Repositório RCAAP
O inconsciente e os interditos alimentares: o desejo e o prazer ainda têm um lugar na vida do idoso?
O autor propõe-nos, a partir da idéia de exogamia alimentar e de seu lugar no complexo de Édipo, uma reflexão sobre os interditos também alimentares, no sujeito idoso, e sobre os efeitos perversos - como a hipocondria - que daí podem advir. Trata-se, afinal, de uma reflexão sobre uma escolha social que consiste em substituir, através do alimentar, o desejo pelo interdito.
2022-12-06T15:50:15Z
Chevance,André
A ideologia liberal nas matrizes da Psicologia
Este trabalho tem por objetivo despertar reflexões críticas sobre as ideologias que embasam os princípios teóricos e práticos da Psicologia, princípios que aqui são chamados de matrizes da Psicologia. A partir dessas reflexões, identificamos como a Psicologia tradicional está legitimando as práticas sociais e propomos um rompimento com essas ideologias.
2022-12-06T15:50:15Z
Sales Filho,Orivaldo Ferreira de
Cartório de Freud
O abandono do atendimento psicológico é uma constante, e este fato constitui uma das mais preocupantes incógnitas do profissional psi. É exatamente desta "estranheza clínica" que Di Loreto trata neste artigo. Com a experiência profissional de algumas décadas e a argúcia que lhe é peculiar, o autor revisita alguns dos inúmeros e complexos atendimentos que realizou na área da psicoterapia infantil. E neste percurso nos oferece instigantes avaliações. Mais que isso: traz uma alento ao jovem profissional que se culpabiliza pelas desistências de seus clientes. Parafraseando Francis Bacon (1561-1626), é possível afirmar que com estas reflexões Di Loreto "abrevia as dores do parto".
2022-12-06T15:50:15Z
di Loreto,Oswaldo Dante Milton
Aprendizagem, arte e invenção
O texto aborda o tema da aprendizagem, usando como referência as contribuições de Gilles Deleuze e Félix Guattari. O objetivo é, tomando como ponto de vista a arte e a invenção, revisitar temas psicológicos clássicos como o hábito, a habilidade e a imitação. O texto sugere o mecanismo da circularidade criadora como chave para o entendimento do processo de aprendizagem inventiva.
2022-12-06T15:50:15Z
Kastrup,Virgínia
Estilo-subjetividade: o tema da criação nos estudos da psicologia da linguagem
Este trabalho localiza-se no campo de estudos da Psicologia da Linguagem e objetiva discutir a natureza do elo, tradicionalmente afirmado, entre linguagem e subjetividade. Distante da visão tradicional, defensora da natureza representacionalista do elo, o texto propõe reconhecê-lo nos procedimentos estilísticos, pelos quais ambos os termos exercem sua natureza mais íntima, esclarecida no processo de criação contínua de si e de mundos.
2022-12-06T15:50:15Z
Tedesco,Silvia
Um episódio de produção de subjetividade no brasil de 1930: malandragem e estado novo
Este trabalho aborda um aspecto do tema, extremamente vasto e complexo, da malandragem no Brasil, em um de seus momentos mais esclarecedores para a análise: o período getulista de governo, especialmente o Estado Novo (1937 - 1945). Mostra o embate entre as concepções e as práticas da malandragem e aquelas formadas pelos acontecimento históricos, políticos e sociais da década de 30, quando o governo Vargas sentiu a necessidade de criar novas mentalidades, subjetividades e uma nova cultura, que impulsionassem o seu projeto de construção nacional através de exemplos de obras da música popular brasileira. O samba, especificamente, que adotou desde o seu surgimento, com rápida aceitação por amplas camadas sociais, uma "dicção malandra", é um filão inesgotável para mostrar como se deu este conflito, que caminhos seguiu, e seu desfecho - que é apenas o de uma fase, já que malandros e malandragem permanecem como figuras de nossa realidade social.
2022-12-06T15:50:15Z
Novaes,José
Padrões de condutas de aprendizagem por conflito sócio-cognitivo
A pesquisa consistiu em estudar formas de passagem do nível não-operatório de pensamento para o nível operatório, mediadas por situações de conflito sócio-cognitivo, em crianças de 5,6 a 7,2 anos, em três sessões de interação social frente à prova de conservação de comprimento. As sessões experimentais tiveram uma duração média de trinta minutos. Cada sessão foi formada por oito situações experimentais, e a partir da segunda foram introduzidas sete situações de conflito. Os resultados evidenciaram a criação de cinco padrões de condutas de aprendizagem, diferenciados, indo desde a presença de flutuações constantes até a estabilidade da resposta, desde o primeiro argumento operatório. Os padrões encontrados apontam que as crianças aprendem de forma diferenciada e que o uso da técnica do conflito sócio-cognitivo foi eficaz na promoção da aprendizagem.
