Repositório RCAAP
Entre leões e tigres, entre chacais e raposos: aproximações entre poder e saber em fabulários
A presente dissertação se propôs a analisar quatro fabulários, tendo como fio condutor dessa escolha o Kalla e Dimna, fabulário árabe do século VIII d.C. Partindo desta obra, os estudos se orientaram tanto às suas origens, que remontam à compilação indiana Pañcatantra, datada do século I d.C. e que teve entrada no mundo árabe, bem como aos seus frutos, o Livro do tigre e do raposo e O leão e o chacal Mergulhador, dois fabulários árabes produzidos, respectivamente, nos séculos IX d.C., XI d.C. e XII d.C. e que tiveram, em relação aos anteriores, menor disseminação. Os dois primeiros fabulários tratam de uma série de temas que podem atender às normas mais gerais de decoro na sociedade, sendo que o Pañcatantra chega até mesmo a ser classificado como um tratado sobre a conduta em manuais de literatura sânscrita. Entre esses temas diversos, é notável o espaço privilegiado dado às relações políticas e aos seus trâmites. Os outros dois livros, embora inseridos na mesma tradição, deixam de lado aspectos mais gerais da convivência e passam a se deter apenas nos temas especificamente políticos. No que se refere a esse assunto em comum, é possível perceber uma série de elementos recorrentes nos quatro fabulários, entre eles, o fato de que todos tratam das vicissitudes das relações entre poder e saber, personificada em personagens-tipo que ora se aproximam, ora se afastam, mas que se mantém atrelados a uma estrutura que os molda conforme os resultados que almeja atingir. Além disso, foram estudadas as estruturas que, no caso, se apoiam na maior parte das vezes em narrativas-quadro ou prólogos-moldura a partir dos quais se desenvolvem subnarrativas e outros elementos que nos possibilitaram, ao término do estudo, apontar o que há de particular na universalidade a que se propõem os fabulários.
2015
Milena de Mello Cassucci
Se tivéssemos armas: duas estratégias narrativas diante da libertação nacional no Egito
Este trabalho enfoca dois romances egípcios traduzidos para o inglês: City of Love and Ashes, de Yusuf Idris, escrito em 1955 e publicado em 1956, e War in the Land of Egypt, de Yusuf al-Qa\'id, escrito em 1975 e publicado em Beirute em 1978. Ao tematizar a libertação nacional no centro da ação do enredo, ambos veicularam críticas ao regime militar instalado após o golpe de junho de 1952, mas por caminhos distintos. Enquanto a obra de Idris apresenta um enredo otimista que dispensa o exército e assim constitui uma espécie de história alternativa, o texto de al-Qa\'id levanta um ataque frontal às instituições estatais do país, mas termina por reforçar sua presença e mandato. A comparação dos dois romances expõe a complexidade política crescente que a existência prolongada do exército no poder representou para a intelectual crítica egípcia.
2015
Luiz Gustavo da Cunha Soares
Trajetórias migratórias e construções identitárias de palestinos em Santa Catarina
A trajetória dos imigrantes palestinos em Santa Catarina esteve marcada por redes sociais de solidariedade étnica e familiar. Dessa forma, em todo seu percurso, as questões identitárias estiveram fortemente presentes nessa imigração caracteristicamente autônoma, sem qualquer auxílio estatal, e urbana. Os vínculos familiares, étnicos e religiosos, forneceram os alicerces para inserção econômica e social, assim como para comunidades locais e associações entre imigrantes. Intimamente associada a este processo, a Questão Palestina se fez presente durante toda trajetória desses palestinos tanto como indivíduos, como parte de uma coletividade ligada a essa questão. Fortemente marcada na memória individual e coletiva, está a expropriação e/ou a ocupação da terra habitada por eles e/ou por seus familiares mais próximos, que os afeta de diversas maneiras (social, cultural, politica e economicamente), particularmente no que se refere às causas da emigração. Associável sempre a todos, entretanto, está o pertencimento a uma coletividade cuja identidade está em questão em muitos lugares do mundo. A busca pela emancipação de seu torrão natal torna-se assim um dos elementos fundamentais de sua identidade, que por sua vez se torna uma ferramenta indispensável para manutenção do direito de retorno daqueles que foram expulsos e de seus descendentes, como também contra a expulsão daqueles que lá permanecem. A inserção numa cultura diferente, bem como em outra realidade socio-política, trouxe mudanças e dilemas em relação aos hábitos e a própria autodefinição. Diante dessa realidade, a etnicidade foi mantida através do vínculo com a causa palestina, a família, a religião e a comunidade de imigrantes. Entretanto, o apego aos costumes e as tradições entre os palestinos em Santa Catarina não os fez menos brasileiros em sua visão, pois ao mesmo tempo incorporaram a nacionalidade brasileira a sua própria maneira.
