Repositório RCAAP

Oportunidades de atuação na cadeia de fornecimento de sistemas de automação para indústria 4.0 no Brasil.

Os avanços tecnológicos no setor de Tecnologia de Informações (TI) têm revolucionando a relação entre pessoas e o mundo dos negócios através da conectividade. Esta conectividade agora avança para comunicação entre coisas, dotadas de capacidade de processamento, através daquilo que é chamado de Internet das Coisas (IoT). A IoT avança também na área de manufatura, incluindo máquinas, dispositivos, sensores e o próprio produto em processamento, possibilitando uma comunicação autônoma entre máquinas (M2M), produtos e sistemas. Conectada através da internet, esta comunicação não se limita apenas à fábrica, mas integra toda a cadeia produtiva através de redes colaborativas. É neste contexto que se desenha a mudança radical de paradigma para o conceito de Indústria 4.0 (I4.0). Diante desta mudança, os atores que participam da Cadeia de Fornecimento de Sistemas para Automação da Manufatura (CFSAM) também precisam rever suas estratégias e estar atentos às novas oportunidades e ameaças que surgem neste novo cenário. O objetivo deste estudo é compreender, do ponto de vista de gestão, a reação das indústrias de manufatura no Brasil aos paradigmas da I4.0, e os potenciais impactos e oportunidades que a I4.0 traz para estes atores. Este trabalho mostra, através de Estudo de Múltiplos Casos em onze empresas brasileiras, a reação a esta mudança na automação da manufatura e analisa os potenciais impactos e oportunidades para estes atores. A escolha das unidades de estudo foi feita por conveniência e focada principalmente no grupo de provedores de tecnologia e infraestrutura para a implantação da plataforma I4.0. O resultado deste estudo revelou que há uma baixa compreensão do que realmente é a I4.0 entre as empresas de manufatura no Brasil e que ainda estão pouco engajadas na implantação prática dos conceitos da I4.0, adotando uma estratégia de seguidores de tecnologia. A contribuição deste trabalho inclui o esclarecimento do que realmente é a I4.0 fazendo distinção entre conceitos básicos da I4.0 e suas possibilidades tecnológicas. Inclui ainda a identificação das principais reações ao paradigma I4.0 e a análise de oportunidades para os atores da CFSAM com base nas mesmas. O estudo conclui que apesar da I4.0 não dispor comercialmente da padronização das duas tecnologias básicas (arquitetura orientada a serviços e semântica), que não permitem o aproveitamento pleno de suas potencialidades ao longo de todas as camadas da ISA-95, os conceitos já estão sendo praticados parcial e gradativamente e estão mais avançados nas atividades de negócios.

Ano

2017

Creators

Ruy Somei Nakayama

Estabelecimento de startups: proposta de framework cíclico para geração e refinamento de conceitos e estruturação da operação inicial de negócios inovadores.

Atualmente as organizações enfrentam grandes desafios como por exemplo a necessidade de reduzir o ciclo de vida de produtos e serviços, enfrentar exigências de qualidade superiores, menores tempo de desenvolvimento e menores custos de produção, devendo buscar a excelência produtiva mas, contraditoriamente também sendo cobradas pelo desenvolvimento de inovações e pela busca de maior agilidade. Neste cenário verifica-se o aumento na importância das startups, organizações que exploram novas oportunidades no mercado e que apresentam grande potencial para geração de inovações radicais. Apesar do aumento da sua relevância, ainda existem poucos modelos elaborados e validados, capazes de auxiliar estas organizações em seu processo inicial de estruturação de operação. Como consequência, atualmente as startups podem adotar técnicas inadequadas à sua realidade, reconhecidamente burocráticas, inflexíveis e pouco inovadoras. Buscando reduzir esta lacuna de conhecimento este estudo propõe um Framework Cíclico que visa contribuir com as startups em seu processo de geração e refinamento de conceitos e na estruturação inicial da sua operação, tendo como objetivo facilitar o atingimento do sucesso. Para o seu desenvolvimento inicialmente foi realizada ampla revisão bibliográfica, resultando numa primeira versão do Framework. Esta versão foi utilizada para a realização de dois estudos de caso que, em conjunto com a qualificação, resultou em alterações no seu layout porém manteve suas características essenciais. Uma segunda versão do Framework Cíclico foi avaliada em um painel que contou com a participação de 8 especialistas em startups, profissionais conceituados cujas observações foram analisadas utilizando de Análise Qualitativa, resultando numa mudança de etapa no Framework, incorporando o Canvas do Value Proposition Design e algumas contribuições no detalhamento das etapas. Com a terceira versão do Framework estruturada foi realizada uma survey que contou com a participação de 88 empreendedores de startups consideradas de sucesso. Para isto, de forma a estabelecer a amostra da pesquisa foram selecionadas startups com existência de mais de um ano, já aceleradas ou em processo de aceleração em aceleradoras brasileiras. Os resultados obtidos foram trabalhados com aplicação de Análise Qualitativa e Análise Fatorial e, como resultados, ocorreu a mudança de posicionamento de uma etapa, além da contribuições que destacam alguns pontos de atenção no desenvolvimento das diferentes etapas. Assim, foi obtida a versão final do Framework Cíclico, correspondendo ao objetivo proposto para este estudo, auxiliar na geração e refinamento de conceitos e estruturação da operação inicial de negócios inovadores.

