Repositório RCAAP

A Cidade das letras no espaço biográfico de Cyro dos Anjos

A imagem de um escritor é uma construção que se rastreia a partir de abordagens transversais entre sua obra e seu espaço biográfico. Assim, em uma perspectiva pós-estruturalista, pautada no debate incitado por Leonor Arfuch sobre as possíveis leituras em relação aos gêneros textuais biográficos, diversas relações e interpretações capazes de impulsionar novos sentidos ao texto literário são possíveis e permitem um olhar multidisciplinar sobre este. No caso deste trabalho, essas investigações partem da figura do autor, motivo de diversos debates e controvérsias na história da Teoria da Literatura. Em vista disso, esta dissertação tem como objetivo propor um estudo sobre a construção da figura do autor Cyro dos Anjos, que se estende à do intelectual, e, a partir desse alargamento de sentido, observar aspectos que caracterizam e permitem a observação dos fatos relativos à classe letrada de uma época e lugar aqui tratada como cidade das letras, conceito desenvolvido por Ángel Rama , notando a atuação do referido escritor nesse quadro.

Ano

2019-08-11T23:06:44Z

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Tulio Magno de Oliveira Resende

O ethos do trabalho na crise da modernidade: a convulsão social decorrente da ruptura do trabalho com sua dimensão axiológica e constitutiva de um Estado Democrático de Direito

A tese está centrada na busca da correlacionalidade existente entre a Filosofia do Trabalho e Filosofia do Direito em Hegel, principalmente naquilo que foi desenvolvido a partir das filosofias de Henrique Lima Vaz, Eric Weil e Joaquim Salgado, com foco determinado em corte específico quanto aos textos dos referidos autores que tratam da dinâmica de manifestação do ethos na sociedade civil e no Estado, marco teórico que servirá de suporte para o desenvolvimento de uma teorização de vinculação entre a violência contemporânea e os movimentos niilistas que desprezam a instância valorativa de enlace ético comunitário, notadamente no que diz respeito às consequências do desprezo ao valor trabalho. O trabalho, visto como a ação humana axiogênica por excelência, se apresenta como elemento indutor primário da dialética do reconhecimento no âmbito da sociedade civil (dimensão subjetiva do agir ético), desempenhando papel estruturante para a consolidação de uma universalidade (dimensão objetiva do agir ético), efetivando-se, a partir dessa processualidade ética mediada pelo trabalho, a constituição do próprio Estado Democrático de Direito. Assim, assentado na filosofia contemporânea, notadamente no campo da ética, que vivenciamos aquilo que Lima Vaz denomina de crise da modernidade, há que se refletir acerca da correlação entre a desordem social e violência que justifica a identificação do ambiente de convulsão social, com o fenômeno de fragmentação e reificação do trabalho humano.

Ano

2020-01-17T17:53:24Z

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Bruno Alves Rodrigues

Desenvolvimento de metodologia segura para Pd0--carbonilação e síntese de novos compostos bis-1,2,3-triazólicos com atividade antitumoral

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2021-04-28T23:03:12Z

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Wallace Júnio Reis

Avaliação de imóveis rurais

O imóvel rural, não leva essa denominação apenas por que está afastado do centro urbano, ou por se ter um imóvel de final de semana afastado da correria da cidade. O imóvel rural tem essa denominação pois quem vive nesse imóvel vive do que porduz, seja para seu próprio consumo ou para comercio, independente do tamanho da sua produção, vive-se expecificamente da exploração da terra. Quando avaliamos um imóvel rural, seja para qualquer finalidade, devemos daruma grande consideração ao avaliar a terra, pois é dela que várias famílias vivem. Esse estudo tem como principal função orientar, em uma melhor avaliação do uso da terra, não com o intuito de agregar valor e sim de qualificar melhor o bem avaliado. Para quem vive exclusivamente da terra, um bom pedaço de terra vale muito. E vivemos em um país onde há grande ocilação em relação aos principais fatores que influenciam em um bom rendimento para essas famílias, que são:clima, relevo, disponibilidade de água, tipo de solo. Onde esse atributosaumentam ou diminuem a qualidade e a quantidade em que esses produto final, que são os nossos alimentos cheguem em nossa mesa.A falta de uma avaliação correta da terra, faz com que percamos diariamentes imensas áreas com um solo de altíssima qualidade produtiva, para a criação de condomínios, shoppings... etc. No Brasil ainda temos terra em abundancia, mas quanto dessas terras oferema qualidade do conjunto (clima, relevo, disponibilidade de água, tipo de solo) para manter uma produção para uma população que não para de aumentar. Valorizar a terra, o imóvel rural, as características do solo, é uma questão de manter a qualidade e a frenquencia com que o alimento chegue a nossa mesa. Com bases nas NBR Normas Brasileiras Regulamentadoras, qu e regem as o padrão da avaliação de imóveis rurais, demosntrarei itens que se mal interpretados interferem diretamente no valor do imóvel. Sendo assim, para uma melhor avaliação das terras, que é o bem mais valioso, para quem a explora, levaremos em

