Repositório RCAAP
Carl Einstein e a Arte da África
O escritor, historiador e colecionador de arte Carl Einstein (1885-1940) e a sua obra acerca de esculturas e objetos africanos ajudam a inaugurar o campo de estudos sobre a arte da África. A difusão do pensamento desse teórico e crítico, seja com a reedição e a tradução de textos já publicados, seja com a edição de seus escritos que permaneciam inéditos até aqui, além da contribuição de autores de diversas proveniências (numa segunda parte), desafia o etnocentrismo ainda hegemônico, revertendo práticas determinadas pelo empreendimento colonial.
2022-12-06T14:43:12Z
O'Neill, Elena Conduru, Roberto
Bricolagem alimentar nos estilos naturais
Partindo de uma perspectiva socioantropológica baseada em Lévi-Strauss e outros teóricos, a autora observa adeptos de estilos de alimentação natural como a vegana e o alimento vivo. Com isso, constrói uma análise interpretativa sobre os sentidos e significados no campo da nutrição, contribuindo para o campo da saúde coletiva. Ao pesquisar o significado dos alimentos na sociedade, propõe uma reflexão sobre a cultura alimentar no Ocidente.
2022-12-06T14:43:12Z
Carvalho, Maria Cláudia da Veiga Soares
Cidade e campo: olhares de Brasil e Portugal
As designações cidade e campo têm desde sempre inspirado múltiplas leituras em geografia e sociologia, passando-se de uma abordagem centrada na caracterização e na evolução do campo e da cidade para novas abordagens que, nas últimas três décadas, consideram a emergência de espaços marcados pela urbanização estruturada em torno da acessibilidade. Este livro apresenta um conjunto de onze contribuições centradas em temas da geografia, retratados nas realidades de Brasil e Portugal, destacando abordagens sobre conceitos e dicotomias que remetem à relação entre cidade e campo, assim como análises de aspectos diversos, como agricultura, turismo, transporte e mobilidade, segurança, políticas públicas e desafios para o desenvolvimento dos territórios em ambos países. Os capítulos permitem entender panoramas que decorrem de trajetórias distintas no que tange à relação entre campo e cidade. No caso da realidade europeia, em que a revolução industrial incentivou o maciço êxodo dos campos para as cidades; e no contexto brasileiro, cujos processos de urbanização assumiram uma natureza política muito forte, a industrialização como motor de crescimento das cidades constituiu-se um fator mais tardio.
2022-12-06T14:43:12Z
Marafon, Glaucio José Costa, Eduarda Marques da
Ensino superior e desenvolvimento regional: reconfigurando as relações entre as cidades e o campo
Os artigos aqui reunidos possibilitam o acesso aos resultados da pesquisa realizada sobre o ensino superior e o desenvolvimento regional: reconfigurando as relações entre as cidades e o campo. Dentre esses destaca-se a importância das políticas governamentais que promoveram a ampliação do ensino superior tanto através da criação de instituições de ensino superior federais, como de ensino técnico (IFs), mas também da rede privada que também se beneficiou de tal política. Tais repercussões vão além das cidades e municípios estudados, uma vez que atingem diretamente os municípios da região, mas também municípios de diferentes unidades federativas desde o sistema de acesso SISU. Acrescenta-se que o conjunto de textos que compõe este livro é apenas um registro da importância da temática eleita e da necessidade de se pesquisar a problemática abordada sob diferentes perspectivas analíticas, trata-se, pois, de um convite à continuidade da pesquisa.
2022-12-06T14:43:12Z
Maia, Doralice Sátyro Marafon, Glaucio José
O cotidiano escolar de crianças, jovens e adultos em rodas de conversas
Este livro nasce das vivências do projeto de extensão universitária “Roda de Conversas – Cotidiano e Escola”, cujas atividades se apresentam como possibilidade de formação continuada de professores e de ampliação acadêmica para licenciandos em formação. Os artigos se baseiam nessas experiências, que remetem a fundamentos teóricos de Paulo Freire, e oferecem uma proposta de reflexão sobre temas caros à educação e à escola pública. Os autores são estudiosos dos contextos escolares e educativos, que atuam na educação regular e na modalidade educação de jovens e adultos (EJA), com pesquisas e práticas verdadeiramente inclusivas, autorais e contextuais. Com isso, trata-se de leitura que proporcionará um olhar aprofundado sobre as complexidades da aprendizagem humana bem como sobre os mais diferentes modos de ensinar aprender ensinar construídos no cotidiano das práticas pedagógicas.
