Repositório RCAAP

A contribuição do Seis Sigma para a melhoria dos processos de software.

Uma das grandes dificuldades do desenvolvimento de software é adequar, de forma sistemática, os esforços na resolução de problemas e nas melhorias dos processos internos aos objetivos do negócio. O Seis Sigma é uma metodologia estruturada que incrementa a qualidade dos processos e o alinhamento com as estratégias empresariais, proporcionando altos ganhos financeiros para quem o utiliza. Surgido inicialmente na manufatura, o Seis Sigma vem sendo aplicado também noutros setores. No desenvolvimento de software, o seu uso é ainda restrito, mas há indícios de que possa ser utilizado com o mesmo sucesso. O objetivo desta dissertação de mestrado é propor um roteiro específico para a implementação do Seis Sigma nas organizações desenvolvedoras de software. Além do levantamento teórico, foi realizado um estudo de casos múltiplos para analisar as razões da sua adoção, as modalidades de seu uso, os seus benefícios e as suas limitações para os processos de software. Os resultados observados mostram que o Seis Sigma pode ser aplicado total ou parcialmente na melhoria dos processos de software. Além disso, é necessário alguma customização nos processos do Seis Sigma convencional, uma vez que os projetos de melhoria podem estar orientados para novos produtos, novos clientes ou, ainda, que os trabalhos de desenvolvimento fiquem a cargo de novas equipes, que muitas vezes são terceirizadas. O trabalho conclui que o Seis Sigma pode contribuir efetivamente para a melhoria dos processos de software, independentemente da organização objetivar níveis superiores de maturidade. O estudo sugere também um roteiro específico, chamado SW-DMAIC, para a aplicação do Seis Sigma em empresas desenvolvedoras de software. Este roteiro é composto por três etapas: implementação da filosofia do Seis Sigma, reciclagem desta filosofia, quando necessário e execução de projetos específicos.

Ano

2006

Creators

Antonio Carlos Tonini

A influência da orientação à geração de valor ao acionista nas práticas de gestão de pessoas.

Este trabalho procura ampliar os conhecimentos a respeito da influência do enfoque na geração do valor aos acionistas sobre as práticas de gestão de pessoas, com ênfase no ambiente da produção. Inicialmente, o trabalho resgata as origens e os fundamentos da concepção financeira e da concepção da geração de valor ao acionista das empresas, em que o principal foco é a valorização do preço das ações. Em seguida, é analisada a interface que estas concepções possuem com as práticas de gestão de pessoas, explorando o caráter bidirecional desta interface, uma vez que a função recursos humanos não só é influenciada pelas diretrizes das empresas, mas também é tida como uma das principais formas para ajudar a difundi-las, tendo em vista seu papel de agente de mudança de comportamento nas empresas. Neste sentido, são aprofundados três principais elementos que compõem, segundo a literatura, esta interface: a remuneração variável, gestão de desempenho e autonomia no trabalho. Por fim, é apresentado um estudo de casos múltiplos que busca verificar como a concepção financeira das empresas vem influenciando, de fato, estas práticas relacionadas à gestão de pessoas no nível da produção de organizações que atuam no Brasil, assim como o quanto estas práticas têm contribuído para a difusão da mentalidade de geração de valor ao acionista. O resultado deste estudo indica que, no plano conceitual, a influência da orientação à geração de valor ao acionista sobre as práticas de gestão de pessoas é nítida, mas que, na prática, ainda é pouco efetivada, apesar de mudanças já estarem ocorrendo nesta direção.

Ano

2006

Creators

João Paulo Reis Faleiros Soares

A Compreensão da percepção da qualidade pelo consumidor como base para a definição de estratégias pelas empresas e suas cadeias de fornecimento.

Discute-se a necessidade de entendimento dos anseios e expectativas do consumidor, lembrando que é importante para a empresa a compreensão desses anseios. A cadeia de fornecimento é analisada e como todos os seus participantes devem colaborar para a satisfação do consumidor final É analisado o comportamento do consumidor, sua percepção da qualidade de produtos e serviços, além de algumas características da motivação que leva à compra e os ganhos que a empresa tem com a fidelização do consumidor. O trabalho destaca algumas ferramentas da qualidade para compreender as necessidades do consumidor, como o uso do PDPC e de uma tabela proposta para análise de riscos dos pontos colocados, mas principalmente utilizando-se o QFD - quality function deployment, e então se procura compreender e traduzir esses anseios em especificações técnicas ou características da qualidade, que servirão para elaboração dos documentos de processo e produção, ou então de execução de serviços. É estudado se as empresas utilizam estratégias claras para a compreender o consumidor e quais seriam algumas delas. Conhecida a importância do melhor entendimento e tradução dos anseios e expectativas do consumidor, são abordadas algumas metodologias de questionários de pesquisa da voz do consumidor e dos cuidados a serem tomados quando destas pesquisas.

