Repositório RCAAP

Ficções do ser: o entre-lugar de bichas pretas na escola

Partindo da convicção de que é através da educação, que começa no lar e continua na escola, que se forma indivíduos racistas, sexistas e machistas, o autor se debruça em romper esse ciclo. Por meio de questionamentos, reflexões e discussão de conceitos, visando a sensibilização, a conscientização e a politização, de trabalhar a questão dos preconceitos contra homossexuais negros, mostra como executou uma série de aulas-oficina, algumas até sob formas de festas de confraternização entre os semelhantes e os diferentes em um ambiente de ensino formal.

Ano

2020

Creators

Almeida, Kauan

Ativismo patrocinado pelo Estado: burocratas e movimentos sociais no Brasil democrático

A autora analisa as políticas de HIV e Aids no Brasil para desvendar as relações complexas entre a sociedade e o Estado no contexto do Brasil democrático (e, mais amplamente, na teoria da ciência política sobre transições democráticas na América Latina). A autora enfatiza uma relação muito mais rica do que previamente percebida entre o ativismo da sociedade civil e a presença de um espírito ativista também na burocracia estatal devidamente renovada e empoderada pelo aprofundamento dos processos de redemocratização. No retrato revelado pelo trabalho de Jessica Rich, podemos enxergar a construção de uma coalizão ativista (ou, em inglês, uma coalizão de advocacy) em que ativistas se transformam em burocratas (não no sentido pejorativo muitas vezes associado com a palavra burocrata, mas no seu sentido técnico, como funcionário ou servidor público), enquanto burocratas se transformam em verdadeiros ativistas. É um processo de integração em que os processos políticos são construídos simultaneamente tanto de cima quanto de baixo, com o envolvimento significante de setores governamentais na mobilização social, e com a participação da sociedade civil e as suas organizações (neste caso, especialmente o setor das chamadas ONGs/Aids) na articulação e na implementação das políticas públicas.

Ano

2021

Creators

Rich, Jessica A. J.

Direitos em disputa: LGBTI+, poder e diferença no Brasil contemporâneo

O livro reúne um conjunto diverso de estudos sobre diversidade sexual e de gênero, com uma seleção abrangente e inédita de trabalhos que marcam o conhecimento que se produziu sobre gênero e sexualidade nos últimos 20 anos nas ciências humanas, incluindo saúde coletiva, ciências sociais, direito, educação, psicologia e serviços sociais. Diante dos enfrentamentos colocados pelo cenário atual, os textos convidam à releitura das primeiras duas décadas deste século e apresentam uma abordagem acessível de temas que atingiram grande refinamento conceitual e analítico.

Ano

2020

Creators

Facchini, Regina França, Isadora Lins

Literaturas africanas comparadas: paradigmas críticos e representações em contraponto

2º lugar no 6º Prêmio ABEU 2020 na categoria Linguística, Letras e Artes. Este livro apresenta um percurso de reflexão desenvolvido em torno dos paradigmas críticos e dos repertórios bibliográficos que pautam os estudos pós-coloniais. Convocando os projetos literários de autores como João Paulo Borges Coelho, Ungulani Ba Ka Khosa, Chinua Achebe, Mia Couto, Ruy Duarte de Carvalho, M. G. Vassanji, NoViolet Bulawayo, Arménio Vieira e Abdulai Sila, surgem possibilidades comparativas insólitas, das quais resultam novos pontos de partida para o campo de estudo das literaturas africanas contemporâneas. Elena Brugioni é professora licenciada em Letras Modernas. Publicou e desenvolveu pesquisas nas áreas de Literaturas Africanas Comparadas, Estudos do Oceano Índico, Teoria Pós-colonial e Literatura Comparada. Seus atuais interesses de pesquisa se debruçam sobre cartografias literárias e paradigmas críticos para o estudo das literaturas africanas contemporâneas e narrativas visuais em perspetiva pós-colonial comparada.

Ano

2019

Creators

Brugioni, Elena

A literatura em questão: sobre a responsabilidade da instituição literária

Os nove capítulos de A literatura em questão são compostos por reflexões a respeito da relação entre literatura e ética. A preocupação de fundo do livro é com a “responsabilidade literária”, isto é, com o modo como a instituição literária responde, ou se recusa a responder, a inquirições sobre as relações entre a literatura e os direitos humanos, a sala de aula, as discursividades indígenas, o luto, o racismo, a loucura e a violência. Nesse exercício, o interesse pela literatura advém da percepção de que ela é um território privilegiado para a dramatização de fantasias associadas à democracia, em particular a crença na possibilidade infinita de inclusão da alteridade e de sua assimilação sem atrito.

