Repositório RCAAP

O luxo e o mainstream: a circulação intersígnica das marcas

A sociedade contemporânea é marcada pelo consumo, pelas estratégias mercadológicas que, muitas vezes, são efêmeras e só tentam satisfazer uma pequena parte da nossa constante procura pela completude. A publicidade está inserida nesse contexto ao expressar os valores vigentes na sociedade e também em mediar as possibilidades de inserção dos consumidores nos mais diversos nichos e estratos sociais. As marcas procuram expressar valores, identidades e imagens dos produtos/serviços por meio de ações e manifestações. Tais ações e manifestações podem vir de diversas maneiras, ou seja, em anúncios de mídia impressa, ou na forma de audiovisual; ações de merchandising como as vitrines, as gôndolas, dentre outras e que têm como intuito a geração de vínculos positivos, de associações prazerosas e levar o potencial consumidor ao ato e usufruto do bem ou serviço. O presente trabalho resulta de uma pesquisa entre as marcas de luxo em comparação das marcas mainstream, um aprofundamento intersígnico procurando identificar os efeitos de sentido de cada, suas semelhanças e distinções. O trabalho tem como objetivo compreender a circulação intersígnica das marcas de luxo e das marcas mainstream no contexto do varejo de moda. Os resultados que aqui compartilharemos é proveniente de uma pesquisa que conta com o intercruzamento dos campos da comunicação com o a antropologia visual. A comunicação, mas precisamente, a publicitária, entrará como sua retórica de consumo por meio dos signos que se relacionam para uma produção de sentido eficaz. Já a antropologia visual ficará por conta da pesquisa fotoetnográfica que nos auxiliará no mapeamento e narrativa do consumo de luxo e do mainstream. Como método de análise nos apoiaremos na Semiótica desenvolvida por Charles Sanders Peirce. O registro fotoetnográfico foi realizado nas cidades de: São Paulo, Fortaleza, Brasília e Florianópolis e buscamos fotografar as vitrines das marcas e luxo e das marcas mainstream que nos possibilitem um estudo sobre a circulação intersígnica entre as mais variadas vitrines. Este trabalho não terá como pretensão a análise de recepção por parte dos consumidores, ficaremos restritos só aos possíveis efeitos de sentido que as marcas se utilizam para ampliar seu escopo imagético e identitário.

Ano

2017

Creators

Alhen Rubens Silveira Damasceno

Jornalismo brasileiro do outro lado do mundo

Este trabalho tem como objetivo estudar o jornalismo brasileiro no Japão do ponto de vista dos fatores que influenciam a produção de notícias. Foram analisadas as transformações pelas quais a imprensa brasileira no Japão, personificada nos jornalistas, sofre a partir da assimilação da cultura e modo de vida da sociedade japonesa, além da influência do sistema japonês de produção de notícias. Para isso, foram realizadas análises de conteúdo dos dois maiores jornais impressos em português no Japão, o International Press e o Jornal Tudo Bem, entrevistas com jornalistas brasileiros que atuaram ou atuam nesses periódicos, jornalistas japoneses e os trabalhadores brasileiros no Japão, o público-leitor dos periódicos acima mencionados.

Ano

2009

Creators

Andreia Ferreira da Silva

A periferia nos seriados televisivos Cidade dos Homens e Antonia

Esta dissertação dedica-se à análise das séries televisivas brasileiras Cidade dos Homens (2002-2005) e Antonia (2006-2007), tomadas aqui como obras privilegiadas para se debater o lugar simbólico que a periferia adquire no universo audiovisual e na dinâmica social atual. Interessa particularmente compreender como tais programas se colocam perante as assimetrias de poder, a dominação e a desigualdade social, abordando as implicações éticas, estéticas e políticas da representação. Destaca-se padrões e divergências entre os projetos, localizando-os num repertório cinematográfico e televisivo e interpretando-os dentro do campo de tensões sociais contemporâneas.

