Repositório RCAAP

Influencia del género sobre el proceso de desarrollo del síndrome de quemarse por el trabajo (Burnout) en profesionales de enfermería

El objetivo de este estudio es analizar si el género establece diferencias significativas en los niveles y en el proceso del síndrome de quemarse por el trabajo. Los resultados obtenidos indican que los hombres (N = 72) puntúan significativamente más alto que las mujeres (N = 258) en despersonalización. En la muestra de hombres la realización personal en el trabajo no resultó un predictor significativo de despersonalización. En la muestra de mujeres el agotamiento emocional no predijo significativamente la inclinación al absentismo. Se concluye sobre la importancia de que los gestores de personal en sanidad tengan presente la diferencia de género.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

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Gil-Monte,Pedro R.

A avaliação do Burnout em professores. Comparação de instrumentos: CBP-R e MBI-ED

A categoria de professores vem sendo apontada como uma das mais propensas ao estresse e burnout. O instrumento mais utilizado para a avaliação do burnout em docentes tem sido o MBI-Ed. No entanto, pelas especificidades da própria profissão, tem-se verificado a necessidade da elaboração de um questionário que contemple aspectos característicos da organização escolar e das atividades de ensino, inclusive avaliando os elementos antecedentes e conseqüentes da síndrome. Assim sendo foi desenvolvido o CBP. Neste trabalho apresentam-se os estudos efetuados com o CBP-R (Revisado), sua fiabilidade assim como validades interna e de convergência com o MBI-Ed. Pode-se concluir que o CBP-R e o MBI-Ed medem o mesmo fenômeno e que o primeiro destes, além do mais, permite analisar as diferentes fases do processo e explica melhor a sintomatologia dos profissionais acometidos pelo burnout, confirmando suas qualidades como instrumento.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

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Moreno-Jimenez,Bernardo Garrosa-Hernandez,Eva Gálvez,Macarena González,José Luis Benevides-Pereira,Ana Maria T.

A síndrome de Burnout e o trabalho docente

Este trabalho busca, a partir da literatura, apresentar a Síndrome de Burnout sob a perspectiva social-psicológica de Christina Maslach. Expõe os principais modelos explicativos de burnout em professores e, fundamentado em estudos recentes, identifica suas principais causas e conseqüências para os profissionais e para as instituições de ensino.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

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Carlotto,Mary Sandra

Leitura e redação entre universitários: avaliação de um programa de intervenção

Este trabalho avalia a aplicação de um programa de intervenção em leitura e redação realizado com alunos ingressantes de dois cursos da área de Negócios de uma universidade particular, período noturno, num total de 42 participantes. Os resultados obtidos indicam que as diferenças de desempenho não foram estatisticamente significativas entre o pré e o pós-teste, mas que houve mudanças qualitativas nas atitudes dos alunos em relação a esses temas. O estudo enfatiza a necessidade de incorporação de disciplinas especificas ou atividades de longa duração aos currículos dos cursos de graduação, destinadas a oferecer aos alunos a oportunidade de superarem deficiências da escolarização anterior.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

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Sampaio,Isabel S. Santos,Acácia A. Angeli dos

A escola e o ensino da leitura

O acesso ao aprendizado da leitura apresenta-se como um dos múltiplos desafios da escola e, talvez, como o mais valorizado e exigido pela sociedade. No presente artigo, primeiramente é discutida a necessidade de se proporem aos alunos atividades de leitura em que os mesmos possam evidenciar a idéia de que o significado do texto a ser construído depende tanto dos objetivos e das perguntas do leitor como da natureza do texto e de sua macro e superestrutura. Além disso, como insiste Solé, é importante e necessário que a criança aprenda a utilizar as estratégias de leitura usadas pelo leitor maduro, a fim de que se torne também um leitor eficiente e autônomo. Depois, continuando com algumas evidências empíricas, são tratadas as estratégias de compreensão e o lugar destas no processo de aprendizagem da leitura.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

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Ferreira,Sandra Patrícia Ataíde Dias,Maria da Graça Bompastor Borges