Ano

2020

Creators

Natali, Marcos

Mulheres, poder e ciência política: debates e trajetórias

Este livro tem como objetivo compreender, de diferentes perspectivas, o lugar das mulheres na ciência e na política, ontem e hoje. Investiga como elas foram e são invisibilizadas nesses espaços de poder, sobretudo no Brasil. E como vão, paulatina e arduamente, conquistando seu lugar (ainda desigual, mas maior do que no passado não tão distante). Analisa, também, o papel e a presença das mulheres na construção, na autonomização e na expansão do campo disciplinar da ciência política no Brasil e na América Latina, oferecendo uma contribuição preciosa para o conhecimento da história da disciplina, raramente contada a partir da experiência feminina.

Ano

2020

Creators

Biroli, Flávia Tatagiba, Luciana Almeida, Carla Hollanda, Cristina Buarque de Oliveira, Vanessa Elias de

Política em São Paulo: uma análise da dinâmica político-partidária no estado

Este livro enfrenta dois grandes desafios. Em primeiro lugar, pretende demonstrar que partidos políticos continuam sendo instituições com capacidade representativa, possuem organização interna, formam quadros e têm importância junto ao eleitorado. Em segundo, busca descrever as características da política paulista, contemplando a organização dos partidos no estado bem como os efeitos da dinâmica eleitoral na definição de posicionamentos e de padrões de votação. O estado de São Paulo é um denso território político, com enorme complexidade estrutural, demográfica e socioeconômica. Conta com a presença de todos os partidos registrados no país, além de ser o principal ponto de origem e de formação dos dois partidos que conduziram a política democrática nacional durante mais de 20 anos, o PT e o PSDB. Nele, uma dinâmica partidária altamente fragmentada no âmbito dos municípios convive com a hegemonia de um só partido no governo estadual.

Ano

2020

Creators

Meneguello, Rachel Kerbauy, Maria Teresa Miceli

Práticas teatrais: sobre presenças, treinamentos, dramaturgias e processos

Este livro traz reflexões sobre os meandros invisíveis da atuação, da presença e do treinamento em processos criativos. Faz uma análise cuidadosa do tema da presença do artista cênico, articula experimentação e conceitos filosóficos, revela a delicadeza do trabalho do ator enquanto ofício e a potência da relação entre corpos possibilitada pela presença simultânea dos atores e dos espectadores. A busca poética por parte do artista traz potenciais desdobramentos para além da cena, na direção de uma vida aumentada em seu vigor e em sua intensidade de ação. São escritas poéticas permeadas por pensamentos. Pensamentos permeados por conceitos. Conceitos permeados por metáforas. Não há como ser de outro modo ao falar de criação e do suor dos corpos na construção da cena poética no teatro.

Ano

2020

Creators

Ferracini, Renato Hirson, Raquel Scotti Colla, Ana Cristina

Um sabiá sujo: a aventura científica sobre a descoberta de uma ave e de um continente

Este livro é uma viagem pela América do Sul sob a luz de uma espécie de ave que só foi descoberta em 2007 e formalmente descrita em 2012. Inicialmente a ave mais parecia um sabiá sujo, mas hoje é conhecida como pedreiro-do-espinhaço. Existem mais de dez mil espécies de aves no planeta. Qual seria a importância de mais uma nesse contexto de milhares? A descoberta do pedreiro-do-espinhaço suscitou um enigma biogeográfico, pois ele pertence a um grupo de espécies que se originou e evoluiu nas altas montanhas da Cordilheira dos Andes e nos frios campos da Patagônia. Como poderia ter surgido nas montanhas de Minas Gerais, local tão distante dessas regiões? O livro é sobre esse paradoxo biogeográfico explicado à luz das mais recentes descobertas da biologia evolutiva em linguagem que lembra um thriller investigativo.

Ano

2020

Creators

Rodrigues, Marcos

Zoológicos humanos: gente em exibição na era do imperialismo

A partir de meados do século XIX, a exibição de pessoas em museus, circos, zoológicos, feiras e instituições científicas se tornou mais frequente no Ocidente, como forma de entretenimento e objeto de estudo. As correntes de pensamento racial da época estabeleciam hierarquias e colocavam negros, índios e outros povos colonizados no início de escalas da evolução humana. Exibidos ao vivo por meses a fio junto a elementos de sua cultura material, os diversos grupos eram apresentados como primitivos para contrastar com as nações mais ricas. Tais exposições ajudavam a dar crédito à noção de inferioridade racial e ensinavam ao público que o racismo era científico, terminando por incutir novos sentimentos de superioridade no branco e ocidental, justificando e desculpando o crescente imperialismo.