Dimensões de sentidos da presença dos negros em anúncios brasileiros (2019-2020): Reflexões e direcionamentos para a construção de um instrumento apoio para fomentar a igualdade racial na produção publicitária

Nos últimos anos vem crescendo o debate sobre Diversidade e Inclusão nas empresas e também no mercado de comunicação. A pauta racial ganhou destaque em função de eventos sociais intensos que reacendeu a discussão sobre o antirracismo como estratégia para se alcançar avanços na pauta em todas as esferas sociais. A publicidade, nesse cenário, possui um papel fundamental, porém vem contribuindo com evoluções tímidas e seletivas sobre a representação de pessoas negras nas campanhas brasileiras. Há espaço para se pensar estratégias mais práticas para apoiar a indústria nesse processo. Trata-se de uma pesquisa que buscou desenvolver uma análise acerca das dimensões de sentido da presença de negros e negras na publicidade brasileira, com base na articulação de categorias já existentes em ferramentas do mercado e da academia. A análise da literatura permitiu articular critérios de instrumentos já existentes no mercado e na academia, guiadas pelos critérios contraintuitivos. Esse processo de articulação resultou na identificação de 17 categorias que foram aplicadas, a partir de uma análise de conteúdo, em 177 anúncios contendo a presença de pessoas negras, representando 34% da amostra de um total de 522 anúncios. Esses anúncios fazem parte de um estudo mais amplo realizado pela Agência Heads, a qual disponibilizou as peças fílmicas veiculadas na 8ª (2019) e 9ª onda (2020) para análise. A partir da sistematização dos dados objetivos e subjetivos da análise de conteúdo, 4 entre as 17 categorias foram evidenciadas. Essas apontam para um avanço das estratégias criativas, ao mostrar a melhoria da representação de pessoas negras entre uma onda e outra, em situações/ambientes mais positivos. Porém, sinalizando a alta ocorrência de um movimento de neutralidade, impedindo que esse avanço seja enquadrado como antirracista, ao não contribuir para o empoderamento desses indivíduos. Conclui-se que é necessária uma postura mais explícita e intencional da indústria publicitária, para gerar transformações efetivas no campo simbólico acerca das pessoas negras nos anúncios brasileiros e que as dimensões levantadas abrem caminhos para uma proposta de instrumento que possibilite caminhos para um fazer publicitário antirracista e mais efetivo.

Ano

2022

Creators

Angelica Moreira de Souza

A circulação midiática na base da vida material: do consumo de marcação à marcação do consumo

O consumo na sociedade contemporânea é uma atividade fundamental de produção de sentido, e que se apresenta indissociável das propriedades simbólicas sobre o que se consome, indo muito além das propriedades utilitárias dos bens. Tais propriedades são dadas a partir de significados culturais que, em movimento contínuo no mundo social, são transferidos dos bens aos consumidores individuais por meio de rituais de consumo (MCCRACKEN, 2010). Estes significados se realizam, ainda, de maneira dinâmica a partir do jogo entre as estratégias e táticas do consumo (CERTEAU, 2014), situando o consumo enquanto usos dos bens no cotidiano, atravessado por contextos culturais, constituindo uma atividade criadora de sentidos dos sujeitos na vida material. Nesta sociedade, ainda, vivemos sob a presença cada vez mais influente da mídia e suas lógicas contexto em que a mídia se torna uma instituição social semi-independente, dentro da ideia de midiatização conforme Hjarvard (2014a). A mídia, enquanto mediação cultural principal nesta sociedade (MARTÍN-BARBERO, 2004), passa a exercer influência sobre outras instituições e práticas culturais, tais como a política, a religião ou, no caso específico deste trabalho, o consumo. Nesse contexto, dedicamos especial atenção às mídias digitais, nos modos como suas possibilidades são apropriadas em rituais do consumo na circulação midiática (FAUSTO NETO, 2010). A partir destas premissas, o objeto da presente pesquisa são os rituais próprios do consumo midiatizado nas redes digitais, particularmente os rituais da curadoria do consumo online, a que chamamos de marcações do consumo. Nossa análise se estenderá às práticas do consumo midiatizado em três pilares da base da vida material (BRAUDEL, 2005): alimentação, vestuário e moradia, na circulação midiática em seus vestígios nas mídias sociais digitais. O objetivo deste trabalho é pensar o contexto em rede e digital como um novo lugar de transferência de significados, onde podemos observar rituais de consumo específicos das redes, bem como as práticas do consumo midiatizado nos rituais do alimentar-se, do vestir-se e do morar. Configuram-se, assim, práticas de consumo midiatizadas, em um contexto de circulação de mensagens que favorece o desenrolar dos novos rituais de consumo, por meio dos quais os consumidores selecionam, rearranjam e ressignificam os bens de consumo e seus significados nas suas estratégias e táticas midiatizadas.

