Repositório RCAAP
AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA E DA PSICANALÃTICA PARA O ENTENDIMENTO DA PSICOSE PARANOICA: UMA ANÁLISE DO FILME ILHA DO MEDO
O presente trabalho teve o objetivo investigar como a Indústria Cultural utiliza representações da psicose para construir o espaço imaginário das pessoas, quanto à psicose, na sociedade administrada. Ele fundamenta-se, teoricamente, nas contribuições da Escola de Frankfurt, a partir da Teoria Crítica e da psicanálise, para compreensão da relação entre Indústria Cultural e Psicose. A metodologia utilizada consistiu em dois momentos: num primeiro foi realizada uma pesquisa bibliográfica das obras e artigos especializados sobre o assunto. No segundo momento realizou-se uma análise fílmica do filme Ilha do Medo, para a confirmação ou não da associação entre conceitos da Teoria Crítica e de psicose paranoica. Os resultados demonstraram que existem relações entre Teoria Crítica e Psicose, por meio da apropriação do conceito de psicose pela Indústria Cultural. Ficou confirmado que o cinema, um dos representantes da Indústria Cultural, corrobora formas de eliminação e homogeneização de pessoas críticas dentro da sociedade administrada.
2014
Silva, Marcos Bruno
MOTIVAÇÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA NOS EVENTOS DA ANPAD
O presente estudo teve como objetivo principal mensurar a produção científica no meio acadêmico sobre artigos que abordam o tema motivação, na base de dados de eventos da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração - ANPAD, no período de 1999 a 2013. Contudo para contribuir com transferência de conhecimento sobre a motivação, foram apresentadas definições, classificações, principais teorias de 1940 a 1990, limitações dessas teorias na prática e a pesquisa de Ambrose e Kulik (1999). Para sustentar teoricamente o objetivo principal, foi demonstrado as três leis básica dabibliometria, no entanto o estudo contribui no avanço teórico com uma perspectiva distinta em relação bibliometria. A natureza deste trabalho é teórica, utilizando-se de metodologia de pesquisa do tipo descritiva, retrospectiva, quantitativa e bibliométrica. A amostra válida obtida e utilizada neste estudo foi de 46 artigos, que foram lidos na integra para captar informações as quais foram tabuladas em planilhas do Microsoft Excel Office 2010, que posteriormente foramapresentadas com base na metodologia adotada. Dentre os diversos resultados apresentados, pode-se destacar que apenas 6,7% dos autores escreveram mais de um artigo, 65% dos artigos foram publicados no ENANPAD, 2013 foi o ano com maior numero de publicação, sendo 13 artigos, os autores tem preferência em realizar estudos exploratórios, a abordagem que predominou foi à qualitativa com 46% e 56% das referências tem origem internacional.
2014
Cunha, Jefferson Gabriel de Almeida Vasconcelos-Silva, André Nunes, Neubher Fernandes
PSICOLOGIA E QUEIXA ESCOLAR EM TEMPOS ACELERADOS: DESAFIOS AO PSICÓLOGO
Este trabalho teve como eixo norteador a busca por investigar quais os dilemas e desafios que os psicólogos enfrentam hoje, quando se trata das queixas escolares. O principal objetivo foi descrever o contexto sócio-histórico e cultural na atualidade e como ele contribui para a produção de tais queixas, situando ainda, a Psicologia neste debate. A partir de uma pesquisa teórica e bibliográfica foi possível verificar que a instituição escolar é influenciada pelo contexto da atualidade e esse último contribui para a produção das queixas escolares. Foi possível concluir, a partir das leituras realizadas, que o psicólogo deverá buscar desenvolver seu trabalho pautado em reflexões críticas e levando em conta as singularidades e potencialidades de cada sujeito.
2014
Freitas, Claudyanne Assis Assis, Maria de Fátima Pessoa de
EXPEDIENTE
Expediente da Revista Perspectivas em Psicologia, Vol. 18, N. 2, Jul/Dez 2014.
2014
Editorial, Conselho
A ESCRITA DE SI: UM ESTUDO PSICANALÍTICO SOBRE A CLÃNICA DA PSICOSE
Neste artigo, pretendemos refletir sobre desafios ainda enfrentados para pensar a clínica da psicose, visando fazer uma interlocução sobre a escrita como um dispositivo terapêutico da psicose, utilizando como referência teórica a perspectiva psicanalítica. O tema desse estudo se configurou a partir de uma experiência clínica em um projeto de extensão, cuja proposta era a realização de uma oficina terapêutica com pacientes psicóticos em um Cento de Atenção Psicossocial (CAPS). Almejamos questionar que aspectos podem estar relacionados à escrita como atribuição de sentido à desorganização mental e como a escrita funciona como elemento terapêutico e produção subjetiva do sujeito.
