RCAAP Repository
Incerteza e restrição financeira nas decisões de investimento das firmas brasileiras
O objetivo do presente trabalho é analisar a presença da restrição financeira nas decisões de investimentos em condições de incerteza de um conjunto de 1223 empresas brasileiras no período de 1986 a 2006. A incerteza é incorporada no modelo de investimento considerando o comportamento das variáveis vendas e fluxo de caixa como um movimento browniano com drift. Além disso, a variável fluxo de caixa é analisada em baixa e alta incerteza, considerando três diferentes medidas para a incerteza: a variação anual do índice Ibovespa, o desvio-padrão de vendas e de fluxo de caixa. Já para considerar o efeito da restrição financeira sobre as decisões de investimento as firmas são agrupadas de acordo com o grau de intensidade de capital, tamanho da firma e grau tecnológico. A estimação dos parâmetros da equação do investimento é realizada considerando-se o modelo misto. O modelo misto, ainda não utilizado em estudos brasileiros na análise do comportamento das decisões de investimento, permite considerar a heterogeneidade nos coeficientes das variáveis independentes, o que evita o viés introduzido pela suposição de homogeneidade. Os resultados obtidos neste estudo mostraram uma maior sensibilidade do investimento ao fluxo de caixa para as firmas mais intensivas em capital, firmas de médio porte e firmas com alto grau tecnológico. Esses resultados se mantêm quando a variável fluxo de caixa é analisada em alta incerteza, ou seja, o investimento das firmas com alta intensidade de capital, médio porte e com alto grau tecnológico é mais sensível ao fluxo de caixa em condições de alta incerteza.
2011
Marina Barboza Camargo
Viabilidade de utilização da teoria de opções reais no processo de avaliação de empresas de telecomunicações
O processo de avaliação de empresas por modelos e técnicas formais tem por objetivo nortear a gestão e os grupos de interessados quanto à tomada de decisão ótima. Em geral, no processo de avaliação estes modelos são utilizados seguindo pressupostos acerca do valor dos benefícios da firma, dando a conotação de que o valor do negócio é o valor destes benefícios. Em empresas que atuam em mercados com alta competitividade e elevado nível de desenvolvimento e emprego de tecnologias e inovações, a utilização isolada de técnicas focadas em benefícios dos negócios atuais se mostram inadequadas para avaliar a habilidade da organização na resposta às variáveis mercadológicas. Sob este prisma, as vantagens advindas de estratégias competitivas e minimização das possibilidades de perdas do negócio, principalmente conquistadas através de estratégias de flexibilização e de geração de oportunidades de novos negócios se mostram importantes direcionadores de valor. O valor gerado por oportunidades e flexibilidades em empresas de telecomunicações é o foco da presente pesquisa que objetiva fundamentar em suas discussões e testes a viabilidade de incorporação do modelo de opções reais no processo de avaliação das empresas do setor, partindo do pressuposto de que o mercado, visualizando a importância das estratégias de gestão dos investimentos e da estrutura da empresa para o seu sucesso na geração de valor, remuneram estas organizações, atribuindo o valor de acordo com suas expectativas. Foram testados os modelos de efeitos fixos e aleatórios de dados em painel para verificar a significância das variáveis explicativas geradoras de valor potencial de opções reais. Os testes demonstram significância estatística das variáveis, embasando o modelo. Não obstante, a pesquisa posiciona estudos e levantamentos teóricos acerca dos modelos de avaliação abordados para contextualizar a utilidade do modelo de opções reais em processos de avaliação, bem como destaca a aplicabilidade procedimental do modelo de opções reais em conjunto com a técnica de fluxo de caixa descontado na avaliação de empresas do setor. Seus objetivos de discussão e averbação da aplicabilidade da teoria são alcançados, dado o conjunto de métodos empíricos e ilustrativos de sua técnica.
