Repositório RCAAP

Produção de sentido em programas de tevê: representações femininas e modelos de consumo

A presente pesquisa visa ao estudo da produção de sentido nos programas do canal por assinatura GNT, tendo como base a representação dessas telespectadoras e os modelos de consumo sugeridos pelos próprios programas (estímulo às práticas de consumo). Para tanto, foram selecionados os seguintes programas: 1. Menu Confiança, voltado à alimentação; 2. Super Bonita Transforma, com a temática beleza; 3. Tamanho Único, específico à moda. A partir da seleção proposta, temos a oportunidade de compreender o percurso do enunciador (éthos), sua projeção até as telespectadoras GNT (páthos) e o contexto dessa produção, marcado por um determinado tempo/espaço (cronotopo). Delineamos, portanto, três conceitos ao entendimento da produção de sentido nesses programas: éthos, páthos e cronotopo, estudados e revisitados, aqui, pelos autores Maingueneau (2008), Fiorin (2008), Discini (2009), Trindade & Barbosa (2007). Dessa forma, esta dissertação tem como propósito analisar a enunciação dos episódios de cada programa, bem como seus efeitos de sentido, observando suas sugestões de consumo, ou seja, como, quando e onde essas mulheres irão consumir os produtos tematizados pela alimentação, beleza e moda. Nossa hipótese é de que tais modelos de consumo contemporâneos são capturados por meio de esquemas de informação, cuja forma de apresentação exerce influência ao direcionamento do consumo, segundo Van Dijk (1996). Ao inferir uma ação-programada a este público-alvo, a mulher GNT pode incorporar a ação-aprendida em seu comportamento e usá-la no cotidiano, estudos de Batista (2008). Vale lembrar que a apreensão desse sentido dar-se-á como um todo, numa disposição contínua e, não separadamente, conforme divisão tradicional estabelecida entre emissão e recepção. Com esta perspectiva técnica, o trabalho propõe a construção de hipóteses, cujos apontamentos possam contribuir com estudos futuros sobre os efeitos da mensagem junto à Recepção.

Ano

2011

Creators

Bibiana Stohler Sabença de Almeida

O ensino do interesse público na formação de jornalistas: elementos para a construção de uma pedagogia

A tese O ENSINO DO INTERESSE PÚBLICO NA FORMAÇÃO DE JORNALISTAS: ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PEDAGOGIA propõe como objeto de estudo a formação do jornalista, nomeadamente em seus aspectos cidadãos. O trabalho tem como objetivo geral refletir e propor bases para um modelo pedagógico de ensino do interesse público e da cidadania na formação de jornalistas. Como hipótese central, parte do princípio de que a cidadania e os valores pertinentes e decorrentes dela são transversais ao ensino do Jornalismo, aos seus conteúdos curriculares e à sua didática. O universo da pesquisa são docentes de Jornalismo de universidades brasileiras e portuguesas. O método de abordagem do trabalho está alicerçado na fenomenologia e utiliza a entrevista e a análise de conteúdo como técnicas de pesquisa.

Ano

2011

Creators

Enio Moraes Júnior

Pontos de vista em documentários de periferia: estética, cotidiano e política

Este trabalho investiga os fatores que alicerçam os pontos de vista da produção de documentários de periferias. Desde o final dos anos 1990, vê-se o crescimento da realização de filmes e vídeos encabeçada por oficinas, escolas livres e coletivos independentes. Tal produção é marcada por uma heterogeneidade em formatos, narrativas, temáticas e opções estéticas. Diante dessa multiplicidade, o foco desta pesquisa volta-se para os documentários, pois essa modalidade fílmica tem uma importância vital nessa produção. Quarenta documentários realizados entre 2000 e 2010 compõem o corpus da tese, evidenciando, também, uma diversidade de pontos de vista sobre pessoas, espaços, histórias, sociabilidades. Partindo da ideia de que o ponto de vista no cinema remete tanto à significação do plano como à sua exteriorização, por meio da análise desses filmes formulo como hipótese a ideia de que estética, cotidiano e política estruturam os pontos de vista da produção documental periférica. Para testar essa premissa, a ferramenta metodológica utilizada é a análise fílmica que privilegia imagem, texto e som. A discussão sobre estética, cotidiano e política acena para a necessidade de se debater a questão da autoria e as composições do documentário dois pontos importantes para o entendimento das dinâmicas de produção e efeitos de sentido dos documentários de periferia.