Ano

2000

Creators

Clovis Eduardo Nunes Hegedus

Uma abordagem sistêmica para o processo de produção em engenharia web, na fase de concepção.

A literatura relata que a produção de aplicações Web apresenta problemas de baixa qualidade nas aplicações desenvolvidas, não-cumprimento de prazo e orçamento, desenvolvimento ad hoc, caótico e desestruturado. Acrescente-se que diferentes disciplinas e áreas do conhecimento, com abordagens e metodologias próprias, estão envolvidas com esse tipo de produção. Verifica-se que aplicações Web são desenvolvidas por profissionais de Software, Design, Comunicação e Mídia, entre outros. Uma área do conhecimento denominada Engenharia Web foi criada para enfocar estas questões, entretanto, ainda não está consolidada. O presente trabalho tem como objetivo apresentar diretrizes para a definição do processo de produção de aplicações Web, a partir de uma abordagem sistêmica deste, na qual as diferentes disciplinas, papéis e atividades são correlacionados na fase de concepção do projeto. Utiliza-se como método de pesquisa a revisão bibliográfica e, a partir desta, estudos de caso e pesquisa-ação para a formação de um modelo teórico. Este abstrai os aspectos fundamentais das principais disciplinas envolvidas na produção de aplicações Web e permite a instanciação de um processo adequado às particularidades de diferentes projetos. O trabalho identifica um espaço de projeto formado pelas dimensões Forma, Função, Informação e Tecnologia, relacionadas, por sua vez, às principais disciplinas envolvidas na produção de aplicações Web: Design, Engenharia de Software, Comunicação e Mídia. Conclui-se que, em função do(s) padrão(ões) de projeto utilizado(s), existe um enfoque mais adequado para o processo de produção, orientado sobre uma ou mais dimensões do espaço de projeto, bem como um papel centralizador, focado em uma disciplina, que permite o projeto evoluir mais rapidamente a um nível esperado de qualidade.

Ano

2010

Creators

Rodrigo Franco Gonçalves

Orientação para o mercado: a relação entre a orientação para a tecnologia e o marketing relacional.

A orientação para o mercado (OPM) tem se mostrado uma alternativa interessante no ambiente competitivo atual. Diversos estudos têm demonstrado que essa prática traz retornos favoráveis ao desempenho financeiro e mercadológico das empresas. Dado seus resultados favoráveis a OPM, que inicialmente referia-se à orientação para o cliente, e posteriormente para o cliente e concorrente, vem ganhando abrangência cada vez maior, atingindo outros elos da cadeia produtiva, como os canais de distribuição e o consumidor final. A proximidade com os clientes, a integração dos diversos departamentos da empresa, e o foco na entrega de valor superior, colaboram para a construção de um ambiente criativo que privilegie idéias inovadoras. Neste contexto, buscou-se conhecer a relação existente entre a Orientação para a Tecnologia e o Marketing de Relacionamento em empresas orientadas para o mercado, seguindo os pressupostos de um modelo de OPM, sugerido neste trabalho, e composto por três elementos: cultura transversal (CT), formação e disseminação de inteligência (FDI), e estratégia de ação (EA). O foco principal da pesquisa, portanto, girou em torno das variáveis: orientação para a tecnologia e marketing de relacionamento, e suas principais relações. Para atender aos objetivos deste trabalho, realizaram-se de estudos de casos e análises de dados econômicos de dez empresas petroquímicas atuantes no Brasil, onde se efetuou um levantamento de campo, com questões pré-estruturadas, baseadas em argumentos teóricos. Dentre os resultados obtidos, chamou a atenção adoção dos modelos inovativo technology push ou technology push e demand pull em concomitância com a prática de marketing relacional. Percebeu-se, também, que as empresas buscam um equilíbrio entre orientação para a tecnologia e o marketing de relacionamento, de forma que estas duas forças se complementem. O resultado da pesquisa foi colocado em um gráfico onde foram caracterizadas as diferentes categorias da estratégia de ação (EA). Outro ponto avaliado na pesquisa diz respeito à abrangência da OPM, neste sentido, percebeu-se que tal orientação contempla, ainda, a orientação para o fornecedor, como elemento-chave para a entrega de valor superior ao cliente, e para a manutenção de vantagens competitivas pela empresa.

Ano

2007

Creators

Denise Pereira Curi

O papel da governança na cadeia de suprimento automotiva nos fornecedores de primeiro e segundo nível.

