Repositório RCAAP

Formação do professor de sociologia sob uma nova perspectiva: a interdisciplinaridade como uma possibilidade

O artigo aborda a formação do Professor de Sociologia da Educação Básica, situando esse processo dentro da possibilidade de construção de um novo paradigma na formação de professores: a interdisciplinaridade.

Ano

2022-12-06T14:43:12Z

Creators

Rinaldi, Rita de Cássia Grecco dos Santos Leandro Haerter, Leandro

Aprender como aprender: otimização da aprendizagem

O presente trabalho emerge de pesquisa envolvendo a temática neurociência e aprendizagem, tendo como foco reconhecer a importância atribuída por professores e alunos aos conteúdos advindos da neurociência como meio de otimizar a aprendizagem. O estudo envolveu alunos e professores de Biologia do ensino médio de escolas públicas e particulares do município do Rio Grande. Os achados da pesquisa indicam a necessidade de considerar a inserção de conteúdos carcterísticos da neurociência nos programas de Biologia no ensino médio.

Ano

2022-12-06T14:43:12Z

Creators

de Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes Novo, Magda Suzana

Apresentação

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2022-12-06T14:43:12Z

Creators

Porto, Ivalina

Expediente

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2022-12-06T14:43:12Z

Creators

Porto, Ivalina

Culturas da infância nos espaços-tempos do brincar: estratégias de participação e construção da ordem social em um grupo de crianças de 4-6 anos

Este trabalho, fundamentado nos estudos da sociologia da infância, é resultado da tese de doutorado que teve como objetivo compreender como as crianças constituem suas culturas da infância, nas relações que estabelecem entre si e nas formas de ação social que constroem nos espaços-tempos do brincar. Neste recorte, inicialmente apresento as principais referências teóricas e a configuração metodológica da pesquisa. Em seguida, analiso a participação social das crianças no contexto da brincadeira coletiva, apontando as estratégias que elas utilizam para entrar em um grupo de brincadeira, assim como as ações de resistência ou aceitação às tentativas de entrada de uma criança.

Ano

2022-12-06T14:43:12Z

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Borba, Angela Meyer

La petite souris, ou les aventures d’un rituel enfantin

En France, la perte des dents de lait s’accompagne d’un rituel qui se déroule essentiellement la nuit : on dit que la petite souris passe prendre la dent tombée et glissée sous l’oreiller de l’enfant, pour y déposer en échange une pièce ou un bonbon. L’événement est l’occasion de deux phénomènes a priori contradictoires : il permet aux enfants de devenir grands en acquerrant leurs dents définitives et passant l’épreuve de la perte, mais il les plonge une dernière fois dans l’univers onirique de l’enfance à travers la croyance en un personnage imaginaire, la petite souris. Le rituel procède donc en même temps d’une culture enfantine et d’une socialisation de l’enfant visant son acceptation dans le monde des grands.

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2022-12-06T14:43:12Z

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Delalande, Julie

La petite souris: reflexões em torno de uma socioantropologia da infância

Neste número da revista Momento apresentamos o artigo “La petite souris, ou les aventures d’un rituel enfantin”, de Julie Delalande1, gentilmente cedido pela autora para publicação e divulgação no Brasil. A pesquisadora francesa tem realizado pesquisas com crianças, com forte inspiração no chamado novo paradigma para os estudos sociais sobre a infância, que propõe, centralmente, a compreensão da infância como construção social e as crianças como atores sociais e protagonistas ativos de sua socialização.

Ano

2022-12-06T14:43:12Z

Creators

Delgado, Ana Cristina Coll Marchi, Rita de Cássia

Um cofre de recordações: lembranças da infância e da educação na narrativa de João Simões Lopes

O texto apresenta exemplos da produção memorialista de João Simões Lopes, destacando seus aspectos mais importantes e considerações sobre a educação. A autobiografia, inscrita sob outros nomes, é hoje considerada tanto documento literário quanto documento histórico. Estabelece-se a idéia de que a memória do narrador e os instrumentos de análise e interpretação do pesquisador são elementos que se imbricam e complementam para melhor compreender a realidade em estudo.

Ano

2022-12-06T14:43:12Z

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Arriada, Eduardo

O pedagogo e o cientista da educação

O objetivo deste texto é desenvolver uma abordagem sobre a relação entre pedagogia e ciência, discutindo o campo de atuação profissional do pedagogo e os requisitos para que ele possa ser concebido como cientista da educação. Tendo isso em conta, não se abonam, por exemplo, as concepções tradicionais sobre conhecimento puro e conhecimento aplicado, teoria e prática, assim como a especialização disciplinar. O texto é construído procurando tratar o fenômeno abordado em sua totalidade.

