Repositório RCAAP

As vivências de mães de jovens autistas

O autismo é caracterizado como uma síndrome comportamental que compromete a interação social, a comunicação e o comportamento. A adolescência é uma fase em que ocorrem mudanças biológicas e psíquicas que podem desencadear dificuldades e conflitos. Estudos têm apontado que para jovens autistas as dificuldades encontradas neste período são mais acentuadas. A pesquisa teve como objetivo investigar as vivências de mães de jovens autistas, buscando identificar as reações iniciais ao diagnóstico de autismo do filho, conhecer as rotinas diárias do jovem e sua família e identificar as dificuldades encontradas na fase da adolescência do filho autista bem como as expectativas das mães em relação ao seu futuro. O estudo consistiu de uma pesquisa qualitativa com a utilização de entrevistas semiestruturadas, realizadas com onze mães de jovens autistas. Os dados coletados foram gravados, transcritos, categorizados e analisados usando-se a técnica de análise temática. Os resultados apontam que o diagnóstico do autismo foi dado de forma abrangente, enfatizando as dificuldades no desenvolvimento da criança. As mães mudaram sua rotina para assumir o cuidado integral do filho. As dificuldades de socialização da criança levaram algumas delas a evitar ambientes sociais para não ter que lidar com preconceito em relação ao filho. As maiores dificuldades encontradas na adolescência estão relacionadas ao amadurecimento sexual do jovem e são decorrentes da falta de informações das mães e agravadas pelo desconhecimento quanto a quem recorrer para obter orientação. A maior agressividade na fase da adolescência dos filhos autistas foi referida como mais um obstáculo que reforçou o isolamento e o preconceito.

Ano

2022-12-06T15:50:27Z

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Segeren,Leticia Françozo,Maria de Fátima de Campos

Sentidos da trajetória de vida para adolescentes em medida de liberdade assistida

O presente artigo trata de uma pesquisa que teve como objetivo compreender os sentidos atribuídos por adolescentes que cumpriam medida socioeducativa de liberdade assistida às trajetórias de vida e ao envolvimento com infrações à lei. Foram realizados sete sociodramas semanais com 21 adolescentes da comunidade, dos quais 18 eram do sexo masculino. As informações foram organizadas com base no modelo construtivo-interpretativo de González-Rey e analisadas à luz do aporte teórico da Psicossociologia. Da análise resultaram três zonas de sentido: 1) "Parecia uma vida fácil" - referente à sedução do mundo do crime; 2) "Minhas tábuas de salvação" - sobre as estratégias usadas ante os infortúnios da incursão infracional; 3) "A vida no crime não compensa" - concernente ao saldo das escolhas: dores, perdas e arrependimento. As discussões dos encontros desencadearam nos adolescentes relatos acerca do passado, presente e futuro e reflexões que conduzem à reconstrução de projetos de vida desvinculados de atos de infração. Concluiu-se que os métodos socionômico e de história de vida favoreceram a produção de sentidos pelos adolescentes a partir de sua proposta de ação e reflexão e forneceram informações relevantes para se compreender a trajetória infracional dos adolescentes, constituindo-se em poderosa ferramenta de pesquisa-intervenção junto a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Ano

2022-12-06T15:50:27Z

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Gomes,Clara Costa Conceição,Maria Inês Gandolfo

Entidades filantrópicas e religiosidade na compreensão da errância no contemporâneo

A errância no contemporâneo se configura como um fenômeno complexo na cultura brasileira, em que os andarilhos de estrada podem ser tomados como um de seus exemplos mais radicais, por percorrerem longas distâncias a pé pelas rodovias do país com um saco às costas onde carregam todos os seus pertences. Baseado nos estudos de Foucault sobre o poder pastoral, este artigo teve por finalidade revelar os discursos e as práticas religiosas relativos aos andarilhos de estrada em albergues mantidos por duas entidades filantrópicas no Estado de São Paulo a partir dos relatos de seus dirigentes. Os resultados indicaram que, do ponto de vista religioso, a errância dos andarilhos está relacionada a uma determinação divina que, associada à prática de pregação do evangelho, tem por finalidade conformar os indivíduos à própria condição de vida, além de mantê-los fixados na deambulação constante pelas rodovias do país. Repensar essas práticas filantrópicas e caritativas pode favorecer a promoção de novos conhecimentos no cotidiano dos serviços de assistência a andarilhos e a produção de outros sentidos para esse modo de subjetivação das condições de mobilidade presentes no mundo atual.

