Repositório RCAAP

A cinemateca brasileira e a preservação de filmes no Brasil

O tema deste trabalho é a preservação de filmes e seu foco é a Cinemateca Brasileira. Na introdução aborda-se a bibliografia existente sobre arquivos de filmes e preservação, definem-se conceitos e explica-se a questão da narrativa adotada. A primeira parte é dedicada à investigação das relações entre arquivos de filmes e Estado, com seu conseqüente reflexo na questão da autonomia de gestão dos arquivos sobre seus acervos. A partir das quatro instituições fundadoras da Fédération Internationale des Archives du Film propõe-se um quadro de categorias para os arquivos de filmes e seus estatutos jurídicos. A questão da autonomia é investigada em países do Leste europeu e experimenta-se a aplicação do quadro de categorias proposto aos arquivos da América Latina. A maior parte do trabalho é a segunda, que narra a história da Cinemateca Brasileira desde suas origens como Clube de Cinema de São Paulo, sua anexação ao Museu de Arte Moderna, a mudança de personalidade jurídica para fundação e sua transformação em órgão vinculado ao poder federal. As realizações e os obstáculos encontrados pela instituição para a preservação do patrimônio nacional de imagens em movimento são descritos e comentados desde aquelas origens até o ano de 2006, quando a Cinemateca Brasileira abriga o 62º Congresso anual da Fiaf. A conclusão questiona a tutela jurídica que a Cinemateca Brasileira se atribui em relação à preservação do patrimônio de imagens em movimento no Brasil.

Ano

2009

Creators

Carlos Roberto Rodrigues de Souza

Radiomorfoses: Um Debate Além da Tecnologia.

A pesquisa estuda as inter-relações entre as transformações tecnológicas, comunicativas e socioculturais do rádio, dinamizadas pela cultura digital e a convergência da mídia no rádio na internet e as transformações (comunicacionais, socioculturais e tecnológicas) das sociedades no contexto da cibercultura. Interessa-se por identificar as mudanças na natureza e características do meio; na sua linguagem e formas de narrar; em seus polos de produção, difusão, e consumo, em seus novos usos culturais, interações e interatividades, hipoteticamente surgidas entre os atores do processo. Analisa as metamorfoses nas premissas clássicas do rádio e as dimensões de seu percurso, que não tem sido só de dispositivo senão de caráter estrutural e relacional, entre objeto técnico, tecnicidade, mediação comunicacional e sociedade; para interpretar suas configurações históricas de sentido. Trata-se de uma pesquisa mista: bibliográfica, com revisão de textos teóricos relacionados com o tema, e de pesquisa de campo, com o seguimento de cinco casos de programas de rádio com existência em suportes multiplataforma. O método de pesquisa, implica em uma perspectiva fenomenológica, que considera a observação atenta dos programas de rádio selecionados. São exemplos de fenômenos de imagens sonoras e imagens visuais, em transmissões por sinais hertzianas e via Internet, para posteriormente realizar sua descrição e análise. Seguiram-se pautas Netnográficas já que os sites das emissoras envolvem componentes de cibercultura.

Ano

2018

Creators

Esmeralda Villegas Uribe

Talento, significado e sensibilidade: epistemologia e currículo da semiopublicidade

Os tempos contemporâneos são tempos de incertezas, de desafios e de transformações. Ambiguidade, hibridismo, mobilidade, imediatismo, muitos são os traços desse tempo que, de tão acelerados, alteram o panorama social em que se vive, deixando alunos, professores, pesquisadores e profissionais atônitos e desorientados. Esta tese de doutorado, sustentada conceitualmente nas teorias do consumo e na semiótica peirceana, procura flagrar o ensino da publicidade nesse conturbado contexto. Valendo-se metodicamente da revisão bibliográfica, das entrevistas em profundidade e da análise de conteúdo das matrizes curriculares e das ementas de dez instituições de ensino superior, esta pesquisa primeiro retrata as carências teórico-paradigmáticas do ensino da publicidade, para, depois, apresentar propostas concretas em favor de uma epistemologia própria da propaganda, refletida em um novo modelo de arranjo disciplinar.