Ano

2017

Creators

Diane Aparecida dos Reis Silva Farina

Planejamento e controle da produção e estoques: um survey com fornecedores da cadeia automobilística brasileira.

As empresas fornecedoras para o segmento automotivo estão inseridas em um mercado de constante variação e sujeitas às oscilações da economia. As montadoras, principais influenciadoras do restante da cadeia de suprimentos, aderiram às práticas do just in time, que objetiva a alta eficiência e estoques reduzidos. Este trabalho procura identificar como os fornecedores ao longo da cadeia automotiva se adequaram às novas práticas das montadoras no que se refere ao planejamento e controle da produção e estoques. É realizado um survey, em que se verifica que os profissionais de PCP dos fornecedores respondem satisfatoriamente à demanda, porém de maneira não uniforme, com baixa coordenação com o elo mais próximo, baixa acuracidade de estoque e nível de estoque de produto acabado e matéria-prima elevado. É realizada uma comparação entre o desempenho dos fornecedores mais próximos da montadora com os mais longes, verificando-se que não há diferenças significativas entre ambos

Ano

2005

Creators

Roberto Lopes de Castro

Trabalho em grupo em organizações de serviços de saúde: estudo de caso em equipes da Estratégia Saúde da Família

Em certas atividades de serviços, a intangibilidade do que está sendo produzido, as especificidades de cada cliente-usuário e sua possível participação na concepção ou na produção da solução, são algumas das características que aumentam a complexidade e a variabilidade dos processos produtivos. A intangibilidade refere-se à condição imaterial daquilo que se produz, fazendo emergir a necessidade de que a solução seja idealizada pelos envolvidos em seu desenvolvimento, tornando mais complexos os processos de especificação do serviço, de planejamento do trabalho, de mensuração de desempenho e de avaliação da qualidade. Em serviços realizados por equipes multiprofissionais, o desafio de fazer convergir as diferentes visões sobre o que deve ser produzido torna-se ainda maior, uma vez que as percepções dos seus integrantes são condicionadas aos respectivos campos de conhecimento e experiências. Quando a cooperação do usuário é necessária para o desenvolvimento do serviço, torna-se fundamental oferecer a ele condições que facilitem sua atuação, e a responsabilidade por inserir o usuário no processo produtivo recai sobre os profissionais que o atendem, implicando em uma carga adicional de trabalho e maior dependência da relação de serviço. Por meio de estudo de casos múltiplos realizado com seis equipes multiprofissionais dos serviços de saúde pública da Estratégia Saúde da Família (ESF), esta pesquisa teve como objetivo identificar as condições organizacionais que podem favorecer o trabalho em grupo frente aos desafios decorrentes da intangibilidade do objeto de trabalho e da participação do usuário no processo produtivo. Nesse contexto, observamos que os profissionais das equipes ESF apresentam dificuldades em identificar os limites de responsabilidade e de atuação sobre os problemas, dificuldades para coordenar o trabalho, dificuldades relativas à inadequação de recursos e de processos de apoio necessários à adequada participação do usuário, além de desgastes emocionais. Os resultados apontam que o trabalho das equipes é favorecido pela frequente e contínua interação entre os envolvidos, pela disseminação do conceito de serviço, pela definição de papéis dos profissionais e dos usuários na relação de serviço, pelo estabelecimento

Ano

2014

Creators

Iramaia Pires de Oliveira Luna

Impactos da avaliação de desempenho individual no trabalho do juiz do trabalho: reflexões à luz da psicodinâmica do trabalho.

A essência do trabalhar não se situa em seguir procedimentos e normas prescritos, mas na mobilização da inteligência, da criatividade, no engajamento do corpo e na busca de soluções para os problemas enfrentados. O trabalho, portanto, é subjetivo, não pertence ao mundo visível e, embora decorra da subjetividade, é uma ação coletiva, uma experiência compartilhada por mais de uma pessoa, pautada nas relações de cooperação e confiança. Além disso, acredita-se na centralidade do trabalho para construção de si mesmo, da cultura e da sociedade e que o trabalho nunca é neutro na dinâmica do prazer e do sofrimento. O processo de reconhecimento é um dos mecanismos que possibilita a transformação do sofrimento em prazer através do trabalho, portanto, as pessoas esperam uma avaliação de seu trabalho. Nesta tese, defende-se que a avaliação do trabalho seja feita através de uma dinâmica de julgamentos feita por pares e pela hierarquia considerando a utilidade técnica, social e econômica do trabalho e o esforço, o saber fazer, o engajamento. Assim, os Sistemas de Avaliação de Desempenho foram criticados e repensados para que cumpram os objetivos de gerir resultados das instituições, possibilitar o desenvolvimento profissional e o cumprimento do papel social das organizações. As reflexões trazidas nesta tese consideram a gestão de serviços públicos, que é determinada pela solidariedade e apoiada não só em questões financeiras, mas também em dimensões humana e social. Entre tantas profissões do serviço público fundamentais em nossa sociedade, estudou-se trabalhadoras e trabalhadores que atuam em saúde e direitos do trabalhador e, reconhecendo a importância da profissão da juíza e do juiz do trabalho na luta por direitos, desenvolvimento profissional e emancipação das pessoas, a reflexão acerca dos sistemas de avaliação de desempenho nos serviços públicos nesta tese foi baseada no trabalhar de magistradas e magistrados do trabalho. A metodologia de pesquisa é baseada na Psicodinâmica do Trabalho, e contempla uma ação em grupos de reflexão, análise documental e entrevistas individuais.

