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EDUCAÇÃO PARA “LAVRAR A LIBERDADE”: TRABALHO, SINDICALISMO RURAL E EDUCAÇÃO POPULAR EM AFUÁ-PA/ Education to “work out freedom”: work, rural unionism and popular education in Afuá-PA (1989-1994)/ Éducation pour «travailler la liberté»: travail, syndicalisme rural et éducation populaire à Afuá-PA (1989-1994)

Este artigo tem por temática a relação entre educação do campo e movimentos sociais. Este tema foi aqui estudado a partir da experiência construída por trabalhadores e trabalhadoras rurais do município de Afuá, estado do Pará, entre 1989 e 1994. Dessa experiência buscamos entender de que formas a educação articulou-se com as lutas políticas do nascente sindicalismo rural afuaense. Nesse sentido, a pesquisa objetivou compreender as conexões entre as práticas pedagógicas utilizadas na formação das escolas comunitárias e as lutas encampadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Afuá, com apoio da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Para alcançar tal objetivo, analisamos documentos guardados no Arquivo da CPT Amapá, tais como: cartilhas, materiais didáticos, periódicos, fotografias e outros. Os resultados apontaram para uma intrínseca relação entre o projeto educacional popular fomentado por esta pastoral e as pautas do sindicato local relativas à luta pela terra e ao rompimento com o sistema de exploração dos trabalhadores pelos proprietários rurais, conhecidos como “patrões”. Além disso, percebemos que o projeto educacional aqui estudado transcendeu os limites de suas pretensões mais imediatas, tornando-se elemento fundamental para a quebra de paradigmas da visão de mundo dos ribeirinhos afuaenses. Como citar este artigo: PEREIRA, Higor; LOBATO, Sidney. Educação para “lavrar a liberdade”: trabalho, sindicalismo rural e educação popular em Afuá-PA (1989-1994). Revista NERA, v. 23, n. 55, p. 322-342, set.-dez., 2020.

Year

2020

Creators

Pereira, Higor Lobato, Sidney

EVIDÊNCIAS DE UM CRIME: O FECHAMENTO DA ESCOLA MUNICIPAL BOA ESPERANÇA / Evidence of a Crime: The Closing of the Municipal School Boa Esperança / Evidencia de un delito: El cierre de la Escuela Municipal Boa Esperança

O presente artigo é fruto de resultados da dissertação de mestrado intitulada “o processo de fechamento das escolas no campo na mesorregião do leste goiano: que crime é esse que continua?” O objetivo desse estudo foi de analisar os argumentos utilizados pelo Estado para o fechamento da Escola Municipal Boa Esperança no povoado de Boa Esperança que se localiza no município de Damianópolis, estado de Goiás. As escolas no e do campo são importantes para que os camponeses reconheçam sua identidade e fortaleçam suas ações.  Com o fechamento da escola no campo percebe que enfraquece o território do campesinato devido a expulsão desses sujeitos e em contrapartida fortalece outros territórios. Essa escola é uma entre centenas que são fechadas todos os anos no Brasil, obrigando esses sujeitos a frequentar a escola da cidade que não se preocupa com a identidade cultural e que inclusive tem apresentado uma postura preconceituosa sobre estes. Ao estudar na escola da cidade, gera cansaço, desmotivação, insegurança, e é submetido a poeira, a lama, e horas na estrada. Foi importante realizar a pesquisa de campo com observação, entrevistas e roda de conversas e a partir dos dados, constatou que existe um descaso do Estado brasileiro em relação as comunidades camponesas. Como citar este artigo:SANTOS, Cássia Betânia Rodrigues. Evidências de um crime: o fechamento da Escola Municipal Boa Esperança. Revista NERA, v. 24, n. 56, p. 93-112, jan.-abr., 2021.