Gestão do conhecimento e inovação em projetos específicos de PD&I com foco em ecoinovação: um estudo comparativo de casos
Tomando como base a definição de Kemp & Pearson (2008), a ecoinovação pode ser conceituada como a produção, a aplicação ou a exploração de um bem, serviço, processo de produção, estrutura organizacional, ou método de gestão ou negócios, que seja novo para a empresa ou usuário, e que resulte, por todo seu ciclo de vida, na redução dos riscos ambientais, da poluição, e do impacto negativo do uso dos recursos, incluindo o uso de energia, comparado às alternativas relevantes. Muito recentemente, tem se observado uma lacuna quanto ao modo como o conhecimento é organizado e se desenvolve para gerar inovações em eco-processos e em eco-produtos. Deste modo, optou-se pelo emprego de um estudo multicasos em empresas do Estado de São Paulo, as quais passaram por uma reestruturação na sua estratégia para inovação e possuem na sua essência o foco em atividades em PD&I, assim como uma preocupação com a melhoria ambiental dos seus processos e produtos e uma trajetória voltada para a entrada em novos negócios a longo prazo. A principal contribuição desta pesquisa foi que, partindo-se do fato das práticas e tarefas de gestão do conhecimento atuarem como mecanismos de transferência de conhecimento para a construção das ecoinovações, foi possível estabelecer uma representação de como isso ocorre nos projetos (i.e. identificação de práticas que influenciam na geração de ecoinovações em processo e em produto). As práticas concedem uma visão mais aplicada e prática aos modos de conversão de conhecimentos. As práticas são associadas às tarefas desempenhadas dentro dos projetos. Cada uma das tarefas tem um foco para processo ou para produto. Conforme observado nos casos, algumas práticas podem conceder maior ênfase a processos, a produtos, ou até mesmo aos dois. Partindo-se disto portanto, torna-se possível a compreensão de como a conversão de conhecimento ocorre para a geração de ecoinovações em processo e em produto. De acordo com a análise executada, foi comprovada a ênfase nas inovações em eco-processos, devido ao fato destas se apoiarem nas competências, no treinamento e no conhecimento técnico (tecnologias), concedendo ênfase aos processos. A ênfase em eco-processos foi refletida pelos projetos de desenvolvimento de novas tecnologias para pré-tratamento da biomassa, pelo desenvolvimento de processo de produção de biodiesel com catalisadores enzimáticos, e pelo desenvolvimento de processo de produção de bioquerosene para aviação. Foi observado que a conversão de conhecimento por meio dos seus quatro modos ocorre em todos os projetos, tanto para a geração de eco-processos, quanto para a geração de eco-produtos inovadores. Conforme observado na análise, os projetos concedem ênfase às energias renováveis (processo de produção ou etapas individuais), que são sistemas alternativos de produção e consumo que envolvem uma mudança global em nível de consumo, infra-estrutura organizacional e conhecimentos para a sua geração.
2015
Ligia Maria Moura Madeira
O cenário brasileiro de geração termelétrica à biomassa: uma avaliação de oportunidades no setor sucroenergético
A geração termelétrica a partir da biomassa proveniente do setor sucroenergético brasileiro, além de ser vista como opção para investimentos no setor de energias renováveis, pode contribuir com o suprimento de energia mantendo aspectos inerentes às vantagens sociais, estratégicas e ambientais que o favorecimento de um setor genuinamente desenvolvido no Brasil pode atribuir à matriz de energia elétrica. O objetivo principal deste trabalho é analisar o potencial adicional de energia elétrica que pode ser gerado a partir de recursos do setor sucroenergético. Os objetivos específicos estão em determinar e dimensionar os possíveis combustíveis para geração termelétrica no setor sucroenergético, em determinar quais rotas tecnológicas possibilitam o aumento da geração de energia e em quantificar a geração específica bruta de energia para cada tecnologia selecionada. O método consiste na realização de revisão bibliográfica para alocar o tema de estudo e pesquisa, com posterior elaboração de pesquisas documentais com o intuito de reunir dados e estimativas necessárias ao desenvolvimento do cálculo, coletando dados em publicações de institutos, entidades, empresas e consultores (dados de estimativas de produção de cana-de-açúcar para o período projetado e a definição dos recursos combustíveis e dos recursos tecnológicos). A seguir, para cada tecnologia de geração de energia elétrica, são apresentados arranjos com seus respectivos balanços de energia, índices de geração específica bruta de energia para as condições de cogeração e de geração de energia elétrica pura, vantagens, desvantagens e a inserção destas tecnologias ao longo do período estimado. Os resultados apontam que a expansão da produção de cana-de-açúcar, baseada na expansão agrícola e no aumento da produtividade, bem como o incremento tecnológico dos sistemas termelétricos de potência disponíveis comercialmente para o setor sucroenergético podem permitir a projeção de cenários com 26 GW de capacidade instalada com a utilização do bagaço e 33 GW com a inserção de palha. A importância deste trabalho está relacionada com a apresentação do estado da arte da tecnologia disponível para a geração termelétrica a partir do setor sucroenergético, pelo fato de apresentar os índices de geração específica para diferentes cenários de disponibilidade combustível e de tecnologias aplicáveis e por permitir análises entre os grupos tecnológicos e as biomassas disponíveis para a geração.