Ano

2013

Creators

Bruno Pompeu Marques Filho

Jornalismo e cidadania: o direito à informação e o telejornal Repórter Brasil da TV Brasil

Esta dissertação tem como objetivo analisar em que medida o telejornal Repórter Brasil Noite, exibido na emissora pública TV Brasil, pratica um jornalismo que contribui com o direito à informação, discutido a partir da reflexão teórica sobre a construção da cidadania e a sua interface com o jornalismo. As conceituações clássicas da cidadania foram analisadas, fazendo um paralelo com o desenvolvimento histórico do jornalismo. Percebemos que os valores atribuídos à prática do jornalismo ao longo da sua história determinaram a sua interface com o Estado e com as demandas de direitos referentes a essa prática, num movimento que culminou no direito à informação, que pode ser considerado como direito civil, político e social. O jornalismo é compreendido como uma forma de conhecimento gerada por meio de procedimentos da prática profissional alimentado pelos acontecimentos cotidianos. No entanto, por sua configuração comercial predominante, os veículos de comunicação, reproduzem a ideologia de produtividade nas redações, o que impede a reflexão necessária na prática jornalística, e atuam deliberadamente defendendo seus interesses econômicos. Em tese, o veículo público pode dar condições para a prática do jornalismo livre das determinações econômicas inerentes aos meios privados. Para tanto, um veículo público de comunicação deve ter como base um modelo de gestão e financiamento que permita sua autonomia com relação aos governos e ao mercado. A pesquisa empírica consistiu na coleta de dados de uma amostragem de seis edições do telejornal em semana artificial, submetida a uma análise quantitativa e, numa etapa posterior, a uma análise qualitativa de uma matéria selecionada de cada um dessas seis edições. Constatamos, por fim, que a TV Brasil encontra dificuldades para produzir um jornalismo que contribua plenamente para o direito à informação.

Ano

2013

Creators

Davi Lopes Gentilli

Alimentação ou diversão? A publicidade contemporânea de alimentos infantis e suas possibilidades de sentidos para as práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças

A pesquisa que se apresenta concentra-se no estudo do contexto contemporâneo da midiatização publicitária de alimentos infantis - considerando-se as diferentes manifestações midiáticas e expressividades de marcas materializadas a partir da tendência do eatertainment - por meio da análise semiótica e fenomenológica dos principais elementos sígnicos presentes nos processos desta midiatização e suas possibilidades de sentidos para as práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças em seus cotidianos no mundo contemporâneo. Um estudo que pretende contribuir significativamente para a produção científica no campo da comunicação, pois, na medida em que visa contrastar o contexto contemporâneo da midiatização publicitária de alimentos infantis com as questões relacionadas ao contexto das práticas de consumo e hábitos alimentares das crianças na contemporaneidade, busca entender se esta midiatização do consumo alimentar infantil alinha-se, ou poderia se alinhar, às práticas desejáveis de consumo alimentar junto ao segmento em estudo. Com isso, talvez seja possível encontrar, no processo de regulação de sentidos dos discursos das marcas de alimentos, caminhos que se afinem com a regulação do setor alimentar e de suas comunicações para o público infantil.

A neurociência na publicidade e propaganda: o uso do eletroencefalograma na aferição emocional positiva e negativa em campanhas de segurança no trânsito

As descobertas relacionadas à neurociência e aos métodos de coleta e análise de dados neurofisiológicos têm fomentado discussões sobre a aplicação desses aspectos em outras campos do conhecimento, dentre eles, o da comunicação. Este estudo tem como objetivo identificar e aferir processos neurais associados à avaliação emocional positiva e negativa de campanhas de segurança no trânsito, de modo a relacioná-los aos apontamentos trazidos pela Prospect Theory (ou Teoria Prospectiva), de que as pessoas tendem a responder de modo diferente ao se alterar apenas a forma de apresentação de um mesmo problema. Tal fato é especialmente importante na comunicação de riscos, em que são frequentemente utilizadas abordagens emocionais negativas como forma de discurso persuasivo. Deste modo, fez-se uma aplicação desses pressupostos ao campo da comunicação, sendo elaboradas duas campanhas experimentais de segurança no trânsito: uma contendo uma perspectiva emocional negativa e outra contendo uma perspectiva emocional positiva. Essas campanhas foram apresentadas em laboratório a 24 voluntários, os quais tiveram sua atividade cortical aferida pelo eletroencefalograma (EEG) e analisada do ponto de vista quantitativo e qualitativo, a fim de verificar uma assimetria frontal hemisférica de ondas alfa e teta nas duas condições, sugerida pela literatura como sendo atrelada a processos emocionais positivos e negativos. Como principais resultados, destacam-se a ocorrência de processos assimétricos significativos tanto na comparação entre as condições (i) neutra e negativa como nas condições (ii) neutra e positiva e (iii) positiva versus negativa, resultados que variaram conforme método de análise empregado. Em termos conclusivos, nota-se a verificação dos processos assimétricos previstos na literatura, porém, com grande variabilidade de amplitude e ocorrência no tempo entre os indivíduos, indicando que a metodologia de coleta com o EEG pode constituir uma forma complementar, e não isolada, de investigação dos processos comunicacionais em relação aos métodos tradicionais de pesquisa qualitativa e quantitativa empregados no campo da comunicação.

