Repositório RCAAP
O reconhecimento das Necessidades de Saúde de familiares e crianças egressas da terapia intensiva neonatal: potencialidades e desafios para a continuidade no seguimento ambulatorial
ABREU, A. M. O reconhecimento das Necessidades de Saúde de familiares e crianças egressas da terapia intensiva neonatal: potencialidades e desafios para a continuidade no seguimento ambulatorial. 2016. Dissertação (Mestrado em Saúde e Enfermagem) Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016. As Crianças com Necessidades Especiais de Saúde (CRIANES) são as que têm ou estão em risco aumentado para desenvolverem uma condição crônica relacionada ao desenvolvimento, à condição comportamental ou emocional e que possuem a necessidade de utilização de serviços de saúde além do que outras crianças. Nessa perspectiva, o profissional exerce papel fundamental no seguimento, e sua compreensão acerca das Necessidades de Saúde das CRIANES pode interferir na qualidade do cuidado realizado e na continuidade do cuidado. Objetivo: analisar, sob a perspectiva dos profissionais, as Necessidades de Saúde de Crianças com Necessidades Especiais de Saúde e de seus familiares em um ambulatório de seguimento. Metodologia: realizou-se um estudo qualitativo exploratório com o referencial metodológico da dialética e referencial teórico de Agnes Heller, no qual a autora discorre sobre as necessidades nas relações sociais. O trabalho de campo foi realizado em um ambulatório de saúde da criança de um hospital filantrópico de Belo Horizonte. Os participantes foram nove profissionais da equipe multiprofissional. Os dados foram coletados por entrevista com a utilização de um roteiro semiestruturado com os profissionais e por observações de campo onde foi observada a trajetória do familiar e/ou cuidador no dia da consulta de seu filho. Foi realizada a validação externa com os profissionais, onde expôs-se a estes a síntese dos resultados e através de um roteiro foram registradas as suas impressões. A análise dos dados foi sustentada pela análise de conteúdo temática de Bardin e dela surgiram quatro categorias empíricas: As diferentes dimensões das Necessidades de Saúdes sob as perspectivas dos profissionais no serviço de seguimento; Necessidades de Saúde e o contexto social das CRIANES; Interações entre profissionais, familiares e CRIANES no contexto do ambulatório; O momento do encontro entre familiar e/ou cuidador das CRIANES e profissionais: Necessidades de Saúde que se revelam. Tal análise revelou, que os profissionais através de seus relatos, reconheceram Necessidades de Saúde no contexto de cuidado às CRIANES e suas famílias, a relação que possuem com o contexto social no qual vivem e que essas são expressas pelo familiar e/ou cuidador das CRIANES nos seus contatos com os serviços. Conclui-se que a operacionalização das Necessidades de Saúde apresentou-se como um conhecimento que veio fortalecer a prática dos profissionais. Neste ambulatório, os profissionais não realizam discussões sistematizadas dos casos. Então, torna-se imprescindível pensar em estratégias para a articulação entre a equipe e entre os níveis de assistência para que o reconhecimento das Necessidades de Saúde pela equipe não seja comprometido.
A psicanálise em cursos de pedagogia
As ideias psicanalíticas vêm ocupando espaço no âmbito educacional e nos processos educativos das crianças. Assim, torna-se necessário entender a importância da psicanálise para a vida do pedagogo, e a formação que é oferecida para este profissional. Os números crescentes de pesquisas vêm se mostrando como uma prova de que o campo dos estudos psicanalíticos está cada vez mais sedimentado dentro da educação. Esta sedimentação pode ser percebida quando detectamos que a psicanálise está ocupando espaço nas discussões do campo da formação de professores e dentro do próprio currículo dos cursos de pedagogia em forma de disciplinas. A ideia de se levar a psicanálise para a formação de pedagogos não é propor que o educador tenha a função de analista stricto sensu, mas sim oferecer um dispositivo para interrogar as concepções totalizantes de educar em benefício de uma intervenção que privilegie a singularidade. Buscamos, na história da psicanálise, identificar como se deu a relação com a educação e também com a formação de professores. Diante do objetivo de compreender a inserção da psicanálise nos cursos de pedagogia, analisamos as disciplinas, obrigatórias e optativas, de Psicanálise e Educação de três universidades públicas brasileiras localizadas na região Sudeste. Além de analisar todo o programa das disciplinas, entrevistamos os professores responsáveis por elas. As entrevistas procuraram compreender as disciplinas e sua elaboração, mas também a trajetória dos professores, os espaços e resistências da Psicanálise dentro das faculdades de educação e ainda a percepção que os professores tinham a respeito de seus alunos. As análises dos dados mostram que as disciplinas de psicanálise estão muito preocupadas em mostrar aquilo que não é de sua alçada, aquilo que a psicanálise não faz, sendo demasiadamente marcadas por discussões conceituais, principalmente sobre a infância. Porém, apresentam poucas implicações do lugar que o professor ocupa no ensino e na aprendizagem. A psicanálise é convocada a fazer parte do currículo de pedagogia a partir de suas contribuições a respeito da constituição infantil e da relação do pedagogo com seu próprio projeto pessoal, sendo que o segundo tem uma maior relevância para a formação e a prática docente. Então, como uma proposta para os cursos de pedagogia, trazemos as discussões do método clínico como uma das possibilidades para se trabalhar as teorias psicanalíticas dentro da formação de professores.
