Repositório RCAAP
Figuras da loucura em Histoire de la Folie
No presente texto, buscamos apresentar em suas linhas gerais as figuras que a loucura assume na exposição arqueológica de Michel Foucault em sua Histoire de la Folie (1961), uma vez que, para o pensador francês, a loucura é um fator mais histórico que natural. Para dar conta desta apresentação, amparamo-nos numa interpretação semântica do livro em questão.
2022-12-06T15:50:15Z
Nalli,Marcos Alexandre Gomes
A interface psicologia social e saúde: perspectivas e desafios
Esse trabalho constitui uma reflexão sobre as práticas de saúde e as dificuldades da psicologia de se inserir como campo interdisciplinar de intervenção nessa área. Apesar de muito se falar do modelo biopsicossocial, observa-se que se continua privilegiando a etiologia biologicista, a concepção fragmentada de saúde e o caráter impositivo e normatizador da visão positivista de ciência, esquecendo-se a relevância dos aspectos sociais, psicológicos e ecológicos como mediadores dos processos saúde-doença. O modelo biomédico mostra-se totalmente funcional para as necessidades do sistema socioeconômico vigente, condicionando uma visão individualista, fragmentada e descontextualizada dos comportamentos humanos relacionados à saúde e à doença, pelo que se sugere um permanente processo de deconstrução sobre as formas vigentes de fazer ciência nessa área. Isso implica uma revisão crítica do desenvolvimento dos processos de significação relacionados com a saúde-doença e com a formação profissional, bem como da própria estruturação da saúde pública e dos modelos assistenciais implementados ao longo de sua história, implícita ou explicitamente dirigida para a população carente. Pressupõe, ainda, uma posição de permanente autocrítica voltada a nossa participação nesses processos, como profissionais.
2022-12-06T15:50:15Z
Traverso-Yépez,Martha
O psicólogo e o compromisso social no contexto da saúde coletiva
Esse trabalho objetiva desenvolver uma reflexão em torno de algumas questões que vêm sendo amplamente discutidas no campo da saúde coletiva, e que se configuram como enormes desafios para gestores e profissionais de saúde ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Trata-se, não só, da mudança no perfil profissional das categorias envolvidas com o trabalho da saúde, mas principalmente da transformação de tais profissionais em agentes de mudança a partir de um compromisso social perante o ideário do sistema de saúde e seus usuários. Nesse sentido, pretende-se discutir, mais especificamente, o lugar da psicologia e as práticas realizadas no campo da assistência pública à saúde e seus desdobramentos em termos do compromisso social hoje almejado para a categoria. Para tanto, serão tomados como eixos de análise os resultados de duas investigações realizadas com psicólogos que trabalham na rede básica de saúde das cidades de Natal/RN e Teresina/PI.
2022-12-06T15:50:15Z
Dimenstein,Magda
Espaços, práticas: o que há de novo na psicologia no Rio Grande do Norte?
Nos últimos anos, os estudos acerca da realidade da profissão de psicólogo no Brasil têm registrado o que se convencionou denominar de tendências emergentes nos campos de trabalho, com novos locais e práticas inovadoras. O objetivo deste estudo foi, a partir do levantamento dos locais nos quais os psicólogos norte-riograndenses estão inseridos e das atividades neles desenvolvidas, analisar o quadro do estado com relação às mudanças em curso na Psicologia. Um questionário semi-estruturado foi aplicado a 310 dos 631 psicólogos regularmente inscritos no CRP-13/Seção RN. Os principais resultados mostram que: (a) embora haja registros de locais antes não ocupados pelos psicólogos do estado, há uma concentração dos profissionais nos locais tradicionais; (b) as atividades desenvolvidas tanto nos "novos" locais quanto nos "convencionais" são aquelas consagradas pela prática tradicional. São levantadas algumas hipóteses explicativas para esse quadro e a situação do estado no que diz respeito às chamadas inovações na Psicologia.
2022-12-06T15:50:15Z
Yamamoto,Oswaldo H. Câmara,Rosa Angélica Silva,Fabiana Lima Dantas,Candida Maria B.
