Repositório RCAAP
Controle interno do poder executivo federal : um estudo de caso da Controladoria-Geral da União (2001 - 2017)
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Os processos de construção de uma escola diferenciada: o caso da escola indígena Ixbãy Rabu Puyanawa
Esta tese investigou os processos de construção da escola Ixbãy Rabu Puyanawa nos moldes de uma escola diferenciada, levando em consideração suas características: específica, bilíngue, intercultural e de qualidade (CAVALCANTI, 2008 e 1999; DANGELIS E VEIGA, 1997; DALMOLIN, 2004; GRUPIONI, 2006; MAHER, 1996 e 2006; MINDLIN, 2004; MONTE, 2000; RODRIGUES, 2007). A investigação tomou como ponto de partida teórico o reconhecimento da especificidade étnica, das singularidades culturais e do privilegiamento dos conteúdos presentes na cultura tradicional forjados em costumes pré-colonizadores e na língua puyanawa. Essa afirmação conteudística, no currículo do Ensino Fundamental, onde a cultura e a língua são dimensões simbólicas e epistêmicas da cosmologia étnica indígena, interage com conteúdos da cultura não índia, ocidental, permitindo que a escola na aldeia adquira uma condição não aculturadora mas, sim, de diálogo e alteridade (GOMES, 2006; MELIÁ, 1999 e FLEURI, 2003). Assim, este estudo partiu do seguinte problema: A escola Ixbãy Rabu Puyanawa tem conseguido estabelecer diálogo entre a prática educativa e a teoria indicada para a construção dessa escola diferenciada, a fim de garantir a apropriação da linguagem escrita ao mesmo tempo que estimula o contato com as tradições de seu povo? No processo de geração de registro foram aplicadas diferentes técnicas como a observação participante e entrevistas semi-estruturadas, ancoradas em pressupostos da etnografia, uma vez que se pretende apreender a realidade complexa e as várias vozes que constituem o mundo social (ANDRÉ, 2005; ERICKSON, 2001 e ROCKWELL, 2008 entre outros). Como instrumento de análise e interpretação dos registros gerados foi empregado, numa perspectiva discursiva da linguagem, a análise do discurso. Considerando o contexto sócio-histórico do ambiente pesquisado, as vozes dos diferentes atores envolvidos nesse processo foram ouvidas em um discurso pedagógico, político, social e mesmo econômico (BAKHTIN, 1997; MARINHO, 2003 e 2010). A pesquisa também assume um perfil documental. Nesse caso um mergulho histórico tornou-se importante porque ajuda a compreender como a realidade hoje vivenciada foi sendo historicamente construída. Concluiu-se que: i) o processo de construção dessa escola não é realizado senão de forma tensa, permeada pelas contradições inerentes à novidade do processo de autonomia escolar indígena, a partir da Constituição de 1988 e da LDB 9394 de 1996; ii) a identidade é forjada pela linguagem, no discurso e não em sua materialidade linguística e que a língua funciona no plano da representação simbólica; iii) nesse contexto, a formação e atuação dos professores indígenas da etnia é forte aliada na construção dessa escola diferenciada uma vez que favorece o desenvolvimento de novas disposições (NÓVOA, 2003) necessárias a realização de uma escola que reinvente e reafirme sua episteme e cosmogenia. Espera-se que os resultados apresentados possam auxiliar nas reflexões feitas em contextos de formação de professores indígenas sobre a construção de uma escola indígena diferenciada.
