Repositório RCAAP

Práticas multimodais no aplicativo WhatsApp: apropriação da cultura escrita digital por crianças em processo de alfabetização

A cultura escrita tem se alterado frente às inovações tecnológicas, o que nos leva a investigar o funcionamento da cultura escrita digital na sociedade contemporânea. Uma das principais mudanças tem sido no uso de diferentes aplicativos, suportes e recursos multimodais. No âmbito das redes sociais, tem prevalecido no Brasil o aplicativo de mensagens instantâneas denominado WhatsApp. O objeto de estudo desta pesquisa foi investigar como ocorrem as práticas de utilização do aplicativo WhatsApp por crianças em processo de alfabetização, visando compreender a sua apropriação da cultura escrita digital e as capacidades que elas mobilizam para ler e produzir textos multimodais nesse ambiente. A metodologia foi um estudo qualitativo, com levantamento de dados de uso e formas de aprendizagem relatadas em entrevistas e questionários, pelas crianças e seus familiares, seguida de intervenção para interação de crianças com a pesquisadora, por meio da troca de mensagens no aplicativo. A estratégia de interação via aplicativo teve como objetivo verificar como as crianças utilizam a linguagem verbal escrita e em áudio, assim como os demais recursos semióticos em suas conversas com a pesquisadora. Como referências teóricas a pesquisa se valeu de diferentes estudos sobre cultura escrita digital, multimodalidade, alfabetização e letramento digitais e interatividade. A análise dos dados coletados permitiu evidenciar as formas como elas aprenderam a usar o aplicativo, seja por observação do seu uso ou por meio do ensino direto dos pais e familiares, o tipo de acesso ao suporte, suas preferências de uso e de recursos semióticos, tais como áudios, mensagens escritas, uso de emojis, vídeos e imagens. Ao interagir por meio de mensagens, as crianças revelam aspectos pragmáticos de uso do aplicativo, mostram conhecimentos de recursos da multimodalidade típica da tela, alternando ou hibridizando as linguagens por sua funcionalidade e para a produção de sentidos e, muitas vezes, as escolhas não dependem apenas das habilidades de ler e escrever já adquiridas.

Ano

2020

Creators

Rebecca Schirmer de Souza Vasconcelos

Avaliação na Educação Infantil

Este artigo tem como propósito mostrar a importância da avaliação tanto para o aluno quanto para o professor. Busca enfatizar que na Educação Infantil a avaliação acontece de forma continua e deve ser fundamentada no Projeto Político Pedagógico da escola. Sendo assim, a pesquisa analisa a realidade de um centro de Educação Infantil da cidade de Três Pontas através do seu Projeto Político Pedagógico, principalmente no que diz respeito à avaliação da aprendizagem dos alunos. O que se pretende com este estudo é constatar que na Educação Infantil a avaliação é tão importante quanto nos anos iniciais ou finais do Ensino Fundamental. Assim, o Projeto Político Pedagógico da escola deve ter claro o tipo de avaliação que mais se apropria aos alunos e quais os critérios devem ser estabelecidos para obter um resultado satisfatório na avaliação dos alunos.

Ano

2019

Creators

Silvia Maria Maciente

Análise do custo de implementação de um sistema de coleta e uso de água pluvial residencial na cidade de Ubá-MG

Devido à escassez de chuva no período de 2014 a 2015 na região sudeste do Brasil, o Estado de Minas Gerais passou por uma crise de abastecimento que afetou vários municípios da região. Segundo a COPASA em fevereiro de 2015, o Sistema Paraopeba, que abastece a Região Metropolitana de Belo Horizonte, operou com 30,25% de sua capacidade. Dos três reservatórios que compõem o sistema, o que apresentou a pior condição é o Serra Azul, que ficou com apenas 5,73% de seu volume, praticamente operando em seu volume morto. As cidades do interior de Minas também passaram por racionamento, prejudicando o comércio e as indústrias locais, além de deixar muitas famílias em constante estado de alerta. A crise hídrica que o país enfrenta está promovendo a adoção de outras possibilidades de consumo de água, como a perfuração de poços artesianos. No entanto, precisamos adotar medidas sustentáveis que evitem o desperdício de recursos e minimizem os impactos ambientais associados à extração de água do lençol freático. O presente trabalho tem como objetivo verificar o potencial de economia de água, obtido através da implantação de um sistema de aproveitamento de água pluvial, em uma residência, e elaborar um estudo de custo/benefício na implantação e utilização do sistema.