Organização das operações de testes independentes de software: proposta de um modelo conceitual.

A dependência tecnológica da sociedade atual e a flexibilidade necessária para constantes mudanças exigem produtos de software corretos e disponíveis para uso. Os testes são atividades intrínsecas à produção de software e ultimamente vêm ganhando importância como um negócio empresarial próprio, independente do desenvolvimento e com perspectivas de crescimento. Essa atividade é substancialmente prestação de serviço, uma vez que entrega qualidade a respeito de um produto de software e cuja avaliação só pode ser feita de acordo com parâmetros de julgamento do cliente, além de considerar a presença e ingerência do cliente em boa parte do processo de teste. O Brasil é reconhecidamente um dos mais importantes centros de excelência em testes de software e tem se distinguido também na execução de forma independente, o que tem provocado rearranjo de papéis, responsabilidades e forças na atuação da cadeia de valor do software. Este trabalho procura responder como se organizam as operações das empresas de testes independentes de software (ETIS) de forma a torná-las singulares e específicas. Grande parte das pesquisas nesse tema têm se concentrado em questões técnicas de como modelar bons testes de software, registrando-se pouca reflexão sobre temas organizacionais nessa área. Para tanto, foi elaborado um modelo conceitual de organização das operações, capaz de revelar a singularidade da atividade empresarial. O modelo foi submetido a avaliação por meio de um estudo de casos múltiplos, envolvendo seis ETIS e também organizações brasileiras clientes e desenvolvedoras de software. A pesquisa revelou importantes práticas empresariais das ETIS. Destacam-se os seguintes pontos: perfil empresarial empreendedor e inovador, preocupação na entrega de serviço contendo o maior quantidade possível de não-conformidades, constituição de um portfólio diversificado e substantivo de projetos de teste, integração de sistemas produtivos tipo fábrica e personalizado e uso cada vez maior de automação nos processos. A experiência daqueles que vêm utilizando os serviços das ETIS tem comprovado um aumento efetivo no nível de qualidade do software e o mercado, por sua vez, tem refinado os critérios de seleção das ETIS, exigindo-lhes alta maturidade.

Ano

2012

Creators

Antonio Carlos Tonini

Liderança e gestão em TI: uma análise do desempenho de gestores de TI baseada em competências críticas de gestão.

A fronteira entre as áreas de negócios e as de tecnologia de informação (TI) vai deixando de existir e isso exige competências de gestão, baseadas em novos conhecimentos, habilidades e atitudes de liderança, que extrapolam as questões técnicas. A literatura disponível discute quais são as competências críticas de forma isolada, não as relaciona com a competitividade das empresas e não analisa o desempenho dos gestores em cada uma das competências consideradas críticas. Com o objetivo de compreender quais são as competências críticas de gestão em TI e qual é o desempenho dos gestores nessas competências, foi efetuada, neste estudo, uma revisão da teoria, a fim de elaborar um modelo de avaliação de desempenho e avaliar 149 gestores de TI. Essa avaliação foi baseada em 22 competências de gestão, organizadas em cinco áreas: gestão da estratégia de TI, gestão da inovação e tecnologia, gestão do valor da TI, gestão das equipes de TI e gestão do desempenho da TI. Na análise dos dados foram testadas dez hipóteses de pesquisa sobre as prioridades e o desempenho dos gestores de TI para poder analisar se há variação em função de fatores externos ligados ao negócio (orientação competitiva, segmento de mercado e porte do negócio) e de fatores internos (processos e funções exercidas em TI). Com base nos resultados, foi possível constatar que os fatores internos, mais que os externos, influenciam o desempenho dos gestores de TI, principalmente dependendo da função por ele ocupada dentro da organização de TI. As avaliações de competências dos gestores de infraestrutura foram superiores aos gestores de desenvolvimento e na escolha de prioridades, um maior número de gestores de infraestrutura elegeu a gestão da inovação e a gestão do valor como prioridade para o negócio.

Ano

2013

Creators

Eduardo Margara da Silva

Contribuição ao estudo dos processos de interdependência organizacional e tecnológica.