Ano

2011

Creators

Gustavo Souza da Silva

Os segredos de Orunmilá.com: os búzios como techné nas mediações culturais em terreiros e em sites

Esta tese destaca a presença da tecnologia digital na sociedade atual, a qual costuma-se ser chamada de civilização da informação, cujas tecnicidades podem influenciar as maneiras de comunicação. O foco comunicacional aqui se dá sobre as práticas oraculares pertencentes aos saberes socioculturais do Candomblé, mediante os usos e consumos do jogo de búzios. Tais práticas, que segundo as tradições, são feitas apenas em locais sagrados, passam a ser também realizadas por meio das mediações culturais, no espaço digital, onde ambos os espaços são considerados tecnologia criativa (techné), mediante o processo de dialogicidade entre os sujeitos da comunicação, oráculo, pais e mães de santo e consulentes/clientes, com a finalidade de orientação, superação de inquietações, e contribui para a transformação da cotidianidade ao produzir um conhecimento particular, subjetivo e autônomo, tendo como interlocutores os Orixás. Apresenta-se uma discussão aprofundada, com o intuito de compreender aspectos culturais da Religião Afro-brasileira, mais especificamente do Candomblé, a partir de suas mediações comunicativas das culturas (jogo de búzios em local sagrado, em site e blog), ao mesmo tempo em que contribui para a compreensão da temática frente aos estudos da Comunicação. A pesquisa foi constituída mediante duas casas de Candomblé - sendo 3 (três) autoridades destas -, 1 (um) site e um 1 (um) blog, além de 3 (três) consulentes/clientes de cada espaço sagrado e 5 (cinco) clientes/consulentes do site, em função do estudo apresentar duas linhas de pensamento, em espaços sagrados e a partir do espaço digital. Para a obtenção dos dados optou-se pelo uso de entrevista, no exercício etnográfico e da Etnologia. Portanto, foi constatado que os saberes socioculturais transmitidos oralmente têm, na feitura do jogo de búzios, no espaço sagrado o loco apropriado para a obtenção de aspectos fundamentais de fidedignidade ao Candomblé. Entretanto, tem no jogo de búzios realizado no site e blog aspectos de tecnicidade nos quais os fazeres comunicativos se desdobram em outros fazeres também comunicativos, e percebe-se que essa fidedignidade se distancia dos elementos imprescindíveis à prática religiosa/oracular em questão, tanto elementos da própria mitologia quanto dos elementos da temporalidade e da espacialidade.

Ano

2020

Creators

Elis Rejane Santana da Silva

Moral provisória - ética e jornalismo: da gênese à nova mídia

Com o intuito de mapear o território e os limites éticos e morais numa indústria da comunicação que passa por mudanças estruturais, o estudo recupera dilemas capazes de nortear a atuação do comunicador e aprofunda a discussão da moralidade na mídia, por conta de um vácuo na formação do comunicador em relação à ética e à moral na perspectiva da história do conhecimento. Com o uso de exemplos clássicos da literatura, da dramaturgia ou da própria comunicação, o resultado é um itinerário que perpassa momentos relevantes para a mídia com o objetivo de revelar diferenças entre conceitos sólidos da modernidade e a fluidez que estes mesmos conceitos encontram tanto na modernidade quanto no que se convencionou chamar de pós-modernismo. Ao mesmo tempo, detalha como se edifica uma nova mídia enquanto se delineia a concentração global da indústria da comunicação, assentada na dispersão dos indivíduos. O trabalho também pretende endereçar a questão do futuro das comunicações, qual a importância do jornalista no momento em que qualquer indivíduo, cidadão ou instituição tem facilmente às mãos os meios tecnológicos capazes de lhe dar poder para fazer comunicação local ou de massa além de analisar como ética e moral se inserem neste contexto.

