Repositório RCAAP

Ciência na Televisão Pública: uma análise do telejornal Repórter Brasil

A televisão é considerada uma das mais importantes fontes de informações sobre ciência e tecnologia (C&T) para os cidadãos não especializados. Portanto, analisar como este meio de comunicação veicula questões científicas pode fornecer subsídios para compreender a consolidação da cultura científica. Neste artigo, analisamos ao longo de doze meses a cobertura de C&T no Repórter Brasil, telejornal veiculado pela TV Brasil, por meio de análise de conteúdo e de análise de enquadramentos midiáticos (frames). Foram identificadas 72 matérias de C&T, que ocuparam uma média de 3,8% do tempo diário. O telejornal valorizou a produção científica nacional –exibida em 88% das matérias. As principais áreas de conhecimento abordadas foram saúde e ciências sociais & humanidades. Cientistas, cidadãos e membros do governo foram as fontes mais usadas na construção das notícias. Destaca-se a presença de contextualização do tema abordado nas matérias e observa-se ênfase nas promessas da ciência. 

Ano

2014

Creators

Reznik, Gabriela Massarani, Luisa Ramalho, Marina Amorim, Luis

Clube de Ciências: condições de produção da pesquisa em educação científica no Brasil

Dentre os espaços de educação cientifica que a escola pode mobilizar destacamos os Clubes de Ciências. Objetivamos caracterizar as condições de produção científica brasileira em Ensino de Ciências sobre Clubes de Ciências. Para tal, foi realizado um estado da arte como procedimento metodológico. Foram selecionadas as seguintes fontes: Periódicos científicos na área de ensino de Ciências; Portais de periódicos; Atas dos ENPECs e Banco de Teses e Dissertações. As 40 pesquisas identificadas foram analisadas com um roteiro de observação. Os dados coletados foram organizados, considerando: a distribuição cronológica e a origem das pesquisas; as modalidades de investigação; os participantes investigados; os autores mais citados; os autores pesquisadores, as áreas da Ciência e os objetivos das pesquisas sobre Clube de Ciências. Concluímos que embora não exista uma organização de um coletivo de pesquisadores, existe uma expressiva produção acadêmica sobre Clubes de Ciências, com contribuições para a Educação Científica no Brasil. 

Ano

2014

Creators

de Prá, Grazieli Tomio, Daniela

Reformulações curriculares do Curso de Licenciatura em Química da UFRGS: influências, contextos e práticas

Neste trabalho visamos analisar as relações da dinâmica curricular, institucional e organizacional do Curso de Licenciatura em Química da UFRGS, para verificar a adequação da atual proposta curricular ao conjunto de princípios determinados nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Os dados foram trabalhados a partir de uma estrutura analítica integrada à luz das contribuições de Goodson (1997),Moreira (2005) e Apple (2006). Para tanto, realizamos a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso, um breve estudo histórico dos movimentos curriculares do Curso e das súmulas das disciplinas e aplicamos questionários com os docentes e licenciandos. Os resultados apontam que a atual matriz curricular manteve uma organização disciplinar, priorizando o trabalho dos conhecimentos acadêmicos, frente os demais que compõem o conhecimento profissional do docente de Química. Diante dos dados apurados, entendemos que as configurações curriculares analisadas expressaram relações diretas com a dinâmica organizacional e institucional que subjazem suas construções. 

Ano

2014

Creators

Passos, Camila Greff del Pino, José Claudio

O Conceito de Regulação no Contexto da Avaliação Escolar

O presente trabalho resulta de discussões teóricas realizadas no GEPEMA, Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Avaliação da Universidade Estadual de Londrina, acerca da temática regulação no contexto da avaliação escolar. Atrelado à ideia de avaliação formativa, discutimos o conceito de regulação como um dos papéis desempenhados pela atividade de avaliar no conjunto das atividades ditas de ensino. Numa busca de compreender e fundamentar as diferentes perspectivas presentes na literatura, buscamos estabelecer um diálogo entre dois teóricos da avaliação, Hadji e Barlow, apoiando-se também nos trabalhos de Allal e Santos, além de outros desenvolvidos no próprio GEPEMA. 