Ano

2019

Creators

Ricardo Gomes Ferreira

Os acordos de zero-rating e seus impactos concorrenciais: os limites da regulação da neutralidade de rede

O presente artigo analisa a interface entre a neutralidade de rede e o Direito da Concorrência, tomando como base os acordos de zero-rating. Para explorar melhor os impactos da neutralidade de rede em modelos de negócio que envolvem a internet, o objeto de estudo é apresentado a partir de uma perspectiva interdisciplinar, integrando conhecimentos do Direito e da Economia. Diante disso, o mesmo é dividido em três seções. Na primeira, avalia-se a economia da neutralidade de rede, evidenciando as diferentes interpretações da mesma e a sua relação com os custos para a manutenção e ampliação da rede. Na segunda, delineiam-se os contornos normativos do referido princípio, apresentando também os debates legislativos ocorridos durante a tramitação do Marco Civil da Internet para entender as disputas políticas envolvidas. Na terceira, analisa-se a prática de zero-rating, sob a luz da neutralidade de rede e demais normas de Direito Concorrencial.

Ano

2022

Creators

Pablo Georges Cícero Fraga Leurquin Leandro Novais e Silva André Costa Ferreira de Belfort Teixeira

Produção escrita de alunos surdos e consciência morfológica

O conteúdo desta tese busca refletir, discutir e apresentar propostas de trabalho com a morfologia verbal, com o intuito de colaborar com a discussão sobre a importância da consciência morfológica do estudante surdo para o aprimoramento de sua escrita. Com a finalidade de identificar as principais dificuldades na escrita dos verbos, analisamos textos produzidos por 17 surdos profundos, matriculados no Ensino Fundamental II, de escolas da rede pública do estado de Minas Gerais. Realizamos uma análise quali e quantitativa dos dados. As principais dificuldades identificadas na escrita dos verbos foram: (1) erros de flexão verbal; (2) locução verbal; (3) ausência de verbos; e (4) uso inadequado de verbo. Após identificação de tais desvios, hipotetizamos que eles advém principalmente (1) da forma como os surdos percebem e processam a língua portuguesa (LP), sendo fundamentalmente visual, sem o suporte de um léxico fonológico que lhes auxilie no momento da escrita; (2) do desconhecimento ou pouco domínio do vocabulário e de aspectos da LP relacionados à flexão verbal; e (3) da transferência de conhecimentos da Libras como primeira língua (L1) para a escrita da língua portuguesa como segunda língua (L2). Pensamos, assim, na necessidade de se contemplar a consciência morfológica, considerando a Libras e com respaldo de recursos visuais. Baseando-nos nos erros mais recorrentes, os quais foram apresentados no corpus desta tese, elaboramos propostas de práticas em seis unidades que contemplam os temas: (1) Pessoas do Verbo e Referenciação no Discurso; (2) Verbos no Infinitivo; (3) Verbos no Presente; (4) Verbos no Passado; (5) Locuções Verbais, e (6) Verbos Irregulares. Pautamos nossas propostas na teoria de base estatística da Integração de Múltiplos Padrões – IMP (TREIMAN, 2018) – que postula que o aprendizado da escrita leva em conta a frequência de eventos, suas combinações e as circunstâncias em que ocorrem, desenvolvendo uma espécie de “estatística mental”, e, na perspectiva do letramento visual, na qual o ensino de aspectos visuais da escrita é priorizada em prol da oralidade (GESUELI; MOURA, 2006; LEBEDEFF, 2010; TAVEIRA; ROSADO, 2013; FARIA-NASCIMENTO, et al., 2021). As práticas propostas procuraram guiar o aprendizado, de forma consciente e intencional (CLEEREMANS, 1993), com a apresentação de regras e de generalizações morfológicas, voltadas para o desenvolvimento de habilidades de consciência morfológica, com vistas a promover uma reflexão sobre os morfemas que compõem os verbos, aumentando a compreensão de vocabulário e, consequentemente, promovendo melhorias na ortografia (NUNES et al., 2010; TRUSSELL et al., 2017). Acreditamos que é fundamental que o aprendiz surdo seja inserido em práticas de ensino significativas, com o uso de estratégias que direcionem sua atenção para detalhes de formas linguísticas, presentes na L2, em especial, para aquelas formas que não foram adquiridas por falta de um input auditivo. Apontamos ainda que há necessidade de melhor conhecimento da escrita do surdo para que atividades específicas e direcionadas possam ser produzidas com vistas a auxilia-los neste processo de apropriação da escrita da língua portuguesa tão importante para sua inserção social e acadêmica.

