Repositório RCAAP
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO EM PARNAÃBA-PI: VISÃO DE GESTORES E ESTUDANTES DE PSICOLOGIA
O presente trabalho objetivou verificar a representação construída por estudantes de psicologia e gestores organizacionais acerca da atividade do Psicólogo Organizacional e do Trabalho. Para tanto, realizou-se uma entrevista semi-estruturada com 15 gestores e 15 estudantes. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo temático (Bardin, 2011). Os resultados encontrados sugerem que há um conhecimento restrito sobre a atuação do psicólogo organizacional e do trabalho por parte dos gestores (estes associam os trabalhos desenvolvidos à atividades sobre qualidade de vida e bem-estar no trabalho), enquanto que para os estudantes as ações nesse campo da psicologia relacionam-se à execução de técnicas como seleção, recrutamento e treinamento. Tais resultados são reveladores do contexto estudado.
2013
Lopes, Pâmella Oliveira Belo, Raquel Pereira
RELAÇÃO DA PERCEPÇÃO DA SAÚDE ORGANIZACIONAL E A CULTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO DE CASO
O tema saúde organizacional e cultura organizacional tem interessado pesquisadores por influenciar diretamente no comportamento das organizações. Trabalha-se neste artigo um levantamento e análise da percepção da saúde organizacional, onde busca-se entender a Integração de Pessoas e Equipes, Flexibilidade e adaptabilidade a demandas externas e também, a cultura organizacional de uma Instituição de Ensino Superior Pública Federal. O procedimento para esse estudo envolveu conhecimento da literatura, treinamento e aplicação de questionários. Foi possível verificar, nas tendências da Cultura e Saúde Organizacional, fatores que auxiliavam na avaliação da percepção de características. Dessa forma, percebeu-se alguns pontos que caracterizam a instituição de ensino e também sugestões de possíveis análises que podem contribuir para uma afirmação mais confiável e definição de conceitos.
2013
Santos, Lucas Silva dos Vasconcelos-Silva, André
EXPEDIENTE
Dados cadastrais e de referência da Revista Perspectivas em Psicologia
2013
Editorial, Conselho
A INFLUÊNCIA DA RELIGIÃO CRISTÃ NA FORMAÇÃO DE POSICIONAMENTOS REFERENTES À HOMOSSEXUALIDADE
É comum observar-se nos dias de hoje, discussões a respeito da homossexualidade; alguns acreditam ser errada a orientação da sexualidade ao relacionamento com indivíduos do mesmo sexo enquanto outros defendem que as pessoas nascem com tal orientação e não existem alternativas para modificá-la; além disso, alguns acreditam que esta "forma de viver" pode mudar a qualquer momento, bastando que o indivíduo decida-se pela mudança. Dentre tantas idéias, é difícil chegar a um consenso entre as pessoas no que se refere à homossexualidade. As religiões apresentam também diversas idéias e opiniões a respeito deste assunto; algumas se mostram tranqüilas, não tratando este modo de viver como algo que diferencie o indivíduo do restante do grupo, como por exemplo, o candomblé. No trabalho em questão, analisamos a visão de três religiões cristãs, a católica, a evangélica e a espírita, observando se há ou não tratamento diferenciado para pessoas homossexuais, se há manifestação de preconceito e discriminação, tanto por parte da doutrina, quanto por parte dos líderes e membros. Como resultados, foi possível perceber que as religiões em questão consideram a homossexualidade como algo que contraria a criação de Deus, embora nem todas as pessoas que responderam à pesquisa demonstraram preconceito ou acreditam no que prega sua religião. Observou-se que a maioria das pessoas freqüentes em suas religiões apresentou concordância de opinião com os seus princípios, ao contrário daqueles que não freqüentam; observou-se também que todos os entrevistados acreditam existirem homossexuais escondidos em suas religiões, devido à diferenciação com que podem ser tratados, caso se revelem como tal. Tais resultados demonstram a influência da religião cristã na forma de pensar a homossexualidade e como os homossexuais são vistos pelas religiões pesquisadas.