PADOVANI, C.B. O papel da governança na cadeia de suprimento automotiva nos fornecedores de primeiro e segundo nível. 2007. Dissertação de mestrado - Escola Politécnica - Universidade de São Paulo - SP O estudo das cadeias de suprimentos tem evidenciado que a partir da sua gestão, qualquer organização pode obter vantagens competitivas para seu próprio negócio se conhecer as estratégias da governança da cadeia na qual está inserida. A pesquisa bibliográfica pôde mostrar que os ganhos dessas organizações são divididos conforme a hierarquia de poder (governança) da cadeia, pela forma como são usados os recursos comuns e pela atuação do conjunto de empresas em um mercado específico. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi entender como a governança da cadeia automotiva influencia os fornecedores de primeiro (tier 1) e segundo nível (tier 2) isto é, fornecedores e subfornecedores das montadoras em relação a seus próprios negócios no que diz respeito à competitividade e à lucratividade. O trabalho visou identificar se os fornecedores de primeiro e segundo nível são capazes de traçar essas estratégias a partir do conhecimento da governança. Foi escolhido o estudo de caso múltiplo para se fazer a pesquisa, pois o que se desejava investigar era à aderência a teoria já existente. Também foi proposta deste trabalho verificar como a montadora e os fornecedores de primeiro nível entendem a questão da gestão da cadeia de suprimentos no segundo nível. Para isso, foi feita uma pesquisa exploratória que mostrou algum entendimento do fornecedor da segunda camada quanto à influência da governança. Durante a pesquisa, constatou-se que as organizações percebem a governança de modo diferenciado e que existem pontos positivos e negativos dessa governança. A pesquisa revelou que, comparando os fornecedores de primeiro e segundo nível, é bem mais difícil identificar pontos positivos nos fornecedores de primeiro nível, enquanto, no segundo nível, já foi possível verificar a gestão da cadeia de forma a obter vantagens competitivas e aumento de lucratividade.

Ano

2007

Creators

Cristina Blanco Padovani

Critérios utilizados no processo de seleção de startups para programas de aceleração.

O processo de desenvolvimento de inovações em empresas estabelecidas passa por mudanças constantes. Inicialmente tratado como uma forma de diferenciação em relação a outras empresas por meio de grandes investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), atualmente nota-se uma mudança significativa e a quebra de antigos paradigmas em relação à propriedade intelectual e ao desenvolvimento de novos produtos, serviços e soluções. Nesse ambiente, de maior abertura e estabelecimento de novos relacionamentos com as empresas estabelecidas, surgem as startups, instituições humanas que desenvolvem novos produtos e soluções em contextos de extrema incerteza, aplicando processos e times enxutos. Considerando essa nova forma de criação de empreendimentos, empresas estabelecidas passam a interagir e buscar valor através de novas formas de relacionamento. Dentre elas estão as aceleradoras de startups, instrumento utilizado por meio de um programa estabelecido, por um curto período de tempo, que auxilia as startups a se estabelecerem de forma rápida e acelerada, utilizando rede de acessos e, por vezes, incluindo investimento financeiro visando o retorno financeiro e o desenvolvimento de novos produtos onde, por ineficiência operacional e alta burocracia, as empresas estabelecidas não conseguem desenvolver por conta própria. Apesar de conectarem dois mundos antagônicos e paradoxais visando o melhor de ambos, as aceleradoras, por conta da escassez de material acadêmico qualificado e por serem recentes no mundo corporativo, possuem desafios que ainda não estão desvendados ou explicados. Um deles, se relaciona à forma como as aceleradoras selecionam startups para integrar seu portfólio de investimentos. Visando responder essa lacuna, o presente trabalho, por meio de revisão da literatura e pesquisa incluindo estudos de casos múltiplos, busca responder quais são os critérios utilizados por aceleradoras para escolher startups, bem como buscar outras evidências relevantes considerando a realidade brasileira. Assim, o presente trabalho apresenta quais são as características das aceleradoras encontradas na literatura, como elas são classificadas e como o estudo se deu ao longo do tempo e também realizar a comparação dos estudos com a realidade brasileira, apresentando o que o estado da prática realiza atualmente e qual é a relação da prática corporativa em relação ao estudo teórico do assunto.

Ano

2019

Creators

Filipi Tieppo Barbaro

Redes no terceiro setor: condições favoráveis à transferência de conhecimento.

