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Minimização de custos de um sistema aspersor de polímeros em vagões
O sistema aspersor de polímeros é um sistema empregado na impermeabilização do carregamento de vagões que transportam materiais com baixa granulometria, de forma a evitar a dispersão de partículas nas margens da ferrovia, diminuindo a poluição e também a perda de carga. A impermeabilização é realizada por meio da aspersão de uma solução de polímero em água. O sistema deve ser capaz de manter os níveis de dispersão de partículas ao longo do percurso da composição dentro dos limites aceitáveis. A maior parte do custo do processo é atribuída ao alto valor do aglomerante utilizado. Desta forma, fica claro que a variação da concentração de aglomerante, a qual depende de fatores exógenos, como condições climáticas, velocidade de deslocamento da composição de vagões, dentre outras, pode trazer benefícios econômicos, e que a partir da obtenção de um modelo matemático que descreva o consumo de polímero no sistema é possível minimizar o custo de operação do processo. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é minimizar o custo desta operação, cujo modelo matemático foi desenvolvido para o Sistema Aspersor de Vagões do Pátio P2-14 da MRS Logística, em Barra Mansa-RJ. Inicialmente é feita a descrição do sistema para a sua modelagem matemática. Após a obtenção do modelo que descreve a função custo e as restrições de operação para o sistema, técnicas de otimização são aplicadas na busca de soluções ótimas de operação que atendam ao modelo encontrado. Por fim, os resultados são analisados quanto à eficiência do modelo encontrado e os benefícios na sua utilização.
Jogos de regras na educação infantil: práticas e reflexões acerca do lúdico e do educativo
Esta investigação tem como objetivo refletir sobre o uso de jogos de regras na Educação Infantil, com crianças de 5 a 6 anos, a partir de estratégias que visam articular o lúdico e o educativo. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. Os procedimentos utilizados para descrever e analisar os resultados foram: revisão bibliográfica, prática de jogos, reflexão das crianças (a partir da roda de conversa), registros através de desenhos, observação, gravaçãoem áudio e, posterior, transcrição sintética das atividades compondo um diário de campo. Através destes procedimentos foi possível apontar como as crianças enfrentaram os desafios propostos, verificar as interações entre o grupo durante essas vivências e descrever como elas compartilharam com seus pares as impressões sobre os jogos praticados. Ao avaliar os resultados obtidos foi constatado a importância da pesquisa-ação no processo de formação continuada do professor como forma de avaliar a própria prática e provocar mudanças significativas no seu campo de atuação. Quanto ao tema de estudo, foi possível perceber a importância do uso de jogos na educação infantil, como forma de conhecimento. Para isso, é necessário um planejamento que promova ações capazes de garantir o equilíbrio entre o lúdico e o educativo, a fim de propiciar vivências prazerosas esignificativas.
2022-12-06T15:42:04Z
Elenice Aparecida da Silva
Efeito do jogo senha em funções executivas
Jogos de tabuleiro são frequentemente utilizados como recurso pedagógico com o objetivo de treinar e desenvolver funções executivas e melhorar o desempenho escolar. Pesquisas e programas educativos com jogos de senha sugerem que a experiência com este tipo de jogo ajuda a melhorar o desempenho do jogador e que este treino seria apropriado para desenvolver o raciocínio dedutivo. Realizamos um programa de 10 semanas com 42 alunos do ensino fundamental no qual um grupo de 19 crianças jogou Senha por 1h semanal, enquanto o outro grupo teve aulas sobre Neurociências pelo mesmo período de tempo. Os participantes foram avaliados antes e depois do programa. Utilizamos os testes Torre de Londres, Digit Span, Cubos de Corsi, Teste de Posner e a versão Victoria do Stroop para avaliar funções executivas. Uma ANOVA mostrou uma interação marginalmente significativa para a tarefa de planejamento. O grupo que jogou Senha obteve um desempenho melhor do que o grupo que não jogou no teste da Torre de Londres. Esse resultado é consistente com trabalhos anteriores sobre o efeito do treino com esse jogo em tarefas de resolução de problemas que exigem planejamento mental. Nas tarefas de memória de trabalho, controle inibitório e atenção não há evidências de qualquer efeito resultante do programa. Ao longo das 10 semanas jogando regularmente na escola, os participantes também mostraram uma melhora do desempenho no jogo. Apesar disso, permaneceram ineficientes nas tarefas em que o uso do raciocínio dedutivo era necessário. O baixo número de respostas corretas nessas tarefas está de acordo com pesquisas anteriores que demonstram que ir melhor no jogo Senha não implica, necessariamente, maior competência no uso do raciocínio dedutivo. Contudo, poderia ser um instrumento apropriado para melhorar a capacidade de planejamento mental na resolução de problemas.