Ano

2014

Creators

Diogo Rogora Kawano

Efeitos das conexões sociais nos processos de agenda-setting interpessoal

Propomos o uso da análise de redes sociais para entender efeitos de agenda-setting. Para tanto, recuperamos a evolução dos estudos sobre a teoria da agenda-setting, desde as aplicações relacionadas à mídia tradicional até os estudos contemporâneos sobre mídias sociais. Em seguida, apresentamos o conceito de agenda-setting interpessoal e descrevemos métodos da análise de redes sociais para investigação desse conceito. A operacionalização empírica da proposta foi feita pela comparação de dois tipos de redes: 1) um grupo de indivíduos que publicou mensagens no Twitter sobre um tópico transmitido na TV nacional e 2) um grupo de indivíduos que publicou mensagens no Twitter sobre um tema que não fez parte da mídia broadcast. Nosso objetivo foi investigar as diferenças entre as redes de indivíduos que experimentaram efeitos de agenda-setting advindos da mídia de massa e indivíduos que experimentaram efeitos de agenda-setting interpessoal. Nossos resultados ainda são preliminares, mas indicam diferenças estruturais entre os grupos e evidências de que indivíduos mais centrais são impactados antecipadamente por mensagens transmitidas interpessoalmente.

Ano

2018

Creators

João Vicente Seno Ozawa

As sete mortes do Diário Popular: 117 anos de um jornal à procura de identidade

Esta pesquisa analisa a vida e a morte, aos 117 anos, do jornal paulistano Diário Popular, retirado das bancas em 2001, e substituído pelo Diário de S. Paulo, numa operação anunciada como troca de título. Resgatando sua trajetória, desde sua fundação como instrumento político, em 1884, destacam-se os períodos de altos e baixos que a publicação viveu. Comparando-se seu conteúdo e estratégia empresarial à dos veículos existentes em cada um desses momentos históricos, é feita uma reflexão sobre jornal popular, a utilização da Imprensa com fins políticos e sua transformação em empresa, e sobre como e quando ocorrem as mortes de jornais. A metodologia utilizada foi a comparação de conteúdo editorial, posicionamento político, receptividade de leitores e resultados econômicos conseguidos, a partir de consulta às páginas das publicações, a trabalhos acadêmicos a respeito da história do jornalismo e a obras sobre teorias da comunicação.

Ano

2008

Creators

Luiz Antonio de Paula

Imprensa, poder e contra-hegemonia na Amazônia: 20 anos do Jornal Pessoal (1987-2007)

A reconstituição dos 20 anos de história do Jornal Pessoal é o objetivo central desta pesquisa. Considerado a mais importante e longeva experiência alternativa do jornalismo amazônico, o periódico é conduzido solitariamente pelo jornalista Lúcio Flávio Pinto. Criado em 1987, em Belém (PA), representa um modelo de imprensa contra-hegemônica no Brasil da pós-ditadura. Com peculiaridades no formato, linguagem e modelo de financiamento, tem na ausência de publicidade uma de suas principais características. A linha editorial é inspirada no I.F Stones Weekly, um semanário produzido durante 19 anos, entre 1952 e 1971, nos EUA, pelo jornalista Isidore Stone. Este estudo visa discutir as razões da existência e longevidade do Jornal Pessoal, que sobrevive a despeito de uma intensa campanha de processos na Justiça. Também pretende demonstrar de que forma seu editor consolida, por meio do jornal, a função de intelectual público, a qual incorporou depois de exercer o jornalismo diário por 21 anos. A história do JP, seus campos de interesse, o posicionamento de Lúcio Flávio diante dos problemas do Pará e da Amazônia, e suas preocupações quanto aos fundamentos e ao exercício da profissão, são os eixos de investigação do estudo, que utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa documental e bibliográfica, entrevista e análise de conteúdo.