Ano

2019-08-10T01:43:34Z

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Joyce Perigolo Breder

Efeito do substrato dos aços IF nas propriedades do revestimento Galvannealed

O revestimento galvannealed é o resultado de um tratamento térmico adicional ao revestimento galvanizado, em altas temperaturas suficientes para causar a interdifusão dos átomos de Zn e Fe. Durante o início do processo de formação de fases Fe-Zn há uma competição para nucleação e crescimento das fases mais ricas de ferro que consomem as mais ricas em Zn. A principal característica do processo de galvannealing é uma integração com as unidades produtivas anteriores a ele, pois, em muitos casos, essas são as principais fontes de influência sobre o produto galvannealed. Neste trabalho, o estudodo processo de galvannealing, em substratos de aço ultra baixo carbono com três tipos de composição química diferentes, foram realizados. O banho de galvanização continha cerca de 0,12% (em massa) de alumínio e foi operado a 470ºC. A faixa dos tratamentos degalvannealing foi de 470°C a 570°C, com intervalos de 50°C. As principais técnicas experimentais empregadas foram microscopia eletrônica, difração de Raios-X e determinação da massa de ferro no revestimento. A discussão dos resultados considerou vários aspectos relacionados ao processo de galvannealing, janela de processamento e composição química do substrato para uma melhor compreensão dos fenômenos envolvidos no processo. Como conclusão, verificou-se que para os parâmetros de processo empregados, o efeito da composição química do substrato sobre a cinética de enriquecimento de ferro foi significativo.

Ano

2019-08-11T10:01:00Z

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Fabiano Augusto Vallim Fonseca

Do canteiro ao cotidiano: o legado de processos autogestionários de produção de moradias em Belo Horizonte

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Ano

2019-09-18T12:58:40Z

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Livia Maria Moreira de Morais

Caracterização e análise dos efeitos associados à falha de isolamento em cabos cobertos de redes de distribuição compactas frente a surtos atmosféricos

Os efeitos associados à incidência direta de descargas atmosféricas em redes de distribuição de energia elétrica ou em regiões próximas são capazes de gerar sobretensões de amplitude elevada nessas redes, podendo resultar em sua falha de isolamento. De modo a minimizar os problemas decorrentes de tais solicitações, tem-se difundido o uso de cabos com cobertura dielétrica dispostos em componentes poliméricos, configurando a denominada rede de distribuição compacta. Nos últimos anos, uma extensa pesquisa tem sido realizada no Núcleo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Descargas Atmosféricas da UFMG com o objetivo de investigar o papel desempenhado pela cobertura dielétrica dos cabos no aumento da suportabilidade elétrica dessa rede. É nesse contexto que se insere esta tese de doutorado, cuja motivação está relacionada à compreensão dos fenômenos e dos efeitos associados à falha de isolamento em cabos cobertos nesse tipo de rede. Neste trabalho são apresentados resultados experimentais de ensaios realizados em estruturas monofásicas e trifásicas com tensões de impulso atmosférico padronizado (1,2/50 µs) com o objetivo de determinar parâmetros que modelem os efeitos relacionados à falha de isolamento das redes, a saber: (i) os valores mínimos e médios da tensão disruptiva, (ii) os tempos para disrupção e (iii) os principais eventos relacionados ao processo disruptivo, como o acúmulo de cargas sobre a cobertura dielétrica dos cabos responsável por modificar as características do processo disruptivo , a ocorrência de descargas disruptivas parciais e a perfuração da camada dielétrica dos cabos cobertos. Os resultados obtidos indicam que o uso de cabos cobertos proporciona um ganho de suportabilidade elétrica das estruturas testadas em pelo menos 40%. Observou-se que a polaridade da tensão aplicada modifica o comportamento dos arranjos isolantes. Utilizando condutores nus, a tensão disruptiva negativa foi 20% superior em relação ao valor obtido para a polaridade de tensão positiva. Por outro lado, os condutores cobertos apresentaram maior suportabilidade frente a tensões impulsivas positivas no mínimo 8%. Ensaios realizados com cabos danificados apontaram uma tendência de crescimento do valor da tensão disruptiva com o aumento da distância do furo em relação ao isolador. Além disso, cabos que já estiveram em operação mostraram um desempenho muito semelhante àquele obtido para cabos novos