2022-12-06T14:43:12Z
Fernandes, Andrea da Paixão Lopes, Paula Cid
Celso Furtado: a esperança militante (Interpretações): vol. 1
Celso Furtado (1920-2004) foi um dos mais importantes economistas e cientistas sociais brasileiros. Demonstrou, em sua obra, o que significa a relação inseparável entre o pensar e o agir, entre o rigor acadêmico e o engajamento político. Esta Coletânea, volume 1 de um uma trilogia sobre aspectos da vida e obra deste paraibano de Pombal, reúne textos produzidos nos últimos 30 anos por intérpretes atentos e privilegiados. Atentos, porque pesquisadores, estudiosos dos problemas brasileiros, vinculados a instituições de prestígio nacional e internacional (USP, UNICAMP, UFRJ, FGV, UFMG, UFPE) e que têm a crítica como natureza de ofício; privilegiados, porque conviveram em algum momento da vida pessoal, profissional ou acadêmica com Celso Furtado. Tentamos nos guiar pela incômoda pergunta: O que deveria ser retido como última lição do mestre? O próprio Furtado responde: “Equivoca-se quem pretende que já não existe espaço para a utopia. Esse é o desafio maior que enfrenta a nova geração: convido-a a assumi-lo sem temores”
2022-12-06T14:43:12Z
Sousa, Cidoval Morais de Theis, Ivo Marcos Barbosa, José Luciano Albino
Celso Furtado: a esperança militante (Depoimentos): vol. 2
Celso Furtado (1920-2004) era um republicano exemplar. É assim que o define o sociólogo Francisco de Oliveira neste Volume 2 da Trilogia Celso Furtado: a esperança militante. Trata-se de uma coletânea de quase duas dezenas de depoimentos de pessoas que trabalharam, estudaram e/ou acompanharam, de perto, a carreira intelectual e política do paraibano de Pombal, que se dizia, antes de mais nada, um otimista. Apostava no homem e na sua capacidade criativa, e pensava o Brasil com independência, método e paixão. Vivia intensamente o que pregava: o valor de um cientista resulta da combinação dos ingredientes imaginação e coragem. Em muitos casos, dizia ele, cabe-lhe também atuar de forma consistente no plano político e, portanto, assumir a responsabilidade de interferir no processo histórico. Nas próximas páginas, o testemunho de quem experimentou de perto essa rica história de esperança.
2022-12-06T14:43:12Z
Sousa, Cidoval Morais de Theis, Ivo Marcos Barbosa, José Luciano Albino
Celso Furtado: a esperança militante (Desafios): vol. 3
O tema deste último volume da trilogia Celso Furtado: a esperança militante é Desafios. A palavra diz muito do espírito furtadiano. Ele próprio refletiu sobre o tema e escreveu, por exemplo, que o desafio do século XXI é mudar o curso da civilização, deslocar o seu eixo da lógica dos meios a serviço da acumulação para uma lógica dos fins, em função do bem-estar social, do exercício da liberdade e da cooperação entre os povos. E tudo isso num curto horizonte de tempo. As contribuições deste volume buscam refletir, estimular leituras, fazer proposições, recuperar os estudos regionais a partir do pilares que lhes deram identidade: o estudo do Brasil profundo e a interdisciplinaridade como elemento aglutinador das energias que mobilizam a produção de conhecimento para a transformação social. E onde estaria o pensamento regional hoje? As leituras que oferecemos neste volume sinalizam que ele se encontra, com maior ênfase, no interior do país, e em ‘universidades periféricas’, a maioria públicas (federais mais jovens, estaduais, comunitárias). Apesar de já significativa a diversidade de abordagens, há elementos transversais que possibilitam aproximações e compartilhamentos de experiências teóricas e práticas. O desenvolvimento regional já não constitui apenas o ponto de chegada de um projeto político, mas, também, um ponto de partida por meio do qual é possível compreender a realidade de uma nova forma.