Ano

2008

Creators

Maria do Socorro Furtado Veloso

Trajetória da formação do telejornalista brasileiro - as implicações do modelo americano

Este trabalho propõe uma investigação a respeito de como se deu a trajetória de formação do telejornalista brasileiro, através dos mais de 58 anos de introdução da televisão no Brasil e, ainda, quais foram as implicações causadas pelo modelo americano de telejornalismo dentro deste processo evolutivo. Outra proposta do trabalho é traçar um perfil para o profissional de telejornalismo do futuro, dentro da tevê digital, processo que já foi iniciado no país. Para o desenvolvimento da pesquisa foram entrevistados 37 telejornalistas, que exerceram ou exercem diversas funções, nas redações de telejornalismo, agrupados desde a década de 50 até 90. As entrevistas foram orientadas pelos preceitos estabelecidos pela história oral. Além disso, a pesquisa bibliográfica e o método etnográfico, dentre outros, também foram empregados para complementar o conjunto de possibilidades metodológicas empregadas. As conclusões do trabalho revelaram durante o processo evolutivo de formação do telejornalista brasileiro, algumas fases distintas, que foram identificadas e catalogadas, de acordo com os momentos históricos, políticos e econômicos ocorridos no país, e que a influência americana existiu e ainda existe. No entanto, as características locais, culturais e ambientais fizeram com que o telejornalismo brasileiro se tornasse único no mundo, devido às suas características próprias e pontuais.

Ano

2008

Creators

Valquiria Aparecida Passos Kneipp

Feminismo em pauta: um estudo sobre mulheres e jornalismo alternativo

Esta tese analisa a temática feminina no jornalismo alternativo a partir do diálogo entre os campos da comunicação, do jornalismo e dos estudos de gênero no Brasil. Busca-se descrever um panorama histórico de publicações brasileiras, comparando as mudanças e a evolução dos meios, apresentando-se exemplos de valorização e emancipação da mulher dentro das perspectivas sociológica e histórica. Tendo ainda como base publicações de caráter jornalístico, assinala-se o impacto político-social de eventos e fatores que proporcionaram a vinculação da mulher com o jornalismo alternativo nacional. Com o objetivo de aprofundar a compreensão dos dados, o estudo entrevista colaboradoras do Instituto Patrícia Galvão - Mídia e Direitos (IPG) e do Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu (NEG-Pagu), utilizando principalmente o arcabouço metodológico da história oral. O segmento alternativo é entendido como um primeiro rascunho histórico que possibilita compreender a trajetória do feminismo em distintas épocas, traçando as relações entre os estudos de gênero e a sociedade.

Ano

2018

Creators

Anna Flávia Feldmann

\"1 por amor, 2 por dinheiro\": rap, consumo e identidade em São Paulo

Este trabalho analisa as relações entre rap e consumo em São Paulo, com o propósito de entender a sua relevância na construção identitária individual e coletiva. A análise abrange tanto as perspectivas comunicacionais e midiáticas do gênero musical quanto as suas características expressivas, discursivas e sígnicas, com o objetivo de revelar como o rap se constitui enquanto linguagem cultural e consumível em diversos aspectos. Esta investigação discute as influências conjunturais de ampliação do consumo na base da pirâmide social sobre a produção cultural dos rappers da nova geração, caracterizada pela contiguidade entre o agenciamento do fenômeno fonográfico e o fenômeno marcário. Nesse cenário, os atores do rap paulistano passam a explora-lo como negócio por meio do empreendedorismo no campo da moda. O referencial teórico inicial privilegia os vínculos entre consumo e identidade, compreendendo as especificidades do consumo na pós-modernidade, o consumo cultural e as identidades pós-modernas. Em seguida, examinamos os fatores que contribuíram para que o rap ganhasse notoriedade e superasse o seu status de subcultura, baseados na trajetória artística do grupo Racionais Mc\'s. Com isso, destacamos o papel do rap na construção de uma nova narrativa por parte dos sujeitos periféricos, na sua maioria negros, na qual o consumo assume uma dimensão central. Percorrido esse trajeto, nos dedicamos ao estudo da empresa Laboratório Fantasma, de propriedade do rapper Emicida, a fim de entender como se configuram as conexões entre música e moda operadas pela marca LAB. Nessa tarefa, adotamos como objeto o desfile da coleção LAB Yasuke no São Paulo Fashion Week em 2016, cuja análise se divide em duas partes. A primeira averigua a construção de sentido a partir da música cantada pelo rapper no desfile à luz da semiótica greimasiana, enquanto a segunda apura o potencial comunicativo das peças da coleção pela semiótica peirciana. Assim, a pesquisa aponta a importância do rap em sua interface com a moda na transformação social, bem como na formação de novas estéticas de consumo entre grupos identitários, que refletem o atual reposicionamento do gênero musical na Indústria Cultural.