Ano

2022-12-06T15:50:27Z

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Nascimento,Eurípedes Costa do Justo,José Sterza

Temperamento e sua relação com problemas emocionais e de comportamento em pré-escolares

O temperamento é uma variável da pessoa que interage com variáveis ambientais e pode influenciar trajetórias de desenvolvimento de crianças. Estudos sobre o desenvolvimento emocional e social têm destacado a importância do temperamento como uma variável que influencia fundamentalmente o ajustamento saudável do indivíduo. O presente estudo teve por objetivo revisar de forma sistemática estudos empíricos, publicados de 2007 a 2012, sobre o tema temperamento e suas relações com problemas emocionais e de comportamento em crianças na fase pré-escolar. Foram selecionados sistematicamente dezoito estudos empíricos indexados nas bases de dados PubMed, PsycINFO e Scielo. Os resultados dos estudos evidenciaram, predominantemente, relações diretas entre fatores do temperamento e os tipos específicos de problemas emocionais e de comportamento internalizantes e externalizantes, em crianças na fase pré-escolar. O temperamento com traços de retraimento, timidez e medo mostrou associação com problemas internalizantes, enquanto o temperamento do tipo difícil ou com falta de controle inibitório comportamental mostrou associação com problemas externalizantes. Além disso, verificou-se que variáveis da criança do tipo nascimento prematuro, transtorno do autismo e alto nível de cortisol salivar, assim como variáveis de risco psicossocial do tipo baixo nível socioeconômico e depressão materna, foram fatores moderadores das relações entre os traços de temperamento e problemas de comportamento.

Ano

2022-12-06T15:50:27Z

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Gracioli,Sofia Muniz Alves Linhares,Maria Beatriz Martins

Análise das condições e da organização do trabalho dos necrotomistas

Este artigo tem como objetivo caracterizar as condições e a organização do trabalho dos necrotomistas do Departamento de Medicina Legal (DML) de uma capital do Nordeste do Brasil. Do ponto de vista teórico, a Psicodinâmica do Trabalho foi a principal abordagem utilizada, ao lado do conceito de trabalho sujo. A metodologia procurou combinar entrevistas semiestruturadas individuais e observações na sala de necropsias. Participaram deste estudo os seis necrotomistas que atualmente compõem o quadro de profissionais do referido DML, sendo todos do sexo masculino, com idades variando entre 32 e 48 anos e tempo de serviço oscilando entre quatro e 23 anos. Constatou-se que a organização real do trabalho é marcada pela existência de algumas regras comuns, construídas no exercício da atividade. Destaca-se também a precariedade das condições de trabalho, o que se traduz em um investimento estatal incompatível com as demandas desse órgão. Tais condições, associadas a uma representação social negativa do trabalho dos necrotomistas, que o situa no rol daquelas atividades tipificadas como trabalho sujo, repugnante, degradante, são produtoras de um sofrimento adicional que exige desses trabalhadores, além dos esforços físicos próprios dessa atividade, manobras psíquicas custosas e estratégias defensivas individuais e coletivas para evitar resvalar no terreno do adoecimento psíquico.