2022-12-06T15:50:15Z
Cunha,Claudia Araújo
A perspectiva sócio-construtivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola
O artigo aborda o sócio- construtivismo como sistema e seus principais pressupostos, e sua relação com práticas educativas, com a função da escola e do educador. A partir de diretrizes mais gerais, explicita a fundamentação para a proposição de trabalho pedagógico junto à criança na pré-escola, onde o brincar deve ser considerado um componente curricular essencial.
2022-12-06T15:50:15Z
Boiko,Vanessa Alessandra Thomaz Zamberlan,Maria Aparecida Trevisan
Construção e validação de conteúdo de uma escala de percepção, por professores, dos comportamentos agressivos de crianças na escola
Este estudo visa descrever a construção e a validação do conteúdo de uma escala de percepção, por professores, dos comportamentos agressivos de crianças na escola. Aspectos relacionados à direção da emissão dos comportamentos agressivos foram considerados, focalizando agressão dirigida para o(a) professor(a), para os(as) colegas ou para um âmbito geral. Vinte e oito itens foram elaborados, com base na literatura recente sobre agressividade e desenvolvimento infantil, e avaliados por quarenta juízes (vinte professores de Ensino Fundamental e vinte psicólogos especialistas em desenvolvimento humano). Os juízes indicaram a pertinência do item ao constructo teórico e à direção da agressão. A versão final da escala apresenta 41 itens, sendo 22 mantidos da primeira versão, quatro (4) itens novos, acrescidos segundo a sugestão dos juízes durante a validação de conteúdo, e quinze (15) novos itens, que abordam comportamentos positivos de crianças na escola. A escala pode ser utilizada com o objetivo de pesquisa científica, para avaliar a percepção de professores de Ensino Fundamental sobre o comportamento agressivo de crianças na escola. Novos estudos devem ser realizados para acumular outras evidências sobre a escala.
2022-12-06T15:50:15Z
Lisboa,Carolina Saraiva de Macedo Koller,Sílvia Helena
Morbidade na criança e lesões irreversíveis ocasionadas por material de limpeza
O presente trabalho tem como objetivo relatar um estudo de caso desenvolvido com uma criança desnutrida, de 6 anos, do sexo feminino, com estenose de esôfago. Como estratégia metodológica realizamos a coleta de dados através de estudo em prontuário médico e visita domiciliar. Observamos a falta de percepção da família sobre os riscos dos produtos de limpeza ao alcance da criança; a necessidade de acompanhamento da equipe de saúde (enfermeiro, psicólogo, médico, assistente social e nutricionista), cobrando da mãe cuidados específicos de nutrição, cuidados com a gastrostomia, medicação, prevenção de acidentes domésticos, e orientando-a como guardar material de limpeza.
2022-12-06T15:50:15Z
Macieira,Sarah Anna Rickli,Hellen Carla
Critérios de seleção para o trabalho de adolescentes-jovens: perspectiva dos empregadores
Foi realizado, junto a 178 empresas de médio porte da cidade de Porto Alegre, um estudo exploratório que pesquisou critérios de seleção utilizados pelos empregadores de jovens. Elaborou-se um modelo teórico de empregabilidade. O instrumento foi construído após entrevistas semi-estruturadas com seis empregadores para identificar indicadores e variáveis do contexto. Foram identificadas também variáveis presentes na literatura empírica. Foram levantados dados biodemográficos, de escolaridade, características pessoais, habilidades esperadas e critérios da empresa (institucionais e legais). Os resultados obtidos configuraram o perfil de empregabilidade de jovens e identificaram as limitações para o exercício da função empregatícia. O modelo empírico obtido enfatiza o determinismo socioeconômico. Os programas de inserção de jovens para o trabalho poderão se utilizar dos resultados da pesquisa para instrumentalizar melhor os jovens candidatos. Os dados poderão servir de base para trabalhar, junto aos empregadores, suas crenças, seus valores e seus critérios de seleção de jovens.