Associação entre polimorfismos genéticos, condição periodontal e niveis de mediadores inflamatórios na periodontite crônica
A doença periodontal (DP) resulta da interação entre os mecanismos de defesa do hospedeiro com os microrganismos do biofilme dental. Essa interação é regulada por citocinas, que podem desempenhar papel protetor e/ou destrutivo na progressão da doença. Citocinas comoIL-17 e TNF- podem ser consideradas como pró-inflamatórias, enquanto outras, como IL-10, têm função na regulação da resposta imune. Os níveis destas moléculas e, consequentemente, o curso da DP podem ser modificados por polimorfismos genéticos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a presença de polimorfismos nos genes IL-17A, IL-17F, IL-10 e TNFA em pacientes com periodontite crônica e correlacioná-los com parâmetros clínicos da DP e com níveis dessas moléculas no periodonto e no soro. Observou-se que os alelos A dos genes IL- 17A (197) e IL-10 (1087) associaram-se a um maior risco para DP. Além disto, o alelo A do gene IL-17A foi associado a parâmetros clínicos desfavoráveis, maior atividade de mieloperoxidase (MPO) e expressão aumentada de IL-17A e CXCL8/IL-8 nos tecidos periodontais. O genótipo GG de IL-10 foi relacionado a níveis aumentados de IL-10 e menor expressão de CXCL10 nos pacientes com DP. Em contrapartida, o genótipo AG esteve associado a um maior número de sítios com sangramento à sondagem e maior atividade de MPO. Não foram observadas diferenças com relação aos polimorfismos dos genes IL-17F e TNFA e risco para DP. Estes resultados indicam que os alelos IL-17A-197A e IL-10-1087A estão associados com risco aumentado para a DP, provavelmente porque se associam a um padrão inflamatório exacerbado nos tecidos periodontais.
Contribuição da educação permanente para assistência de enfermagem qualificada
Este trabalho tem como objeto a educação permanente no foco de uma assistência de enfermagem qualificada. Atualmente o mercado de trabalho exige profissionais com alto nível de conhecimento técnico e científico. Visando enriquecer a assistência de enfermagem, o enfermeiro como facilitador do processo ensino-aprendizagem utiliza a educação permanente como estratégia para desenvolver ações educativas voltadas para práticas transformadoras. Trata-se de uma revisão de literatura, realizada nas bases de dados informatizadas. Para tanto, a seleção dos textos atenderam aos critérios de inclusão e exclusão, resultando em (10) artigos científicos. A educação permanente através da capacitação torna-se necessário no cotidiano do trabalho da equipe de enfermagem, ao se deparar com situações que deixam dúvidas acerca de suas práticas. Este estudo permitiu entender que a educação permanente viabiliza uma assistência de enfermagem de qualidade por ser uma estratégia que permite uma organizaçãodos serviços, acompanhamento das ações de enfermagem e desenvolvimento do ser reflexivo sobre suas ações.
Regulação e controle dos serviços públicos de saneamento básico: agências reguladoras e controle social à luz da Lei n. 11.445/2007
O objetivo do presente trabalho é analisar e compreender a regulação e o controle dos serviços públicos de saneamento básico desempenhados pelas agências reguladoras e pela sociedade civil, respectivamente. Para tanto, este estudo apresentou conceitos e disposições legais sobre regulação do serviço público de saneamento básico, com ênfase na competência e nos modos de prestação das funções de organização, regulação e fiscalização do serviço. Também apresentou alternativa para a efetivação do controle social dos serviços de saneamento básico que os órgãos e entidades competentes fizeram. O trabalho constatou, após a análise, que a regulação e o controle do serviço ainda são temas pouco abordados, apesar de sua relevância, o que justifica essa análise, não só pela importância social da atividade, como também pelos 10 anos de promulgação da Lei n. 11.445/07 sem ocorrência de discussões acadêmicas aprofundadas sobre aspectos específicos dos serviços de saneamento básico.