2013
Cury, Daniel Gonçalves Sousa, Alline Alves de Vasconcelos, Andréia Camargo Okubo, Renata Yumi Fernandes, Patrícia Duarte
CONCEPÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS
O curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás Campus Catalão (CAC/UFG) foi criado mediante ao processo de expansão das universidades públicas nacionais. Objetivando contextualizar esse processo de implantação, foi realizada uma pesquisa participante, com abordagem qualitativa, por meio do discurso de 9 gestores do CAC/UFG e atas das reuniões do Conselho Diretor. Dados analisados pela técnica de análise de conteúdo, modalidade temática, emergindo três categorias 'Ponderando a criação e implantação do Curso de Enfermagem; 'Determinantes para a escolha e implantação do Curso de Enfermagem ' e 'Concepção dos gestores sobre a Enfermagem'. A criação do Curso de Enfermagem faz parte do processo histórico do ensino publico superior, mantendo desafios para sua consolidação diante dos limites que o programa apresenta.
2013
Paula, Núbia Inocêncio de Lucchese, Roselma Vera, Ivania Fernandes, Carla Natalina da Silva Fernandes, Inaína Lara
A FUNÇÃO TERAPÊUTICA DOS CONTOS DE FADAS: SENTIMENTOS E CONFLITOS HUMANOS
O presente artigo tem por objeto os contos de fadas como documentos históricos que se perpetuaram ao longo dos séculos em função de seus conteúdos essenciais sobre a condição humana. O estudo visa compreender como tais narrativas expressam sentimentos, conflitos e simbolizam fantasias universalmente conhecidas, assim como pesquisar junto a autores dedicados a esse tema, sobre o potencial terapêutico dos contos de fadas, a partir do referencial teórico psicanalítico. Sendo assim, o método utilizado foi a pesquisa bibliográfica. O trabalho, além de ter viabilizado uma visita a psicanalistas de importante contribuição ao meio acadêmico e clínico, reafirma sob múltiplos olhares, que os símbolos presentes nos contos de fadas possibilitam o acesso ao inconsciente infantil, valioso recurso terapêutico para a abordagem dos conflitos.
2013
Pereira, Veruska Oliveira Bonete Lemos, Moisés Fernandes
PERCEPÇÃO DO PACIENTE ONCOLÓGICO COM LEUCEMIA MIELOIDE CRÔNICA SOBRE A DINÂMICA FAMILIAR
O estudo objetivou descrever a dinâmica relacional familiar e como esta pode ter contribuído para o adoecimento do indivíduo com Leucemia Mieloide Crônica (LMC), assim como, a ocorrência de mudanças após o diagnóstico e o enfrentamento da doença. Foram entrevistados dezoito pacientes em quimioterapia oral para LMC, de ambos os sexos, sendo que os dados foram analisados quantitativa e qualitativamente, com base na análise de conteúdo de Bardin. Identificou-se relação entre a dinâmica familiar e o processo saúde-doença e o relato de vivências significativas, principalmente no ambiente familiar, no momento, ou antes, do diagnóstico. Tal diagnóstico provocou mudanças tanto na família como nos pacientes. O estudo permitiu identificar vivências, emoções e significados a partir da percepção do paciente oncológico.
2012
Panissi, Kamila Costa Chapadeiro, Cibele Alves Oliveira, Leonardo Rodrigues de
TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÃTICO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Estudos sobre diagnóstico e tratamento do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) em Psicologia Clínica, aliados com outras áreas de conhecimento são uma necessidade para a atuação do psicólogo. Este estudo objetiva conhecer aspectos do TEPT, por meio da literatura brasileira, mais especificamente: tipos de pesquisa; revistas que publicam; instrumentos utilizados no diagnóstico; formas de tratamento presentes nas abordagens psicoterápicas e nos tipos de medicamentos utilizados. Para tanto, foi feito um estudo bibliométrico na base de dados SCIELO. Aponta-se a necessidade de ampliar as bases de dados e mapear os grupos de pesquisa que estudam o tema para subsidiar a prática profissional do psicólogo e sua relação com áreas afins, como a Psiquiatria, onde se concentram a maior parte dos estudos.
