Repositório RCAAP
ENSINO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO: AUTO-RELATO DE PARTICIPAÇÃO EM CURSO E MONITORIA
Este trabalho discute as contribuições e aplicabilidades do Sistema Personalizado de Ensino (PSI). Contrastaram-se duas experiências: um curso que fez uso do PSI; monitoria em disciplina que fez uso parcial do PSI. Observou-se que para os critérios "objetivos pré-estabelecidos" e "curso em unidades de grau crescente de dificuldade", não houve diferença entre as experiências. Para "proficiência", "ritmo próprio do aluno" e "ênfase na escrita", a experiência do PSI foi superior. Já para "feedback imediato" e "uso de monitores", o PSI demonstrou-se superior embora a adequação no uso parcial do PSI pareça possível. Discute-se que a utilização integral do PSI esbarra em metacontingências cerimoniais, e que uma mudança na concepção ensino/aprendizagem precisa acontecer para que o PSI seja plenamente utilizado.
2012
Bueno-Rezende, Maxsuel Bravin, André Amaral
ANÁLISE DE FATORES ESTRESSORES PERCEBIDOS POR POLICIAIS MILITARES DA ÁREA ADMINISTRATIVA
Este trabalho analisa a percepção que policiais militares da área administrativa de um Batalhão da Polícia Militar (BPM) do interior do estado de Minas Gerais possuem sobre os fatores estressores relacionados ao trabalho. Participaram47 policiais militares. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionário sociodemográfico; escala de estresse no trabalho (EET) e uma questão aberta relacionada à percepção que os policiais militares tinham dos fatores estressores no trabalho.De modo geral, os policiais militares apresentaram baixa percepção de fatores estressores eforam estabelecidas quatro categorias relacionadas à percepção de fatores estressores no ambiente de trabalho: sobrecarga de trabalho, serviço extraordinário, características ou vivências pessoais e reconhecimento profissional/relacionamento interpessoal.
2012
Xavier, Bruno Luiz Miranda, Raquel Ferreira
SAÚDE MENTAL NO TRABALHO DE EMPRESÃRIOS JUNIORES
As Empresas Juniores estão em expansão, existindo hoje cerca de 600 delas no Brasil, com 15.000 empresários juniores. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, se propôs a estudar como estes estudantes/profissionais lidam com as pressões advindas do acúmulo de atividades da Empresa Júnior e da universidade, analisando as respectivas vivências de prazer e sofrimento. Os sujeitos de pesquisa, cinco empresários juniores da Universidade Federal de Goiás, responderam a uma entrevista semiestruturada, que foram submetidas à análise de conteúdo. A maioria dos sujeitos apresentava algum tipo de adoecimento, provavelmente ligado ao acúmulo de atividades. Mas, em geral, o trabalho na Empresa Júnior é prazeroso em função dos fatores: reconhecimento entre pares e cooperação, possibilidade de criação e flexibilidade na organização do trabalho.
2012
Amaral, Graziele Alves Borges, Karen Machado Vieira, Douglas
A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM E DO TREINAMENTO PARA A REDUÇÃO DOS ACIDENTES DE TRABALHO
A aprendizagem que se dá através de treinamentos técnicos e comportamentais visa possibilitar posturas e práticas seguras e o desenvolvimento de uma consciência de segurança, e redução dos casos de acidentes e doenças ocupacionais. E, através do desenvolvimento de habilidades para a realização das atividades de maneira mais segura, aumenta-se a percepção dos trabalhadores sobre os riscos existentes no ambiente de trabalho, sendo uma das consequências positivas para a instituição e para o governo, a redução do ônus trabalhista e previdenciário, decorrentes dos acidentes de trabalho. Em muitas organizações ocorrem o desenvolvimento de programas de capacitação periódicos, através da interação entre os departamentos de recursos humanos, segurança, saúde e meio ambiente. Existem mais abrangentes do que a própria legislação, específicos aos perigos e riscos das atividades, o que acontece é basicamente o atendimento a questões legais, quando ocorre, sem se preocupar com a qualidade destes treinamentos, adequação do conteúdo e a proficiência dos profissionais que ministram o treinamento.