Elixir dos Gnósticos: a existência da alma humana em Mullā Ṣadrā
Figura-chave da chamada \"Escola de Isfahān\", Mullā Ṣadrā (979 H. / 1571-2 d.C ) ocupou papel de destaque durante a renascença safávida do reinado de Abbās I (d. 1039/1629). Acredita-se ter sido ele o principal responsável por revitalizar a filosofia da iluminação de Sūhrawardi naquele contexto, além de consolidar a junção entre sufismo e neoplatonismo. Foi responsável, ainda, pela elaboração de metodologia própria para a compreensão da realidade, tendo por base fontes filosóficas, teológicas e místicas, além de mesclar raciocínio lógico, inspiração espiritual e meditação profunda. Ṣadrā aplicou tal metodologia às principais obras da tradição xiita duodécima. Do ponto de vista filosófico, Ṣadrā percebe o conceito aristotélico de \"substância\" como processo, em constante mudança; nesse aspecto, o filósofo aproxima-se da leitura de traço neoplatônico, já presente em al-Fārābī e Ibn Sīnā. O modo como Ṣadrā relaciona as noções de \"essência\" e \"existência\" deu novas feições à discussão metafísica de tradição árabe-islâmica. Em sua doutrina, Ṣadrā acaba por transformar a metafísica construída a partir da primazia das substâncias, como elemento primordial da existência, em outra, fundada e movida por atos de existência. Apesar de perpassar esses e outros temas, a principal contribuição d\'O Elixir dos Gnósticos diz respeito à ênfase do autor no autoconhecimento. Como Ibn Ἁrabī, Ṣadrā acredita que o conhecimento da alma / nafs - ou seja, o conhecimento de si mesmo - e o conhecimento de Deus estão interligados. Por esse motivo, o presente trabalho se preocupou principalmente em analisar a relação entre os existentes, a alma e a inteligência primeira, pois é a partir dessa relação que se tornar possível vislumbrar e compreender as questões fundamentais da origem e do retorno à fonte doadora de existência. Do ponto de vista histórico, vale destacar que à fundação do império safávida acompanhou-se a conversão em massa da população ao xiismo. Para responder à demanda por instrução da multidão de novos convertidos - e igualmente firmar as bases da nova religião oficial -, grande número de religiosos foi trazido de áreas xiitas respeitadas pela doutrina e pela ortodoxia, tais como Líbano e Iraque. Esse clero árabe recém chegado, que teve Ṣadrā como herdeiro, foi responsável por incorporar novos elementos ao pensamento religioso vigente em terras persas e, assim, conformar ambiente propício para o desenvolvimento do pensamento filosófico de Ṣadrā.
Êxtase, poesia e dança em Rumi e Hafiz
O êxtase místico costuma ser estudado a partir da análise de rituais de incorporação, possessão de espiritos, transe de curanderia e outros processos que não raro envolvem música para propiciar estados alterados de consciência. Considerando que os rituais sufis integram música, dança e poesia com propósito extático, este trabalho aborda a relação entre a poesia e a dança mística em Rumi e Hafiz, propondo uma metodologia que utiliza noções de linguagem da dança para a análise de poemas.
Almasᶜūdī e o método do Adab histórico-geográfico
Este é um estudo sobre a atividade intelectual do polímata iraquiano Almasᶜūdī, que viveu na primeira metade do século 4 H./10 d.C. Como um autor consagrado da literatura árabe, ele escreveu sobre história, geografia, filosofia, jurisprudência, teologia e muitos outros assuntos. Contudo, apenas duas de suas obras chegaram aos dias atuais: Murūj Aḏḏahab wa Maᶜādin Aljawhar (Pradarias de Ouro e Minas de Pedras Preciosas) e Kitāb Attanbīh wa Al’išrāf (Livro da Advertência e da Revisão). A partir delas, esta pesquisa identifica e descreve as características do pensamento do autor e suas contribuições principais para cada um dos campos de conhecimento que ele explorou - no caso, a historiografia, a geografia e o adab, além de concepções gerais de método e epistemologia. Tais ideias são apresentadas aqui tanto contextualizadas no estado de desenvolvimento em que essas áreas estavam na época, como conforme suas ocorrências na obras remanescentes desse escritor.