Fluxos globais no século XVIII: a produção do modus vivendi e operandi no entorno da Estrada Real Picada de Goiás
O eixo principal que orientou este estudo é a procura de diferentes processos e fatores de ordem histórica, geográfica, econômica e cultural que influenciaram na formação do espaço brasileiro e, consequentemente, Minas Gerais. O período colonial brasileiro se configurou como uma época próspera na formação/construção de novas espacialidades, muitas das quais deram origem às cidades contemporâneas. Assim, inúmeros estudos têm como foco o modus vivendi e operandi que deu origem às diversas cidades/regiões coloniais brasileiras. Esta dissertação busca compreender como ocorreu a formação da região da Picada de Goiás, estrada real autorizada no século XVIII e a maneira pela qual os fluxos de bens e mercadorias traz importantes informações sobre as bases da cultura na época e na região. De modo mais específico, busca-se entender como se deu a formação das bases da cultura local, por meio da análise dos fluxos globais e de sua contribuição para a formação da identidade regional e das paisagens culturais no entorno da Picada de Goiás. Para tal fim, as análises se apoiam na teoria de Appadurai (2004). Essa teoria se desenvolve a partir dos fluxos, que geram o que este autor denomina paisagens (scapes), e parte do pressuposto de que a cultura se desenvolve a partir de um substrato formado pela superposição de cinco fluxos: pessoas, ideias, tecnologia, dinheiro, imagens e ideias. Esses fluxos geram paisagens correspondentes: Etnopaisagens; Tecnopaisagens Financiopaisagens, Mediapaisagens e Ideopaisagens. A análise das características dos fluxos que compõe a região da Picada de Goiás leva a uma proposta de adaptação das Mediapaisagens, substituindo-as pelas ¯Paisagens da Informação. Além disso, o estudo leva à proposta da criação de um sexto fluxo, o fluxo das mercadorias e dos bens. Assim, os fluxos de bens e mercadorias são analisados para investigar suas relações com os demais fluxos. A partir das análises realizadas, foi possível verificar que estes fluxos trazem preciosos indícios sobre os demais conformadores da cultura e, portanto, se mostram de grande valia para as pesquisas do período colonial e da região
Uso da PCR para detecção dos genes mecA e mecA LGA251 em Staphylococcus aureus isolados de leite mastítico no Norte de Minas Gerais
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2022
Laura Francielle Ferreira Borges Edmara Andrade Macedo Cruz Ester Dias Xavier Cintya Neves de Souza Geziella Aurea Aparecida Damasceno Souza Demerson Arruda Sanglard
Coordenação dinâmica de robôs cooperativos: uma abordagem utilizando sistemas híbridos
Esta tese aborda o problema da modelagem e coordenação de múltiplos robôs na exe\-cução de tarefas cooperativas. É proposta e apresentada uma nova metodologia que usa alocação dinâmica de papéis na coordenação de múltiplos robôs. Basicamente, cada robô executa um papel que define as suas ações durante a cooperação. Esses papéis podem ser alterados dinamicamente permitindo que os robôs executem tarefas cooperativas em ambientes dinâmicos e não estruturados. As tarefas cooperativas e a alocação dinâmica de papéis são modeladas utilizando-se sistemas híbridos. Um sistema híbrido pode ser visto como uma composição de estados discretos e equações contínuas, sendo bastante adequado para a representação de sistemas com múltiplos robôs. Um autômato híbrido é utilizado para representar o comportamento de cada robô na execução da tarefa e a composição de vários autômatos permite que a tarefa cooperativa como um todo seja modelada. Isso permite uma melhor representação e formalização da execução de tarefas cooperativas e provê um arcabouço para obtenção de resultados formais sobre a cooperação. Vários experimentos são realizados em diversas tarefas cooperativas, utilizando-se tanto robôs reais como simulados. Para isso, foi desenvolvido um simulador chamado de MuRoS, que permite a simulação de múltiplos robôs na execução de tarefas cooperativas. Os experimentos demonstram a efetividade da metodologia proposta na modelagem e execução de tarefas cooperativas.
Análise eco-epidemiológica da leishmaniose tegumentar americana em uma área endêmica da microrregião de Caratinga, Minas Gerais (Brasil), submetida a ensaio comunitário com vacina antilta.
Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) é uma doença de transmissão complexa de impacto psico-social e em saúde pública, como alta morbilidade e letalidade decorrente à texicidade ao tratamento. Objeticou-se caracterizar aspectos eco-epidemiológicos da doença e a distribuição espaço temporal dos casos, analisar os fatores ambientais e realizar pesquisa qualitativa das espécies de flobotomíneos. Trabalhou-se nos municípios da microrregião de Caratinga: Bom Jesus do Galho, Caratinga, Córrego Novo, Entre Folhas e Ubaporanga. Foram pré selecionadas cinco áreas rurais em cada município baseando-se em analise retrospectiva dos casos entre 2001-2002 para obtenção de dados demográficos e clínicos. Posteriormente, estas áreas foram submetidas ao ensaio comunitário com vacina antiLTA. Os resultados demonstraram caráter cíclico da LTA próximo de seis anos, perfil de transmissão peridomiciliar, predominante em homens e agricultores. A forma clinica prevalente foi à cutânea, sendo as extremidades do corpo as mais afetadas (51%). Quanto à categorização do uso do solo houve predominância de pastagens (66%), reflorestamentos (14%), capoeiras (11%) e baixo índice de remanescentes de mata natural (0,5%). Da população recenseada (9.600 pessoas) compuseram-se quatro grupos: os elegíveis ao ensaio (IDRM negativo 85,5%) que receberam vacina antiLTA ou placebo; os imunes (IDRM positiva 4%); doentes (ferida ativa ou cicatriz 2,9%) e os com critérios de exclusão (0,4%). Nas pesquisas entomológicas a espécie mais frequente foi a Lutzomyia intermédia
Design of hub-and-spoke networks applied to public transportation systems
O crescimento das grande áreas metropolitanas tem exigido dos governantes uma reestruturação e expansão de sua rede de transporte público com a finalidade de melhorar a mobilidade urbana e reduzir problemas no tráfico, tais como congestionamento, consumo de energia, poluição do ar e acidentes de veículos. Recentemente um novo conjunto de recursos, baseado na ideia de redes eixo-raio, tem sido inteligentemente incorporado ao projeto de sistemas de transporte público. Sistemas eixo-raio são frequentemente utilizados no desenho de redes de grande porte tais como aquelas encontradas no transporte de passageiros e cargas, serviços postais, telecomunicações, e sistemas de trânsito rápido. Nestas redes, fluxos de diferentes origens são enviadas a facilidade intermediárias, conhecidas como concentradores, que são responsáveis pela agregação e distribuição dos fluxos para múltiplos destinos. Isto permite a conexão entre um grande número de pares de nodos origem/destino (O/D) com um pequeno número de arcos, reduzindo os custos operacionais e de infraestrutura, além de possibilitar que economias de escalas sejam aplicadas no custo de transporte (ou tempo de viagem) entre concentradores. Neste trabalho, diferentes problemas de desenho de redes eixo-raio aplicado a sistema de transporte público são propostos. Para modelar os problemas propostos, formulações de programação matemática são apresentadas, enquanto algoritmos exatos e heurísticos são propostos para resolver os problemas. Resultados computacionais obtidos em instâncias padrão da literatura confirmam a eficiência dos algoritmos propostos.
O videocassete na biblioteca pública: perspectivas para a leitura crítica da televisão, análise da experiência da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
0 estudo da Rede de Bibliotecas da Amazônia (Rebam)foi possibilitado pelo uso da analise institucional na sua vertente de método de análise documental (que possibilita visualizar as contradições sociais que povoam os processos organizacionais), aliado ao método estruturalista (que vê as instituições como um todo orgânico e inter-relacionado e não como partes estanques). A Rebam foi instalada na Amazônia Legal, em 1973, para dar suporte ao Sistema Nacional de lnformações Cientificas e Tecnológicas (Snict), Tinha por objetivo a coleta ,reunião e disseminação da documentação gerada na Região e sobre esta. Essa Rede estava constituída por 12 (doze) instituições que atuavam na Amazônia e era gerenciada pela Superinte dência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), como ôrgão de Coordenação Geral e Operações. Entretanto, a Rebam não sobreviveu por muito tempo, nem se constituiu de fato em uma rede autônoma, principalmente, em função de: falta de preparo e de maturidade do pessoal técnico; divergências institucionais e pessoais; ausência de comprometimento real das instituições integrantes, e predomínio institucional da Sudam.
ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DAS ÁGUAS POR AGRICULTORES FAMILIARES EM COMUNIDADES RURAIS DE FRANCISCO SÁ/MG
O objetivo desta dissertação é identificar as iniciativas de abastecimento de águas disponíveis e acessadas para agricultores familiares em comunidades rurais de Francisco Sá, além de caracterizar as diferentes estratégias de gestão e utilização das fontes de abastecimento de água. Para atingir os objetivos, realizaram-se análises qualitativas e quantitativas por meio de entrevistas e de informações e dados fornecidos pelas instituições pesquisadas. A pesquisa foi realizada em três comunidades rurais de Francisco Sá que encontra inserido no Semiárido mineiro: Campo Grande, Catuni e Poções. Devido a pandemia do Covid-19 e o isolamento social, foi priorizada a realização das entrevistas por telefone, ouvidas lideranças locais para se obter uma amostragem geral para os objetivos propostos. Foi entrevistada pelo menos uma liderança das comunidades, além das entrevistas com representantes da EMATER, CAA, ASA, CODEVASF, CMDRS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Os resultados desta dissertação mostraram que o período de seca que mais impactou a vida nas comunidades ocorreu entre os anos de 2012 a 2017. Nas três comunidades, a fonte principal de água para beber e cozinhar provém da cisterna de placa, captada da chuva, sendo o carro-pipa a segunda fonte mais acessada. Além disso, foram detectadas nove técnicas utilizadas no convívio ou combate à seca, nas comunidades rurais. Mediante estratégias dos agricultores familiares, as fontes de água são hierarquizadas, para uso doméstico, criação e plantio, de acordo com sua qualidade e disponibilidade. Apesar de existirem várias instituições e organizações atuando nas Comunidades pesquisadas, os programas, projetos e iniciativas por elas ofertados não foram suficientes para garantir o acesso à água nas diferentes situações vivenciadas. No entanto, se tornam importantes para regularizarem as necessidades das famílias no uso doméstico e na reprodução da agricultura familiar no Semiárido.
A relação família/ escola na construção de uma gestão democrática
Este estudo é uma pesquisa sobre a relação entre a família e a escola na construção de uma gestão democrática. O objetivo é salientar a importância dos dois principais pilares na formação integral do cidadão, reforçando os valores sociais e morais, bem como a aprendizagem, de maneira coletiva e democrática , em prol de uma educação de qualidade. A Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (9394/96) certifica a necessidade de as escolas adaptarem seus currículos e complementarem a função de extensão da família, sem no entanto, tirar da mesma e da escola a autonomia que lhes é de direito . Percebe-se que a participação da família junto à escola ainda está vinculada a reuniões, boletins, e situações atípicas. Faz-se necessário que a família veja na escola uma parceira e, juntas estejam unidas pela educação. Através de estudos constatou-se que é a escola que deve começar o movimento de aproximação e parceria colocando a família em contato direto com o Projeto pedagógico, ação possível através da democratização da gestão.
