Repositório RCAAP

Imagens do carnaval na colônia africana: identidade e representação do real

Este artigo procura situar e identificar um dos espaços negros de Porto Alegre na primeira metade do século XX, território denominado pela imprensa da época como “Colônia Africana”. As suas representações imagéticas e as festividades, no caso, o Carnaval, é o aspecto a ser analisado a partir de fotografias da época, coletadas da família de um ex-morador da referida região, o Sr. Jayme Moreira da Silva, nascido em 1915. Nessas imagens, repletas de memórias, observaremos os trajes da época, os elementos simbólicos e a produção das fotografias, analisando os seus significados culturais, dentro e fora daquela cultura, e de que forma esses aspectos fortalecem ou descrevem a comunidade da Colônia Africana.

Ano

2014

Creators

Silveira, Alexandre Barcelos Bakos, Margaret Marchiori

Fotos e multiculturalismo étnico em Santa Cruz do Sul: um estudo de caso no jornal Gazeta do Sul sobre os concursos de beleza da rainha da Oktoberfest e o Mais Bela Negra do Rio Grande do Sul

Este trabalho faz um estudo de caso sobre o multiculturalismo étnico em Santa Cruz do Sul tendo como mote dois concursos de beleza, a Rainha da Oktoberfest e A Mais Bela Negra do Rio Grande do Sul. Os eventos ocorrem anualmente no Parque Municipal de Eventos da cidade. A pesquisa tem como objeto de análise o jornal Gazeta do Sul, periódico diário de maior circulação na região do Vale do Rio Pardo. Adotei como estudo de caso os meses de abril e novembro de 1994, período que marca os 15 anos dos respectivos eventos. Nesse sentido, as imagens fotográficas desses concursos representam uma ferramenta importante de análise das relações de alteridade a partir das representações sociais e dos códigos simbólicos específicos de cada grupo.

Ano

2014

Creators

Skolaude, Mateus Silva Paredes, Marçal de Menezes

Espaços e práticas de sociabilidades da comunidade quilombola do Morro do Fortunato – Garopaba – SC

Este artigo lança mão das memórias de moradores da Comunidade de Remanescentes de Quilombo do Morro do Fortunato, localizada no Norte do município de Garopaba – SC, no bairro Macacu, procurando, através das narrativas, delinear os acontecimentos que possibilitaram a formação do grupo. Dessa forma, a metodologia da História Oral é o aporte teórico que dá sustentação ao estudo. Vale lembrar que estudos referentes à problemática afro-brasileira encontram lugar de destaque na contemporaneidade, pois os afro-brasileiros fizeram-se presentes em diferentes espaços com seus costumes, sua religiosidade e seu trabalho, desempenhando, desde os primeiros momentos da colonização, papel fundamental na formação étnica e cultural brasileira.

Ano

2014

Creators

de Albuquerque, Mauricélia Teixeira Cardoso, Paulino de Jesus Francisco

Paisagem e memória em territórios quilombolas

O presente artigo tem como objetivo visualizar parte do território constituído pela região da Serra dos Tapes, especificamente no 7º Distrito, denominado Quilombo. Tal localidade hoje é um distrito de Pelotas–RS, cidade que outrora foi um grande centro charqueador e que, principalmente durante o século XIX, teve grande concentração de escravos, os quais compunham a quase totalidade da mão-de obra existente na região. No referido distrito, formou-se uma concentração quilombola considerável para a época, e ainda existe na localidade alusão à memória dos primeiros grupos, denominados genericamente de “morenos”, que é marcada principalmente pelo patrimônio natural da região, cuja denominação está em sua maioria vinculada aos feitos dos referidos quilombolas. Podemos citar como exemplos: o Arroio Quilombo, o Morro dos Três Cerros, o Cerro da Vigia etc. Tal estudo e debate são importantes tendo em vista instrumentalizar professores e pesquisadores para o cumprimento da Lei 11645/2008, através de trabalhos que abordem a educação patrimonial.