A psicologia frente a educação e o trabalho docente

A influência da Psicologia na construção do ideário pedagógico, no início do século XX, teve como cenário o ingresso de uma grande massa de crianças nas escolas nas sociedades industrializadas e o advento das idéias evolucionistas, que apontavam a necessidade imperiosa de estudo e compreensão do desenvolvimento infantil. Entre as temáticas que expressam as discussões educacionais que ocorreram em todo esse século e, até hoje, são questões presentes no debate da área, podemos destacar: a relação entre desenvolvimento e aprendizagem, a importância da educação para o desenvolvimento do psiquismo e o papel do professor no processo ensino-aprendizagem. O objetivo do presente artigo é examinar como aparecem tais temáticas no pensamento de J. Dewey, E. Claparède, J. Piaget, H. Wallon e L.S. Vygotsky. É possível identificar duas posições entre as quais se situam esses autores: a) aqueles que subordinam o processo pedagógico ao desenvolvimento das estruturas cognitivas da criança, considerando que o conteúdo básico a ser desenvolvido na educação é o próprio processo de pensamento; b) os que consideram que há um papel definido para a escola, o de ensinar conteúdos científicos e socialmente relevantes, ou seja, possibilitar à criança o domínio dos conhecimentos exigidos pela sociedade para o futuro, considerando que tal aprendizagem é um dos principais motores do desenvolvimento.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

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Carvalho,Diana Carvalho de

Avaliação de habilidades sociais de crianças com um inventário multimídia: indicadores sociométricos associados a freqüência versus dificuldade

A literatura sobre avaliação da competência social e das habilidades sociais é permeada de resultados controvertidos, provavelmente devidos ao uso de diferentes indicadores, informantes e conceitos norteadores. Dada a relevância dessas questões, em particular da auto-avaliação de crianças, e a relativa escassez de estudos a seu respeito, este artigo relata uma pesquisa que teve por objetivo comparar diferenças e semelhanças em algumas propriedades psicométricas, associadas a indicadores de freqüência e dificuldade de desempenhos sociais obtidos com o "Inventário multimídia de habilidades sociais para crianças" (IMHSC-Del-Prette). O IMHSC-Del-Prette foi aplicado inicialmente a 406 escolares de 7 a 13 anos (média =8), de ambos os sexos, com diferentes graus de dificuldade de aprendizagem, e reaplicado um mês depois com 191 (47%) estudantes dessa amostra. Os resultados foram mais favoráveis ao indicador de dificuldade que ao de freqüência nos seguintes aspectos: simetria na distribuição dos escores, consistência interna, correlação entre teste e reteste, índices de discriminação entre itens e escores e estrutura fatorial (quatro ao invés de três fatores). São discutidas as implicações metodológicas e práticas desses resultados, indicando-se novas direções de pesquisa.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

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Del Prette,Zilda Aparecida Pereira Del Prette,Almir

A comunicação em famílias com filhos adolescentes

A adolescência é considerada um período no qual ocorre um incremento nos confrontos entre pais e filhos. Objetivou-se, então, conhecer como os adolescentes avaliam a comunicação que estabelecem na família. Foram investigados 295 jovens com idades entre 11 e 16 anos. Aplicou-se um questionário que avaliava a comunicação do adolescente com os membros da sua família. Os resultados apontam que a mãe é a pessoa mais procurada para conversar (49,8%), seguida pelo irmão mais velho (17,6%) e depois pelo pai (12,2%) e pelo irmão mais novo (2,4%). Os dados refletem uma estrutura familiar na qual a mãe aparece como a principal responsável pelo cuidado e mediação das relações familiares, enquanto o pai ocupa um lugar mais periférico. Os adolescentes também informaram ter um bom nível de comunicação em casa, sendo que 96% consideram a comunicação familiar como algo muito importante.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

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Wagner,Adriana Falcke,Denise Silveira,Luiza Maria Braga de Oliveira Mosmann,Clarisse Pereira

O individualismo e o coletivismo como indicadores de culturas nacionais: convergências e divergências teórico-metodológicas

O trabalho aborda as convergências e divergências teórico-metodológicas que cercam a produção científica atual a respeito do individualismo e do coletivismo e suas implicações para a avaliação das culturas nacionais. Examina, inicialmente, alguns modelos conceituais sobre os valores, detendo-se, posteriormente, nas questões subjacentes à teorização e mensuração do individualismo e do coletivismo e nas controvérsias presentes neste campo de estudos. À guisa de conclusão, destacam-se pontos críticos da literatura a serem levados em conta pelos investigadores interessados no estudo das influências da cultura no comportamento psicossocial, assim como as possibilidades de aplicação de tal arcabouço teórico ao contexto sociocultural brasileiro.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Ferreira,Maria Cristina Assmar,Eveline Maria Leal Souto,Solange de Oliveira