2014
Pinto, Angélica Lino Naves, Emilse Terezinha
A RECLUSÃO DE CIDADÃOS BRASILEIROS EM PORTUGAL: IMPACTO NA SOCIEDADE, CUMPRIMENTO DE PENA E REINSERÇÃO
As alterações do panorama criminal em Portugal, que entre outros aspectos, tem sofrido alterações com o aumento do número de crimes praticados, com o aparecimento de novos tipos de crimes, e com o envolvimento, cada vez maior, de indivíduos estrangeiros na prática criminosa, têm merecido destaque nos vários tipos de imprensa (e.g., escrita, televisiva). Tal relação entre a prática criminosa e a emigração levanta a necessidade de uma maior reflexão sobre estas variáveis.No respeitante à criminalidade praticada por indivíduos estrangeiros, é necessária uma análise acerca da nacionalidade destes sujeitos, da sua cultura, do tipo de crime, do género, da faixa etária, de modo a estruturar respostas adequadas à intervenção durante e pós reclusão. Ora, quando se pensa na reinserção social de indivíduos estrangeiros, não se pode pensar numa resposta apenas no país onde ocorre o crime, sendo necessário que otrabalho de reinserção contemple o país de origem. Este artigo tem por objetivo apresentar, caracterizar e analisar os reclusos brasileiros a cumprir pena em Portugal, entre o ano de 2000 e 2013, bem como abordar as questões legais durante o cumprimento da pena e as hipóteses de regresso ao País de origem, enquanto factor essencial no trabalho de reabilitação social do indivíduo.Adicionalmente, importa referir que este artigonão visa uma abordagem pretensiosa das estatísticas disponíveis que reforce qualquer atitude ou comportamento xenófobo, mas sim uma abordagem compreensiva e potenciadora de intervenções mais ajustadas, isto é que promovam uma efetiva ressocialização, independentemente da nacionalidade do recluso.
2014
Paulino, Mauro Conduto, Ana Luísa Nunes, Raquel Baptista Pires, Dulce
AVALIAÇÃO DOS AGENTES ESTRESSORES E DA RESILIÊNCIA EM PACIENTES INTERNADOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
Esta pesquisa teve como objetivo investigar a relação entre os agentes estressores e a resiliência nos pacientes internados na UTI de um hospital escola. Para isto, foram entrevistados 17 pacientes (idade média 48 anos; DP=17,9), a maioria homens (70,6%), com ensino fundamental incompleto (35,3%) ou ensino médio completo (29,4%) e que trabalham (58,8%). Para a entrevista foram utilizados os seguintes instrumentos: Questionário Sócio demográfico; Escala de Estressores em Terapia Intensiva e a Escala de Resiliência. A análise dos dados obtidos mostra que os participantes consideram a UTI com sendo um ambiente pouco estressor. Com relação à resiliência, os pacientes indicaram níveis de adaptação psicossocial positiva frente a eventos de vida importantes, em que o Fator 1 (média 5,09; DP= 1,18), indica resoluções de ações e valores (que dão sentido à vida como: amizade, realização pessoal, satisfação e significado da vida), o Fator 2 (média 5,22; DP= 1,64), ideias de independência e determinação e o Fator 3 (média 5,07; DP= 1,18), autoconfiança e capacidade de adaptação à situação. No que se refere à correlação entre os agentes estressores e a resiliência, a análise através do coeficiente de Pearson mostrou que quanto maior a Resiliência menor a percepção de estressores relacionados ao ambiente. Verifica-se que o além das questões relacionadas ao motivo da internação em uma UTI, geralmente descrito como sendo marcado por perdas e pela luta pela sobrevivência é necessário lidar com agentes estressores como os relatados nesta pesquisa.
2014
Andrade, Raphael Zardini Resende, Marineia Crosara de
PSICOLOGIA SOCIAL: PERSPECTIVAS CRÍTICAS DE ATUAÇÃO E PESQUISA
Trata-se da resenha da obra Psicologia Social: perspectivas críticas de atuação e pesquisa. de autoria de Bernardo, Marcia Hespanhol; Guzzo, Raquel Souza Lobo & Souza, Vera Lúcia Trevisan de (Orgs). publicaca pela editora Alínea, Campinas - SP, em 2013. No texto o autor apresenta a obra, discorrendo sobre os primeiros tópicos abordados no livro.
