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INDÍCIOS DE AUTORIA EM TEXTOS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Este estudo teve como objetivo analisar textos produzidos por estudantesdo 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do município deAracaju-Se, procurando investigar vestígios de subjetividade e singularidades nelespresentes, avaliados como indícios de autoria. Como referenciais teóricos,recorremos a Foucault, Orlandi, Possenti, entre outros, que se posicionaram sobre aquestão. Na análise das produções textuais, além dos pressupostos dos autorescitados, também nos orientamos pelo paradigma indiciário de Guinzburg. Osresultados da análise nos revelaram não apenas marcas resultantes de escolhaslexicais, sintáticas e discursivas, mas singularidades que foram interpretadas comoindícios de autoria.
2015
Carvalho, Maria Leônia Garcia Costa Freitas, Flávia Oliveira
CIDADANIA, LEITURA E INCLUSÃO: O BIBLIOTECÁRIO COMO FORMADOR DE LEITORES EM LITERATURA NEGRO-BRASILEIRA
Este artigo analisa a formação do profissional bibliotecário e sua atuação especialmente em literatura Negro-Brasileira na formação de leitores. Sabemos quea leitura e a escolha de obras são inerentes ao profissional que pratica o incentivo àleitura. Esse tem por finalidade disseminar, por meio de critérios de seleção préestabelecidos, obras que auxiliem no desenvolvimento social e educacional,estimulando o senso crítico dos leitores. Como procedimento metodológico, odevido trabalho utiliza-se da pesquisa bibliográfica e a descrição e interpretação darealidade dos sujeitos na compreensão da temática abordada tendo utilizadoa técnica de Grupos focais. Para representar os dados a partir de uma perspecti vamais próxima do sujeito, foram utilizados fragmentos das entrevistas e análise dediscurso. É possível afirmar que a falta de acesso à produção intelectual de negros enegras durante a formação acadêmica das participantes reflete diretamente naomissão dessa temática na prática de trabalho das bibliotecárias, fazendo com queeste conhecimento fique restrito a uma pequena parcela da população maisesclarecida.
2015
Wenczenovicz, Thais Janaina Gomes, Elisângela
DIVINAS MULHERES DE PAPEL: IMAGINÁRIO DO DESEJO MASCULINO NA POESIA
Analiso as formas de representação do imaginário do desejo masculino napoesia lírica amorosa de Castro Alves, Olavo Bilac e de Cruz e Souza com base nasideias de Jung, de Bataille e de Octávio Paz sobre amor e erotismo. Demonstro queas imagens do desejo nos poemas analisados são arquetípicas e têm base noinconsciente coletivo, que constrói concepções míticas e místicas do amor e doprazer carregadas de culpa e condenação.
2015
Ribeiro, Maria Goretti
CENAS DE SALA DE AULA COM ALUNAS IDOSAS DO TOPA
O artigo propõe discutir as aprendizagens nos espaços de sala de aula eseus impactos na condução das aulas em educação de adultos, em especial mulherese homens idosos, inscritos no Programa de Alfabetização “Todos pela Alfabetização”(TOPA), vigente no Estado da Bahia. A pesquisa aconteceu na comunidade rural deSaquinho, no município de Inhambupe, Bahia, e se concentra em cinco mulheresidosas, com idades entre 67 e 77 anos, residentesna localidade eparticipantes do programa A pesquisa é de base qualitativa e utilizou para coleta dosdados, a observação participante, filmagens e entrevistas narrativas. As cenas de salade aula revelam como as as (in)coerências da prática pedagógica desenvolvida narotina escolar de dois espaços de aulas do TOPA. Acreditamos que os dadosregistrados na pesquisa podem revelar possibilidades de criar ambienteseducacionais mais apropriados para estudantes adultos e idosos.
2015
Pereira, Áurea da Silva
O POTENCIAL DO PORTUGUÊS BRASILEIRO COMO LÍNGUA INTERNACIONAL
Para que o português brasileiro (PB) se torne uma língua internacional, épreciso que o Estado implemente políticas linguísticas eficientes. Internamente énecessário reconhecer a autonomia de nossa língua, abandonando o fantasma doportuguês europeu, uma língua distante da realidade dos usos brasileiros falados eescritos. Deve ser combatida toda e qualquer forma de preconceito linguístico, alémse dever estimular a produção de obras didáticas voltadas para o ensino realista denossa língua. Uma política linguística externa que invista na formação de maisprofessores de PB como língua estrangeira e na criação de novos centros de ensinocertamente fortalecerá o potencial do PB como língua internacional.
2015
Bagno, Marcos Carvalho, Orlene Lúcia de S.
