com outras obras selecionadas e uma comparação da edição com o manuscrito. No último capítulo foram feitas análises dos quatro epigramas.

Ano

2019-08-12T12:17:21Z

Creators

Rafael Ribeiro Ferreira

A consulta de enfermagem no puerpério imediato: uma reflexão a partir da literatura

O período puerperal é um momento muito especial e marcante na vida da mulher. É marcado por novas emoções, sensações, conflitos, mudanças físicas, emocionais e da estrutura familiar. Sabe-se que é um período considerado de riscos à saúde da mulher, e que a maioria das causas de morbi-mortalidade é evitada através de uma adequada assistência no ciclo gravídico puerperal. O enfermeiro, neste momento, através da consulta de enfermagem, tem importante papel como ouvinte e educador no intuito de prestar uma assistência humanizada e qualificada, a fim de se evitar agravos à saúde da puérpera. Assim sendo, este trabalho é uma revisão de literatura que tem como objetivo refletir acerca da importância da consulta de enfermagem no acompanhamento da mulher no puerpério imediato na atenção básica à saúde.

Ano

2019-08-11T14:07:47Z

Creators

Márcia Cristina Almeida Menezes

Classificação dos veios quartzo-carbonáticos de depósitos auríferos no lineamento Córrego do Sítio, QF, MG

Os depósitos tipo lode-gold orogênicos Cachorro Bravo, Laranjeiras e Carvoaria, associados ao lineamento regional Córrego do Sítio (CdS), estão localizados na porção leste do Quadrilátero Ferrífero, sudeste do cráton São Francisco. São hospedados em rochas metassedimentares turbidíticas arqueanas do greenstone belt Rio das Velhas e controlados por zonas de cisalhamento NE-SW. Diques e soleiras metamáficos pré- a pós-deformacionais ocorrem intimamente associados à mineralização aurífera e constituem excelentes guias prospectivos em lineamentos regionais como CdS. Cinco sistemas de veios, V1 a V5, são classificados de acordo com a composição mineralógica, textura, orientação, distribuição espacial e geometria. Dois tipos de quartzo ocorrem nestes veios, sendo o tipo 1 predominantemente fumê, cedo-hidrotermal, e o tipo 2 leitoso, recristalizado. Apenas os veios V1 (fault-fill veins) são relacionados à mineralização aurífera através da paragênese arsenopirita+pirita+pirrotita+berthierita+ ouro livre; se desenvolvem concordantes à foliação milonítica, S1m, e estão deformados. Veios V2 (oblique-extension veins) são associados temporalmente aos V1 e, embora não estejam mineralizados nos depósitos estudados, são contemporâneos ao estágio mineralizador. Estes dois sistemas foram formados em regime dúctil-rúptil. Veios V3 (extension e breccia veins) são tardios à mineralização e representam um estágio posterior do fluido em regime dúctil-rúptil a rúptil; podem estar relacionados à mudança do campo de tensão regional e colocação dos diques tardios Db1. Os veios V4 (extension veins) possuem reações de substituição mineral que marcam a hidratação do sistema e podem se associar ao relaxamento das forças compressivas. Já os veios V5 (vein stockworks) ocorrem apenas em diques e soleiras metamáficos Db1 e estudos de inclusões fluidas indicam que esses contêm fluido diferente dos outros sistemas.

