Repositório RCAAP

Expediente

Dados casdastrais da Revista

PSICOLOGIA NA POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: AS POSSIBILIDADES DE UMA INTERFACE COM A EDUCAÇÃO?

O presente ensaio teórico tem por objetivo refletir sobre a inserção da Psicologia nos serviços e programas inseridos na atual Política Nacional de Assistência Social. De forma dialética, o trabalho discute as condições objetivas da questão social na sociedade brasileira, incluindo a apresentação das respostas do Estado a essa questão, especificamente na instituição da Política Nacional de Assistência Social; em contraponto, a reflexão acerca da Psicologia, como ciência e profissão, historicamente nas relações com essas questões. Conclui-se que, se, pela via da assistência, tem-se desvelado a possibilidade de que a ação do psicológo se complexifeque no sentido de uma proposta efetivamente integralizada, não se pode ignorar que a concretização desta proposta resvala na interface que já existe entre a Psicologia e a Educação.

Ano

2012

Creators

Janiake, Etienne Moreira, Ana Paula Gomes Guzzo, Raquel Souza Lobo

A RELAÇÃO MÃE-BEBÊ: UM VÍNCULO NECESSÁRIO

O estudo se propõe refletir sobre a relação mãe-bebê, caracterizando a importância da constituição desse vínculo para a díade, além de destacar como a primeira relação estabelecida pela criança repercute em seu desenvolvimento físico, afetivo e social. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada por meio de uma revisão bibliográfica fundamentada na abordagem psicanalítica. Os resultados indicam que o bebê nasce extremamente dependente da figura materna, ou de quem exerça essa função. O desenvolvimento da criança depende da relação estabelecida com o outro. Neste caso, a mãe parece estar mais habilitada para lhe auxiliar neste momento inicial, devido ao seu estado de preocupação primária tal como descreve Winnicott.

Ano

2012

Creators

Teixeira, Laisa Gonçalves Lemos, Moisés Fernandes

ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO NA CLÍNICA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Este relato de experiência teve por objetivo apresentar e discutir o trabalho de acolhimento psicológico implementado dentro de uma clínica-escola, e que era oferecido à comunidade aberta. Para tal, utilizou-se o referencial psicanalítico. A partir da revisão teórica, e das orientações nas supervisões, discutiu-se a proposta de atendimento e as implicações desta na vida dos usuários. No caso relatado, identificaram-se, através da fala da paciente, benefícios que esta prática trouxe em sua vida, e destacou-se a importância de se oferecer esse suporte à comunidade, assim como um tratamento prolongado em casos de maior agravamento.

Ano

2012

Creators

Prodócimo, Nayara Fileni Hueb, Martha Franco Diniz

VIGOTSKI E O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES

O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica a respeito das concepções do estudioso multidisciplinar Lev Semenovich Vigotski sobre o processo de desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Defendendo para os seres humanos a existência de dois tipos de funções: as psicológicas elementares e as psicológicas superiores, Vigotski irá argumentar que a espécie humana é essencialmente social, pois é apenas por meio das interações com os outros em atividades diárias que se desenvolve e humaniza. Neste sentido, este estudioso enfatiza a importância da intersubjetividade e do outro-social para o desenvolvimento humano. Vigotski define as funções psicológicas elementares como de caráter biológico; marcadas pelo imediatismo; determinadas pela estimulação ambiental e definidas por meio da percepção. Já as funções psicológicas superiores caracterizam-se pela mediação semiótica, isto é, pela presença de símbolos e signos, desta forma, são constituídas por meio das interações sócio culturais dos indivíduos da mesma espécie, principalmente aqueles mais experientes e capazes de sua cultura. Esta postulação redimensiona o papel das interações sociais, bem como o papel da escola, situando-a como um local privilegiado de aprendizagens, por isso mesmo promotor do desenvolvimento das funções psicológicas superiores.

ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE DO TRABALHADOR EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR

No Brasil, as ações voltadas paraa saúde do trabalhador vivem um momento de amadurecimento e difusão. O presente artigo tem como objetivo explorar a existência de políticas públicas voltadas à saúde do trabalhador em um município do interior de Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. Participaram da pesquisa o Secretário Municipal de Saúde, o Técnico de Segurança do Trabalho da Santa Casa Municipal e a Chefe do Setor de Apoio Administrativo do CEREST do estado. Para a coleta de dados utilizou-se roteiros de entrevistas semi-estruturadas.Constatou-se que no município investigado os Órgãos de Saúde transferem as responsabilidades que lhe são atribuídas e atuam de modo discreto, apenas na esfera de tratamento e reabilitação.