Ano

2014

Creators

Trevisan, André Luis Mendes, Marcele Tavares de Buriasco, Regina Luiza Corio

Windows 98

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Editorial

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A matemática como disciplina da academia de comércio de Santa Catarina

Este artigo objetiva caracterizar o ensino de matemática na Academia de Comércio de Santa Catarina, notadamente nas décadas de 1930 e 1940. É embasado na análise documental que reuniu fontes primárias como livros didáticos, listagens de pontos de prova, discriminações mensais de conteúdo e provas de alunos. Atende ao referencial teórico de Chervel (1990) que trata da abordagem histórica das disciplinas escolares. Os resultados indicam de que modo os elementos curriculares da matemática à época, determinados pela legislação específica – as finalidades de objetivo – foram absorvidos e veiculados no ensino de matemática, transformando-se em finalidades reais. Tal perspectiva de abordagem curricular permite identificar aspectos didático-pedagógicos que compõem a história dessa disciplina. 

Ano

2014

Creators

Faria, Juliano Espezim Soares dos Santos, Ademir Valdir Valle, Ione Ribeiro

O que sabemos sobre a pesquisa brasileira voltada à educação em museus de ciências?

Os últimos quarenta anos evidenciam grande crescimento da pesquisa em educação em ciências no Brasil (TEIXEIRA, 2008). Diante do volume de produção científica da área, são necessários estudos de caráter inventariante e descritivo, denominados pesquisas de estado da arte, ainda pouco encontrados na literatura científica brasileira, em especial no campo da educação em ciências. Nesse contexto, o objetivo principal da pesquisa que originou este artigo residiu na identificação e descrição das principais características e tendências das pesquisas brasileiras desenvolvidas em uma subárea da educação em ciências, a educação em museus de ciências. O estudo considerou trabalhos divulgados sob a forma de dissertações e teses no período de 1970 a 2010, analisando o quantitativo desta produção ao longo do tempo, sua procedência e seu conteúdo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, que realiza uma análise documental, caracterizando-se como estudo de revisão bibliográfica. Foram mapeados 153 trabalhos, defendidos predominantemente no eixo Rio-São Paulo, em sua maioria na última década, evidenciando que a área em questão caracteriza-se emergente no campo da educação em ciências. 

Ano

2014

Creators

Ovigli, Daniel Fernando Bovolenta Caluzi, João José

A perspectiva freireana na formação continuada de professores de física

Neste artigo analisam-se elementos da perspectiva freireana, sistematizada por meio dos três momentos pedagógicos (3MP), na produção de professores de Física da rede estadual de São Paulo. Tais produções, referentes às temáticas dos 3º e 4º bimestres das três séries do Ensino Médio, foram desenvolvidas em um curso de formação continuada oferecido pela Universidade Federal do ABC em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de Santo André. Na pesquisa foram consideradas as propostas de aulas elaboradas pelos professores ao longo dos encontros e suas considerações acerca dos3MP, expressas através de um questionário e de apresentações orais. A Análise Textual Discursiva foi utilizada para estudo do material coletado. Os resultados permitiram identificar alguns indícios de uma releitura da proposta curricular, a partir da vivência com a dinâmica dos 3MP, que podem influenciar as práticas de ensino dos participantes.

Ano

2014

Creators

Caramello, Giselle Watanabe Zanotello, Marcelo Pires, Marcelo Oliveira da Costa

A ciência reguladora e precaucionária na análise dos riscos tecnológicos

Este artigo discute a ciência reguladora e precaucionária à luz dos riscos tecnológicos, entendidos como resultado do desenvolvimento tecnocientífico na sociedade. Inicialmente é considerada a contextualização social da ciência e tecnologia e a caracterização da sociedade tecnocientífica. Segue-se a apreciação dos riscos tecnológicos para então expor o conceito de ciência reguladora, enfatizando sua contribuição na orientação das políticas de regulação em ciência e tecnologia. Evidenciado o princípioda precaução na essência da ciência precaucionária, destaca-se, finalmente, a contribuição da conjugação do modelo regulador e precaucionário para a análise e gestão dos riscos tecnológicos. Visando à área de educação o texto discute por fim os desafios da formação cidadã em C&T e os benefícios da admissão da temática nos currículos escolares

Ano

2014

Creators

de Jesus, Carlos Silva Böck, Bruno Stefoni Chrispino, Álvaro

Dificuldades na aprendizagem de frações: reflexões a partir de uma experiência utilizando testes adaptativos