Ano

2019-08-12T12:07:25Z

Creators

Marco Aurelio Sequetto Pereira

Synthesis of TiO2@MOF composites for the photodegradation of organic pollutants

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2021-10-18T14:04:47Z

Creators

Pedro Henrique Morais Andrade

Sedimentos clásticos em cavernas da região cárstica de Lagoa Santa (MG): origem, mecanismos de deposição e estratigrafia

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2022-04-28T15:41:36Z

Creators

Jorge Duarte Rosário

Influência de parâmetros de processo sobre a morfologia de camadas de fosfato e desempenho de aços fosfatizados e pintados

A influência de parâmetros de processo de fosfatização sobre a morfologia de camadas de fosfato em aços carbono comum e galvanizados e sobre o desempenho frente à corrosão desses materiais após pintura é apresentada neste trabalho. Os parâmetros de processo selecionados para a obtenção de camadas de fosfato com diferentesmorfologias foram o método de deposição da camada e a concentração do refinador. A morfologia das camadas foi avaliada quanto às características estruturais: fases, massa de camada e tamanho de cristal e quanto à porosidade como propriedade. Para a avaliação de desempenho, os materiais fosfatizados foram pintados e submetidos aensaios de corrosão acelerados. Os resultados indicaram que o método de fosfatização afeta a morfologia das camadas de fosfato no que diz respeito à formação de fases, ao tamanho do cristal, à massa de camada e à sua porosidade. Nos processos por imersão do aço carbono comum, as camadas de fosfato apresentaram a fosfofilita como fase principal, refletindo na forma cúbica dos cristais. Já nos processos por aspersão, a fase hopeíta formada preferencialmente refletiu na forma de pétalas dos cristais. No caso dos aços galvanizados, independente do método de aplicação, a hopeíta formada exclusivamente refletiu na forma de pétalas dos cristais. Nos processos por aspersão obtiveram-se cristais e massas de camada menores que nos processos por imersão. Com isso, as camadas obtidas por aspersão apresentaram maiores porosidade e avanço médio de corrosão. Com relação à concentração do refinador, a morfologia das camadas de fosfato foi influenciada quanto ao tamanho dos cristais, à massa de camada e à porosidade. Verificou-se que à medida que a concentração do refinador diminuiu, o tamanho dos cristais de fosfato aumentou. Já com relação à massa de camada, observaram-se comportamentos distintos entre o aço carbono comum e os aços galvanizados. No caso do aço carbono comum, a massa de camada diminuiu com a redução da concentração do refinador, enquanto que, para os aços galvanizados, a massa de camada aumentou para valores acima dos usuais na condição sem refinador. Essas variações afetaram a porosidade e a resistência à corrosão dos materiais fosfatizados epintados. Para os aços carbono comum, Usigal (GI) e Usigal (GA), à medida que a concentração do refinador diminuiu, a porosidade da camada aumentou. Esse aumento da porosidade resultou no aumento do avanço médio de corrosão. Já para o aço Usigalve, a porosidade na condição sem refinador não variou em relação à condição de imersão normal. Entretanto, apesar disso, a relação de aumento do avanço médio de corrosão com o aumento da porosidade da camada foi mantida. Dessa forma, além dos parâmetros convencionais de caracterização da morfologia das camadas de fosfato, a porosidade da camada se mostra como um importante parâmetro, especialmente, nocontrole do desempenho frente à corrosão de materiais fosfatizados e pintados.

Ano

2019-08-14T16:41:25Z

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Cynthia Helena Soares Boucas