Erros de administração de medicamentos e possíveis estratégias para minimizá-los
Este trabalho teve como objetivo identificar os erros mais frequentes de medicação e quais as maneiras de preveni-los. Partindo-se da percepção de que, principalmente em atendimentos de urgência, o diagnóstico preciso nem sempre é facilmente identificado e de que o erro na administração de medicamentos tem sido cometido, na maioria das vezes, pela enfermagem, esse estudo parte da seguinte questão: Quais os erros mais frequentes e quais as maneiras de prevenir esses erros? Como justificativa destaca-se o fato de a enfermagem atuar na ponta final do sistema de medicação, sendo, portanto, imprescindível que a enfermagem dê garantias de segurança e qualidade ao processo que está sob sua responsabilidade, buscando conhecimento sobre os fármacos, interações medicamentosas e contribuindo com uma terapêutica segura e eficaz. Utilizando da revisão integrativa da literatura como estratégia metodológica, foi identificada uma amostra de 52 artigos, dois quais 15 foram selecionados para análise. Os resultados nos permitiram identificar que a ocorrência de um erro de medicação dever ser cobrada de toda a equipe, em detrimento de uma abordagem centrada na pessoa. Além disso, destaca-se a importância de programas de capacitação e conscientização de toda a equipe médica e de enfermagem, bem como um investimento maior em relatórios detalhados sobre o erro
Letramento estatístico na educação básica: o uso de tecnologias digitais em pesquisas de opinião
Esta pesquisa objetivou investigar e analisar o uso de tecnologias digitais (TD), suas contribuições e limitações, em pesquisas de opinião baseadas na abordagem do programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso) para uma aprendizagem em Estatística de alunos do 8º ano. Para isso, foi construído e desenvolvido um projeto educativo de pesquisa de opinião com 16 alunos do Centro Pedagógico da UFMG. Esse projeto consistiu no esteio para que, por meio da observação participante (FIORENTINI; LORENZATO, 2006), fossem feitos registros em áudio, vídeo e no diário de campo das atividades propostas em oito encontros planejados com a participação ativa dos alunos na escolha do tema, dos enfoques e das questões de interesse. Como a abordagem do programa Nepso tornou-se estruturante para a pesquisa, não ignoramos as outras discussões que poderiam ser feitas e identificamos que elas faziam parte de um mesmo corpus que chamamos de “processo Nepso”. Nesse sentido, optamos por analisar os nossos dados de forma processual, de acordo com as oito etapas do Nepso, descrevendo-os e interpretando-os, qualitativamente, visando atingir os nossos objetivos e dialogar sobre os seguintes aspectos analíticos: contribuições e limitações das tecnologias digitais no projeto educativo de pesquisa de opinião; desenvolvimento de competências e habilidades relativas ao projeto de aprendizagem baseado no Nepso; e habilidades e aspectos do letramento estatístico de acordo com o modelo proposto por Gal (2002). Ao pesquisarmos sobre entretenimento, foi possível notar que o uso do Whatsapp, Facebook e Excel proporcionou uma otimização do tempo pedagógico e do espaço da sala de aula, além de possibilidades interativas e de aprendizagem no âmbito da Educação Estatística (EE). Ademais, percebeu-se o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao Nepso e a mobilização dos componentes cognitivo e afetivo do letramento estatístico de Gal (2002). Na perspectiva de que conseguimos ampliar as discussões do Nepso sobre a pesquisa, coleta e tratamento de dados com o uso de TD visando um letramento estatístico, elaboramos um material de apoio com discussões voltadas aos professores que ensinam Matemática e desejam trabalhar nesse sentido com pesquisas de opinião on-line. Como implicação pedagógica, consideramos que o Nepso também é um investimento didático importante para a EE e que as TD devem estar presentes em mais de suas etapas.
Análise comparativa de pesquisadores considerando características de múltiplas áreas de pesquisa
O impacto da produção científica tem sido quantificado tradicionalmente com pindecis de produtividade, como o popular índice h. Entretanto, diferentes áreas de pesquisas e diferentes subáreas dentro da mesma área podem apresentar padrões de publicação diferentes e que não são avaliados adequadamente utilizando um índice global. Neste trabalho, argumenta-se que índices de produtividade devem considerar peculiaridades de padrões de publicações de diferentes subáreas de pesquisas para produzir uma avaliação imparcial do impacto da pesquisa científica. Inspirado em abordagens de agregação de ranking, é proposta uma abordagem para avaliação de pesquisadores com múltiplas subáreas de pesquisa. O método é genérico e produz versões de índices globais comparáveis entre subáreas distintas, como volume de publicação, número de citações e até mesmo do índice h. A avaliação experimental realizada considerando múltiplas subáras de Ciência da Computação mostra que as versões dos índices comparáveis entre subáreas distintas superam seus correspondentes globais comparados com a avaliação produzida pelo órgão oficial do governo brasileiro. Como resultado, esta dissertaçõ contribui com um mecanismo valioso para apoiar as decisões dos órgãos de financiamento e agências de pesquisa, por exemplo, em uma tarefa de avaliação de pesquisa.