2022-12-06T15:42:04Z
Joana D'arc Assunção Nogueira de Oliveira
Livro de observador: armações sobre a superfície do sol
O Livro do Observador - livro sobre o observador, mas tambem livro para o observador - pensa as possiveis posturas do observador diante das mais diversas atividades artisticas. A figura do observador, aqui, surge como aquele que, diferenciando-se fundamentalmente do produtor - ou seja, daquele que, de uma forma ou de outra, se envolve na criacao de uma obra (e aqui se encontram nao somente os artistas, mas os criticos, os teoricos, os exegetas) -, parte exclusivamente da propria presenca para experienciar - ou ainda, nas palavras de Doris Salcedo, atravessar o risco - em uma obra de arte. Por obra de arte nao se entende somente aquelas pertencentes a categoria de artes visuais, mas tambem o cinema, o teatro, a musica, a pixacao. A estas estancias da observacao perpassam duas meninas que, diante da obra Atraves, de Cildo Meireles, gesticulam o o - gesto do assombro, mas tambem gesto de diversao.
2022-12-06T15:42:04Z
Victor Hermann Mendes Pena
Evaluation of rapid descriptive sensory methods with different panels in the characteristics variations of beers packaged in distinct materials
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2022-12-06T15:42:04Z
Pãmella Fronza Câmara Alessandro Rangel Carolino Sales Silva Marina Perbone León Alessandra Costa Vilaça Christiano Pedro Guirlanda Victor Luiz Melo Dutra Camila Argenta Fante
Sete-de-ouros e o bestiário rosiano: a gênese da animália na obra de Guimarães Rosa
Este estudo parte da constatação do extremo adensamento da presença da animália na obra de Guimarães Rosa, onde é chamada a desempenhar os mais variados papeis. São analisadas as obras precoces (1929/1930); o livro de poemas Magma e as estórias de Sagarana. "O burrinho pedrês", a primeira das narrativas deste livro, é estudada em profundidade, recortada em busca do motivo da animália, como tema, seja como figura .
2022-12-06T15:42:04Z
Jose Quintao de Oliveira
Informação, conhecimento e transdisciplinaridade: mudanças na ciência, na universidade e na comunicação científica
Apresentam-se discussões e resultados de uma pesquisa de doutorado, cuja problemática situa-se nas questões colocadas pelas novas formas de produção e organização do conhecimento, orientadas pelos discursos e pelas práticas de transdisciplinaridade. Essa última é entendida, no contexto da universidade, como esforço de superar a fragmentação do conhecimento em disciplinas e a excessiva especialização, diante da realidade complexa do mundo atual, de caráter relacional e interconectado. Para orientar as perguntas da pesquisa,parte-se do pressuposto de que existe uma distância de caráter epistemológico, prático, social e político entre o discurso e a prática da transdisciplinaridade. O estudo apóia-se em três eixos teóricos, de modo a alcançar compreensão interpretativa a respeito das tensõesteoria-prática da transdisciplinaridade: a) o conhecimento e a informação; b) a transdisciplinaridade; c) a universidade. O terreno empírico é representado pela análise de dois grandes projetos institucionais transdisciplinares implantados na Universidade Federal de Minas Gerais, no final dos anos de 1990, o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares - IEAT e o Projeto Manuelzão. Na metodologia, empregou-se a técnica de entrevistas em profundidade, cuja análise foi norteada pela Teoria Fundamentada (Grounded Theory).Os resultados indicam que o discurso da transdisciplinaridade se instaurou fortemente, mas a prática transdisciplinar ainda enfrenta dificuldades. No entanto, parece haver um consenso de que a transdisciplinaridade se apresenta como alternativa apropriada para a abordagem de problemas complexos, que exigem um enfoque diferente que o da ciência tradicional.