O aluno e sua representação social do professor de matemática

O objetivo desta pesquisa é investigar as representações sociais de estudantes do último ano do ensino fundamental sobre seus professores de matemática. Partindo dos constructos teóricos sobre a Pós-modernidade de autores como Hargreaves, Calloni, Zajdsznajder, Lampert, dentre outros, e a Teoria das Representações Sociais de Moscovici, buscou-se investigar o modo como os professores figuram no sistema simbólico dos estudantes, constituindo ideias e pensamentos, ou mesmo teorias sobre o docente e seu trabalho. Como expectativa, procurava-se encontrar uma correlação entre estas representações e o processo de ensino e aprendizagem da matemática escolar. Constituem procedimentos metodológicos adotados nesta pesquisa a realização de associação livre de palavras e entrevistas semi-estruturadas com estudantes do ensino fundamental de duas escolas da cidade de Curvelo, bem como a sistematização e análise de conteúdo para a interpretação dos dados. A análise dos protocolos permitiu produzir evidências de que o centro da estrutura representacional dos estudantes sobre os professores de matemática é constituído pela figura do docente enquanto aquele que explica. Tal característica mostrou-se notadamente atrelada a outras duas: o professor é aquele que tira dúvidas e aquele que passa exercícios. Todas as demais características enunciadas sobre o professor encontram-se na periferia da representação, dão apoio e consolidam o núcleo central. Tais resultados indicam que, no imaginário dos estudantes, o professor tem por função prioritária fornecer informações sobre o conteúdo ministrado e avaliar a apropriação e compreensão de tais informações pelos alunos. Conclui-se que, na visão destes estudantes, o professor ocupa papel privilegiado no processo de ensino e aprendizado da matemática. Sem o docente, tal processo não ocorre e eles não aprenderiam matemática

Ano

2019-08-14T03:58:07Z

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Flavio de Ligorio Silva

Estudo da hidrodinâmica de uma coluna de extração Kühni

Este trabalho teve por objetivo o estudo do comportamento hidrodinâmico de uma seção de coluna de extração líquido-líquido do tipo Kühni, em escala piloto, com 150 mm de diâmetro e 5 estágios. O estudo foi realizado na ausência de transferência de massa, utilizando-se o sistema binário água/Exxsol D-80, sendo a fase contínua constituída pela água em todas as corridas. A coluna foi operada em circuito fechado. O escoamento em contra-corrente das faseslíquidas foi caracterizado com respeito ao tamanho médio das gotas, distribuição de tamanho das gotas e hold-up (total e local). As seguintes variáveis operacionais foram investigadas: velocidade de agitação (60, 90, 120, 150 e 180 rpm), vazão de fase dispersa (1.240 e 2.000 mL/min), vazão de fase contínua (1.240 e 2.000 mL/min) e altura na coluna (distribuidor e estágios 1, 3 e 5). O método fotográfico foi empregado para determinar o tamanho médio e a distribuição de tamanho de gotas. Verificou-se que as gotas se distribuem de acordo com a função de distribuição log-normal. O tamanho médio das gotas diminuiu com o aumento na velocidade de agitação, tornando-se mais uniformes (menos distribuídas). Correlações empíricas propostas na literatura foram empregadas na comparação com os resultados experimentais de diâmetro médio de Sauter e apresentaram desvios elevados. Uma novacorrelação foi proposta no presente trabalho, tendo apresentado desvio de apenas 8,2 %. O hold-up total e local encontra-se diretamente relacionado à vazão de fase dispersa e a velocidade de agitação. Menores gotas promovem um aumento no tempo de residência dasmesmas, resultando no aumento do hold-up total e local. O estudo permitiu um melhor conhecimento a respeito do comportamento hidrodinâmico na seção da coluna de extração líquido-líquido Kühni.

Ano

2019-08-13T11:52:50Z

Creators

Natieli de Souza Oliveira

Queda dos corpos e equações diferenciais num primeiro curso de cálculo

Um breve resumo das ideias de Aristóteles, Galileu e Isaac Newton sobre o movimento de queda dos corpos é apresentado. O tema Queda dos Corpos é desenvolvido, inicialmente desconsiderando-se a resistência do ar, como no Ensino Médio. Posteriormente, com o auxílio de ferramentas básicas do Cálculo Diferencial e Integral, a resistência do ar é considerada.