Da norma ao risco: transformações na produção de subjetividades contemporâneas

O objetivo do presente artigo é demonstrar, com base na premissa foucaultiana de que a resistência é sempre primeira, algumas transformações que se deram com o movimento social de recusa à sociedade disciplinar a partir de profundas mudanças nos processos de produção de subjetividade e de controle sobre os corpos e os comportamentos. As transformações em análise dizem respeito à passagem de uma sociedade fundada na normatização dos sujeitos para uma sociedade de controle dos riscos do cotidiano, o que permitiu, em grande parte, uma revitalização da capacidade de comando social do capitalismo sobre as pessoas. Resulta dessa análise, portanto, a apreensão de alguns mecanismos de poder que vêm sendo impostos e naturalizados hoje em dia e que subjetividades são produzidas por eles.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

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Moraes,Thiago Drumond Nascimento,Maria Lívia do

Inventário de sexismo ambivalente: sua adaptação e relação com o gênero

O objetivo deste estudo foi adaptar para o Brasil o Inventário de Sexismo Ambivalente (Glick & Fiske, 1996), assim como conhecer em que medida suas pontuações são diferentes em função do gênero. Este instrumento é constituído por 22 itens, respondidos em escala de cinco pontos, tipo Likert e teoricamente avalia dois fatores: sexismo hostil e sexismo benévolo. A amostra foi composta de 200 graduandos do curso de Psicologia de uma universidade privada, de ambos os sexos. A aplicação deste inventário foi coletiva, nas salas de aula, garantido o anonimato das respostas. Os resultados confirmaram a existência dos dois fatores hipotetizados, e indicaram uma correlação do sexismo com o gênero; especificamente, os homens apresentam maior sexismo hostil, enquanto as mulheres pontuaram mais em relação ao sexismo benévolo. Estes resultados são discutidos à luz da literatura sobre os estereótipos de gênero.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Formiga,Nilton S. Golveia,Valdiney V. Santos,Maria Neusa dos

Liberdade e compulsão: uma análise da programação dos doze passos dos alcoólicos anônimos

O presente trabalho se propõe a questionar se a admissão da impotência, inserida nos Doze Passos dos Alcoólicos Anônimos, se confronta com a noção sartreana de liberdade, marcando uma posição tomada pelo AA de entender o alcoolismo como uma compulsão, em que somente a ação de uma força externa pode proporcionar a recuperação. Os autores concluem que, se a programação dos Doze Passos tem sido tão repleta de êxitos, é porque ela, mesmo sem disso dar-se conta, vem trabalhando com a dimensão da escolha, que permite que cada um possa, a todo momento, determinar seu destino.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

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Rodrigues,Joelson Tavares Almeida,Leonardo Pinto de

Um modelo de supervisão clínica na formação do estudante de psicologia: a experiência da UFC

Este trabalho apresenta um modelo de supervisão que tem por objetivo promover o crescimento pessoal e técnico de terapeutas iniciantes. Embora os princípios gerais da Abordagem Centrada na Pessoa e da Socionomia (referencial psicodramático) sejam os pilares da metodologia de supervisão desenvolvida no estágio clínico do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará, a proposta é ampla o suficiente para ser aplicada em treinamentos de orientações humanistas em geral. A utilização da Socionomia no trabalho em grupo pressupõe uma aprendizagem compartilhada na qual cada participante é promotor de seu próprio crescimento e dos demais.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

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Tavora,Mônica Teles

Modernização urbana e a consolidação da psicologia em Natal - Rio Grande do Norte

Partindo do pressuposto de que a Psicologia, como construção socioistórica, somente pode ser compreendida se remetida às condições histórico-culturais de sua produção, este trabalho teve como objetivo estudar a implantação da Psicologia da cidade de Natal, Rio Grande do Norte, em conexão com o seu processo de modernização urbana. São apresentados e discutidos os três momentos dessa implantação: a introdução das idéias psicológicas e seu impacto no desenvolvimento da escola secundária nos primeiros anos do século XX, a inserção da Psicologia no ensino superior e a consolidação da Psicologia, com a criação dos cursos e serviços de Psicologia.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Carvalho,Denis Barros de Seixas,Pablo de Sousa Yamamoto,Oswaldo H.