2014
Silva Neto, Walter Mariano de Faria
O CIDADÃO AMIGO NA AGORÃ
O objetivo desse texto é pensar as experiências vivenciadas pelos cidadãos da Grécia Antiga, na agorá, como disparadoras de modos éticos e políticos singulares de vida. O texto baseia-se nos conceitos de amizade e cidadão de Aristóteles em Ética a Nicômaco e em Política, para discorrer sobre um personagem que marcou significativamente a produção do pensamento grego: o cidadão amigo. Também, apresenta o encontro intensivo e a experiência do fora, presentes no pensamento deleuzeano, como pistas para compreensão dos encontros na agorá. A história do cidadão amigo na agorá é definida como necessária para ativar vislumbres de uma sociedade justa e para pôr em movimento a instauração de novas possibilidades éticas e políticas de vida. E, ainda, para ativar em nós o homem excelente, em potência.
2014
Cruz, Thimoteo Pereira
TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL BREVE PARA TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL: ESTUDO DE CASO
Este estudo de caso se refere a uma intervenção breve em Terapia Cognitivo-Comportamental para um caso de Transtorno de Ansiedade Social. A paciente manifestava problemas para participar de situações sociais, trazendo tristeza e prejuízos à sua vida. Os atendimentos foram feitos em sete sessões e um follow-up após um mês. Ao final do tratamento, foram observadas mudanças em seu modelo de funcionamento e diminuição de crenças de inadequação e vulnerabilidade que a faziam fugir de situações sociais que causavam ansiedade. Assim, a Terapia Cognitivo-Comportamental Breve trouxeram vantagens para um sofrimento específico e dificuldade de melhorar sua condição. As supervisões foram importantes neste processo, pois ajudaram a traçar diagnóstico, objetivos e intervenções nos atendimentos.
2014
Almeida, Ellen Resende de Moreno, André Luiz
A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL: CONCEITOS PRINCIPAIS E METODOLOGIA DE PESQUISA
Este artigo de revisão da literatura apresenta uma análise de quatro artigos científicos publicados em revistas brasileiras, na última década, sobre os principais conceitos da psicologia histórico-cultural e sua metodologia de pesquisa. Portanto, o artigo expõe uma sistematização dos conceitos e aspectos mais importantes desta corrente, analisando suas origens e seu paradigma, além dos conceitos de mediação semiótica, conceito de atividade e a questão de método. Tendo em vista que estes conceitos são basilares na teoria Histórico-Cultural e sua grande importância para a educação e o ensino, a revisão destes conceitos contribui significativamente para os estudos na área.
2014
Santos, Gustavo Rezende dos Aquino, Orlando Fernández
AS REDES SOCIAIS E A DISCUSSÃO SOBRE DEPENDÊNCIA AFETIVA NAS RELAÇÕES VIRTUAIS
Este trabalho é fruto de uma pesquisa de mestrado que teve por objetivo estudar as representações sobre a Internet no ambiente escolar. Nele apresentamos dados de entrevistas realizadas com alunos do ensino médio, em que tiveram a oportunidade de descrever e significar suas interações nas redes de relacionamento. Analisamos particularmente neste artigo os depósitos afetivos realizados por estes alunos em suas relações virtuais, dando especial atenção as relações com desconhecidos e discutindo de que forma estas novas formas de comunicação estão interferindo na sociabilidade destes jovens. Os resultados indicaram que os sites de relacionamento se transformaram na principal fonte de prazer e entretenimento da WEB para a maioria dos adolescentes, que os utilizam para trocar conteúdos, se aproximar de seus pares e ampliar suas possibilidades de contato. Também funcionam como uma ferramenta que lhes permite projetar seus desejos, sendo que em alguns casos com uma maior dose de imaginação e criatividade, aproveitando-se do conforto que o ambiente virtual lhes oferece.