2022-12-06T14:43:12Z
Sousa, Cidoval Morais de Theis, Ivo Marcos Barbosa, José Luciano Albino
O Estado da Arte sobre Refugiados, Deslocados Internos, Deslocados Ambientais e Apátridas no Brasil: atualização do Diretório Nacional do ACNUR de teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso de graduação em João Pessoa (Paraíba) e artigos (2007 a 2017)
O escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) no Brasil celebrou, em 2019, os quinze anos da Cátedra Sérgio Vieira de Mello. Foi um momento oportuno para resgatar a memória das principais ações e produções em prol da população que buscou o Brasil como país de proteção, e, ao mesmo tempo, inaugurar um momento de respostas para os desafios do presente, buscando a construção de um futuro mais acolhedor para pessoas refugiadas, deslocadas, apátridas e tantas outras que precisaram deixar suas casas para poderem viver uma vida normal aqui no país. O propósito deste livro é apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa que mapeou o estado da arte sobre refugiados, deslocados internos, deslocados ambientais e apátridas, a partir da produção acadêmica divulgada entre 2007 e 2017. Em se tratando de recorte temporal, a crise financeira de 2007, na Europa, trouxe mudanças drásticas na migração mundial, particularmente, entre 2007 e 2011, quando um grande número de migrantes irregulares do Oriente Médio, da África e do Sul da Ásia tentaram entrar na Europa via Turquia e Grécia. Enquanto isso, o Brasil, em 2007, celebrava os dez anos de criação da avançada lei de proteção aos refugiados (Lei 9474/97), em que ampliava a definição da Convenção da ONU de 1951, considerando também como refugiado aquele que estava fora de seu país de origem por violação maciça e generalizada aos direitos humanos (art. 1º, III)
2022-12-06T14:43:12Z
Pacífico, Andrea Pacheco Pinheiro, Andrezza Teles Granja, Júlia Patrícia Ferreira de Vasconcelos Varela, Adolfino
Industrialização do ensino e a política de educação á distância
O livro Industrialização do ensino e política de educação a distância coloca-se como um trabalho sério e rigoroso ao aceitar o desafio de afirmar que “o discurso da industrialização do ensino governa a prática discursiva que norteia a política nacional de educação a distância”. O autor recorre a três ideologias que deram origem a diferentes teorias, concepções, abordagens e modelos de educação a distância: a “teoria da interdependência e autonomia”, a “teoria da comunicação e interação” e a “teoria da industrialização do ensino”. A partir desta última, faz um exame da política nacional de EAD, para mostrar que a “abordagem parte da premissa de que, enquanto a educação face a face compreende formas pré-industriais, a educação a distância pressupõe essencialmente condições industriais de ensino”, as quais teriam “como base o princípio da racionalização” que afeta o espírito, a letra e a política do processo de ensino-aprendizagem.
2022-12-06T14:43:12Z
Costa, Antonio Roberto Faustino da
Objetivos humanísticos, conteúdos científicos: contribuições da história e da filosofia da Ciência para o ensino de Ciências
O livro pretende apresentar novos elementos para a pesquisa em História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências. Os trabalhos trazem novas questões filosóficas sobre os modelos e narrativas das ciências; os pressupostos culturais dos experimentos e teorias científicas e sua relação com o ensino; e, de maneira inversa, como as teorias e pressupostos científicos estão presentes na cultura e na divulgação de conhecimentos.
2022-12-06T14:43:12Z
Silva, Ana Paula Bispo da Moura, Breno Arsioli
Práticas de ensino e tecnologias digitais
O livro Práticas de ensino e tecnologias digitais reitera o compromisso de se fazer da docência um campo de reflexão científica e ressignificar o magistério, no âmbito superior ou na educação básica, a partir de metodologias ou de propostas de ensino diferenciadas. Nesse processo, ao lado de experiências de ensino relevantes no contexto da formação de professores, cumpre assinalar o diferencial deste volume: a inserção das tecnologias digitais como contraponto às práticas tradicionais de ensino e de formação docente e, consequentemente, como espaço que se sobressai no desenvolvimento de competências básicas (falar, ouvir, ler e escrever, não só em língua materna como também em língua estrangeira/adicional), a partir de textualizações próprias ao espaço digital a da valorização do protagonismo dos alunos.
2022-12-06T14:43:12Z
Aranha, Simone Dália de Gusmão Souza, Fábio Marques de
Contextualização da infância no espaço urbano: os possíveis efeitos da globalização
Este artigo tem por finalidade discorrer acerca da contextualização da infância no espaço urbano, trazendo como conseqüência os efeitos da globalização. Em um primeiro momento ofereço um breve passeio histórico, a fim de oportunizar um debate com algumas transformações sociais e suas modificações no conceito de infância. Em seguida, pretendo tratar a questão da globalização na infância, explicitando as possíveis conseqüências para tal fase, ao mesmo tempo em que proporciono um diálogo envolvendo o consumo. Por fim, aponto alternativas para uma mudança de paradigma explicitando nesse momento, o papel de professores/as comprometidos/as com uma educação de qualidade, na construção da contra-hegemonia neoliberal.