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2019-08-10T14:52:29Z

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Ronaldo Eugenio de Souza Filho

Técnica de videoceloscopia para sexagem em surubim (pseudoplatystoma coruscans x pseudoplatystoma reticulatum)

O surubim (Pseudoplatystoma spp.) é uma das espécies prioritárias para o desenvolvimento da aquacultura nacional. A ausência de dimorfismo sexual torna difícil sua sexagem levando a imprecisão na reprodução, sendo necessário manter indivíduos por 2 a 3 anos até que se consiga sexá-los. Objetivou-se a determinação e certificação da técnica de videoceloscopia para sexagem precoce no surubim. Foram utilizados 113 surubins híbridos (P. coruscans x P. reticulatum) divididos em 3 grupos relativos ao peso, com variação de 144 a 904g. Todos foram anestesiados com quinaldina, a cavidade celomática insuflada com CO2 e um endoscópio de 2,7 mm foi introduzido a 2 cm cranial ànadadeira pélvica direita para visualização das gônadas. O tempo gasto com a sexagem foi em média 6,8 + 1,95 min. Decorridos 21 dias após o procedimento, todos os peixes foram eutanaziados e foi comparada a sexagem via videoceloscópica com a macroscopia e a histologia das gônadas e foi obtido 99,1% de acerto com 6,2% de mortalidade.

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2019-08-11T09:16:17Z

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Glauco Vinício Chaves

A formação política de João Pinheiro da Silva

A pesquisa investiga a formação política de João Pinheiro da Silva (1860-1908). Compreende os anos de 1868 a 1888. Busca-se o significado de educação oferecida pelas instituições de ensino pelas quais passou (Seminário de Mariana, Escola de Minas de OuroPreto e Faculdade de Direito de São Paulo) e as influências das disputas políticoideológicas travadas àquele tempo. O espaço mineiro, com suas especificidades regionais, sua tradição republicana ligada ao autogoverno, à liberdade positiva, à Revolução Americana e ao Humanismo Cívico, contribui para sua formação política. A Escola deMinas de Ouro Preto incutiu-lhe o espírito da ciência e da razão e os primeiros contatos com o ideário positivista.. Em São Paulo, ao conquistar o título de bacharel em ciências jurídicas, surge a perspectiva de adentrar na esfera das elites políticas,. O contato com grupo de positivistas da Escola Normal marca sua formação política. Na cidade, inicia a ação política, associando-se ao Clube Republicano Mineiro de São Paulo. Documentos do arquivo privado, discursos, entrevistas e artigos de autoria de João Pinheiro são analisados. As referências incluem títulos sobre os conflitos políticos, as mudanças socioeconômicas e as instituições a que esteve ligado, além das publicações sobre ele. A Escola de Minas de Ouro Preto sofreu influências positivistas. Henry Gorceix, o fundador e, diretor da Escolapor todo o período imperial, manteve vínculos com a elite mineira, e não apenas com o poder central. A educação ali recebida foi a que marcou de modo mais profundo João Pinheiro. Como resultado de sua formação política, estabeleceu um pensamento, fundindo orepublicanismo e o positivismo, em que preconiza a ação do Estado que intervém de forma indireta na esfera privada, objetivando o desenvolvimento econômico. Coloca-se entre a teoria liberal e a do Estado-providência.

