Repositório RCAAP

O Espelho de Procrusto: ciência, religião e complexidade

Trata-se de resenha de obra que aporta elementos para uma discussão de caráter epistemológico das relações entre ciência e religião.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Costa, Janaína Alexandra Capistrano da

O privilégio: as duas teorias freudianas do originário social

Neste artigo, o professor Jacques André busca "fazer trabalhar" a teoria freudiana da horda originária. Isto quer dizer que, de um lado, ele mostra suas simplificações e carências e, de outro, ele a conduz até suas possíveis conseqüências e variantes. Tal percurso através da obra freudiana permitirá ao autor reconhecer a existência de uma segunda teoria da horda originária em Freud, inconciliável com a primeira - a mais conhecida - aquela de Totem e Tabu.

A Esquizoanálise e a produção da subjetividade: considerações práticas e teóricas

O presente artigo discute algumas questões relativas à produção da subjetividade a partir do referencial esquizoanalítico de Deleuze e Guattari. Optamos por discorrer sobre o assunto procurando não nos prendermos, na medida do possível, em conceitos e jargões técnicos. Iniciamos com uma parte mais teórica, na qual colocamos em tela algumas das idéias centrais da Esquizoanálise e sua perspectiva de formação da subjetividade, que entendemos como sendo a argamassa de constituição do mundo, abrindo caminho para uma parte mais prática, na qual analisamos o conto "O Espelho", de Machado de Assis, de acordo com a ética estética de valorização da vida que entendemos ser a Esquizoanálise.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

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Peres,Rodrigo Sanches Borsonello,Elizabethe Cristina Peres,Wiliam Siqueira

Reforma psiquiátrica: um grande desafio

O presente artigo procura fazer uma reflexão a partir do olhar de um profissional que vive o movimento de transformação da compreensão e do atendimento ao indivíduo portador de transtorno mental. Inicialmente apresentamos os fundamentos da clínica psiquiátrica sob a visão clássica de Foucault e sua contestação a partir dos pressupostos éticos da nova ordem social. A psiquiatria que aprisiona em nome de uma terapêutica precisa dar lugar a uma Nova Clínica, na qual o "louco" é um "homem", com toda sua subjetividade. Descrevemos, ainda que brevemente, os processos da reforma psiquiátrica em vários países, com seus acertos, equívocos e estratégias. Concluímos expressando nosso pensamento de que uma mudança efetiva não acontece por meio de textos programáticos, mas quando sustentada, sobretudo, em pressupostos éticos que possam funcionar como determinantes últimos de todo o processo terapêutico.

Desenho da política dos direitos da criança e do adolescente

O presente artigo tem o objetivo de discutir a doutrina de proteção integral estabelecida no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8069/90) e de contribuir no debate e na construção da política dos direitos da criança e do adolescente, alicerçada em três mecanismos de gestão: os Conselhos, os Fundos e os Planos.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Morelli,Ailton José Silvestre,Eliana Gomes,Telma Maranho

Resistência ao trabalho interdisciplinar: uma possível interpretação

O trabalho interdisciplinar remete o indivíduo a uma maturidade profissional e pessoal. Entretanto, essa atuação não está despojada de um contexto social e histórico. As determinações sociais, ideologicamente constituídas, perpassam as atitudes dos indivíduos, bem como sua atuação profissional. O individualismo exacerbado, fruto de um sistema econômico e social, colabora para a formação de uma subjetividade estruturada a partir de mecanismos internos defensivos, que se fazem necessários. Dentre eles, uma negação parcial da realidade e, por conseqüência, uma regressão a estágios narcísicos do desenvolvimento, senão patológicos, suficientes para interferir na formação de vínculos adequados a um sentimento de confiabilidade, que permitam trocas interpessoais. Nesse sentido, pretende-se, com este trabalho, a realização de uma análise de ordem genérica ao ser humano, observando a permeabilidade entre o mundo externo e o mundo interno, isto é, a construção da subjetividade vinculada a uma situação concreta, com seus determinantes históricos, sociais e econômicos. Por fim, reconhecer as resistências ao trabalho interdisciplinar como uma construção histórica e social, e não como especificidade deste ou daquele indivíduo, desta ou daquela profissão e/ou especialidade.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