A imaginação no Livro da Alma de Ibn Sin
O presente trabalho tem como objetivo investigar a importância da potência da imaginação no Livro da Alma de Ibn Sin, filósofo e médico persa que escreveu suas obras em língua árabe no séc. XI d.C. Nessa obra Ibn Sin aborda seu entendimento da alma humana e de sua relação com o mundo, compreendendo-a como dotada do que ele nomeou de sentidos internos, potências da alma que completam a percepção. Dentre essas potências, a imaginação se destaca por ser capaz de uma conexão com o mundo invisível, através da qual ela recebe a impressão de formas presentes nas imaginações das esferas celestes. Se trata de uma visão cosmológica na qual a alma humana está integrada a um cosmos de onde deriva suas potências e, por isso, é capaz de conexões com formas de vida que independem de corpos. Graças a essas conexões a imaginação humana pode produzir sonhos que contém presságios e ser capaz de realizar a profecia. Assim, fenômenos aparentemente sobrenaturais ganham uma explicação anímica: sonhar com o futuro e realizar a profecia são possibilidades explicáveis pela própria estrutura da alma humana que são os sentidos internos. O léxico utilizado por Ibn Sin para pensar a potência da imaginação está ligado a um tipo de pensamento que se relaciona com as imagens: tais imagens são símiles das coisas sensíveis impressos na matéria onde a imaginação inere, o cérebro. Por isso, o elemento corporal não é excluído de suas reflexões; pelo contrário, o tipo de imaginação está diretamente relacionado com a constituição física (compleição) do indivíduo que imagina. Assim, a prática médica de Ibn Sin pode ser vista na sua análise das potências humanas, posto que o Livro da Alma é permeado por uma reflexão sobre o papel do corpo no desempenho das potências. A presente dissertação é portanto fruto de leitura e análise do Livro da Alma, especialmente das partes descritas sobre a imaginação, as quais se concentram no Capítulo 4, que trata dos sentidos internos.
Pode entrar Meryl Streep! A ética da tradução em um romance de Rachid Daif
Este estudo consiste numa análise da tradução do romance Tistifil Miril Strib, de Rachid Daif, proposta por nós, do árabe ao português brasileiro. Com base no trabalho de Antoine Berman, A Tradução e a Letra, ou o Albergue do Longínquo, selecionaram-se decisões tradutórias que demonstrassem o nosso esforço em realizar uma tradução que levasse em conta o objetivo ético do traduzir, acolhendo o Estrangeiro que reside no texto original. Com essa finalidade, analisou-se a ação de três tendências deformadoras próprias da tradução da prosa literária, que agem sobre os traços mais característicos desse romance; são elas: 1) o empobrecimento quantitativo; 2) a destruição ou a exotização das redes de linguagens vernaculares; e 3) o apagamento das superposições de línguas. Em seguida, avalia-se até que ponto se consegue evitar essas forças deformadoras que afastam a tradução de seu objetivo ético, uma vez que destroem a letra do texto, isto é, a sua forma, em favor da transmissão do sentido. Conclui-se que, embora o tradutor tenha consciência da atuação dessas tendências durante o processo tradutório, esse não consegue se libertar plenamente delas. No entanto, isso não o impede de encontrar soluções que possibilitem a manifestação das estranhezas e das particularidades do texto original na língua de chegada, obedecendo à ética da tradução
2014
Felipe Benjamin Francisco
O pensamento histórico de aṭ-Ṭabarī: relatos do califado de al-Ma\'mūn (198-218 a.H.) na História dos Mensageiros e dos Reis
Nesta pesquisa analisamos passagens de A História dos Mensageiros e dos Reis, obra histórica de aṭ-Ṭabarī, estudioso que viveu entre os séculos nono e décimo da era cristã, no Iraque. A análise compreende o período em que governou o califa al-Ma\'mūn (198- 218 a.H./813-833 e.c.) e o momento anterior a isso, quando houve o conflito pelo califado entre esse califa e seu irmão, al-\'Amīn. Investigando premissas de políticas oficiais que favorecem ou desfavorecem a comunidade dos muçulmanos e de paradigmas religiosos que servem de guia para a compreensão da história do islã, corroboramos duas hipóteses acerca do escopo da História dos Mensageiros e dos Reis: a centralidade de sua preocupação com a comunidade dos muçulmanos e a produção de reflexões históricas. Apresentamos, antes da análise, uma breve discussão historiográfica do período de aṭ-Ṭabarī. Durante a análise e nas considerações finais, abordamos as operações narrativas internas de sua crônica histórica.