Análise de substituição de ativos com base em variáveis de confiabilidade e sustentabilidade: uma aplicação DEA
As companhias estão inseridas em um contexto global de preocupação sustentável, onde questões ambientais e sociais acompanham as preocupações econômicas. Faz-se necessário englobar, de alguma forma, nas análises de viabilidade econômica ou ainda em modelagens de Vida Econômica e Reposição de Ativos, variáveis que possam representar aspectos sociais e ambientais. Nesse panorama entra a norma PAS-55 - Publicly Avaiable Specification - 55, publicada pela British Standards Institution, que visa aperfeiçoar o sistema de gestão de ativos físicos de maneira a permitir maiores resultados econômicos, sociais e ambientais, provenientes da utilização dos equipamentos, nas empresas. Os procedimentos previstos na norma PAS-55 sugerem o alinhamento de conhecimentos oriundos da gestão de manutenção, que compõem o arcabouço da Engenharia de Confiabilidade, a conhecimentos de Engenharia Econômica, de maneira a compor ferramentas e métodos para tomar decisões em relação aos ativos físicos de empresas. O objetivo do presente trabalho é propor um modelo de substituição de ativos que considere variáveis de Confiabilidade e Sustentabilidade, juntamente com variáveis financeiras, por meio da Análise Envoltória de Dados. Os resultados apresentam um modelo conceitual de substituição de ativos, com inclusão de variáveis socioambientais e aplicação DEA e, também, um estudo de caso com dados reais que avalia a substituição de um equipamento pertencente a uma empresa produtora de ácido fosfórico.
2016
Guilherme Augusto Roiz
O uso de fontes limpas de energia na indústria paulista: um estudo envolvendo a técnica do incidente crítico e a análise conjunta
O presente trabalho tem o objetivo de identificar fatores intervenientes na adoção de energias limpas nos principais setores industriais do Estado de São Paulo. Para tanto, apresenta a fundamentação teórica sobre os diversos temas pertinentes a pesquisa, tais como: o atual cenário energético brasileiro e o desenvolvimento sustentável, bem como o estudo dos métodos aplicados. A análise dos dados realizada teve caráter qualitativo e quantitativo, por meio, respectivamente, da Técnica do Incidente Crítico e da Análise Conjunta. A aplicação da Técnica do Incidente Crítico forneceu os atributos que as empresas consideram importantes no processo de escolha. Já a Análise Conjunta, técnica estatística multivariada de análise de dados, foi utilizada para determinar a utilidade e importância relativa dos atributos relevantes na escolha das empresas. Com os resultados da pesquisa acredita-se que as empresas usuárias e não usuárias de energias limpas poderão ter conhecimentos sobre a opinião de seus pares com relação às vantagens e desvantagens do uso destes energéticos nos processos produtivos, assim como ao governo estabelecer estratégias adequadas para orientar e estimular a adoção de energias que promovem baixo impacto ao meio ambiente.
2010
Flávia de Castro Camioto
Alinhamento da estratégia do negócio e da TI na pequena empresa: uma análise dos fatores facilitadores e inibidores
Esta pesquisa tem como objetivo principal diagnosticar um modelo de alinhamento entre a estratégia do negócio e a de tecnologia da informação considerando-se os fatores facilitadores e inibidores do alinhamento estratégico e as especificidades da pequena empresa. O alinhamento estratégico é abordado pelas quatro perspectivas do modelo de Henderson e Venkatraman: Execução da Estratégia, Transformação Tecnológica, Potencial Competitivo e Nível de Serviço. Os fatores facilitadores e inibidores do alinhamento estratégico são aqueles que podem influenciar positiva ou negativamente o alcance do alinhamento estratégico. Para adequar a pesquisa às pequenas empresas são consideradas as especificidades do dirigente, da organização e do ambiente, pois influem no processo de gestão, e por sua vez, estão interrelacionadas no alinhamento estratégico. O trabalho de campo dividiu-se em duas fases. Na primeira, realizou-se um levantamento exploratório, abordagem quantitativa, em 52 empresas do setor metal-mecânico com o objetivo de conhecer melhor esse setor do município de São Carlos/SP. Na segunda fase, foi realizado um estudo de caso, abordagem qualitativa, utilizando entrevistas e observações, em duas pequenas empresas do setor metal-mecânico. Como principais resultados, observou-se que as empresas realizam o alinhamento estratégico pela perspectiva de execução da estratégia. Nessa perspectiva, a estratégia do negócio é a força principal da organização, que direciona as alterações para a infraestrutura e processos da organização a fim de que estes sejam atendidos pela infraestrutura e processos da TI. Sendo assim, a TI é considerada um apoio para executar as estratégias do negócio. As diferenças na obtenção do alinhamento estratégico estão relacionadas com a presença de fatores facilitadores e inibidores, que, por sua vez, sofrem influências das especificidades de gestão das pequenas empresas.