Ano

2020

Creators

Koutsoukos, Sandra Sofia Machado

Dicionário temático de patrimônio: debates contemporâneos

Este livro reúne 62 autores, de diferentes áreas disciplinares, e 50 verbetes sobre temas relacionados às discussões patrimoniais no Brasil. Eles foram organizados em duas partes: a primeira, voltada para definições de conceitos, instituições, tipologias e legislação, e a segunda, dedicada aos novos temas na área patrimonial, tais como memória da internet e turismo religioso. Rigorosos, mas escritos de forma acessível, os verbetes são sempre acompanhados de referências bibliográficas consideradas fundamentais pelos especialistas. A obra é voltada para estudiosos, gestores públicos e interessados no tema do patrimônio.

Ano

2020

Creators

Carvalho, Aline Meneguello, C.

Racismo religioso em escolas da Bahia: autoafirmação e inclusão de crianças e jovens de terreiro

Diante da constatação de que, de modo geral, não ocorreram mudanças no currículo das escolas após a implantação da Lei 10.639/2003, esta temática foi objeto de pesquisa pelo autor, objetivando analisar a diversidade da sociedade, procurando, por meio de um modelo de educação fundamentado nos princípios do multiculturalismo crítico, contribuir para a construção de uma sociedade cada vez mais justa e igualitária, onde os espaços de educação formal não mais tratem as crianças de religiões de matriz africana de forma preconceituosa e racista.

Ano

2020

Creators

Cirne, Ademar

Pérolas negras – primeiros fios: experiências artísticas e culturais nos fluxos entre África e Brasil

Aborda as diversas ideias e realizações da arte, da história da arte e da cultura vinculadas às questões da africanidade e da afro-brasilidade, com cortes espaciais e temporais heterogêneos, resultando em uma abordagem de caráter multidisciplinar, com incursões na antropologia, na sociologia e em outras áreas do conhecimento humano. Em 42 ensaios, tece reflexões sobre o legado africano para a sociedade brasileira, observando aspectos como a religião, o artesanato e as representações da arte africana nos museus, além de outros tópicos.

Ano

2013

Creators

Conduru, Roberto

A Liberdade na República dos modernos: teoria e história do liberalismo político francês (1789-1848)

Estuda o pensamento político na França, em um período crucial para a sociedade, compreendido entre a revolução de 1789 e a restauração, concluída em 1848 com a revolução de 22 de fevereiro. O autor discute a constituição de uma linguagem política liberal e de conceitos como república, democracia, soberania, liberdade, opinião pública e sociedade civil. Com este objetivo, analisa o pensamento político vigente, de intelectuais como Madame de Staël, Benjamin Constant, François Guizot, Visconde de Chateaubriand e Alexis de Tocqueville. O livro explicita pontos de consenso ou desacordo desses intérpretes da vida política e suscita reflexões sobre uma grande transformação operada na modernidade, com o aprofundamento do protagonismo do indivíduo na lógica de constituição do corpo político. É no interior desse conflito entre o social e o político que se distinguirá a experiência política que começa a tomar forma com a Revolução Francesa.

Ano

2020

Creators

Cassimiro, Paulo Henrique Paschoeto

Teoria da Literatura e História da Crítica: momentos decisivos

Propõe um olhar sobre temas centrais dos estudos de Teoria da Literatura e da crítica literária, ao mesmo tempo em que permite uma compreensão do desenvolvimento dessas ideias dentro de um contexto historiográfico. Na primeira parte, o autor analisa o clássico Theory of Literature, de René Wellek e Austin Warren, que associou, internacionalmente, o termo “teoria da literatura” à investigação e determinação dos “princípios de crítica”, instituindo a disciplina que leva seu nome como um domínio eminentemente metacrítico. Na segunda parte, iluminam-se questões relativas à historiografia da crítica literária, culminando no advento daquilo que se entende hoje como Theory. As reflexões apresentadas mantém um diálogo com o pensamento filosófico de autores como Kant, Derrida, Nietzsche e Foucault.

Ano

2020

Creators

Araújo, Nabil

Volta miúda: quilombo, memória e emancipação

Mostrando o quilombo de Volta Miúda (Caravelas/Ba), os remanescentes e suas histórias, a autora apresenta perfis biográficos dos anciões que ali habitam, inspirados no jornalismo literário; o estado de colonialidade da nação brasileira e o papel no direito e do conhecimento no processo assimilacionista e negacionista das identidades; além de analisar a retomada da oralidade, seu caráter ancestral e de resistência.