A demanda por serviços oferecidos pelas organizações sem fins lucrativos tem crescido consideravelmente. Por outro lado, a necessária expansão na oferta requer melhorias no desempenho operacional daquelas instituições. Para isso, não é possível simplesmente importar conceitos e ferramentas desenvolvidos para empresas ou órgãos públicos. As organizações necessitam de metodologias de operação coerentes com as especificidades do setor sem fins lucrativos. Desenvolver tal conhecimento internamente requer estrutura organizacional e recursos, na maioria das vezes, indisponíveis. A formação de redes surge, então, como alternativa interessante para transferir conhecimento relativo à prestação de serviços entre organizações sem fins lucrativos. Esta Tese procura identificar que condições favorecem a transferência de conhecimento nas redes com participação significativa de organizações do terceiro setor. Por meio de um survey exploratório seguido de estudos de caso em quatro redes selecionadas, observa-se que a transferência de conhecimento é favorecida se: o propósito da rede contribui para o desempenho da missão dos membros; a rede conta com agentes facilitadores em sua estrutura; a rede é liderada de forma democrática e participativa; a rede disponibiliza recursos para os membros executarem suas atividades; a rede se comunica por canais de baixo custo; e os membros possuem capacitação prévia para absorverem o conhecimento transferido na rede.

Ano

2008

Creators

Cristiano Rocha Heckert

Estratégia e a internet: estudos de casos em empresas brasileiras\"

Empresas de todo o mundo enfrentam um difícil desafio para planejar e implementar uma estratégia inovadora num mundo de negócios complexo e globalizado. A Internet abriu uma série de oportunidades para desenvolver um novo posicionamento estratégico, mas também aumentou as ameaças na forma de novos competidores, além de tornar mais fácil a cópia de soluções baseadas numa tecnologia de plataforma aberta. No Brasil, a Internet pode trazer novas possibilidades para as empresas bem como pode impulsionar a inserção da economia brasileira no mercado global. O objetivo desta pesquisa é verificar: (a) a possibilidade de desenvolver uma posição estratégica inovadora baseada em diferenciação no Brasil; (b) o papel relevante da Internet para gerar vantagem competitiva integrando a cadeia de valor no Brasil; e (c) se as questões a e b forem verdadeiras, a Internet está gerando uma posição estratégica única para as empresas brasileiras analisadas nos estudos de caso.

Ano

2005

Creators

Claudio Luis Cruz de Oliveira

Proposta de modelo de planejamento estratégico para serviços profissionais - um estudo de caso em serviços odontológicos.

O objetivo desse trabalho foi elaborar uma proposta de modelo de planejamento estratégico aplicável à realidade das empresas de serviços profissionais, especialmente no setor odontológico. Para isso, foram estudados os aspectos teóricos relevantes ao tema, as características da indústria de serviços profissionais com foco em Odontologia, e o caso de uma empresa representativa do setor. A proposta elaborada, fundamentada pela extensa pesquisa realizada, propõe a reunião dos aspectos teóricos de planejamento estratégico às características tão particulares desse setor e das empresas que o compõem. O resultado desse trabalho é uma contribuição à limitada literatura existente sobre gestão de serviços odontológicos, à própria comunidade odontológica brasileira, devido ao profundo diagnóstico apresentado para o setor e também para a produção acadêmica e científica da Escola Politécnica e da Universidade de São Paulo.

Ano

2006

Creators

Cristina Helena Zingaretti Junqueira

Gerenciamento de portfólio de projetos nos setores público e privado: caracterí­sticas, similaridades e distinções.

O gerenciamento de portfólios de projetos é adotado por organizações para garantir que sejam priorizados e realizados os melhores projetos para atingir os objetivos estratégicos da organização e para haver um melhor planejamento do uso dos diversos recursos da organização para a execução dos projetos. O setor público tem características que o distingue do setor privado, o que reflete em como as organizações dos dois setores são gerenciadas. O objetivo deste trabalho, além de realizar uma revisão bibliográfica sobre o gerenciamento de portfólio no setor público, é estudar as características e ferramentas utilizadas no gerenciamento de portfólio de projetos no setor público em comparação com o setor privado. Para a realização deste estudo foram realizados estudos de caso em quatro empresas privadas de diversos setores e em quatro organizações públicas de diversas esferas de governo e de atuação. Nos estudos de caso, além da análise de documentação, foram realizadas entrevistas com profissionais de todas as organizações as quais foram transcritas e analisadas com auxílio do NVivo, um programa de análise qualitativa de dados. A análise dos dados levantados frente às proposições de pesquisa permitiu constatar que em ambos os setores o gerenciamento de portfólio de projetos tem como um de seus objetivos principais gerar um alinhamento entre os projetos realizados e os objetivos estratégicos pretendidos pela organização; as organizações do setor público, ao contrário do sugerido pela análise da literatura, possuem uma maior formalização dos seus processos de gerenciamento de portfólio de projetos; existe um indicativo que as ferramentas utilizadas em ambos os setores são semelhantes, sendo que a ferramenta de pontuação e ordenamento é uma das mais utilizadas nas organizações pesquisadas; as classes de critérios mais utilizadas para a seleção e priorização do portfólio no setor público são diferentes das classes de critérios utilizadas no setor privado; a classe de critérios \"financeira\" é a que possui maior quantidade de critérios no setor privado e menor quantidade no setor público, situação que se inverte com a classe \"social e ambiental\" que tem maior quantidade de critérios no setor público e menor número no setor privado; o setor público tem menor atenção ao gerenciamento de riscos do que o setor privado. Não foi possível concluir se há diferença entre a influência das partes interessadas internas e externas à organização no gerenciamento de portfólio nos setores analisados.