Oralidade, um estado de escritura
A proposta deste artigo é uma reflexão sobre o tratamento dado à oralidade na educação infantil. Tomou-se, como referência, a forma como os contos de fadas são apresentados aos alunos, pêlos professores. Foi analisada a abordagem dada pelo Referencial Curricular para Educação Infantil (1998) à linguagem oral e escrita, bem como trechos de entrevistas realizadas com professores de educação infantil, em uma cidade do interior paulista, como parte de uma pesquisa que resultou na dissertação de Mestrado da autora. Como resultados, percebemos que a escola, em sua função alfabetizadora e por acreditar que as crianças provêm de um meio sócio-cultural desfavorecido, valoriza a linguagem escrita e despreza a oralidade, que perde sua função auxiliar na construção simbólica da criança, o que facilitaria o próprio processo de alfabetização.
2022-12-06T15:50:15Z
Radino,Gloria
Inter-relação de conteúdos na construção do conhecimento por conflito cognitivo
O trabalho estuda a problemática da transferência, em situação experimental, de aprendizagem por conflito cognitivo, abordando o aspecto maturacional, o gênero e a influência de diferentes seqüências de aprendizagem de conteúdos. Foram formados aleatoriamente quatro grupos (16; 21; 20 e 18 sujeitos), homogêneos em relação à idade. Os sujeitos foram submetidos a sessões de intervenção nos conteúdos de formas parcialmente escondidas (FPE) e de eqüidistância (EQ), por intermédio da técnica do conflito cognitivo. Um grupo recebeu intervenção em FPE; outro em EQ; o terceiro grupo em FPE e depois em EQ; e o quarto em EQ e depois em FPE. Foram realizadas três sessões individuais com duração média de 30 minutos. Todos os sujeitos passaram por pós-testes, imediatamente ao final da última intervenção e trinta dias após o primeiro pós-teste, em três provas, quais sejam: formas parcialmente escondidas, eqüidistância e posições possíveis dos dados, em seqüências aleatórias. Três aspectos devem ser ressaltados, dos resultados obtidos nos experimentos: a maturação e o gênero mostraram exercer um papel na aprendizagem; houve mudanças no desempenho dos sujeitos em relação a um conteúdo não ensinado, sugerindo a ocorrência de transferência; houve superioridade de uma situação experimental sobre a outra.
2022-12-06T15:50:15Z
Martinelli,Selma de Cássia Sisto,Fermino Fernandes
Concepções subjacentes à prática pedagógica em uma pré-escola
Existem várias maneiras de se conceberem os objetivos da pré-escola e a forma como o professor deve conduzir as atividades. Como tais concepções se articulam na prática? Durante o ano letivo de 1996, observamos as atividades de uma turma de 22 pré-escolares (4 a 6 anos) da rede particular de ensino, registrando os procedimentos, os conteúdos e a duração de cada uma delas. Atividades estruturadas ocuparam cerca de metade do tempo em todos os meses. Dentre estas, as de cópia; pintura, recorte e colagem, desenho livre e dirigido foram as que ocuparam mais tempo. Conteúdos relacionados à escrita e à sociedade foram enfatizados, em detrimento daqueles relacionados à Matemática e, especialmente, à Natureza. Inferimos destas práticas uma concepção de pré-escola cujo objetivo é preparar para a alfabetização, concebida como a transmissão de um código de transcrição. A ênfase nos aspectos gráficos, no ensino das letras e números dificulta a inclusão desses aspectos em contextos de comunicação real.
2022-12-06T15:50:15Z
Alves,José Moysés Maués,Aldenise de Souza SantAna,Izabella Mendes Alves Júnior,Miguel Henrique Ribeiro Duarte,Líliam de Fátima Miranda Santos,José Guilherme Wady Souza,Christianne Thatiana Ramos de
A influência do vídeo de informação adicional em pacientes submetidas à mastectomia: o estudo da ansiedade
A ansiedade é um sintoma de alta incidência nos pacientes durante o tratamento dos casos de câncer. No câncer de mama, os quadros ansiosos podem aparecer em conseqüência do próprio diagnóstico ou imediatamente após à cirurgia mutiladora. Este trabalho traz os primeiros resultados de uma pesquisa em andamento, elaborada para investigar os possíveis efeitos de um procedimento moderno de informação na avaliação da percepção de dor de pacientes submetidas à mastectomia no Serviço de Mastologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Uma amostra de 22 pacientes foi estudada segundo o delineamento experimental clássico, com dois grupos. O vídeo de informação foi apresentado no período pré-operatório apenas ao grupo experimental. Ambos os grupos foram avaliados em termos de traço e estado de ansiedade, através do Inventário de Ansiedade Traço e Estado (IDATE). Os resultados revelaram aumento dos índices de Estado de Ansiedade no grupo controle na comparação pré e pós-operatória. Esses achados parecem indicar a utilidade do vídeo de informação com vistas ao bem-estar das pacientes. Sugere-se, entretanto, o aumento da amostra da pesquisa para a melhor avaliação das tendências encontradas.