2012
Oliveira, Larissa Teixeira de Araújo, Lucas Samuel Reus Teixeira, Carolina Lílian Vasconcelos
A DIMENSÃO PSIQUÃCA DA DEPRESSÃO: UMA LEITURA PSICANALÃTICA
O presente trabalho tem como objetivo compreender a dimensão psíquica da depressão a partir de uma leitura psicanalítica, em vista de suas contribuições para a clínica da depressão. A pesquisa realizada caracterizou-se como um estudo de caso, tendo sido escolhidos para análise dois casos de pacientes atendidos no CEAPSI (Centro de Estudos Aplicados em Psicologia), durante o ano de 2013. O material trabalhado consistiu da análise relatos das participantes colhidos durante as sessões. A partir do suporte teórico, que viabilizou a interlocução com a prática clínica, foi possível perceber que a clínica de base psicanalítica, por meio da sua técnica, contribui para que o ser humano deprimido desenvolva condições e estratégias de implicação na própria vida e, desse modo, se coloca na contramão da medicação excessiva e indiscriminada que tira o sujeito do sintoma, mas não possibilita que atinja suas questões.
2012
Carvalho, Joseana Pereira Lemos, Moisés Fernandes
POLÍTICA DE AGRUPAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?
Esta pesquisa teve como objetivo perceber o que dizem educadores sobre a política de agrupamento na Educação Infantil. As políticas educacionais se modificam para o atendimento de uma agenda neoliberal da qual não participam aqueles que cotidianamente trabalham nas escolas. Desta forma as mudanças são operadas sem que seja possível ouví-los. Por isso, conduzimos um processo de escuta e discussões sobre as políticas de agrupamento nas salas de aula de uma escola de Educação Infantil. Utilizamos, como fontes de informação, 95 diários de campo, escritos pelas pesquisadoras cujo conteúdo enfatizava a política de agrupamento. Os diários foram analisados e os resultados apontaram algumas críticas direcionadas à dificuldade do professor em realizar atividades com as crianças em decorrência da pouca formação para lidar com esta nova proposta e sobre o impacto desta política no desenvolvimento das crianças.
2013
Mezzalira, Adinete Sousa da Costa Moreira, Ana Paula Gomes Guzzo, Raquel Souza Lobo
SAÚDE MENTAL E TRABALHO: REVISÃO BIBLIOMÉTRICA NA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
É importante entender as relações entre trabalhador-trabalho-saúde mental em todas as suas interfaces, buscando compreender determinações, consequências, correlações para que as condições mentais dos trabalhadores sejam preservadas. Objetivo foi investigar aspectos que caracterizam os pesquisadores e modo que o tema saúde mental é abordado nas publicações científicas na ANPAD. Metodologia utilizada foi um estudo bibliométrico no banco de dados da ANPAD a partir do descritor saúde mental e das publicações que ocorreram de 2003 a 2013. Os resultados obtidos sinalizaram para a presença de16 artigos que atenderam aos critérios da pesquisa. Foram encontrados no site da ANPAD, 11 artigos publicados no (SPELL) Scientific Periodicals Eletronic Library, 1 artigo na (RAC) Revista de Administração Contemporânea e 4 artigos no Evento EnANPAD.
2013
Guimarães, Carolina de Fátima Fernandes, Inaína Lara Santos, Keila Marine Pedrosa dos Vasconcelos-Silva, André
DESIDRATAÇÃO HIPERNATRÊMICA X ALEITAMENTO MATERNO
Amamentar é muito mais do que alimentar. A amamentação favorece a relação afetiva mãe-filho e o desenvolvimento da criança, do ponto de vista cognitivo e psicomotor.Determina importantes benefícios tanto para o bebê quando para a mãe, de forma que o aleitamento deve ser estimulado e promovido. A falha no aleitamento materno em função de hipogalactia, número insuficiente de mamadas ou técnicas inadequadas de amamentação podem levar a sérias consequências, entre elas, a desidratação hipernatrêmica em recém-nascidos. Esse problema pode ser prevenido com a devida atenção e suporte ao aleitamento materno.
2013
Hatae, Camila Yoko Martins Vale, Cléa Ribeiro Nunes do
REFLEXÕES SOBRE OS ASPECTOS PSICOLÓGICOS DO PACIENTE HEMODIALÃTICO
O presente trabalho objetivou investigar os aspectos psicológicos de pacientes submetidos ao tratamento hemodialítico. O estudo se fundamentou na teoria psicanalítica relativa aos mecanismos de defesa e em Kubler-Ross e seus estágios da morte. A pesquisa delineou-se como estudo de caso, com amostra composta por seis casos intencionalmente escolhidos, sendo realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas. Quanto aos mecanismos de defesa os resultados indicaram a presença da racionalização, do isolamento e da depressão em todos os entrevistados. Foi possível identificar a utilização desses mecanismos nos pacientes, interferindo, diretamente, em seus tratamentos. Sugere-se a realização de novos estudos, com um número maior de participantes, em ambiente controlado e com instrumentos que possibilitem a análise quantitativa e qualitativa dos resultados.