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Dacome,Ocimar Aparecido

Um olhar para mulheres idosas: relato de uma experiência de intervenção

O presente artigo é resultado de um projeto de intervenção realizado com quarenta e oito mulheres idosas que participam de um grupo de convivência. As atividades desenvolvidas tiveram como objetivo propiciar trocas de experiências buscando oportunizar um maior crescimento subjetivo às idosas, bem como a construção da percepção de si mesmas enquanto membros de um grupo, com vistas a ressaltar a importância do idoso no contexto do desenvolvimento sociocultural.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

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Lamb,Marly Pinto,Meyre Eiras de Barros Cnop,Jeanette Monteiro de

A influência das idéias higienistas no desenvolvimento da psicologia no Brasil

Este artigo originou-se das atividades desenvolvidas em projeto de iniciação científica que, por sua vez, foi parte integrante das atividades de um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá que tem se dedicado a compreender historicamente os movimentos eugenista e higienista ocorridos nas primeiras décadas do século XX, no Brasil, e suas influências em várias especialidades científicas. Em nosso trabalho circunstanciamos a participação da Psicologia no interior do movimento higienista através do levantamento dos principais e mais freqüentes temas abordados nos Archivos Brasileiros de Hygiene Mental (ABHM), publicados pela Liga Brasileira de Hygiene Mental (LBHM).

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

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Mansanera,Adriano Rodrigues Silva,Lúcia Cecília da

A importância da teoria sócio-interacionista na formação de professores do ensino médio

Este trabalho foi apresentado na Semana da Educação, realizada em outubro de 1998, na cidade de Londrina-PR. Mostra questionamentos contidos na Dissertação de Mestrado: “A disciplina de Psicologia no Magistério: Contribuições para o Ensino”, de nossa autoria, e de relatórios da disciplina de Prática de Ensino de Psicologia. Estes questionamentos nos fazem pensar sobre a teoria sócio-interacionista na formação de professores do 2º grau.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

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Silva,Rosane Gumiero Dias da

Elisabeth Kübler-Ross: una vida para una buena morte

No summary/description provided

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2022-12-06T15:50:15Z

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Amorim,Cloves Amissis

Doutrinas de segurança nacional: banalizando a violência

Este trabalho analisa historicamente o Brasil nos anos 60 e 70, apontando o fortalecimento/implementação da chamada Doutrina de Segurança Nacional na Escola Superior de Guerra. Apresenta algumas características do aparelho repressivo daquela época, colocando em análise alguns pontos da legislação de segurança nacional e do funcionamento da justiça militar. Finalizando, aponta a produção de uma nova Doutrina de Segurança Nacional que se fortaleceu nos anos 90, não mais contra os opositores políticos, mas contra os excluídos sociais, em especial.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Coimbra,Cecília Maria Bouças

Intervenção psicológica em cirurgia

Na situação de cirurgia existem três tipos de estresse, (1) Estresse produzido pela avaliação da situação cirúrgica como ameaça, dano ou perda (estresse psicológico), (2) Estresse produzido pela enfermidade prévia do paciente, e (3) Estresse produzido pela intervenção cirúrgica em si (estresse cirúrgico). Dotar o paciente de estratégias de confronto frente à cirurgia, reduz o estresse. Os resultados podem ser medidos tanto em termos clínicos quanto econômicos, diminuindo a permanência do paciente no hospital e a ingestão de analgésico e sedativo. Neste artigo, apresentam-se as técnicas concretas e adaptadas ao ambiente hospitalar que se mostram mais efetivas na avaliação e redução da ansiedade pré-cirúrgica.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Gaudêncio,Carmem Amorim Sirgo,Agustina Perales-Soler,Francisco José Amodeo-Escribano,Susana

Representações da prematuridade por mulheres usuárias do serviço público de saúde