Ano

2022-12-06T15:50:27Z

Creators

Silva,Frankleudo Luan de Lima Zambroni-de-Souza,Paulo César Araújo,Anísio José da Silva

Psicodinâmica das relações incestuosas: assassinato e renascimento da alma em Preciosa

A linguagem dos filmes é vigorosa em facilitar processos formativos na clínica de orientação psicanalítica, pois metaforiza situações e contextos humanos, inclusive relações familiares incestuosas (RFIs). O trabalho teve como objetivo discutir um caso fílmico que focaliza RFsI encenadas por um casal parental e por uma filha. Preciosa: uma história de esperança, filme estadunidense dirigido e produzido por Lee Daniels em 2009, foi analisado qualitativamente por meio de teorias e discussões clínicas sobre a psicodinâmica familiar. A família de Preciosa é entendida de modo integrado, havendo mutualidade de influências entre seus diferentes membros, que se relacionam conforme os limites e potencialidades impostos pelo desenvolvimento psicossexual de cada um deles. Todos os envolvidos nas RFIs precisam enfrentar a tarefa de elaborar segredos familiares, os quais são transmitidos por via inconsciente de geração a geração. Preciosa ilustra a importância das funções familiares para a constituição das subjetividades e retrata desafios contemporâneos que se apresentam ao trabalho do clínico.

Ano

2022-12-06T15:50:27Z

Creators

Santeiro,Tales Vilela Rossato,Lucas Juiz,Ana Paula de Melo Gobbetti,Gisele Joana

Autismo e Síndrome de Down: concepções de profissionais de diferentes áreas

Este estudo teve como objetivo analisar as concepções de profissionais de diferentes áreas acerca do autismo e da síndrome de Down, tanto daqueles com experiência quanto dos sem experiência no trabalho com esses indivíduos. Participaram 75 profissionais, distribuídos nos seguintes grupos: psiquiatras, neurologistas, pediatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, psicólogos, pedagogos e professores. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os participantes, as quais foram transcritas literalmente e submetidas à técnica de Análise de Conteúdo, proposta por Bardin. Ao analisar os relatos dos profissionais, percebeu-se que aqueles com experiência apresentaram conhecimentos mais específicos sobre o autismo e a síndrome de Down, enquanto aqueles sem experiência frequentemente mencionavam características mais conhecidas das duas síndromes. Embora tenham considerado os prejuízos que podem estar presentes no autismo e na síndrome de Down, observou-se que, de uma forma geral, os profissionais demonstraram também ter concepções positivas em relação a essas duas condições, ao reconhecerem as capacidades que tais indivíduos podem desenvolver. Destacou-se o fato de alguns profissionais desconhecerem o autismo, o que não ocorreu em relação à síndrome de Down, o que indica a necessidade de uma maior capacitação dos profissionais, sobretudo quanto à primeira dessas condições, vindo a contribuir para a inclusão escolar e social desses indivíduos.

Ano

2022-12-06T15:50:27Z

Creators

Agripino-Ramos,Cibele Shírley Salomão,Nádia Maria Ribeiro

Sentimentos advindos da maternidade: revelações de um grupo de gestantes

Este estudo objetivou identificar os sentimentos revelados por um grupo de gestantes em dois momentos - ao descobrir a gravidez e no instante atual da gestação -, bem como identificar dificuldades ao longo deste processo. Participaram nove gestantes com idade entre 20 e 40 anos, as quais em sua maior parte eram primíparas e conviviam com o companheiro. Depois de formado, o grupo foi levado a participar de três encontros: no primeiro se apresentou a proposta da pesquisa e as gestantes falaram dos sentimentos que as envolviam na atual gestação; o segundo encontro foi conduzido com base nos aspectos negativos relacionados à gestação identificados no primeiro encontro, encorajando as gestantes a falarem deste aspecto; e o terceiro encontro foi de encerramento do grupo e se sua avaliação pelas gestantes. Os resultados revelaram que o sentimento inicial era o de que as mulheres não desejavam a gravidez, por diversas razões, desencadeando sentimentos de tristeza, medo, culpa e ansiedade; mas estes sentimentos negativos se transformaram em sentimentos de alegria e satisfação, principalmente pelo resultado do exame de ultrassonografia e pela aceitação da gravidez pelo companheiro. Conclui-se que a formação do grupo das gestantes ofereceu acolhimento, interação das participantes e expressão significativa de suas emoções e foi uma oportunidade para revelar sentimentos e limitações/dificuldades, tanto individuais quanto coletivas.