Informações contidas nos manuais de testes de personalidade

O objetivo da pesquisa foi avaliar testes de personalidade no que se refere à presença ou ausência de informações nos manuaisde testes de personalidade. Foram consultados vinte e dois desses manuais com o objetivo de verificar se continham as seguintes informações: nome do autor, editor e data de publicação do manual em português, variável medida, áreas de aplicação, formato e número dos itens, suporte, correção, transformação da pontuação, escala utilizada, tempo de aplicação, documentação fornecida e bibliografia utilizada. Os resultados indicaram que as informações autor e editor estavam presentes em todos os testes e dez dos instrumentos consultados apresentaram todas as informações analisadas nos seus respectivos manuais.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Noronha,Ana Paula Porto Freitas,Fernanda Andrade Sartori,Fernanda Argentini Ottati,Fernanda

Corpo e conhecimento: uma visão psicanalítica

No summary/description provided

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2022-12-06T15:50:15Z

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Freire,Roberto de Barros

Intervenção psicoterapêutica com agressor conjugal: um estudo de caso

A violência doméstica é um fenômeno complexo, afetando famílias indistintamente. O objetivo deste trabalho consistiu em oferecer um atendimento psicológico de forma a reduzir o comportamento violento do marido à esposa. O cliente tinha o terceiro grau completo, pertencendo à classe média alta. O trabalho foi desenvolvido na sala de Psicologia da Delegacia da Mulher. Foram realizadas 15 sessões durante 6 meses. Os instrumentos de coleta de dados envolveram as técnicas Entrevistas com agressor, Questionário sobre crenças, Escala de auto-estima, Inventário de depressão, Escala de tática de conflito. As técnicas consistiram de: tarefa de casa, registro de comportamentos violentos/pensamentos que desencadeavam agressões, técnicas de autocontrole, auto-aplicação de time-out, manejo de raiva, análise de pensamentos disfuncionais, treino de assertividade, relaxamento, role-play, leitura/discussão de textos. Durante o atendimento houve um episódio de agressão à esposa, de proporção menor, se comparado a anteriores. O cliente não apresentou episódios de violência à esposa nos dois meses subseqüentes ao término da intervenção.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Padovani,Ricardo da Costa Williams,Lúcia Calvacanti de Albuquerque

O internato escolar como instituição total: violência e subjetividade

Neste artigo, apresentamos um caso da literatura relativo ao internato escolar por meio do qual exemplificamos e discutimos alguns aspectos da violência e subjetividade na instituição total. Utilizamos as análises de Goffman sobre as instituições totais e algumas hipóteses psicanalíticas a respeito da agressividade para a leitura de “O Jovem Törless”, de Robert Musil. Instituições totais parecem ultrapassadas, mas elas persistem na atualidade: FEBENS, asilos, orfanatos, conventos, prisões, quartéis, manicômios, seminários para formação de padres, etc. Nossa pesquisa visa ao desvelamento do modo de funcionamento dessas instituições e a explicitação de seus efeitos na produção da subjetividade daqueles que delas participam. Concluímos que no paralelo que podemos estabelecer entre os fins educativos do internato escolar e os objetivos terapêutico-correcionais do hospital psiquiátrico e da prisão, existe mais do que uma simples analogia.

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2022-12-06T15:50:15Z

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Benelli,Sílvio José

Vivendo em contexto de violência: o caso de um adolescente

Este trabalho integra um estudo longitudinal, explorando nexos entre uma história marcada cotidianamente pela violência doméstica e urbana e a construção social de uma cultura pessoal em um adolescente de 14 anos, o segundo dos três filhos de uma família matrifocal. Apoiou-se em entrevistas semi-estruturadas realizadas em diferentes períodos do estudo. Na análise, caracteriza-se um processo de construção social do envolvimento com a violência (na condição de vítima e de agressor), destacando-se o contexto sociocultural imediato, estruturado por situações adversas como pobreza, conflitos intra-familiares e sociais e, especificamente, violência, todos estes formando o que se poderia chamar de ecologia propiciadora de atos violentos.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

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Lordelo,Lia da Rocha Bastos,Ana Cecília de Sousa Alcântara,Miriã Alves Ramos de

Angústia e sociedade na obra de S. Freud

Busca-se expor cronologicamente a construção do conceito de angústia (Angst) em Freud para, em seguida, relacionar essa démarche ao estabelecimento das teorias sociais nesse mesmo autor. Conclui-se que Freud só pôde construir uma teoria genérica da cultura e sociedade quando pôde relacionar o sentimento de desamparo (Hilflosigkeit) humano com desamparo infantil. Isso, por sua vez, só teria sido possível a partir de 1926, quando da publicação de “Inibição, sintoma e angústia”, onde o autor explica a angústia como reação ao perigo.

Ano

2022-12-06T15:50:15Z

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Mello Neto,Gustavo Adolfo Ramos Martínez,Viviana Carola Velasco