Ano

2018

Creators

Gustavo da Silva Tristão

A publicidade no consumo midiatizado simultâneo: entre a televisão e os smartphones

Esse trabalho analisa a presença da publicidade brasileira manifestada nas ações de seis marcas que usufruem do consumo simultâneo entre televisão e smartphones durante a transmissão de eventos esportivos no ano de 2018. O objetivo é estudar o potencial comunicativo dessas marcas em ambiente convergente, identificando as possibilidades interativas e de expressividade marcária, bem como as interferências dos consumidores na construção das mensagens. Inicialmente, a nossa pesquisa faz um panorama sobre os autores que defendem a centralidade do consumo na pós-modernidade na intenção de posicionar a publicidade como mediadora das práticas sociais e de formação identitária. Paralelamente, destacamos os impactos da cultura digital no consumo, chegando até o consumo midiático e o consumo midiatizado a fim de compreendermos a presença das mídias na vida cotidiana. Este último, inaugura a problematização sobre a apropriação do consumo simultâneo de televisão e smartphones pela publicidade, discutindo o emprego do termo \"segunda tela\" durante os últimos anos e posicionando o fenômeno comunicacional dentro da lógica de \"consumo midiatizado simultâneo\" embasado nos estudos de midiatização. A partir disso, avançamos para a discussão sobre a complexidade da publicidade contemporânea em meio ao trânsito de conteúdos na circulação midiática, reforçando o papel ativo dos consumidores e a necessidade de narrativas transmídias aliadas ao entretenimento. Após amplo percurso teórico, os critérios estabelecidos na análise de conteúdo permitiram a redução de 45 marcas para um corpus empírico composto pelas marcas Heineken, Lay\'s, Adidas, Itaú, Guaraná Antarctica e Vivo, distribuídas em dois jogos de futebol: a final da UEFA Champions League no dia 26 de maio e a estreia do Brasil na Copa do Mundo no dia 14 de junho. Neste contexto, foram analisados semioticamente os filmes publicitários veiculados pelas seis marcas no intervalo comercial da televisão e os conteúdos publicados em paralelo no aplicativo Instagram. Os resultados obtidos revelam a necessidade de experiência colateral do público para a interpretação das campanhas, a predileção pela formação de interpretantes emocionais durante os jogos e, por fim, apontam para um protagonismo televisivo nos esforços de produção, ainda que as marcas também apresentem iniciativas criativas na rede social.

Ano

2018

Creators

Maurício Gomes de Faria

Aspectos da midiatização do consumo e do sentido de classe social na telenovela: a representação da nova classe C

