Repositório RCAAP

Comunicação e saúde: utilizando recursos tecnológicos como estratégia para esclarecimento dos usuários do Sistema Único de Saúde

O presente trabalho foi apresentado como produto final do Curso de Especialização em Atenção Básica e Saúde da Família realizado a partir de uma análise do tema comunicação em saúde. Fez-se uma revisão bibliográfica de artigos contidos em bases de dados nacionais como Scielo e BIREME, no período de novembro de 2009 a março de 2010, utilizando os seguintes descritores: Atenção Primária à Saúde; Comunicação em Saúde; Educação em saúde; Programa Saúde da Família; Sistema Único de Saúde. Tal revisão objetivou refletir sobre as práticas de educação em saúde no Brasil. O tema foi avaliado a partir de uma análise histórica sobre o surgimento e evolução das práticas de educação em saúde a fim de compreender qual o seu alcance e as suas limitações dentro do contexto dos modelos de atenção à saúde vigentes em cada período, desde o final do século XIX até a atualidade. Além disso, procurou avaliar também a importância dos profissionais da atenção primária, enquanto responsáveis por essas práticas na atualidade, a fim de estabelecer uma comunicação efetiva com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Relata ainda algumas ações já realizadas dentro da realidade do SUS, incluindo a produção de materiais educativos e a utilização de recursos tecnológicos, no intuito de estimular uma comunicação mais horizontal entre os atores sociais envolvidos. A partir dessa revisão bibliográfica, conclui-se como sendo de grande importância no processo de comunicação em saúde, a possibilidade de incluir a comunidade nesse processo, em especial aos jovens. A juventude apresenta potencial não apenas para aprenderem sobre os objetos de discussão, mas, também, para se tornarem multiplicadores dos conhecimentos ali adquiridos. Isso certamente permitirá um aprimoramento das ações da atenção primária e auxiliará na consolidação do modelo de saúde proposto pelo SUS.

Ano

2019

Creators

Gustavo Bruno Pires Bastos

Je(an) Cocteau: a construção do eu no desenho, na literatura e no cinema

Esta dissertação de mestrado tem por objetivo discutir os procedimentos de construção do eu na obra do autor francês Jean Cocteau, a partir de um corpus constituído pelo livro 'La difficulté d'être' (1947), por uma série de desenhos de autorretratos (1909-1917) e pelo filme 'Le testament d'Orphée' (1959), com base nos conceitos de autobiografia, autorretrato e autoficção. Verificamos que, vistos como gêneros artístico-literários, tais conceitos apresentam vários pontos em comum e suscitam um grande debate, que passa, necessariamente, pelos estudos de Philippe Lejeune, Barbara Steiner e Jun Yang, Michel Beaujour, Pascal Bonafoux, Muriel Tinel, Serge Doubrovsky e Vincent Colonna, entre outros. Esse arcabouço teórico nos permitiu demonstrar como Jean Cocteau utiliza a sua vida como matéria-prima para a elaboração da sua obra, que transita na fronteira dos gêneros, ampliando as possibilidades de expressão do 'eu' na literatura, no cinema e no desenho.

Ano

2019

Creators

Wellington Junio Costa

Avaliação dos efeitos do canabidiol sobre os eventos imunológicos e degenerativos induzidos pela encefalomielite autoimune experimental (EAE) em camundongos