O presente artigo apresenta as principais dificuldades de um grupo de alunos na resolução de testes adaptativos envolvendo o conteúdo de frações. O experimento foi realizado com 19 alunos, do 7º ano do Ensino Fundamental, com testes adaptativos implementados no Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA). Esta análise fez parte da pesquisa desenvolvida para a dissertação de mestrado, intitulada “Estudos de recuperação do conteúdo de frações com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação”. O objetivo desse artigo é identificaras principais dificuldades desses alunos com base na análise de dados realizada na pesquisa de mestrado. Os resultados apontam que os alunos apresentaram dificuldades nos testes envolvendo conceito, equivalência, simplificação e comparação de frações, e por outro lado tiveram um bom desempenho nos testes envolvendo as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão) com frações. 

Ano

2014

Creators

Monteiro, Alexandre Branco Groenwald, Claudia Lisete Oliveira

O bioma caatinga em livros didáticos de ciências nas escolas públicas do alto sertão sergipano

Os livros didáticos são ferramentas fundamentais no processo de ensino-aprendizagem na educação básica, sendo, portanto, importantes na construção de significados de crianças em idade escolar. Particularmente no ensino de ciências é importante que os conteúdos abordados nesses livros dialoguem com a realidade local, pois trata-se do meio em que vivem e interagem. Por este motivo, este trabalho investigou como os livros didáticos mais adotados por escolas públicas da rede estadual de Sergipe, localizadas na região semiárida do estado, retratam o bioma Caatinga, no qual estão inseridas. Observou-se que os livros didáticos analisados apresentavam informações erradas e desatualizadas, as quais destoavam das pesquisas científicas atuais, ressaltando a necessidade de atualização dos livros didáticos para subsidiar uma prática docente mais adequada e contextualizada. 

Ano

2014

Creators

Matos, Elaine Cristine do Amarante Landim, Myrna

Investigação temática no contexto do ensino de ciências: relações entre a Abordagem Temática Freireana e a práxis curricular via tema gerador

Investiga-se o processo de elaboração da temática “Consumo de Água na comunidade do Banco da Vitória”, tendo como referência relações teóricas estabelecidas por Torres (2010) entre as etapas da Abordagem Temática Freireana (DELIZOICOV, ANGOTTI e PERNAMBUCO, 2002) e da Práxis Curricular via Tema Gerador(SILVA, 2004). O estudo foi desenvolvido em uma escola pública de Ilhéus/BA, com uma equipe de três professores de Ciências em parceria com um grupo de estudos da Universidade Estadual de Santa Cruz. As reuniões foram gravadas em áudio e registradas em diários, sendo analisadas pela Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2007). Dentre os resultados, destacam-se as categorias: a) Aproximações iniciais com a comunidade local e escolar; b) Apresentação de possíveis situações-limites para a comunidade local; c) Legitimação da hipótese e d) Organização da programação curricular. Salienta-se que as discussões teóricas em torno do processo de investigação temática freireana não devem ser vistas como orientações estanques, mas sim, como um processo dinâmico que pode sofrer alterações, a depender do contexto e dos sujeitos envolvidos. 

Ano

2014

Creators

de Souza, Polliane Santos Bastos, Ana Paula Solino de Figueiredo, Priscila Silva Gehlen, Simoni Tormöhlen

A prática de ensino de matemática e o impacto de um novo campo de pesquisas: a educação matemática

O estudo analisa o impacto da Educação Matemática, enquanto campo de pesquisa, na formação de professores de matemática. A questão orientadora do estudo enuncia-se como: Em que medida o novo campo da Educação Matemática tem influenciado a formação de professores de matemática em termos das disciplinas dos cursos de Licenciatura em Matemática? Como resultado do estudo mostra-se que a disciplina Prática de Ensino sofreu impactos que promoveram grandes mudanças em sua estruturação, rumo à formação do educador matemático. 