O ensino de química por meio de metodologias ativas no contexto dos polímeros e agrotóxicos
A cada elaboração de planejamentos, a busca por estratégias de ensino que envolvam os estudantes é um desafio constante para nós docentes. A era da informação revolucionou a forma como as relações são estabelecidas, bem como a maneira e a velocidade em que a informação se propaga. Os impactos dessas mudanças, por conseguinte, chegaram às salas de aula. A necessidade de envolvermos o estudante no processo de construção do conhecimento se tornou cada vez mais urgente frente às demandas manifestadas no ambiente escolar. Diante disso, essa pesquisa busca responder às seguintes problematizações: quais as contribuições das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem de química no ensino médio da rede pública? O workshop pode contribuir nesse processo como meio de sistematização e divulgação do conhecimento? Para tanto, foi realizado um estudo sobre aprendizagem ativa, metodologias ativas, a contextualização no ensino da química e o papel do professor nessa conjuntura. Foi também elaborado, desenvolvido e analisado um conjunto de atividades denominado recurso educacional, utilizando metodologias ativas no ensino da química aplicadas ao contexto dos agrotóxicos e polímeros, que incluiu o workshop como atividade de sistematização e divulgação do conhecimento. Uma escola da rede estadual de ensino localizada na cidade de Belo Horizonte foi escolhida para o desenvolvimento desse material. Esse recurso educacional é constituído por 11 atividades que abordam estratégias de ensino como sala de aula invertida, aprendizagem baseada em projetos e o ensino híbrido. Os dados obtidos durante o desenvolvimento das atividades foram construídos por meio da filmagem das aulas, da coleta das produções dos estudantes, das respostas ao questionário de avaliação final e posteriormente analisados. Os resultados apresentados na reflexão realizada apontam para os efeitos da utilização das metodologias ativas no ensino da química, e para a análise dos aspectos da aprendizagem ativa na sala de aula, como o papel protagonista do estudante, o seu envolvimento direto, a sua participação e o seu papel reflexivo nas atividades, assim como a aprendizagem significativa e a interferência do professor. Entre os resultados obtidos destacam-se o maior envolvimento dos estudantes no júri simulado, no workshop, assim como na atividade prática de montagem dos modelos, as quais têm em comum a proposta de desafios para os estudantes. Sobre o uso da metodologia tradicional e da metodologia ativa nas atividades, os estudantes foram questionados e optaram, justificando suas preferências, pela metodologia ativa.
A reforma da lei geral de telecomunicações e seus constituintes: riscos e oportunidades para universalização do acesso à internet e inclusão digital no Brasil
O artigo sugere uma avaliação da proposta de reforma da Lei Geral de Telecomunicações de 1997 no Brasil, segundo o Projeto de Lei nº 79/2016, atualmente em tramitação no Congresso Nacional, e sua compatibilidade com o Marco Civil da Internet e objetivos da agenda global digital. Dentre esses objetivos destacam-se a universalização do acesso à internet por banda larga de qualidade e a afirmação do direito de acesso à internet como direito humano. Um balanço de efetividade da LGT e escrutínio dos interesses que movem a iniciativa reformadora em curso também se revelam necessários, especialmente em função dos imperativos de transparência e debate público, centrais aos processos democráticos, e da relação indissociável entre políticas de inclusão digital e de transformação digital no Brasil. Qualquer oportunidade de reforma da LGT igualmente exige uma abertura para integração normativa com o Marco Civil, conducente com a promoção de políticas industriais, tecnológicas e de inovação, aptas a apoiar o incremento das bases educacionais e científicas no país.