Ano

2012

Creators

Rovina, Danielle Grattão Oliveira, Marina Cardoso de Rossi, Rafael Silva

SOBRE O MÉTODO CLÍNICO FREUDIANO EM "A PSICOGÊNESE DE UM CASO DE HOMOSSEXUALISMO NUMA MULHER"

Este artigo tem por objetivo central discutir a respeito dos aspectos históricos do método clínico. Após breve apresentação do conceito ao longo da história, a autora discute o método freudiano da associação livre, cujo objetivo fundamental é buscar, com a ajuda do analisando, a (re)construção de sua própria história. A fim de ilustrar essa passagem, a autora apresenta alguns aspectos tratados por Freud no caso da jovem homossexual, de 1920.

BEHAVIORISMO RADICAL E REALISMO SERÃO MESMO INCOMPATÍVEIS? EXAMINANDO A VIABILIDADE DE UMA PROPOSTA REALISTA

Cultiva-se no behaviorismo radical, certa tendência em rejeitar o realismo em todas as suas variantes. Não obstante, o objetivo do presente trabalho é providenciar uma defesa à admissão de um realismo ontológico pelo behaviorismo radical. A argumentação se desdobrará em três momentos: 1) Expondo o fundamento do impasse entre behaviorismo radical e realismo com referência ao pragmatismo e ao dualismo; 2) dissuadindo a premissa de que realismo e pragmatismo são necessariamente autoexcludentes e; 3) defendendo a legitimidade de uma ontologia monista fisicalista para o behaviorismo radical, mostrando que o fisicalismo é em sua essência uma ontologia realista, sendo o dualismo (o mentalismo dualista) um apêndice descartável ao realismo.

Ano

2012

Creators

Escobar, Marcus Vinícius Matos Carvalho, Leonardo Lana de

A ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO HOSPITALAR COMO INSTRUMENTO DE HUMANIZAÇÃO NO PRONTO-SOCORRO

Este trabalho objetiva caracterizar a atuação dos profissionais psicólogos nos pronto-socorros, que juntamente com as equipes multiprofissionais propõem desenvolver suas atividades baseadas na Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão da Saúde (PNH) - a HumanizaSUS. Evidencia-se a descrição dos espaços dos pronto-socorros e seus serviços de urgência e emergência que demonstram necessidade em ser humanizados. Tal estudo foi desenvolvido por meio de um estudo exploratório, fundamentado em uma revisão bibliográfica determinada a partir de pesquisas em artigos científicos, livros, e bases de dados, escolhidos e selecionados diante da pretensão dos temas e autores. Considera-se relevante a atuação do psicólogo nos pronto-socorros por seus atendimentos e acompanhamentos dos pacientes, dos familiares e dos outros profissionais nos serviços de urgência e emergência.

Ano

2012

Creators

Meira, Fernanda Silva de Spadoni, Joel Marcos

FAMÍLIA E CONDUTA INFRACIONAL NA ADOLESCÊNCIA: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Este trabalho relata uma revisão sistemática com finalidade de identificar variáveis familiares que encontram-se associadas ao comportamento infracional na adolescência. A revisão foi realizada nas bases LILACS, SciELO, Isi Web, Medline e PsycInfo, utilizando-se descritores "família" e "delinquência juvenil". Foram selecionados artigos publicados entre 2000 e 2011. Após critérios de inclusão/exclusão foram recuperados 74 artigos, na íntegra e tiveram seu conteúdo sistematizado nas categorias: fatores de risco estáticos e dinâmicos e fatores de proteção. As seguintes características familiares foram destacadas: condições socioeconômicas desfavoráveis, exposição a modelos divergentes, vínculos enfraquecidos, práticas parentais inadequadas. Em contrapartida, os fatores protetivos indicam que, quanto maior a influência familiar positiva e proximidade no relacionamento entre os membros, menor a probabilidade do adolescente infracionar.