A presente pesquisa pretende estudar aspectos da midiatização do consumo e do sentido de classe social na telenovela com foco na representação do que vem sendo considerada a \"nova classe C\" ou \"nova classe média\" brasileira. Para tanto, analisou-se cenas das telenovelas Avenida Brasil (2012), de João Emanuel Carneiro, e Cheias de Charme (2012), de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira. Ambas exibidas na Rede Globo, a primeira no horário das 21 horas e a segunda às 19 horas. As duas foram consideradas pela mídia como tramas que representam a \"nova classe C\", o que justifica a escolha. Inicialmente, o trabalho traz uma breve discussão teórica sobre o termo midiatização, sobre as concepções sociológicas de classe social e os estudos realizados sobre telenovela e classe. Pretende-se, assim, problematizar a expressão \"nova classe C\", de modo a entender sua natureza e validade sociológica, bem como levantar a forma como a telenovela costuma retratar as classes sociais, para, assim, rumar às análises com embasamento teórico. A metodologia de análise se fundamenta na concepção marxista de materialismo histórico e dialética, com a qual estão relacionadas as teorias do filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin, a Análise do Discurso Francesa e a Análise do Discurso Crítica. Essas teorias tiveram alguns de seus elementos mesclados e utilizadas como protocolo metodológico. A partir do protocolo e dos levantamentos teóricos sobre classes sociais e telenovela, objetiva-se averiguar as nuanças da midiatização do consumo e do sentido de classe social na representação discursiva do que vem sendo chamada a \"nova classe C\" em cenas selecionadas de Avenida Brasil e Cheias de Charme. Com as análises das cenas que retratam situações que aludem ao consumo, obtivemos resultados que apontam para o fato de ambas as telenovelas, em diferentes graus, apresentarem em seus discursos características que condizem com o modo próprio da telenovela tratar as classes sociais, assim como elementos que se relacionam com uma visão social hegemônica, além de aspectos que estão conectados com a realidade comentada pelos sociólogos e que também indicam mudanças na forma usual das telenovelas retratarem as diferenças sociais. Ademais, de acordo com o conceito de midiatização e com o papel da telenovela no Brasil, acreditamos que essas representações contribuem para a formação de um conhecimento social do que seria a \"nova classe C\" brasileira.

Radiojornalismo: compartilhamento e expressividades no ciberespaço

O compartilhamento de informação radiojornalística representa um fenômeno contemporâneo observado nas redes virtuais que envolvem a divulgação e uma produção de mídia pessoal, baseada na experiência subjetiva. Desta forma, emergem novas formas de expressividades a partir da dinâmica da interatividade, característica ressaltada por Gisela Swetlana Ortriwano sobre o debate acerca das manifestações radiofônicas. As redes redefinem as pautas e, assim, a cobertura radiojornalística. Também se pretende estudar a constatação de uma expressão alternativa, segmentada em nichos diante de um padrão radiofônico que não supre diversos perfis, a se destacar os conteúdos on demand. Entretanto, observa-se que dificuldades de acesso que inviabilizam o modelo convencional. Neste contexto, torna-se essencial detectar as possibilidades de expansão das relações humanas sociais a partir de redes cibernéticas, ou seja, se o compartilhamento de notícias contribui para a ampliação de repertório informativo. A metodologia adotada nesta pesquisa constitui-se de diferentes estudos de caso sobre comunidades virtuais (weblogs, portais de emissoras de rádio eletromagnético e serviços de compartilhamento com estímulo à produção coletiva), com base em estudiosos que tentam investigar os processos de troca de ideias, materiais e construção de conhecimento por meio das expressividades do usuário que também assume um papel inato de interator. Para isso, a pesquisa bibliográfica pretende discutir teoricamente o compartilhamento de informação radiofônica, em um primeiro momento, relacionando os principais autores do rádio, como Brecht e Benjamin, com autores do ciberespaço - Howe, Lévy e Castells; bem como do tema da contemporaneidade, a fim de discutir assuntos como a convivência e o diálogo diante do fenômeno da convergência, tratando da Internet se estendendo para o rádio. Por fim, estima-se que o estabelecimento de uma discussão sobre exemplos de compartilhamento de material radiojornalístico e a expressividade dos usuários através de redes virtuais possa abarcar tendências contemporâneas na produção de radiojornalismo e tentar compreender as reais possibilidades da adoção de níveis mais complexos de interação na troca constante dos papéis falante-ouvinte e vice-versa. Então, a premissa a ser debatida divide-se em duas etapas: pautas participativas e, por fim, a produção de notícias em um contexto em que o ato de reportar se trata de uma manifestação a ser realizada por qualquer pessoa, remetendo à tese de Nelson Traquina que incumbe ao jornalista a função de mediador de fatos, com foco na objetividade. Essa pesquisa propõe uma busca sobre as novas plataformas rádio.