Metodologia para dimensionamento e análise de serviços de atendimento de emergência
Desde a década de 1970 existem estudos que demonstram a existência de uma correlação direta entre o tempo de resposta (tempo transcorrido entre a chegada da chamada na central e a chegada da equipe médica no local do incidente) de serviços de atendimento móveis de emergência e a probabilidade de sobrevivência das vítimas envolvidas em acidentes. Torna-se evidente que qualquer ferramenta capaz de proporcionar um ganho operacional para este tipo de sistema com relação ao tempo de resposta é de grande valia para os gestores e a população em geral. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma metodologia baseada em otimização via simulação com o objetivo de dimensionar sistemas de atendimento móveis de emergência. A metodologia está baseada em três aspectos principais: para análise das configurações será proposto um componente baseado nas técnicas de simulação de eventos discretos; para geração dos cenários serão propostos novos procedimentos baseados nas meta-heurísticas busca tabu e simulated annealing; e para aceleração do processo de otimização serão utilizados metamodelos baseados em regressão múltipla para filtragem das soluções candidatas. A premissa básica a ser verificada é de que o processo de otimização via simulação pode ser acelerado e gerar melhores resultados quando integrado com o uso de metamodelos. Este procedimento nunca foi utilizado no contexto de sistemas de atendimento de emergência. A metodologia proposta resolve o problema de localização de ambulâncias a partir de bases potenciais e o problema de dimensionamento destas bases, determinando a quantidade ideal de unidades em cada. Utilizou-se dois tipos diferentes de ambulâncias: básicas, para atendimento de ocorrências menos graves e avançadas, para atendimento de ocorrências de maior gravidade. A otimização está baseada na minimização de custos de abertura das bases e aquisição das ambulâncias. As restrições estabelecidas consideram um tempo de resposta máximo para o sistema e um limite de ambulâncias alocadas em cada base. A metodologia proposta é validada utilizando dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da cidade de Belo Horizonte (Minas Gerais) e testes são feitos para identificar a qualidade dos procedimentos de otimização utilizados. Os procedimentos propostos foram comparados com o otimizador OptQuest da OptTek Systems, integrado com o simulador Arena da Rockwell Automation Technologies. Em todos os cenários analisados, a melhor configuração fornecida pela metodologia proposta superou a melhor configuração fornecida pelo OptQuest em termos de custos, atingindo o mesmo padrão de tempo de resposta com menos bases abertas e menos ambulâncias em operação.
Isolamento e identificação molecular da microbiota predominante na fermentação natural de mandioca: seleção de culturas iniciadoras para produção de polvilho azedo em escala piloto
O polvilho azedo é obtido a partir da fermentação natural de mandioca, em um processo espontâneo conduzido por micro-organismos presentes na matéria-prima e nos tanques de fermentação. O produtor avalia o final da fermentação de forma empírica, tornando o processo sem padronização e levando a obtenção de produtos de qualidade inferior. Este produto é utilizado principalmente para fabricação de biscoitos e pães de queijo, se destacando por representar uma alternativa ao glúten, que deve ser evitado na doença celíaca. O objetivo deste trabalho foi isolar e identificar molecularmente a microbiota predominante na fermentação de mandioca, com o intuito de selecionar cepas microbianas para serem usadas como culturas iniciadoras para a produção de polvilho azedo em escala piloto. As amostras foram coletadas em uma polvilharia localizada em Formiga (MG) durante 40 dias de fermentação. As bactérias do ácido láctico (BAL) predominaram durante todo o processo e as leveduras apareceram em proporções significativas desde o início até o 26º dia de fermentação. As BAL predominantes representaram principalmente o gênero Lactobacillus, sendo Lactobacillus brevis o isolado mais freqüente. A levedura predominante foi Pichia scutulata. Do 19º ao último dia de fermentação, os valores de pH do tanque da polvilharia decresceram, com consequente aumento dos valores de acidez total titulável (ATT). Quanto aos testes para a seleção das culturas iniciadoras, P. scutulata apresentou o maior número de isolados com atividade amilolítica e Lb. brevis produziu valores maiores de ATT no teste de acidificação, Lactobacillus plantarum também apresentou valores significativos. Foram selecionadas as espécies Lb. brevis, Lb. plantarum e P. scutulata para serem testadas como culturas iniciadoras puras e mistas em escala piloto. A fermentação foi conduzida por 28 dias e foi verificado que o pico de acidez e o menor valor de pH se deram no 7º dia de fermentação. As BAL se mantiveram viáveis durante todo processo, enquanto as leveduras permaneceram por 7 a 14 dias. Lb. plantarum apresentou melhor desempenho como cultura iniciadora e os resultados sugerem que esta BAL apresenta potencial para ser usada como cultura iniciadora pura ou mista para a produção de polvilho azedo.
Relações de educadores (as) com a arte cinematográfica: o grupo do LASEB de educação e cinema
Este trabalho investiga as relações com Cinema, de um grupo de professores e professoras da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte dentro e fora da escola. Trata-se de educadores/as que fizeram parte de uma experiência pioneira no Brasil, um curso de especialização em Educação e Cinema, realizado pela Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em convênio com a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte: o LASEB (Curso de Especialização em Formação de Educadores para a Educação Básica), entre fevereiro de 2014 maio de 2015. Por meio de questionários respondidos por estes/as educadores e educadoras, analisamos suas práticas pedagógicas e culturais com Cinema, dentro e fora do ambiente escolar. Destacam-se, entre outras descobertas do estudo, que a maioria do grupo tem baixa frequência à sala de cinema, assistindo aos filmes principalmente através da televisão, internet e DVD. Quanto às práticas pedagógicas, o cinema é utilizado principalmente para trabalhar conteúdos curriculares.