Desenvolve bases conceituais para análise sistêmica de processos de interdependência organizacional e tecnológica. Parte de evidências de campo e de contribuições teóricas para construir um referencial de análise hierarquizada em 4 níveis de processos, identificando os papéis críticos a serem desempenhados por organizações envolvidas em redes interorganizacionais. É apresentado o conceito de desacoplamento entre níveis e conclui que qualquer processo de análise, desenho ou de gestão estratégica de redes de organizações passa pela consideração conjunta do sincronismo entre estes níveis, de forma a identificar mecanismos compensatórios para manter uma dada organização em equilíbrio sinergético na estrutura definida pela rede. O modelo referencial é aplicado a casos de interdependência organizacional e tecnológica levantados pelo autor. Conclui-se que os processos e técnicas de intervenção organizacional que não atuem nestes 4 níveis de processo não levam a resultados efetivos.

Ano

1991

Creators

Marilson Alves Goncalves

Os hunos já chegaram: dinâmica organizacional, difusão de conceitos gerenciais e a atuação das consultorias.

Ao se visualizar o mundo organizacional nas últimas duas décadas, nos deparamos com um conjunto de organizações que aparecem em posição de destaque. As empresas de consultoria organizacional despontam como uns dos setores mais dinâmicos do período. Assim sendo, o presente estudo pretende contribuir com o entendimento do processo de crescimento do mercado de consultorias, suas formas de atuação e o relacionamento com as demais organizações, a partir de três pontos de referência. Num primeiro momento, enfocando o mercado de consultoria internacional, procurando identificar suas características, principais mudanças nas últimas décadas e as especificidades do setor no Brasil. Na segunda parte, enfoco as mudanças no espaço empresarial e gerencial no decorrer do período. O conjunto tem a função de ser uma forma de visualizar a atuação dos quadros gerenciais frente às novas configurações e demandas organizacionais, formadas a partir dos anos oitenta, e um contraponto ao ideário oriundo das consultorias. Como outro elemento componente da construção desta pesquisa, busca-se discutir as formas e os mecanismos de difusão de idéias gerências e os diversos setores envolvidos no processo, focalizando a atuação das empresas de consultoria e sua ligação com demais setores do campo de venda de novidades organizacionais, em especial a imprensa de negócios. A escolha pretende contribuir para o entendimento das relações empresas – consultorias, partindo da questão da difusão de novas referências gerenciais.

Ano

2002

Creators

Julio Cesar Donadone

Administração da qualidade e produtividade por macroprocessos organizacionais: um estudo sistêmico de estratégia competitiva provendo valor ao cliente.

Como consequência da crescente competitividade global, as empresas têm procurado melhorar seu desempenho, o que tem se tornado uma questão de sobrevivência e de diferencial competitivo. Isto tem exigido uma reavaliação constante dos valores para os clientes, provocando obsolescência das formas tradicionais de organização e exigido a organização das operações de forma sistêmica e integrada. Neste panorama, como proposta de direcionamento estratégico, tático e operacional, destaca-se a administração da qualidade e produtividade por macroprocessos organizacionais (MAPO). Esta é estudada sob o prisma dos avanços da Tecnologia da Informação (TI), da disseminação da Filosofia da Qualidade (FQ) e das contribuições da Potencialização e Trabalho em Equipe (PTE), sob um enfoque sistêmico e considerando a cultura das organizações. Neste estudo, procurou-se identificar correntes da MAPO, bem como discutir a forma como as empresas estão absorvendo e praticando seus elementos em suas operações. Discutiu-se o projeto de reestruturação e a administração efetiva desta nova organização. Desenvolveu-se também pesquisa exploratória em casos reais de empresas praticando a MAPO, complementada com a análise de casos documentados pela literatura. O estudo permitiu destacar sobre a MAPO que: os resultados são significativos e alinhados com as estratégias competitivas, desde que haja comprometimento da alta administração; os resultados mais relevantes são os relacionados aos critérios de velocidade e integração interna; a característica mais frequente é a identificação clara dos clientes externos e suas necessidades; característica das mais estabilizadas é o papel da gerência identificando os processos-chave e seus responsáveis. Embora as ações apoiadas pela tecnologia da informação sejam bastante frequentes, a integração com o cliente via informática ainda não é prática amplamente implementada.

Ano

1998

Creators

Clovis Armando Alvarenga Netto

Análise de estratégias de hedging estáticas aplicadas a commodities agrícolas.