Construtos de gênero no Egito Ptolomaico: uma proposta de leitura das cartas gregas e demóticas
Parte significativa da historiografia sobre o Egito antigo ainda tem usado os termos gênero e mulheres como sinônimos. O estudo das cartas gregas e demóticas foi feito em grande parte com foco nas análises formais dos textos e na filologia. São raros os estudos de epistolografia que privilegiam o aspecto relacional e social das fontes. Se, por um lado, os autores interessados no gênero no Egito usam as cartas como um documento que pode dar acesso às mulheres, a historiografia sobre essas cartas parece negligenciar as mulheres e o gênero como temas relevantes. No período ptolomaico, as relações entre homens e mulheres foram constituídas por processos intrínsecos e específicos que operavam diferentes categorias de gênero simultaneamente, combinando uma multiplicidade de tradições e valores, muito além de nossas percepções do que é masculino e feminino, ou grego e egípcio. A proposta da dissertação é analisar a historiografia sobre gênero no Egito ptolomaico e como ela se apropriou de determinados grupos de papiros, em especial as cartas. A discussão sobre os estudos de gênero com base na epistolografia grega e demótica do Egito ptolomaico articula diferentes disciplinas que expõe os enquadramentos teóricos enviesados de leitura das cartas.
Presença do \'adab nas Mil e Uma Noites
\'Adab é considerada uma palavra-chave na cultura islâmica medieval, que reflete o gradual desenvolvimento da civilização árabe e o aumento de seu horizonte cultural. Uma palavra extremamente rica e polissêmica, que remete a um conjunto de noções e conceitos, desenvolvidos nos séculos VII-XV, e, por isso, pode sozinha designar: educação, regras de conduta, cultura, savoir-faire, elegância, belles-lettres. Trata-se de um conceito central na compreensão da literatura árabe, tais características reforçam a importância de estudos sobre o \'adab. Desse modo, esta tese visa contribuir com a pesquisa referente a esse tema, ampliando sua compreensão a partir do contato com outros estudos que vêm sendo realizados. Inspirados nesses estudos, e verificando as possibilidades de cada abordagem, constatamos que ainda não havia sido realizado um trabalho minucioso de busca e análise desse termo em histórias do Livro das Mil e Uma Noites, considerando a amplitude de sentidos do \'adab que as histórias poderiam evocar. Examinando o preâmbulo do Livro das Mil e Uma Noites verifica-se a adoção de um modelo, onde as \"histórias são plenas de \'adab\". Assim, esta tese representa um esforço na observação dessas histórias, que busca tornar possível perceber como o paradigma do \'adab se faz presente no Livro das Mil e Uma Noites.