2022-12-06T15:50:15Z
Câmara,Sheila Gonçalves Sarriera,Jorge Castellá
Educação a distância: o combate à violência doméstica contra crianças e adolescentes - uma experiência bem sucedida
Trata-se de relato de experiência em educação a distância, em cursos na área da VIOLÊNCIA DOMÉSTICA contra Crianças e Adolescentes, em nível de especialização (pós-graduação Lato Sensu), promovidos pelo Laboratório de Estudos da Criança do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Foi planejado para deixar trilhas em cada comunidade e região considerando que os egressos e as gerações futuras de telealunos darão continuidade ao projeto social em curso.
2022-12-06T15:50:15Z
Azevedo,Maria Amélia Guerra,Viviane Nogueira de Azevedo Zweiman,Abrão Bernardo Nishizawa,Eiko
Captação de contratos: atividade informal entre pesquisadores contratados
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2022-12-06T15:50:15Z
Louzada,Rita de Cássia Ramos
O papel das representações psíquicas no processo de somatização
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2022-12-06T15:50:15Z
Peres,Rodrigo Sanches
Indisciplina escolar: a queixa da atualidade
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2022-12-06T15:50:15Z
Silva,Juliano Correa da
Notas sobre o tratamento das pessoas atingidas pela violência institucionalizada
A violência institucionalizada teve como grande laboratório o fenômeno histórico do nazismo, que não deve ser visto como retorno à barbárie, mas como portador de mecanismos e práticas em ação na sociedade em que vivemos hoje. O tratamento dos atingidos pela violência do Estado é analisado a partir de uma reflexão sobre o nazismo, sobre os usos da memória e sobre a capacidade de reconstrução de territórios existenciais, levando a uma reflexão sobre a subjetividade contemporânea.
2022-12-06T15:50:15Z
Rauter,Cristina
Tortura ontem e hoje: resgatando uma certa história
Este trabalho analisa, de forma breve, a prática da tortura em nosso país, a partir do golpe militar de 1964 e, notadamente, após o Ato Institucional nº 5, de 1968. Procura mostrar como, na história recente do Brasil, em cima do "dispositivo da periculosidade" - aspecto importante para o trabalho do profissional psicólogo hoje - vão sendo produzidas formas de aceitação da prática da tortura e sendo formadas pessoas treinadas exclusivamente para este fim. Aponta ações de entidades de direitos humanos brasileiras no sentido de resgatar uma outra memória histórica de nosso país e, com isso, lutar contra a impunidade que tem alimentado diferentes violações. Conclui, assinalando - de forma sucinta - como, no início deste novo século, as práticas de tortura continuam existindo, dirigidas para certos segmentos da população.
2022-12-06T15:50:15Z
Coimbra,Cecília Maria Bouças
A individualidade no âmbito da sociedade industrial
O presente estudo ocupa-se da autonomia individual na sociedade contemporânea. Investiga a possibilidade de constituição de um sujeito capaz de pensar e agir por si no interior das relações capitalistas. Conforme os escritos de autores clássicos como Karl Marx, Herbert Marcuse e Theodor Adorno, que analisam as transformações sociais na contemporaneidade, verifica-se que a industrialização, ao adentrar o processo produtivo, torna o trabalho uma atividade cada vez mais abstrata, estranha e alheia a quem a executa. Junto com o conhecimento desse processo, o sujeito perde o principal parâmetro de formação da individualidade. Vai sendo reduzido seu poder de controle sobre o próprio tempo e espaço, justamente o âmbito no qual poderiam ser cultivadas experiências outras que não as impostas pelas necessidades do mercado. Com base nos estudos efetuados, conclui-se que, na ordem capitalista, não há condições concretas favoráveis à formação de indivíduos autônomos.
2022-12-06T15:50:15Z
Palangana,Isilda Campaner Inumar,Lucélia Yumi
Psicopatologia, exotismo e diversidade: ensaio de antropologia da psicopatologia
O texto se propõe a uma reflexão em torno de uma perspectiva antropológica da questão da psicopatologia. Partindo da análise antropológica de Tzvetan Todorov, perpassa o ensaio histórico de Theodore Zeldin, alcançando a crítica de Thomas Szasz e a abordagem histórico-antropológica de Michel Foucault, na tentativa de clarear a compreensão do fenômeno psicopatológico. Nesta perspectiva crítico-histórica, a psicopatologia é vista como um fenômeno contextualizado, inserido na construção das mentalidades específicas da cultura ocidental.
2022-12-06T15:50:15Z
Holanda,Adriano