Ano

2017

Creators

Paulo Rafael Minetto Maceta

Capacidades de inovação nas multinacionais de países emergentes: as condições do paí­s de origem as influenciam?

A Teoria de Negócios Internacionais sugere que ao aumentar o seu grau de internacionalização, as Empresas Multinacionais dos Países Emergentes dependerão cada vez menos dos efeitos dos seus países de origem, escapando assim das mazelas e deficiências desses países e igualando-se às Empresas Multinacionais dos Países Desenvolvidos. Essa argumentação de escape do país de origem, ou argumentação de escape, enfrenta, no entanto, dois desafios. O primeiro refere-se à geração das vantagens competitivas das multinacionais. As firmas originárias dos países desenvolvidos utilizam-se principalmente de capacidades tecnológicas e marketing para construir suas vantagens com base em seus produtos e marcas diferenciados, enquanto as multinacionais dos países emergentes o fazem a partir do aproveitamento de condições específicas do seu país de origem, utilizando-se de capacidades de inovação em processos e operações e em funções administrativas. O segundo desafio refere-se a evidências empíricas de que efeitos de país de origem se fazem sentir mesmo nas empresas multinacionais maduras de países desenvolvidos. A presente pesquisa busca ampliar o conhecimento sobre as capacidades de inovação das empresas multinacionais de países emergentes através do estudo dos limites do argumento do escape. Uma análise longitudinal das capacidades de inovação das empresas multinacionais brasileiras é utilizada para este fim. Estuda-se um período de cinco anos em que o ambiente de negócios do Brasil mudou de estável e favorável a turbulento e desafiador. A análise utiliza dois \"surveys\" aplicados em 2010 e 2015, além de informação complementar de fontes primárias e secundárias. Os resultados sugerem que as capacidades de inovação dessas empresas multinacionais ainda podem sofrer influência do ambiente institucional político e econômico do seu país de origem, mesmo com incremento do seu grau de internacionalização. Observam-se ainda diferentes consequências conforme a estratégia de internacionalização utilizada pelas firmas. As implicações dos achados são discutidas.

O desenvolvimento profissional em relações de serviço: o caminho para construir o valor e o sentido do trabalho: o caso das centrais de atendimento público.

O reconhecimento do valor do trabalho para a construção da saúde e da cidadania das pessoas é o ponto de partida para a discussão da responsabilidade da organização e gestão na construção de situações que favoreçam o enriquecimento do trabalho. O estudo de caso em uma grande empresa brasileira que presta o serviço de atendimento ao público, utilizando como referência o procedimento metodológico de uma Análise Ergonômica do Trabalho (AET), permitiu o diálogo com as diversas características do trabalho realizado, ressaltando a relação entre o desenvolvimento humano e os resultados econômicos da empresa. Privilegiando o desempenho econômico em detrimento das demais dimensões envolvidas em uma atividade produtiva, e reproduzindo uma racionalidade instrumental estratégica na organização do trabalho, a empresa desconsidera as características próprias de uma relação de serviço, criando situações de trabalho que exigem dos trabalhadores elevado custo físico e cognitivo para a realização da atividade, criando situações propícias para o adoecimento físico e psicológico para os atendentes. Os constrangimentos promovem uma rejeição ao trabalho, que se manifesta principalmente pelos elevados índices de rotatividade e de absenteísmo e pelo elevado número de demandas judiciais trabalhistas. A discussão que se coloca é como criar situações que favoreçam o enriquecimento do trabalho em centrais de atendimento ao público, defendendo que o desenvolvimento profissional dos atendentes é o mais efetivo instrumento para o enriquecimento do conteúdo e do valor do trabalho para os indivíduos, contribuindo com a construção da identidade, da saúde e da cidadania dos trabalhadores. O desenvolvimento profissional é promovido a partir do enriquecimento dos saberes profissionais, obtidos com o fortalecimento dos coletivos de trabalho que compartilhem e construam as regras da profissão. O compartilhamento das experiências e das dificuldades encontradas na atividade, o estabelecimento de efetivos canais de comunicação entre trabalhadores, o estabelecimento de objetivos comuns, a criação conjunta de regras e procedimentos, a repartição das responsabilidades entre os diferentes atores, são estratégias que podem contribuir para atribuir sentido ao trabalho. Pensar um modelo de organização do trabalho e de gestão que promova a busca por soluções coletivas contribui para que sejam atingidos os objetivos da organização ao mesmo tempo em que fortalece o valor do trabalho na construção da subjetividade e o bem-estar das pessoas.