A esclerose múltipla é a doença neurologicamente progressiva e incapacitante mais comum entre adultos jovens. A desordem se caracteriza pela ocorrência de desmielinização, inflamação crônica, perda axonal e de oligodendrócitos. A compreensão dos mecanismos imuno-patológicos e possíveis tratamentos é um grande desafio. Para elucidar algumas destas questões o uso de modelos animais, quereproduzem as alterações da doença, representa uma ferramenta útil. Dentre os modelos cita-se a encefalomielite autoimune experimental (EAE) induzida pela imunização com neuroantígenos. O canabidiol (CBD) é o principal componente da Cannabis sativa, destituído de efeitos psicoativos. As suas propriedades neuroprotetoras, anti-inflamatórias e antioxidantes já foram documentadas em estudos de diversas desordens. A partir desse cenário, o objetivo da investigação foi avaliar os efeitos do tratamento crônico e profilático com CBD sobre os eventos imunológicos e degenerativos da EAE. Para tanto, os camundongos C57Bl/6, fêmeas (10-12 semanas, 17-20 gramas), foram divididos em quatro grupos. Os dois primeiros foram submetidos ao EAE, sendo um deles tratado ao longo dos 14 dias de avaliação da doença, com uma dose diária de 5mg/kg da droga por via intra-peritoneal (i.p), e o outro com correspondentes injeções do veículo (Tween 5%). Os demais animais constituíram os controles (sem EAE) que foram divididos, de modo similar, nos grupos CBD e veículo. O modelo foi induzido por injeção subcutânea de uma emulsão contendo 100µg MOG35-55em PBS 1X e solução de 4mg/ml de Mycobacterium tuberculosisH37RA em Adjuvante Completo de Freud, além da administração de pertussis toxina (i.p), 300 ng/200l/animal, em doismomentos diferentes. Os animais foram monitorados diariamente quanto ao peso corporal e às manifestações clínicas, através de uma escala de escore e periodicamente por teste motor (Rotarod) e sensorial (Tail Flick). Sendo que o esquema terapêutico aplicado não foi eficaz em reverter a progressão e a gravidade clínica do modelo. No 14º dia pós indução houve a visualização, no cérebro e medula, dos eventos de rolamento e adesão leucocitária através da técnica de microscopia intravitale da integridade da barreira hematoencefálica, pela mensuração do extravasamento do corante azul de Evans. Avaliou-se também, apenas na medula, a expressão por RT-PCR das moléculas de adesão (VCAM-1, ICAM-1) e o infiltrado inflamatório. Em relação a estes parâmetros, o fitocanabinóide atenuou a inflamação central observada no modelo. A determinação indireta nos níveis séricos de óxido nítrico (NO), pela reação de Griess, indicou que o tratamento aumentou a biodisponibilidade desse mediador no EAE, que possivelmente pode ter contribuído para parte dos efeitos citados. A avaliação in vitro, pelo ensaio de redução do MTT, reafirmou a capacidade do CBD de inibir a proliferação das células esplênicas em resposta ao MOG35-55 por um mecanismo independente de proteína G. Entretanto, a atividade imunossupressora da droga não foi observadain vivo, uma vez que o tratamento não reverteu o aumento da contagem global de leucócitos na circulação periférica percebida nos animais EAE.Considerando os eventos degenerativos característicos do modelo,desmielinização e dano axonal avaliados respectivamente, através da coloração por LFB e pela expressão do neurofilamento-H, a terapia não foi capaz de reverter o decréscimo desses parâmetros. Em síntese, esse trabalho sugere que o CBD atenuou o processo inflamatório naEAE, interferindo nos vários eventos relacionados à migração leucocitária para o SNC. Entretanto, o canabinoide não alterou os aspectos degenerativos o que refletiu, em parte, na sua ineficácia sobre a clínica do animal.

Ano

2019

Creators

Thiago Vitarelli da Silva

Desinstituição e desobediência civil: entre o estado de exceção e a democracia radical

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Ano

2021

Creators

Andityas Soares de Moura Costa Matos

Os "muitos mil" das crianças: a matemática no cotidiano de uma turma de educação infantil