2022-12-06T15:42:04Z
Aleixina Maria Lopes Andalecio
A grupoterapia cognitiva e a prevenção da violência nos casos de transtorno de estresse pós-traumático devido à violência
À luz da teoria cognitiva e do seu modelo de psicopatologia, compreende-se o fenômeno da violência como resultado de um processo social e compartilhado contextualmente, no qual a atitude violenta é aprendida por via de padrões cognitivos e comportamentais disfuncionais. Partindo-se do princípio de que o grupo social é o contexto de maior aprendizado humano, a Grupoterapia Cognitiva é apresentada como ferramenta eficaz e eficiente para o tratamento de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), assim como instrumento para a interrupção do processo trans/intergeracional da violência. A proposta deste trabalho é a de fazer uma revisão bibliográfica sobre estudos de índices de violência no Brasil e em Minas Gerais, taxas de prevalência de TEPT no país, e relatos teóricos e empíricos sobre suas causas, efeitos, correlações, transmissão e tratamento através da terapia cognitivo-comportamental.
2022-12-06T15:42:04Z
Fernanda Junco Ruas Alves
Patologias nas construções: trincas e fissuras em edifícios
O presente trabalho apresentará um estudo sobre uma das pricnipais patologias das edificações: as trincas. Será explicado os principais motivos de sua ocorrência, com as características típicas de sua formação, como diagnosticá-las, previni-las e recuperá-las. Apresentaremos também estudos de caso, abordando os mecanismos de formação das fissuras e os modos de reparação.
2022-12-06T15:42:04Z
Natalia Maria Teixeira Braga
Processo de aceleração: os impactos do programa SEED nas startups e seus determinantes
A aceleradora de startups tem sido um fenômeno em rápida expansão a partir dos anos de 2000, apoia-se na economia digital e no surgimento de novas áreas de interesse da ciência. Seu objetivo é promover a rápida e bem-sucedida criação de empresas de base tecnológica mediante o oferecimento de serviços específicos, com foco em educação e tutoria dos empreendedores durante um programa intensivo e de duração limitada. Este estudo apresenta os impactos do processo de aceleração do SEED (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development), programa que aplica recursos públicos para promover projetos de negócios no estado de Minas Gerais, com o intuito de desenvolver seu ecossistema de empreendedorismo e inovação. Foram entrevistados 25 sócios fundadores graduados pelo SEED entre 2014 e 2016. O estudo apresenta uma metodologia específica para medir o impacto das aceleradoras e um modelo lógico explicativo dos fatores determinantes do crescimento superior ou inferior das startups aceleradas por intermédio de análises do tipo crisp-set QCA. A Análise Comparativa Qualitativa (ACQ) foi a abordagem metodológica adotada para analisar as configurações parcimoniosas que explicam os resultados de interesse. Por intermédio das soluções parcimoniosas encontradas pelo modelo, foi possível associar as combinações causais do processo de aceleração com o crescimento econômico das startups, alicerçando-se nas avaliações dos empreendedores sobre o impacto provocado pela aceleração do SEED no seu desempenho.