Ano

2012

Creators

Dib, Marina Azôr Bazon, Marina Rezende Silva, Jorge Luiz da

O BRINCAR COMO ATIVIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO INFANTIL

Trata-se de um ensaio teórico acerca das contribuições oferecidas pelas brincadeiras e jogos ao desenvolvimento e à educação infantil, na perspectiva da Teoria da Atividade de Leontiev. Para Leontiev o brincar é a atividade principal da criança na idade pré-escolar, sendo responsável pelas principais mudanças no seu desenvolvimento, pois ao brincar ou participar de jogos que envolvam outros sujeitos, a criança se vê frente a situações que exigem dela o uso da imaginação, de conhecimentos prévios, da elaboração de estratégias de solução de problemas, melhores formas de interação etc. Ao longo deste processo vão sendo desenvolvidas suas habilidades, capacidades cognitivas, emocionais e sociais. Deste modo, as aprendizagens escolares podem ser favorecidas e impulsionadas pela incorporação do brincar na educação infantil.

Ano

2012

Creators

Silva, Jorge Luiz da Oliveira, Wanderlei Abadio de

IDENTIDADE E SOBREVIVÊNCIA DO SUICÍDIO COM FOGO

O objetivo deste trabalho é a compreensão da identidade de sobreviventes à tentativa de suicídio com fogo durante o processo de internação e o atendimento ambulatorial. Os participantes da pesquisa foram dois sobreviventes à tentativa de suicídio com fogo que passaram pelo setor de queimados da UTQ da Santa Casa de Misericórdia de Limeira-SP. Foram utilizados: observação participativa, anotações em diário de campo e análise documental para a coleta de dados. Após a coleta os dados foram analisados segundo a teoria da identidade de Antônio da Costa Ciampa. Após a realização das análises concluiu-se que estudar o suicídio através dos discursos de sobreviventes é importante para a ciência psicológica e tem uma grande relevância social, possibilitando uma melhor e mais ampla compreensão da re-construção da identidade dos mesmos.

Ano

2012

Creators

Paulino-Pereira, Fernando César Valuta, Patrícia Martins Soares, Sandra Regina

ENFRENTANDO MUDANÇAS NO ENVELHECIMENTO: O MODELO DE SELEÇÃO, OTIMIZAÇÃO E COMPENSAÇÃO

A determinação de como o idoso é capaz de manejar os efeitos das desvantagens biológicas e sociais e manter satisfatória sua qualidade de vida, suas autoconcepções e seu ajustamento pessoal, é um aspecto crítico no estudo do envelhecimento. O Modelo de Otimização Seletiva com Compensação - SOC trabalha com a visão de que em todos os estágios do desenvolvimento humano os indivíduos são capazes de manejar suas vidas de maneira bem-sucedida. Neste artigo são revisados os elementos que compõe esse modelo e os estudos que analisam a relação entre eles e os processos de perdas associadas ao envelhecimento. Este modelo proporciona uma estrutura conceitual geral que auxilia o estudo das mudanças evolutivas e da resiliência ao longo do ciclo vital.

Ano

2012

Creators

Freire, Sueli Aparecida Resende, Marineia Crosara de Rabelo, Dóris Firmino

EXPEDIENTE

Dados cadastrais da Revista

SOBRE O DESEMPREGO: ELABORAÇÕES DISCURSIVAS NA CIDADE DE PARNAÍBA-PI

O desemprego é um dos principais problemas decorrentes das transformações econômicas e caracteriza-se como um fenômeno social desencadeador de alterações desta natureza. Suas consequências alcançam tanto o âmbito social como o âmbito individual. Diante desta realidade, o presente trabalho objetivou analisar os discursos construídos socialmente a respeito do desemprego na cidade de Parnaíba-PI. Para isto, contou-se com uma amostra composta por 50 desempregados, todos moradores da referida cidade. Como instrumento foi utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturada. Posteriormente os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011). Percebeu-se, por meio dos resultados, uma centralidade do trabalho em suas vidas. Os resultados refletiram ainda aspectos característicos do contexto no qual a pesquisa foi realizada.

Ano

2012

Creators

Amaral, Edna de Brito Belo, Raquel Pereira Lima, Teâgela Oliveira Araújo, Jessyca de Lacerda Estramiana, José Luis Álvaro

A ABORDAGEM DAS FAM͍LIAS NA PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA: PERCEPÇÕES DOS PROFISSIONAIS DO PAIF EM UBERABA/MG

Objetivou-se conhecer as percepções de profissionais do Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família (Paif) de Uberaba/MG sobre as famílias e seus impactos nas ações realizadas. Na coleta de dados desta pesquisa qualitativa, 21 profissionais responderam a questionários e entrevistas. Evidenciou-se a centralidade da abordagem da família na política de assistência social e uma tensão ideopolítica nas percepções dos profissionais, expressa, sobretudo, nas menções ao Programa Bolsa Família. Carente, desestruturada e vulnerável foram expressões utilizadas na definição das famílias. Tais percepções apontam as influências do modelo nuclear na concepção dos profissionais e indicam a importância de se ampliar o foco da leitura de realidade, que impacta na construção de práticas contextuais direcionadas ao empoderamento e à emancipação das famílias.