Ano

2014

Creators

Valente, Wagner Rodrigues

Modelagem matemática & resolução de problemas, projetos e etnomatemática: pontos confluentes

Neste artigo apresentam-se os pontos confluentes entre as vertentes: Modelagem Matemática, Resolução de Problema, Projeto e Etnomatemática, como métodos de pesquisa e de ensino de matemática. Trata-se de uma pesquisa documental, pois as fontes são publicações de autores reconhecidos e referenciados em várias produções acadêmicas. A pesquisa mostrou que há elementos que ligam estruturalmente esses métodos, no ‘querer saber’ – método de pesquisa. Como a Educação deve promover conhecimento, instigar o ‘querer saber’, na disciplina de Matemática ou de Ciências, orienta-se a um desses métodos no ‘querer ensinar’, pois, em cada um deles, requer do estudante: conhecimento do tema relativo à situação-problema e do conteúdo (matemático ou ciências) que pode levar a solução; método nas fases a percorrer; instrumentos tecnológicos para dar suporte a solução dos dados; estética na expressão que permita a outrem compreender; e ética na comunicação das ideias resultantes. 

Ano

2014

Creators

Biembengut, Maria Salett

Formação inicial de professores de ciências: reflexões a partir das abordagens das estratégias de ensino e aprendizagem em um curso de licenciatura

Desenvolvemos um estudo de caso que teve como objetivo identificar e analisar como ocorre a abordagem de estratégias de ensino e aprendizagem em um curso de licenciatura em ciências e quais as possíveis influências dessa formação sobre a prática pedagógica dos educadores. A análise incidiu sobre documentos, questionários e entrevistas com docentes e discentes. Há reduzida diversidade de estratégias nas disciplinas de área específica, com predomínio de aulas expositivas e de laboratório, e os docentes parecem acreditar que, para lecionar, basta um bom preparo em termos de conteúdos específicos. Apesar das disciplinas pedagógicas explorarem práticas diversificadas, muitos licenciandos incorporam a visão acadêmica predominante no curso, repetindo o modelo dos professores que tiveram. Apontamos a necessidade de que a formação trabalhe tanto o domínio dos conteúdos específicos como das melhores formas de mediá-lo, formando um intelectual capaz de discutir e reelaborar suas ações educativas em uma perspectiva de transformação da realidade. 

Ano

2014

Creators

Viveiro, Alessandra Aparecida Campos, Luciana Maria Lunardi

Física

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Editorial

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Aprendizagem científica no facebook

Neste artigo apresentamos os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar o papel do Facebook na aprendizagem científica. Foram analisados os Diálogos de Aprendizagem Informal (DIAI) trocados no Facebook, entre quatro grupos de ensino médio e estudantes de graduação das instituições de ensino no estado do Paraná, ao longo de um período de dez meses no ano de 2012. Os dados foram analisados de acordo com os Focos da Aprendizagem Científica (FAC), assumidos como categorias a priori e indicadores de aprendizagem científica. Através deste estudo foi possível obter evidências de aprendizagem científica em conversas postadas pelos alunos neste cenário virtual. Este fato levou-nos a considerar que, para os grupos analisados o Facebook teve um papel importante no processo de aprendizagem, podendo ser utilizado como um recurso de ensino na promoção de uma maior participação e interação dos alunos e melhorar a relação dos mesmos com o conteúdo escolar. Em vários momentos os DIAIs contribuíram para a construção e desenvolvimento do conhecimento e o compartilhamento de informações relacionadas com os temas propostos em sala de aula.

Ano

2015

Creators

Pedro, Clelder Luiz Passos, Marinez Meneghello Arruda, Sergio de Mello

Atividade cooperativa no formato jigsaw: um estudo no ensino superior de química

Desde o início da década de 1970, a discussão a respeito das formas de organização e da efetividade das atividades didáticas pautadas nos princípios da aprendizagem cooperativa vem se destacando em vários países. No presente trabalho aplicamos uma atividade didática de caráter cooperativo (formato jigsaw), em disciplina de comunicação científica oferecida a graduandos em química, na qual investigamos a dinâmica das interações estabelecidas entre os alunos, dentro dos seus respectivos grupos, a partir da análise das seguintes dimensões: funções de fala, processamento cognitivo e processamento social. As dimensões analisadas sugerem que a atividade mostrou-se efetiva, no que diz respeito ao desenvolvimento de condições para a aprendizagem cooperativa com foco no desenvolvimento de habilidades sociais, sem, no entanto, comprometer o aprendizado de conteúdos da disciplina. As percepções dos alunos com relação à atividade indicaram a sua boa receptividade.

Ano

2015

Creators

Teodoro, Daniel Lino Cabral, Patrícia Fernanda de Oliveira Queiroz, Salete Linhares