Dentre as diversas ferramentas disponíveis para gestão de risco no mercado financeiro, este trabalho analisa estratégias de hedging para commodities agrícolas, utilizando o mercado futuro. Isto posto, efetua-se uma revisão das diferentes estratégias apresentadas pela literatura e analisa-se sua aplicação para o mercado brasileiro. Ao construir uma estratégia de hedging no mercado futuro, busca-se determinar o número de contratos a ser adquirido ou vendido, de forma a reduzir o risco financeiro, resultante de oscilações adversas no preço dos ativos. Ou seja, considerando-se um portfólio composto por dois ativos, um no mercado à vista e outro no futuro, as diferentes medidas de desempenho caracterizadas pelas diversas estratégias - conduzem a diferentes portfólios ótimos. Dessa forma, pretende-se analisar qual a melhor estratégia, determinando, implicitamente, qual a composição de portfolio mais adequada a um agente específico no mercado de commodities. São analisados o mercado do café, da soja, do açúcar e do álcool. Ativos financeiros, como o câmbio e o Ibovespa, também são considerados, a fim de averiguar eventuais diferenças de comportamento das estratégias, resultantes de peculiaridades do mercado de commodities. As estratégias estudadas foram: de mínima variância; de mínima variância condicionada ao período de carregamento, de maximização do índice de Sharpe; de maximização da utilidade esperada; de minimização do coeficiente de Gini estendido; de regressão linear; de regressão linear condicionada ao conjunto de informações e regressão linear condicinada ao conjunto de informações e ao período de carregamento. Apesar de o trabalho considerar somente estratégias estáticas, que se caracterizam por, uma vez determinado a quantidade de contratos a se posicionar no mercado futuro, não mais se alterar até o vencimento dos mesmos, adotou-se uma abordagem dinâmica para análise, presumindo que o portfólio pudesse ser reestruturado ao longo do tempo, de acordo com o comportamento do mercado, permitindo empregar uma abordagem mais próxima da realidade. Os resultados indicaram que as estratégias possuem diferenças, derivadas de sua estrutura, mas não variaram significativamente em função do tipo de commodity analisada. Não foi possível também identificar uma estratégia que fosse superior às demais, ou mais adequada, para uma commodity específica, do ponto de vista de resultado financeiro. Os resultados sugerem entretanto, que a seleção de uma estratégia por parte do investidor, deverá considerar as tendências de mercado, abrindo espaço para a incorporação desta informação nos modelos empregados.

Ano

2008

Creators

Cláudio Antonio Rossi

Modelos de negócio orientados à  mobilidade urbana sustentável: modelo conceitual e evidências de casos brasileiros.

O objetivo deste trabalho é contribuir para a discussão sobre como as organizações podem desenvolver modelos de negócio que promovam a mobilidade urbana sustentável, diante da relevância crescente que as discussões sobre o futuro da mobilidade e das cidades como um todo tem assumido em diversas áreas da ciência. Parte-se da ideia de que a concentração da produção de bens e serviços em grandes centros urbanos tem acentuado cada vez mais o desafio de reduzir a dependência do veículo privado para promover alternativas que promovam a mobilidade sustentável, visto que o uso crescente deste modal trouxe reduções significativas nos padrões de qualidade do deslocamento das pessoas, além de impactar diretamente as funções econômica, ambiental e social das cidades. Nesse contexto, têm emergido diversos atores interessados em desenvolver novos modelos de negócio no campo da mobilidade urbana, expandindo as fronteiras de um setor que anteriormente vinha sendo regido, principalmente, pelas regras da indústria automotiva. No entanto, embora a literatura tenha discutido sobre como cada vez mais modelos de negócios são relevantes diante dos desafios da mobilidade sustentável, menor atenção tem sido dedicada para compreender o que de fato caracteriza um modelo de negócio orientado à mobilidade urbana sustentável. Para preencher essa lacuna de pesquisa, recorreu-se a uma análise tanto da literatura de mobilidade urbana sustentável quanto à de modelos de negócio sustentáveis. A partir do resultado da intersecção entre essas literaturas, foi proposto um modelo conceitual que abrange oito tipologias pelas quais um modelo de negócio pode promover a mobilidade sustentável, além de aspectos que caracterizam esses modelos de forma transversal. O modelo conceitual foi testado empiricamente em seis modelos de negócio alinhados às tipologias definidas, com base em um estudo de casos múltiplos de caráter exploratório. O resultado do estudo de campo evidenciou outras variáveis relevantes que devem ser consideradas na caracterização de modelos de negócio orientados à mobilidade urbana sustentável no contexto brasileiro, além de barreiras associadas ao desenvolvimento dessas iniciativas. Dessa forma, o resultado da pesquisa permitiu enriquecer o modelo conceitual proposto inicialmente com a incorporação de novas dimensões de análise, bem como obter uma perspectiva mais ampla sobre a compreensão de modelos de negócio orientados à mobilidade urbana sustentável.

Ano

2018

Creators

João Valsecchi Ribeiro de Souza

Gerenciando o paradoxo organizacional do exploitation e exploration na era de negócios digitais: um estudo de caso na indústria financeira.

Evoluir a estrutura organizacional de uma grande empresa para gerenciar a inovação de forma efetiva é fundamental para gerar valor, mas o suporte empírico sobre o \"como\" fazer ainda é limitado na literatura e este estudo aborda essa lacuna. Analisa como a estratégia de gestão da inovação em uma empresa incumbente do setor financeiro brasileiro tem contribuído para a criação e manutenção de valor ao negócio. Com base no trabalho de campo, um estudo de caso único elaborado entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2020, identificamos dois possíveis caminhos: desenvolvimento de estruturas de inovação mais complexas, atuando de forma integrada ao ecossistema e, a criação de uma função organizacional emergente com o mandato para buscar inovações em novas plataformas de negócio, a chamada Função Inovação. Para isso foram empregadas múltiplas fontes de dados: entrevistas semiestruturadas com atores internos e externos, consulta a documentos disponíveis na internet e observação direta.