Ano

2008

Creators

Caio Tulio Vieira Costa

A introdução do som direto no cinema documentário brasileiro na década de 1960

Esta dissertação tem como objetivo pesquisar como se deu a introdução no Brasil da técnica de gravação de som sincrônico para o cinema (som direto) com equipamento leve, no começo dos anos 1960, além de estudar como esta nova técnica influenciou a linguagem dos documentários brasileiros. Para isso foram realizadas pesquisas bibliográficas, entrevistas e análises de filmes do período. A pesquisa enfatiza o contexto histórico no qual se insere o uso do som direto. Na análise dos filmes são empregados os conceitos de monologia e dialogia, concebidos por Mikhail Bakhtin, para designar a forma como é usado o registro de outras vozes obtidas através do som direto. É também apresentada a evolução da formação dos profissionais da área de som cinematográfico ao longo da história do cinema brasileiro.

Ano

2008

Creators

Clotilde Borges Guimarães

A liberdade da imprensa e sua ressignificação no neoliberalismo - o jornalismo sob a ameaça da intensificação da produtividade e da lucratividade

Este trabalho pretende demonstrar que nas democracias modernas, diante das exigências do neoliberalismo, a liberdade de imprensa estaria sofrendo um processo de ressignificação. Atualmente é possível dizer que a liberdade de imprensa aproxima-se do seu simulacro, afastando-se definitivamente do seu sentido original, político, de transformação e denúncia. O espaço mais importante é o da comercialização, é o da circulação do produto-notícia. São extraídas da liberdade de imprensa suas qualidades dinâmicas, transformando-a em mais um adorno publicitário, utilizado para a conquista de leitores e de anunciantes. Uma vez reconhecido como valor ético e recuperada a dinâmica própria do conceito, a liberdade de imprensa pode novamente posicionar-se na defesa dos direitos do cidadão.

Ano

2007

Creators

Francisco Emilio Surian

Projeto gráfico em jornal-laboratório:ensaio de novas linguagens ou mimetismo mercadológico

Esta pesquisa apresenta os projetos gráficos de três Jornais-laboratório - Entrevista, Matéria Prima e Primeira Impressão - de três universidades da Cidade de Santos, Litoral de São Paulo. Procura identificar avanços, estagnação ou retrocessos na linguagem gráfica desses produtos acadêmicos, e se os projetos gráficos dos periódicos constituem espaço de pesquisa e experimentação para novas linguagens gráfico-visuais no campo do Jornalismo.

Ano

2007

Creators

Guadalupe Corrêa Mota

Revista USP - um percurso singular

Este trabalho descreve a trajetória da Revista USP, nas suas diversas fases históricas, e analisa as principais características que a tornam uma publicação singular entre as revistas universitárias. Nesse processo, a Revista foi se consolidando como periódico com aspectos inovadores, que a marcam como veículo híbrido, que de certo modo escapa a uma classificação específica, como, por exemplo, uma revista científica, estritamente acadêmica ou mesmo técnica. Como revista institucional, cumpre mais de uma função e sempre identificada com a Universidade de São Paulo.