2011
Giseli Diniz de Almeida Moraes
Monitoramento do ambiente organizacional em pequenas empresas: estudo de casos no setores metal-mecânico e base tecnológica
Esta dissertação tem como principal objetivo analisar o processo monitoramento ambiental em empresas de pequeno porte. No atual cenário competitivo, cada vez mais volátil e incerto, em que as fronteiras mercadológicas se alteram com grande rapidez é fundamental que se conheça e monitore o ambiente competitivo em que uma organização está inserida como forma de reduzir o grau de incerteza e garantir a sua sobrevivência no longo prazo. Entende-se por monitoramento ambiental o processo de transformar os dados obtidos no ambiente organizacional em informações estratégicas para ajudar o dirigente na tomada de decisão. O método de pesquisa utilizado nesta dissertação foi estudo de casos em que foram entrevistados quatro dirigentes de empresas de pequeno porte, sendo dois empresários do setor metal-mecânico e dois empresários do setor de base tecnológica. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas e analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. Como resultado obteve-se que as principais variáveis do ambiente geral são a econômica e a político-legal, enquanto que as principais variáveis do ambiente específico são os concorrentes e os clientes e produtos substitutos. As fontes de informação mais utilizadas pelos dirigentes são a opinião dos clientes e os encontros com outros empresários. A contribuição da pesquisa é demonstrar as principais variáveis e subvariáveis ambientais, assim como as fontes de informações que os dirigentes podem utilizar para monitorar, mesmo que informalmente, o ambiental organizacional.
2015
Tiago Fernando Musetti
Análise dos valores empresariais e suas inter-relações com a gestão do conhecimento e inovação: um estudo comparativo entre empresas de base tecnológica em Brasil e Espanha
No século XXI, a gestão do conhecimento e da inovação nas organizações se tornou uma ferramenta primordial nos novos modelos organizacionais, tanto na busca de garantia da sobrevivência organizacional como para a manutenção de uma vantagem competitiva sustentável. A percepção da sociedade sobre a relevância da gestão do conhecimento como parte do processo de inovação é crescente. O desafio é conseguir saber o valor agregado da gestão do conhecimento e identificar a limítrofe para a inovação. Sendo assim, o objetivo da pesquisa foi verificar as inter-relações existentes entre valores, gestão do conhecimento e inovação a fim de determinar quais valores empresariais associados à gestão do conhecimento impactam na geração da inovação. Na busca de responder aos objetivos propostos, definiu-se que este trabalho deveria ser multimétodos. Iniciou-se a partir de uma pesquisa exploratória, pela abordagem qualitativa, A pesquisa qualitativa foi realizada em quatro parques tecnológicos, sendo dois no Brasil e dois na Espanha. A partir desta compreensão construiu-se um modelo de entrevista semiestruturada que foram aplicadas em empresas de base tecnológica, instaladas no Brasil e na Espanha. Com estes dados levantados, percebeu-se a necessidade da construção de um inventário de valores empresariais e para que isso fosse possível utilizou-se como referência o procedimento metodológico quantitativo, o Protocolo Eva. Com o inventário de valores e as praticas do conhecimento definidas elaborou-se uma survey que foi aplicado em empresas brasileiras e espanholas de base tecnológica. Para atender ao objetivo de identificar quais os valores empresarias que influenciam na gestão do conhecimento decidiu-se pela utilização da abordagem quantitativa análise de regressão logística. Como resultados: pode-se verificar que os valores empresariais que explicam a gestão do conhecimento como geradora da inovação são: autonomia, competência, competitividade, excelência, justiça e respeito na Espanha. No Brasil temos: autonomia, competitividade, dignidade e solidariedade; a partir desses valores empresarias apontados, mediu-se o grau de correlação existente entre estes valores e as práticas da gestão do conhecimento para as empresas de base tecnológica na Espanha e Brasil; outra contribuição acadêmica foi o desenvolvimento de uma metodologia para a construção do inventário de valores, uma contribuição teórica, que pode ser utilizada em novos estudos, bem como novas possibilidades de pesquisa a partir deste estudo.