O PODER DE « FAZER MUNDO » EM ALGUMAS ESCRITORAS CONTEMPORANEAS PORTUGUESAS
Este artigo debate sobre o tema « Fazer mundo » como um poderconferido à escrita literária, em especial poética, e formalizado desde a viragem doséculo XIX para o século XX, reapropriado pela pós-modernidade no sentido dereatar a ligação entre mundo e texto depois das vanguardas textualistas eestruturalistas dos meados do século XX. Examinarei as modalidades destareligação propostas pelas poéticas das escritoras portuguesas Agustina Bessa-Luís,Ana Hatherly e as 3 Marias, autoras das Novas Cartas Portuguesas, paralelamentea desenvolvimentos teóricos recentes sobre a questão.
2015
Dumas, Catherine
UMA GALEGA, UMA PORTUGUESA, UMA POLONESA: ALGUMAS FIGURAÇÕES FEMININAS
Este artigo traz um estudo panorâmico e comparativo sobre a vida e aobra de três escritoras de nacionalidades diferentes: Rosália de Castro, galega,Florbela Espanca, portuguesa, e Maria Pawlikowska-Jasnorzewska, polonesa.Rosalía é responsável pelo ressurgimento literário da língua galega; FlorbelaEspanca inaugura uma poesia feminina sem antecedentes na história da literaturaportuguesa; e Maria Pawlikowska-Jasnorzewska foi laureada em 1937, com altoprêmio da Academia Polonesa de Literatura. As duas primeiras emergem dumambiente provinciano e compartilham os mesmos infortúnios familiares. Já apolonesa, desde cedo, por ter tido uma formação artística, apresenta certaindependência de meios e modos. Em comum, elas apresentam uma formaparticularizada de fazer literatura.
2015
Dal Farra, Maria Lúcia
GÊNERO, ALTERIDADE E PODER NA LÍRICA DE ILDEFONSA LAURA CÉSAR
Este trabalho objetiva analisar a lírica de Ildefonsa Laura César(Bahia, 1794 - ?) pelas perspectivas de gênero, alteridade e poder. Seguindo umaatitude revisionista e pautado em uma crítica arqueológica, o presente estudo visaresgatar a produção textual dessa Autora, para o público leitor, mostrando que suaescritura possui um valor estético não reconhecido ainda pelo cânone literárionacional, necessitando, portanto, ser reavaliada.
2015
Batista, Edilene Ribeiro
JUDITH TEIXEIRA E O MODERNISMO: QUEM SE LEMBRA?
Judith Teixeira foi uma escritora portuguesa dos anos 1920 cuja obra temsido ignorada até então pela historiografia literária. Nesse sentido, o objetivo destetexto é mostrar o quão sua obra estava afinada com os ideais modernistas e comosua poesia, em especial, reflete uma concepção de artista em consonância com oideário e com os preceitos estéticos desta escola. Para tanto serão apresentadas asideias sobre arte e literatura expostas por ela em De Mim. Conferência em que seexplicam as minhas razões sobre a Vida, sobre a Estética, sobre a Moral emcomparação com textos de T. E. Hulme sobre a arte moderna.
2015
Giavara, Suilei M.
AUTORIA FEMININA NO SECULO XIX: ROSALIA SANDOVAL
objetivo deste trabalho é resgatar e comentar, de modo sucinto,informações sobre a escritora, poeta e educadora Rosália Sandoval, nascida emMaceió provavelmente em 1876. Pretende-se, ainda, estudar um pouco de suaprodução literária esparsa em jornais da época e, sobretudo, no Almanaque deLembranças Luso-Brasileiro, em especial dois poemas publicados em 1900. Aprodução da autora é mais uma que atesta a vitalidade da literatura de autoriafeminina e a importância literária, histórica e cultural de se resgatarem nomespouco conhecidos.
2015
Pereira, Maria do Rosário A.
A ESCRITA DE JÚLIA LOPES DE ALMEIDA: CRÔNICA
Além de conferir visibilidade à escrita de Júlia Lopes de Almeida, estetrabalho tem como objetivo falar da vida e obra dessa autora, considerada a maispublicada da Primeira República - escreveu cerca de quarenta livros, contos,crônicas e peças teatrais. Talvez ela tenha sido a única escritora de sua época queganhou dinheiro com a pena. Aponta para o cuidado que Lopes tinha em elaborarseus textos e demonstra ainda, sua contribuição à literatura e aos leitore s.
2015
Marreco, Maria Inês de Moraes
ULTRAPASSANDO OS FOLHETINS NACIONAIS: O INTERCAMBIO INTELECTUAL DE JULIA LOPES DE ALMEIDA
Este artigo busca realçar a importância da escritora brasileira Júlia Lopesde Almeida a partir do contexto social do século XX até os dias atuais,especialmente no que diz respeito ao alcance de sua literatura em âmbitointernacional. Para além dos folhetins, Júlia Lopes foi um marco importante naconsolidação de uma escrita voltada, especificamente, para o público feminino,uma vez que trazia à tona questões que envolviam, essencialmente, os novosmodos de inserção da mulher na vida política e social, conciliada com o exercíciodas funções domésticas.