Ano

2008

Creators

José Francisco Carvalho Costa

Rio 2016: o Jornalismo Esportivo e o Comitê Olímpico do Brasil

Esta tese analisa o website do Comitê Olímpico do Brasil (COB), tendo como base a discussão em torno do jornalismo esportivo, desde a perspectiva teórico-conceitual à produção e a usabilidade diante das mediações tecnológicas. A página do COB apresenta um potencial diferenciado para a produção de notícias, ao abrigar características com pouca recorrência nos noticiários brasileiros, focados nos esportes de alto rendimento, na competição e na popularidade das modalidades e de atletas. Surge um desafio nessa cobertura: ampliar a visibilidade das modalidades na mídia e a necessidade de priorizar os valores esportivos como a excelência, o respeito e a amizade. Esse potencial vai além da cobertura das principais competições, como os campeonatos mundiais e os Jogos, ocorridos no Rio de Janeiro, em 2016. Assim, esta pesquisa tem como principal objetivo responder à seguinte pergunta: o site do COB, ao proporcionar que usuários-interatores acessem as informações dos principais acontecimentos das modalidades olímpicas, teria sido utilizado como fonte para a criação de pautas a serem desenvolvidas pelos jornalistas especializados em esportes? Com a finalidade de abordar a discussão do modo de uso / funcionalidade do conteúdo eletrônico jornalístico do Comitê Olímpico do Brasil, este trabalho se debruça sobre a coleta e a análise de entrevistas com pesquisadores, jornalistas e profissionais da mídia.

Ano

2019

Creators

Carlos Augusto Tavares Junior

O papel dos traços de personalidade dos indivíduos na avaliação de propagandas

O Campo da Comunicação tem um desafio interdisciplinar de compreender os efeitos das campanhas publicitárias no público receptor em um ambiente midiático cada vez mais complexo. Neste contexto, quatro estudos empíricos baseados em uma abordagem multimétodo geraram descobertas inéditas sobre o efeito dos traços de personalidade na avaliação de propagandas. Com base na teoria dos Cinco Grandes Traços, foram realizadas pesquisas (survey, experimentos e eye tracking) com indivíduos em geral, não apenas estudantes. O primeiro estudo teve o objetivo de descobrir qual é a relação entre os traços de personalidade e o traço de Ceticismo em Relação à Propaganda, que tem efeito na recepção de comunicação. É um estudo na perspectiva traço-traço (trait-trait), que antecedeu os três estudos traço-conteúdo (trait-content). Por meio de uma pesquisa quantitativa com 1.054 participantes, encontramos que há validade discriminante entre ambos o Neuroticismo (traço de personalidade) e o Ceticismo (mensuração de comportamento de consumo). Portanto, são diferentes tanto conceitualmente quanto estatisticamente. O segundo estudo visou entender a relação entre os traços de personalidade e a atitude em relação às propagandas Informativas e Transformacionais. A partir de um experimento com 618 participantes. Os resultados mostram que quanto mais um indivíduo é extrovertido, melhor será a sua avaliação de propagandas, independentemente das características destas. O traço de Amabilidade tem efeito somente sobre a avaliação das propagandas transformacionais (focadas nas experiências). Por outro lado, o traço de Abertura à Experiência tem efeito somente sobre a avaliação das propagandas informativas (focadas nas características concretas do produto). O terceiro estudo ampliou a validade ecológica do estudo 2. Foi realizado um experimento com 659 participantes, utilizando-se estímulos de propagandas Comparativas e Não-Comparativas. Os resultados mostram que não há diferença significativa na Atitude em Relação à Propaganda entre pessoas com nível alto e baixo de Conscienciosidade e Neuroticismo, como previsto pela literatura. Porém, quanto maior o Neuroticismo, mais os indivíduos têm a percepção da ênfase comparativa da peça. Ou seja, expostas ao mesmo estímulo, pessoas com alto Neuroticismo percebem com mais saliência a característica de comparação do que aquelas com baixo Neuroticismo. Por fim, o quarto estudo teve o objetivo de explorar a relação entre os traços de personalidade e a atenção dada às propagandas. Foi realizado um experimento com utilização de eye tracking com 214 participantes em ambiente naturalístico (diante de seus computadores), não em laboratório. Os respondentes foram organizados em 10 subgrupos, de acordo com o nível de saliência dos traços em cada indivíduo: 5 traços x 2 níveis (alto e baixo). Os resultados mostram que os traços de personalidade estão associados à ordem de fixações do olhar ao longo do tempo diante da propaganda. Estatisticamente, há diferença significativas de resultados de Fixação, Tempo Médio Gasto na Fixação e Tempo até a Primeira Fixação quando se compara o nível alto e baixo de saliência dos traços Neuroticismo e Conscienciosidade. Nestes traços, os resultados são homogêneos intratraço (pessoas com a mesma saliência nestes traços apresentam o mesmo padrão de atenção) e heterogêneos entre-traços (resultados de um traço são diferentes dos outros quatro). Por exemplo, Pessoas com Alto Neuroticismo fixam mais o olhar e por mais tempo nos textos que descrevem as características do produto anunciado. Além disso, \"buscam\" com o olhar o produto anunciado mais rapidamente que aqueles com Baixo Neuroticismo. A relação traço-conteúdo é uma das fronteiras da pesquisa sobre personalidade. Tem sólida base teórica na Psicologia, mas ainda não havia sido aplicada no Campo da Comunicação com esta abrangência. Esta abordagem multimétodo demonstrou que os traços de personalidade são realmente relacionados aos padrões de atenção e julgamento. As conclusões desta tese permitirão que pesquisadores avancem o conhecimento sobre processamento cognitivo e rotas de persuasão. Também podem inspirar profissionais de comunicação a repensarem seus mecanismos de teste, avaliação e planejamento de propagandas, na medida em que é necessário usar os traços como variáveis de controle para extrair o real efeito das peças publicitárias.