2014
Corrêa, Fabiano Simões Kodato, Sergio
PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL EM ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL: RELATO DE UM ESTÁGIO COM GRUPO DE EDUCADORES
Considerando a possibilidade de contribuir com a ampliação de novas práticas e contextos na área de Psicologia Educacional foi desenvolvido um estágio cujo principal objetivo foi identificar, junto aos educadores de uma ONG, as principais questões relacionadas à sua experiência profissional e implementar um trabalho de escuta e de intervenção psico-educacional-social. Foi utilizado o Inventário de Sintomas de Stress para adultos de Lipp (ISSL) para avaliação dos grupos e, em seguida foram realizados encontros quinzenais com dinâmicas e vivências grupais construídas em conjunto criando um espaço de acolhimento e reflexão. O espaço do grupo passou a ser valorizado entre os educadores, e houve ampliação do autoconhecimento e conhecimento do outro contribuindo para fortalecimento das relações de equipe.
2014
Espote, Roberta Correia, Fernanda Pavão Sivieri-Pereira, Helena de Ornellas
ABSENTEÃSMO OCUPACIONAL EM FUNCIONÃRIOS DE MINERADORA EM DECORRÊNCIA DE DOENÇAS OSTEOMUSCULARES
O presente estudo objetivou detalhar o perfil do absenteísmo em uma empresa do setor da mineração do Estado de Goiás, estimando a tendência e impacto de afastamento a partir de doenças musculoesqueléticas. Tratou-se de uma pesquisa de caráter descritivo, pois estabelece as características do absenteísmo relacionados a doenças musculoesqueléticas. Esta pesquisa, envolve também, uma dimensão documental, pois acessou dados arquivados (atestados e licenças médicas) no Setor da Saúde Ocupacional de uma indústria do setor de mineração no Estado de Goiás. A população-alvo da pesquisa constituiu-se de todos os trabalhadores da indústria de mineração que recorreram a atestados e licenças médicas no período de janeiro de2012 amaio de2013. Acoleta de dados envolveu a obtenção e consulta dos atestados e licenças médicas disponíveis no Setor de Saúde Ocupacional, onde foram catalogados os dados referentes às doenças musculoesqueléticas, especificadas na Classificação Internacional de Doenças. Os resultados indicaram a relação das categorias de doenças e os dias perdidos. Observa-se que a média de dias perdidos, nos últimos 12 meses, foi de 11,93 dias. Porém, de acordo com a categoria de doença os dias perdidos podem ser superiores a 12 dias. Observou-se também a quantidade de dias perdidos por setor laboral. Pode-se compreender, com os resultados obtidos que, os dados apresentados permitem compreender que há um impacto das doenças musculoesqueléticas na dinâmica laboral da indústria do setor da mineração estudado. É destacável a incidência dessas doenças osteomusculares da coluna cervical, torácica e lombo sacra estão relacionadas com as maiores ocorrências de ausência no trabalho. Outras doenças osteomusculares já apresentam menores impactos. Os setores que tiveram as maiores ocorrências de dias com ausência de trabalhadores, em decorrência das doenças osteomusculares se caracterizam, de forma geral, com atividades diretamente relacionadas com sobrecarga de peso ou condições ergonômicas inadequadas.
2014
Chaud, Luis Gustavo Vasconcelos-Silva, André Silva, Renata Limongi França Coelho
PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA CRIANÇA
Na alfabetização, durante a aquisição da leitura e da escrita, a criança necessita de habilidades psicomotoras para se desenvolver cognitivamente. Desse modo, todo educador que lida mais especificamente com a alfabetização, necessita compreender como a criança constrói a noção de espaço e de tempo. Assim sendo, esta pesquisa buscará investigar a importância da psicomotricidade na alfabetização de crianças. Considerando esses aspectos, para alcançarmos esse objetivo, foi feita uma série de pesquisas bibliográficas para apoiar um estudo crítico sobre os processos de alfabetização e sua correlação com a psicomotricidade, haja vista que, a partir do momento em que a criança tem a noção de direção e espaço, os processos de leitura tendem a ser mais fluentes.
2014
Peres, Tacyana Silva Cruz, Mônica Aparecida de Oliveira
MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS: APLICAÇÃO EM EMPRESA DO RAMO DE MINERAÇÃO DA CIDADE DE CATALÃO-GO
O estudo busca mostrar através de um mapeamento de competências se os colaboradores do setor de Planejamento e Controle de Manutenção de uma empresa do ramo de Mineração da cidade de Catalão estão alocados nas devidas funções de acordo com as competências individuais e as exigidas no cargo de Programador de Manutenção.O trabalho se estrutura da seguinte forma: introdução; referencial teórico; metodologia e a descrição e análise dos dados; e elabora-se um plano de desenvolvimento para os funcionários que ocupam ocargo em estudo. Finalmente, conclui-se que é necessário subdividir o cargo em funções e realocar os funcionários de acordo com o resultado da análise de dados do mapeamento de competências, apontando necessidades de Treinamento e Desenvolvimento.