Este trabalho tem como tema a Linguagem Matemática na Educação Infantil e se propôs a analisar de que maneiras as crianças de uma turma de 5/6 anos interagem com noções matemáticas presentes nas situações/momentos/espaços organizados pela professora. A escolha desse tema justifica-se pelo desejo da professora/pesquisadora em ampliar seus conhecimentos nessa área para seu crescimento profissional e por acreditar que existem poucas práticas significativas de Matemática nas escolas de Educação Infantil. Os objetivos específicos desse estudo consistem em identificar se as crianças trazem noções matemáticas de suas vivências fora da escola; identificar quais são as situações/momentos/espaços para a aprendizagem matemática organizados pela professora e de que forma as crianças interagem com tal conhecimento; e compreender se as crianças percebem a presença do conhecimento matemático nas brincadeiras. A pesquisa qualitativa com base nas observações feitas pela pesquisadora aconteceu em uma Unidade Municipal de Educação Infantil. Foram utilizados um caderno de bordo, fotografias e filmagens para registrar as situações referentes à organização do espaço e dos materiais, as interações das crianças com esse espaço, com os diferentes sujeitos e com as atividades propostas. Constituíram referencial teórico os conceitos de Smole, Diniz e Cândido (2000) sobre as brincadeiras nas aulas de Matemática, pois é através das brincadeiras que as crianças desenvolvem capacidades corporais, compreendem noções de espaço e tempo. Também formaram base desse trabalho Constance Kamii (2008) e seus estudos referentes à construção do conceito de número e sobre o papel da professora como encorajadora do pensamento da criança. Como procedimento dessa pesquisa, foi realizada uma revisão de literatura, buscando conhecer algumas publicações referente ao tema, além de um período de observação, no qual foram coletados dados relacionados ao conhecimento matemático dessa turma em suas interações. Logo após, foi realizada uma atividade de intervenção e em seguida foram analisados esses momentos com base na literatura mencionada. Como resultados, aponta-se que as crianças interagem com noções matemáticas de diversas maneiras, que elas trazem experiências com o conhecimento matemático de fora da escola e que o espaço da escola contribui em parte para o desenvolvimento do pensamento matemático das crianças. Além disso, as brincadeiras são o grande instrumento para o desenvolvimento dos conceitos matemáticos.

Ano

2019

Creators

Railda de Lourdes Dias

Mercado de trabalho e comércio internacional: uma análise para Minas Gerais e São Paulo

Este trabalho investiga o impacto da liberalização comercial no mercado de trabalho nos Estados de Minas Gerais e São Paulo, no período compreendido entre 1992 a 1999, tendo como referência teórica o modelo de HOS. A fonte de dados utilizada é a PNAD, para informações sobre o mercado de trabalho local e, SECEX, FJP e SEADE, para informações sobre fluxos de comércio. A metodologia adotada, desenvolvida por KATZ e MURPHY (1992), baseia-se na construção de medidas de rendimento e emprego relativo utilizadas em testes que avaliam a relação entre comércio internacional e mercado de trabalho. De um modo geral, no período como um todo, evidencia-se uma relação entre abertura comercial e mercado de trabalho em Minas Gerais, favorecendo os trabalhadores menos qualificados. Em São Paulo, outras mudanças do cenário econômico explicam alterações na composição do emprego.

Ano

2019

Creators

Daniela Almeida Raposo Torres

Construção de um Vaccinia vírus recombinante expressando a proteína Tirosina Fosfatase 1B (PTP1B)

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2022

Creators

Mariana Araújo Costa

Estudo do epicarpo e do mesocarpo externo do fruto de Caryocar brasiliense Camb. (pequi): síntese e biotransformação de isocariolanos e derivados para avaliação da atividade biológica