Ano

2022-12-06T15:50:27Z

Creators

Leite,Mirlane Gondim Rodrigues,Dafne Paiva Sousa,Albertina Antonielly Sydney de Melo,Laura Pinto Torres de Fialho,Ana Virginia de Melo

A experiência do uso de metilfenidato em adultos diagnosticados com TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é visto pelas autoridades médicas internacionais como um problema de ordem pública. O TDAH é envolto em questões que fazem urgir o debate acerca dos efeitos do diagnóstico e sua crescente difusão, entre as quais se destacam a recente expansão do diagnóstico para incluir o adulto e o vertiginoso aumento do consumo do metilfenidato. Como o fornecimento público do metilfenidato é contemplado pela Assistência Farmacêutica do Espírito Santo, a presente pesquisa tem por objetivo analisar os efeitos da Política Estadual de Assistência Farmacêutica referente ao TDAH na produção de subjetividade dos sujeitos que solicitam o metilfenidato. Busca-se abordar as experiências dos usuários no curso de seu tratamento medicamentoso. Foram realizadas entrevistas com solicitantes do metilfenidato maiores de 19 anos residentes em Vitória. Como resultado, percebeu-se que os efeitos advindos do diagnóstico e do uso do medicamento são mais diversos do que os comumente relatados e quase sempre experienciados de forma conflituosa e ambivalente. Ao mesmo tempo, tanto a Ritalina quanto o TDAH parecem funcionar como tecnologias subjetivas que, em sua relação com os sujeitos diagnosticados, transformam suas vidas em graus diversos, indicando a necessidade de acompanhamento dos seus efeitos.

Ano

2022-12-06T15:50:27Z

Creators

Caliman,Luciana Vieira Rodrigues,Pedro Henrique Pirovani

A indústria farmacêutica e psicanálise diante da "epidemia de depressão": respostas possíveis

O crescimento de diagnósticos de depressão verificado na atualidade vem acompanhado da ampliação do mercado da indústria farmacêutica, do comércio de antidepressivos e do fenômeno da medicalização da vida. O objetivo do estudo teórico é analisar os fatores que subjazem ao que o sociólogo Philippe Pignarre denominou de "epidemia de depressão", fenômeno complexo que não deve ser reduzido a fatores unicamente biológicos ou sociais, mas carrega em seu bojo uma economia de fármacos em expansão. Serão levantados alguns dados sobre as estratégias da indústria farmacêutica para ganhar o terreno em expansão dos diagnósticos e elevar seus medicamentos ao patamar de produtos a serem consumidos, tornando-se um dos setores mais rentáveis do mundo. Em seguida, questiona-se o estatuto da psicanálise na sociedade medicalizada, a partir das críticas que esta tem recebido nas últimas décadas, sobretudo na França, revelando a incapacidade do sujeito contemporâneo de expressar em palavras o sofrimento que o acomete.

Ano

2022-12-06T15:50:27Z

Creators

Machado,Letícia Vier Ferreira,Rodrigo Ramires

A dimensão afetiva dos projetos vitais: um estudo com jovens paranaenses

Discutimos aqui a influência da dimensão afetiva - especialmente das emoções e dos sentimentos - nos projetos vitais de jovens, apontando contribuições para a compreensão da moralidade a partir da integração de aspectos cognitivos e afetivos. Partimos do conceito de projeto vital (purpose), entendido como objetivos e metas significativos para o sujeito que trazem, ao mesmo tempo, implicações para o mundo mais amplo, atribuindo um sentido ético à vida e às ações do indivíduo. A pesquisa fundamenta-se, ainda, na teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento, segundo a qual o ser humano constrói modelos da realidade com base em processos cognitivos e afetivos. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com trinta jovens (15 a 17 anos) estudantes de uma escola pública de Ensino Médio do Interior do Estado do Paraná. Os resultados indicaram relações entre os projetos vitais dos jovens e a configuração das emoções e sentimentos no raciocínio. Identificou-se, ainda, a relevância das relações interpessoais e do bem-estar de outras pessoas, evidenciando a influência exercida pelos laços afetivos e pelos aspectos pessoais no engajamento em projetos vitais.