2013
Fernandes, Andrea Aparecida Lemos, Moisés Fernandes
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI
Buscou-se conhecer as representações sociais acerca dos adolescentes em conflito com a lei. Foi aplicado questionário em 27 operadores jurídico-sociais envolvidos na designação e acompanhamento de medidas socioeducativas. A amostra foi composta por 6 sujeitos que atuavam no Sistema Judiciário, 7 no Programa Liberdade Assistida e 14 em instituições que ofereciam espaço para o cumprimento das medidas. As informações foram interpretadas de forma qualitativa a partir da análise de conteúdo. Percebeu-se que as representações sociais dos três grupos pesquisados não foram divergentes. Embora os sujeitos tenham atribuído características positivas aos adolescentes, prevaleceram nos discursos as negativas. Encontraram-se representações que tangenciavam a culpabilização da família, falta de religião e agravamento das questões sociais.
2013
Souza, Tatiana Machiavelli Carmo Barcelos, Mitra Vivian
TRABALHO E GÊNERO: UM LEVANTAMENTO SOBRE AS PROFISSÕES E GÊNERO NA CIDADE DE PARNAÃBA-PI
Apesar das inúmeras mudanças ocorridas nas últimas décadas e dos avanços significativos, no que diz respeito à relação entre mercado de trabalho e gênero, as mulheres ainda fazem parte de uma parcela discriminada da população. Diante desta problemática, o presente trabalho objetivou realizar um levantamento das profissões/atividades exercidas por homens e mulheres em algumas organizações da cidade de Parnaíba-PI, bem como conhecer os cargos existentes em cada uma delas. Para isto, foram visitadas 51 instituições, dentre privadas e públicas da cidade. Realizou-se uma pesquisa documental. Os dados coletados foram analisados a partir da contabilização das freqüências e distribuição dos cargos. Verificou-se uma hierarquização e segmentação dos cargos em função do gênero.
2013
Feitosa, Caroline Mauriz de Moura Costa Belo, Raquel Pereira Amaral, Edna de Brito Lima, Teâgela Oliveira
TRANSCRIÇÕES DE UM DEVIR: O PROCESSO GRUPAL
A intervenção de um profissional em Psicologia, inserido no contexto comunitário, é direcionada para os processos grupais, nosso objeto de investigação. Assim, este projeto tem como objetivo produzir condições necessárias para que o grupo "Promovendo a Saúde Mental" e seus integrantes sejam empoderados, fortalecendo os valores da democracia, da solidariedade e da justiça e, consequentemente, promovendo a sua ressignificação subjetiva e a do próprio grupo. Para isso, através de situações lúdicas, serão discutidos os seguintes assuntos: drogas, família, envelhecimento/envelhecer, o perder, os preconceitos. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado entrevistas, oficinas em dinâmica de grupo e o diário de campo. Para análise recorremos aos conceitos de grupo, processo grupal e às categorias sartreanas para análise do movimento grupal.
2013
Cardoso, Maisa Mangela Gomes Paulino-Pereira, Fernando César Vicente, Heitor Abadio
CARTAS REFLEXIVAS: UMA FERRAMENTA PARA A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
Vivendo num cenário de constantes inovações tecnológicas nas profissões e no mercado de trabalho, nos deparamos com a necessidade de criar novas formas de intervenção em Orientação Profissional. Assim, o objetivo desta proposta é apresentar as Cartas Reflexivas enquanto uma ferramenta interventiva para esse campo. Para isso, trazemos o relato de uma experiência realizada num cursinho pré-vestibular alternativo da cidade de Uberlândia-MG e na Clínica Psicológica da UFU, em que a utilização das cartas permitiu trabalhar medos e receios relacionados à escolha de uma profissão, ao mesmo tempo, que auxiliou na descoberta de recursos e de potencialidades, bem como na criação de diferentes sentidos sobre questões relacionadas ao vestibular e a preparação para o ingresso no Ensino Superior.
2013
Carrijo, Rafael Santos Reis, Carmen Lúcia
A ATIVIDADE ESTÉTICA POTENCIALIZANDO A FORMAÇÃO DE PSICÓLOGOS
Este artigo pretende analisar fragmentos do estágio básico e supervisionado em psicologia da saúde, em uma ONG de uma cidade do interior do estado de SC, que atende crianças e adolescentes em contraturno escolar. O estágio teve as atividades estéticas como recurso de intervenção e estas deflagraram no processo, novas configurações de relação entre os sujeitos e destes consigo mesmos. O que pode se afirmar é que as atividades estéticas possibilitaram saltos qualitativos no cotidiano das crianças envolvidas, das educadoras participantes e fundamentalmente dos próprios estagiários, sendo espaços de potência para a criação e recriação das relações de ensinar e aprender.