Ano

2017

Creators

Lívia Silva de Souza

O valor-gradiente em marcas de café: midiatização da cultura e do desejo a partir de Nespresso e Starbucks

O presente trabalho, a partir da análise do conteúdo produzido por marcas e consumidores na rede social Facebook, versou sobre a compreensão da relação entre a midiatização da cultura e o impacto desse fenômeno na formação do desejo na comunicação publicitária. A análise do conteúdo se deu sobre um corpus de 15 posts, obtidos a partir de um universo de 120.000 interações de consumidores com duas marcas de café, a saber, Nespresso e Starbucks. Dentro deste cenário, foram analisadas interações entre marca e consumidor e também interações de consumidores com consumidores. O objetivo central da pesquisa foi demonstrar, empiricamente, os efeitos da comunicação digital que, dependendo dos usos, das ferramentas, dispositivos e linguagens, favorecem novas possibilidades sígnicas para novas configurações de desejos, calcados em significantes não tão novos, mas que assumem novas roupagens de sentido, conforme seus \"usos\" em uma dimensão digital. Para que os resultados empíricos pudessem ser fundamentados, a pesquisa contemplou basicamente três frentes teóricas, somadas a uma abordagem histórica envoldendo a trajetória do café, desde sua descoberta, até os dias atuais. A aborgadem sobre a história do café é tema do primeiro capítulo, por meio do qual o leitor poderá compreender a relação do café com diferentes tipos de culturas, em vários países. No mesmo capítulo, será possível também compreender como se davam as diferentes produções de sentidos, acerca da bebida, nos diferentes contextos. A primeira frente teórica abordada, presente no Capítulo II, foi a Teoria da Enunciação Midiática Publicitária, dos pesquisadores Ivan Santo Barbosa e Eneus Trindade. Essa primeira frente teórica estabelece relações com o primeiro capítulo e irá ajudar a compreender como se dava a relação dos indivíduos com o produto café, em diferentes tempos e espaços, desde tempos e espaços os quais o café não esteve ligado à publicidade, até seu apogeu, consumado no encontro do mesmo com a publicidade veiculada em massa. Ao ser atravessado pela publicidade, o café passou a operar novas formas de relação com o desejo. E isso isso fica evidente na segunda parte do primeiro capítulo. A segunda frente teórica empregada foi a Psicanálise Lacaniana, cuja contribuição se deu a partir do entendimento do desejo como algo oriundo do processo de linguagem, imerso no trabalho dos signifiantes em cadeia, movendo sentidos em direção a significações e significados possíveis para sujeitos conectados às redes. E a terceira frente teórica utilizada, estabelecendo conexões com o contexto das redes digitais e midiatização da cultura, foi a da midiatização socioconstrutivista, de Andreas Hepp, somada à circulação de Antônio Fausto Neto. A união das teorias acima integram o principal eixo teórico desta pesquisa, que busca se centralizar no estudo da formação do desejo do sujeito, a partir da relação deste com as operações significantes, atreladas a sentidos e significações, permeadas por contextos de tempos e espaços. O cruzamento entre as teorias empregadas e o trabalho empírico deu-se mediante um protocolo de análise sustentado sobretudo na ideia de valor-gradiente da significação, produzida a partir de operações significantes, dadas nas relações de sentido entre consumidor de marcas de café e cultura. Buscou-se então entender o valor-gradiente como um elemento de impacto na formação do desejo do indivíduo consumidor pois, na medida em que um sujeito opta por realizar uma ação de engajamento em redes sociais, como o Facebook, ele a faz motivado por sentidos e valores. A pesquisa mostrou que a formação do desejo aparece sustentada, em grande parte, na relação entre significantes em cadeia, operando associações em torno das dimensões de sentido e de valor. Unidas, ambas as dimensões funcionam como uma espécie de estrutura, que se completa em uma dimensão terceira, a do próprio desejo. Esta lógica, envolvendo as três dimensões \"sentido-valor-desejo\", pode ser melhor compreendida a partir do Giro Interactancial, aplicado aos sentidos e valores da marca de cafés Nespresso (Pág. 120). Para que o modelo de valor-gradiente pudesse ser comprovado, foi utilizada a metodologia Análise de Conteúdo, incluindo métodos como o SNA - Social Network Analysis e o ECA - Ethnographic Content Analysis. O primeiro método contribuiu para o mapeamento de significantes, ligados aos discursos das marcas de café Nespresso e Starbucks, presentes nas interações com maiores níveis de engajamento. O segundo método contribuiu para a análise dos sentidos, significados e significações contidas nos posts já mencionados e a construção das significações possibilitadas pelo contato entre significantes das marcas e significantes da vida dos consumidores. Para a coleta e análise do corpus, foram utilizadas ferramentas como Gephi, Netvizz, Nvivo, Google Trends e Stilingue, com um maior destaque para a Stilingue, pois, foi por meio desta que se obteve uma amostra mais rica para o aproveitamento do protocolo de análise construído. Os resultados obtidos, mediante o conjunto de ferramentas, mostram estar a formação do desejo atrelada a um jogo constante de sentidos e valores, desdobrados em \"sentidos de valor\", cujo valor-gradiente, necessário à formação de desejos, irá depender de outros fatores, ligados à configuração social, na qual os discursos são formados, conforme os tempos e os espaços midiatizados.