Ano

2013

Creators

Carlos Augusto Tavares Junior

Marca-país como entidade semiótica: a construção simbólica da Marca Brasil

A complexidade simbólica de um país está relacionada com diferentes aspectos socioculturais que se imbricam, influenciam-se, potencializam-se e parametrizam-se, uns aos outros. A tese apresenta os resultados da investigação da imagem da Marca Brasil, de 2013 a 2014, amparada pelos estudos da teoria social da mídia, identidade cultural, consumo simbólico, semiótica peirceana e análise de discurso (AD). A noção de país, em geral, imediatamente associada a uma acepção geográfica, pode abarcar uma inextricabilidade de sentidos. Outras noções importantes estão também intimamente ligadas a ela, tais como Estado, pátria, soberania e nacionalidade. Por outro lado, a \'marca\', como aqui compreendida, vislumbra o Brasil como uma instância enunciativa, uma conexão simbólica e afetiva estabelecida entre a sua materialidade (tangível e discursiva) e seus interlocutores. É a partir das suas manifestações, sistema de interface entre uma marca e seu público, que ela cria um sentido em sua audiência. Inclui-se aí toda a esfera da comunicação publicitária, jornalística, e todos os seus pontos de contato. A identidade de uma nação é alicerçada nas narrativas da história (um ato também comunicacional), da literatura, da mídia, do consumo e da publicidade, que têm sido cada vez mais permeadas por fluxos globalizados, materiais e simbólicos. Assim, a Marca Brasil está presente na memória e ancorada no conjunto das sensações e saberes de cada um a respeito do Brasil. Na medida em que o ambiente caminha cada vez mais para um contexto tríplice hiper: hiperconexão, hiperconvergência e hipermodernidade, os meios de comunicação assumem um inevitável papel-chave no processo de concepção dos sentidos, assim como da estereotipia dos países. A Copa do Mundo de 2014 e o contexto político do Brasil no período intensificaram a sua visibilidade midiática internacional e o processo de significação da Marca Brasil no exterior. Compreendendo que o campo dos media jornalístico e publicitário contribuem na legitimação da imagem identitária da nação, essa pesquisa monitorou, catalogou e categorizou mais de 400 menções sobre o país na imprensa internacional - The Economist (Inglaterra), Der Spiegel (Alemanha), Time (E.U.A), La Noticia de la Semana (Argentina), The Huffington Post (E.U.A, digital) -, buscando compreender os efeitos de sentido que circulam na materialidade discursiva desse corpus. Paralelamente, as peças publicitárias da Marca Brasil, veiculadas no exterior, também tiveram seu potencial simbólico estudado, o que foi colocado em contraposição aos discursos da imprensa. Dessa análise, pudemos apreender o discurso pessimista do jornalismo internacional, pautado pela mídia brasileira, em contraste ao ufanismo simbólico da Marca Brasil, ambos amparados em estereótipos dessa nacionalidade. Complementarmente, buscamos apreender a percepção nacional, diante de tais acontecimentos e dos esforços do Estado para valorizar sua marca-país. Uma sondagem quantitativa, em âmbito nacional, representativa da população brasileira com 16 anos ou mais, indicou que, se por um lado a realização da Copa 2014 polarizou as opiniões dos brasileiros, por outro demonstrou que os Jogos Olímpicos de 2016 apresentam um consentimento social bem mais amplo.

Ano

2015

Creators

Maria Cecília Andreucci Cury

Bem vindos a Azeroth: aspectos da economia lúdica nos mundos fantásticos

Esse trabalho tem como finalidade a análise de aspectos econômicos e sociais do mundo sintético World of Warcraft, um Massively Multiplayer Online Role Playing Game (MMORPG). A escolha desse jogo se dá pela sua popularidade no mundo, contando com mais de 11 milhões de jogadores segundo dados divulgados pela Blizzard Entertainment, em outubro de 2008. A etnografia, que se desenvolveu online realizada por meio de dez personagens especialmente criados para integrar o jogo nas terras virtuais de Azeroth, observa os aspectos de desenvolvimento da comunidade de jogadores e dos mecanismos de governança da Blizzard, constitui uma introdução a jogos desse gênero, com o objetivo de ressaltar a dinâmica econômica que se estabelece nesse complexo universo digital. O jogar é uma fonte de valor e o lúdico tem a sua própria economia.