A resolução de problemas conceituais em física: uma análise a partir da Teoria da Atividade
Este trabalho tem como objetivo compreender como se estrutura e se desenvolve a atividade em grupo de resolução de questões conceituais em uma disciplina de um curso de graduação em Física. A coleta de dados foi realizada em uma instituição federal de ensino superior. A disciplina acompanhada tem como objetivo rever e aprofundar os principais conceitos básicos de física, e suas aplicações em contextos. A metodologia adotada pelo professor em suas aulas envolve a distribuição de questões conceituais que devem ser solucionados pelos estudantes, trabalhando em pequenos grupos. As respostas dos estudantes devem ser acordadas no grupo e redigidas em nível adequado a serem utilizadas no ensino médio. Os dados utilizados foram coletados por meio da gravação em áudio e vídeo de um dos grupos. A análise do material empírico é fundamentada nos aportes teóricos e metodológicos provenientes dos princípios da Teoria Sócio Histórico e Cultural da Atividade. Tal referencial possibilita a compreensão da atividade com sendo formada por um conjunto de eventos que extrapolam a análise do indivíduo, incluindo novos elementos que relacionam o sujeito da atividade com a comunidade. As discussões apresentadas nesta tese objetivam responder às seguintes questões de pesquisa: 1) Como os estudantes lidam com as diferentes tensões e contradições que emergem durante a realização da atividade? 2) Quais elementos da metodologia de ensino adotada na disciplina de Física Conceitual favorecem a emergência de miniciclos de aprendizagem potencialmente expansivos? 3) Quais as perspectivas de aprendizagem em física que emergem das atividades de resolução de problemas no contexto investigado? Dentre nossos resultados destacamos diversos pontos na metodologia adotada na disciplina questões desafiadoras, o trabalho em grupo, as intervenções do professor, recursos mediacionais, dentre outras que a nosso ver propiciaram o surgimento de miniciclos de aprendizagem potencialmente expansivos. Identificamos uma contradição entre a física que é ensinada no curso de física na instituição investigada e a necessidade de se aprender física para além de solução de problemas clássicos, tal como tradicionalmente apresentado nessas disciplinas, cujo excessivo formalismo matemático acaba por se revelar inoperante e sem significado para os estudantes. O estudo tem implicações para a formação de professores e, ainda, para a construção de ambientes de aprendizagem em física em outros níveis de ensino.
Efeitos da utilização intraperitoneal de Ropivacaína 0,2% na sobrevida de ratos submetidos à peritonite fecal
OBJETIVO: Avaliar a sobrevida, o aspecto histopatológico do pulmão, peritônio e fígado, e as dosagens séricas das citocinas IL-6 e TNF- em ratos submetidos à peritonite fecal e tratados com lavagem peritoneal com ropivacaína 0,2%. MÉTODOS: Utilizaram-se 36 ratos Wistar, pesando entre 280 e 320 g divididos em dois grupos A (n=20) e B (n=16), submetidos a laparotomia seis horas após a indução de peritonite fecal e distribuídos, aleatoriamente, em quatro subgrupos de cinco (Grupo A) e quatro (Grupo B) ratos: I- Controle, nenhum tratamento; II- enxugamento da cavidade abdominal; III- Lavagem da cavidade abdominal com 3 mL de soro fisiológico 0,9% e enxugamento ; IV- Lavagem da cavidade abdominal com 3 mL de ropivacaína 0,2% e enxugamento. No grupo A os animais que morreram foram necropsiados e o horário do óbito foi anotado. Os animais sobreviventes foram mortos no 11º dia do pós-operatório e realizou-se a necropsia com retirada de fragmentos de fígado, pulmões e peritônio para estudo histopatológico. No grupo B, seis horas após a laparotomia os animais foram submetidos à punção cardíaca com retirada de 1 mL de sangue para dosagem das citocinas e, a seguir eutanasiados. RESULTADOS: Os animais do grupo A que receberam lavagem peritoneal (subgrupos III e IV) apresentaram maior sobrevida que os subgrupos (I e II). A lavagem com ropivacaína 0,2% reduziu a mortalidade e manteve o pulmão, peritônio e fígado sem alterações histológicas importantes. No grupo B a lavagem com ropivacaína apresentou valores de TNF- menores do que os observados com os outros tratamentos (p<0,05). Em relação aos valores da IL-6, o subgrupo da ropivacaína apresentou valores menores que os observados com os subgrupos I e II, mas não houve diferença estatística (p>0,05) em relação ao subgrupo III. CONCLUSÃO: A lavagem peritoneal com ropivacaína a 0,2% no tratamento da peritonite fecal em ratos reduziu a mortalidade e as alterações histológicas relacionadas à resposta inflamatória como também reduziu os níveis plasmáticos de IL-6 e do TNF-.
