RCAAP Repository

APRESENTAÇÃO

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Year

2013

Creators

Mór, Walkyria Monte Zacchi, Vanderlei J.

TRANSCULTURALIDADE, TRANSFORMAÇÃO: A RELAÇÃO DOS FÃS E DOS ESTUDANTES COM A LITERATURA

O artigo propõe discutir as dificuldades do ensino de literatura na contemporaneidade a partir das possíveis contribuições que a cultura do fã é capaz de oferecer ao espaço escolar. A produção dos textos conhecidos como fanfictions envolve jovens entusiasmados com o exercício da leitura crítica e da escrita criativa, em contraposição à dificuldade de formação de leitores autônomos vivenciada pelos docentes. Trazemos à tona a figura do beta-reader, ou seja, do fã encarregado de comentar fanfictions antes de sua publicação, a fim de propor uma postura diferenciada do professor de literatura, em seu papel como leitor experiente.

Year

2013

Creators

Nakagome, Patrícia Trindade Murakami, Raquel Yukie

POESIA DE CORDEL E LETRAMENTO: ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA A APROXIMAÇÃO DE DIFERENTES CULTURAS E LINGUAGENS

Com o objetivo de construir alternativas para articular a leitura literária a situações de prática social, utilizando estratégias de leitura como parte do desenvolvimento de capacidades implicadas no processo de letramento, este artigo apresenta reflexões sobre concepções e práticas de leitura, seguidas de proposta de atividade com literatura de cordel, a qual permite ao aluno a aproximação com culturas as mais variadas, tendo em vista a presença nesse gênero de diálogos com a sabedoria popular, mitos, histórias orais e mesmo a literatura clássica, dentre outros. Permite também a aproximação com linguagens que expressam poeticamente essas culturas, incluindo variações linguísticas brasileiras de distintas regiões, arcaísmos, estrangeirismos, gírias e outros fenômenos linguísticos. A seleção do gênero da literatura de cordel, portanto, deve-se ao seu potencial para ser utilizado na perspectiva do letramento na escola no sentido de ultrapassar a cultura local vivenciada pelo aluno, oferecendo ao professor um recurso valioso para uma educação intercultural que, partindo do meio multicultural em que vivemos, possa contribuir para uma futura vivência transcultural.

Year

2013

Creators

Caleffi, Renata Mello, Cláudio José de Almeida

SOBRE LITERATURA E SILÊNCIO

Este artigo pretende discutir o papel da Literatura e, por extensão, das Humanidades na atualidade, tomando-se por suporte teórico os estudos da filósofa norte-americana Martha Nussbaum, em Not for profit: why democracy needs the humanities (2010), em consonância com as reflexões da cientista política Hannah Arendt em A vida do espírito: o pensar, o querer e o julgar, bem como com as da professora e crítica feminista norte-americana Rita Felski, no livro Uses of literature (2008). A partir do que Nussbaum chama de “crise silenciosa” que, segundo ela, vem se infiltrando nas escolas e na educação dos jovens, busca-se refletir sobre o hipodimensionamento da disciplina Literatura no currículo escolar, em favor daquelas voltadas a uma visão utilitária do saber, em que se privilegiam a competitividade no mercado global e a capacidade de aferir e produzir lucro, e em que se subtrai a faculdade do pensamento e da imaginação do conjunto das disciplinas de ensino.

Year

2014

Creators

Pietrani, Anélia Montechiari

LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA

Este artigo procura discutir algumas questões referentes ao trabalho com textos literários na escola. Com base em Kleiman (2003), Colomer (2007), Chartier (2008), Santos (2010), dentre outros autores, tratamos das estratégias sociocognitivas acionadas na leitura e das dificuldades para motivar os alunos a ler. Além disso, sugerimos atividades para o livro A invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick, geralmente indicado para as séries finais do ensino fundamental. Pretendemos mostrar como a associação da leitura do livro à análise de materiais multimodais (como booktraillers, vídeos, filme etc) colabora para a formação do leitor crítico.

Year

2014

Creators

dos Santos, Leonor Werneck

ESTRATÉGIA PARA A LEITURA DA POESIA ÉPICA

Neste artigo faz-se uma breve descrição das categorias teóricas que orientam a proposta metodológica voltada para a leitura de poemas épicos apresentada em Poemas épicos: estratégias de leitura (RAMALHO, 2013). Após dimensionar a questão da permanência do gênero épico através de reflexões sobre a teoria épica do discurso (SILVA, 1987) e sobre a importância das visões de Aristóteles, Bowra, Staiger, Pollmann e Highet sobre o épico, passa-se à explicitação das subcategorias propostas para as categorias épicas proposição, invocação, divisão em cantos, plano histórico, plano maravilhoso e heroísmo épico, de modo a oferecer, a docentes e pesquisadores interessados no tema, um viés por meio do qual contemplar o épico, promovendo maior acesso de leitores de todos os níveis de ensino à poesia épica.