Ano

2019-08-13T05:23:48Z

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Guilherme Meirelles da Costa

Desenvolvimento de um método para a quanticação da associação instantânea multivariável

Este trabalho apresenta um método para quanticar a associação instantânea entre grupos de variáveis. Tal medida pode ser estabelecida de diferentes maneiras, de acordo com a aplicação desejada. Neste estudo, a associação foi denida de três formas. A primeira delas (v) descreve a variância compartilhada entre os grupos. Para quanticar o impacto de cada variável separadamente na associação, estas foram transformadas em componentes ortogonais por meio de Análise em Componentes Principais (PCA - Principal Component Analysis) ou de Análise em Componentes Canônicas (CCA - Canonical Component Analysis). A CCA possibilita ainda o cálculo de outras duas medidas de associação: uma que estima probabilidade dos grupos estarem descorrelacionados (h) e a outra que avalia a máxima correlação entre os grupos (c). O comportamento variante no tempo foi capturado através de um ltro média móvel com fator de esquecimento exponencial utilizado para se estimar matrizes de covariância instantâneas a partir das variáveis. O método desenvolvido foi aplicado a três bases de dados: as duas primeiras consistem de dados adquiridos a partir de experimentos de produção de fala humana enquanto a terceira apresenta séries temporais de preços de ações. O método foi capaz de detectar variações nos valores da associação ao longo do tempo, descrever o impacto de cada variável na relação entre os domínios e detectar atrasos entre os grupos.

Ano

2019-08-12T13:05:08Z

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Luciano Bruno Domingos Neves

Sistema de informação no planejamento metropolitano: região metropolitana de Belo Horizonte - 2009 - 2019

A dissertação explora os conceitos de sistema, informação e planejamento contemporâneo, com o objetivo de formar um panorama destes temas que estruturam o objetivo deste estudo, qual seja, a investigação dos sistemas de informação requeridos e executados no decorrer dos últimos dez anos no bojo do processo de planejamento da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Esse processo foi retomado no estado de Minas Gerais nos anos 2000 e formalizado com a constituição do Arranjo de Gestão Metropolitana e a elaboração de seu principal instrumento orientador, o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da RMBH (PDDI-RMBH), ou Plano Metropolitano. A partir deste Plano deu-se início ao desenho do Sistema de Informação requerido, o qual desenvolveu-se nos projetos que emanaram do PDDI - o Macrozoneamento Metropolitano e a Revisão de 11 Planos Diretores de Municípios da RMBH, os quais trouxeram demandas específicas e oportunidades de aperfeiçoamento do Sistema de Informação e Comunicação do plano Metropolitano-RMBH/UFMG. A investigação deste processo de planejamento, através da sua interface com o Sistema de Informação e Comunicação desenvolvido para o apoio a planejamento da RMBH, aponta para as realizações, lacunas e os possíveis avanços em sistemas de informação para o apoio ao planejamento e à gestão metropolitana.

Ano

2021-03-19T14:15:57Z

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Eduardo Maia Memória

Capacitação de educadores em educação ambiental e educação patrimonial focada em recursos hídricos: fazenda-escola Fundamar (Paraguaçu/MG, baixo curso do rio Sapucaí)

Esta dissertação apresenta um instrumento de capacitação de educadores de uma escola pública de ensino fundamental, em educação ambiental e educação patrimonial focada em recursos hídricos, na perspectiva da interdisciplinaridade. Trata-se da Fazenda-Escola Fundamar, projeto de uma entidade do Terceiro Setor, a Fundação 18 de Março - Fundamar em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, e situada no município de Paraguaçu, no Sul de Minas, no baixo curso do rio Sapucaí. Para elaboração desse instrumento de capacitação, discutem-se, previamente, nessa dissertação, as disciplinas que apresentam interface com o tema; o alcance e o limite da hibridação entre educação ambiental e educação patrimonial tanto ao nível da legislação quanto dos atores envolvidos na temática dos recursos hídricos em Minas Gerais. Apresenta-se uma crítica ao principal projeto de educação ambiental e patrimonial focada em recursos hídricos no estado. E, a partir dessa crítica, são construídas duas narrativas, com metodologias diferentes, sobre a história das bacias hidrográficas sobre as quais se estende a comunidade atendida pela Fazenda-Escola Fundamar: a história da bacia hidrográfica do Reservatório de Furnas e a do baixo vale do rio Sapucaí histórias que se complementam. Procurou-se nessas narrativas identificar as temporalidades em que o rio principal teria exercido papel protagonista no seu entorno. Os principais construtos desse conhecimento foram transpostos didaticamente para a elaboração do instrumento de capacitação de educadores, na perspectiva da teoria construtivista. Trata-se de um instrumento de capacitação em serviço, através da proposição de atividades para os educadores desenvolverem com seus alunos de 7 a 16 anos de idade, de acordo com o perfil de cada turma.