Ano

2022-12-06T15:50:27Z

Creators

Pátaro,Cristina Satiê de Oliveira Arantes,Valéria Amorim

Possibilidades de diálogos entre abordagens humanistas: escutando vivências de psicodramatistas e gestalt-terapeutas

A diversidade de concepções presente na Psicologia Clínica torna as possibilidades de diálogo entre abordagens uma questão importante. Objetivou-se neste trabalho compreender a dinâmica de aproximações e afastamentos entre duas abordagens humanistas - a Gestalt-terapia e o Psicodrama - a partir da análise dos dados provenientes de entrevistas realizadas com profissionais das duas orientações. A Teoria Fundamentada nos Dados foi escolhida como método, na busca de produção teórica a partir do contato analítico com narrativas de terapeutas. Foram entrevistados 22 profissionais do Psicodrama e da Gestalt-terapia (onze de cada orientação) que possuem expressivo percurso na abordagem de filiação. As experiências que facilitaram a abertura e flexibilidade para o exame sério e interessado das contribuições de outros sistemas incluem o contato com vários sistemas desde cedo na carreira, a apreciação de conceitos trabalhados na outra abordagem e a influência de alguém importante que exercia prática integrativa. A admiração, a fidelidade e o sentimento de que a própria abordagem supre as necessidades pessoais contribuem para que o profissional fique fechado às contribuições de outras escolas.

Ano

2022-12-06T15:50:27Z

Creators

Vieira,Érico Douglas Vandenberghe,Luc

Histórico da inclusão escolar: uma discussão entre texto e contexto

Este artigo aborda a temática da inclusão e sua relação com o contexto escolar a partir de um estudo teórico, buscando aproximações com o Materialismo Histórico-Dialético. Inicialmente expõe-se a constituição histórica dos movimentos sociais nacionais e internacionais com vistas à defesa dos direitos humanos. Em seguida discute-se a institucionalização do acesso e permanência da pessoa com deficiência nos sistemas escolares e as práticas atuais de exclusão nos contextos social e escolar. Finalmente, apresentam-se algumas reflexões sobre possíveis contribuições da Psicologia Escolar crítica para a diminuição do preconceito e da discriminação, possibilitando o oferecimento de educação de qualidade a todos, sem distinção. Como resultado, detectou-se a importância de estabelecer coletivamente estratégias para superar as limitações surgidas no cotidiano escolar que envolvem a informação e formação de novos posicionamentos que sejam realmente inclusivos.

Ano

2022-12-06T15:50:27Z

Creators

Macedo,Marasella del Cármen Silva Rodrigues Aimi,Deusodete Rita Silva Tada,Iracema Neno Cecilio Souza,Ana Maria de Lima

Uma crítica da utilização da análise de conteúdo qualitativa em psicologia

O objetivo deste artigo é analisar os processos inferenciais que estão na base da interpretação de dados qualitativos em Análise de Conteúdo, os quais envolvem o trinômio teoria-fenômeno-dado. Na primeira seção é apresentado um breve histórico desse método e de suas principais modalidades ou técnicas, e a segunda são discutidos os procedimentos-padrão de uma Análise de Conteúdo categorial na perspectiva de Bardin. Discutem-se os processos de codificação e categorização e os respectivos mecanismos lógicos subjacentes: indução e dedução. São introduzidos alguns questionamentos e reflexões epistemológicas referentes à operacionalização desses dois mecanismos no contexto da Análise de Conteúdo, alertando para a impossibilidade de tomar essa técnica um recurso ad hoc. Nas duas seções seguintes são apresentados subsídios para servir de base a uma crítica da Análise de Conteúdo qualitativa: fenômeno, teoria e dados. Argumenta-se a favor do entendimento desse método como um recurso de análise de dados que deve visar mais à teorização do fenômeno psicológico investigado do que à descrição desses dados ou a sua organização (via categorização).