2021
Messiane Brito dos Santos
Fadwa Tuqan: a poetisa palestina
Mulher, poetisa, guerrilheira sem armas, mas com alma feminina, a qual Moshe Dayan, ex-ministro da guerra israelense, disse, referindo a ousadia e a coragem da poetisa no uso das expressões nos seus poemas: \"cada um dos poemas de Fadwa Tuqan faz dez guerrilheiros\". Fadwa Abdel Fattah Agha Tuqan, uma grande poetisa palestina que se destacou e deixou sua marca por diversas gerações através da literatura, das palavras expressas, antecipando por décadas a liberdade de expressão. Tinha coragem e ousadia numa época na qual a tradição era a lei de maior autoridade, na qual o homem era o único dono da verdade e o único digno de liberdade, onde era proibida a pronúncia da palavra amor pelo gênero feminino. A rígida sociedade árabe tem negado a muitas das poetisas e dos poetas árabes revelar suas ricas experiências emocionais, incluindo Fadwa que teve muitas experiências de amor humano, riquíssimas de intensidade, tornou-se a dama da poesia árabe moderna e encantou-nos com as suas melodias poéticas recheadas com muita sensibilidade e fortes expressões. Para Fadwa, o amor representa o vigor máximo da força feminina, e através dele a mulher exerce tudo o que lhe foi negado, tudo sob o nome do amor, por isso o amor é uma tábua de salvação. Casou-se com a poesia, e deu à luz centenas dos seus belos poemas, que foram lançados no livre espaço árabe, mesmo prisioneira de tradição, e da arbitrariedade das relações sociais e familiares do sistema rígido, que não lhe permitiu revelar, em sua autobiografia, quem eram seus amores secretos no mundo árabe, o que a obrigou a ocultá-los totalmente em sua autobiografia. Demonstrou em seus poemas e poesias as tragédias, privações, mortes, separações, raiva e a reprimida revolução silenciosa. Fadwa Tuqan é uma das poucas poetisas árabes que estabeleceu uma ligação entre a poesia antiga com o Movimento de Inovação e Modernidade, saindo dos métodos clássicos da poesia Árabe Antiga, de maneira simples e não artificial, adquirindo pontos importantes em sua força interior, conservando o ritmo musical antigo e o ritmo interno moderno, formulando sua poesia musical. Suas poesias caracterizam-se pela força do vocabulário e pela excelente combinação e forte tendência para a narrativa e para as questões existenciais, baseadas em argumentos prontos, fazendo dos seus poemas diálogos com as idéias, ao invés de uma demonstração dos sentimentos.
2013
Norma Ismail Mohamad Abu-Hejleh
O sobrenatural e o mágico nas mil e uma noites
A proposta deste trabalho é analisar os elementos sobrenaturais e mágicos presentes nas narrativas do núcleo fundador das Mil e uma noites e nas histórias inseridas ao livro, no século XVIII, pelo primeiro tradutor dessa obra, o francês Antoine Galland. Ao ter em mãos o manuscrito que, atualmente, é considerado o melhor e o mais antigo das Mil e uma noites, o orientalista francês não somente traduziu o núcleo mais antigo do livro, mas também inseriu novas histórias, algumas das quais, até o momento, não possuem um manuscrito árabe e, por isso, são chamados contos órfãos. Observa-se que tanto nas histórias do núcleo fundador como nas que foram inseridas por Galland os seres sobrenaturais e mágicos apresentam diferentes funções, veiculando valores e concepções socioculturais diferentes. Por isso, propõe-se neste trabalho a identificação, a descrição e a análise da função desses elementos sobrenaturais e mágicos nas narrativas em questão, observando tanto sua importância para o desenvolvimento da intriga como a construção de sentido que tais elementos promovem nos dois ciclos narrativos, elaborados em contextos socioculturais distintos. Com base nas narrativas em que os elementos sobrenaturais e mágicos desempenham um papel preponderante no enredo, delimitou-se para este trabalho um corpus de 23 histórias, o que permitiu observar amplamente as modificações das funções desses elementos nos diferentes textos, bem como os diferentes sentidos que eles constroem nas histórias dos dois ciclos narrativos.
Os engastes das sabedorias. A metafísica do real em Ibn\'Arabi
A obra de Ibn Arab (1165 d.C. /560 H.) é bastante extensa, compreendendo cerca de 400 títulos, dos quais Kitb fu½½ al-¬ikam (O livro dos engastes das sabedorias) destaca-se como um dos principais escritos no qual o autor apresenta sua concepção metafísica, de forma mais sistematizada, como sua teoria dos nomes divinos através dos quais a essência do real procede, manifestando todos os existentes, assim como trata, de maneira aprofundada, do significado dos profetas e das sabedorias por eles transmitidas, propondo uma conotação totalmente metafísica para o profético. A profecia assume, nessa obra, uma importância fundamental, ela é apresentada como a condição de possibilidade da existência determinada, assim como também a condição de possibilidade do conhecimento da essência do real, ou seja, a condição de possibilidade de conhecer a realidade primeira. É interessante notar ainda a riqueza e a complexidade discursiva, na qual vida e obra encontram-se implicadas nesse processo de existenciação, de modo que tanto o autor quanto sua obra recebem estatutos muito significativos e particulares referentes ao sistema metafísico apresentado. Servindo-se da filosofia, da teologia e da mística arabo-islâmicas, oferecendo, com isso, um pensamento, embora complexo, de alcance universal que reconhece todos os profetas do ciclo histórico e as diversas tradições reveladas, a hermenêutica de Ibn Arab evidencia-se em muito original, promovendo um diálogo criativo e conciliador entre diversas culturas, permanecendo, até os dias de hoje, profundamente rico, inovador e inspirador para as mais diversas culturas e domínios do pensamento.