A CRÔNICA NA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

A formação estética dos alunos constitui um grande desafio. O fortalecimento do ensino da literatura requer, contudo, maior aproximação entre as pesquisas acadêmicas e as práticas pedagógicas nas escolas. Em uma sociedade dominada por tecnologias visuais e pela cultura do entretenimento, é preciso rediscutir os objetivos de ensinar e estudar literatura, a relevância da educação literária e ainda o meio de fortalecer sujeitos sociais através da disciplina. Levando em conta atividades desenvolvidas com alunos da Educação Básica, este trabalho se propõe a discutir a importância da crônica para a tarefa desafiadora de inserir crianças e jovens no mundo da leitura. Por suas próprias características, a crônica abre um caminho mais atraente para esse mundo além de funcionar como um incentivo à produção textual dos próprios alunos.

Year

2014

Creators

Viegas, Ana Cristina Coutinho

LEITURA DE SI, ENCONTRO COM O OUTRO: IDENTIDADE E POESIA NO ENSINO DE LITERATURA

O trabalho em questão apresenta uma proposta de leitura e ensino de poesia, dentro da Linha de pesquisa “Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes”, do PROFLETRAS. A partir da experiência com a literatura na disciplina “Leitura do texto literário”, discutem-se e analisam-se as condições de produção e leitura da poesia do escritor cearense Jáder de Carvalho (1901-1985), tendo por eixo de estudo os conceitos de identidade, história e memória. A partir desses conceitos, uma metodologia de fundo comparatista incide sobre o objeto, cuja meta de análise é mostrar como a disposição temática e estilística dos poemas estudados promove no educando um processo contínuo e fértil de identificação, como também incita posturas ativas de leitura, ao transformar a recepção literária num jogo de compartilhamento de experiências.

Year

2014

Creators

Ipiranga, Sarah Diva da Silva

LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Este artigo pretende refletir sobre o ensino de literatura na perspectiva do letramento literário. Para tanto, partindo de um referencial teórico sobre leitura, literatura e letramento literário, analisará algumas atividades de leitura literária desenvolvidas em duas turmas de um curso de nível médio do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos) de uma instituição federal de educação da Baixada Fluminense (RJ). Será destacado que, na educação de jovens e adultos, é essencial considerar as especificidades dos alunos, seus interesses e conhecimentos.

Year

2014

Creators

Teixeira, Claudia de Souza

DO IMPRESSO AO JOGO DIGITAL: ESTRATÉGIAS DE LEITURA DA OBRA O GUARANI

Este artigo apresenta um jogo digital a ser usado como ferramenta complementar no ensino e aprendizagem de leitura para crianças de seis a oito anos de idade. A proposta está fundamentada na discussão sobre atividade de leitura, multiletramentos e jogos digitais na educação. Este jogo digital tem como base a obra O Guarani, de José de Alencar, e apresenta estratégias que auxiliam na aprendizagem da leitura. Dessa forma pode contribuir para os estudos sobre a cultura escrita, literária e midiática na alfabetização de crianças.

Year

2014

Creators

Trescastro, Lorena Bischoff de Souza, Cássia Pinheiro

Apresentação

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O IMAGINÁRIO DO MAL NO EMPÓRIO DA HERANÇA CLÁSSICA

Este artigo discutirá a inadequação da visão unilateral do clássico como empório da serenidade e do equilíbrio, dois atributos idealizados por uma tradição mimética e deontológica. Aby Warburg (1866-1929) demonstra que também os paroxismos, o estapafúrdio e o gestual patético (Pathosformel) constituem dispositivos imprescindíveis da estética clássica. Violência, escândalo e estupor engendram temas da literatura e da arte clássicas que determinam procedimentos artísticos e permanecem ativos. Vamos focalizar situações específicas – o diabolismo (caso “Pandora”) e a irrupção do estranho (fantasmas e autômatos) – em que o imaginário do mal se materializa com potencial crítico e estético.

Year

2014

Creators

Nuñez, Carlinda Fragale Pate

MAGIA E EDUCAÇÃO NA NARRATIVA INFANTO-JUVENIL DE ALINA PAIM

Este trabalho traz uma reflexão sobre a literatura infantil da escritora brasileira Alina Paim ─próxima daquela de Monteiro Lobato no que diz respeito ao espaço e estrutura dos personagens ─destacando a importância da fantasia para a formação éticae sociocultural da criança. Encontra-se iluminada pelos estudos de T. Todorov, Carolina Marinho, Nelly Novaes Coelho, entre outros, por entender que eles permitem um melhor diálogo com as teorias do maravilhoso presente nos contos de fadas e contos populares na atualidade.