2022-12-06T15:50:15Z
Medeiros,Roberto Henrique Amorim de Nunes,Maria Lúcia Tiellet
Informações contidas nos manuais de testes de inteligência publicados no Brasil
O objetivo do presente estudo foi analisar a presença de informações relativas aos dados de identificação e aos dados de aplicação e de avaliação, nos manuais dos testes psicológicos. Foram verificados vinte e um testes de inteligência. Cada instrumento foi submetido a uma análise individual, com base em critérios de um questionário para avaliar a qualidade dos testes usados na Espanha (Prieto & Muñiz, 2000). Os resultados revelaram que alguns testes não possuem, nos seus manuais, informações como data de publicação, nome do autor ou bibliografia.
2022-12-06T15:50:15Z
Noronha,Ana Paula Porto Sartori,Fernanda Argentini Ottati,Fernanda Freitas,Fernanda Andrade
Exus e Pombas-Giras: o masculino e o feminino nos pontos cantados da umbanda
O presente trabalho tem como objetivo a caracterização dos Exus e Pombas-Giras, através dos pontos cantados da Umbanda, considerando aspectos que remetem a uma configuração mais ampla de componentes do imaginário social brasileiro. Foram submetidas à Análise de Conteúdo 221 letras de pontos de Exu e Pomba-Gira. Os pontos de Exu contêm maior freqüência de menções relacionadas à descrição de poder e funções atribuídas a essa entidade (31,6% das respostas) e à sua identificação e saudação (22,4%). Os pontos de Pomba-Gira apresentam mais freqüentemente a descrição de poder/funções atribuídas (30,23% das respostas) e a caracterização da entidade (30,23%). Os resultados possibilitam relacionar as características das entidades aos papéis socialmente esperados de homens e mulheres. Exu é representado pela liberdade, força e, principalmente, pelo trabalho. Pomba-Gira é representada através de atributos considerados típicos do sexo feminino, como beleza e sensualidade, e também pelo trabalho. Os dados remetem a uma análise que procura a articulação entre fatores raciais e de classe social presentes na sociedade brasileira e as características definidoras das entidades, identificadas nos pontos.
2022-12-06T15:50:15Z
Nascimento,Adriano Roberto Afonso do Souza,Lídio de Trindade,Zeidi Araújo
A orientação profissional como rito preliminar de passagem: sua importância clínica
Este estudo se propõe a analisar a orientação profissional como uma perspectiva de trabalho mais ampla. Os autores demonstram que a orientação profissional pode, dentro de uma abordagem clínica, ser entendida como uma representação moderna dos antigos rituais de passagem, servindo como elemento auxiliador no amadurecimento do indivíduo, que parte do "mundo infantil", visando à entrada no "mundo adulto". A orientação profissional pode ter a função de atuar como um ritual moderno, objetivando a promoção da saúde, e permitindo ao jovem vivenciar experiências primordiais que gradativamente foram sendo postas de lado pela civilização.
2022-12-06T15:50:15Z
Silva,André Luiz Picolli da Soares,Dulce Helena Penna
Um espaço para o desenvolvimento interpessoal no trabalho
Este é o relato da experiência de um estágio curricular na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, realizada numa instituição pública. O objetivo era criar um espaço no local de trabalho para tratar de temas que possibilitassem o desenvolvimento interpessoal dos indivíduos, como: autoconhecimento, relacionamento interpessoal, educação permanente e qualificação profissional, saúde e trabalho, tempo livre e aposentadoria. Foram compostos três grupos de funcionários do nível operacional e foram realizados seis encontros com cada um, ao longo do ano letivo de 2000. Os relatos dos participantes indicam que os encontros foram produtivos para o desenvolvimento interpessoal.