Ano

2022

Creators

Andréia Chagas Rocha Toffolo

Uso de gonadotropina coriônica equina associada ao protocolo indutor de ovulação em vacas Zebu em anestro pós-parto

Objetivou-se estudar, em três propriedades com diferentes manejos de nutrição e amamentação, a influência do diâmetro do folículo dominante (FD) no início do protocolo com progesterona e estrógeno associado ou não à aplicação de gonadotropina coriônica equina (eCG), sobre as taxas de crescimento folicular, ovulação e gestação de vacas zebuínas em anestro pós-parto. Na propriedade 1 (P1; n=179) as vacas apresentavam FD10mm e não foi utilizado eCG no início e ao final de duas estações de monta; nas propriedades 2 (P2; n=102) e 3 (P3; n=111), as vacas foram distribuídas em três grupos: T1=FD<11mm sem eCG; T2=FD<11mm com eCG; e T3=FD11mm sem eCG. Para mensurar o FD, foram realizadas ultrassonografias nos dias 0 e 8 dos tratamentos hormonais, no momento da inseminação artificial (IA) e, aos 10, 20 e 30 dias após a IA, para confirmar a presença e manutenção do corpo lúteo e a gestação. Na P1, as taxas de detecção de estro variaram de 63,3% a 73,3%, e as de gestação de 25,5% a 57,9%. As taxas médias de ovulação (P>0,05) e gestação na P2 foram de 81,4% e 41,9% (P>0,05). Na P3, as médias de crescimento folicular, ovulação e gestação foram de 0,7±0,5mm/dia, 65,8% e 36,0%, sendo que animais do T1 foram inferiores (P>0,05) aos demais, exceto na taxa de crescimento folicular, que foi igual ao T3. Na P3, onde a amamentação era contínua e a nutrição deficiente, a eCG proporcionou maior crescimento folicular e induziu a formação de corpos lúteos maiores (P<0,05), além de aumentar as taxas de ovulação e gestação em vacas com FD<11mm. A eCG pode ser dispensável em protocolos hormonais utilizados para vacas zebuínas com boa nutrição e restrição da amamentação.

Ano

2019

Creators

Henrique Moreira Souza

Cinética de recristalização estática e evolução da textura cristalográfica do aço inoxidável ferrítico 430 estabilizado com nióbio com base na técnica de microscopia por orientação de imagens

Os aços inoxidáveis ferríticos representam materiais com grande potencial de aplicação em diversos setores industriais. A adição de elementos estabilizadores atribui às ligas de aço melhor soldabilidade e formabilidade. As propriedades destes materiais podem também ser modificadas através de processos mecânicos e térmicos. Neste sentido, pretende-se avaliar a microestrutura do aço inoxidável ferrítico AISI 430 estabilizado com nióbio e, a partir da laminação a frio e recozimento isotérmico, analisar a cinética de recristalização e a evolução da textura cristalográfica do material. A caracterização microestrutural das amostras foi realizada por meio de micrografias ópticas, eletrônicas de varredura e de transmissão. O estudo da cinética de recristalização do aço em questão foi efetuado por meio da medição da microdureza Vickers e das técnicas de metalografia quantitativa e análise dos parâmetros KAM e GOS via EBSD. Ao final deste estudo, realizou-se uma comparação das frações volumétricas recristalizadas e dos parâmetros dos modelos JMAK e MPM obtidos por cada um dos métodos. A avaliação dos dados de microdureza evidenciou que o processo de amaciamento do aço avançou conforme o tempo e a temperatura de recozimento. A cinética de recristalização de ambas as séries de amostras apresentou-se de forma semelhante no que se refere à quantificação da fração amaciada, bem como da fração recristalizada via metalografia quantitativa e análise EBSD. A temperatura do tratamento térmico exerceu maior influência na cinética de amaciamento e de recristalização em comparação com o tempo de recozimento. Os valores médios relativos à energia de ativação das séries 430-NR e 430-R foram 428,1 kJ.mol-1 e 359,1 kJ.mol-1, respectivamente. A recristalização do aço em estudo baseou-se na combinação das teorias ON e SG, de modo que os grãos recristalizados {554}<225> apresentaram uma vantagem dimensional em relação aos demais grãos recristalizados. A fração de contornos CSL se tornou maior à medida que a temperatura aumentou, indicando que alguns destes contornos especiais estavam relacionados ao desenvolvimento do processo de recristalização. A componente {554}<225>, associada ao contorno CSL 19a, exerceu um controle acentuado no mecanismo de crescimento seletivo mediante o término da recristalização.