Direcionamento estratégico da gestão da tecnologia da informação.

A era da informação está sendo viabilizada por uma combinada expansão das telecomunicações e da tecnologia da informação. O acesso à TI tornou-se mais fácil e mais barato e o uso da TI está se massificando na vida das pessoas e principalmente no contexto empresarial. A TI passou a desempenhar papel decisivo e estratégico para as empresas desenvolverem negócios na nova economia. A TI tem influência no valor da empresa para seus clientes e é essencial para a consecução dos objetivos de negócios, pois envolve grandes investimentos e riscos. Tornou-se mais complexo administrar TI, pois a evolução tecnológica é acelerada, os projetos de TI demandam altos investimentos e os executivos de negócios, além de demandarem mais do que TI pode entregar, demonstram insatisfação com os níveis de serviço entregue pelas áreas de TI. É preciso dotar as empresas de sistemas produtivos, relacionados com: acesso, processamento, distribuição e armazenagem de informação. A gestão da TI requer cada vez mais a adoção de processos, modelos, estruturas, alianças e, sobretudo, focos de atuação da liderança, priorizados e alinhados com as estratégias de negócios para capacitar as organizações da TI a cumprirem satisfatoriamente suas atribuições. Em resposta a estes desafios as lideranças de TI estão buscando formas e modelos que possam auxiliá-las na gestão da TI. Neste contexto, as seguintes questões precisam ser discutidas: Que modelos em gestão da TI estão sendo adotados como referência nas organizações de TI?; Como os modelos estão estruturados e no que eles se diferenciam ou se integram entre si?; Os modelos abrangem todas as áreas de gestão da TI?; Como estes modelos são úteis para os executivos da TI?

Ano

2007

Creators

Eduardo Margara da Silva

Quando a central de atendimento faz diferença na organização: análise do trabalho da Central 193 do Corpo de Bombeiros de São Paulo

O presente trabalho tem por objetivo estudar a atividade de atendimento ao público em uma organização onde este componente desempenhe papel estratégico. A atividade de atendimento ao público desempenha a função de intermediação entre os usuários dos serviços prestados e os objetivos da organização, e acontece a partir da integração de diversos atores e fatores que interagem para que aconteça. O referencial teórico da Ergonomia adotado na pesquisa permite identificar o relacionamento dos intervenientes no processo de trabalho, considerando os aspectos relativos ao trabalhador, ao destinatário do serviço e à organização. A pesquisa de campo foi desenvolvida junto ao atendimento prestado ao cidadão pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, através da Central 193, realizado na cidade de São Paulo. Foram estudados os aspectos relativos à organização do trabalho, ao envolvimento e comprometimento dos trabalhadores, a percepção que estes têm de sua atividade e como são executadas as tarefas propostas nas condições disponibilizadas. A partir do relacionamento dos dados obtidos na pesquisa de campo com a estrutura conceitual elaborada, foram analisados os fatores que contribuem para tornar uma central de atendimento ao público uma área estratégica na organização, identificando as condições de organização e de ambiente de trabalho que favorecem sua valorização.

Estudo comparativo entre os fornecedores de componentes automotivos de plantas convencionais e modulares.

O objetivo desta tese é verificar se, e como a Estratégia Modular implementada por uma montadora de automóveis influencia os fornecedores de componentes que ocupam o 2º. nível da cadeia de suprimento modular. A estratégia visa aumentar a eficiência e a rentabilidade da produção e do negócio, e integra ações para reduzir custos e aumentar a produtividade através de montagem final em módulos, e para reduzir riscos do investimento via externalização de atividades de produção e projeto para os fornecedores. O método estudo de caso foi utilizado na análise de duas cadeias produtivas (mesma montadora), uma convencional e outra modular, e que produzem carros semelhantes. Foram selecionados dois módulos de cada carro: suspensão e cockpit. Em cada cadeia, foram estudados dois níveis de fornecedores: 1º. (ou sistemistas) e 2º. (fornecedores de componentes). Comparada à convencional, a organização modular se caracteriza pelo fluxo físico consolidado (de conjuntos e módulos), pela redução de número de fornecedores diretos da montadora, e criação de um nível intermediário, o do sistemista (fornecedor de módulo), entre outros. De modo amplo, os fornecedores sistemistas assumem atividades da produção, projeto e gestão de fornecedores, antes exclusivas da montadora, além de se instalarem perto da linha final. Entretanto, a pesquisa revelou dois tipos de sistemistas: montador, que gerencia compras de peças, monta os módulos e os entrega na linha final participação (atuação em projeto muito limitada) e o integrador que participa do projeto dos componentes (desde o conceito do produto até a produção), coordena técnica e comercialmente os fornecedores para que preços, prazos de entregas e qualidade estejam em conformidade, e garante a funcionalidade do módulo. A estratégia modular da montadora afeta, embora menos, os fornecedores nível 2, sendo que as mudanças são mais fortes para os que fornecem para o sistemista integrador pois a chance de perder contato direto com a montadora é maior e, junto, se perde acesso a novos projetos, melhorias tecnológicas e oportunidades rentáveis. O maior valor agregado ao produto do sistemista e a externalização causam várias mudanças de produto, processo e relações de suprimento entre o integrador e o nível 2. Quanto ao fornecedor do sistemista montador, as mudanças se concentram basicamente em logística e gestão da qualidade.