Ano

2017

Creators

Midierson Sebastião Maia da Silva

Publicidade que entretém: conteúdos de marca no contexto digital

Esse trabalho analisa a publicidade apresentada sob a forma de conteúdo produzida por quatro marcas brasileiras, veiculada no Youtube durante o período compreendido entre 2012 e 2016. O objetivo é estudar o conteúdo de marca, verificando suas definições, sua relevância, as características de sua mensagem e sua presença na expressividade marcária. Para isso, nossa pesquisa traça um panorama sobre a sociedade contemporânea, colocando em discussão conceitos sobre os tempos atuais e suas definições por diversos autores, que têm em comum o consenso sobre a mudança na relação com o tempo, com o espaço e um maior individualismo. Feito isso, problematizamos também a inserção do consumo e sua centralidade em virtude das transformações sociais. Além disso, estudamos a evolução da publicidade brasileira até chegar ao conceito do conteúdo de marca, debatendo antes questões relativas a outros formatos que se assemelham a ele, como o Product Placement. Acerca do conteúdo de marca discutimos sua estrutura, cuja constituição apoia-se nos vetores persuasão, entretenimento, interação e compartilhamento. Antes de avançarmos à análise, colocamos questões relativas ao reconhecimento mercadológico acerca do conteúdo de marca, por meio das premiações e de um olhar sobre a regulamentação da publicidade brasileira. A partir daí, propomos uma análise de conteúdo para selecionar os materiais mais relevantes nos canais das marcas: Itaú e Skol (marcas que integram o ranking das dez mais valiosas do país), Vivo e O Boticário (marcas que se destacaram nos últimos anos por conteúdos veiculados, principalmente, na internet). Essa etapa permitiu escolher, dentre os 298 vídeos, 24 peças para análise. Eles são analisados a partir dos princípios da semiótica da marca e da circulação midiática, verificando a manifestação dos quatro vetores da constituição do conteúdo de marca em sua estrutura. Para finalizar, apresentamos uma representação visual dos quatro vetores, por meio de gráfico de radar, para cada uma das marcas selecionadas. Os resultados obtidos apontaram para ampla presença do conteúdo de marca, ainda que a maioria das marcas apoie sua comunicação sobre os atributos da persuasão, com grande ênfase para o entretenimento, explorando pouco a interação e o compartilhamento.

Ano

2017

Creators

Pablo Moreno Fernandes Viana

A TV Cultura de São Paulo e a produção de documentários (1969-2004)

O objetivo geral da pesquisa é realizar uma abordagem histórica da produção de documentários da TV Cultura de São Paulo entre 1969 e 2004, procurando estabelecer recortes conceituais e eixos temáticos para sua análise. Destacando as particularidades de uma TV Pública cultural e educativa e utilizando-se de fontes diversificadas, os objetivos específicos referem-se às atividades de levantamento e sistematização das obras e das informações disponíveis sobre elas, produzindo e/ou tornando acessíveis documentos, informações e reflexões relevantes para pesquisadores nesse campo. A partir do registro de depoimentos e da análise do acervo, procurou-se valorizar a trajetória dos profissionais que trabalharam na emissora e suas relações com a história do Documentário Paulista (e Brasileiro) no período enfocado.