2017
José Carlos de Castro Júnior
Trabalho humano na indústria 4.0: percepções brasileiras e alemãs dos setores acadêmico e empresarial a respeito do trabalho de pessoas no novo modelo industrial
A Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial é um iminente modelo que tem sido esperado e observado como disruptivo às características de manufatura verificadas até então. Este modelo industrial 4.0 inclui em si um extenso conjunto de tecnologias inteligentes, integradas e eficazes, capaz de realizar um pouco mais que o esforço físico produtivo. Tais tecnologias com potencial para realizar esforços produtivos, bem como receber, compartilhar e analisar dados e informações, e ainda capazes de atuar com autonomia, podem ser possíveis substituintes do trabalho humano. O objetivo deste trabalho consistiu em apurar as percepções de profissionais brasileiros e alemães, dos setores acadêmico e empresarial, quanto ao trabalho desempenhado por pessoas para o novo contexto industrial apresentado pela indústria 4.0. Para a realização da pesquisa foram elaboradas categorias de análise, as quais são \"Conhecimentos sobre a Indústria 4.0\", \"Tecnologias interferentes no Trabalho Humano\", \"Recursos Humanos\", \"Estrutura Organizacional Hierárquica\", \"Educação para Colaboradores 4.0\" e \"Empregabilidade para Colaboradores 4.0\". Após o estabelecimento destas categorias de análise, o instrumento de coleta de dados pôde ser elaborado. Este consiste em um questionário do tipo fechado, constituído por cinquenta questões distribuídas entre as referidas categorias de análise. O instrumento utilizado foi o mesmo para os setores acadêmico e empresarial, nas suas versões em português aos participantes brasileiros, e em inglês aos participantes alemães. Para melhor tratar e analisar os dados advindos das afirmações dos participantes foi atribuída a escala de Likert de cinco pontos, os quais são Concordo Plenamente (5), Concordo (4), Não concordo nem discordo (3), Discordo (2) e Discordo Plenamente (1). Após a atribuição da escala, foi estabelecida a mediana como medida de centralização, a fim de que as percepções dos participantes pudessem ser analisadas de forma integrada. Desta forma, foram efetuadas primeiramente as análises das percepções acadêmicas brasileiras e alemãs, em segundo das percepções empresariais brasileiras e alemãs, e por fim, do contraste entre as percepções do setor acadêmico e do setor empresarial do Brasil e da Alemanha.
2019
Nubia Gabriela Pereira Carvalho
Análise da volatilidade dos mercados de renda fixa e renda variável de países emergentes e desenvolvidos no período de 2000 a 2011
O presente trabalho analisou as volatilidades dos mercados de renda fixa e variável de onze países, sendo eles: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul (neste país apenas renda fixa), Argentina, Chile, México, Estados Unidos, Alemanha e Japão no período de janeiro de 2000 a dezembro de 2011. Os indicadores utilizados para representar cada mercado foram os índices dos mercados de ações e as taxas de juros interbancárias. Para tanto, o estudo se utilizou de modelos de heterocedasticidade condicional auto-regressiva: ARCH, GARCH, EGARCH, TGARCH e PGARCH, verificando quais destes processos eram mais eficientes para modelagem da volatilidade dos mercados dos países da amostra. Esta pesquisa também verificou qual dos modelos (ARIMA ou modelos GARCH e suas extensões) conseguiria prever melhor as séries de tempo analisadas. Além disso, por meio dos índices de correlação, covariância e causalidade Granger, foram comparados os retornos e a volatilidade do mercado de ações entre os países BRIC, entre os países latinos americanos e entre os países desenvolvidos e o Brasil. Os resultados sugerem que a volatilidade, tanto do mercado de renda fixa quanto do mercado de renda variável, é mais bem modelada por processos GARCH assimétricos (EGARCH e TGARCH), demonstrando efeitos de alavancagem nas séries estudadas. Quanto aos modelos de previsão, os modelos ARIMA, também para os dois mercados, mostrou-se mais eficiente que os modelos GARCH e suas extensões. Além disso, as volatilidades dos mercados de ações entre os países analisados parecem ser mais correlacionadas e possuir maior causalidade Granger do que os retornos destes países. Entre os dois mercados, renda fixa e variável dentro de cada país, as correlações dos retornos e da volatilidade são muito baixas, em algumas vezes negativa, e há pouca relação de causalidade Granger.
Fatores críticos na criação de conhecimento por equipes de inovação: um estudo em projetos de cooperação universidade-empresa
O propósito desta tese é investigar de que forma ocorre a interveniência de quatro fatores críticos no trabalho de equipes de projeto de inovação tecnológica, na medida em que estas criam conhecimento. São admitidos como fatores críticos a competência individual, a competência informacional, a cultura de inovação e a comunicação. Como principal contribuição, objetiva-se propor um modelo de quatro dimensões com as relações resultantes entre o conhecimento criado pelas equipes e os fatores críticos que influenciam a sua criação. Essas dimensões destinam-se a auxiliar o processo de formação de equipes, mais especificamente na escolha dos membros. As equipes de projetos selecionadas para compor o estudo fazem parte do programa Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). A escolha do tema se justifica pela carência de pesquisas empíricas com tratamento particular a cada um dos processos de conversão de conhecimento, bem como pelo fato de que a chave para o entendimento de sucessos e falhas na criação de conhecimento por equipes inovadoras está na identificação e avaliação das condições prévias, aqui denominadas fatores críticos, necessárias para que o esforço prospere. Preservando-se o ineditismo característico de teses de doutorado, as equipes do programa PITE da FAPESP são estudadas pela primeira vez, de forma exploratória. Como técnica qualitativa de análise de dados, utiliza-se da análise de conteúdo categorial. Os principais resultados apontaram fortes relacionamentos entre o fator crítico 1 (competência individual) e a externalização do conhecimento; o fator crítico 2 (competência informacional) e a combinação do conhecimento; o fator crítico 3 (cultura de inovação) e a internalização do conhecimento; e o fator crítico 4 (comunicação) e a socialização do conhecimento. Advindos destas relações, foram encontrados doze padrões de comportamento nas equipes estudadas.