Influência de polimorfismos em genes que codificam citocinas pró-inflamatórias bem como de marcadores de virulência de H. pylori nas concentrações gástricas das citocinas em crianças e adultos
No presente estudo determinaram-se as concentrações de IL-1, IL-1, IL-8 e TNF- na mucosa gástrica de crianças (n = 143) e adultos (n = 143) H. pylori-negativos e -positivos, com o objetivo de comparar os resultados dos diferentes subgrupos. Nos grupos H. pyloripositivos, os níveis das citocinas foram ainda comparados com base no genótipo cagA e mosaicismo do vacA da bactéria. Avaliou-se, também, a influência de polimorfismos em regiões promotoras dos genes IL1B, IL1RN e TNFA na expressão das citocinas na mucosa gástrica. O diagnóstico da infecção pelo H. pylori foi feito por cultura, exame histopatológico e teste da urease pré-formada em fragmentos de mucosa do antro e corpo gástricos. O status cagA e mosaicismo do vacA foram investigados por PCR. Polimorfismos nos genes IL1B nas posições -31 e -511, IL1RN (diferentes repetições de 87 pb no íntron 2) e TNFA na posição - 307 foram avaliados por PCR-CTPP, PCR-RFLP, PCR e PCR-RFLP, respectivamente. Procedeu-se ao sequenciamento para a confirmação dos resultados. A concentração das citocinas foi determinada em um fragmento de mucosa do antro gástrico por ensaio imunoenzimático. Os resultados das dosagens de citocinas foram apresentados como média ± desvio padrão. Como os dados não apresentavam distribuição normal de acordo com teste de Kolmogorov-Smirnov, procedeu-se à transformação logarítmica, quando os parâmetros ficaram normalmente distribuídos. Para comparação dos níveis de citocinas entre os diveros grupos empregou-se o teste t de Student. As diferenças foram consideradas estatisticamente significativas quando p 0,05. Dentre as crianças estudadas, 76 eram H. pylori-negativas e 67 H. pylori-positivas. Quarenta e dois adultos eram H. pylori-negativos e 101 H. pyloripositivos. Os níveis médios de IL-1, IL-1, IL-8 e TNF- foram significativamente maiores na mucosa gástrica de crianças e adultos infectados pelo H. pylori que daqueles H. pylorinegativos. No grupo de pacientes infectados pela bactéria, os níveis de IL-1 e TNF- foram maiores nas crianças que nos adultos. Os níveis de IL-1 foram mais elevados nos adultos que nas crianças independentemente do status H. pylori. Infecção por amostras cagA-positivas foi associada a níveis gástricos mais elevados de IL-8 tanto em adultos quanto em crianças. Níveis gástricos mais elevados de IL-8 associaram-se inicialmente com infecção por amostras de H .pylori vacA s1m1, mas quando os dados foram corrigidos pelo status cagA, a associação desapareceu. Nas crianças e adultos H. pylori negativos, não foi vista associação entre níveis gástricos de citocinas e polimorfismos nos genes IL1B, IL1RN e TNFA. De forma inédita, foi demonstrada associação entre a presença do alelo polimórfico do gene que codifica o antagonista do receptor da IL-1 e níveis mais elevados de IL-1, mas não de IL-1 , na mucosa gástrica dos adultos infectados pela bactéria.
Fermentados alcoólico e acético de polpa e casca de abacaxi (Ananas Comosus (L.) Merril): cinética das fermentações e caracterização dos produtos
O Brasil é um grande produtor de frutas, apesar dos elevados índices de perdas. Produtos obtidos por fermentações alcoólica e acética de resíduos e excedentes da produção de frutas são alternativas para minimizar as perdas provenientes da pós-colheita e da indústria. A qualidade de um produto fermentado está relacionada com a sua composição química, a tecnologia empregada no processamento e a matéria-prima utilizada na sua elaboração. Os objetivos deste trabalho foram a avaliação físico-química e termogravimétrica da polpa e do abacaxi integral submetidos a hidrólise enzimática; o aproveitamento do abacaxi e seus resíduos na fermentação alcoólica, o desenvolvimento de um fermentado acético e a avaliação da sua qualidade físico-química. A polpa e o abacaxi integral submetidos e não submetidos à hidrólise enzimática foram analisados por termogravimetria. O meio de fermentação alcoólica utilizado consistiu da polpa de abacaxi adicionada de 0, 10, 20 ou 30% de resíduos (casca) ao mosto. Os fermentados alcoólicos de abacaxi com adição de 10% de casca e sem adição de casca, submetidos à hidrólise enzimática foram analisados quanto à acidez, teor de sólidos solúveis totais, pH, teor alcoólico e compostos voláteis. Os fermentados alcoólicos com adição de 10 e 30% de casca foram utilizados como mosto para a fermentação acética. Utilizou-se o processo lento para a obtenção dos fermentados acéticos, nos quais foram determinados os teores de fenólicos totais, atividade antioxidante e principais compostos voláteis. . A hidrólise enzimática aumentou o rendimento de suco extraído de abacaxi, tanto da sua polpa (8,84%) quanto da fruta integral (19,65%). As curvas de perda de massa de polpa de abacaxi hidrolisada e não