Ano

2019-08-13T03:10:07Z

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Anderson Aparecido Cassemiro

Efeito do treinamento muscular concêntrico e da flexibilidade nas propriedades musculotendíneas e na força muscular

O treinamento das capacidades físicas força e flexibilidade é amplamente empregado em diversas modalidades esportivas. No entanto, estudos sobre o efeito do treinamento da força utilizando isoladamente a ação concêntrica sobre os parâmetros da flexibilidade não foram encontrados na literatura. O objetivo desse estudo foi analisar os efeitos de 6 semanas de treinamento da força utilizando isoladamente a ação concêntrica associada ou não ao treinamento da flexibilidade dos posteriores da coxa sobre os parâmetros contração voluntária máxima (CVM), teste de 1 repetição máxima (1RM), rigidez, energia, amplitude de movimento máxima (ADMmáx), torque passivo máximo, percepção subjetiva ao alongamento (PSA) e integral do sinal eletromiográfico (iEMG). A amostra foi composta de 22 voluntários do gênero masculino com média de idade de 23,0 ± 3,7 anos, estatura de 176,5 ± 6,0 cm e massa corporal de 72,5 ± 10,0 kg. Os voluntários foram aleatoriamente divididos nos grupos concêntrico (n=12) ou controle (n=10). O grupo concêntrico realizou treinamento da força utilizando a ação concêntrica em ambos os membros inferiores, enquanto somente o membro inferior direito executava o treinamento da flexibilidade (Concêntrico_flex). O treinamento da força consistiu de 3 séries de 12 repetições à 70% do teste de uma repetição máxima (1RM) com a freqüência de 3 vezes por semana. A flexibilidade foi treinada 2 vezes por semana sendo que em cada sessão eram realizadas 4 séries de alongamento passivo estático por uma duração de 20 segundos cada. O grupo controle não realizou nenhum treinamento durante o período do estudo. Os resultados deste estudo mostraram que não houve alteração para nenhum parâmetro para o grupo controle. o grupo concêntrico apresentou aumento significativo para os parâmetros CVM e o 1RM, enquanto o subgrupo concêntrico_flex apresentou aumento significativo dos parâmetros CVM, 1RM, ADM máxima, Torque passivo máximo, percepção subjetiva do alongamento (PSA). Podemos concluir que o treinamento simultâneo das capacidades força e flexibilidade gera melhora das duas capacidades sem interferência entre elas.

Ano

2019-08-12T22:56:40Z

Creators

Gustavo Henrique da Cunha Peixoto Cancado

As ações educativas dos intercâmbios culturais em contexto indígena: estudo de caso do povo pataxó da aldeia Muã Mimatxi em Itapecerica-MG

A presente pesquisa teve por objetivo compreender e analisar os intercâmbios culturais desenvolvidos na aldeia Muã Mimatxi do povo pataxó e sua relação com a educação intercultural. Para isso, buscou analisar a relação dos intercâmbios culturais com a escola da aldeia, pois os intercâmbios são concebidos pelo povo pataxó como uma experiência pedagógica ancorada nas práticas socioculturais locais. Foram escolhidas para análise duas modalidades de intercâmbios culturais: a primeira modalidade são os intercâmbios entre o povo pataxó da Bahia e Minas Gerais. A segunda, os intercâmbios entre os não indígenas. Analisaram-se, principalmente, como os intercâmbios se relacionam com a construção de uma escola diferenciada na comunidade Muã Mimatxi. O foco de análise partiu dos estudos voltados aos princípios da educação intercultural, das relações sociais, das práticas socioculturais. Para tanto, a pesquisa baseou-se nos aportes teórico-metodológicas, principalmente, dos trabalhos de Gasché (2010); Bertely (2011); Salhins (1997), Gupioni (2006) e Little (2002). A investigação apoiou-se em um enquadramento metodológico que constituiu na perspectiva da abordagem qualitativa, na perspectiva da microetnografia. Constatou-se pela análise, que os intercâmbios culturais promovem a recuperação e aprofundamento da cultura do povo pataxó, pois ao compartilhar sua cultura com os intercambistas esse povo pode oferecer novos olhares, multiplicidades de diálogos acionados pelas questões indígenas com sujeitos de diferentes culturas que visitam seu território. Dessa maneira, os intercâmbios propiciam um processo contínuo de elaboração e reelaboração da cultura pataxó da aldeia Muã Mimatxi, que pode favorecer a compreensão da dualidade, por um lado às raízes da ancestralidade, e por outro, a atualização simbólica, dos códigos de pertença, não só culturalmente como também a ligação com o próprio território presente. Isso porque os Pataxó imprimem nele seus saberes coletivamente criados e historicamente situados, mítico e imaginado. O estudo também aponta para a efetivação de pedagogias indígenas próprias pensada e repensada pelos Pataxó, em direção à consolidação da construção de uma escola diferenciada que atenda as expectativas, aspirações e necessidades educativas da referida comunidade, o que indica a possibilidade de produção de novas formas de conhecimento e aprendizado contextualizado e significativos para esse povo