Liquidez e estrutura de capital das empresas brasileiras de capital aberto
Existe uma extensa literatura teórica e empírica que procura determinar quais são os fatores que determinam a estrutura de capital das empresas, no entanto pouco se concluiu a respeito dessas teorias. Buscando identificar quais são os fatores que a literatura aponta como determinantes para as decisões de financiamento das firmas, nota-se uma escassez de estudos internacionais e nacionais que tratam a liquidez no mercado de ações como um fator significante nas decisões da estrutura de capital das empresas. Neste sentindo este trabalho tem como objetivo principal investigar a relação entre liquidez no mercado de ações e estrutura de capital das empresas brasileiras de capital aberto. Os dados foram coletados por meio do sistema Economática, aplicado a um conjunto de 587 firmas não financeiras durante o período de 1998 a 2009. A técnica estatística utilizada neste estudo foi a metodologia do modelo de dados em painel, devido a necessidade de se combinar características de séries temporais com dados em corte transversal. O estudo considera uma regressão em que as medidas representativas da estrutura de capital são índices de endividamento da firma e atuam como variável dependente, e as variáveis de controle são representativas das características específicas das empresas, já para liquidez no mercado de ações, foram utilizadas três medidas diferentes. Como resultado principal percebe-se que a liquidez das ações é significativa para a política de endividamento das firmas. Os resultados da análise obtidos mostraram que empresas com maior liquidez de ação apresentam maior nível de endividamento em longo prazo.
Instrumento para avaliar as competências no trabalho de tutoria na modalidade EAD
Com a evolução da tecnologia a modalidade de Educação a Distância ganhou forças e provocou a necessidade de que o professor que trabalhe com esta modalidade, tenha competências diversificadas para atender diferentes estratégias. Este estudo tem como principal objetivo desenvolver um instrumento flexível, valido e confiável para avaliar as competências do tutor em Educação a Distância. Alguns autores propuseram modelos e instrumentos para avaliação das competências, porém ligado a uma só instituição ou focado em um só contexto. Em etapas, esta pesquisa se propõe a realizar uma revisão bibliográfica e investigar as competências citadas na literatura relacionadas à função docente de Tutoria e por meio de especialistas em EAD, elencarem as competências essenciais para sua realização e dividir em dimensões. A coleta de dados foi realizada nos cursos de Bacharelado em Administração e Logística e Licenciaturas de Computação, Geografia, História, Letras dos pólos de Batatais e Gestão em Tecnologia da Informação, Licenciatura em Geografia e Ciências Contábeis do Centro Universitário Claretiano de Batatais. O método \"Alfa de Cronbach\" foi indicado para análise da fidelidade das informações adquiridas. A análise dos dados mostrou que o instrumento pode ser flexível e evidencia informações precisas para apoiar a gestão do conhecimento no que se refere a formação e treinamento de tutores.
2010
Nilvânia Aparecida Spressola
Efetividade dos instrumentos de políticas públicas nos gastos privados de P&D no Brasil
Esse trabalho teve como objetivo contribuir para o debate sobre a importância das políticas de incentivo à inovação no Brasil. Os resultados esperados do uso que as empresas fizeram dos diferentes tipos de instrumentos sobre os gastos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) foram avaliados pelo método de diferenças em diferenças. O método permitiu obter as diferenças de gastos entre empresas beneficiárias de instrumentos e as não-beneficiárias em três períodos consecutivos: 2005 em relação à 2003; 2008 em relação à 2005 e de 2011 em relação à 2008. Ao fazer isso, foi possível identificar se tais diferenças foram positivas e significativas, podendo ser atribuídas às influências dos instrumentos. Os instrumentos utilizados foram: incentivos fiscais, Lei de Informática, financiamentos em parcerias, financiamentos sem parcerias e subvenção. E a utilização dos mesmos pelas empresas teve maior relevância no âmbito de diversos programas de apoio à inovação vigentes no país a partir da retomada das políticas industriais e tecnológicas, nos anos 2000. O estudo concluiu que os efeitos positivos e significativos são limitados à determinados grupos tecnológicos e à poucos instrumentos, em geral, de caráter fiscal. Além disso, esses efeitos positivos surgem em apenas um período, sendo que para cada grupo tecnológico foram efetuadas estimativas para três períodos. Também não houve evidências de que os instrumentos financeiros exerçam efeitos significativos sobre as decisões de gastos em pesquisa e desenvolvimento, apesar da maior ênfase dada aos mesmos no período estudado. Os resultados sugerem fraca influência dos mecanismos de apoio à P&D no Brasil sobre o aumento dos gastos privados, apesar dos avanços recentes.