2022-12-06T14:43:12Z
Gonçalves, Ana do Carmo Goulart
Um retrato das professoras-alfabetizadoras: formação, escolhas e significados
Este artigo apresenta considerações acerca das professoras que atuam nas classes de alfabetização da rede estadual da cidade do Rio Grande/RS, apontando aspectos da formação dessas profissionais, da opção pelo trabalho em tais classes e os significados da alfabetização.
2022-12-06T14:43:12Z
Dias, Cleuza Maria Sobral Barreto, Sabrina das Neves Dutra, Jorge da Cunha Teixeira, Janice de Freitas
Universidade, pesquisa e comunidade
Este texto trata de uma nova dimensão adotada pela Metodologia Científica, segundo a qual a mesma é capaz de sustentar o tripé Ensino, Pesquisa, Extensão, uma vez que oferece pressupostos metodológicos, qualifica e instrumentaliza, propondo-se a analisar a realidade acadêmica em termos de projetos de pesquisa realizados, analisando os mesmos e propondo alternativas de solução para possíveis problemas detectados, proporcionando um retorno à comunidade universitária e reafirmando seu compromisso com a educação e com o crescimento humano e pessoal.
2022-12-06T14:43:12Z
Encarnação, Fátima Luvielmo de Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes Novo, Magda Suzana
A criança, a matemática e a escola
Este trabalho discute as construções matemáticas que as crianças realizam na infância antes de entrar na escola, como por exemplo: seriação, classificação, contagem numérica, etc. Lançando um olhar para o ambiente escolar, mais especificamente para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, percebemos que, muitas vezes, a prática docente vai de encontro às construções realizadas pelas crianças em interação com o meio. O texto traz algumas situações de sala de aula que são analisadas a partir de determinados referencias teóricos, como Psicologia e Sociologia da Infância.
2022-12-06T14:43:12Z
Nogueira, Gabriela Medeiros
O idoso de classe média
É na classe média que certamente se encontra o equilíbrio cultural da sociedade, haja vista que aí se aglutinam os elementos mantenedores da economia do país em termos de mão-de-obra especializada e tecnicista. Embora não se constituindo na maioria da população, é a mais significativa, onde se podem buscar subsídios para analisar a família e a sociedade, já que dela emanam os caracteres responsáveis pela moral e os costumes. A proposta de análise do adulto velho de classe média se deve especialmente a isso. Espera-se uma resposta dirigida para a mudança de atitudes e valores familiares e sociais com respeito à velhice. A classe média pode proporcionar ao velho melhores condições de vida se houver uma maior compreensão e aceitação dessa fase do ciclo de desenvolvimento humano.
2022-12-06T14:43:12Z
Porto, Ivalina
Quando as crianças passam a ser alunas? Problematizações sobre a articulação da educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental
O presente artigo, baseado na pesquisa “A Articulação da Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, tem por objetivo discutir e problematizar as práticas educativas direcionadas às crianças pertencentes à esses níveis de ensino. Analisaremos de que maneiras as culturas infantis podem ser incluídas nas propostas pedagógicas das instituições educativas, de forma a viabilizar a articulação entre ambos níveis de ensino. Para atingir tal objetivo, iniciamos este artigo contextualizando a pesquisa realizada em uma escola pública do município do Rio Grande e, logo após, propomos uma discussão acerca dos lugares ocupados pelos sujeitos infantis na contemporaneidade, buscando delinear os aspectos históricos e sociais que demarcam as infâncias tal como a percebemos na esfera social e, principalmente, nas instituições educativas. A partir dos achados da pesquisa e do referencial teórico (Sociologia da Infância) que subsidiou nosso estudo, bem como nossa concepção acerca das infâncias, procuramos discutir as possibilidades educativas de articulação entre a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, partindo da expressão das culturas infantis.
2022-12-06T14:43:12Z
Protásio, Michelle Reinaldo de Albuquerque, Simone Santos de Albuquerque, Simone Santos
Educação ambiental e extensão universitária: uma estratégia de contribuição para a construção e/ou resgate da cidadania
This research is a statement about experiences in environmental education activities realized by a group of the Program “University Solitary” from FURG-RG in February- 2000, in the district of Cajueiro (AL). The purpose of this task was to qualify multipliers about the environmental education in several areas of knowledge. The methodology used was an action with the participation of a group through a diagnostic of the community, pointing out the problems, establishing the priorities and elaborating the plan of action with the community. There was a priority in the environmental education among the group in all activities extending to areas of health, education, support, culture and leisure.
2022-12-06T14:43:12Z
Pires, Pierre André Garcia Bromberger, Suzi Mara Teixeira