Ano

2020

Creators

Suelen dos Santos

Sustentabilidade em gestão de projetos e sua relação com sucesso em projetos: proposição de um modelo teórico e empírico.

Este trabalho trata dos temas sustentabilidade, gestão de projetos e sucesso em projetos. Por abordá-los de forma conjunta, preenche uma lacuna de pesquisa que trata da conexão entre os três temas. O objetivo da tese, desenvolvida por artigos, é propor um modelo teórico e empírico de sustentabilidade aplicável no contexto de gestão de projetos e orientado para o sucesso em projetos. Como metodologia fez-se uso da abordagem combinada, envolvendo pesquisa qualitativa e quantitativa com aplicação de multi métodos. A pesquisa qualitativa foi utilizada para a sistematização da literatura dos temas chaves e para o desenvolvimento de estudos de casos múltiplos com aplicação de entrevistas com gestores de projetos e de sustentabilidade, bem como aplicação de questionário aos membros de equipes de projetos. A pesquisa quantitativa foi utilizada para a realização de levantamento survey, com 143 gestores de projetos em empresas brasileiras, e análise estatística por meio da modelagem de equações estruturais, bem como foi aplicado o método de análise fatorial exploratória. Os constructos e variáveis do modelo teórico proposto, bem como os protocolos de pesquisa survey, foram validados por meio de um fórum com 11 especialistas oriundos de 10 universidades, localizadas em seis países diferentes. Como contribuições deste estudo pode-se destacar a estruturação do referencial teórico de sustentabilidade em gestão de projetos e de sucesso em projetos; a apresentação e validação da estrutura de um modelo teórico e empírico de constructos e variáveis de sustentabilidade com enfoque Triple-Bottom Line - TBL (econômica, ambiental e social) em gestão de projetos orientado ao sucesso em projetos; e, a validação estatística do relacionamento entre sustentabilidade em gestão de projetos e sucesso em projetos. Esta última relação foi confirmada pela alta significância da relação causal entre os constructos, pois sustentabilidade em gestão de projetos contribui positivamente para o sucesso em projetos, explicando 43% dos efeitos sobre sucesso em projetos. Em decorrência, foram desenvolvidos seis artigos científicos, alguns publicados e outros submetidos para periódicos internacionais.

Ano

2015

Creators

Mauro Luiz Martens

Proposta de modelo de formação de preços em indústrias de bens de capital sob encomenda.

Esta pesquisa apresenta um modelo de custeio para apoiar decisão de formação de preços em indústrias de produção sob encomenda. Trata-se de um modelo híbrido que se vale de diferentes métodos de custeio, os quais são, por sua vez, utilizados complementarmente uns aos outros de forma a indicar adequadamente os custos e despesas ocorridos em sistemas de produção sob encomenda para uso no auxílio à formação de preços, tais como, custos de matérias primas, de transformação e despesas fixas indiretas. O modelo se vale dos seguintes métodos: custeio-padrão, custeio por unidade de esforços da produção UEP e custeio baseado em atividades e tempo - TDABC. O modelo proposto foi aplicado em uma indústria de projeto e produção sob encomenda para o setor elétrico permitindo um estudo comparativo acerca da decisão de preços em relação ao modelo atualmente utilizado e o novo modelo proposto. Na comparação realizada, para um produto selecionado, observou-se que ao se utilizar o novo modelo o preço baseado em custos deveria ser 15.5% inferior àquele que se definiria a partir do modelo atualmente aplicado pela indústria, mostrando ter o modelo proposto um tratamento mais coerente em relação aos custos de transformação e despesas da estrutura de apoio se comparado ao modelo atual, refletindo diretamente na competitividade da indústria na medida em que um preço além daquele fixado pela concorrência para uma produção sob encomenda pode afugentar a colocação do pedido pelo potencial cliente.

Ano

2010

Creators

Jessé Bortoli Cruz

Planejamento da evolução de sistemas de tecnologia da informação: estudo de casos múltiplos em empresas de manufatura.

A constante evolução dos Sistemas de Informação (SI) tem levado os profissionais dessa área a se defrontarem com vários problemas relativos a tomadas de decisões quando se vêem diante da necessidade de planejar uma atualização ou evolução de seus sistemas de tecnologia da informação. Dentre as dúvidas e dilemas que os administradores se deparam cotidianamente se referem a como e para qual sistema evoluir, escolha de opções entre adquirir soluções prontas, desenvolver seu próprio sistema, modificar ou customizar, transformar um software pronto em outro aplicativo que atenda às necessidades da empresa. Por isso torna-se importante compreender como as organizações se preparam diante dessas dificuldades e o que existe de conhecimento nessa área que possa servir de orientação diante dessas várias perspectivas. Esta pesquisa aborda, dentro dos Sistemas de Tecnologia da Informação, os aspectos referentes aos Sistemas de Informação relacionados às aplicações na organização, sem contudo, envolver a infra-estrutura, hardware, comunicação, automação e redes. Tendo como objetivo entender como as organizações planejam a evolução de seus sistemas de informação, esta pesquisa foi realizada por meio de estudo de casos múltiplos em seis empresas de manufatura, procurando descrever e analisar como elas tratam essa questão obtendo-se como resultado uma compreensão de que a maioria delas pouco utiliza uma metodologia de planejamento. Adicionalmente obteve-se um levantamento das boas práticas em planejamento como contribuição para a evolução dos sistemas de tecnologia da informação.