Ano

2009

Creators

Flavio de Souza Brito

O caixeiro viajante da poesia, ou um estrangeiro inventado: ensaio biográfico sobre o poeta líbano-brasileiro Jamil Almansur Haddad (1914-1988)

Ao acompanhar a trajetória intelectual de Jamil Almansur Haddad desde suas primeiras publicações até sua morte, esta Tese de doutorado traz à luz o percurso de um literato pertencente à segunda geração de imigrantes libaneses e suas relações paradoxais com o meio intelectual brasileiro e, em especial, o paulistano. Seu percurso biográfico ilustra um desdobramento do movimento literário árabe da imigração, que desempenhou papel central no processo de renascimento da literatura árabe no final do século XIX. Imerso no contexto cultural de um país em busca da conformação de sua verdadeira identidade nacional e vivendo na cidade de São Paulo - que em meados do século XX foi um dos maiores polos de imigração do mundo Jamil, através de sua experiência biográfica e de seu caminho literário, revela nuances de um processo intermediário de hibridação cultural.

Ano

2017

Creators

Christina Stephano de Queiroz

É Londres, meu caro: o encontro de culturas em tradução 

Predominantemente representados a partir de imagens estereotipadas difundidas pelas grandes mídias internacionais, os povos árabes são sempre associados ao contexto de guerras, terrorismo e fundamentalismo religioso. Muito embora detenham uma cultura literária vastíssima, são pouco lidos através da produção de seus grandes escritores, tendo sua identidade cultural construída a partir do que se diz nas manchetes jornalísticas. Considerando o potencial que a tradução tem de formar identidades culturais nas comunidades receptoras e constituir-se uma forma de resistência, inovação e mudança cultural, no presente trabalho, propomos a tradução de excertos do romance Innah London ya azz, da escritora libanesa Hanan Al-Shaykh. Temos por objetivo realizar uma tradução que reconheça e evidencie traços da alteridade e receba o Outro enquanto Outro. Embora também defendamos que nenhum texto é capaz de transmitir uma visão geral de outra cultura, mas, pelo contrário, provê elementos que, de certa forma, somam-se às imagens que representam uma cultura, de modo a manifestar elementos para autodefinição. Disto decorre que o texto traduzido nunca compreende completamente um gênero existente em uma certa cultura, mas contribui para o processo dinâmico do diálogo no sistema literário. Além disso, o texto traduzido não transmite o mesmo significado produzido na língua de partida, pois as interpretações possíveis são concebidas baseadas nos recursos e limitações presentes na língua, no imaginário social, e sistema literário da comunidade de recepção. Portanto, os efeitos produzidos através de um texto traduzido no sistema literário não podem ser previstos, embora funcione como uma força de representação da alteridade e de autorrepresentação.

Ano

2019

Creators

Jemima de Souza Alves

A teoria econômica na cosmovisão de Ibn Khaldun

O pensador do século XIV Ibn Khaldun (1332-1406) é considerado por muitos um precursor das ciências sociais e da filosofia da história. Sua obra, Os Prolegômenos ou Filosofia Social, principal objeto de estudo no presente trabalho, é um marco na sociologia geral, na história e na economia. O objetivo desta dissertação não é estudar as teorias presentes nesse texto em minuciosos detalhes. Ao invés disso, colocaremos Ibn Khaldun sob uma luz diferente. Trataremos aqui da cosmovisão que está por trás dos escritos desse pensador. Acreditamos que ele tentou conciliar um método até então novo de fazer pesquisa histórica, sociológica e econômica, baseado na lógica aristotélica e em certo cuidado com os fatos, porém, sempre com a intenção de enquadrar suas descobertas em uma moldura teológica fundamentada no Alcorão. A partir desse esforço, buscaremos demonstrar como conceitos econômicos, políticos e religiosos fundamentam, em Os Prolegômenos, certa cosmovisão fatalista e cíclica da história e em quais pontos ela pode ser considerada extremamente autoral e exemplar para uma melhor compreensão do mundo islâmico do século XIV.

Ano

2017

Creators

Renato Roschel Cristi

A questão da modernidade árabe (alḥadāṯa) mediante os Cantos de Mihyar, O Damasceno (1961) do poeta sírio Adonis

Esta dissertação tem como objetivo evidenciar as características que definem o discurso da modernidade poética árabe presentes no momento de renovação estilística dessa poesia, que se manifesta durante os anos 1940 e 1950 inicialmente em Bagdá, repercutindo, em seguida, na Palestina, no Egito, na Síria e no Líbano, com destaque para as atividades em torno do Movimento do Verso Livre e a Revista Šiᶜr. Junto à pesquisa será feita a tradução de uma seleta de poemas do livro Cantos de Mihyar, o Damasceno (1961) buscando uma linguagem em português que espelhe aspectos modernistas dos poemas em árabe, adequando-se ao que se entende nas literaturas em língua portuguesa como uma poesia moderna e inovadora.