2022-12-06T15:42:04Z
Luís Henrique Dos Santos Figueiredo
Alterações conjuntivais induzidas por drogas utilizadas no tratamento do glaucoma
O glaucoma é uma neuropatia óptica que tem como principal fator de risco pressão intraocular elevada, que leva à perda progressiva e morte das células ganglionares da retina, o que acarreta redução progressiva do campo visual e, finalmente, perda da visão. A terapia do glaucoma baseia-se na tentativa de redução da pressão intraocular, por meio de medicamentos ou de procedimentos cirúrgicos. O timolol é uma droga já consagrada para este fim, que atua reduzindo a produção do humor aquoso. Na década de 90, surgiram os análogos de prostaglandinas (PG) (latanoprosta, travoprosta e bimatoprosta), hipotensores que aumentam o fluxo de drenagem do humor aquoso pela via uveoscleral. Mais recentemente, foram lançadas as combinações fixas dos análogos de PG com o maleato de timolol. A instilação crônica destes colírios pode incitar alterações patológicas na conjuntiva contribuindo para o insucesso de intervenções cirúrgicas, como a trabeculectomia. A terapia tópica crônica também pode causar a redução do número de células caliciformes, responsáveis pela produção da porção mucosa do filme lacrimal, o que reduz a quantidade e a qualidade da lágrima e contribui para o desconforto ocular. Esta pesquisa testou três combinações de análogos de PG e timolol (Ganforte® - bimatoprosta+timolol, Duo-Travatan® - travoprosta+timolol e Xalacom® - latanoprosta+timolol) por meio de avaliação histomorfométrica e imunoistoquímica. Todas as combinações testadas induziram algum grau de resposta inflamatória conjuntival. A intensidade da alteração de cada parâmetro avaliado (infiltrado inflamatório, espessura epitelial e número de células caliciformes) variou de acordo com a droga utilizada. A combinação menos deletéria foi a imatoprosta+timolol; que causou infiltrado inflamatório intermediário quando comparada às outras combinações, e ainda provocou maior aumento no número de células caliciformes. Outra parte da pesquisa foi a investigação do uso de ciclosporina (Restasis®) e prednisolona (Predfort®) no pós-operatório da trabeculectomia, que mostrou que a associação destas drogas tem um efeito sinérgico na inibição da fibrose e da reação inflamatória pós-cirúrgica, havendo possibilidade da sua utilização para reduzir a aderência do flap cirúrgico, mantendo patente a trabeculectomia por maior período.
2022-12-06T15:42:04Z
Nubia Vanessa dos Anjos Lima Henrique de Faria
Treinamento de força no idoso: efeitos sobre a sarcopenia
Envelhecimento é um processo gradativo e inexorável, que ocorre ao longo da vida. Dentre todas as perdas que ocorrem com o envelhecimento no organismo humano a principal acomete o sistema muscular. A diminuição da força e massa muscular associada ao envelhecimento é definida como sarcopenia. A prática sistemática de treinamento de força em idosos pode promover aumento da força, da massa muscular e da flexibilidade. Com base nestas constatações, este trabalho propõe estabelecer relações entre o treinamento de força e os benefícios deste treinamento, como vistas a minimizar os efeitos da sarcopenia no idoso. Foi realizada uma revisão de literatura através de artigos nacionais e internacionais e de livros relacionados ao tema. Procuraram-se artigos recentes, do ano de 2007 em diante, junto à base de dados Capes, Scielo, Medline, Lilacs e Google acadêmico, sendo selecionados 49 artigos. Deste total de artigos o estudo feito por Silva e Farinatti (2007) serviu de ponto de partida para este trabalho e a partir daí buscou-se periódicos mais recentes com intuito de verificar os resultados encontrados pelos mesmos. Constatou-se que intensidades médias de 80% de 1RM, três series e com uma freqüência semanal de três vezes, apresentou ganhos satisfatórios de força nesta população, porém a eficiência deste treinamento depende da manipulação das variáveis estruturais (número de séries, número de repetições, freqüência semanal, intensidade da carga, intervalos, ordem dos exercícios). Portanto o treinamento de força deve fazer parte de um programa geral de treinamento físico para idosos, para minimizar a sarcopenia (atrofia muscular e decréscimo de força muscular). No entanto trabalhos futuros devem abordar e comparar as diversas variáveis para o treinamento de força no idoso que ainda não foram abordadas de forma comparativa.