2014
Ana Carolina Pinheiro e Castro
A rede de televisão árabe al jazeera: crescimento e relevância no contexto local e internacional
O objetivo principal deste trabalho é analisar o crescimento da Al Jazeera, a rede de TV árabe que mudou a realidade da imprensa no Oriente Médio e em poucos anos se tornou uma das mais vistas no mundo. A rede de TV foi fundada em 1996 em Doha, Catar, durante um período de grandes mudanças no país. Até o ano anterior, um governo conservador limitava os avanços, mas um golpe de Estado levou ao poder o atual Emir, que começou a promover reformas liberais resultando assim em mudanças significativas ao país. A criação da Al Jazeera era parte de um plano de modernização. Em 2001, o canal árabe ganhou notoriedade quando transmitiu os vídeos de Osama Bin Laden. Desde então, o mundo voltou os olhos para o que estava sendo produzido lá. Em 2006, a emissora lançou um canal em inglês, a fim de mostrar as notícias de uma perspectiva árabe. A pesquisa foi baseada na bibliografia especializada e nos trabalhos teóricos de comunicação que complementam com observações in loco e entrevistas com a equipe da Al Jazeera em Doha. Nesta dissertação, analisam-se o contexto de surgimento da Al Jazerra, a cobertura de algumas guerras e transformações, o surgimento de outros veículos e a criação do canal em inglês com o intuito de compreender o processo de consolidação e expansão dessa rede.
Estudo do vocabulário relacionado a poder e autoridade em Ibn-Almuqaffa
Nesta dissertação analisamos o vocabulário relacionado a poder e autoridade na obra de Ibn-Almuqaffac, escritor persa do século VIII que desempenhou papel pioneiro na prosa árabe. Partimos da apresentação dos relatos da tradição histórico-literária árabe sobre sua personalidade e conduta, além de citações de dizeres do literato, de forma a corroborar a sua importância e influência na sociedade e no desenvolvimento da literatura árabe. Em seguida, apresentamos sua obra, levando em consideração a complexa transmissão de seus escritos, e delimitamos o corpus de estudo desta pesquisa, que consiste nos principais escritos do autor e que foram conservados por inteiro pela transmissão ao longo dos séculos, com poucas variações nos manuscritos disponíveis: Epístola sobre os servidores do califa, O abrangente livro de normas de conduta e O pequeno livro de norma de conduta. Ademais, delimitamos as dimensões política e ética em que se insere Ibn-Almuqaffac, diretamente relacionadas a sua produção escrita, na medida em que o autor se debruça sobre essas questões em sua obra, reflexo do momento histórico caracterizado por conturbada política, e tendo em vista sua atuação como secretário de governantes envolvidos em disputas pelo poder. Para a análise proposta nesta dissertação, utilizamos a abordagem objetiva de uma ferramenta computacional da Linguística de Corpus para a seleção das palavras-chave do corpus de estudo. As palavras-chave são agrupadas em campos semânticos para posterior análise de seus empregos e significações nos escritos. Tendo como foco o estudo dos vocábulos relacionados a poder e autoridade, são analisados, por exemplo, os diversos vocábulos que designam o governante, desde sua etimologia até os usos nos escritos de Ibn-Almuqaffac, comentando-se as particularidades encontradas para cada vocábulo que propiciam seu entendimento mais preciso, além de nos permitir o acesso a sentidos sutis dos textos de Ibn-Almuqaffac.