Crescimento econômico, desenvolvimento sustentável e inovação tecnológica: uma análise de eficiência por envoltória de dados para os países do BRICS
O crescimento econômico das nações tem sido considerado o principal responsável pelos impactos socioambientais negativos. Devido a essa constatação, alguns estudos têm sido direcionados para mostrar que o atual modelo de desenvolvimento é incompatível com a sustentabilidade do meio ambiente e com a qualidade de vida da sociedade. Em resposta a isso, pesquisadores vêm tratando, cada vez mais, de assuntos relacionados ao bem-estar social e ao meio ambiente. Dessa maneira, é possível observar que o Produto Interno Bruto (PIB), antes considerado o principal indicador de desempenho das nações, é insuficiente para informar sobre o uso de recursos naturais e sobre a qualidade de vida da população. Consequentemente impõe-se a necessidade de que a avaliação do desempenho das nações incorpore indicadores de sustentabilidade, de modo que, além do crescimento econômico dos países, se avalie, também, o seu desenvolvimento. Para o presente trabalho foi assumido o conceito multidimensional do desenvolvimento sustentável, que leva em conta, além da dimensão econômica, as dimensões ambiental e social para a avaliação de determinado sistema. Considerando que a inovação tecnológica é fundamental para o crescimento econômico, e, levando em conta as diferenças conceituais entre crescimento econômico, desenvolvimento e desenvolvimento sustentável, o presente trabalho teve como objetivo geral comparar a eficiência dos países do grupo BRICS em converter recursos produtivos e inovação tecnológica em desenvolvimento sustentável. O objeto de estudo foi o grupo BRICS, sigla formada pelas letras iniciais dos países que o compõem, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Para o alcance do objetivo proposto foram utilizados dados do período entre 2000 a 2007, referentes às variáveis PIB, emissão de dióxido de carbono (\'CO IND.2\'), expectativa de vida, formação bruta de capital fixo, população ocupada e gasto com Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Por meio da análise econométrica, foi possível observar que os investimentos dos BRICS em inovação tecnológica, implicaram em mudanças positivas no desenvolvimento econômico e social; já no que se refere ao desenvolvimento ambiental, os investimentos em inovação tecnológica desses países se mostraram diretamente associados ao aumento da emissão de \'CO IND.2\'. Por fim, com a Análise por Envoltória de Dados (DEA) foi possível criar rankings de eficiência econômica, ambiental e social para os países do BRICS. Isso permitiu elaborar análises comparativas sobre o desenvolvimento sustentável desse grupo de países que trouxeram alguns resultados passíveis de, no mínimo, despertar curiosidade para explorações científicas mais específicas.
Uma proposta de modelo de aprendizagem problematizadora no ensino de engenharia de produção com foco no desenvolvimento do pensamento crítico
A problematização é uma forma de explicitar, de propor as contradições presentes na realidade, e na Sociedade do Conhecimento que prima por habilidades e raciocínio crítico, ela é cada vez mais reforçada, pois trabalha questões complexas associadas aos problemas da realidade. Há pesquisas que apontam com diversas nomenclaturas a forma de conceber e adotar estratégias problematizadoras nos processos educacionais, contudo, poucas pesquisas voltadas para o ensino de Engenharia de Produção apresentam diretrizes aos professores a fim de que, baseando-se nelas, possam elaborar suas propostas pedagógicas possibilitando uma aprendizagem significativa e pensamento crítico. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é apresentar um modelo de aprendizagem problematizadora, num contexto de aprendizagem presencial e virtual, oportunizando aprendizagem significativa, bem como avaliar o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. O modelo tem por base uma revisão bibliográfica das teorias, conceitos e práticas da Metodologia da Problematização e do Ciclo de Aprendizagem Experiencial, e para sua aplicação segue com uma pesquisa-ação com alunos de uma disciplina do programa de pós-graduação em Engenharia da Produção de uma universidade pública do interior de São Paulo. Os indicadores de pensamento crítico identificados na literatura, e adaptados para a pesquisa, foram analisados mediante a realização de diversas atividades, trabalhos e discussões dos alunos propostos conforme o modelo de aprendizagem problematizadora. Os resultados revelam que problematizar situações conhecidas ou extraídas da realidade social dos alunos para a compreensão dos conteúdos acadêmicos transforma a aprendizagem em momento significativo, no qual o aluno passa a ser agente ativo no processo de construção do conhecimento e, por consequência, desenvolve em índices expressivamente positivos de pensamento crítico.