2013
Pereira, Eliane Regina
ATRIBUIÇÃO DE CAUSALIDADE À INFIDELIDADE EM RELACIONAMENTOS DE NAMORO
Os objetivos deste estudo foram identificar as causas percebidas da infidelidade e analisar o significado de traição, ambos durante o namoro. Foi utilizado um questionário estruturado e auto-aplicável contendo oito questões abertas, que foi respondido por 153 participantes, posteriormente separados para análise em três grupos de acordo com a situação: os atores, as vítimas de traição e os observadores externos. Os resultados revelaram que a amostra atribuiu predominantemente causas internas instáveis e referentes ao ator para a traição em relacionamentos de namoro, com diferenças entre grupos que mostraram tendência para a atribuição diferencial. As respostas sobre o conceito de traição convergiram para o significado de envolvimento físico e emocional com pessoa externa à díade.
2013
Cury, Daniel Gonçalves Ribeiro, Lais Paranaiba Frattari
CULTURA ORGANIZACIONAL E ESTILO DE FUNCIONAMENTO GERENCIAL: UMA ANÁLISE SOB A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E TÉCNICOS DA UFG
Este trabalho teve por objetivo verificar se haveria uma relação entre a cultura organizacional e os estilos de funcionamento dentro de um cenário de profundas mudanças a que se encontra a Universidade Federal de Goiás, constando-se que há sim uma relação direta entre estas variáveis, possibilitando assim, uma análise interessante do comportamento organizacional da mesma.
2013
Araújo, Juliana Lemes Vasconcelos-Silva, André
CADA UM SE VIRA COMO PODE
Recusando o caminho mais usual, ou seja, aquele em que se toma a literatura como fonte para conhecer a psicologia do autor, neste texto o autor examina o personagem literário Johnny Bracinho a fim de identificar na sua história referências para pensar o saber-fazer com o sintoma. Partindo de alguns apontamentos feitos por Freud ao longo de seu O mal-estar na cultura, terminaremos por identificar na confecção de um uso inédito ao sintoma o principal efeito de uma experiência com a psicanálise levada ao seu limite.
2013
Nunes, Tiago Ribeiro
A CONSTRUÇÃO DE NOVOS AFETOS, VALORES E AÇÕES: UMA PESQUISA-AÇÃO COM JOVENS INTERNOS NUMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA
O presente artigo é resultado de atividades e intervenções realizadas na Comunidade Terapêutica Fundação Libertação Jovem, na cidade de Catalão-GO. O objetivo da pesquisa foi analisar a movimentação dos sujeitos nos campos Afetivo, Valorativo e Operativo, bem como o processo grupal a partir das Categorias Sartreanas de análise de movimentação dos grupos. Foi utilizada pesquisa-ação, usando materiais como vivências de intervenções terapêutico-educativas e Diário de Campo como instrumento de registro, visando à práxis transformadora. Podem-se perceber fatores que influenciam na movimentação grupal e na constituição da identidade dos sujeitos, como sentimentos de culpa e vergonha e dependência afetiva e valorativa de instituições como família e igreja. Foi possível pensar a identidade e a constituição do grupo como um processo, relacionando a vida cotidiana dos sujeitos com a realidade sócio-histórica contemporânea, atingindo um nível de desalienação e emancipação dos mesmos.
2012
Luiz Neto, Vitor Paulino-Pereira, Fernando César
ADOÇÃO: CONHECENDO AS EXPECTATIVAS E OS SENTIMENTOS DOS PAIS DO CORAÇÃO
O estudo buscou conhecer as expectativas, os sentimentos e os preconceitos dos casais requerentes à adoção. Participaram desta pesquisa seis casais encaminhados pelo Juizado da Infância e Adolescência para acompanhamento do estágio de convivência num projeto de extensão de uma universidade do interior do Rio Grande do Sul, denominado Intervenções Psicossociais na Adoção. O instrumento utilizado foi a entrevista semidirigida. Os casais optaram pelo sexo e pela idade da criança; alguns mudaram o nome da criança em função do reconhecimento. A adoção tardia, a de irmãos e a inter-racial são envolvidas de preconceitos. As expectativas foram em relação à guarda provisória e os sentimentos que surgiram nos entrevistados foram de insegurança, ansiedade e medo do desconhecido e do passado da criança.
2014
Baumkarten, Silvana Terezinha Busnello, Fernanda Tatsch, Dirce Teresinha