Ano

2022-12-06T15:50:27Z

Creators

Gondim,Sonia Maria Guedes Bendassolli,Pedro Fernando

O desastre na perspectiva sociológica e psicológica

O presente artigo tem por objetivo revisar e discutir conceitos de desastre na perspectiva de autores da Sociologia e da Psicologia, no sentido de contribuir com as discussões atuais sobre a abrangência do termo. Foi utilizada revisão de literatura incluindo-se os conceitos dos principais teóricos sobre o tema. No âmbito da Sociologia a palavra desastre abrange fenômenos delimitados no tempo e no espaço, capazes de causar danos físicos, perdas, rupturas sociais e mudanças no funcionamento da rotina diária. Características como o contexto social vulnerável em que a demanda exceda a capacidade de resposta são importantes para determinar um desastre. No âmbito da Psicologia, o termo, que faz menção a eventos súbitos e com potencial traumático delimitados no tempo e no espaço, refere-se a fenômenos coletivos que geram alto grau de estresse e provocam consequências/reações psicológicas nos envolvidos. Conclui-se que, embora os conceitos sejam importantes para classificar e delimitar fronteiras, torna-se fundamental compreender o desastre dentro do contexto social, político e econômico onde ele ocorre. Essas variáveis permitem avaliar a dimensão psicossocial das suas consequências, de modo que os desastres situam-se tanto como objeto de interesse científico quanto como problema de relevância social.

Ano

2022-12-06T15:50:27Z

Creators

Favero,Eveline Sarriera,Jorge Castellá Trindade,Melina Carvalho

O adolescente no contexto da saúde pública brasileira: reflexões sobre o PROSAD

Este estudo constitui-se de uma reflexão sobre o histórico das políticas públicas em saúde voltadas para adolescentes e jovens brasileiros. Discutiu-se, especialmente, sobre o Programa Saúde do Adolescente (PROSAD), com atenção para a população-alvo, o direcionamento das ações para atender os adolescentes, a variabilidade das metas propostas e a equipe disponível para intervir na população. Este estudo apresenta uma revisão narrativa da literatura sobre políticas públicas na saúde para adolescentes e jovens e análise crítica do documento PROSAD. A discussão teórica foi organizada em três eixos temáticos: (1) Os adolescentes e jovens nas políticas públicas de saúde; (2) Programa Saúde do Adolescente (PROSAD); e (3) o PROSAD e o atendimento ao adolescente na prática. Os principais resultados indicam que o programa não tem atendido todos os adolescentes brasileiros. A articulação de ações para contemplar o público-alvo apresentou fragilidades, principalmente quanto ao protagonismo dos adolescentes nas ações em saúde e à pouca variabilidade de metas. O PROSAD reconheceu a importância da capacitação profissional para o atendimento qualificado ao adolescente, porém enfrentou desafios ligados ao reconhecimento do adolescente como ativo e participativo. Estes resultados indicam a necessidade de avaliações com rigor metodológico para subsidiar a correção de rumos e a (re)orientação de estratégias de ação em saúde voltadas ao público adolescente.

Ano

2022-12-06T15:50:27Z

Creators

Jager,Márcia Elisa Batista,Fernanda Altermann Perrone,Cláudia Maria Santos,Samara Silva dos Dias,Ana Cristina Garcia

Assistência ao usuário de drogas na atenção primária à saúde

Na atualidade é de suma relevância discutir a assistência ao usuário de drogas na Atenção Primária à Saúde, uma vez que o uso de substâncias psicoativas causa aos usuários graves agravos biopsicossociais. Nesse contexto, objetivou-se analisar a assistência a usuários de drogas na Atenção Primária à Saúde a partir dos discursos de profissionais da ESF. Para tanto, optou-se por um estudo com abordagem qualitativa, com a utilização da hermenêutica para análise das informações coletadas a partir de entrevistas em profundidade. A pesquisa foi realizada em unidades de Saúde da Família localizadas no município de Fortaleza, Ceará. Observa-se que a Atenção Primária à Saúde enfrenta grandes desafios que fragilizam o cuidado, entre os quais se destacam a dificuldade de estabelecimento de vínculo e o preconceito contra o usuário de drogas, violando o direito de acesso ao cuidado de qualidade e integralidade preconizado pelo SUS. As principais ações estão voltadas à escuta, ao acolhimento das demandas e ao aconselhamento às famílias. Diante desse cenário, reafirma-se que a assistência é centrada em serviços especializados, fazendo-se necessário fortalecer a rede para um efetivo cuidado ao usuário de drogas.