Trata-se de um relato de uma experiência profissional ocorrida no serviço de obstetrícia e ginecologia de uma maternidade pública do Rio de Janeiro. Objetiva-se elucidar os significados da prematuridade construídos por mães de bebês nascidos prematuramente e internados em berçários de alto e médio riscos. Os dados aqui discutidos foram obtidos através de diferentes procedimentos: observação participante na enfermaria e berçários; entrevista semi-estruturada com as mães; grupo de discussão realizado semanalmente com usuárias e equipe de saúde, atendimento individual com as mães e familiares dos bebês. Em linhas gerais, pode-se dizer que nesse contexto específico, são muito freqüentes entraves na comunicação entre a equipe profissional, mães e familiares, devido aos diferentes estilos discursivos, bem como à diversidade de crenças e valores em relação à prematuridade. Esse quadro deriva para uma baixa contratualidade e adesão das mães ao tratamento e prescrições médicas, o que tem implicações sérias no que diz respeito aos cuidados com os bebês. O psicólogo, como parte da equipe de saúde, pode desempenhar uma função importante enquanto mediador e potencializador de relações mais humanizadas dentro dos serviços de saúde, impactando na qualidade da atenção prestada.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Dimenstein,Magda

Psicologia Clínica e aprendizagem significativa: relatando uma pesquisa fenomenológica colaborativa

Este artigo é resultado de uma experiência de um grupo de estudo em pesquisa fenomenológica em psicologia. O grupo foi formado em abril de 1998 e encerrado em março de 1999, sob a orientação da autora. Em encontros semanais ou quinzenais de duas a três horas eram discutidos textos sobre fenomenologia e a influência desta no saber e na pesquisa em psicologia, com destaque para a área clínica. A pesquisa serviu para possibilitar aos membros aprenderem o método fenomenológico pela vivência do próprio método, além de ter viabilizado um estudo clínico do processo de aprendizagem significativa vivenciado pelos participantes.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Macêdo,Shirley Martins de

Fundamentos da Psicologia: reflexões

O presente texto é uma reflexão acerca de alguns fundamentos da Psicologia. Por ser um conceito fundamental para o conhecimento humano da relação sujeito e objeto, aborda-se, a partir de uma concepção histórico-social do homem, a constituição do conceito de subjetividade na história do pensamento. Expõe-se, de forma preliminar, como se deu o advento das Ciências Modernas e, com elas, a ênfase nas Ciências Naturais. Da mesma forma, focaliza-se também a crítica das Ciências Humanas às Ciências Naturais, e se observa como as primeiras formulações da Psicologia enquanto ciência vão se constituindo. O objetivo do texto é apontar a possibilidade de se chegar, através do estudo da dimensão epistemológica das psicologias, à dimensão ética das teorias e práticas, de forma que se possa avaliar quais psicologias dão a palavra ao homem.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Cambaúva,Lenita Gama

Jogo, educação e cultura: senões e questões

O artigo objetiva situar a utilização do jogo na educação infantil, inserido no contexto da produção cultural dirigida à criança pequena. Para isso, recupera as funções atribuídas ao jogo em nossa história, analisa a produção de alguns brinquedos infantis usados pelas crianças brasileiras nas últimas décadas, a relação de crianças e professores com os mesmos e a imagem de criança a eles subjacente. Aponta, como alternativa cultural e educacional, o resgate dos jogos tradicionais infantis como forma de construção e/ou reconstrução de identidades individuais e coletivas, necessárias à formação de cidadãos criativos e críticos.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

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Gomes,Marineide de Oliveira

O desenvolvimento da linguagem e a educação do surdo

Este trabalho teve como objetivo levantar dados que possibilitem uma reflexão sobre o desenvolvimento da linguagem e a sua relação com o desenvolvimento cognitivo e a educação do surdo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, buscando-se envolver a posição de alguns autores que abordam o tema. Como evidencia a literatura vista, o surdo dispõe da condição necessária ao desenvolvimento e aquisição da linguagem, pois há que se observar que a surdez não torna a pessoa um ser com possibilidades a menos ou impossibilitada, mas com possibilidades diferentes. A análise do desenvolvimento da linguagem de modo geral e das possibilidades no quadro da surdez, exige que se considere as diferenças culturais e lingüísticas do indivíduo surdo. Isso implica em que não se subestime a capacidade cognitiva e lingüística do mesmo.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

Creators

Rodriguero,Celma Regina Borghi