Ano

2014

Creators

de Ávila, Cristiane Bartz Ribeiro, Angela Mara Bento Ribeiro, Maria de Fátima Bento

Acesso ao conhecimento: publicações sobre “Diversidade”, “Gênero” e “Sexualidade” nas revistas de acesso aberto no Brasil.

O presente artigo tem por objetivo divulgar a produção científica sobre “diversidade”, “gênero” e “sexualidade” nas revistas de acesso aberto no Brasil. Realizou-se a pesquisa no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), os termos de busca utilizados na pesquisa foram “diversidade”, “gênero” e “sexualidade”. Verificou-se o total de revistas, após os artigos, atentando aos que apresentavam como assunto a homossexualidade, também foi realizada uma pesquisa por ano destas publicações. Entre os principais resultados se destaca: 36 revistas com o termo diversidade e 12 artigos sobre o assunto homossexualidade.

Ano

2015

Creators

Oliveira, Karine Vargas Firme, Simone Machado Silveira, Michele Fernanda Silveira da Miranda, Angélica Conceição Dias

Expediente

No summary/description provided

Ano

2014

Creators

Gomes, Vanise dos Santos Caetano, Marcio

Expediente

No summary/description provided

Ano

2014

Creators

Gomes, Vanise dos Santos Caetano, Marcio

Herbário didático como ferramenta diferenciada para a aprendizagem em uma escola de ensino médio em Parnaíba, Piauí

O presente trabalho visou desenvolver um herbário didático com a finalidade de promover uma vivência diferenciada com parte do conteúdo de Botânica, relacionando a teoria e prática, uma vez que estimula a percepção dos alunos acerca da importância das plantas no cotidiano, auxiliando no processo ensino-aprendizagem. A amostra foi composta por alunos do 2º ano onde aplicou-se um pré-questionário que analisou o conhecimento prévio acerca do conteúdo de Botânica. Depois um herbário didático passou a ser desenvolvido na escola e após a sua conclusão aplicou-se um pós-questionário. Os resultados demostraram que os alunos já consideravam as plantas importantes e que gostariam de participar de um projeto envolvendo Botânica. Com a inserção do herbário foi relatado que a aprendizagem foi facilitada. Assim um herbário funcionam como uma excelente ferramenta despertando o interesse em Botânica.

Ano

2016

Creators

Miranda Nunes, Maria de Jesus Fontenele de Oliveira, Thaynara Brandão Souza, Ruanna Thaimires Rodrigues Lemos, Jesus

Brincadeiras de menino ou de menina? Implicações sociais sobre o brincar no contexto da mídia, do gênero e da infância

O objetivo deste artigo é o de problematizar a brincadeira, exaltando-a quanto a seu caráter de prática social, a fim de realizar uma reflexão sobre a incidência de diferentes aspectos culturais sobretudo a influência do conteúdo midiático presente no ato de brincar. Saltam aos olhos as dicotomizações entre os gêneros masculino e feminino, que delineiam formas características e estanques dessas experiências entre esses grupos. Busca-se a reflexão sobre as possibilidades da brincadeira nesse complexo contexto cultural a partir de uma proposta de encontro de gerações que seja mais inclusiva, plural e alteritária.