Ano

2019-08-14T04:50:38Z

Creators

Lucilene Julia da Silva

O que aconteceu? Indagações sobre o real nos acidentes de trabalho

Esta tese foi desenvolvida por meio de uma pesquisa teórica, com leitura interpretativa e discussão de vinhetas clínicas extraídas do campo de estudo que se articulam com a prática clínica e as formalizações realizadas a partir dessas interpretações. As clínicas do trabalho, em especial a Ergologia de Yves Schwartz e a psicanálise dos ensinos de Freud e Lacan, constituíram as orientações teóricas que sustentaram a construção desta investigação, seja por meio do estudo direto desses autores ou de autores contemporâneos que se orientam nessas vertentes. O problema que motivou esta pesquisa considera que os acidentes de trabalho são um fenômeno multicausal. Portanto, o que podemos escutar do sujeito, nesse contexto, a partir de suas significações? Assim, estabeleceu-se, como objetivo geral, escutar pacientes atendidos nos ambulatórios do Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, para contribuir com análises sobre as configurações de real nos acidentes de trabalho. A escuta como elemento teórico – metodológico para a Psicanálise e para a Ergologia expõe toda a sua primazia neste trabalho. O caminho percorrido passou por um estudo sobre o real nos acidentes de trabalho e pelas categorias: contingência, acting-out, passagem ao ato, atos falhos, crenças / recusa de saber e as condições de trabalho (gestão). Considerou-se neste estudo que, desde Freud, os atos não são inocentes, não são meros movimentos. Eles têm uma significação. Logo, a noção de ato é associada na Psicanálise à noção de inconsciente e linguagem. Se o que rege as relações humanas é a linguagem, o ato busca um atravessamento do código simbólico, na tentativa de sair de sua indeterminação. Pensar o real do acontecimento, atravessado pelas normas, real que se presentifica no próprio ato do sujeito, pensar o “uso de si” relacionado ao contexto do trabalho possibilita uma visibilidade ao modo de funcionamento singular de cada sujeito nas dimensões de sentido que o inconsciente comporta diante do mal-estar produzido no trabalho por meio da lógica imposta pelo mundo capitalista. Sob essa perspectiva, avalia-se que o estudo realizado permitiu encontrar e examinar o ato nos acidentes de trabalho bem como estabelecer articulações teóricas entre o “uso de si” e o ato na vertente psicanalítica que trouxeram possibilidades para a escuta dos sujeitos envolvidos em acidentes de trabalho.

Ano

2021-09-15T14:57:09Z

Creators

Daniela Scarpa da Silva Costa

Espaços não formais para o ensino de ciências nas séries do ensino médio: uma abordagem investigativa