2022-12-06T15:42:04Z
Valéria Valente Sepúlveda
Nascer em Belo Horizonte: análise da relação entre a estrutura das maternidades e os indicadores obstétricos e perinatais
A qualidade dos serviços de saúde tornou-se um importante campo deestudo, assim como uma exigência tanto para os setores públicos quanto para os privados. No Brasil é incipiente a implantação de sistema formal e rotineiro de acompanhamento da qualidade dos serviços de saúde. Belo Horizonte, na ultima década tem realizado vários investimentos para melhoria da rede de atenção à gestante e ao recém-nascido. No entanto, observa-se a presença de alguns indicadores obstétricos e perinatais ainda insatisfatórios, falhas na assistência, principalmente relacionados ao excesso de intervenções no trabalho de parto e parto, elevadas taxas de cesáreas e desfechos neonatais desfavoráveis. . Assim, este estudo foi proposto com o objetivo de analisar a estrutura das maternidades do município e relaciona-los com seus indicadores obstétricos e perinatais. Trata-se deum estudo ecológico, cujo os dados foram originados da pesquisa Nascer em Belo Horizonte: inquérito sobre parto e nascimento, realizada em maternidades públicas e privadas do município, no período de novembro de 2011 a março de 2013.Primeiramente realizou-se uma análise exploratória dos dados por meio de estatística descritiva com o intuito de caracterizar as instituições hospitalares. Em seguida criou-se um índice de adequação das maternidades em relação ao preconizado na legislação vigente por meio da técnica estatística de Análise deComponentes Principais (PCA). O índice global de adequação para cadamaternidade foi relacionado aos seus indicadores obstétricos e perinatais, além de quatro outros indicadores de resultados relacionados às boas práticas na assistência na maternidade e aos desfechos neonatais. Resultados: Observou-se que os altosíndices de adequação da estrutura das maternidades, estiveram associados a maiores taxas de cesáreas e analgesia farmacológica. As boas práticas no trabalho de parto e parto e ao RN, foram observadas com maior frequência em maternidades com menores índices globais de adequação à estrutura e em instituições públicas, onde havia atuação do enfermeiro obstetra. O índice de Apgar menor que sete noquinto minuto de vida e o desfecho neonatal desfavorável, mostraram-serelacionados aos maiores índices globais de adequação da estrutura.Conclusões: Apesar de todo avanço alcançado pelo município nas últimas duas décadas, para melhoria da rede de atenção à gestante e ao recém-nascido, observa-se que os investimentos na melhoria da estrutura não foram suficientes para garantia de indicadores satisfatórios. Certamente a adequação da estrutura, tem impactado positivamente, entretanto, com base nos resultados deste estudopode-se concluir que para se alcançar melhores indicadores deve-se continuar garantindo uma boa estrutura nas instituições. O foco desta melhoria deve ser nos desafios evidenciados pelas inadequações encontradas, como acesso a recursos assistenciais e operacionais.
2022-12-06T15:42:04Z
Lorena Marcia de Freitas Marques Nacif
Vulnerabilidade clínico-funcional e autopercepção vocal e auditiva de idosos com histórico de hanseníase
FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
2022-12-06T15:42:04Z
Jessica Danielle Santos de Jesus
Desigualdade regional e os fundos constitucionais de financiamento no Brasil
O processo de desenvolvimento econômico no território brasileiro ocorreu de forma completamente desigual, o que originou um país com acentuada disparidade econômica e social entre as regiões. Diante das diferenças regionais no Brasil o Governo Federal vem, desde o início do século XX, promovendo políticas de desenvolvimento regional no intuito de favorecer um crescimento econômico mais eqüitativo entre os estados. Entre as diferentes políticas regionais adotadas ao longo dos anos, no final da década de 1980 é apresentada uma nova proposta de combate ao problema regional no país. Essa proposta implementada, a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, resgata a questão da disparidade regional brasileira sendo, os Fundos Constitucionais de Financiamento como mecanismo de compensar as diferenças inter-regionais. Os recursos dos Fundos (FNO, FCO e FNE) contam, dentre as políticas regionais, com o maior volume monetário destinado ao desenvolvimento econômico regional. O objetivo desse trabalho é analisar o impacto dos Fundos Constitucionais de Financiamento para a indução do crescimento dos municípios e Estados nos quais se inserem esses programas, e assim, sua contribuição para a redução das desigualdades regionais do Brasil. Os resultados empíricos confirmam a problemática da desigualdade regional no Brasil e indicam que algumas das variáveis analisadas (infra-estrutura, educação e saúde) apresentam relações esperadas e significativas com o crescimento econômico, porém, os Fundos Constitucionais de Financiamento não apresentaram relação significativa com o diferencial de crescimento econômicos dos municípios e Estados onde estão inseridos.