Ano

2004

Creators

Thaise Graziadio

Instituições públicas de ensino superior: estudo de casos de aperfeiçoamento de processos administrativos.

Ao longo das últimas duas décadas, o setor público viu-se sob maior pressão para melhorar seu desempenho e demonstrar maior transparência e avaliação de resultados. Historicamente, o setor público brasileiro apresenta uma estrutura departamental e burocrática, o que dificulta a coordenação das atividades e diminui a eficiência e a eficácia de seus serviços. Diante desta realidade, algumas instituições públicas do setor brasileiro vêm buscando melhorias em sua forma de operar. A abordagem por processo fornece uma alternativa para a estrutura estática e fragmentada da organização, proporcionando uma visão sistêmica, com foco no cliente ou cidadão. Neste contexto, o objeto de estudo deste trabalho foram as instituições públicas de ensino superior (IPES) brasileiras, com foco no aperfeiçoamento de seus processos administrativos. Os objetivos alcançados com o trabalho foram os seguintes: estudo das características administrativas de instituições públicas de ensino superior brasileiras, sua forma de operar e sua cultura organizacional; pesquisa sobre metodologias de aperfeiçoamento de processos, desenvolvidas tanto no setor privado como no setor público; realização de estudo de múltiplos casos de aperfeiçoamento de processos administrativos em IPES; identificação de padrões e diferenças entre os casos estudados, avaliando os modelos viáveis em diferentes situações; e, por fim, proposta de modelo de aperfeiçoamento de processos administrativos para IPES, com base nos casos estudados. A metodologia utilizada foi o estudo de casos múltiplos, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de observação direta (a autora participou dos casos como consultora), análise documental e entrevistas semiestruturadas. Como conclusão deste trabalho, foi possível identificar atividades que devem ser enfatizadas ao se realizar intervenções de mudança em IPES brasileiras: (1) Preparar a organização para a intervenção - atividade essencial para o sucesso das mudanças, necessária para se obter uma compreensão adequada dos objetivos da intervenção e o comprometimento de todos, inclusive da alta direção; (2) Implantar melhorias nos processos com a participação ativa dos funcionários, que devem ter alto grau de autonomia na geração de sugestões de melhoria, visando obter maior motivação e menor resistência às mudanças; (3) Capacitar os funcionários da organização, difundindo os conceitos e técnicas utilizados durante a intervenção, com o objetivo de obter participação ativa dos mesmos e aumentar a motivação e a compreensão sobre os trabalhos executados; (4) Divulgar os resultados alcançados para motivar a continuação dos trabalhos; (5) Criação de grupo interno, com o objetivo de dar suporte aos gestores dos processos e de dar continuidade aos trabalhos. Considerando que na literatura existem poucos relatos sobre aperfeiçoamento de processos no setor público brasileiro, os resultados obtidos neste trabalho consistem em contribuição para a teoria, uma vez que abrangem fatores específicos do setor público e sua influência sobre programas de melhoria. Além disso, diante da grande necessidade de melhoria dos processos administrativos do setor, a descrição dos casos e a análise dos resultados das intervenções apresentam evidente aplicação prática, uma vez que proporcionam uma base para trabalhos futuros.

Ano

2007

Creators

Monica Rottmann de Biazzi

Operações em serviços de resultados ulteriores: diretrizes gerenciais para um melhor desempenho.