O presente trabalho consta de duas partes. Na Parte 1 é descrito o estudo fitoquímico do mesocarpo e epicarpo externo do pequi (Caryocar brasiliense Camb.), sendo a primeira vez que esta parte da planta é estudada. Foram isoladas seis substâncias puras, sendo elas, galato de etila, -hidroximetilfurfural, ácido gálico, chiquimato de metila, galato de metila e quatro misturas, ß-D-frutopiranose e ß-D-frutofuranose, a- e ß-D-glicose, lupeol e ácido oléico, ß-sitosterol e estigmasterol, contaminados com o ácido oléico. Foram avaliadas as atividades citotóxica, antioxidante, alelopática e antimicrobiana sobre o extrato bruto, frações e substâncias puras. Na Parte 2 desta tese foram feitas transformações químicas e biotransformações (pela utilização do fungo B. cinerea) de isocariolanos. Foram isolados 11 produtos de transformação química, sendo eles, 5a-hidroxicariofila- 4(12),8(13)-dieno, (8R,9R)-8-metoxi-isocariolan-9-ol, isocariolan-9-ona,(1S,2S, 5R,8S)-1,4,4-trimetiltriciclo[6.2.1.02, 5]undecano-8-carbaldeído,(8R,9R)-isocariolano -8,9-diol, isocariolan-9a-ol, (1R,2S,5R,8S)-8-hidroximetil-1,4,4-trimetil triciclo[6.2.1.02,5]undecano, (8R,9R)-8-etoxi-isocariolan-9-ol, (8R,9R)-8-propoxiisocariolan- 9-ol, (8R,9R)-8-butoxi-isocariolan-9-ol, (8R,9R)-8-pentoxi-isocariolan-9- ol e 13 novos produtos de biotransformação, sendo eles, (4R,8R,9R)-8-metoxiisocariolan- 9,15-diol, (3S,8R,9R)-isocariolan-3,8,9-triol, (4R,8R,9R)-isocariolan- 8,9,15-triol, (6R,8S,9R)-isocariolan-6,8,9-triol, (2R,5S,8R,9R)-isocariolan-5,8,9- triol, (6S,8S,9R)-isocariolan-6,8,9-triol, (2S,4R,5R)-4-hidroximetil-1,4-dimetiltriciclo [6.3.1.02,5]dodecan-9-ona, (15R,9R)-isocariolan-9,15-diol, (3S,9R)-isocariolan-9,3- diol, (1S,2S,5R,6S,8S)-1-metil-4,4,8-trimetilentriciclo[6.2.1.02,5]undeca-6ß,12-diol, (1R,2S,5R,6S,8R,9S)-1-metil-4,4,8-trimetilentriciclo [6.2.1.02,5]undeca-6ß,9ß,12- triol,(1R,2S,4R,5R,6S,8S)-1-metil-4,4,8- trimetilentriciclo [6.2.1.02,5]undeca-6ß,15,12 -triol, (1S,2S,5R,8S)-1-metil-4,4,8-trimetilentriciclo[6.2.1.02,5]undeca-12,14,15-triol. Foram realizados testes de avaliação das atividades fungistática e alelopática sobre alguns dos derivados isocariolânicos isolados.

Ano

2019

Creators

Jociani Ascari

O sistema universal de proteção dos direitos humanos e fundamentais

Introduções, como alertou HEGEL, são paradoxais: buscam dizer aquilo que só pode ser apresentado durante todo o desenvolver do trabalho, pois a verdade não se resume a uma conclusão, mas é ela mesma o todo, o resultado e o seu vir-a-ser, sobretudo o percurso que possibilitou alcançar a sua parte última, provisoriamente chamado de final ou conclusão. Hermenêutica e dialeticamente, entretanto, não nos é dado conhecer o todo senão pelas partes, mas também as partes só são recognocíveis como momento conhecendo-se a totalidade, o que aponta para a circularidade - ou aspiralidade do conhecimento. O pensamento, ontologicamente dialético, tem, porém, como momento constitutivo, o entendimento, analítico, capaz exatamente de examinar as partes, decompondo-se para esmiuçar-lhe a natureza e o sentido. Mas só quando o entendimento se eleva à razão pode-se realmente perceper o significado profundo da realidade, a Wirklichkeit, ou seja, a efetividade, a idéia que produz efeitos e, assim, o real. Isto posto, não cabe se furtar à introdução como aliás o próprio HEGEL não se furtou mas continuou válido o alerta de que sua finalidade é exclusivamente deixar clara ao leitor os objetivos, percurso e a perspectiva filosófica segundo a qual a obra será desenvolvida.

Ano

2019

Creators

Felipe Magalhaes Bambirra

Ansiedade na performance musical: uma intervenção pedagógica no contexto dos cursos de graduação da Escola de Música da UFMG

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Ano

2020

Creators

Fernanda Torchia Zanon

Morfodinâmica e morfogênese de um carste suspenso e evolução geomorfológica de longo termo: uma aproximação com base no caso do setor oeste do Curral de Pedras I / Jequitaí