2013
Reis, Briana Manzan Motoki, Aline Stéfani Boaventura Silva Neto, Walter Mariano de Faria
IMPLANTAÇÃO DE UM SERVIÇO-ESCOLA DE PSICOLOGIA NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO: USUÁRIOS E ATENDIMENTOS
Este estudo retrospectivo documental, de consulta a prontuários, objetivou caracterizar a clientela que buscou atendimento psicológico num Serviço de Psicologia Aplicada de universidade pública federal, em município de interior, situado no sudoeste goiano. O período temporal analisado considerou os dois anos iniciais de funcionamento, entre agosto de 2010 e junho de 2012. Dos 72 usuários inscritos, 93,1% tiveram atendimento efetivado. Com relação à escolaridade, notou-se que 45,7% dos usuários tinham o ensino fundamental incompleto. A faixa etária entre 7 e 12 anos concentrou a maior procura; agressividade foi a queixa mais frequente. A triagem foi o tipo de intervenção mais frequente (48,6%), seguida de psicoterapias breves (18,0%). Esse tipo estudo pode qualificar o serviço e adequá-lo às necessidades dos usuários.
2013
Santeiro, Tales Vilela Rocha, Gláucia Mitsuko Ataka da Araújo, Débora Sarmiento Alves de
AÇÕES DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM ATENDIMENTO À INCLUSÃO EDUCACIONAL: VISÃO DOS EDUCADORES
No Brasil, a permanência dos alunos com deficiência na sala regular aparece a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O estudo objetivou identificar ações desenvolvidas pelas escolas públicas de Uberaba/MG em atendimento à demanda de inclusão educacional, na visão dos educadores. Foi realizado análise de conteúdo de cinco entrevistas de professores de ensino fundamental de escolas públicas. Identificou-se três categorias a partir das falas dos professores, sendo elas: Despreparo para a inclusão; Abertura para inclusão; Assistência aos professores. As escolas e os professores muitas vezes não estão preparados para o processo inclusivo e os profissionais sabem disso; mas eles utilizam de diversos recursos, sendo que alguns são criados por eles para conseguir atender os alunos inclusos.
2013
Silva, Débora Prado da Sivieri-Pereira, Helena de Ornellas
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E CONSCIÊNCIA CORPORAL NO MOVIMENTO DA DANÇA CONTEMPORÂNEA
A identidade psicossocial enquanto singularidade visível se expressa através do esquema, expressão e consciência corporais. O objetivo da presente pesquisa é investigar as representações sociais de corpo, bem como o processo de construção da consciência corporal, por meio do movimento de bailarinos semiprofissionais. Tal estudo possui como referência o método de análise das representações sociais proposto por Moscovici, Jodelet e colaboradores. Para o desenvolvimento desta pesquisa foram selecionados 8 (oito) bailarinos de uma Companhia Experimental de Dança Contemporânea; a coleta de dados foi realizada através de observação participante e também de entrevistas semiestruturadas, as quais possuíam um roteiro temático. No que concerne aos resultados, pode-se afirmar que a representação da dança contemporânea se fez através da ancoragem na dança de rua, no hip-hop, nas práticas esportivas e em outros elementos culturais. A utilização de termos técnicos ligados à prática e ao universo da dança, tais como: flexibilidade, elasticidade, alongamento e sincronia, indicam que o corpo tende a ser significado como elemento expressivo e estético, configurando-se uma consciência ativa e crítica do esquema corporal.