Ano

2019

Creators

Paula Oliveira Malta

A extensão universitária como caminho para a construção de serviço de gerenciamento da terapia medicamentosa na atenção primária à saúde

O objetivo deste artigo é descrever e analisar as potencialidades e as limitações de uma experiência de extensão universitária no planejamento e oferta de serviço de Gerenciamento da Terapia Medicamentosa (GTM) na Atenção Primária à Saúde (APS). Foi utilizada a pesquisa qualitativa com análise de documentos gerados ao longo da experiência de construção e oferta do serviço de GTM na APS. Os dados foram analisados por meio da análise narrativa. Durante as atividades de campo 20 usuários tiveram suas necessidades farmacoterapêuticas avaliadas, para cada problema relacionado ao uso de medicamento identificado, foram planejadas intervenções, as quais foram pactuadas com os usuários e equipe de saúde. Essa iniciativa foi expandida para outras unidades de saúde do município, com o envolvimento de farmacêuticas do serviço. Na integração ensino-serviço o trabalho entre estudantes, docentes, profissionais do serviço e gestores deve ocorrer de forma integrada e colaborativa. O Plano Nacional de Extensão Universitária reafirma o compromisso da universidade se voltar para a geração de conhecimentos que possam atender as necessidades da população. Elaborar estratégias de educação permanente, envolver profissionais de saúde, docentes e estudantes é fundamental para promover a integração ensino-serviço, melhorar a formação de estudantes e profissionais, e principalmente aprimorar o cuidado prestado e fortalecimento do SUS. O GTM é uma importante ferramenta para sistematizar a prática clínica do farmacêutico. A parceria universidade-serviço de saúde e os projetos de extensão universitária geram conhecimentos e inovações para a unidade de saúde. Espera-se que a integração de extensão, ensino e pesquisa contribua para a formação de profissionais capazes de influenciar a reorganização do currículo em Farmácia na instituição onde a experiência foi desenvolvida e em outras que se tornarão cenário profissional daqueles que a vivenciaram.

Ano

2022

Creators

Danielle Fernandes Silva Beatriz Leal Meireles Simone de Araújo Medina Mendonça Djenane Ramalho de Oliveira

Cifras e votos: uma relação democrática: análise das propostas de reforma do sistema de financiamentode campanhas eleitorais no Brasil à luz da teoria da democracia deliberativa-participativa

A pesquisa apresenta como tema o debate político e acadêmico sobre o financiamento de campanhas eleitorais no Brasil, com o objetivo de responder ao seguinte problema: que modelo de financiamento poderia contribuir para promover a participação democrática de perspectivas, valores e interesses diferentes e divergentes, além de colaborar para reduzir as práticas de corrupção? Adotando como marco teórico o modelo de democracia deliberativaparticipativa, procurou-se demonstrar que um sistema de financiamento de campanhas eleitorais democrático deve contribuir para incentivar a igualdade de participação dessasdiversas perspectivas e favorecer a transparência e o controle. Na investigação do grau de igualdade de participação no processo político-eleitoral, foram analisados os dados das prestações de contas das eleições gerais de 2010 de forma comparativa a cenários econjecturas razoavelmente esperadas com a implantação das propostas da reforma política sobre o tema, especificamente o PL 1.210/2007 e o Anteprojeto 02/2001. No que toca à relação entre financiamento de campanhas e corrupção, foram contrapostos os mecanismos de transparência e de controle da legislação atual aos mecanismos propostos pelas propostas da reforma política. Em conformidade com o marco teórico adotado, conclui-se que um modelodemocrático de financiamento de campanhas precisa: garantir a participação de partidos minoritários com a indicação de critérios mais fortemente contramajoritários na distribuição dos recursos públicos, especialmente do tempo para rádio e televisão; instituir limites nominais para minimizar a desigualdade das capacidades de financiamento dos doadores privados; apresentar mecanismos qualificados de transparência capazes de antecipar os debates sobre o financiamento durante, e não apenas após, as campanhas eleitorais. Ao final,apresentam-se as contribuições e os limites da pesquisa, estacando-se a necessidade de ampliar a análise para um número maior de eleições e de aprofundar o estudo dos mecanismosde transparência e controle, com a verificação de processos e de jurisprudências, além da inclusão de dados de caráter qualitativos.