Esta tese aborda serviços cuja \"matéria-prima\" é o próprio cliente e que se diferenciam dos demais tipos de serviços por não apresentarem uma correspondência imediata entre produto e resultado. Ou seja, os resultados almejados - frutos de vários encontros entre o cliente e o seu fornecedor - ocorrem em um tempo posterior ao da ação efetuada. Em função dessas características e da ausência de uma terminologia própria, foram denominados de Serviços de Resultados Ulteriores (SRU). Considerando-se que os SRUs apresentam características específicas, que demandam práticas gerenciais diferenciadas, neste estudo procura-se compreender tal fenômeno sob o ponto de vista de gerenciamento de operações. Desse modo, o presente trabalho objetiva auxiliar as empresas de SRU - academias de ginástica, serviços sociais de inclusão no mundo do trabalho, cursos preparatórios para concursos, entre outros - a obterem um melhor desempenho. Para tanto, a pesquisa foi baseada na metodologia de estudo de múltiplos casos, e uma mostra de seis diferentes organizações pertencentes às categorias de serviços de massa ou lojas de serviços foi investigada. Os resultados da pesquisa de campo evidenciaram que estas empresas estruturaram um sistema de monitoramento e controle voltado para o relacionamento com os seus clientes, caracterizado por rotinas de acompanhamento dos resultados ulteriores almejados e das atividades realizadas pelo cliente, ao longo de um extenso ciclo de transações. Observou-se também a utilização de táticas que favorecem mais participação e envolvimento dos clientes nas atividades executadas. Verificou-se que aplicação de um sistema de monitoramento e controle bem estruturado afeta positivamente a eficácia dos SRUs, mas ela pode ser influenciada por fatores externos que fogem ao controle da empresa. Além disso, a pesquisa observou que a retenção de clientes é afetada pela capacidade desse sistema de monitoramento e controle apontar necessidades de ajustes e correções em seu processo de entrega de serviço, pois isso favorece benefícios de natureza psicológica e social, além de possibilitar a customização do serviço entregue aos clientes.

Ano

2007

Creators

Noel Torres Júnior

Beam Search e inserção de ociosidade no problema de programação de uma máquina em ambiente do tipo JIT.

Este trabalho apresenta procedimentos que podem ser utilizados na programação da produção em um ambiente JIT. Esses procedimentos deveriam ser utilizados em sistemas clássicos de programação, onde a utilização do sistema kanban é inviável. O caso estudado se baseia em uma única máquina, com datas de entrega múltiplas e com penalidades distintas de adiantamento e de atraso para cada ordem. O objetivo a ser alcançado é a minimização do custo total. Para isso, é utilizado um procedimento de busca denominado beam search, para gerar as seqüências, e um algoritmo de inserção de ociosidade, para definir os programas. O algoritmo utilizado é uma generalização do algoritmo de GAREY et al. (1988) onde as penalidades são distintas para adiantamento e para atraso. O procedimento e o algoritmo são testados em várias condições sendo comparados com regras de despacho e com a função EXP-ET. Quando a função EXP-ET é utilizada com a possibilidade de inserção de ociosidade, o período de ociosidade ótimo é determinado. Assume-se que a dificuldade de solução do problema é dependente de dois parâmetros clássicos: fator de atraso médio e amplitude relativa das datas de entrega. Testes empíricos comparativos são realizados através de simulação computacional, onde se mede o tempo de solução e o valor alcançado pela função objetivo. Os resultados indicam que o desempenho dos vários procedimentos testados é altamente dependente dos dois parâmetros, mostrando que para a escolha de um procedimento apropriado, deve-se primeiramente conhecer o valor dos parâmetros. São fornecidos os resultados encontrados e os códigos computacionais utilizados no estudo.

Ano

1997

Creators

Emerson Carlos Colin

Implicações da estratégia modular no processo de capacitação e na transferência de atividades de desenvolvimento de produto entre os fornecedores de nível 1 e 2 da cadeia automotiva.

O desenvolvimento de novos produtos no contexto da estratégia modular implica em uma redistribuição das atividades inerentes a este processo, devido à decomposição das tarefas de desenvolvimento do projeto entre as montadoras e seus fornecedores. Neste contexto, o presente trabalho investiga as implicações da estratégia modular no processo de capacitação e na transferência de atividades de Desenvolvimento de Produto (DP) entre os fornecedores de nível 1 e 2 da cadeia automotiva de suprimentos. A pesquisa se desenvolve por meio da abordagem de estudo de casos múltiplos, realizado em quatro empresas do setor automotivo. O modelo de progressividade de competências modulares foi aplicado nas empresas selecionadas e permitiu identificar graus distintos de maturidade modular. O grau de maturidade nas competências modulares apresentadas nestas empresas determina, ao mesmo tempo, o processo de transferência de atividades e a intensidade do envolvimento nas práticas de desenvolvimento de produtos com seus clientes. A pesquisa constatou que quanto maior o grau de maturidade modular, maior a tendência dos fornecedores da cadeia automotiva de participar em projetos de DP das montadoras em sistema de parceria e mediante investimentos de risco. A pesquisa constatou que quanto maior o grau de maturidade modular, maior a tendência dos fornecedores da cadeia automotiva de participar em projetos de DP das montadoras em sistema de parceria e mediante o compartilhamento do risco nos investimentos.

Ano

2007

Creators

Evandro Prieto