A Região Cárstica dos Currais de Pedras (RCCP), localizada na porção SE do Cráton São Francisco, junto à tríplice fronteira dos municípios norte mineiros de Jequitaí, Lagoa dos Patos e São João da Lagoa, tem despertado o interesse de pesquisadores, desde a década de 1970. O nome Curral de Pedras é usado por moradores locais como referência a formas cársticas esculpidas em carbonatos Neoproterozoicos do topo da Formação Lagoa do Jacaré Grupo Bambuí. Na área investigada, essas rochas afloram nos compartimentos do topo de elevações topográficas de morfologia tabular, compreendidas entre as cotas altimétricas de 520m e 720m aproximadamente, e também ao longo de vertentes suavemente inclinadas na direção dos talvegues dos principais cursos dágua da região. Essas áreas hospedam um vasto repertório de feições associadas a todas as fases hidrodinâmicas de um sistema cárstico ativo, a saber: (i) introdução, (ii) armazenamento e (iii) restituição das águas pluviais. Durante essa investigação, foram realizadas análises que buscaram compreender as influências da morfodinâmica e da evolução geomorfológica da RCCP em um compartimento específico do seu carste. Os métodos usados envolveram técnicas cartográficas aplicadas aos temas geologia e geomorfologia em uma escala de 1:45.000. O carste do setor oeste do Curral de Pedras I foi cartografado na escala de 1:100 com o objetivo principal de se evidenciar morfologias testemunhos da hidrodinâmica pretérita. Foram realizados trabalhos em campo durante as estações úmidas e secas, durante os quais foi possível observar, descrever e mapear parte do comportamento hidrológico dos sistemas cársticos investigados. Os resultados obtidos revelaram que o carste detalhadamente investigado é dotado de uma série de testemunhos morfológicos e materiais da dinâmica geomorfológica pretérita. A integração desses resultados a dados de outras pesquisas realizadas na região revelam a possibilidade de o inicio da carstificação remontar ao Mioceno Superior. Foi também verificada a ação do controle morfoestrutural sobre a elaboração das feições cársticas mapeadas. Tal controle abrange tanto as estruturas tectônicas como as congênitas. Essas últimas, compostas por níveis pelíticos intercalados a carbonatos e, subjacentes à camada composta por calcarenitos mais puros, atuam como nível de base cárstico e têm a capacidade de condicionar a elaboração do modelado cárstico situado a sua montante. No setor oeste do Curral de Pedras I, isso se dá na medida em que esses níveis são expostos à superfície e em seguida erodidos pelos processos responsáveis pelo recuo erosivo das escarpas que limitam os compartimentos de topo que hospedam os sistemas cársticos.

Ano

2019

Creators

Frederico Augusto Alves Goncalves

Alunas/os surdas/os e educação física: tecendo relações de distanciamentos e aproximações.

A comunidade de alunos/as surdos/as inscritos nas escolas mineiras tem se apresentado de forma muito afirmativa, reivindicando de maneira enfática seu direito a uma educação de qualidade. O movimento de inclusão social destas minorias tem conquistado alguns avanços como a inserção de interpretes em algumas escolas, a formação continuada de alguns docentes. Todavia, percebe-se ainda, muitas lacunas, principalmente no que se refere a estratégias metodológicas que deem conta de incrementar um processo de ensino aprendizagem específico para tal grupo. Para tanto, a compreensão de características sócio/culturais de escolares surdos/as apresenta-se como condição fundamental. Neste sentido este estudo teve como objetivo compreender e discutir relações que um determinado grupo de alunos/as surdos/as estabelecem com as práticas corporais, dentro e fora do universo escolar, bem como com os/as colegas ouvintes. A partir destas investigações elaborou-se uma produção narrativa que tem como objetivo inspirar e municiar docentes que trabalham com alunos/as surdos/as com elementos estruturantes para a construção de estratégias pedagógicas assertivas. Tais elementos serviram também para elaborar um exemplo de recurso didático pautado nos princípios de uma concepção de ensino que elege como objeto central de aprendizagem a cultura corporal de movimento. Este movimento de pesquisa pretende auxiliar/possibilitar que professoras e professores de Educação Física possam refletir sobre especificidades da comunidade surda e desenvolver aulas que possibilitem aproximações dos/as alunos/as ouvintes e surdos com a cultura surda. Como método de pesquisa utilizou-se à cartografia para orientar a observação, as intervenções e as análises no/do campo de pesquisa, o qual contribuiu com o caminho de pesquisa-intervenção culminando na construção de elementos relevantes para contribuir com a inclusão de alunas e alunos surdos nas aulas de Educação Física Escolar. Os resultados desta investigação apontaram para quatro aspectos centrais para a estruturação de um plano de ensino eficiente para tal comunidade, são eles: o processo socializador e a comunicação; a aprendizagem por imitação; a dança no universo dos/as surdos/as e a autoestima destes escolares.