2022-12-06T15:42:04Z
Heder Carlos de Oliveira
A (possível) interface entre patrimônio cultural e turismo nas políticas públicas em Minas Gerais
O patrimônio cultural e o turismo tem relação direta, pois um bem cultural pode ser um atrativo turístico. Essa relação pode também acontecer no âmbito das políticas públicas, definidas pelo poder público, que é o principal planejador e legislador do território. Se planejadas em conjunto ou com interfaces, as políticas públicas podem impactar positivamente na preservação do patrimônio cultural e na estruturação e promoção do turismo. O estudo das políticas públicas desta pesquisa compreendeu, em âmbito estadual, o instrumento Lei Robin Hood, nos critérios do patrimônio cultural e do turismo, e a Política de Circuitos Turísticos, relativo ao turismo. Indagou-se se esses fazem parte de um sistema articulado de planejamento ou se atuam de maneira isolada e pontual, e de que maneira as políticas públicas estaduais impactam no âmbito municipal, em termos de avanços nas áreas de turismo e patrimônio cultural, considerando as diretrizes de descentralização preconizadas na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Por meio do estudo, objetivou-se: compreender a estrutura do planejamento de políticas públicas nos âmbitos estadual e municipal em Minas Gerais; estudar a relação entre patrimônio cultural e turismo nas políticas públicas estadual e municipais no processo de descentralização; e estudar e analisar a política estadual de patrimônio cultural e o seu grau de articulação com a política de turismo. Assim, em âmbito estadual, foi analisado o que está concretizado e quais são os resultados e possíveis interfaces entre as diferentes esferas públicas, para depois, em âmbito municipal, analisar quais impactos há na preservação do patrimônio cultural e na promoção e estruturação do turismo. Para comprovação empírica dos rebatimentos das políticas públicas estaduais nos municípios, foram selecionados, por meio da ferramenta de geoprocessamento, São João del Rei e Coronel Xavier Chaves. Constatou-se que, apesar do aparente êxito das políticas públicas em âmbito estadual, o mesmo não foi constatado nos municípios analisados. São João del Rei e Coronel Xavier Chaves não conseguem atuar nas suas áreas específicas além de ações pontuais e, por essa razão, não articulam políticas que atuem de maneira integrada na preservação do patrimônio cultural e na estruturação e promoção do turismo.
2022-12-06T15:42:04Z
Álvaro Américo Moreira Sales
Proposta de elaboração de protocolo clínico de cuidados, à base de solução de clorexidina 0,12%
A forma pela qual é organizado e desenvolvido o processo de trabalho, da Equipe de Saúde Bucal da Estratégia de Saúde da Família/Barreiro/Sete Lagoas/Minas Gerais/Brasil, diante de fatores insalubres e através de instrumentos rotatórios em meio úmido (sangue, saliva e microorganismos), determinará a qualidade de vida dos profissionais envolvidos neste processo de trabalho. O contato direto e a proximidade, entre o cirurgião-dentista e o seu paciente (média dentro de um raio até menor que 0,30cms e até 1,50ms), expõe ainda mais este profissional, a equipe e os usuários. O escopo deste Trabalho de Conclusão de Curso é a Proposta de Elaborar um Protocolo Clínico de Cuidados, visando a Saúde dos Trabalhadores da Equipe de Saúde Bucal/Barreiro/Sete Lagoas, através de bochechos contendo solução de clorexidina 0,12%, a ser empregado nos usuários, antes dos procedimentos clínicos, e como uma somatória aos demais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), diminuindo os níveis de contaminação do locus labore da citada equipe, minimizando os riscos aos quais estão expostos.