Ano

2019

Creators

Lara Marina Ferreira

Avaliação do uso de benzodiazepínicos pelos usuários da unidade básica de saúde do município de Camacho - MG pela dispenção realizada na farmácia básica do SUS

Benzodiazepínicos (BZDs) são medicamentos psicotrópicos mundialmente utilizados para tratamento de ansiedade e insônia. Por serem de baixo custo e fácil acesso em saúde pública, Diazepam e Clonazepam têm sido comumente prescritos pelos médicos generalistas, muitas vezes de maneira inadequada, levando ao risco de abuso. O presente trabalho teve como objetivos identificar uma possível utilização abusiva desses medicamentos pela população de Camacho (MG) e traçar o perfil dos usuários, através da análise de dados secundários de dispensação pela farmácia básica municipal no ano de 2008. A fim de quantificar essa utilização foi aplicada uma metodologia da Organização Mundial de Saúde (OMS), através do sistema Anatomical Therapeutic Chemical/ Defined Daily Dose (ATC/DDD), que classifica e mede a quantidade consumida de drogas em determinado período e local, possibilitando comparações entre grupos populacionais. Foi constatado que em Camacho, no ano de 2008, a cada 1000 habitantes 41,36 utilizaram 10mg de Diazepam por dia. Verificou-se que para cada 1000 habitantes 9,56 utilizaram 2mg de Clonazepam por dia. Foram encontrados 134 usuários do primeiro e 141 do segundo, não havendo simultaneidade de utilização dos mesmos. Houve predominância do sexo feminino e da faixa etária entre 40 e 59 anos, para ambos. A dispensação para idosos foi consideravelmente inferior à população adulta. Quanto ao local de residência, a maioria dos usuários de Diazepam residiam na zona urbana, ao contrário do Clonazepam, cuja predominância foi de população rural. O tempo de uso variou entre 6 a 12 meses, caracterizando o uso crônico. Os dados obtidos para Camacho, quando comparados à literatura, mostraram que o consumo de BZDs no município esteve acima da média nacional, em 2008. Devido à falta de um serviço estruturado de atenção à saúde mental no município, as prescrições desses medicamentos são feitas pelo médico de Saúde da Família, ora como indicação ora como manutenção de prescrições prévias, considerando a rotatividade de profissionais. Isso evidencia a necessidade de novos estudos, mais detalhados, acerca da utilização de BZDs em Camacho, a fim de possibilitar a elaboração de ações que visem o controle da mesma, além de práticas responsáveis.

Ano

2019

Creators

Fabiana Tambellini Casali

Alcoolismo: plano de ação na Atenção Básica em Saúde

Em atividades realizadas pela Equipe de Saúde da Família do PSF Padre Libério foi possível identificar uma série de problemas de saúde pública, das quais uma gama de urgências foi rapidamente identificada para ser sanada de imediato por toda uma equipe multidisciplinar. Como método da estimativa rápida e como primeiro passo para aconstrução de uma proposta de intervenção, os problemas foram relacionados por prioridades, tais como: uso de drogas lícitas e ilícitas (alcoolismo, crack, maconha), desemprego, diabetes melittus (DM) sem controle, gravidez na adolescência, cáries dentárias, violências no bairro, preconceito sexual, falta de opção de lazer e risco cardiovascular aumentado nos idosos. Em caráter emergencial, as maiores urgências foram colocadas em pauta para serem resolvidas, sendo distribuídas por etapas e direcionadas as equipes mediante elaboração de um plano de ação. Para a enfermeira coordenadora, a problemática direcionada e escolhida para ser trabalhada relaciona-se com o alcoolismo, para o qual todo o Plano de Ações foi criado exclusivamente para a enfermagem nas Unidades Básicas de Saúde para serem aplicadas aos pacientes.