Ano

2022-12-06T15:50:27Z

Creators

Paula,Milena Lima de Jorge,Maria Salete Bessa Vasconcelos,Mardênia Gomes Ferreira Albuquerque,Renata Alves

A construção e o reconhecimento das regras familiares: a perspectiva dos adolescentes

Os valores e regras familiares contribuem para a construção da estabilidade necessária ao desenvolvimento saudável da família e de seus membros. Para conhecer como as regras são construídas e exercidas na família realizou-se um grupo focal, durante uma hora e meia, com 15 adolescentes de 15 a 18 anos (oito meninas e sete meninos) numa escola privada do Sul do Brasil. Os dados foram transcritos e organizados por temas a partir da análise de conteúdo. Os resultados apontam que, enquanto algumas regras são prescritas pelos pais, muitas são construídas juntamente com os filhos e são adaptáveis ao contexto. Revelaram-se determinadas estratégias para a manutenção das regras. Os pais utilizam a cobrança, a punição e o controle. Por parte dos filhos, percebe-se o uso da resistência e controle de informações, criando espaço para o desenvolvimento da autonomia, enquanto buscam a manutenção do bom relacionamento parental. A conversa é relatada como a estratégia mais eficaz para manutenção das regras e se discute a importância do exercício parental na construção e manutenção das regras.

Ano

2022-12-06T15:50:27Z

Creators

Barbosa,Paola Vargas Wagner,Adriana

Envolvimento paterno da gestação ao primeiro ano de vida do bebê

Este estudo longitudinal analisou o envolvimento paterno por meio de um estudo de casos coletivos com seis casais primíparos entrevistados na gestação, aos três e 12 meses do bebê. A análise qualitativa dos dados se baseou no conceito de envolvimento paterno e no enfoque psicodinâmico, revelando serem os modelos familiares de parentalidade aspectos muito influentes no envolvimento dos pais. Por outro lado, a ausência de uma matriz de apoio e as percepções das mães sobre o desempenho do marido como pai não pareceram influenciar diretamente o nível de envolvimento com o bebê. Percebeu-se que os pais continuavam seguindo modelos tradicionais de paternidade quanto à acessibilidade e à responsabilidade, centrando-se no papel de provedor financeiro. O engajamento dos pais foi maior em atividades lúdicas do que nos cuidados do filho, pois para cuidados parecia lhes faltarem modelos efetivos. São discutidas as influências intergeracionais e do discurso sobre o "novo pai" na prática da paternidade.

Ano

2022-12-06T15:50:27Z

Creators

Castoldi,Luciana Gonçalves,Tonantzin Ribeiro Lopes,Rita de Cássia Sobreira

Inclusão e processos de escolarização: narrativas de surdos sobre estratégias pedagógicas docentes

O que dizem os alunos surdos sobre as estratégias pedagógicas empregadas ao longo de sua escolarização? Quais docentes marcaram sua trajetória escolar? Por quê? Estas foram as indagações que nortearam a presente investigação, metodologicamente organizada no formato de entrevista semiestruturada. Nela foram entrevistados seis alunos do Ensino Médio de uma escola pública do Distrito Federal. Na análise dos relatos foram identificadas as estratégias pedagógicas docentes (positivas e negativas) vivenciadas pelos participantes, bem como as expectativas dos estudantes com relação aos seus processos de escolarização. Reafirma-se, na conclusão da análise, a centralidade da Libras para a aprendizagem dos surdos e o uso de recursos imagéticos como estratégia pedagógica fundamental para o êxito acadêmico desse alunado. Outros desdobramentos interessantes foram o papel de instrutores e professores surdos na escolarização e a urgência de se criarem políticas educacionais que viabilizem uma escola de surdos, para surdos e com surdos.

Ano

2022-12-06T15:50:27Z

Creators

Silva,Carine Mendes da Silva,Daniele Nunes Henrique e Silva,Renata Carolina da