Ano

2021

Creators

Diego dos Santos Vega Senise

As representações do Samba na prática escolar como estudo de caso

Resultado de um estudo de caso com inspiração etnográfica das representações sociais em uma escola do ensino fundamental, a dissertação busca entender se composições do gênero Samba podem servir de instrumento pedagógico a docentes. Com base na pesquisa de campo, foi gerado um relato baseado em práticas etnográficas e, por meio de um questionário aplicado, foram colhidos dados que apontam para formas de como estudantes do ensino fundamental podem se relacionar com letras de Samba no ambiente escolar.

Ano

2021

Creators

Ítalo Leopardi Bosco de Azevedo

Atribuição de confiança em rede: os fatores que (con)formam os grupos de referência

O processo de consumo é complexo e sofre constantes transformações. Em função das novas demandas e ofertas do mercado, o comportamento do consumidor se reorganiza, transformando hábitos em novos rituais e reformulando rituais antigos. Esta tese visa alargar os paradigmas acerca das conexões - especificamente do mundo digital - entre consumidores e seus grupos de referência, entendendo a importância de tais grupos, como acontecem as troca de informações, quais são os fatores dos pontos de conexão que mais impactam na tomada de decisão de consumo e, especialmente, como ocorre a atribuição de confiança. Partindo da bibliografia existente - com aporte na comunicação, psicologia social e algumas áreas das ciências exatas - construiu-se o corpo teórico desta tese que demandou ainda o atrelamento de pesquisa exploratória e de campo tendo em vistas a constante necessidade de observar o fenômeno, suas rápidas e constantes mudanças e, logicamente, da subsequente coleta de dados que qualificaram e deram escopo às análises das observações, corroborando ou dissuadindo as hipóteses levantadas. Os resultados encontrados nos apontam as diferenças entre os perfis dos consumidores e as diferentes formas de interação com os comentários online e as formas particulares como cada tipo de consumidor atribui confiança aos demais consumidores.