Ano

2022-12-06T14:43:12Z

Creators

Leite, Ivonaldo Neres

O ratinho, ou as aventuras de um ritual infantil

Na França, a perda dos dentes de leite é acompanhada de um ritual que se desenvolve essencialmente à noite: diz-se que o ratinho pega o dente caído e escondido sob o travesseiro da criança e troca-o por uma moeda ou um doce. O acontecimento é ocasião de dois fenômenos a priori contraditórios: ele possibilita às crianças se tornarem grandes ao passar pela prova da perda e adquirirem seus dentes permanentes, mas ele as mergulha uma segunda vez no universo onírico da infância através da crença em um personagem imaginário, o ratinho. O ritual procede, portanto, ao mesmo tempo da cultura infantil e de uma socialização da infância visando a sua aceitação no mundo dos mais velhos.

Ano

2022-12-06T14:43:12Z

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Delalande, Julie

Expediente

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2022-12-06T14:43:12Z

Creators

Porto, Ivalina

Apresentação

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2022-12-06T14:43:12Z

Creators

Porto, Ivalina

VISUAL ARTS, TECHNOLOGY AND EDUCATION: PEDAGOGICAL EXPERIENCES WITH THE PROJECTOR IN THE CLASSROOM

This article discusses a survey on the use of technology in schools through experiments with projector technology used as an investigative study in the discipline of Visual Arts, with groups of adolescents in public schools in Pelotas, RS. Despite being a projector old technology, we observed its underuse in school, being still unknown for students and teachers. Through the research of materials, students experienced the aesthetic possibilities of the discovery of light, transparency and opacity, exercising the expression and creativity in the proposals made. Transcending its conventional use, the projector was valued reframe and its potential.

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2022-12-06T14:43:12Z

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Neves, Ângela Balzano Zamperetti, Maristani Polidori

EXPERIENCE STORIES: COMMENTS IN PRACTICAL THE PEDAGOGICAL IN THE TRAINING SUPERVISED IN PHYSICS

In this article, we report a pedagogical experience at Physics high school classroom, from its planning to the praxis in itself. The preceding process was part of the subject of Supervised Apprenticeship in Physics at the Federal University of Rio Grande - FURG - and which was done in a public state high school in the city of Rio Grande in Rio Grande do Sul - RS. Besides showing reports about the beginning of the teaching activity of an academic of the Physics course, this paper also brings reflexive actions about how to act and proceed in certain situations within a classroom. There is, too, the objective to demonstrate the planning process of the apprenticeship through a structuring issues.

Ano

2022-12-06T14:43:12Z

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Araújo, Rafaele Rodrigues de Mackedanz, Luiz Fernando

Os jovens em comunidades do Orkut: as culturas juvenis expressas neste ambiente

The growing participation of adolescents in the social network Orkut and in its communities makes it possible for us to learn about youth cultures expressed by adolescents in their communications, providing us with a rich context for investigations in the fields of psychology and Education. This study presents two Case Studies comprising the communities entitled “Teenagers Suffer” and “I love being a teenager”. The data that led to the choice of these communities, after a research using the word adolescent, are described. The Case Studies show a significant interaction within the scope of the Forums, comprising games created by the members of the community themselves. The titles of the communities are treated mainly in the Polls, such as, for example, the complaints manifested by adolescents about this period of their lives in the community “Teenagers suffer”. The importance of schools and their appropriation of this knowledge of what adolescents think and the ways adolescents interact nowadays is pointed out, as adolescence is changing very quickly, influenced by different sociocultural factors.

Ano

2022-12-06T14:43:12Z

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Rapoport, Andrea

LA CONSTRUCTION DE LA CONNAISSANCE CHEZ L'ENFANT EN PÉRIODE SENSORI-MOTRICE: LE RAPPORT D'UNE EXPÉRIENCE AVEC LES ÉDUCATEURS D'UNE CRÈCHE

Cet article présente un rapport d'expérience qui visait à la formation continuée des enseignants de le « Centro de Vivência Infantil » de l'UNESP. À partir des notions de l’Épistémologie Génétique comme: l’action, le scheme de l’action, l’adaptation, l’accommodation et l’assimilation; nous cherchons un fondement épistémologique pour le travail d’enseignant avec les enfants entre 0 et 24 mois. Nous présentons, comme résultat pratique de l’application de la connaissance des définitions en Épistémologie Génétique, le travail de formation continuée avec les enseignantes du «Centro de Convivência Infantil» de l’UNESP et la prise de conscience résultant pour adopter la perspective épistémologique piagetienne dans leurs travaux quotidiens avec les enfants du période Sensori-Moteur.