O local de ensino onde o professor desenvolve sua aula pode ter certa contribuição no aprendizado do aluno. O espaço de educação continuada de crianças e adultos e suas dependências físicas é denominado espaço formal de ensino, e o espaço fora do ambiente escolar é, por sua vez, o espaço não formal de ensino. A metodologia investigativa de ensino é uma estratégia didática, entre outras, no qual o educador pode se fazer valer para aprimorar sua prática escolar. Preceitua que o aluno é também formador do conhecimento, sendo parte integrante do processo de ensino aprendizagem. O presente trabalho analisou, por meio de aplicação de questionário aos professores de Ciências do ensino médio, a frequência com que aulas de Química, Física e Biologia são realizadas em espaços não formais de ensino, na cidade de Governador Valadares, e se os professores aplica(ra)m em suas aulas algum traço da metodologia investigativa de ensino. Foi revelado pelos questionários que os professores de Biologia utilizam mais os espaços não formais e não institucionalizados; os professores de Física utilizam os espaços não formais institucionalizados; os professores de Química utilizam os espaços formais. Todos os professores que utilizaram espaços não formais afirmaram obter êxito em suas aulas e resultados mais satisfatórios.

Ano

2019-08-12T02:16:03Z

Creators

Rejane Barbosa Lopes

Variações semânticas em duas reinstanciações de Eveline e The Dead para o Português: um estudo baseado no sistema da valoração

A pesquisa desenvolvida nesta dissertação investiga a instanciação da VALORAÇÃO (MARTIN; WHITE, 2005) em textos literários escritos em inglês e a reinstanciação da VALORAÇÃO em traduções para o português brasileiro. O objetivo geral do trabalho é investigar a VALORAÇÃO em dois contos do texto-fonte Dubliners, de James Joyce, e a variação semântica em duas traduções da obra. Esta pesquisa se baseia no arcabouço do sistema da VALORAÇÃO e adota a abordagem discursiva de textos ficcionais de Macken-Horarik (2003) para investigação de padrões valorativos e metarrelações, abordagem ainda não utilizada nos estudos descritivos da tradução. A metodologia deste trabalho foi constituída de duas etapas centrais. A primeira envolveu a seleção de excertos para análise no texto-fonte e textos traduzidos. O primeiro procedimento desta etapa constituiu-se na seleção dos contos Eveline e The Dead da coletânea Dubliners (2001[1914]), de James Joyce, e de duas traduções, as quais foram as de Hamilton Trevisan e José Roberto OShea. O segundo procedimento abrangeu a seleção de excertos relativos aos três estágios principais do gênero narrativa (Orientação, Complicação e Resolução) em ambos os contos no texto-fonte, e a seleção dos excertos equivalentes nos textos traduzidos. A segunda etapa da metodologia envolveu quatro procedimentos de análise. O primeiro procedimento constituiu-se na inserção dos excertos em planilhas eletrônicas, anotação de acordo com as categorias do sistema da VALORAÇÃO e divisão por fases discursivas. Como segundo procedimento, foram levantados os dados quantitativos percentuais de cada excerto. O terceiro procedimento envolveu o alinhamento das configurações valorativas mais frequentes a orientações de valor (MARTIN; WHITE, 2005) e a identificação de padrões valorativos e metarrelações entre os estágios das narrativas quanto às instâncias de VALORAÇÃO. O procedimento final constituiu-se na análise comparativa de configurações valorativas entre textos-fonte e textos traduzidos a fim de possibilitar a identificação de variações semânticas na reinstanciação da VALORAÇÃO. Os resultados alcançados apontam a ocorrência de metarrelações de contraste, confirmação e transformação nos excertos analisados. Foram verificados padrões valorativos relativos à instanciação de síndromes valorativas de AFETO, JULGAMENTO e APRECIAÇÃO, incluindo-se similar padrão valorativo ao final do estágio de Resolução em ambos os contos. Variações semânticas nos três subsistemas da VALORAÇÃO foram identificadas, sobretudo no acoplamento e calibragem de GRADAÇÃO, com efeitos na reinstanciação de padrões e metarrelações nos textos traduzidos. A análise valorativa revelou-se produtiva para a identificação de temas na narrativa e variações semânticas nas reinstanciações.

Ano

2019-08-13T00:59:50Z

Creators

Natalia Carvalho Cristofaro