2022-12-06T15:42:04Z
Fátima Isabel Santos e Almeida
Implantaçaõ do acolhimento e classificação de risco em unidades básicas de saúde: desafios para o profissional da enfermagem
O Trabalho de Conclusão de Curso que se apresenta é parte integrante do curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG e teve como objetivo geral descrever sobre a implantação do Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) nas unidades básicas de saúde, avaliando os desafios impostos ao profissional da enfermagem para que o modelo assistencial torne-se de fato uma realidade nesse ambiente. Foi elaborada uma investigação sobre a temática em base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde - BVS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, GOOGLE, Biblioteca Regional de Medicina - BIREME, Internet em geral e livros. A busca foi realizada entre setembro de 2010 a novembro de 2010, compreendendo publicações entre 1999 a 2010. Foram encontradas 24 publicações de caráter cientifico sobre o assunto e após a análise e avaliação da qualidade do material foram selecionadas 17 fontes para serem utilizadas no presente trabalho, dentre as quais três fontes são publicações e cartilhas do Ministério da Saúde sobre as políticas de humanização e o acolhimento. Os resultados apontam em primeiro lugar que reorganização dos serviços de saúde, tem como pressuposto a integralidade na produção do cuidado, em um processo de trabalho centrado no usuário e relações acolhedoras da equipe multiprofissional, capazes de produzir vínculo, em um processo produtivo que aposta nas tecnologias mais relacionais para a assistência aos usuários, onde a equipe se responsabiliza pelo cuidado. O ACCR tem como objetivo principal organizar o fluxo de usuários no sistema de saúde, escolhendo quais devem ter prioridade no atendimento, ou seja, fazer com que os usuários mais graves sejam atendidos primeiro.Verificou-se que os principais desafios impostos ao profissional para de fato implantar o Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) estão relacionados à capacitação e a consolidação dos avanços alcançados com a implantação do acolhimento demanda que os agentes de tal trabalho sejam atendidos em suas necessidades de educação permanente, supervisão e apoio institucional a fim de que o trabalho que realizam seja qualificado de forma inequívoca.
2022-12-06T15:42:04Z
Elisa Nunes Figueiredo
As contribuições do método indutivo intercultural para a construção de uma escola indígena diferenciada: buscando diálogos entre Brasil e México
Esta pesquisa busca descrever e analisar a proposta político-pedagógica na perspectiva do Método Indutivo Intercultural (MII), e seu uso como referência nos aportes teóricos, metodológicos e práticos desse método, que desencadeiam uma práxis reflexiva e crítica. Em particular, as categorias de apropriações e interaprendizagens foram usadas para compreender a interrogante do como que essas duas categorias se evidenciaram nos processos de formação continuada, os quais envolveram o desenvolvimento da docência, principalmente, no ensino e na aprendizagem dos professores indígenas, e depois dos estudantes de quem eles são professores. Para isso, foram analisadas as referências de educação diferenciada, no Brasil, e da educação intercultural bilíngue, no México, direcionadas aos povos indígenas. Nesse sentido, os processos de formação continuada foram analisados em dois projetos de pesquisa empreendidos no Brasil pelo OEEI/UFMG, PIBID/FIEI, e pelo Curso de Diplomados, no México. Fez-se um enquadramento metodológico que ajudasse a compor e compreender o entrelaçamentos dos elementos desta pesquisa, assim como Gasché (2008a; 2008b), Bertely Busquets (2015; 2011), Rockwell (2000; 2010), Peirano (1995), Daniels (2003), Walsh (2009), Quijano (2009), entre outros, que auxiliaram na compreensão da análise. Uns dos resultados foi a busca para entender em que medida e em quais dimensões poderia ser coconstruído um projeto educacional próprio, pois cada contexto situado, estudando com a proposta pedagógica intercultural do MII, sofreu ressignificação na forma de se trabalhar e de construir os instrumentos pedagógicos como os calendários e as tarjetas, diversamente de como trabalham no México. Outras questões importantes foram as dimensões apresentadas com essa proposta, que evidenciaram um entrelaçamento nas dimensões da construção epistêmica, filosófica, de relações éticas, do território como matriz formadora, da interculturalidade, da ética, da jurídica, da diversidade, da diferença, da coconstrução da vida cotidiana/material e espiritual na presença da cultura na escola e outros. O trabalho de campo foi realizado no México, cuja experiência já existe há mais de 20 anos; no Brasil, ele existe há seis anos. Buscar no México as experiências