Retextualização do gênero entrevista: refletindo sobre os usos da língua materna
O presente trabalho investigou como alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola militar compreendem e processam informações ao praticarem a retextualização do gênero entrevista. Por meio desse estudo, os alunos realizaram diversas atividades: responderam a questionários, empreenderam pesquisas e discussões coletivas para tomarem decisões, criaram perguntas, realizaram entrevistas com os convidados (pessoas ligadas à Instituição Colégio Militar de Belo Horizonte) e gravaram-nas em vídeo e em áudio. Transcreveram a fala dos entrevistados e retextualizaram as entrevistas, que, impressas, foram publicadas no site da escola. Este trabalho ancorou-se em uma abordagem qualitativa e, mais especificamente, trata-se de um estudo de caso. A professora-pesquisadora fez o acompanhamento das atividades através de diários de campo e aulas gravadas, possibilitando que aspectos ligados à história passada da escola fossem presentificados, evidenciando a memória dos entrevistados. Tudo isso permitiu o estabelecimento de relações dialógicas de grande valor social e destacou a importância do trabalho com os gêneros discursivos/textuais em sala de aula. Os dados gerados nesta pesquisa atestaram que os alunos do 6º ano compreendem bem as duas modalidades da língua oral e escrita, manifestadas no gênero entrevista. Este trabalho é um convite para que os professores, notadamente os do Ensino Fundamental, executem práticas que possibilitem aos alunos compreender as relações fala-escrita. Assim, as aulas de Língua Portuguesa, além de fazerem mais sentido para os alunos, estarão de fato instrumentalizando-os para empreenderem práticas sociais. Afinal, nossa comunicação cotidiana ocorre, prioritariamente, através da oralidade.
Assistências ao Pré-Natal e Puerpériode baixo risco no município de Santa rita do Sapucai-MG: elaboração de protocolo
Este estudo torna-se importante na medida em que contribui para a reflexão sobre Atenção à saúde da mulher, com enfoque na assistência no Pré-Natal e Puerpério de Baixo Risco. Teve como objetivo geral elaborar protocolo clínico de Atenção ao Pré-Natal e Puerpério de Baixo Risco para a sua implantação nas unidades de atenção de atenção primária à saúde do município de Santa Rita do Sapucaí Minas Gerais. Protocolos clínicos são instrumentos construídos com o objetivo, dentre outros,de atenuar a variabilidade de conduta clínica e garantir um atendimento mais qualificado ao paciente.Destaca na metodologia utilizada um estudo de revisão narrativa e elaboração de protocolos clínicos. O protocolo foi construído subsidiado pela literatura pertinente e pela vivencia no cotidiano da assistência à saúde da mulher. Conclui-se que deve viabilizar a aplicabilidade desse protocolo no contexto do processo de trabalho, articulada com a capacitação baseada na estratégia da educação permanente.
Delação premiada: limites constitucionais à confiabilidade e corroboração
A delação premiada é uma realidade no direito brasileiro. No regime atual da Lei nº 12.850/13, o instituto foi inspirado pelo plea bargaining do sistema norte-americano, mesmo diante da incompatibilidade entre sistemas e tradições jurídicas. Principalmente no pós-Operação Lava Jato, a delação premiada tem seguido a tendência estadunidense de triunfo frente aos outros métodos de obtenção de prova penal. Este trabalho reflete uma preocupação especial com a posição do delatado, indivíduo identificado como criminoso pelo colaborador, cujos direitos individuais não são tutelados pela legislação, nem considerados objeto de prestação jurisdicional. Como será demonstrado, deve-se promover significativa reforma legislativa, a fim de sejam traçados limites constitucionais à confiabilidade e corroboração da palavra do delator. Para isso, a dissertação busca aprofundar no estudo de sua natureza jurídica e elementos de corroboração, estabelecer parâmetros para a verificação de sua confiabilidade a partir da neurociência e psicologia cognitiva e, finalmente, inserir o delatado no sistema das garantias processuais penais.