Year

2021

Creators

Rodrigues dos Santos, Cássia Betania

AS CONTRADIÇÕES DO PATRIMÔNIO CULTURAL E NATURAL NA LUTA PELO TERRITÓRIO DOS APANHADORES DE FLORES SEMPRE-VIVAS / ontradictions between cultural and natural heritage in the sempre-vivas flower harvesters territorial struggle / Las contradicciones del patrimonio cultural y natural en la lucha por el territorio de los recogedores de flores siemprevivas

Os povos e comunidades dos apanhadores de flores sempre-vivas tiveram em seu território diversos conflitos nas últimas décadas devido à implantação de unidades de conservação de uso restrito que sobrepuseram parte de suas terras. As relações e negociações políticas sempre foram feitas com muita dificuldade, tendo o Estado por muito tempo negado a condição de sujeitos de direito desses povos. Entretanto, o cenário foi alterado após o início de um diálogo e reconhecimento de suas práticas agrícolas a nível internacional. A partir do trabalho de campo com algumas famílias da comunidade da Mata dos Crioulos, Diamantina/MG, temos como objetivo elaborar uma reflexão em diálogo com a concepção marxiana de política para elucidarmos as transformações das relações das comunidades tradicionais e as lutas pela emancipação política e humana. Como citar este artigo:CERQUEIRA, Maria Clara Salim. As contradições do patrimônio cultural e natural na luta pelo território dos apanhadores de flores sempre-vivas. Revista NERA, v. 24, n. 56, p. 72-92, jan.-abr., 2021.

Year

2021

Creators

Cerqueira, Maria Clara Salim

AO MEU IRMÃO, O CAMPONÊS/ À mon frère, le paysan

Texto traduzido por Sergio Aparecido Nabarro a partir da publicação original: RECLUS, Élisée. À mon frère, le paysan. Genève: Imp. Des Eaux-Vives, 1893. Como citar esta tradução:RECLUS, Eliseé. Ao meu irmão, o camponês. Revista NERA, traduzido por Sergio Aparecido Nabarro, v. 23, n. 55, p. 402-408, set.-dez., 2020.

Year

2020

Creators

Nabarro, Sergio Aparecido

CAMINHOS E DINÂMICAS CONTEMPORÂNEAS DOS PRODUTORES E PROPRIETÁRIOS RURAIS DE ORIGEM BRASILEIRA NO PARAGUAI/ Paths and Contemporary Dynamics of Producers and Rural Owners of Brazilian Origin in Paraguay/ Caminos y Dinámicas Contemporáneas de los Productores y Propietarios Rurales de Origen Brasileña en Paraguay

O objetivo deste trabalho é analisar os caminhos e as dinâmicas contemporâneas de produtores rurais e proprietários de terras de origem brasileira no Paraguai, procurando perceber as suas lógicas e a situação atual em termos do controle e posse da terra. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica, análise de dados estatísticos e entrevistas semiestruturadas com 56 produtores/proprietários rurais de origem brasileira que estão ou estiveram no Paraguai. Como resultado da pesquisa, foi identificado que atualmente existem, pelo menos, cinco movimentos diferenciados: i) produtores que chegaram na segunda metade do século XX e que permanecem na mesma região no Paraguai; ii) produtores e/ou descendentes que chegaram no país no mesmo período e nos últimos anos avançaram para o seu interior; iii) atores que chegaram no país mais recentemente, investindo na produção agropecuária e/ou aquisição de terras; iv) produtores que optaram por deter terras tanto no Paraguai quanto no Brasil; v) produtores rurais que, por diferentes motivos, retornam para o Brasil. Portanto, há distintos caminhos, movimentos e dinâmicas deste grupo social em relação à terra no Paraguai. Como citar este artigo:WESZ JUNIOR, Valdemar João. Caminhos e Dinâmicas Contemporâneas dos Produtores e Proprietários Rurais de Origem Brasileira no Paraguai. Revista NERA, v. 23, n. 53, p. 90-116, mai.-ago., 2020.