Ano

2012

Creators

Oliveira, Wanderlei Abadio de Arantes, Mariana Furtado Querino, Rosimár Alves

A INDISCIPLINA NA VISÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MINAS GERAIS

Este artigo refere-se a uma pesquisa sobre indisciplina realizada em uma escola pública de Minas Gerais. O estudo, de caráter qualitativo, foi realizado com dez professores do Ensino Fundamental, por meio de entrevistas semi-estruturadas, com o objetivo de investigar a visão dos docentes sobre a indisciplina, sua existência, a influência da sociedade e da escola, bem como as medidas que estas, juntamente com o setor psicopedagógico, têm tomado e poderiam tomar frente a tal situação. Os resultados mostraram que os entrevistados identificaram a existência de indisciplina por parte de alunos na perspectiva docente; porém, cada professor a percebeu de maneiras e intensidades diferenciadas. Verificou-se ainda que os educadores responsabilizam os estudantes e seus familiares por comportamentos considerados inadequados, desconsiderando a multiplicidade de fatores que envolvem a questão. Diante disso, torna-se essencial a intervenção dos psicólogos no contexto escolar, visando romper com os estereótipos e com as atribuições unilaterais sobre a indisciplina, buscando sempre compreendê-la, entendendo seu significado, analisando sua intensidade e importância no processo educativo.

Ano

2012

Creators

Cury, Daniel Gonçalves Sousa, Alline Alves de Silva, Silvia Maria Cintra da Castro, Liliane Ochoa de

O SUJEITO INCESTUOSO E O TEMPO PÓS-MODERNO

O trabalho apresenta o recorte teórico de uma pesquisa realizada junto a sujeitos acusados de violentarem sexualmente suas filhas e enteadas. A violência sexual infantil vem sendo cada vez mais denunciada e, no universo dessa configuração, o incesto toma evidência. O encarceramento dos sujeitos incestuosos não constitui intervenção que abarque a complexidade do problema, sendo fundamental que se explorem as estratégias vinculativas e o contexto sócio-histórico-cultural em que essas relações acontecem na pós-modernidade. Submersos na ordem do gozo imperativo, os limites e os interditos se enfraquecem e desfalecem junto às organizações afetivas ensaiadas, denotando a frágil montagem do pacto denegativo. Os sujeitos incestuosos revelam-se como porta-vozes dessa que é apontada como uma inclinação pós-moderna, a volatilidade dos vínculos intersubjetivos.

Ano

2012

Creators

Marquez, Carolina Moreira Neves, Anamaria Silva

REFLEXÕES ACERCA DA CONSTRUÇÃO DE BALZAC E DO VALOR D'A COMÉDIA HUMANA PARA AS CIÊNCIAS HUMANAS

Neste artigo analisaremos como se deu a construção do nome Honoré de Balzac e qual o valor d‟A Comédia Humana para as ciências humanas, especialmente para a psicologia e para a psicanálise. Constatamos que Balzac tem uma identidade construída à duras penas, decorrente de um incansável e imenso trabalho, mas que o permitiu construir uma sociedade inteira, descrita nos mínimos detalhes, complexa, ambígua, cheia de vícios e virtudes. Uma obra inacabada, mas em pleno movimento, tal qual a história da nossa sociedade. Balzac faz na sua „Comédia‟, vários tipos de análises: histórica, filosófica, sociológica, psicológica e política.

Ano

2012

Creators

Mendes, Elzilaine Domingues

ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO, SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR SUBJETIVO EM ADULTOS COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

Este trabalho, realizado com pacientes cardiopatas, objetivou investigar a saúde mental; identificar as estratégias de enfrentamento utilizadas; verificar o bem-estar subjetivo e analisar a correlação entre as variáveis psicológicas. Participaram 30 adultos, com idade média de 61 anos (DP±10,25). Os resultados indicaram que a estratégia de enfrentamento mais utilizada foi a focalizada no problema, seguida pela estratégia baseada em práticas religiosas e pensamentos fantasiosos e busca de suporte social. Os participantes apresentam saúde mental positiva e bem-estar subjetivo positivo.

Ano

2012

Creators

Resende, Marineia Crosara de Rezende, Gabriela Teixeira de Silveira, Rosângela Caratta M. Portella