2014
Silva, Luciana Mesquita da Nóbrega, Jamilson Alves da
A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÃRIOS EM RELAÇÃO À EXPERIÊNCIA DE INTERCÂMBIO NA ARGENTINA
Durante o intercâmbio acadêmico, várias são as dificuldades enfrentadas até que o indivíduo se adapte ao novo meio cultural. Objetivou-se analisar a percepção de estudantes universitários de cinco diferentes países que realizaram o processo de mobilidade acadêmica durante o ano de 2014 na Universidad Nacional de La Plata (UNLP) localizada em La Plata, Argentina. Foram entrevistados 12 estudantes de intercâmbio de 5 diferentes países: Brasil, Colômbia, Espanha, Japão e México. De modo geral, os estudantes percebem que o intercâmbio proporcionou um crescimento pessoal e avaliaram positivamente os professores com os quais tiveram contato durante o curso. Entretanto, relataram dificuldades nas relações interpessoais, além de possuírem um descontentamento em relação ao apoio oferecido pela universidade.
2014
Santos, Paulo Júnio dos Miranda, Raquel Ferreira
CONTRIBUIÇÕES KANTIANAS AO MODELO COGNITIVO DE BECK
O objetivo deste trabalho é apresentar a influência kantiana sobre o modelo cognitivo de Beck. Kant aplica o entendimento de esquemas a conceitos que temos sobre a realidade em geral e conceitos concretos sobre objetos. Beck amplia essa noção para a função dos esquemas em relação aos demais sistemas psicológicos. A filosofia kantiana e o modelo cognitivo de Beck apresentam um ponto de imbricação fundamental, a centralidade da cognição, sobre os demais processos psicológicos. Esse mecanismo, através do qual as estruturas da mente atuam como balizas para a apreensão da realidade, pode ser encontrado originariamente na lógica transcendental de Kant.
2015
Lima, Ana Carolina Rimoldi de Lopes, Renata Ferrarez Fernandes Lopes, Ederaldo José
HABILIDADES SOCIAIS PARENTAIS E O ESTRESSE INFANTIL
Atualmente, no atendimento a criança a família deve necessariamente ser analisada como um fator de proteção e/ou risco ao desenvolvimento biopsicossocial de seus membros. Este artigo teve por objetivo pesquisar a relação das habilidades sociais parentais com o estresse infantil, pois é notória a crescente dificuldade encontrada pelos pais quanto ao relacionamento com os filhos. Este estudo foi realizado em uma Escola Municipal de Foz do Iguaçu com estudantes 2º ano. A amostra foi composta por 16 crianças de ambos os sexos, de 06 a 09 anos de idade, e seus respectivos pais. Os instrumentos utilizados foram entrevista semiestruturada, Inventário de Habilidades Sociais (IHS - Del Prette) e Escala de Stress Infantil (ESI). Os resultados indicaram que das 16 crianças, apenas uma delas, do sexo masculino, apresentou estresse psicológico significativo. O resultado dos testes aplicados nos pais apresentou repertorio de habilidades sociais abaixo da média inferior. Os resultados encontrados de modo geral indicaram que repertório de habilidades sociais parentais não foram fatores de risco ao estresse infantil.
2014
Mombelli, Monica Augusta Silva, Cheila Fernanda Almeida, Cleonice Borges de Wandrowski, Ivania Patrícia
O PROCESSO DE INTERIORIZAÇÃO DA UFG E A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE ENFERMAGEM
Depois da interiorização, veio o processo de expansão na Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão (UFG/RC), que proporcionou a criação de novos cursos e o aumentando do número de vagas. Para analisar o indicador desses processos, desenvolveu-se esta pesquisa em linha descritiva exploratória, para compreender a condição sob a qual se fundamenta a interiorização no ensino superior em Goiás. Apesar do ensino superior em Goiás continuar centralizado,o acesso a alunos de cidades/regiões distantes, ainda existe. Destaca-se a importância da criação do curso de graduação em enfermagem para este processo, por contribuir com o desenvolvimento regional e melhoria dos indicadores sociais, apesar de encontrar em sua criação vários desafios que são intrínsecos ao processo.
2015
Borges Júnior, Orenito Simão Rocha, Silva Lucchese, Roselma Vera, Ivânia Castro, Paulo Alexandre de