Ano

2011

Creators

Oswaldo Keiji Hikage

Uma visão holística da inteligência competitiva para a construção de uma teoria.

É de conhecimento geral que as mudanças ocorridas no contexto global provocaram mudanças profundas na sociedade e, sobretudo, na competitividade das organizações. Hoje, obtém-se vantagem competitiva através da gestão ótima dos conhecimentos organizacionais, representada pela transformação da informação em inteligência. Este movimento tem se fortalecido no ambinte corporativo em função da crescente necessidade dos gestores tomarem decisões mais assertivas em meio à grande quantidade de dados e informações disponíveis. Diante deste cenário, o processo pelo qual as organizações convertem informação em inteligência tem sido tratado como inteligência competitiva (IC). No Brasil, encontram-se diferentes termos que descrevem este processo, como inteligência de mercado e inteligência de negócios. O fato é que, independente da taxonomia utilizada, as iniciativas práticas em termos da implantação de ações organizacionais e pesquisas científicas têm se intensificado ano após ano. Entretanto, ainda se sente a necessidade de um modelo integrado da IC com as demais estruturas teóricas e práticas que seja capaz de facilitar a compreensão deste fenômeno em sua totalidade. Por isso, o presente trabalho desenvolve uma visão holística sobre a IC e, para isso, é utilizado o método de teoria fundamentada (grounded theory) baseado na triangulação de métodos de pesquisa quanti-quali. De um lado, a pesquisa teórica permitiu compreender a relação entre os diversos aspectos conceituais do tema, destacando a análise quantitativa das publicações em IC que identificou os campos de pesquisa e as referências bibliográficas mais relevantes, utilizada para identificar os principais constructos do modelo holístico. De outro lado, os estudos de caso permitiram confirmar a validade de algumas proposições identificadas no referencial teórico para a construção do modelo. Assim, o trabalho oferece a construção de uma visão holística de IC que emerge dos resultados obtidos ao longo do trabalho, constituído sobre métodos científicos.

Ano

2011

Creators

Olavo Viana Cabral Netto

Alinhamento estratégico de estrutura organizacional de projetos: uma análise de múltiplos casos.

Porter (1996) argumenta que a essência da estratégia permanece em escolher atividades a serem feitas de uma maneira diferente. O planejamento estratégico pode ser definido como o processo de criação e implementação de decisões sobre o futuro de uma organização (KERZNER, 2002). Outro conceito atualmente em uso é o gerenciamento de projetos. Hoje, é necessária uma estratégia gerencial que utiliza as unidades operacionais para conduzir o trabalho, checar a eficiência e manter informado o alto nível gerencial. A metodologia de gerenciamento de projetos pode fazer tudo isto e é a maneira escolhida por muitas empresas para gerenciar seus aspectos críticos dos negócios (CLELAND; IRELAND, 2000). King (1978) diz que os projetos podem unificar as estratégias e disseminá-las pelas áreas da corporação. Um gerenciamento de projetos de sucesso requer o preenchimento da lacuna entre a visão da empresa e seus projetos (DINSMORE, 1998). Esta é a maneira pela qual as estruturas de projetos, tais como a funcional, a projetizada e a matricial e o PMO (Project Management Office), estrutura que aplica os conceitos de gerenciamento de projetos dentro de uma empresa, podem ajudar a gerar resultados planejados na estratégia da mesma, através do gerenciamento de projetos. Os modelos e as configurações de estruturas organizacionais devem ser analisados pensando-se nas configurações gerais e de manufatura da estratégia de uma organização e sua posição na matriz volume-variedade (PORTER, 1979); (SLACK et al., 1996). As empresas devem procurar se organizar de uma melhor maneira para gerenciar seus projetos, fazendo o alinhamento entre as características temporais dos mesmos e decidindo como elas irão se estruturar para executar seus projetos. A seleção da correta estrutura pelas empresas será estratégica no sucesso dos projetos gerenciados por elas. Quando estes projetos são gerenciados por grandes empresas, o risco dos mesmos não se tornarem um sucesso, por uma deficiente estrutura organizacional, é muito alto. E o impacto financeiro, devido a uma deficiente estrutura organizacional, também é muito alto, sendo proporcional ao tamanho do projeto. Para esta dissertação, a opção metodológica adotada foi a análise de múltiplos estudos de casos, selecionando três empresas dos seguintes segmentos: cosméticos, eletro-eletrônico e aeroespacial. Os principais elementos investigados no estudo de campo foram: categorização das empresas, o papel estratégico das atividades de gerenciamento de projetos, a estrutura de gerenciamento de projetos existente e os investimentos em atividades relacionadas ao gerenciamento de projetos. Após a condução das entrevistas, foi feita uma análise relacionando as funções adotadas na prática pelas empresas estudadas, com as funções que, teoricamente, seriam as mais apropriadas para as empresas de cada segmento de negócios, quando da implantação de estratégias através de uma estrutura organizacional.