Year

2020

Creators

Wesz Junior, Valdemar João

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Folha de rosto

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Expediente

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GEOGRAFIAS INDÍGENAS NO/DO MATO GROSSO DO SUL/Indigenous geographies in Mato Grosso do Sul

De 1492-1500 aos dias atuais, as histórias e trajetórias dos Povos Indígenas passaram por profundas transformações socioespaciais em decorrência do contato com o não-índio. Hoje, mais do que nunca, é necessário um olhar atento às existências indígenas, que até a virada do século XV para o XVI eram construídas sem qualquer relação com o mundo ocidental. Cada povo, a seu modo de ser, viver e pensar o mundo, estabelecia um conjunto de interrelações com outras gentes ameríndias, diferenciando-se pelo/no contato.

Year

2020

Creators

Mota, Juliana Grasiéli Bueno Goettert, Jones Dari

TEKOHA ÑEROPU’Ã: ALDEIA QUE SE LEVANTA/Tekoha Ñeropu’ã: indian village that gets up

A existência do povo indígena Guarani Kaiowá tem na palavra yvyrasáva (os viajantes da terra; yvy, terra) o meio da realização da grande viagem da existência. Este texto tem como objetivo refletir, a partir do diálogo com os moradores e líderes tradicionais nas retomadas territoriais do entorno da Reserva Te’yikue (Caarapó – Mato Grosso do Sul – Brasil), os elementos fundantes que contribuem para a recomposição do tekoha (aldeia). O texto é parte de uma pesquisa de doutorado que está sendo realizada, desde 2018, no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFGD (PPGG/FCH/UFGD). Procuramos trazer ao debate a visão indígena sobre o mundo e as forças propulsoras da sua mobilidade espacial, ao mesmo tempo em que os seus limites, quando se encontram com outros modos de ser, são atravessados pelas estratégias teórico-políticas a fim de demostrar a resistência Guarani Kaiowá ao modelo homogeneizante do ser. Essa resistência está na persistência em viver no modo de ser tradicional, sentido e vivido pela relação com as divindades através do tekoha. Como citar este artigo:BENITES, Eliel. Tekoha Ñeropu’ã: aldeia que se levanta. Revista NERA, v. 23, n. 52, p. 19- 38, dossiê., 2020.

Year

2020

Creators

Benites, Eliel

TERRAS SEM HOMENS DE BEM PARA HOMENS DE BEM SEM TERRA/“Good Citizens without land move to a land without good citizens”

O presente artigo busca refletir sobre a implementação, no oeste brasileiro, de um colonialismo de povoamento com o exame das consequências de sua efetivação. O colonialismo de povoamento é caracterizado pela apropriação violenta do território de povos indígenas.  A eliminação do “nativo” ocorre por intermédio da remoção forçada, assassinatos e denegação étnica. Este processo não decorre da raça, ou religião, grau de civilização, mas, simplesmente, como condição para acesso ao território. Para impedir a marcha da civilização, basta aos povos originários permanecerem onde sempre estiveram. Como citar este artigo:ALMEIDA, Marco Antonio Delfino de. Terras sem homens de bem para homens de bem sem terra. Revista NERA, v. 23, n. 52, p. 39-62, dossiê., 2020.

Year

2020

Creators

Almeida, Marco Antonio Delfino

TERRITORIALIDADE E SUSTENTABILIDADE: DESAFIOS PARA AS COMUNIDADES KAIOWÁ E GUARANI EM MATO GROSSO DO SUL/Territoriality and sustainability: challenges for the Kaiowa and Guarani communities in Mato Grosso do Sul, Brazil