2018
Beatriz Negreiros Gemignani
O estabelecimento da Metafísica como ciência filosófica no Liber de Philosophia Prima sive Scientia Divina, de Avicena
O objetivo da presente pesquisa consiste numa tradução e comentários dos três primeiros capítulos do primeiro tratado do Liber de Philosophia Prima sive Scientia Divina Livro referente à Primeira Filosofia ou Ciência Divina -, de Avicena, que trata do estabelecimento da Metafísica como ciência filosófica a partir da delimitação de seu objeto formal e de sua conveniente denominação.
A construção do nacionalismo egípcio no discurso literário: análise do romance Trilogia do Cairo, de Nagib Mahfuz
O presente estudo tem como objetivo analisar a construção do nacionalismo egípcio na obra Trilogia do Cairo, de Nagib Mahfuz, romance em três volumes que recobre o período histórico de maturação do nacionalismo egípcio até o momento que antecedeu o nasserismo, respectivamente de 1917 a 1944. Desse modo, inicialmente são apresentadas as teorias sobre o nacionalismo, no intuito de situar as correntes teóricas que descrevem o desenvolvimento dos conceitos de nação, estado e estado nacional ao longo da história, a saber, a teoria clássica, a modernista, a essencialista e a etno-simbolista. Em seguida, este trabalho apresenta o contexto histórico do nacionalismo egípcio e sua confluência com o nacionalismo árabe. Apesar de a Trilogia do Cairo não abranger o período que se estende do início até a decadência do nacionalismo de expressão nasserista, o presente estudo considera importante mencioná-lo como um todo, no intuito de contextualizar aquilo que o romance já anunciava como premente na sociedade egípcia, a necessidade de autonomia política dentro de um projeto de base nacionalista. A fim de se estabelecer as relações entre autor, obra e instituição, na sequência são discutidos os diversos pareceres críticos do romance, além de sua abordagem enquanto discurso literário e prática discursiva. Desse modo, através da narrativa da inscrição da história no discurso literário, analisado no presente estudo sob o formato de cronotopos, se pretendeu efetivar uma exposição do modo como as personagens fictícias e históricas, que participaram do processo de tentativa de emancipação do Egito, construíram o nacionalismo.
Primavera árabe: a força da disseminação da informação pelo meio digital e sua forma de construção de sentido
Esta pesquisa foi desenvolvida para examinar a articulação dos recursos de linguagem e seus efeitos de sentido e compreender o seu papel na transformação social que motivou, mobilizou e legitimou a Revolução Egípcia de 2011, um evento social do movimento popular Primavera Árabe, promovido na página do site de rede social Facebook denominado We Are All Khaled Said. Para isto, valemo-nos da abordagem metodológica da Teoria Social do Discurso, uma vertente da Análise de Discurso Crítica, desenvolvida por Norman Fairclough, que possibilitou o mapeamento da organização dos enunciados escolhidos ao corpus desta análise.
Para uma elaboração de um dicionário bilíngue da terminologia gramatical árabe-português
Esta tese investiga os termos gramaticais árabes pertencentes às classes do nome, do verbo e da partícula. Com o intuito de propor uma harmonização dos termos árabes em português, buscam-se encontrar termos equivalentes em ambos os idiomas, e, para isso, três possibilidades são levantadas: a) equivalência direta, quando os semas das definições terminológicas dos termos gramaticais árabe e português forem concordantes; b) equivalência aproximada, quando nem todos os semas forem concordantes, nesse caso, investigamos a descrição de uso de mais de um termo gramatical português na tentativa de encontrar um equivalente mais adequado para o termo árabe; c) não-equivalência, quando não for verificado equivalente em português para o termo gramatical árabe, então, propomos um neologismo terminológico ou uma paráfrase. O objetivo desta pesquisa é traçar bases teóricas e metodológicas para uma futura elaboração de um dicionário bilíngue (árabe-português) de termos gramaticais árabes. Apresentamos 15 termos teste, a fim de exemplificar os procedimentos metodológicos de análise delineados, até a redação do verbete final que formaria a macroestrutura do referido dicionário. Dos novos termos analisados, 9 pertencem à categoria do nome e 3 ligados à partícula. Como a classe verbal foi objeto de estudo do mestrado (CAFFARO, 2013), selecionamos apenas 3 termos para ilustrar os objetivos traçados na presente tese e, da mesma forma, redigimos os verbetes finais para os termos selecionados.