2013
Oliveira, Camilla Monti Oliveira, Ricardo Gonçalves Vaz de Kodato, Sérgio
TRADERS DE EXPORTAÇÃO: STRESS E FONTES ESTRESSORAS
A presente pesquisa visou identificar as possíveis fontes estressoras em traders de exportação, verificando a presença de stress a partir da autopercepção do profissional. Analisou-se 22 profissionais, sendo 11 homens e 11 mulheres, com idade variando de 26 a 69 anos (Média = 38,9 anos para mulheres e de 40 anos para os homens), da região metropolitana de Porto Alegre, do Vale do Rio dos Sinos e da Serra Gaúcha do estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada via e-mail, tendo como instrumento um questionário elaborado especificamente para esta pesquisa. Os resultados demonstraram que 23% da amostra consideram-se estressados e 77% não se consideram estressados. Sobre considerar a profissão estressante, 72% dos participantes a consideram, 23% alegam não ser estressante e 5% participantes não especificaram. O principal benefício da profissão de trader de exportação foi de conhecer diferentes países, novos lugares e culturas, ampliar a rede de comunicação e interagir com pessoas de diferentes países de acordo com 95,5% dos participantes. Dentre os principais prejuízos encontram-se viagens longas e frequentes, permanência em aeroportos, distância da família e do trabalho, relatados por 54% da amostra. Conclui-se que apesar da profissão de trader de exportação ser uma profissão de muitas exigências, a maioria dos profissionais lida de forma positiva com as demandas, o que pode ser explicado pelo aspecto positivo do stress. Contudo, recomenda-se que os estudos com essa categoria devem sejam aprofundados, uma vez que há poucos estudos nessa área.
2013
Spadari, Gabriela Fabro Guimarães, Claudiane Aparecida
ANÁLISE DOS MATERIAIS EDUCATIVOS SOBRE DIABETES PARA CRIANÇAS
A diabetes é uma doença metabólica cuja principal característica é o aumento de glicose no sangue. Em virtude das necessidades, inúmeras estratégias têm sido adotadas para aumentar a emissão de comportamentos relacionados ao tratamento médico, tais como o uso de materiais informativos. O objetivo do presente estudo foi quantificar e avaliar os materiais educativos/ informativos direcionados para crianças com diabetes. Foi realizado um estudo bibliométrico e os temas dos materiais educativos/ informativos foram classificados em diferentes. Foram recuperados 30 materiais educativos/ informativos. Dentre os principais resultados, destacam-se a dificuldade de acesso e problemas relacionados à linguagem e a adequação do material para o público-alvo. Além disso, observou-se manuais tratam questões psicológicas e comportamentais.
2014
Gonçalves, Valquíria Maria Pacífico, Cibely Francine Teixeira, Priscilla Gonçalves Nagami, Vivian Zazula, Robson Gon, Márcia Cristina Caserta
O BRINCAR E O NARRAR: OFERTA DE ESPAÇOS POTENCIAIS EM UM MUNDO ACELERADO
O presente trabalho aborda os fenômenos transicionais, de onde germina o brincar, teoria elaborada por D. W. Winnicott. Trata-se de pesquisa de natureza teórica e bibliográfica, realizada em periódicos, livros, teses e dissertações referentes aos últimos cinco anos (2009-2014). Pretende-se refletir sobre as possíveis relações entre o contexto sócio-histórico da atualidade, (influenciado pela aceleração tecnológica e a temporalidade veloz) e o brincar. A partir das leituras realizadas, verificamos que há um recuo de espaços potenciais, do brincar e da narrativa no âmbito da infância, na atualidade. Argumentamos que o trabalho da psicoterapia, aliado ao uso de histórias na clínica, facilitam o surgimento dos fenômenos transicionais, espaço-tempo do brincar.
2014
Souza, Jeane Oliveira de Assis, Maria de Fátima Pessoa de
PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO DAS ATIVIDADES GESTORAS NO INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO - CAMPUS PARACATU: UM ESTUDO DE CASO
As práticas de comunicação das atividades gestoras dentro de uma instituição de ensino são de extrema importância para se medir o sucesso de tal instituição. Nesse sentido, foi realizado um estudo sobrea percepção da importância do uso das práticas de comunicação pelos gestores e como tais práticas impactam na gestão da organização. Participaram deste estudo 22 servidores federais que ocupam cargos de direção e coordenação responsáveis pela gestão da organização, sendo 03 diretorese 19 coordenadores. Ressalta-seaimportância da eficiência e a eficácia nos processos de comunicação com destaque namelhoria nas relações pessoais dos gestores, culminandoem uma cultura organizacional forte. Foi também constatada a deficiência do processo comunicativo e a necessidade de intervenções pontuais.