hidrolisada obtidas pela termogravimetria foram similares. O efeito da hidrólise enzimática foi mais acentuado nas amostras integrais. A hidrólise enzimática favoreceu as condições de fermentação alcoólica. Os melhores rendimentos em etanol foram obtidos nas fermentações dos mostos com adição de 10% de casca hidrolisada e sem adição de casca. O fermentado alcoólico obtido do abacaxi integral (30% de casca) hidrolisado não diferiu significativamente do mosto com 20% de casca hidrolisada em relação a todos os parâmetros cinéticos avaliados. Todos os compostos voláteis determinados nos fermentados alcoólicos de abacaxi ficaram dentro dos limites recomendados. A adição de 10% de casca ao mosto de abacaxi não interferiu na qualidade físico-química do fermentado alcoólico. Os fermentados acéticos obtidos apresentaram-se com teor alcoólico inferior a 1oGL e acidez volátil superior a 4% (v/v) e ficaram dentro dos limites da legislação brasileira. Os teores de compostos fenólicos totais variaram de 10,20 a 21,85 mg de catequina por 100 mL de amostra, sendo predominante nos fermentados acéticos obtidos a partir de mostos adicionados de casca de frutas. Os valores de atividade antioxidante encontrados nos fermentados acéticos de abacaxi com adição de 10 e 30% de casca foram 30,27 e 49,31 Mol TEAC.mL-1, respectivamente. A obtenção de vinagre a partir de abacaxi mostrou-se como boa alternativa para o aproveitamento de resíduos do processamento desta fruta e complementação de renda de pequenos produtores rurais.
'O silêncio vale ouro': fale livremente como descobrir novas jazidas, mas mantenha o silêncio das mazelas de sua exploração
Nosso objetivo foi analisar os mecanismos utilizados para a construção de um conhecimento que aumenta a participação no ambiente de trabalho por meio da quebra de determinados silêncios que criam obstáculos ao atendimento dos interesses do capital. Para tanto, analisamos artigos teóricos sobre silêncio organizacional a partir de aportes teóricos marxianos sobre a ideologia, considerando qual a função social de determinadas ideias na resolução de conflitos sociais em detrimento de avaliar apenas sua verdade ou falsidade perante a teoria do conhecimento. Do nosso conhecimento, não há nenhum estudo que critique a produção teórica sobre o tema considerando questões ideológicas que possam estar envolvidas. Observamos que ao se expressarem e romperem determinados silêncios, os trabalhadores permitem que os controles sobre o processo de trabalho sejam aprimorados e que novas formas de aumentar a produtividade sejam alcançadas. Embora na aparência eles possam participar mais, na essência sua participação ainda continua restrita aos interesses do capital. Dessa forma, o conhecimento que tem sido produzido sobre silêncio serve à ideologia do capital, pois visa manter a subsunção real da força subjetiva do trabalho.
2022
Marcos Moura-Paula Deise Luiza da Silva Ferraz Patricia Aparecida Abreu Moreira
O zoológico como um espaço de ciência para a sensibilização de estudantes sobre a temática biodiversidade brasileira
Espaços não-formais de ensino como museus, aquários, jardins botânicos e zoológicos podem ser vistos como instrumentos de conservação, educação e pesquisa, e podem, assim também, ampliar os conceitos de educação além do espaço escolar. O uso desses espaços pode gerar oportunidades de aplicação dos conteúdos escolares, de experiência cultural e de desenvolvimento de uma cultura científica. Sendo o Brasil um país que contém um dos maiores índices de biodiversidade do mundo, pensou-se nessa temática para o desenvolvimento de um produto educacional em um desses ambientes extraescolares. Pensou-se ser imprescindível a discussão sobre a importância dos museus de ciências e os zoológicos como espaços educativos que possam trazer maior conscientização sobre conservação. Dentro desse contexto referencial, o presente projeto teve como objetivo valorizar o zoológico como espaço museal de ciências por meio de uma atividade lúdica que deverá contribuir para um maior conhecimento acerca da biodiversidade brasileira, especificamente a fauna nacional. Um jogo foi desenvolvido no estilo caça ao tesouro, intitulado Mapa do TeZOOuro para ser utilizado no espaço da Zoobotânica de Belo Horizonte, em uma atividade de campo realizada pelo professor para estudantes do ensino fundamental dos anos finais. Foi também analisado o envolvimento dos estudantes com a atividade e a interação destes com o zoológico. A atividade estimulou os estudantes a explorar as informações presentes no zoológico em placas, faixas e mapas, favorecendo assim a relação dos estudantes com o espaço físico do zoológico e serviu também para uma maior aproximação destes com o tema proposto. Espera-se que esse projeto contribua com a prática do professor e o estimule a fazer uso da ferramenta desenvolvida, além de contribuir com o diálogo entre as instituições não formais de educação e o professor.