Ano

2020

Creators

William Diego Montecinos

Os conflitos no Oriente Médio e o surgimento do Estado Islâmico do Iraque e da Síria

A presente dissertação se pauta na história árabe contemporânea, concentrando-se no Iraque e na Síria, pesquisando os elementos que permitiram o surgimento do Estado Islâmico do Iraque e da Síria no início do século XXI. Discutem-se assuntos relativos ao extremismo religioso islâmico para então estudar a situação atual dos dois países em questão. A partir daí se pesquisam diferentes pontos relativos à organização em tela, abordando-se questões históricas relativas à religião, a ideologias e à sócio-política, para que então sejam analisados os elementos que influenciaram e permitiram o surgimento da organização que é objeto deste estudo.

Ano

2020

Creators

João Gallegos Fiuza

Samatradução: a dança num exercício de tradução do gazal de Jalal Uddin Rumi

Apresentamos neste trabalho nove gazais de Jalal Uddin Rumi (1207-1273), fundador da Ordem dos Dervixes Rodopiantes de Konya, na Turquia, traduzidos diretamente do persa para o português a partir de uma perspectiva interdisciplinar que envolve História, Dança, Literatura e Tradutologia. Temas centrais da sua poesia, como raqs (dança) e samá (audição), são tomados pela problemática da fusão de seus significados, realizada pelos estudiosos e tradutores. Retoma-se o contexto histórico peculiar de emergência, reiteração e atualização semântica dos termos, pautado pelo debate islâmico sobre a música e a dança, tanto em âmbito secular como religioso, sobretudo entre os séculos IX e XIV. Os autores envolvidos nesse debate discorreram sobre a diferenciação entre dança e audição mística e, a partir da defesa de Alghazali (1058-1111), um novo sentido foi conferido à dança e pautou a sua licitude até o nosso tempo, embora com retrocessos e restrições que variaram conforme o local e a época. Aqui examinamos a noção e terminologia específica utilizada por Rumi em seu diálogo poético com os autores do debate, propondo uma metodologia tradutória focada na metáfora da dança e sensível ao processo da audição mística.

Ano

2017

Creators

Leandra Elena Yunis

A tradução escrita: sistema estendido de transposição ortográfica do árabe padrão morderno para o português brasileiro

Esta tese trata da transposição ortográfica de elementos morfossintáticos do árabe padrão moderno (APM) para o português brasileiro (PB) e constitui uma continua-ção de nossa dissertação de mestrado (Sano, 2011). Nesse trabalho anterior, trata-mos da transposição ortográfica de consoantes no mesmo sentido (APM PB) e desenvolvemos um sistema de romanização com vistas à transcrição e à translitera-ção do APM, ou seja, uma romanização que permitisse recuperar tanto a fala (os fo-nemas) quanto a escrita (os grafemas) da língua de partida. Nesta etapa atual, utili-zamos esse sistema de romanização para analisarmos dois corpora (a gramática de Cowan e o resumo da referida dissertação), com o intuito de identificar os pontos a serem abordados por um sistema de romanização que trabalhe além do nível da pa-lavra. Após esse levantamento, atualizamos o sistema de romanização anterior-mente desenvolvido, agora com o escopo estendido para o nível frasal, e reescreve-mos ambos os corpora aplicando as modificações propostas.