Ano

2019-08-13T21:24:03Z

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Maria Lucia Prado Costa

Soluções radiais positivas do problema de Dirichlet para o p-laplaciano com coeficiente não local

Neste trabalho, vamos apresentar resultados de existência desoluções radiais positivas para um problema de Dirichletnão-linear com um coeficiente não local, na bola unitária. Osresultados são baseados no teorema do Ponto Fixo de Schauder e nosargumentos utilizados nos artigos "Existence of positive radialsolutions for the n-dimensional p-Laplacian" (2001) e "Positive solutions for the p-Laplacian in annulli", (2002), de Grey e Zumpano.

Ano

2019-08-10T05:19:14Z

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Wenderson Marques Ferreira

Um modelo de ligação preferencial com fitness

A rede de ligação preferencial com fitness, introduzido em [2], é um modelo de grafo aleatório dinâmico. Novos vértices são introduzidos sucessivamente e cada novo vértice é ligado a um vértice já existente com probabilidade proporcional ao grau do vértice multiplicado por um fitness aleatório. Nos concentramos no típico comportamento do grafo calculando a distribuição do fitness de um vértice escolhido proporcional ao seu grau. Para uma variante particular do modelo, esta análise foi feita por Borgs, Chayes, Daskalakis e Roch. Porém, apresentamos um método, encontrado em [7], o qual é robusto no sentido de que não depende das especificações exatas da lei de ligação, pois poderemos ter um novo vértice fazendo mais de uma ligação. Em particular, mostramos que um fen^omeno peculiar, análogo à condensação de Bose-Einstein, pode ser observado em um modelo mais geral do que aquele apresentado por [5]. No final calculamos a distribuição assintótica dos graus dos vértices do modelo.

Ano

2019-08-11T11:29:39Z

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Cristiano Santos Benjamin

Trabalho docente e educação em tempo integral: um estudo sobre o programa escola integrada e o projeto educação em tempo integral

Com o surgimento de programas e projetos de educação em tempo integral nas redes de ensino no Brasil na última década, impulsionado por mudanças na legislação educacional brasileira e por aportes financeiros e técnicos oferecidos pelo governo federal por meio do Programa Mais Educação, observou-se na escola a inserção de novos sujeitos docentes com perfis, formações e tarefas distintas daquelas promovidas tradicionalmente pelos professores. Esta investigação buscou, a partir do estudo sobre o Programa Escola Integrada (PEI) da rede municipal de Belo Horizonte e o Projeto Educação de Tempo Integral (PROETI) da rede estadual de Minas Gerais, conhecer o trabalho docente nas experiências de educação em tempo integral. Tentamos identificar o perfil dos profissionais envolvidos, analisar a organização do trabalho e conhecer as condições do trabalho docente no PROETI e no PEI. Buscamos ainda conhecer as concepções de educação integral de cada experiência e analisar as relações dos programas/projetos de educação em tempo integral com as políticas sociais atuais de combate à pobreza. Para tanto, foram desenvolvidas pesquisas bibliográficas e levantamento documental, bem como observações em duas escolas da capital mineira, cada uma de uma rede de ensino, e seu respectivo programa/projeto e realizadas entrevistas semiestruturadas com a direção escolar, coordenação e docentes do PEI e PROETI. Como resultado, verificamos que as experiências, embora se baseiem na concepção de educação integral proposta por Anísio Teixeira com vistas à formação completa dos alunos, distanciamse desse propósito ao adotar medidas diferentes quanto ao seu objeto. Enquanto o PROETI privilegia atividades de acompanhamento pedagógico visando ao bom desempenho escolar e à redução da reprovação dos alunos não deixando de lado a ampliação de oportunidades artísticas, esportivas e de lazer, o PEI destaca a formação pessoal e cultural dos alunos por meio da ampliação dos espaços educativos, de atividades diversificadas e da valorização dos saberes comunitários, o que reflete no quadro profissional e perfil dos sujeitos docentes de ambas as experiências. O primeiro conta com professores formados em pedagogia e educação física e o segundo com bolsistas universitários e agentes culturais (oficineiros da própria comunidade) sem exigências de formação prévia ou experiências docentes para ministrarem as atividades. Verificamos ainda que embora os programas e projetos de educação em tempo integral como o PROETI e o PEI sejam hoje importantes ferramentas de proteção e promoção social, posto que são direcionados primeiramente para crianças e adolescentes em maiores condições de vulnerabilidade social, apresentam muitos problemas e condições de trabalho pouco adequadas para o bom desempenho das atividades dos docentes e de acolhimento dos alunos.