Cinema híndi: cultura hindu e recepção
O cinema híndi tem grande adesão popular na Índia, ao contrário do cinema estrangeiro, que têm baixa receptividade junto ao público nacional. Este trabalho investiga a relação do cinema híndi com a cultura indiana, procurando identificar as peculiaridades da cultura índica que se relacionam com o sucesso nacional de público desse cinema. Para tanto, analisam-se vinte filmes híndi com elevado sucesso de bilheteria, desde a década de 1940, quando se consolidam os filmes masala enquanto modalidades típicas de Bollywood. Além disso, analisam-se quatro filmes que fracassaram nas bilheterias, apesar do elevado orçamento, produzidos na mesma época. Ao final, verificou-se que os aspectos culturais indianos estão fortemente vinculados à religião hindu na sua raiz. Constatou-se que o cinema híndi está profundamente associado ao hinduísmo, expressa fortemente elementos da mitologia hindu explícita e implicitamente e está voltado para a família tradicional de cultura hindu. Concluiu-se que os filmes que não carregam os elementos de base da cultura hindu, fortemente enraizados na sociedade indiana, têm pouca probabilidade de alcançar o público nacional da Índia, ainda que tenham elevado orçamento e contenham elementos da cultura indiana, como as danças, sem, contudo, associar esses elementos ao sistema de crenças e de valores hindu.
Openmocap: uma aplicação de código livre para a captura óptica de movimento
A captura de movimento é, nos dias de hoje, uma técnica valiosa para a animação de personagens virtuais em filmes e jogos digitais graças ao alto grau de realismo que pode ser alcançado. Infelizmente, grande parte dos sistemas disponíveis atualmente para realizar a tarefa têm alto custo e são proprietários. Neste trabalho, uma aplicação de código livre para a captura óptica de movimento é desenvolvida, baseada em técnicas de análise de imagens digitais. As etapas de inicialização, rastreamento, reconstrução e saída são todas realizadas pelo software construído, o OpenMoCap. A arquitetura definida é apropriada para gravação em tempo real de movimento e é flexível, permitindo a adição de novos módulos otimizados para partes específicas do fluxo de captura, aproveitando as outras partes já existentes. Experimentos com duas câmeras com LEDs infravermelhos e marcadores reflexivos foram realizados e a metodologia criada foi avaliada. Apesar de não possuir a mesma robustez e precisão da solução comercial comparada, este trabalho funciona para animações simples e serve como incentivo para a pesquisa na área.
Efeitos subjetivos do uso de alcool em adolescentes de Cabinda, Angola
O presente estudo se circunscreve na região de Cabinda, uma das 18 províncias de Angola (África), onde se constatam vários problemas sociais, dentre eles, o uso expressivo de álcool por parte de adolescentes. As pesquisas desenvolvidas nos trabalhos de fim de curso em nível de graduação em Cabinda não trazem dados ligados à intenção da nossa pesquisa. O mesmo ocorre com os Centros de Estudos Africanos (CEA) de universidades da África, da América do Sul, da Europa ou de outras partes. Diante desse quadro interessou-nos saber que efeitos subjetivos têm o álcool na constituição psíquica de adolescentes e qual é o papel da escola na sensibilização e na formação dos jovens para esse consumo. Examinamos fontes acadêmicas, jornalísticas, estatísticas, governamentais e não governamentais de Angola que, parcamente, explicitam o fenômeno. Para comprovar a evidência da pesquisa, fizemos um levantamento preliminar e estatístico junto aos jovens da escola Comandante Gika sobre suas condições pessoais, sociais e escolares, bem como sobre o álcool e seu consumo. Analisamos também possíveis programas escolares sobre o tema que tenham sido aplicados a jovens daquela escola, explicitando seus efeitos. Isso possibilitou-nos conhecer alguns de seus alunos adolescentes, de 12 a 18 anos, consumidores de álcool, que se tornaram sujeitos de nossa pesquisa. Para sua prossecução, lançamos mão de revisão da literatura e de fundamentação teórica, inclusive acerca da noção de constituição do adolescente com base tanto na psicanálise desenvolvimentista quanto na contemporânea. Fizemos uso de sondagem de campo, grupo focal e entrevista de profundidade, sob o método de orientação clínica de base psicanalítica. Os resultados mostram que há um mal-estar nos adolescentes que faz com que eles o traduzam de diversas formas de manifestação, inclusive recorrendo a substâncias licitas e ilícitas cujos efeitos são: roubos, agressões físicas, psicológicas e morais contra as pessoas, hipersexualidade, estupros, falta de respeito, provocações, invasões a propriedades alheias, entre outros. Tais efeitos não deixam de demonstrar o conflito, senão a cisão entre o "nome do Estado" (normas, leis e imposições jurídicas), o "nome da família" (hábitos culturais, tradicionais e familiares) e o "nome do grupo" (mídia, staffs e pares). Todos compõem formas tripartites de identificação de diferentes instâncias, que podem estar desbussolando o adolescente de Cabinda.