Ano

2009

Creators

Gabriela Campedelli

Imagens do massacre do Realengo: a função informativa da legenda fotográfica nos jornais impressos

O objetivo da presente pesquisa foi investigar a função informativa da legenda fotográfica no caso do Massacre do Realengo, analisando as relações entre a linguagem verbal e a visual no jornalismo contemporâneo. Foram estudados os contextos em que a fotografia jornalística transita como discurso pelos meios de comunicação, cujos alcances estão se expandindo pelas novas tecnologias. O corpus da pesquisa contou com 39 capas das edições impressas de jornais brasileiros do dia 8/4/2011, para o estudo de caso da tragédia conhecida como Massacre do Realengo. Foram utilizadas principalmente as metodologias de análise iconográfica de Kossoy e Gervereau, comparadas à análise das unidades de informação (quem, onde, quando, o que e como) contidas nas legendas fotográficas inspiradas nas metodologias de Morin e Santos. Foi aplicado também questionário sobre legenda fotográfica, respondido pelos jornalistas das redações dos jornais estudados (redatores-chefes, editores executivos, diretores de redação ou editores de fotografia). Constatou-se que mais de 50% dos jornais publicaram as fotografias do caso com suas respectivas legendas. Ao separar cada unidade de informação, verificou-se como a função informativa em cada caso promovia o diálogo entre o sentido imagético da fotografia e o sentido lógico do texto. A outra metade das fotografias publicadas formou predominantemente narrativas que facilitaram sua entrada na instância da imagem ao vivo, conceito elaborado por Bucci. Foi, enfim, possível concluir que a legenda fotográfica como unidade visual de fácil percepção do leitor cumpriu sua função informativa de dar suporte de sentido à imagem iconográfica em diálogo com outros módulos de texto do jornal, em geral, sob as seguintes tendências: 1) algumas legendas, redigidas com base nas unidades de informação, deram suporte de sentido à imagem; 2) algumas legendas continham apenas descrição do que se via na imagem e, portanto, não deram nenhum suporte de sentido à imagem; 3) e, outras, foram escritas com informações que não se relacionaram com as imagens e deram suporte de sentido à reportagem em geral e à mensagem sensacionalista que a maioria dos jornais pretendeu transmitir.

Ano

2013

Creators

Mônica Rolim Zarattini

Cidade de deus e cidade dos homens

O sucesso internacional do filme Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, que recebeu quatro indicações ao Oscar em 2004, e a polêmica gerada por esse fato, no Brasil, sobre questões de identidade cultural, e de representação das camadas populares no cinema e na televisão, suscitou a importância de um olhar mais aprofundado sobre a retomada da produção, no Brasil, na década de 90, sob a pós-modernidade e seus desdobramentos. O projeto envolvendo Cidade de Deus incluiu, ainda, um seriado na televisão, Cidade dos Homens, levando a periferia brasileira às telas de tevê. pela mão dos cineastas, em uma parceria com o maior grupo de mídia do País, a Rede Globo, e grupos internacionais, como a Miramax (Disney), através de leis de renúncia fiscal, de uma forma que jamais havia acontecido antes. O objetivo desta análise é avaliar as conseqüências desse processo para a produção cinematográfica brasileira atual, e o seu papel na pósmodernidade. As novas tecnologias de pós-produção exercem um papel importante na colocação dessa filmografia no mercado internacional, barateando os custos de uma produção e, ao mesmo tempo, criando novos conceitos de verossimilhança.

Ano

2007

Creators

Luiza Cristina Lusvarghi

Planejamento e representação gráfica no jornalismo impresso: a linguagem jornalística e a experiência nacional

Este trabalho propõe um estudo do planejamento gráfico/editorial no jornalismo impresso moderno. A partir de uma pesquisa comparada, entre comunicação visual e jornalismo, percorre-se os caminhos do desenvolvimento da linguagem jornalística para em seguida analisar a questão dos conteúdos e sua representação/interpretação gráfica. Com base na experiência nacional, observam-se alguns casos de jornais e revistas desde a primeira metade do século XX até hoje, com as recentes reformas dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Sugerindo o tema da encomenda gráfica como possível instrumento de pesquisa, analisa-se os termos de atuação dos projetos gráficos à luz, inclusive, das profundas mudanças ocorridas nas últimas décadas, quando projetos de jornais são encomendados a mega-escritórios especializados em jornalismo gráfico.

Ano

2006

Creators

Michaella Pivetti