Ano

2022-12-06T14:43:12Z

Creators

Marcal, Vicente E. R. Lepre, Rita Melissa

MOSAIC TO COMPLEXUS: CHALLENGES FOR UNIVERSITY

This paper analyzes and Implications epistemolgicas paradigmticas that go by the principle of indivisibility of teaching, research and extensive organization in the system Undergraduate, searching the grounds of complexity and a transdisciplinary look articulator between activities-half. The investigative, hermenutica guided by the philosophy of Gadamer (2008), supports the thesis that the principle of inseparability implies mudane epistemolgicas and paradigmticas Deposit Policy in the contemporary university because demand the production of knowledge apropriaoe contextualized, complex and transdisciplinary, beating, gradually, the principles underlying the paradigm of modernity organizaoe to the activities of the university.

Ano

2022-12-06T14:43:12Z

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Tauchen, Gionara

Culturas da infância e culturas juvenis: elementos híbridos na constituição identitária de estudantes de quarta série

Este artigo centra-se na análise e descrição dos modos como alunos de quarta série narram as percepções sobre si mesmos, bem como o que sugerem sobre algumas atividades, práticas culturais e temas de interesse presentes em seus modos de ser e fazer. Toma-se como ponto de partida a constatação de que no contexto contemporâneo os jovens tem se constituído como um modelo cultural desejado por todas as gerações, fenômeno que tem sido denominado juvenilização da cultura. A partir disso, a intenção é refletir se estudantes de quarta série experimentam apenas elementos das culturas da infância, ou se tal fenômeno manifesta-se, em alguma medida, na experiência desses alunos. A investigação foi realizada a partir de observações em seis turmas de quarta série junto a três escolas de Porto Alegre/RS, sendo uma particular, outra pública estadual e uma pública municipal. Conversas informais e questionários inspirados no formato de histórias em quadrinho constituíram outras estratégias utilizadas para produção de dados. Diário de campo e gravações foram utilizados como principais recursos de registro. O aporte teórico que fundamenta a escrita do artigo está pautado principalmente nos estudos de autores como Carles Feixa e Manuel Jacinto Sarmento. As narrativas dos estudantes possibilitaram constatar que os alunos das quartas séries pesquisadas constituem um grupo heterogêneo em relação às percepções identitárias e os pertencimentos geracionais que expressam sobre si mesmos, ou seja, uns narram-se crianças, outros “mais ou menos” criança e há aqueles que não se consideram crianças. Foi possível constatar o processo de “hibridização” identitária dos estudantes de quarta série, os quais se mostraram constituídos por elementos tanto das culturas infantis como das culturas jovens. Ficaram evidenciados, ainda, alguns indícios de juvenilização da cultura.

Ano

2022-12-06T14:43:12Z

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da Silva, Fernanda Lanhi

O papel do contexto sociocultural para as práticas matemáticas da criança na educação infantil

Consideramos, neste artigo, o reconhecimento do contexto sociocultural como imprescindível para a criança desenvolver ferramentas cognitivas, as quais lhe permitam lidar satisfatoriamente com as situações de vivência diária da matemática inicial, em escolas de Educação Infantil. Esse reconhecimento servirá de base para uma análise que localize a valorização social e cultural para as práticas matemáticas da criança, com resultado na futura aprendizagem formal do conhecimento na área. A primeira parte do texto apresenta considerações de autores envolvidos com o desenvolvimento humano e sua ligação direta com as práticas sociais e culturais. Trazemos, na segunda parte do texto, algumas contribuições de autores diretamente ligados com a área da matemática inicial e suas convicções acerca da importância do papel do contexto sociocultural para o desenvolvimento de ferramentas cognitivas, específicas na criança. A terceira e última parte do texto apresenta o recorte de uma pesquisa realizada no Núcleo de Desenvolvimento Infantil, da Universidade Federal de Santa Catarina, com crianças entre 2 e 5 anos e adultos profissionais, com análise dos momentos vivenciados na apresentação espontânea de conceitos numéricos iniciais.

Ano

2022-12-06T14:43:12Z

Creators

Senna, Maria Teresa Telles Ribeiro