Ano

2021

Creators

Raphael Alves Coelho

Novo arranjo para inovação nas instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICT): ambiente temático catalisador de inovação (ATCI) e a experiência da UFMG

O propósito da pesquisa foi propor e testar novo arranjo de inovação para as Instituições Científicas e Tecnológicas e de Inovação (ICTs) com empresas, e com demais instituições que formam o Sistema Nacional de Inovação (SNI). O modelo teórico proposto pela tese está inserido como espécie do gênero ambiente promotor de inovação, e foi intitulado Ambiente Temático Catalisador de Inovação (ATCI). A proposta parte da premissa de aproveitamento de competências das ICTs acumuladas na forma de capital intelectual, tecnologias (propriedade intelectual) e infraestruturas de pesquisa em determinada área tecnológica, como biotecnologia, nanotecnologia, inteligência artificial, tecnologias ambientais, energia, novos materiais, dentre outras, para avançar a capacidade de inovação tecnológica do setor empresarial. Será visto que o ATCI pode ser um instrumento para fortalecer o ambiente interno de inovação e de empreendedorismo de ICTs. O ATCI está amparado pelo recente Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (MLCTI), e pode ser formalizado ou por meio de instrumento jurídico, ou pela constituição de pessoa jurídica própria, contemplando a participação de ICTs e das instituições que formam o ATCI. Como um dos resultados do trabalho, será apresentado como poderão ser tratados aspectos como orçamento, pessoal, governança e gestão do ambiente, consideradas as duas possibilidades de formatação jurídica. O modelo foi testado em dois casos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Um caso oriundo a partir do acúmulo de experiência em prestação de serviços e o outro em atividades de pesquisa e desenvolvimento. O primeiro, trata-se de ATCI formado entre o Laboratório de Ensaios de Combustíveis (LEC) da UFMG e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE), na área temática de combustíveis de aviação. No estudo deste caso verificou-se que a atuação do LEC na prestação de serviços tecnológicos ao longo de mais de vinte anos, foi importante caminho para que desenvolvesse competências e habilidades tanto técnicas como de relacionamento com a indústria, que o permitiram avançar para parcerias mais complexas, voltadas para desenvolvimento de novas soluções tecnológicas. Como resultado, será discutida uma possível trajetória para criação de ATCIs que aproveitem o acúmulo de competências das ICTs obtidas pela experiência em prestação de serviços tecnológicos. O segundo caso trata-se de ATCI constituído entre o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Midas (INCT-Midas), coordenado pela UFMG, e o Centro de Inovação e Tecnologia (CIT-SENAI), na área temática de tecnologias ambientais. O estudo deste caso permitiu discutir a constituição de ATCI a partir de grupos de pesquisa da ICT com histórico de atuação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), e que pretendem avançar para modelos e estágios mais avançados de interação com a indústria, a exemplo da realização de atividades de escalonamento, prova de conceito e prototipagem de tecnologias, o que pode facilitar resultados de transferência de tecnologia de ICTs para empresas. Os dois casos, com diferentes características, permitiram avaliar e testar como o novo arranjo proposto pela tese se comporta em diferentes contextos da ICT. A pesquisa investigou ainda a experiência da UFMG no campo de gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) que fortalecem seu papel como universidade empreendedora, e que foram relevantes para adoção do novo arranjo, o que demonstra a importância de as ICTs organizarem seu ecossistema de inovação e empreendedorismo para ampliar sua contribuição ao SNI.