Ano

2019-08-11T17:40:15Z

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Ana Maria Clementino Jesus e Silva

Reconhecimento de saberes do trabalho e certificação profissional: a experiência da Inglaterra

Esta dissertação tem como objetivo analisar os dispositivos de certificação profissional elaborados pelo governo da Inglaterra, que procuram viabilizar o reconhecimento de saberes construídos pelos sujeitos durante a experiência de trabalho. Este estudo foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliográfica e documental, nas quais se buscou identificar elementos nos discursos do Estado, do empresariado, da academia e dos trabalhadores sobre as tensões que envolvem a criação de dispositivos de certificação profissional e reconhecimento de saberes no país. Considerando que o desenvolvimento de mecanismos voltados para o reconhecimento de saberes do trabalho não pode ser desvinculado das discussões sobre a educação e a formação profissional, partiu-se de uma análise histórica sobre a elaboração e as modificações de políticas que tratam da qualificação profissional. Constatou-se que o colapso do modelo de produção taylorista-fordista, acompanhado pela recessão econômica mundial iniciada em 1973, implicou no crescimento da intervenção do Estado na condução de iniciativas nessa esfera. Nesse contexto, textos governamentais passaram a definir a forma da oferta de programas de educação e formação profissional em âmbito nacional, criando programas de qualificação e desenvolvendo dispositivos de certificação profissional. A formulação desses dispositivos implicou importantes alterações na organização da formação profissional, pois, além de possibilitar o reconhecimento de saberes de trabalhadores, também estabeleceu a necessidade de desenvolvimento de parâmetros de avaliação nacionais, elaborados por representantes dos empregadores. Assim, em um movimento de centralização do controle da oferta e de, ao mesmo tempo, liberalização do conteúdo, a educação e a formação na Inglaterra passaram a se fundamentar na noção de avaliação de competências. Para verificar como a difusão dessa noção se traduz nos instrumentos adotados para avaliação e reconhecimento de saberes, foram analisados a estrutura e o conteúdo adotado como parâmetro para a certificação da profissão de azulejista. Com esse mergulho, foi possível constatar a valorização de conhecimentos teóricos e normativos em detrimento dos saberes realmente construídos durante a experiência de trabalho. O instrumento mais comumente adotado no processo de reconhecimento de saberes é o portfólio de evidências, que visa possibilitar a coleta e o agrupamento de comprovações sobre as competências dos trabalhadores. Por fim, foram exploradas as bases da noção de competências adotada na Inglaterra. Essa noção se fundamenta em pressupostos do behaviorismo e da teoria de objetivos educacionais para tentar estabelecer os comportamentos esperados em cada situação de trabalho. Esse desvelamento explicita a construção de um dispositivo de certificação profissional que procura identificar e reconhecer saberes a partir de ações diretamente observáveis e inferir os conhecimentos implicados nos procedimentos de trabalho. Assim, o dispositivo de reconhecimento de saberes e certificação profissional na Inglaterra constitui uma tentativa de atestar competências relevantes para o trabalho, a partir de critérios de avaliação definidos por empregadores, procurando formar trabalhadores que se adequem às demandas do mercado.