Jane Austen e seu fandom digital: emergências e propiciamentos em um Sistema Adaptativo Complexo
Sob a perspectiva de um estudo de viés netnográfico, esta tese analisa a comunidade Jane Austen Sociedade do Brasil (JASBRA) como um sistema adaptativo complexo, cuja interação no Facebook propicia a emergência de gêneros diversificados, entre eles os memes, a publicidade de livros e o fórum de discussão. Favorecidos pela comunicação em rede, os membros dessa comunidade podem ser considerados um fandom digital, ativo e produtivo. Para analisar as interações e os gêneros produzidos pelos membros, foram usadas como referencial teórico as características de redes sociais (RECUERO, 2006, 2009b), as comunidades de prática (WENGER, 2000, 2012), os sistemas adaptativos complexos (LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; HOLLAND, 1995, PAIVA, 2006, 2011), as condições para a emergência complexa (DAVIS E SUMARA, 2006), os propiciamentos (GIBSON, 1978; GAVER, 1991; NORMAN, 1999), a inteligência emergente (JOHNSON, 2003) e a teoria do capital social (RECUERO, 2012b). O principal objetivo deste estudo foi analisar as produções textuais, especificamente os gêneros emergentes no contexto digital. Para alcançar este propósito, conto com seis objetivos específicos: 1) descrever as interações na comunidade JASBRA sob a perspectiva dos sistemas adaptativos complexos; 2) identificar e analisar os comportamentos emergentes no grupo; 3) identificar e analisar as produções de gêneros que emergem nesta comunidade; 4) identificar e analisar os propiciamentos e como eles afetam e são afetados pelos padrões de comportamento desse sistema complexo; 5) analisar as interações sob o ponto de vista do capital emergente/capital social; e, 6) compreender o fenômeno da popularidade de Jane Austen na Internet. O percurso metodológico seguiu quatro etapas: 1) coleta de dados via questionário, Facebook e Sociograph; 2) análise de dados com base no referencial teórico; 3) seleção e análise de gêneros emergentes na comunidade da JASBRA; e, 4) contraste e análise de todos os dados. Os resultados obtidos indicam que as bases teóricas confirmam a natureza complexa da comunidade pesquisada, os propiciamentos e as emergências favorecem a construção de gêneros discursivos que emergem como o capital social do grupo e fortalecem a popularidade de Jane Austen.
Pintando o sete: práticas de pintura na educação infantil
Considerando a Educação Infantil como um espaço-tempo favorável à vivência e ao desenvolvimento das diversas linguagens da infância, se compreendemos a criança como um ser cultural, ou seja, produtora de sua própria cultura e ainda se percebemos as Artes visuais como um elemento cultural e sendo a escola um dos elos corresponsáveis no processo de inculturação da criança esta pesquisa apresenta a seguinte questão: como as práticas de pintura desenvolvidas pelas professoras da Escola Municipal Maria da Glória Lommez tem favorecido a criatividade das crianças de quatro anos. O estudo em questão se justifica por ser a Arte uma área do conhecimento composta por diversos elementos lúdicos que muito contribui para o desenvolvimento integral das crianças e ainda por ser um bem cultural aos quais todos têm o direito ao acesso. Por vivermos em um contexto sociocultural onde as imagens têm relevante influência na construção identitária de todos nós, compreendo que se faz necessário alfabetizar as crianças desde a pequena infância para a leitura das imagens que circulam em seu meio, a fim de que construam a partir de suas reflexões conceitos próprios sobre a Arte. A pintura se tornou objeto central deste estudo porque por meio da ludicidade favorece a imaginação, a expressão e a criatividade da criança.