Ano

2019

Creators

Rosana Maria Assunção de Vasconcelos

A intensificação do trabalho docente na Rede Municipal de Betim

Este estudo busca analisar o trabalho docente realizado na Rede Municipal de Betim no contexto das reformas educacionais dos últimos anos. Assim, ao considerar a realidade escolar sob essa ótica, buscou-se identificar situações de intensificação do trabalho docente. Investigou-se se as mudanças que têm ocorrido nos sistemas de ensino têm levado à intensificação do trabalho docente e/ou ao aumento das formas de controle do trabalho. Buscou-se também analisar as estratégias de aceitação e enfrentamento de tais situações por parte dos professores. Para tanto, optou-se pela pesquisa qualitativa, procedendo-se análises bibliográficas e documentais e realizaram-se observações do trabalho cotidiano dos professores em duas escolas selecionadas na cidade de Betim. Foram aplicados questionários para o conjunto dos docentes e ocorreram entrevistas semi-estruturadas com uma amostra intencional do grupo de professores. Foram eleitas as seguintes categorias de análise: o processo de trabalho, a organização da escola e do trabalho escolar, a situação e a condição de trabalho, a proletarização, a profissionalização e a intensificação do trabalho. Constatou-se que tem havido um alargamento das funções atribuídas ao professor, como exigências de trabalho coletivo e novas formas de avaliação do trabalho escolar, nem sempre acompanhadas das condições necessárias para sua realização. Observou-se que o professor está sujeito a precarização das condições de trabalho e também da sua situação profissional, que provocam, conseqüentemente, o sobretrabalho e a ampliação da carga horária, o adoecimento e a sensação de desvalorização.

Ano

2019

Creators

Flavio Januzzi da Silva

Avaliação histopatológica e imuno histoquímica de cepas xênica e axênica de entamoeba histolytica e xênica de entamoeba díspar

A Amebíase é uma doença tipicamente humana causada pelo protozoário parasita E. histolytica. Esta ameba pode colonizar o intestino humano, permanecendo como comensal assim como a ameba não-patogênica, E. dispar. As semelhanças entre E. histolytica e E. dispar fazem desta última um modelo atrativo para estudos visando esclarecer a fisiopatologia da amebíase. Muitas das proteínas descritas como envolvidas com a virulência da E. histolytica estão presentes também em E. dispar. A patogenicidade desta ameba está em parte relacionada com sua associação com espécies bacterianas. A esta associação se acrescentam moléculas produzidas pela E. histolytica responsáveis por sua virulência e pela evasão do sistema imune, incluindo o complemento. Os trofozoítos estão continuamente expostos ao complemento e em geral o ativam pela via alternativa, mas a atuação do complemento sobre os trofozoítos e a área de necrose amebiana é controversa e pouco estudada in vivo. Neste estudo objetivou-se através da comparação de cepas de E. histolytica em cultivo misto e axênico entre si e entre as cepas de E. dispar de cultivo misto, estudar a necrose hepática amebiana reproduzindo-a em camundongo. Também foi avaliada a influência da expressão in situ do componente C9 do complemento sobre as áreas de necrose e os trofozoítos das cepas de E. histolytica e E. díspar. Lesões hepáticas foram observadas em todos os animais inoculados, inclusive com a E. dispar. Embora não-patogênica em humanos, esta espécie de ameba também mostrou-se capaz de produzir Amebíase hepática experimental murina. As áreas de necrose produzidas por ambas as cepas de E. histolytica foram estatisticamente iguais, mostrando que a presença de bactérias não interferiu significativamente na virulência da cepa Ehm. Os animais inoculados com a cepa Ehm de E. histolytica, foram aqueles que apresentaram a menor intensidade do infiltrado inflamatório e amplas regiões de necrose, sugerindo a participação de leucócitos destruídos no aumento da necrose. Mesmo com maior quantidade de trofozoítos, os animais inoculados com a cepa Ehax não desenvolveram necrose significativamente maior do que a produzida pela cepa Ehm. Grande quantidade de leucócitos próximos à necrose e maiores áreas de marcações granulosas anti-trofozoítos foram encontradas nos animais inoculadas com as cepas de E. dispar, sugerindo uma destruição mais eficaz desta ameba. Os animais inoculados com E. histolytica apresentaram as maiores áreas de marcação C9(+) no parênquima hepático normal e lesado, bem como um maior número de trofozoítos C9(+). Apesar disso, nestes animais não foram observadas grandes áreas de marcações granulosas anti-trofozoítos, o que indicaria a destruição dos parasitos. Diante disso, os resultados também sugerem uma maior capacidade de evasão in vivo da E. histolytica em relação ao complemento.