Ano

2016

Creators

Odinino, Juliane Di Paula Queiroz

Expediente

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Ano

2014

Creators

Gomes, Vanise dos Santos Caetano, Marcio

“Tomboy”: cinema homossexual e relações de gênero na formação inicial discente

O artigo tem como panorama a formação inicial de professores/as nas temáticas das relações de gênero, sexualidades e cinema. Constitui um recorte da pesquisa de mestrado intitulada Cinema, Gênero e Sexualidades na formação inicial de professores e professoras. Para captar os enunciados dos discentes participantes da pesquisa utilizou-se a “Coleta Fílmica” e a metodologia do Grupo Focal (GF) que constitui um instrumento de pesquisa qualitativa. Foi utilizado o filme “Tomboy” (2011) cujas temáticas centrais abordaram as infâncias, as relações de gênero e as sexualidades. Para os/as participantes do Grupo Focal, foram propostas reuniões de modo a realizar discussões levando em consideração seus saberes a respeito destas temáticas e a partir do filme assistido. O material empírico advindo desses procedimentos de pesquisa foi articulado com as teorizações pós-estruturalistas e os estudos foucaultianos, buscando operar com o desafio de realizar este trabalho através dessas perspectivas. Notou-se que os/as discentes participantes anseiam pelas problematizações nas temáticas das relações de gênero e das sexualidades e de que há um chamamento urgente de intervenção por parte da Universidade para ampliar as possibilidades de um contínuo processo de formação. Por fim, o cinema possibilitou ampliar as discussões levando em consideração a educação para as imagens no processo de subjetivação dos/as participantes.

Ano

2014

Creators

Paulino, Alessandro Garcia Ribeiro, Cláudia Maria

Pedagogia do arco-íris: reivindicações educativas do movimento LGBTT de Pernambuco

Este trabalho visa apresentar os resultados de uma pesquisa documental, através da técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 2001), desenvolvida a partir do documento fruto da II Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTT) de Pernambuco. Esta Conferência aconteceu em Novembro de 2011, na cidade de Itamaracá, reuniu ativistas desse estado e se configurou como uma das etapas da II Conferência Nacional LGBTT. Analisamos o Caderno de Resoluções, suas características, estrutura, virtudes e fragilidades. Também focamos as prioridades na área da Educação apontadas pelo Movimento LGBTT no evento. As nossas conclusões apontam para lacunas e carências de políticas públicas efetivas LGBTT.

Ano

2014

Creators

Lage, Allene Feitosa, Cleyton

Narrativas docentes sobre o bullying homofóbico na escola

O presente artigo buscou investigar as atitudes dos professores de Educação Física frente ao bullying homofóbico na escola. Utilizamos as narrativas de 10 professores de Educação Física escolhidos aleatoriamente. Para apreender as ações desses sujeitos foi solicitado que descrevessem algumas situações do cotidiano escolar a partir de 4 imagens construídas para essa finalidade. O contato foi retomado, em um segundo agendamento, com outro objetivo, que seria identificar como eles se colocariam na situação. Acreditamos que essa pesquisa contribui com as discussões do campo da educação e sexualidades, no sentido de agrupar narrativas docentes que explicitam suas inquietudes diante do tema.

Ano

2014

Creators

França, Filipe Gabriel Ribeiro de Castro, Roney Polato Ferrari, Anderson

Práticas curriculares de tradução dos eventos cepeceanos: as Lorranys e seus espetáculos drag queens

Este artigo é parte da tese de doutorado intitulada A tradução da tradição em práticas curriculares no Colégio Estadual Paes de Carvalho defendida em maio de 2013. Durante a experiência etnográfica de dez meses no espaço do colégio e a revisão da literatura sobre tradição, fiquei interesada em um de seus elementos, os eventos escolares. Assim, meu objetivo é interpretar tais eventos como rituais da tradição, e como espaço ocupado pelas autodenominadas Lorranys, um grupo de alunos gays, que em tais eventos apresentam espetáculos drag queens. Para cumprir esta tarefa, aciono a noção de tradução cultural de Bhabha (1998), explorarando as possibilidades do currículo como prática de tradução cultural.

Ano

2014

Creators

Seixas Ribeiro, Joyce Otânia

A mulher e a desconstrução do preconceito na escola e na família

Este estudo baseia-se em pesquisa realizada na UERJ, no período de 2010 a 2012, com jovens lésbicas. Reafirmou-se, nos resultados dessa pesquisa, a observação de que uma das inconsistências do controle sobre a sexualidade encontra-se na dicotomização de formas de vivenciá-las, submetendo-as a classificações que as polarizam e opõem.