Ano

2016

Creators

Walter Tsuyoshi Sano

Suhrawardī e a Metafísica das luzes

Šihāb ad-Dīn Abū l-Futūḥ Yaḥyā b. Ḥabaš b. Amīrak as-Suhrawardī (m. 587/ 1191) foi um filósofo oriundo do Curdistão iraniano e ativo em Alepo da Síria durante a regência de Ġiyāṯ ad-Dīn aẓ-Ẓāhir Ġāzī b. Ayyūb. Suhrawardī, sobretudo, é conhecido por seu livro Filosofia da iluminação (Ḥikmat al-išrāq/حكمت الاشراق). O objeto deste trabalho é o que consideramos a contribuição mais original de Suhrawardī, em sua Filosofia da iluminação, à história das ideias: seus argumentos em favor de uma metafísica das luzes. No século VI/XII, a maior parte dos filósofos no mundo islâmicos e dividiu entre os que partilhavam os pontos de vista de Ibn Sīnā (Avicena) no domínio da filosofia e aqueles que discordavam de seu sistema filosófico. Suhrawardī rejeita parte do consenso existente entre os apoiadores de Ibn Sīnā, mas sem ser um antiaviceniano - antes, ele pode ser compreendido como um aviceniano revisionista. Ou seja, mesmo que algumas conclusões de Suhrawardī se afastem de Ibn Sīnā, a filosofia deste último permanece na base da Filosofia da Iluminação. Se Suhrawardī é caracterizado tanto por suas críticas ao peripatetismo aviceniano como por sua apropriação do mesmo, não se trata, pois, de um meio para refutar o peripatetismo ou o avicenismo; antes, trata-se de um esforço em subsumir a filosofia aviceno-peripatética no quadro da metafísica das luzes. O propósito desta tese é compreender o porquê de Suhrawardī ter declinado de parte dos pontos consensuais defendidos por seus predecessores e contemporâneos (os \"peripatéticos e seus seguidores\") e como sua crítica e seus argumentos se relacionam com outras abordagens críticas sobre problemas dificultosos na filosofia pós-aviceniana. Isso será efetuado por meio de uma análise da Filosofia da iluminação. Primeiramente, contextualizamos Suhrawardī e, então, apresentamos a recepção de seu pensamento no meio islâmico e na literatura orientalista. A seguir, propomos nossa própria categorização do corpus de Suhrawardī, formulando a hipótese de a Filosofia da iluminação ser uma obra pedagógica. Em seguida, sublinhamos os conceitos básicos que, na Filosofia da iluminação, informam os argumentos de Suhrawardī contra as fundações da metafísica dos \"peripatéticos\". Entrementes, apontamos as questões que Suhrawardī discorda do procedimento \"dos peripatéticos\". A seguir, apresentamos como, numa estrutura fundacionalista, \"manifestação\" é a fundação de sua metafísica, a ciência das luzes. Ponto crucial, Suhrawardī estabelece \"apreensão da essência\" como a realidade de manifestação em sua perfeição, isto é, como luminosidade pura e despida. Finalmente, a partir dessa fundação, analisamos as doutrinas metafísicas presentes na Filosofia da iluminação, dando atenção às premissas dos argumentos e como eles estão fundamentados nos conceitos básicos e nas ideias sublinhadas ao curso de nossa tese. Deve-se salientar que, ademais, a maioria dos estudos anteriores sobre Suhrawardī não discutiu a Filosofia da iluminação como um todo e uma unidade; eis aí um desiderato abordado na presente tese.

Ano

2020

Creators

Mateus Domingues da Silva

Entre o cânone e o vernáculo: um estudo de caso da diglossia no Líbano

Ferguson descreveu, em 1959, o contexto sociolinguístico do mundo árabe como um quadro clássico de diglossia, onde duas variedades linguísticas geneticamente aparentadas convivem em distribuição complementar dentro de uma comunidade, sendo que uma destas variedades é tida como elevada, culta e proveniente de uma longa tradição gramatical, enquanto a outra é tida como baixa, impura e inapta para exprimir conceitos complexos. O objetivo desta dissertação é responder se ainda nos dias atuais podemos falar de uma variedade dialetal local e uma variedade pan-árabe culta, o Árabe Padrão Moderno (APM), como unidades linguísticas estanques, discretas, incomunicáveis e independentes. Para tal, analisa-se uma entrevista televisiva com o escritor libanês Amin Maalouf feita pela escritora e jornalista libanesa Karen Boustani. Dessa entrevista apreenderam-se trechos que continham traços linguísticos fonético-fonológicos, morfo-sintáticos e léxico-semânticos ora característicos da variedade local libanesa, ora do APM. Em posse desses resultados, pudemos constatar que o corpus constitui um exemplo de texto num registro linguístico intermediário, contendo traços tanto do dialeto libanês quanto do APM e que demonstra um campo de contato entre as variedades tidas como independentes e estanques por Ferguson.