Violência da escola e violência na escola: a percepção dos professores e professoras de escolas de Belo Horizonte e suas implicações para o espaço de trabalho
O presente estudo se propôs a discutir a percepção dos professores e professoras do nono ano de escolas públicas municipal, estadual e particular da cidade de Belo Horizonte sobre a violência da escola e a violência na escola e suas implicações para o espaço de trabalho e a saúde dos envolvidos. A pesquisa justifica-se ante o fato de que, nos últimos tempos, a violência da e na escola tem sido destaque em vários espaços de discussão referentes aos problemas enfrentados pela sociedade, que ecoam nas questões relativas à cidadania, imprescindível ao ambiente normativo do Estado Democrático de Direito. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com predominante caráter exploratório, com orientação analítico-descritiva, que parte da realização de entrevistas abertas e individuais com professores de escolas pública, estadual e municipal e particular de Belo Horizonte, em atuação no período de 2014 e 2015. A análise das entrevistas se deu sob o aporte teórico das formulações em torno dos conceitos de violência simbólica, por Bourdieu, e opressão/libertação, por Paulo Freire, o que imprimiu à presente pesquisa, também, a natureza de revisão bibliográfica. A análise das entrevistas se orientou pela articulação desses conceitos e o cenário de contradições e ambiguidades que eles configuram, a partir das seguintes indagações: Os professores e professoras entendem que a escola e a própria sala de aula são lugares marcados pela violência? Qual violência os professores percebem, a violência simbólica (de Bourdieu) e/ou outros tipos de violências (a opressão de Paulo Freire)? Os professores e professoras percebem as implicações da violência para as condições de trabalho? Os professores e professoras adoecem com a violência? Os professores acreditam na libertação, como proposta/teorizada por Paulo Freire? O entrecruzamento entre o referencial teórico e a análise das entrevistas pretendeu mostrar, ao final, como as categorias analíticas definidas no referencial teórico são percebidas pelos professores e professoras entrevistados, bem como, a percepção das implicações da violência em seus cotidianos de trabalho. Para análise das entrevistas, foram organizadas categorias com pressupostos em Paulo Freire e Bourdieu, passando por discussões do cotidiano violento na escola. A pesquisa mostrou que os professores e professoras percebem a violência simbólica na escola, nos termos do conceito apontado por Bourdieu, bem como outras formas de violência, o que também confirma a percepção da violência enquanto opressão, nos termos da formulação de Paulo Freire. Restaram percebidas as condições violentas do trabalho docente e, ainda, a presença da violência interpessoal entre os diferentes atores envolvidos no espaço escolar, como resultado da dinâmica do mundo e tempo contemporâneos, o que coloca em pauta uma revisão do papel da escola. Concluiu-se, por fim, que há um comprometimento do papel da escola, pela violência, uma vez que todos os entrevistados e entrevistadas trazem a percepção e as marcas da violência (de diversas naturezas), em suas vidas e trabalho, o que desafia e impõe ao Brasil a continuidade de pesquisas que visem a preencher os vazios, as lacunas do processo de formação humana, bem como o alargamento da socialização escolar, com a crescente valorização da experiência de todos aqueles cuja formação e experiência possam enriquecer o processo prático e teórico de desenvolvimento da cultura escolar e suas múltiplas contradições.
Audiometria automática por meio da estratégia de detecções mínimas consecutivas baseados em simulação de Monte Carlo e detectores multivariáveis usando respostas auditivas em regime permanente na banda de 80 Hz
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Provisionalização imediata após instalação de implante imediato em área estética: revisão de literatura
A técnica do implante imediato juntamente com a coroa provisória imediata tornou-se uma opção bastante segura para a reabilitação oral. Possui vantagens de manter a arquitetura gengival periimplantar; reduzir o tempo e custo de trabalho, pois reduz os procedimentos cirúrgicos e reduzir a perda em altura e largura do osso alveolar. Entretanto, existe uma divergência sobre essas vantagens com um estudo realizado sobre cães, que demonstrou que a técnica de implante imediato não foi capaz de impedir a remodelação óssea após a exodontia. A coroa provisória imediata favorece a manutenção dos tecidos duro e mole da região e tem o papel de vedar o tecido duro que recebeu o implante, formando uma barreira benéfica ao sucesso dos casos. As presentes imagens ilustram a resolução de um único dente perdido na região da maxila anterior (dente 21), através de implante imediato pós-exodontia sem retalho e estética imediata através de coroa provisória imediata. Concluiu-se que o biótipo gengival tem grande influência na estética no tratamento com implantes, sendo o mais fino com maior susceptibilidade a recessão gengival; o uso de restaurações provisórias é importante durante reabilitações orais com implantes, pois além de devolver a função de mastigação, fonética e estética do paciente, também colaboram com a saúde e manutenção dos tecidos periodontais; a técnica do implante imediato à extração dentária é bastante viável e vantajosa, desde que bem planejada e cuidadosamente executada e o uso de coroa provisória imediatamente após a instalação de implante imediato proporciona bem-estar psicológico, representando uma solução reabilitadora para a perda de dente unitário anterior.