Ano

2019

Creators

Bruna Seibert Motta

A New York do Jaguaré: investigação em torno da Época São Paulo (2008-2013), os paradoxos da circulação e os desafios das revistas de cidade na instância do conteúdo em rede

Este trabalho é um estudo de caso da revista Época São Paulo, publicação mensal da Editora Globo que circulou entre maio de 2008 e dezembro de 2013, junto à revista Época, semanal. O objetivo é investigar os acertos e erros do título, tanto editoriais quanto comerciais, a fim de explorar os formatos adotados pelas revistas de cidade e formular recomendações práticas para esse gênero de publicação na era dos tablets e smartphones. Neste trabalho, a observação direta, não estruturada, feita por este pesquisador num momento anterior ao início oficial da pesquisa (o autor desta dissertação foi repórter da Época São Paulo entre 2008 e 2010 e seu editor de 2010 a 2012, afastando-se um ano antes do encerramento do título), combina-se com a observação indireta sobre os bastidores da revista (por meio de longas entrevistas com os três diretores que conduziram a redação em períodos sucessivos) e com o estudo das edições publicadas da Época São Paulo e da bibliografia consultada. Entre os temas pesquisados estão jornalismo de revista, jornalismo utilitário, informação local no âmbito da sociedade global, desafios da metrópole como espaço de consumo e também de direitos, autoria e objetividade no exercício do jornalismo, influência da circulação e da periodicidade na construção da relevância e desafios da comunicação no ciberespaço público. Espera-se contribuir para o estudo do jornalismo de revistas no Brasil, em especial para o campo das revistas de cidade.

Ano

2015

Creators

Camilo Morano Vannuchi

A representação do Brasil na Espanha: usando a Grounded Theory para a compreensão dos processos de estereotipia de países pelo jornalismo internacional

O presente estudo relaciona o discurso estratégico de promoção internacional do Brasil apresentado pelo Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional do Brasil (BRASIL, 2005;2007 e 2009) e a produção midiática do jornalismo da Espanha. Para tanto, realiza-se a triangulação de dados obtidos a partir da análise das publicações sobre o Brasil veiculadas pelos principais jornais digitais da Espanha (ABC.es, ElMundo.es e ElPaís.com), no período compreendido entre janeiro de 2003 (início da \"era Lula\" e idealização do Plano Aquarela) e agosto de 2016 (interrupção do governo federal sob o Partido dos Trabalhadores); da opinião sobre o Brasil de leitores espanhóis dos referidos jornais; e de entrevistas com jornalistas espanhóis responsáveis por publicações sobre o Brasil. Diante do grande volume de dados e da necessidade de cruzamento de informações a partir de diferentes bases, a presente pesquisa qualitativa apoia-se no software NVivo 10 para a realização da codificação de dados e para a apresentação e visualização dos resultados obtidos. Com vistas à apresentação de uma teoria fundamentada em dados ou Grounded Theory de perspectiva construtivista (CHARMAZ, 2009) e de um modelo teórico-metodológico para a análise das relações discursivas e sociais dos dados fornecidos pelas comunidades pesquisadas, a investigação alia aos seus aportes teórico-metodológicos os postulados sobre \"processo de midiatização\" e a conformação da \"sociedade midiatizada\", propostos pelos pesquisadores Gomes (2016), Fausto Neto (2006, 2008, 2016), Verón (1997, 2001) e Sodré (2002); da Agenda Setting ou Teoria do Agendamento (MAXWELL MCCOMBS E DONALD SHAW, 1972), a qual sustenta que os meios de comunicação de massa estabelecem as pautas públicas muitas vezes a partir de estereótipos que simplificam e distorcem o entendimento de uma realidade; e da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1985, 1989, 19992, 1995, 2001), ao considerar o uso da linguagem jornalística como prática social e a historicidade como elemento inerente aos textos, conduzindo a investigação à observação da transformação das práticas sociais e a sua relação com a transformação das práticas linguísticas dos discursos espanhóis sobre o Brasil. A teoria fundamentada em dados para a análise de discurso apresentada espera contribuir para a compreensão das vinculações discursivas e sociais entre Brasil e Espanha, além de oferecer um modelo teórico-metodológico para o desenvolvimento de estudos vindouros sobre questões que envolvam as práticas discursiva e social sobre países na mídia.