Ano

2016

Creators

Pedro Daibert Machado Tavares

Qaqun: história e exílio de um vilarejo palestino destruído em 1948

Este trabalho investigou o que aconteceu em 1948 na aldeia palestina de Qaqun. Para tanto, apresentou o contexto histórico em que se inseriu a transformação do vilarejo à época, bem como conceitos e documentos que possibilitassem essa compreensão. Recorreu à história do vilarejo e à memória de seus habitantes, além de fotos, mapas, documentos e duas entrevistas, uma delas com Ilan Pappé, um dos denominados novos historiadores israelenses. Com base nas pesquisas, foi possível observar que os habitantes de Qaqun saíram de suas terras e propriedades mediante métodos planejados para forçar sua expulsão. Esses acontecimentos se enquadram em definições sobre limpeza étnica, inclusive à dada pela Organização das Nações Unidas, também apresentada neste trabalho. As pesquisas e estudos realizados apontam a importância do reconhecimento histórico do que aconteceu em Qaqun e em outras aldeias palestinas para que esses acontecimentos não mais se repitam e se alcance uma solução justa para a chamada questão palestina. A pretensão não foi esgotar o tema, mas contribuir nesse sentido, para que mais pesquisas sejam feitas.

Ano

2013

Creators

Soraya Misleh de Matos

Do tempo e do aspecto entre o árabe e o português

Esta tese investiga a expressão do Tempo e do Aspecto nas línguas árabe e portuguesa, a fim de estabelecer uma discussão de como as duas formas que compõem o seu sistema verbal - /almāḍī/ e almuḍāriᶜ/, aqui denominadas perfectivo e imperfectivo, respectivamente -, podem ser representadas no português do Brasil. O método de análise partiu da leitura e tradução do texto tomado como corpus, o conto \"O tapete persa\" de Hanan Aššayḫ, seguidas da identificação das formas verbais a serem analisadas, para lançar uma proposta de tradução de acordo com a divisão temporal do quadro do sistema verbal do português. Foi feita, para cada tempo (ou modo) que traduziu as formas árabes, uma discussão da decisão, levando em conta o contexto, sua interpretação temporal/aspectual, e, também, a Aktionsart de cada item verbal. O que se descobriu nesta pesquisa coincidiu com as conclusões apontadas nos trabalhos discutidos, como Cuvalay-Haak (1997), Holes (2004) e Bahloul (2008), sobre a língua árabe de que o perfectivo é mais comumente empregado na indicação de tempo passado, em ambientes neutros, onde outras interpretações não são possíveis, e, ao mesmo tempo, o aspecto perfectivo. O imperfectivo comporta-se semelhantemente ao tempo flexional presente do português e expressa o tempo simultâneo ao momento da fala, o futuro, o passado ou não apresenta nenhuma ligação com o tempo; pode ainda ser traduzido pelas três formas nominais, quando em perífrase. Na área aspectual, expressa o imperfectivo com verbos durativos ou, com verbos pontuais, o perfectivo ou o iterativo; precedido do verbo ﮐﺍن /kāna/ indica a continuidade do evento no passado, com uma leitura de situação habitual ou iterativa; ocorre, também, com ﻤﺎ ﺯﺍﻝ /mā zāla/ para indicar a continuidade no presente.

Ano

2016

Creators

Suely Ferreira Lima

Pelos caminhos de São Paulo: a trajetória dos sírios e libaneses na cidade

Este estudo trata da mobilidade dos imigrantes sírios, libaneses e descendentes pela cidade de São Paulo. Ao chegarem ao município, a partir do final do século XIX, eles se dirigiram para a rua 25 de Março e adjacências, onde, a princípio, moravam e trabalhavam. À medida que progrediam e com a entrada de mais imigrantes da etnia, iniciou-se uma dispersão para outras áreas da cidade, o que não significou uma saída da 25 de Março e entorno. Esse movimento ocorreu, principalmente, em direção aos bairros do Paraíso, Vila Mariana, Brás e Ipiranga. Para compreender esta dinâmica, fundamentou-se a análise na história de São Paulo e da imigração síria e libanesa, nos conceitos de identidade, cotidiano, memória e no estudo do constante processo de mudanças e permanências ocorridas. Além da pesquisa bibliográfica e documental, realizou-se uma pesquisa participativa que incluiu o levantamento do comércio e das instituições culturais na área da 25 de Março e do Brás; das residências da família Jafet, no Ipiranga; e dos equipamentos culturais, no Paraíso e Vila Mariana. Também foram feitas dezessete entrevistas de história oral temática. A perspectiva de análise utilizada e a realização de uma ampla pesquisa de campo deram uma característica inovadora ao estudo e permitiram a compreensão dos caminhos trilhados pela etnia em São Paulo.

Ano

2013

Creators

Juliana Mouawad Khouri