2022-12-06T15:50:15Z
Rodrigues,Rosângela Rocio Jarros Imai,Rosy Yuri Ferreira,Wanessa de Freitas
Orientação à queixa escolar
Trata-se de um trabalho de atendimento a crianças e adolescentes com queixas escolares, como, por exemplo, baixo rendimento e indisciplina em sala de aula. Parte-se da crítica à abordagem da Psicologia clínica tradicional, que exclui a escola da produção de tais queixas. Através de um processo breve e focal, que busca trabalhar com todos os envolvidos na rede de relações em que essas queixas se engendram, têm-se movimentado situações cristalizadas, despatologizado diversas crianças e famílias e evitado longos tratamentos psicoterápicos desnecessários.
2022-12-06T15:50:15Z
Freller,Cíntia Copit Souza,Beatriz de Paula Angelucci,Carla Biancha Bonadio,A. N. Dias,Andrea Costa Lins,Flávia Ranoya Seixas Macêdo,Teresinha Elisete Coiahy Rocha de
Influencia del género sobre el proceso de desarrollo del síndrome de quemarse por el trabajo (Burnout) en profesionales de enfermería
El objetivo de este estudio es analizar si el género establece diferencias significativas en los niveles y en el proceso del síndrome de quemarse por el trabajo. Los resultados obtenidos indican que los hombres (N = 72) puntúan significativamente más alto que las mujeres (N = 258) en despersonalización. En la muestra de hombres la realización personal en el trabajo no resultó un predictor significativo de despersonalización. En la muestra de mujeres el agotamiento emocional no predijo significativamente la inclinación al absentismo. Se concluye sobre la importancia de que los gestores de personal en sanidad tengan presente la diferencia de género.
2022-12-06T15:50:15Z
Gil-Monte,Pedro R.
A avaliação do Burnout em professores. Comparação de instrumentos: CBP-R e MBI-ED
A categoria de professores vem sendo apontada como uma das mais propensas ao estresse e burnout. O instrumento mais utilizado para a avaliação do burnout em docentes tem sido o MBI-Ed. No entanto, pelas especificidades da própria profissão, tem-se verificado a necessidade da elaboração de um questionário que contemple aspectos característicos da organização escolar e das atividades de ensino, inclusive avaliando os elementos antecedentes e conseqüentes da síndrome. Assim sendo foi desenvolvido o CBP. Neste trabalho apresentam-se os estudos efetuados com o CBP-R (Revisado), sua fiabilidade assim como validades interna e de convergência com o MBI-Ed. Pode-se concluir que o CBP-R e o MBI-Ed medem o mesmo fenômeno e que o primeiro destes, além do mais, permite analisar as diferentes fases do processo e explica melhor a sintomatologia dos profissionais acometidos pelo burnout, confirmando suas qualidades como instrumento.
2022-12-06T15:50:15Z
Moreno-Jimenez,Bernardo Garrosa-Hernandez,Eva Gálvez,Macarena González,José Luis Benevides-Pereira,Ana Maria T.
A síndrome de Burnout e o trabalho docente
Este trabalho busca, a partir da literatura, apresentar a Síndrome de Burnout sob a perspectiva social-psicológica de Christina Maslach. Expõe os principais modelos explicativos de burnout em professores e, fundamentado em estudos recentes, identifica suas principais causas e conseqüências para os profissionais e para as instituições de ensino.
2022-12-06T15:50:15Z
Carlotto,Mary Sandra
Leitura e redação entre universitários: avaliação de um programa de intervenção
Este trabalho avalia a aplicação de um programa de intervenção em leitura e redação realizado com alunos ingressantes de dois cursos da área de Negócios de uma universidade particular, período noturno, num total de 42 participantes. Os resultados obtidos indicam que as diferenças de desempenho não foram estatisticamente significativas entre o pré e o pós-teste, mas que houve mudanças qualitativas nas atitudes dos alunos em relação a esses temas. O estudo enfatiza a necessidade de incorporação de disciplinas especificas ou atividades de longa duração aos currículos dos cursos de graduação, destinadas a oferecer aos alunos a oportunidade de superarem deficiências da escolarização anterior.