Ano

2019-08-11T13:39:14Z

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Natalia Valadares Lima

Aspectos para implantação de sistema de reúso de águas cinzas em edificações

Este trabalho apresenta uma das alternativas de uso racional da água, o Reúso. Mais especificamente, apresenta-se uma revisão de literatura sobre os aspectos referentes à implantação de um sistema de reúso de águas cinzas em edificações de uso residencial e comercial. Este sistema trata o efluente de lavatórios e chuveiros para que seja novamente utilizado em descargas de bacias sanitárias. Outros usos derivados deste reúso são a irrigação de parques e jardins públicos ou privados, a alimentação de fontes e espelhos dágua, a reserva de proteção contra incêndio, a lavagem de pátios e veículos, entre outros. O estudo foi baseado em aspectos de viabilidade (economia, construção, aceitação dos usuários, segurança sanitária) e com o intuito de demonstrar a manipulação e eficiência do sistema foi desenvolvido um cálculo hipotético. Pode-se afirmar que a utilização do reúso coopera para a diminuição da demanda sobre os mananciais de abastecimento urbano e consequentemente preserva o meio ambiente, pois constitui uma das soluções que minimizam o uso de água potável e funcionam como fonte alternativa de suprimento. Espera-se, com a divulgação deste trabalho, que os conceitos apresentados sejam aplicados e desenvolvidos para auxiliar a promover a sustentabilidade dos recursos hídricos, informar a comunidade científica e capacitar equipes e usuários à correta utilização desses tipos de sistema, além de incentivar a elaboração de normalização específica para este fim, uma das limitações para a Implantação de Projetos de Reúso de Águas Cinzas em edificações.

Ano

2019-08-13T07:05:50Z

Creators

Renata Braga de Albuquerque Campos

MANÁ: uma arquitetura para gerenciamento de redes de sensores semfFio

Esta tese apresenta um arcabouço para o gerenciamento de redes de sensores sem fio que inclui a especificação de uma arquitetura chamada MANNA1. Esta arquitetura estabelece uma separação entre as funcionalidades da aplicação e as funcionalidades do gerenciamento através da proposição de três arquiteturas (funcional, de informação e física). O arcabouço introduz uma organização para ogerenciamento de redes de sensores sem fio considerando duas dimensões de gerenciamento tradicionais sendo áreas funcionais e níveis de gerenciamento e definindo uma nova dimensão chamada funcionalidades das redes de sensores sem fio. Esta organização tridimensional é importante na definição de serviços, funções e informação de gerenciamento assim como na proposição de soluçõesintegradas dE gerenciamento. Um dos principais objetivos da arquitetura MANNA é promover a produtividade dos recursos da rede e a qualidade dos serviços providos.

Ano

2019-08-11T17:07:41Z

Creators

Linnyer Beatrys Ruiz

Physicochemical characterization, the hirshfeld surface, and biological evaluation of two meloxicam compounding pharmacy samples

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Ano

2022-03-30T21:07:51Z

Creators

Luciana Flávia de Almeida Romani Maria Irene Yoshida Elionai Cassiana de Lima Gomes Renes de Resende Machado Felipe Fernandes Rodrigues Márcio de Matos Coelho Marcelo Antônio de Oliveira Maria Betânia de Freitas-Marques Rosane Aguiar da Silva San Gil Wagner da Nova Mussel

A atuação do conselho escolar na gestão democrática da escola

Este trabalho analisa a atuação do Conselho Escolar (ou Colegiado Escolar) na Gestão Pedagógica, o qual tem por finalidade atuar como mediador dos anseios da comunidade escolar. Os objetivos são abordar a atuação do Conselho Escolar na gestão democrática da escola, bem como verificar suas funções na gestão escolar e sugerir ações para promover a identificação das formas de participação da comunidade escolar, de forma que toda a comunidade escolar se sinta efetivamente um membro da gestão e que tem participação na sugestão de ideias e na tomada de decisões. É fundamental a sua atuação na gestão democrática participativa, pois trata-se de um órgão máximo da escola, com natureza consultiva e deliberativa sobre assuntos referentes à gestão administrativa, pedagógica e financeira, sendo necessária uma integração sólida com todos os segmentos escolares. Considerouse que a gestão escolar democrática demanda a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, que é representada pelo Colegiado Escolar, o qual é composto por pais, alunos, professores, direção, especialistas, funcionários da escola, e que devem ter voz ativa nas principais ações, projetos e atividades da escola. Portanto, o Colegiado Escolar é uma ferramenta fundamental para que a gestão democrática se efetive nas escolas brasileiras, o que requer a participação conjunta nas propostas e decisões da escola, com ação eficaz e respeito à comunidade escolar.

Ano

2019-08-13T20:40:03Z

Creators

Oneide Geralda Ferreira