Ano

2019

Creators

Keyla Novaes Oliveira de Brito

As construções [V1andar+V2gerúndio] e [V1estar+V2gerúndio] no português do Brasil\; : formas em variação?

Esta pesquisa toma para si a tarefa de descrever as construções [V1andar+V2GERÚNDIO] e [V1estar+V2 GERÚNDIO] em relação às noções aspectuais que elas traduzem, a partir de um recorte diacrônico de três séculos (sec. XIX ao XXI), ancorada nos pressupostos da sociolinguística variacionista, combinado com questões teóricas atinentes ao conceito de gramaticalização, de construção e de categoria verbal, mais especificamente da categoria de aspecto (Cf. CASTILHO, 1968; KURYŁOWICZ, 1975[1965]; COMRIE, 1976; LEHMANN, 1982; TRAVAGLIA, 1985; HOPPER e TRAUGOTT, 1993; GOLDBERG, 1995; COSTA, 2002; BYBEE, 2003). A partir de uma análise quantitativo-qualitativa de 600 (seiscentos) ocorrências coletadas no banco de dados Corpus do Português, organizado por Mark Davies (2006), testamos a hipótese de que essas construções são formas variantes na codificação do aspecto durativo na língua portuguesa do Brasil, o que poderia ser um indício de que a origem do processo de gramaticalização dos dois auxiliares aspectuais seria o verbo relacional. Os resultados obtidos confirmaram a hipótese de que os auxiliares aspectuais andar e estar, que se ligam à forma nominal de gerúndio para traduzir o tempo interno de um evento, são oriundos das formas relacionais, configurando, assim, um processo de gramaticalização do [-gramatical] para o [+gramatical]. Entretanto, não foi possível atestar a variação e a concorrência entre as construções [V1andar+V2GERÚNDIO] e [V1estar+V2 GERÚNDIO] na marcação do aspecto, porque, embora ambas marquem os aspectos imperfectivo e cursivo, apenas a construção cujo auxiliar é andar marca iteratividade. Os casos em que foi atestada a variação entre as duas construções restringem-se a três contextos: (i) presença de expressão adverbial temporal, (ii) auxiliar flexionado no pretérito perfeito e (iii) construções lexicais.

Ano

2021

Creators

Emanuele Garbero Lins Reis

A relação entre direito e política em Hannah Arendt

A partir da obra de Hannah Arendt, buscamos compreender a tensão entre constitucionalismo e democracia, entre direito e política, tentando demonstrar como estabilidade e inovação, continuidade e ruptura, aparecem interligados e pressupõem-se reciprocamente. O conceito do político como ação plural em Arendt levou-nos às exigências de liberdade e igualdade, a uma normatividade que, antes de se configurar como um obstáculo ao governo dos vivos, apresenta-se como condição de possibilidade de sua própria existência. Ressaltamos também a necessidade de se transcender a origem, o momento inaugural de uma República, numa recriação contínua do político e do jurídico, para que as experiências de nossos pais fundadores não sejam esquecidas. Em suma, pensamos a tópica da fundação para além de seu próprio mito, o herói criador de uma obra perfeita, vendo-a como um processo que se prolonga no tempo, não imune a quedas e tropeços, haja vista a imprevisibilidade inerente a toda ação política.