traz a ideia de compor um tecido de aportes que podem auxiliar na formação dos professores brasileiros com o MII, mesmo que as experiências venham de contextos diferentes, mas os elementos estruturantes do método são o mesmo, porém, e é flexível o suficiente para ajustar em qualquer contexto, sem o esvaziamento de seus pressupostos. O MII pode ser considerado mais uma estratégia nas práticas educativas que se configura como uma possibilidade de formação continuada contextual para a coconstrução de uma escola indígena diferenciada. Ainda, para entender como o MII aterrissa na escola e como esse método contribui para efetivar uma escola indígena com seus próprios recursos específicos. Elegeram-se dois casos emblemáticos de experiências vividas, de uma professora brasileira e outra professora mexicana, buscando evidenciar que diálogos depreendem e quais as características nas práticas educativas evidenciam com os elementos dos diferentes contextos, o que e como que aparecem nas distintas formas de se trabalhar os processos das atividades sociais e os significados que delas surgem, para seguir, num momento posterior, com o fim de exercitar a articulação com os conhecimentos ditos científicos
2022-12-06T15:42:04Z
Lucilene Julia da Silva
Transmissão de luz através de cerâmicas e desenvolvimento de equipamento determinante do tempo de fotoativação
O objetivo deste estudo foi avaliar a quantidade de luztransmitida (LT) em cerâmicas (com diferentes composições e associações, espessuras e cores), a microdureza Vickers (VHN) de um cimento de dupla polimerização e desenvolver um equipamento para determinação da intensidade luminosa e do tempo para a fotoativação de cimentos de restaurações odontológicas indiretas. Foram utilizados discos de cerâmica reforçadas com leucita, dissilicato de lítio, à base de zircônia e feldspáticas, com dimensões de 10 mm de diâmetro e espessuras de 2 e 5 mm nas cores A2 e A4. Associações entre os quatro tipos, duas cores e duas espessuras dessas cerâmicas totalizaram dezesseis grupos teste para LT e dezesseis grupos teste e um controle para VHN. O medidor de potência utilizado para as leituras de LT foi o Thorlabs PM 30 (Thorlabs Gmbh, Alemanha). O aparelho fotoativador utilizado foi um Radii-Cal (SDI). A análise quantitativade LT foi realizada por fotoativação durante um minuto, com repetição dedez vezes em cada disco de cerâmica, para estabelecimento de médias e desvio padrão. Para as análises de VHN do cimento resinoso, foi utilizado quarenta segundos de fotoativação. Para isso os mesmos dezesseis grupos teste foram utilizados (n=3), um grupo como controle negativo, utilizando cerâmica feldspática A2 com 2mm sem fotoativação. O teste estatístico de ANOVA e pós-teste de Tukey em um nível de significância de 95% (P<0,05) foram aplicados para LT e VHN. Em LT, As análises das variáveis cor e espessura mostraram diferenças estatisticamente significativas entre elas, ou seja, os grupos que possuem a cor A2 transmitiram quantidades maiores de luz quando comparados aos de cor A4 e os grupos com espessura de 2 mm transmitem mais luz que os grupos com espessura de 5 mm. Ascomparações, considerando apenas os quatro tipos de cerâmica (ouassociações) mostram que a cerâmica, à base de leucita, transmitequantidade de luz semelhante às cerâmicas feldspáticas, assim como aassociação de dissilicato de lítio com leucita é semelhante à zircônia em associação à leucita. A comparação entre todos os grupos apresentaram 16 diferenças estatisticamente significativas. Para VHN, as análises das variáveis cor e espessura mostram diferenças estatisticamente significativas entre elas. Os grupos que possuem a cor A2 apresentam maiores valores quando comparados aos de cor A4 (p=0.02) e os grupos com espessura de 2 mm apresentam maiores valores de VHN que os grupos com espessura de 5 mm (p=0.00). As comparações, considerando apenas os 4 tipos de cerâmica (ou suas associações), mostram que não há diferenças estatisticamente significativas entre elas (p=0.12). A comparação entre todos os grupos apresentaram diferenças estatisticamente significativas. Os dadosde LT foram usados, ainda, para treinar uma Rede Neural Artificial edesenvolver um equipamento que fornece ao cirurgião-dentista o tempoadequado de fotoativação para cada restauração indireta de modo individual. A partir dos resultados desse estudo podemos concluir que os diferentes tipos, cores e espessuras de cerâmicas transmitem diferentes quantidades de LT. As diferentes espessuras e cores foram os fatores determinantes nos resultados de VHN. Os dados de LT obtidos, somados os advindos da literatura, foram suficientes para treinar uma RNA e desenvolver um equipamento e processo de determinação do tempo de fotoativação.
2022-12-06T15:42:04Z
Luis Fernando Morgan dos Santos Alves