Ano

2021

Creators

Juliana Corrêa Crepalde Medeiros

Proposta de estratégia para agilização do controle restaurativo de sistemas elétricos de potência

Este trabalho propõe uma estratégia para agilização do processo de Restabelecimento de Sistemas de Energia Elétrica após blecaute, por meio da integração de funcionalidades e informações disponíveis nos Centros de Operação. A estratégia se aplica nas etapas da recomposição, nas quais o entendimento sobre a contingência e as tomadas de decisões corretas são de fundamental importância para o sucesso do processo, a saber: a preparação das estações e o tratamento dos impedimentos de equipamentos. O trabalho inclui uma proposta para aplicação da estratégia, de forma detalhada, sob a forma de uma especificação funcional para implantação em centro de operação de uma empresa de energia elétrica.  

Ano

2019

Creators

Guilherme Manganelli Lopes

Estudo do aquífero carbonático da cidade de Barroso (MG) - Uma contribuição à gestão do manancial subterrâneo

A cidade de Barroso, localizada na porção sul do Estado de Minas Gerais, posiciona-se no extremo oriental da área de ocorrência das rochas carbonáticas do Grupo São João Del Rei. Esta região foi intensamente afetada por esforços tectônicos recentes, do final do Mesozóico até o Quaternário, que tiveram fundamental importância no modelamento do relevo e na definição dos fluxos hídricos superficial e subterrâneo. O fluxo da água subterrânea foi afetado pelos efeitos de três campos de tensão sucessivos, que influíram no nível de base, alteraram áreas descarga e recarga e geraram ou reativaram estruturas geológicas condutoras de água. O primeiro destes campos de tensão teve ó1 na direção ESE-WNW; o segundo teve ó1 na direção NE-SW e o terceiro teve novamente ó1 na direção ESE-WNW. O aqüífero carbonático afetado por estes esforços abastece parcialmente a localidade e tem características bastante heterogêneas, sendo dividido em três blocos. Há dois blocos cársticos, denominados Bloco Norte e Bloco Jardim Bandeirantes, com características hidrodinâmicas que lhe atribuem uma grande capacidade de fornecimento de água. Os poços neles instalados apresentam capacidades específicas médias de 137,83 m3/h/m para o Bloco Norte e 19,24 m3/h/m para o Bloco Jardim Bandeirantes, entretanto, neste último há histórico de colapso na cobertura do carste e apresenta características físicas que desaconselham a sua exploração, pelo risco de abatimentos na superfície. O Bloco Central (o maior entre os três blocos), com características de aqüífero fissural, pode ser usado para fornecimento de água, entretanto em menor quantidade. Os poços nele instalados têm, em média, uma capacidade específica de 0,97 m3/h/m. Quanto a sua qualidade, a água do aqüífero não apresenta, no geral, problemas para sua utilização em abastecimento público.

Ano

2019

Creators

Frederico Soares Dias

Influência do mGluR5 e da proteína huntingtina mutante na expressão de genes envolvidos na plasticidade sináptica

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2020

Creators

Jéssica Mabelle de Souza

Erosão dentária em crianças diagnosticadas com a doença do refluxo gastroesofágico