Ano

2020

Creators

Carla Severiano de Carvalho

Prossumidores: o novo papel dos consumidores na era da informação e sua influência na decisão de compra

Este estudo busca o entendimento da personagem que vem modificando as práticas de consumo na era da informação: o prossumidor. Ao longo desta dissertação foi construída a teorização e adaptação deste termo ­ prossumidor - na busca por um entendimento das relações mantidas entre consumidores, seus hábitos, motivações e características a fim de entender como esta personagem modifica os hábitos de consumo, se enraíza no ritual pré-compra proposto ao longo deste trabalho. Para isso, utilizou-se ferramentas como o ConsumerBarometer, análise de comentários em ambientes de prossumerizacão, questionário e entrevista em profundidade. Além disso, foi feita a comparação da influência da publicidade tradicional e o boca a boca (online e offline) onde os resultados dessa contraposição demonstram a notoriedade adquirida pela prática da prossumerização.

Ano

2014

Creators

Bruna Seibert Motta

O mutoscópio explica a invenção do pensamento de Santos Dumont: cinema experimental de reapropriação de arquivo em forma digital

A descoberta de um raro e desconhecido filme mutoscópio (artefato inédito no Brasil) sobre Santos Dumont - explicando para a câmera e um interlocutor ao seu lado o projeto de um invento - impulsiona esta investigação histórica, conceitual e artística. O filme original de 1901 foi reconstituído a partir das fotografias do carretel de mutoscópio, e foi a base para a realização de um filme experimental no gênero estrutural de reapropriação de material de arquivo. A tese compõe-se de: um relato sobre a pesquisa de identificação da peça; um estudo sobre a companhia produtora Mutoscope e o dispositivo; um levantamento sobre a visualidade cultural em Santos Dumont; relatórios sobre os processos de restauração do filme original e de re/criação do filme experimental; e um ensaio sobre o uso de imagens de arquivo no cinema experimental sob a configuração digital. Assim, a tese articula estes escritos, o filme original restaurado e o novo filme realizado sobre o original. A idéia do dispositivo é um núcleo que, no contexto da modernidade técnica do cinema na virada do século 19/20, revela um objeto ignorado e esquecido de nossa cultura, envolvendo a notável personalidade do inventor brasileiro. Sob a ciência do cinema, o itinerário de achados e encontros navega pelos territórios da história e da poética

Ano

2008

Creators

Carlos Adriano Jeronimo de Rosa

Os emergentes nas águas de narciso: novos consumidores do Brasil e seus retratos sociocomunicacionais

A emergência de uma massa de novos consumidores no Brasil na década de 2000 gerou a necessidade, por parte das empresas e organizações, de conhecer hábitos, comportamentos e gostos desta parcela da população, que até então estava invisível, pela restrição econômica, aos olhos do mercado. Gerou também uma intensa discussão sobre a reconfiguração de nossa sociedade, em que importa a suposta criação de nova classe social, a \"nova classe média\" ou \"nova classe C\". Estes fatos provocaram o interesse inicial para o desenvolvimento desta Tese de Doutorado, que, assentada no paradigma marxista, buscou lançar mão de arcabouço teórico capaz de compreender as questões relacionadas ao tema central, o consumo, e de seu reconhecido vetor, a Publicidade, conjugadas à discussão sobre as condições materiais impostas pela sociedade capitalista. Os objetivos foram aprofundar o conhecimento teórico sobre o consumo e suas significações; contribuir para a análise sobre os novos consumidores em particular; compreender as suas representações por meio da Publicidade. A base metódica foi composta por revisão bibliográfica, pesquisa qualitativa com consumidores e análise semiótica. O percurso de pesquisa ampliou seu escopo inicial e, ao final, foi possível elaborar e propor tipos ideais de processos de consumo ancorados no quadro mais amplo de classes sociais. Esses processos, com o auxílio da análise das representações na Publicidade, foram descritos em diferentes dimensões que, a nosso ver, compõem a complexa sociedade contemporânea: a dimensão fluida dos movimentos ascendentes ou segregatórios do consumo, a dimensão rígida da estrutura e das classes sociais, a dimensão simbólica das representações. Desenhou-se assim o que chamamos de retratos sociocomunicacionais.