Ano

2019

Creators

Ana Paula Repoles Torres

Avaliação do impacto da má-oclusão na qualidade de vida de crianças pré-escolares

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2020

Creators

Márcio Alexandre Homem de Faria Junior

A atuação do psicólogo na atenção básica à saúde: uma contribuição para a formação do profissional

Este trabalho apresenta o cenário da Atenção Básica à Saúde como campo de atuação do profissional de psicologia com o objetivo de elucidar sua atuação neste âmbito. Descreve algumas atuações do profissional de psicologia, exemplificando os desafios enfrentados no âmbito da Saúde Pública para responder às condições propostas pelos princípios norteadores do Sistema Único de Saúde - SUS e as políticas de humanização delineadas pelo Ministério da Saúde. Seu referencial metodológico foi a metassíntese. O uso deste referencial permitiu analisar a problemática emergente da indefinição característica da prática psicológica a partir de pesquisas primárias qualitativas e elaborar novas sínteses. Como resultado, apresenta o profissional de psicologia atuando em três situações distintas: de conflito; de reprodução e de construção. Evidencia, também, o esforço do psicólogo em construir uma prática pautada na postura dialética em respeito à dimensão ética do atendimento. Apresenta uma estratégia específica da categoria para atuar no âmbito da Atenção Básica à Saúde: a APC - Atuação Psicológica Comunitária. Tais proposições remetem o profissional de psicologia a reflexões sobre sua prática na Saúde Pública e a necessidade de fazer adequações.

Ano

2019

Creators

Nívea Amancio Luz de Souza

Sustentabilidade na administração pública: proposta de agendamento ambiental na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais

O presente trabalho procura demonstrar que uma nova visão de mundo está ganhando cada vez mais espaço entre as pessoas nos dias atuais e questionamentos sobre meio ambiente e uma melhor qualidade de vida surgem a todo momento. Nesse contexto, a Educação Ambiental tem se tornado tema relevante por visar e proporcionar a melhoria da qualidade dos ambientes no planeta, bem como a valorização e a formação de um novo estilo de vida, que evita o desperdício dos recursos naturais e a degradação ambiental. Esse projeto objetiva a implantação de um programa desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente, a Agenda Ambiental na Administração Pública A3P, na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais, e propõe a conscientização e preparação dos gestores públicos para adoção de critérios e práticas sustentáveis em suas atividades cotidianas visando a melhoria contínua da qualidade de vida e principalmente do ambiente de trabalho.

Ano

2019

Creators

Lilian Cristina de Souza

An effective method for anomaly detection in public healthcare systems

Detecção de anomalias é uma tarefa relevante e amplamente aplicada em diferentes cenários. Com os avanços em gerenciamento de saúde e tecnologia da informação, a detecção de anomalias em saúde se consolidou como um importante tópico na comunidade científica. Porém, o funcionamento dos métodos tradicionais se baseia na estrutura dos hospitais e em regras médicas, informações que, além de serem escassas, podem ser modificadas com o objetivo de se esconder evidências de fraudes.Neste trabalho, nós propomos um método para detecção de anomalias em saúde que se baseia na demanda das cidades para detectar hospitais anômalos. Para isso, usamos informações que geralmente são abertas a consultas. Nosso método é composto de duas etapas: análise de anomalias e transferência de escore. Na etapa de análise de anomalias é realizada uma análise contextual das cidades com o objetivo de atribuir um escore para cada uma. Na etapa de transferência de escore, cada hospital recebe um escore considerando sua relação com as cidades.Nós aplicamos o método em uma base de dados real do Sistema Único de Saúde do Brasil - SUS considerando dez tipos de procedimentos que custaram mais de 8 bilhões e meio de dólares entre 2008 e 2012. Os resultados mostram que o método foi capaz de identificar casos de anomalias que não seriam encontrados sem as informações sobre as cidades e que a análise contextual de anomalias melhora os resultados em comparação com a análise pontual. Além disso, apresentamos exemplos de hospitais anômalos, ressaltando como o método foi capaz de identificá-los.As principais contribuições deste trabalho são: I) um método simples e efetivo para detecção de anomalias em saúde pública. II) Nosso método não requer informações sobre os provedores de saúde e nem regras médicas. III) A análise sob a perspectiva dos consumidores possibilitou a identificação de anomalias que não seriam encontradas pelos métodos tradicionais. IV) Nós aplicamos o método em uma base de dados real e apresentamos um estudo de caso detalhado.

Ano

2019

Creators

Luiz Fernando Magalhaes Carvalho