Ano

2020

Creators

Félix, Raíssa

“Tu garante?”: aprendizagem às margens do Tapajós

Sabemos que os processos de aprendizagem são marcados pelo contexto social e cultural onde ocorrem, mas poucos estudos vêm ancorar essa afirmação com dados etnográficos detalhados. Este livro se propõe a fazê-lo. A partir de uma etnografia na região do Baixo Tapajós (Pará), interações entre adultos, crianças e jovens – em atividades como o plantio de mandioca e a produção de farinha, a caça, a pesca, a construção artesanal de barcos, ou ainda, a narrativa de histórias de “encantados” – são descritas com intuito de evidenciar como a aprendizagem dessas habilidades ocorre no cotidiano. Como é comum em outros contextos nos quais os novatos têm acesso à maior parte das atividades das pessoas mais experientes, no Tapajós aprende-se participando progressivamente dessas atividades. O livro apresenta uma revisão de literatura sobre essa modalidade de “aprendizagem por participação”, explicitando seus princípios gerais e as idiossincrasias da região estudada. Ali, adultos e pessoas mais experientes de maneira geral mostram-se particularmente pouco pacientes com os novatos. Nada mais distante da realidade local que a ideia de que é “errando que se aprende”. A aprendizagem acaba, então, sendo percebida como um desafio: e tu, afinal, “tu garante?”

Ano

2020

Creators

Medaets, Chantal

Entre o segredo e a solidão: aborto ilegal na adolescência

O objetivo central deste livro é apresentar contribuições da pesquisa empírica realizada com adolescentes de uma favela do Rio de Janeiro para a compreensão da prática clandestina do aborto nesse período da vida. O trabalho de pesquisa qualitativa teve como fio condutor o estudo da sexualidade, de modo a produzir dados sobre a iniciação sexual, a reprodução, a contracepção, as relações entre os pares em conexão com a escolarização, entre outras intersecções. Wendell Ferrari consegue de forma extremamente competente e sensível acessar uma rede de adolescentes que realizaram aborto ilegal. O autor transmite segurança e discrição altamente necessárias para a criação de uma atmosfera de confiança tratando com respeito de um assunto não confidenciado com outras pessoas além de amigas e/ou parceiros.

Ano

2021

Creators

Ferrari, Wendell

Os impactos sociais da Covid-19 no Brasil: populações vulnerabilizadas e respostas à pandemia

Refletir e agir sobre os efeitos de uma pandemia vai muito além do processo saúde e doença e deve incluir também a análise dos fenômenos causados pela Covid-19 a partir de marcadores sociais diversos, como raça, gênero, classe social, sexualidade, territórios e dinâmica econômica. É com esse intuito que o Observatório Covid-19 Fiocruz e a Editora Fiocruz publicam, em coedição, este e-book gratuito. O volume congrega pesquisadores e especialistas das mais diversas áreas da saúde, incluindo antropologia, bioética, história, medicina, comunicação, ciência política, psicologia, relações internacionais, políticas públicas, entre outras. São 68 autores no total, que apresentam contribuições diversificadas e que se debruçam, com especial atenção, sobre as populações vulnerabilizadas do Brasil diante da emergência global. Este é o segundo livro da série "Informação para Ação na Covid-19", que tem como objetivo reunir o conjunto de respostas, pesquisas e ações técnicas produzidas pela Fiocruz durante a pandemia. Com apoio da Rede SciELO Livros, a iniciativa disponibiliza os livros exclusivamente em formato digital e acesso aberto.

Ano

2021

Creators

Matta, Gustavo Corrêa Rego, Sergio Souto, Ester Paiva Segata, Jean

Autoscopia: uma ação reflexiva sobre a prática docente

Analisa situações relacionadas à utilização, como tecnologia educacional, da autoscopia – metodologia que pressupõe o registro em imagem da atuação do professor para posterior análise. A técnica, além de favorecer a reflexão do docente sobre sua atuação, é considerada de grande utilidade na formação inicial e continuada de professores. Este livro reflete sobre a introdução da autoscopia na formação de professores e pais de crianças especiais, com destaque para educação de estudantes com o transtorno de espectro autista. Além disso, a obra proporciona uma revisão descritiva da literatura acerca da utilização de procedimentos de autoscopia na formação de professores. Com isso, a publicação apresenta uma abordagem reflexiva da educação, perspectiva que valoriza as variáveis situacionais e é centrada na investigação do fazer docente a partir de situações concretas de ensino no próprio contexto escolar.

Ano

2020

Creators

Nunes, Leila Regina d’Oliveira de Paula