O presente artigo discute os desafios enfrentados pelas comunidades kaiowá e guarani em relação à garantia de seus territórios de ocupação tradicional e o esforço por elas realizado para assegurar suas formas de sustentabilidade. A vulnerabilidade dessas comunidades aprofundou-se com a política implementada pelo governo brasileiro, com o confinamento compulsivo de dezenas de comunidades em minúsculas reservas, onde foram submetidas a políticas assimilacionistas ao longo do século XX. Vivendo atualmente em pequenas áreas superpovoadas e com recursos escassos, a população enfrenta o desafio cotidiano de prover suas necessidades básicas e de seguir reproduzindo suas formas de expressão cultural – ava reko. A abordagem transita entre os enfoques geográfico, histórico e o antropológico, para realizar uma crítica das políticas públicas implementadas junto às comunidades, o que resulta na persistência de impasses territoriais e ambientais. Procuramos também identificar algumas estratégias de luta desenvolvidas pelas comunidades como forma de buscar o cumprimento de direitos assegurados em lei e a continuidade das práticas sociais associadas ao bom viver – teko katu. Como citar este artigo:COLMAN, R. S.; PEREIRA, L. M. Territorialidade e sustentabilidade: desafios para as comunidades Kaiowá e Guarani em Mato Grosso Do Sul. Revista NERA, v. 23, n. 52, p. 63-89, dossiê., 2020.

Year

2020

Creators

Colman, Rosa Sebastiana Pereira, Levi Marques

A QUESTÃO AGRÁRIA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA RETOMADA INDÍGENA DOS TERRITÓRIOS TRADICIONAIS EM MATO GROSSO DO SUL/The Agrarian Question and its consequences in the retaking of indigenous traditional territories in Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul apresentam-se elementos agravados da questão agrária resultantes pelo processo de apropriação capitalista da terra sobre os territórios tradicionais dos indígenas. Tal processo resultou na concentração fundiária, na expropriação e na expulsão dos indígenas de seus territórios e no seu confinamento em reservas criadas pelo Estado brasileiro. Este trabalho objetiva apontar nuances da questão agrária e refletir sobre seus rebatimentos na questão indígena em Mato Grosso do Sul, sobretudo algumas tragédias e formas de resistência Kaiowá e Guarani. Para realização deste trabalho, utilizou-se, como procedimento metodológico, a revisão bibliográfica sobre a questão agrária no Brasil e em Mato Grosso do Sul e sobre a questão indígena. Dados secundários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e Banco de Dados da Luta pela Terra (DATALUTA) foram sistematizados em tabelas e mapas a fim de balizarem a discussão. Além disso, foram utilizadas informações publicadas pela mídia sobre conflitos envolvendo proprietários fundiários e indígenas em disputas por terras e as formas de resistência dos Kaiowá e dos Guarani. Como citar este artigo:NARDOQUE, Sedeval; MELO, Danilo Souza. A questão agrária e seus desdobramentos na retomada indígena dos territórios tradicionais em Mato Grosso do Sul. Revista NERA, v. 23, n. 52, p. 90-109, dossiê., 2020.

Year

2020

Creators

Nardoque, Sedeval Melo, Danilo Souza

CONFLITOS TERRITORIAIS E RACIONALIDADES DIVERGENTES: CONTRIBUIÇÕES DA GEOGRAFIA ESCOLAR PARA LUTA E (RE) EXISTÊNCIA DOS GUARANI E KAIOWÁ EM MATO GROSSO DO SUL / Territorial conflicts and divergent rationalities: school geography contributions to the fight and (re) existence of the Guarani and Kaiowá from Mato Grosso do Sul

Neste artigo apresentamos algumas reflexões sobre as possíveis contribuições da Geografia escolar enquanto elemento potencializador para reafirmação da identidade Guarani e Kaiowá, e, por conseguinte, para a luta pela retomada dos territórios por eles ocupados tradicionalmente. A partir de algumas narrativas míticas Guarani e Kaiowá, de relatos de mestres tradicionais e lideranças políticas destas etnias, em diálogo com conteúdos trabalhados pela Geografia escolar, apontamos as possibilidades desse conhecimento auxiliar os alunos das escolas indígenas na compreensão da situação de Reserva a que foram e/ou estão submetidos, bem como na importância da luta para retornar ao seu território. Como citar este artigo:SILVA, Solange Rodrigues; NUNES, Flaviane. Conflitos territoriais e racionalidades divergentes: contribuições da geografia escolar para luta e (re) existência dos Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul. Revista NERA, v. 23, n. 52, p. 110-132, dossiê, 2020.