2014
Silva, Gustavo Alexandre de Oliveira Andrade, Márcio Silva Vasconcelos-Silva, André
A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL SOBRE OS NÃVEIS DE ESTRESSE LABORAL DOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM
Este estudo foi realizado em uma instituição hospitalar de caráter público, de médio porte, localizada na cidade de Parnaíba - PI, objetivando analisar a influência da cultura organizacional sobre os níveis de estresse dos técnicos em enfermagem do referido hospital. A metodologia adotada foi a pesquisa quantitativa. Os dados foram coletados utilizando-se dois instrumentos, sendo eles: Escala de Estresse no Trabalho - EET e o Instrumento Brasileiro para a Análise da Cultura Organizacional - IBACO. Para a análise utilizou-se o pacote estatístico SPSS 18.0 para os cálculos relacionados às estatísticas descritivas, as correlações de Pearson e Regressão. Por meio dos dados coletados concluiu-se que os sujeitos não percebem satisfatoriamente as demandas no âmbito do trabalho, apresentando níveis significativos de estresse laboral. Os valores e as práticas da organização pouco são percebidos e que a relação entre Cultura Organizacional e Estresse Ocupacional é fraca e abaixo de uma relação significativa.
2014
Feitosa, Caroline Mauriz de Moura Costa Belo, Raquel Pereira Silva, Carla Fernanda de Lima Santiago da
SUPORTE SOCIAL E DEPRESSÃO EM IDOSOS COM DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA
Este estudo investigou o nível de depressão, o suporte social percebido e a correlação entre essas variáveis em idosos com doença arterial coronariana hospitalizados. Participaram 30 idosos (idade média= 68,91; DP=6.77) com doença arterial coronariana internados num hospital escola. Responderam em entrevista aos instrumentos: a) Ficha de informações sócio-demográficas, b) Escala de percepção de suporte social, c) Escala geriátrica de depressão. Resultados: A análise de dados indicou a ausência de depressão em 76,67% dos indivíduos. Os participantes relataram perceber Suporte social (media 3,78; DP=0,35) nos aspectos: suporte emocional (média 3,75; DP=0,63) e prático (média 3,79; DP=0,31). A partir do teste de Sperarman, encontrou-se correlação significativa entre suporte social e depressão (r=-0,47), quanto maior o suporte social menor depressão. O contato social parece ser um fator protetor para o desenvolvimento da depressão, já que as pessoas que têm maior contato social apresentam melhor qualidade de vida.
2014
Pereira, Ivonete Aparecida Resende, Marineia Crosara de
TEORIA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Este trabalho tem como objetivo principal conhecer e compreender as implicações e elementos da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, e suas contribuições para a aprendizagem Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental, a compreensão sobre aspectos da prática pedagógica e a melhoria no processo de ensino e aprendizagem . A metodologia de pesquisa utilizada foi a bibliográfica, com estudo de obras de autores nacionais e internacionais, tais como: Moreira e Masini (2006), Ausubel (1973), Ausubel, Novak e Hanesian (1980), entre outros, que contribuem para as reflexões relacionadas ao ensino e à Aprendizagem Significativa da Matemática. Concluímos que o estudo é importante no âmbito educacional, abordando a aquisição de novos significados pelo aluno, bem como fatores e condições necessárias para que ocorra aprendizagem.
2014
Santos, Anderson Oramisio Oliveira, Guilherme Saramago
ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DOS ESTUDOS SOBRE ROTATIVIDADE DE PESSOAL
Esse é um estudo bibliométrico que visa mensurar a quantidade de artigos e teses, autores, focos, categorias, tipo de abordagens de pesquisas utilizadas, sobre a rotatividade de pessoal. A bibliometria é utilizada para se obter e quantificar estatisticamente determinados dados, analisando-os através do seu cruzamento para obter resultados pertinentes ao estudo. Apresentam-se conceitos da bibliometria, incluindo a sua utilidade como ferramenta estatística para o tratamento técnico e a gestão da informação e do conhecimento. Os dados foram coletados através do site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e os resultados exibem que a rotatividade nas organizações não apresenta diversidade de temas correlacionados ou convergências, mas é possível identificar dois eixos sobre tendências de estudos: um no comportamento do indivíduo e um estruturado no comportamento do mercado e da organização.
2014
Queija, Camilla Carneiro Silva Vasconcelos-Silva, André