Ano

2004

Creators

Leandro Alves Patah

Contribuições da ergonomia para projeto de engenharia: utilização de método baseado na observação participante.

O objetivo desse trabalho é elencar quais são as variáveis centrais das quais depende o conforto de um passageiro em um veículo de transporte de massa de longa distância, ao realizar atividades na posição sentada, tais como ler, comer, dormir, usar notebook, etc.; através de uma pesquisa em busca de conceitos que definam ergonomia e práticas ergonômicas, bem como a construção de parâmetros de conhecimento que sirvam como base para soluções de conforto. Essa pesquisa originou-se de uma demanda da Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (EMBRAER) a um grupo de universidades, dentre elas a USP, a partir da qual se constituiu um grupo multidisciplinar buscando aprimorar conhecimentos em várias frentes ligadas ao desenvolvimento de aeronaves. Uma dessas frentes se tornou um pacote de pesquisa na área de ergonomia, tendo sido constituídos grupos de pesquisadores com metodologias e objetivos distintos, porém complementares. Agregando conceitos de fisiologia e cognição, aliados a estudos sobre atividades e rotinas que ocorrem em situações de viagem em meio de transporte de massa de longa distância na posição sentada, investigando a relação entre conforto e o design do interior do veículo, espera-se ampliar o pouco conhecimento existente, até o momento, sobre as motivações presentes para a assunção de determinadas posturas durante as viagens. Partindo-se das motivações para compreender essas posturas e gestos, seria possível compreender quais as necessidades de um passageiro em termos do design do produto interior da aeronave para desempenhar as atividades pretendidas a bordo, com conforto e satisfação. Como para buscar tais respostas é preciso estar inserido no contexto e colocar-se no lugar ocupado pelo outro, esta pesquisa se valeu da Análise Ergonômica da Atividade para penetrar nesse mundo da subjetividade e, como protocolo prático de trabalho, da observação participante, para analisar as principais atividades realizadas por passageiros de aviões durante voos comerciais. Nesta pesquisa, buscou-se dar suporte para que a maioria dos aspectos de interação entre os observadores participantes e as atividades propostas fosse considerada através do protocolo da observação participante, mostrando que é possível que a ergonomia contribua na construção do conhecimento da atividade, permitindo a criação de produtos mais adaptados às necessidades dos usuários, com geração de conforto.

Ano

2013

Creators

Renato da Silveira e Silva

Dinâmica competitiva e tecnológica da indústria de máquinas-ferramenta no Brasil.

Esta tese analisa as características e as condições do desenvolvimento industrial e tecnológico do setor de máquinas-ferramenta no Brasil. O trabalho parte do pressuposto de que há uma relação entre trajetória tecnológica, regime tecnológico e desenvolvimento econômico e considera que o arcabouço sobre Sistema Setorial de Inovação pode trazer importantes contribuições para o desenvolvimento tecnológico entre os setores industriais. A revisão teórica da tese aplicou a discussão sobre trajetória tecnológica, regime tecnológico e Sistema Setorial de Inovação ao caso do setor de máquinas-ferramenta mundial, destacando as características do desenvolvimento das tecnologias do setor na Inglaterra, EUA e Japão. A metodologia de pesquisa abrangeu uma análise sobre o setor de máquinas-ferramenta no Brasil. Esta análise considerou as características do desempenho industrial e tecnológico e as interações realizadas entre empresas de máquinas-ferramenta e grupos de pesquisa sediados no Estado de São Paulo. A partir da análise empírica e setorial, a tese constatou que o regime tecnológico do setor de máquinas-ferramenta do Brasil apresenta características distintas, relativamente ao setor de máquinas-ferramenta dos países analisados na revisão teórica. O Sistema Setorial de Inovação de máquinas-ferramenta no Brasil também apresenta algumas diferenças em relação ao Sistema Setorial de máquinas-ferramenta da Alemanha, Japão, EUA e Itália. A conclusão é que a escolha das empresas por trajetórias tecnológicas no passado pode repercutir um ambiente tecnológico distinto para um mesmo setor através dos países. Considera-se que as características do ambiente tecnológico de cada setor podem apresentar alguns efeitos positivos para a sua competitividade. Entretanto, no longo prazo, a dinâmica industrial e tecnológica do setor de máquinas-ferramenta nacional pode ser afetada pela escolha entre trajetórias tecnológicas.

Ano

2012

Creators

Andréa de Oliveira Silva