Ano

2015

Creators

Jôse Rocha Fogaça Martins

O exercício da atividade jornalística na visão dos profissionais: sofrimento e prazer na perspectiva teórica da psicodinâmica do trabalho

O objetivo desta pesquisa é refletir sobre a organização do trabalho no jornalismo, analisando quando o trabalho é fonte de sofrimento e quando ele é fonte de prazer, a partir da subjetividade dos jornalistas entrevistados. Para tanto, utilizamos a psicodinâmica do trabalho, delineada por Christophe Dejours, como referencial teórico, e entendemos a segurança e a saúde no trabalho como direitos sociais que compõem a cidadania. No estudo do contexto histórico, relacionamos a organização do trabalho e a saúde do trabalhador com a história do jornalismo e suas práticas organizacionais. Fazemos uma pesquisa qualitativa que usa a análise de conteúdo, conforme Bardin. Realizamos 21 entrevistas semiabertas com jornalistas de diferentes gerações, entre 25 e 82 anos de idade, a partir de um roteiro base de 25 perguntas. Os entrevistados dividiram conosco suas memórias e vivências para que analisássemos como se dá a organização do trabalho jornalístico na prática e como são as relações de prazer e sofrimento no trabalho. A escolha dessas pessoas se baseou em uma pesquisa, que considerou o envolvimento profissional, o trabalho por elas realizado, a pluralidade de idades e a experiência em diferentes meios de comunicação jornalísticos. Analisamos o conteúdo do material transcrito a partir de seis categorias temáticas: 1) Direitos trabalhistas, em que analisamos jornada de trabalho, formas de contratação, compensação ou pagamento de horas extras e plantões; 2) Organização do trabalho, em que discutimos a pressão, o ritmo, as relações, as limitações e as rotinas de trabalho; 3) Sofrimento, em que refletimos sobre os sofrimentos, dores e adoecimentos, estresse, assédio moral, álcool e drogas, riscos e violências relacionados ao trabalho; 4) Sentido do trabalho, em que pensamos sobre os sentidos de ser jornalista, a relação trabalho e vida pessoal e o envolvimento com o trabalho; 5) Prazer no trabalho, em que avaliamos o prazer, a satisfação, a criatividade e a autonomia presentes no trabalho do jornalista; 6) Futuro do jornalista, que nos dá pistas para a conclusão deste estudo. Os depoimentos mostram que as pessoas reconhecem situações negativas com a precarização do trabalho, mas ao mesmo tempo declaram o grande envolvimento que têm com a profissão, pois o trabalho dá sentido à vida, e o reconhecimento e o sentido do trabalho podem transformar o sofrimento em prazer.

Ano

2015

Creators

Cristiane Oliveira Reimberg

Propaganda radiofônica: estudo do processo de realização

A compreensão dos fatores determinantes do processo de realização da propaganda radiofônica amplia o campo de experimentação e da interpretação, tanto para o produtor das mensagens publicitárias em seus diferentes formatos e estilos, quanto para o público ouvinte, e os leva a um conjunto de critérios mais sofisticados de avaliação, capazes de unir mais estreitamente a produção e o significado. A escolha do Rádio como veículo publicitário, a geração de ideias no trabalho de criação, a produção do áudio e os cuidados com a voz, a palavra e a performance, a composição musical, o emprego de elementos de sonoplastia, a perícia técnica e a concepção estética da peça produzida, tendo como guia orientador a recepção do público pretendido, são os principais fatores que, revestidos de criatividade e adequação, contribuem para a efetivação da comunicação publicitária via Rádio. O trabalho aborda o universo da comunicação publicitária radiofônica, dando destaque para o spot, o jingle, a paródia, a trilha musical e a vinheta de assinatura como os principais formatos na transmissão das mensagens publicitárias dos anunciantes.

Ano

2011

Creators

Valdenir Máximo de Morais