2022-12-06T15:50:15Z
Sampaio,Isabel S. Santos,Acácia A. Angeli dos
A escola e o ensino da leitura
O acesso ao aprendizado da leitura apresenta-se como um dos múltiplos desafios da escola e, talvez, como o mais valorizado e exigido pela sociedade. No presente artigo, primeiramente é discutida a necessidade de se proporem aos alunos atividades de leitura em que os mesmos possam evidenciar a idéia de que o significado do texto a ser construído depende tanto dos objetivos e das perguntas do leitor como da natureza do texto e de sua macro e superestrutura. Além disso, como insiste Solé, é importante e necessário que a criança aprenda a utilizar as estratégias de leitura usadas pelo leitor maduro, a fim de que se torne também um leitor eficiente e autônomo. Depois, continuando com algumas evidências empíricas, são tratadas as estratégias de compreensão e o lugar destas no processo de aprendizagem da leitura.
2022-12-06T15:50:15Z
Ferreira,Sandra Patrícia Ataíde Dias,Maria da Graça Bompastor Borges
A psicologia frente a educação e o trabalho docente
A influência da Psicologia na construção do ideário pedagógico, no início do século XX, teve como cenário o ingresso de uma grande massa de crianças nas escolas nas sociedades industrializadas e o advento das idéias evolucionistas, que apontavam a necessidade imperiosa de estudo e compreensão do desenvolvimento infantil. Entre as temáticas que expressam as discussões educacionais que ocorreram em todo esse século e, até hoje, são questões presentes no debate da área, podemos destacar: a relação entre desenvolvimento e aprendizagem, a importância da educação para o desenvolvimento do psiquismo e o papel do professor no processo ensino-aprendizagem. O objetivo do presente artigo é examinar como aparecem tais temáticas no pensamento de J. Dewey, E. Claparède, J. Piaget, H. Wallon e L.S. Vygotsky. É possível identificar duas posições entre as quais se situam esses autores: a) aqueles que subordinam o processo pedagógico ao desenvolvimento das estruturas cognitivas da criança, considerando que o conteúdo básico a ser desenvolvido na educação é o próprio processo de pensamento; b) os que consideram que há um papel definido para a escola, o de ensinar conteúdos científicos e socialmente relevantes, ou seja, possibilitar à criança o domínio dos conhecimentos exigidos pela sociedade para o futuro, considerando que tal aprendizagem é um dos principais motores do desenvolvimento.
2022-12-06T15:50:15Z
Carvalho,Diana Carvalho de
Avaliação de habilidades sociais de crianças com um inventário multimídia: indicadores sociométricos associados a freqüência versus dificuldade
A literatura sobre avaliação da competência social e das habilidades sociais é permeada de resultados controvertidos, provavelmente devidos ao uso de diferentes indicadores, informantes e conceitos norteadores. Dada a relevância dessas questões, em particular da auto-avaliação de crianças, e a relativa escassez de estudos a seu respeito, este artigo relata uma pesquisa que teve por objetivo comparar diferenças e semelhanças em algumas propriedades psicométricas, associadas a indicadores de freqüência e dificuldade de desempenhos sociais obtidos com o "Inventário multimídia de habilidades sociais para crianças" (IMHSC-Del-Prette). O IMHSC-Del-Prette foi aplicado inicialmente a 406 escolares de 7 a 13 anos (média =8), de ambos os sexos, com diferentes graus de dificuldade de aprendizagem, e reaplicado um mês depois com 191 (47%) estudantes dessa amostra. Os resultados foram mais favoráveis ao indicador de dificuldade que ao de freqüência nos seguintes aspectos: simetria na distribuição dos escores, consistência interna, correlação entre teste e reteste, índices de discriminação entre itens e escores e estrutura fatorial (quatro ao invés de três fatores). São discutidas as implicações metodológicas e práticas desses resultados, indicando-se novas direções de pesquisa.
2022-12-06T15:50:15Z
Del Prette,Zilda Aparecida Pereira Del Prette,Almir