Year

2020

Creators

Silva, Solange Rodrigues da Nunes, Flaviana Gasparotti

O MOVIMENTO GUARANI E KAIOWÁ PELA REAPROPRIAÇÃO SOCIAL DA NATUREZA E AS RETOMADAS DE TEKOHA/The movement of Guarani and Kaiowá by the social reapropriation of nature: Tekoha, resumes and r-existence

No Mato Grosso do Sul existe uma geopolítica da despossessão em curso de que as maiores vítimas são os povos Guarani e Kaiowá que tradicionalmente ocupavam seus tekoha. Essas populações tradicionais estão envolvidas em conflitos territoriais – por terra, água, território e direitos humanos – em “re-existência” na luta pela “reapropriação social da natureza” e afirmação/valorização da identidade étnica-territorial e coletiva. Nesse movimento antisistêmico o território emerge como questão central nas lutas por redistribuição de terra para a construção de um ordenamento territorial pelos de abajo. O objetivo deste artigo é analisar os conflitos latentes e manifestos entre indígenas Guarani e Kaiowá e fazendeiros na área de fronteira do Brasil com o Paraguai. Além de revisitarmos criticamente o conceito de território, utilizamos a abordagem multimetodológica ou método misto para a realização do levantamento bibliográfico, documental, coleta de dados e informações, observação, realização de entrevistas e atividades em campo. Consideramos que o tekoha e as ações de retomadas territoriais apresentam conteúdo étnico potencial que podem transformar esta realidade de despossessão. A demarcação e autodemarcação dos territórios tradicionais é um movimento importante para a reapropriação social da natureza na construção de um ordenamento territorial decolonial para os de abajo. Como citar este artigo:MONDARDO, Marcos Leandro. O movimento Guarani e Kaiowá pela reapropriação social da natureza e as retomadas de Tekoha. Revista NERA, v. 23, n. 52, p. 133-150, dossiê., 2020.

Year

2020

Creators

Mondardo, Marcos Leandro

O ACAMPAMENTO-TEKOHA LARANJEIRA ÑANDERU EM RIO BRILHANTE (MS): A ATUAL CONJUNTURA DOS CONFLITOS E DAS RESISTÊNCIAS/ The encampments-tekoha Laranjeira Ñanderu in Rio Brilhante (MS): The current conjuncture of conflicts and resistance

A situação das terras indígenas no estado do Mato Grosso do Sul (MS) vem sendo estudada por diversos autores em diferentes perspectivas analíticas envoltas de suas ciências. Assim, a ciência geográfica permite a partir da análise do território compreender os processos de territorialização-desterritorialização-reterritorialização indígena, que compõem um conjunto de ações históricas de (re)existências. Caso que não é diferente no acampamento-tekoha Laranjeira Ñanderu em Rio Brilhante (MS), onde por meio de suas cosmologias e ações de enfrentamento contra o agronegócio nacional e estrangeiro os indígenas Guarani-Kaiowá, tem resistido com o seu modo de ser, como pretendemos demostrar ao longo deste artigo. Como citar este artigo:BUSCIOLI, Lara Dalpério. O Acampamento-Tekoha Laranjeira Ñanderu em Rio Brilhante (MS): a atual conjuntura dos conflitos e das resistências. Revista NERA, v. 23, n. 52, p. 151-175, dossiê, 2020.

Year

2020

Creators

Buscioli, Lara Dalpério

Compêndio de autores

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