Ano

2014

Creators

Rangel, Mary Brito de Oliveira, Lisis Fernandes Coutinho, Maximiano Henrique

Movimento LGBT: uma escola de emancipação

Este trabalho nasce das reflexões empreendidas no curso de mestrado em educação na Universidade Federal de Pernambuco/CAA, onde buscamos conhecer o perfil político-identitário do movimento LGBT em Caruaru-PE. Tomamos a analogia entre o Movimento LGBT e a Escola em suas atribuições de transmissão do conhecimento e de transformação de subjetividades. Dessa forma, o movimento LGBT pode ser considerado uma escola de emancipação. Caracterizamos a atuação educativa e emancipatória desse movimento como transformadora das bases sociais que estruturam nossa sociedade, sendo a Razão Indolente, particularmente reorganizada a partir das suas conquistas. Vozes de sujeitos da militância dão respaldo a nossas colocações sobre as transformações sociais e estruturais emancipatórias possíveis, a partir da ação educativa da militância LGBT.

Ano

2014

Creators

Lage, Allene Carvalho Vieira, Rafael Lima

Modos de ver, sentir e questionar: desvelando o lugar do gênero e da sexualidade no curso de Pedagogia

Este artigo objetiva demonstrar como está configurada a presença das questões de gênero e sexualidade no curso de Pedagogia e os aspectos evidenciados no processo de constituição dessa presença. De natureza qualitativa, foi construído por meio de entrevistas semiestruturadas com seis professores (as) do curso de Pedagogia. Os resultados anunciam que as questões em torno do gênero e da sexualidade naquele curso são atravessadas por campos e políticas de silêncios, que se fazem presentes tanto no âmbito do currículo, enquanto materialidade, como no âmbito das identidades de alguns (as) discentes e nas relações de poder estabelecidas entre docentes do próprio curso. Porém, ao mesmo tempo, observamos processos, práticas e sujeitos que enunciam e reivindicam a iminência desses sentidos, buscando produzir novos significados e sentidos sobre gênero e sexualidade no âmbito da formação inicial de professores (as).

Ano

2014

Creators

Ferreira, Taisa de Sousa Barzano, Marco Antonio Leandro

Apresentação

No summary/description provided

Ano

2015

Creators

Gomes, Vanise dos Santos Caetano, Marcio

Famílias homoparentais e escola: entre a vigilância e a transformação

O texto, baseado em pesquisa realizada com filhas de famílias homoparentais, explora os diálogos e tensões que emergem entre os modos de fazer dessas famílias e a escola, entendidas como elementos condensadores de poder e saber que, por sua vez, se constituem e se apresentam de forma plural. O papel da escola na discussão sobre a temática da homoparentalidade tem se mostrado de pouco destaque, o que deixa ver que esse espaço, apesar da sua potência como instrumento, por ser de acesso universal, distribui, mantém e modifica a apropriação dos discursos de forma que se sigam as linhas de poder e saber que são politicamente convenientes para o sistema hegemônico, que continua a perpetuar a ideia da família nuclear e heteronormativa como o único modelo possível e desejável.

Ano

2015

Creators

Hernández, Jimena de Garay Uziel, Anna Paula

A produção acadêmica sobre a homossexualidade e a identidade docente

O objetivo do artigo é evidenciar a discussão da homossexualidade nos estudos sobre a identidade docente, na área da Educação. Para a análise foram utilizadas 04 teses de doutorado e 21 dissertações de mestrado, defendidas entre os anos de 1987 e 2010, disponibilizadas no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Como resultado observa-se a (quase) ausência das pesquisas sobre a sexualidade d(o)as professore(a)s com identidades não heteronormativas, o que permite assinalar a necessidade de aprofundamento teórico sobre a homossexualidade, principalmente feminina, nos estudos em educação e gênero.

Ano

2015

Creators

Maciel, Patrícia Daniela Alves Garcia, Maria Manuela