Erosão dentária (ED) é a perda progressiva e irreversível de tecido dentário por dissolução ácida não associada a bactérias. A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é considerada um dos fatores intrínsecos associados à erosão dentária, pois o pH do ácido estomacal, que retorna à cavidade oral, é bem inferior ao pH crítico para a dissolução do esmalte. Este estudo avaliou 43 crianças de 2 a 14 anos, pacientes do Hospital das Clínicas da UFMG em Belo Horizonte, Minas Gerais, diagnosticadas com a doença do refluxo gastroesofágico. O exame clínico foi realizado no próprio Hospital, utilizando-se o índice de OSullivan. A pesquisadora foi previamente calibrada por um examinador experiente na utilização do índice (Kappa inter-examinadores: 0,90 e intra-examinador: 0,95). Um questionário preenchido pelos responsáveis coletou informações a respeito das condições sócio-demográficas da família, assim como informações sobre a história médica, hábitos dietéticos e de higiene das crianças, objetivando associar estas informações à experiência de erosão. Os dados foram analisados através do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS versão 17.0), e através do teste do Qui-quadrado e pela Regressão de Poisson, com um nível de significância estatística de 5%. Para a inserção no modelo de regressão foram consideradas variáveis que apresentaram valor de p< 0,20 na análise univariada. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (ETIC 0117.0.203.000-10) e pela Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital das Clínicas da UFMG (039/10). ED foi encontrada em 25,6% das crianças. As superfícies mais acometidas foram as palatinas e incisais (62,1% dos casos). Características sócio-demográficas e hábitos dietéticos não foram associados à experiência de erosão dentária. A análise univariada demonstrou uma associação estatisticamente significativa entre o tipo de creme dental utilizado e a ocorrência de erosão, que foi maior entre crianças que faziam uso de creme dental de adultos (p=0,039). Crianças que faziam uso de medicamento para asma apresentaram maior experiência de erosão. Embora esta associação não tenha sido estatisticamente significativa na análise univariada (p= 0,08), ela foi considerada na análise multivariada. No modelo de regressão estes dois fatores permaneceram significativamente associados à presença de erosão (RP 4,98, 1,34-18,51 e RP 3,65, 1,24-10,70, respectivamente). Estes resultados demonstram que uma proporção significativa das crianças portadoras doença do refluxo gastroesofágico apresentaram erosão dentária que foi associada à utilização de creme dental de adultos e à utilização de medicamento para a asma.

Ano

2019

Creators

Patricia Alves Drummond de Oliveira

A reforma do ensino médio: uma análise da implementação em um Colégio Militar de Minas Gerais

Ao longo dos últimos 25 anos (1996-2021), o ensino médio (EM) no Brasil foi objeto de uma ampla agenda de reformas. A última ocorreu no governo de Michel Temer (2016-2018), materializada na Lei nº 13.415/2017. Essa reforma promoveu alterações nos currículos escolares, nos processos avaliativos, nas propostas pedagógicas das escolas, nas regras de financiamento do EM público, além de estabelecer a progressiva expansão do tempo de permanência dos estudantes na escola. Nesse contexto, a partir dos pressupostos da ação pública de Barroso et al. (2007), Lascoumes e Le Galès (2007), Carvalho (2015) e da Teoria da Regulação Barroso (2003, 2004, 2005), Maroy (2010, 2011); dentre outros; a presente pesquisa propôs investigar o processo de implementação da referida reforma em uma das unidades dos Colégios Militares administrado pelo Exército Brasileiro em Estado de Minas Gerais, no período compreendido entre os anos de 2017 a 2020. A materialização da reforma do ensino médio na escola pesquisada é analisada também dentro do contexto da globalização, da proposição e da formulação de uma agenda comum para as políticas educacionais conduzidas pelas Organizações Internacionais, como o Banco Mundial, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Nesta pesquisa optou-se pela metodologia qualitativa, adotando como instrumentos metodológicos: a) a revisão bibliográfica; b) a pesquisa documental, centrando nos documentos produzidos pelas Organizações Internacionais supracitadas a partir dos anos 2000; os documentos produzidos pelo Governo Brasileiro, seus Ministérios e Institutos e demais órgão da administração federal, além dos documentos produzidos pelo Sistema Colégio Militar do Brasil e pelo Colégio pesquisado e de outros setores da sociedade civil; e c) entrevista semiestruturada com gestores, professores e estudantes do 3º ano do EM dos anos de 2019 e 2020. Ao analisar a implementação da reforma e o estabelecimento dos Itinerários Formativos e da jornada ampliada foi possível identificar a influência das Organizações Internacionais, bem como de setores da sociedade civil, dentre eles o empresariado, nas alterações estabelecidas na Lei nº 13.415/2017, assim como os modos que a Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA) e os gestores, os docentes e os estudantes do Colégio pesquisado traduziram e interpretaram a normatização nacional produzida a partir dessa reforma. A análise documental e das entrevistas indicam que as modificações estabelecidas pela reforma imprimiram uma identidade mais preparatória ao último ano da educação básica do Colégio pesquisado tanto para os vestibulares das instituições civis quanto para as instituições militares de nível superior.

Ano

2022

Creators

Daniel Marques dos Santos

Execução de funções parciais em linguagem de programação C

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2020

Creators

Marcus Rodrigues de Araújo