2012
Camila Regiane Marques Pereira
Efeitos do controle e governança familiar em fusões e aquisições: evidências de uma economia emergente
Neste trabalho examinamos os efeitos do controle e governança familiar nas decisões de fusões e aquisições (M&A). Analisamos 420 empresas não-financeiras listadas na BM&FBovespa entre 1997 e 2007 e encontramos que empresas controladas por famílias empresarias por meio de excesso de direitos de voto são mais propensas a se engajar em atividades de M&A. Encontramos também que empresas cujo presidente do conselho de administração é um membro da família controladora, a probabilidade de crescimento via M&A diminui. Finalmente, encontramos que as atividades de M&A em empresas controladas por famílias prejudicam o desempenho operacional de longo prazo. Em conjunto, mecanismos de excesso de controle parecem atenuar a restrição de recursos financeiros das famílias para perseguir o crescimento via M&A, entretanto, esta estratégia de crescimento gera resultados operacionais inferiores. Estes resultados têm importantes implicações para a literatura de governança e para a prática empresarial em países emergentes como o Brasil.
2018
Mariana Martins Meirelles de Castro
Proposta de diretrizes em portal colaborativo para transferência do conhecimento em ambientes de desenvolvimento de empreendimentos inovadores
A gestão empresarial, de uma forma em geral, enfrenta novos contextos quanto à sua estrutura organizacional que suporte a dinâmica do mercado, que incentive a aprendizagem, que esteja antecipada as tendências de consumo e necessidades dos clientes; e que possa ser criativa o suficiente para promover a inovação. Neste sentido, o conhecimento se torna um recurso estratégico para as empresas. Este estudo teve como objetivo propor diretrizes para um portal colaborativo para a transferência do conhecimento no contexto de ambientes de desenvolvimento de empreendimentos inovadores visando a melhoria no processo de inovação e desenvolvimento dos negócios das empresas incubadas. Quanto ao desenvolvimento, baseado em estudos norteadores sobre gestão do conhecimento, transferência do conhecimento para aspectos da colaboração e portais, foi aplicada a metodologia de modelagem organizacional Enterprise Knowledge Development (EKD). Os resultados abordaram três perspectivas: o modelo do estado atual, a análise das necessidades de mudança e o modelo do estado futuro, que apresentam em principal, o modelo de componentes e requisitos técnicos que norteiam as diretrizes para o portal colaborativo, para a transferência do conhecimento, integrado aos objetivos organizacionais, regras do negócio, atores e recursos.
Aprendizagem Baseada em Problemas: desenvolvimento de competências para o ensino em engenharia
O modelo tradicional, em vigor no ensino em engenharia, tem se mostrado inadequado ao atual perfil esperado do profissional. Dessa forma, alguns poucos docentes têm procurado por maneiras de ensinar que prepare o engenheiro para o atual contexto e têm se empenhado em implementar em suas disciplinas o método Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL), visando proporcionar melhoria ao ensino em engenharia. No entanto, esses professores não têm em sua formação o preparo necessário para exercer a docência e, em geral, se espelham nas práticas dos professores que tiveram durante sua formação escolar e profissional. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo identificar competências docentes para o ensino por meio do método PBL, no papel de facilitador. A pesquisa envolveu quatro professores de engenharia de duas universidades públicas dos estados de São Paulo e Bahia. Os dados foram coletados por intermédio de entrevistas com três dos participantes e da observação de aulas de outro participante que foram registradas na forma de anotações de campo. Para analisar os dados foi usada a técnica análise de conteúdo temática. Os resultados da pesquisa qualitativa apontam a existência de competências no papel de facilitador, bem como de competências gerais de ensino. Além disso, indicam a necessidade do desenvolvimento e aperfeiçoamento de importantes competências, tanto pedagógicas, quanto associadas ao método PBL no papel de facilitador. Para competências relativas o PBL foi indicado maneiras de como desenvolver ou aperfeiçoá-las para o ensino como forma de proporcionar melhorias à qualidade do ensino e da aprendizagem em engenharia. A pesquisa, ainda, aponta caminhos na direção de pesquisas futuras.