O SACRIFÍCIO MÍTICO NA PEÇA THE COUNTESS CATHLEEN, DE WILLIAM BUTLER YEATS

The Countess Cathleen, peça de Yeats que inaugura o Abbey Theater, na Irlanda, encena os conflitos de uma comunidade devastada pela fome. Centralizada em uma personagem heróica, a Condessa Cathleen, a ação desenvolve-se como apelo ao sacrifício nacionalista. Ao ofertar sua alma em prol dos camponeses, Cathleen evoca mitos pagãos e cristãos, numa trama que mimetiza fatos históricos e ideais políticos.

Year

2014

Creators

Luna, Sandra Vieira, Bruno Rafael de Lima

A FUNÇÃO CONTEMPORÂNEA DA “AUTORIA” ENQUANTO MEDIAÇÃO SIMBÓLICA

A questão da autoria é abordada neste artigo como recurso, próprio dos itinerários de formação contemporâneos, de des-representação e desidentificação, recurso este que valoriza a dimensão simbólica das interpretações e propicia a busca de sentido. A autoria é compreendida, portanto, a partir de uma perspectiva ampliada de cultura e educação. Para tanto, a reflexão foi construída por meio da analogia entre design e literatura, compreendendo ambos como processos de mediação e (re)criação de narrativas que se abrem a novas interpretações numa existência socialmente partilhada – e, no contexto atual, cada vez mais espetacularizada. O referencial teórico abrange Paul Ricoeur, Deleuze, Foucault, entre outros.

Year

2014

Creators

Beccari, Marcos de Almeida, Rogério

POETA DA CIDADE: O RECIFE NA POESIA DE CARLOS PENA FILHO

A cidade é constructo humano, e como tal é uma paisagem cultural que se contrapõe à natureza. Habitar a cidade em que nasceu é uma relação que contribui para a estabilidade emocional. As mudanças ocorridas na paisagem urbana podem criar, então, certo mal-estar nos seus habitantes. Carlos Pena Filho, em tempos de modernização do Recife, sente a necessidade de escrever sobre a cidade que ele vê e sente. Seu relato parece ver na cidade de seu tempo a de outros tempos históricos. O resultado é o poema “Guia Prático da Cidade do Recife”. Para tanto, exploramos aas relações entre Literatura, História e Geografia.

Year

2014

Creators

Dias, Júlio César Tavares

WHITMAN, WORDSWORTH AND THE CITIES: POETRY, URBANISM AND IDENTITY

The present article intends to explore the issue of the imagined poetic city present in the poetry of Walt Whitman and William Wordsworth as a site of multiple belongings. From their poetry, we interrogate how notions of identity and belonging are illustrated by their depictions of the geographical space within their cities, respectively New York and London. Our readings take us to question the role of the (imagined) place created between the poet and the reader, and if the city is a real place or a non-place, where identities and memories are created to produce a third space.

Year

2014

Creators

Cohen, Gustavo Vargas Veras, Adriane Ferreira

Apresentação

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Year

2014

Creators

Freitag, Raquel Meister Ko. da Silva, Leilane Ramos de Azevedo, Isabel Cristina Michelan

O USO MULTIFUNCIONAL DE ADVÉRBIOS TERMINADOS EM -MENTE: UMA ANÁLISE EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo principal investigar o uso multifuncional dos advérbios terminados em -mente em textos (narrativos e argumentativos) de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, de duas escolas públicas baianas. Comumente, esse tipo de advérbio é categorizado, na maioria das gramáticas normativas, como sendo de modo; no entanto, comprovou-se que os advérbios em -mente exercem outras funções semânticas, determinadas pelas intenções comunicativas dos falantes. O estudo ancorou-se em discussões tecidas por Ilari et al. (1990), Castilho; Castilho (1993), Ilari (2007), Neves (2000), Castilho (2010), Kanthack (2012), entre outros.

Year

2014

Creators

Susmickat, Ivonete de Souza Aguiar, Tiago Pereira Kanthack, Gessilene Silveira

A DIFÍCIL ARTE DE DIALOGAR COM A PALAVRA DO OUTRO PARA PRODUZIR PALAVRA PRÓPRIA

A produção escrita na universidade é um tema que, por diferentes motivos, preocupa professores de diferentes áreas de conhecimento. A denúncia de que o aluno não sabe escrever é constante e cria solidariedade entre os professores que vivenciam essas dificuldades.  Dessa forma, o objetivo deste artigo será discutir: a) as especificidades da escrita na formação universitária; b) as características da produção e circulação de textos na contemporaneidade: informação, conhecimento e experiência; e c) o papel da pesquisa na constituição do sujeito que escreve. Para isso, toma como análise, produções resultantes de atividade de escrita desenvolvidas com quatro turmas de alunos de cursos de licenciaturas de duas universidades das Regiões Sudeste e Nordeste do Brasil.

Year

2014

Creators

Barbosa, Marinalva Vieira Campos, Sulemi Fabiano