2015
Barroca, Iara Christina Silva
MARIA LAMAS, NATÁLIA CORREIA & MARIA TERESA HORTA: ESCRITORAS, JORNALISTAS E ... FEMINISTAS
O presente trabalho tem como objetivo evidenciar a trajetóriajornalística das escritoras portuguesas Maria Lamas, Natalia Correia e Maria TeresaHorta. Estas escritoras conseguiram evidenciar, em suas obras literárias e em seustextos jornalísticos, a condição marginal da mulher e a necessidade desta ocuparum espaço de visibilidade e paridade na sociedade vigente (neste caso, o períododitatorial de Salazar). Como consequência sofreram represálias como, por exemplo,foram submetidas a processos judiciários (Natália Correia e Maria Teresa Horta)como prisão e exílio (Maria Lamas). Pretende-se destacar a trajetória da produçãojornalística paralelamente à literária destas escritoras.
2015
Sant´Anna, Mônica
A FUNÇÃO DOS ANJOS NA EPOPEIA DE SOROR MARIA DE MESQUITA PIMENTEL
Os anjos descritos na Bíblia são seres espirituais que, apesar de nãohumanos,podem assumir tal forma e expressam desde emoções como tambémsão dotados de inteligência. Os anjos na epopeia religiosa de Soror Maria deMesquita Pimentel (1581-1661), Memorial da Infância de Cristo e Triunfo do divinoAmor(1639) também assumem tais posicionamentos, no entanto a autoraacrescenta mais características a estes seres, como, por exemplo, de combatentesde um exército numa grande batalha, assim como acontece em epopeias clássicas.Nosso objeto é identificar, através de uma análise do Memorial, qual a função dosanjos, a sua importância, na composição desta trama épica.
2015
da Silva, Fabio Mario
A POESIA “ARACHNÍDEA” DE ISABEL MENDES FERREIRA
O presente ensaio trabalha a poesia da autora portuguesa Isabel MendesFerreira, nascida em Montijo. Analisará, principalmente, o seu último livro “otempo é renda” (de 2014), tendo também como auxílio o livro “As Lágrimas estãotodas na Garganta do Mar” (de 2010). Dentre vários aspectos, ensaio proporá atese de que estamos diante de um estilo “arachnídeo”, assim digamos, pontuandoas oito (8) pegadas, ou características, da autora. Analisamos, assim, a sua “teiaescritural” e vemos até que ponto se produz o modo como enlaça, indistintamente,seu leitor-presa (tomado em uma postura reflexiva fundada na dimensão daarmadilha sublime). A questão obsessiva da fuga de uma linhagem literáriadefinida, onde acaba por mesclar-se com remotos estilos poéticos malditos etermina aproximando-se de um legado francês da descontinuidade.
2015
Gomes, Daniel de Oliveira
FLORBELA ESPANCA E A CRIAÇÃO DA FANTASIA
Este estudo procura entender o conto “O dominó preto”, de FlorbelaEspanca, a partir de um objeto específico: a imagem do protagonista sentado nobanco de avenida à espera. A história do personagem masculino é, na verdade, ahistória de como ele é manipulado pela personagem feminina. O conto volta-se àsquestões femininas, defendendo um modelo de mulher que precisa ser afirmado,porque confronta os códigos patriarcais. O resultado é uma narrativa astuciosa,que coloca homem e mulher em papeis invertidos, convertendo o discurso emarma contra o patriarcado e como afirmação da autonomia da mulher.
2015
de Carvalho, Aline Alves
O IMAGINÁRIO FEMININO NA VOZ DA POETISA POTIGUAR ZILA MAMEDE
Zila Mamede (1928 – 1985) é uma poetisa do Rio Grande do Norte e umdos nomes mais importantes para a configuração da literatura modernista daqueleestado. A relação de amizade estabelecida com os poetas Manuel Bandeira e CarlosDrummond de Andrade muito contribuiu para o delineamento de sua obra. Mesmosendo uma intelectual atuante, é curioso como o imaginário feminino ainda épouco explorado em sua obra. Aqui se pretende, portanto, fazer uma apresentaçãogeral da vida e da obra de Zila Mamede, tomando como foco de observação motesreferentes à representação da mulher. Constata-se que, apesar das variadasmaneiras como é tratado, o tema adquire sempre um aspecto humanizador.
2015
Pinheiro, André
FLORBELA ESPANCA: UM EXEMPLO EXTEMPORANEO NA SENDA DA MODERNIDADE
Pretendemos analisar a representação que Florbela Espanca viabiliza docorpo, tendo como leitmotiv os sonetos “Amiga”, “Os versosque te fiz” e "Passeioao Campo”. Este último soneto referenciado permite-nos estabelecer umparalelismo com o poema “Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio” doheterónimo pessoano, Ricardo Reis. O diálogo que se estabel ece entre as duascomposições poéticas ajuda-nos a perceber o papel transgressor que esta mulherpoeta exerceu no campo social e também literário.No reconhecimento do papel interventivo assumido por Florbela recorremos aoscontributos de Cláudia Pazos Alonso, Isabel de Allegro Magalhães, Joaquim ManuelMagalhães, Maria Lúcia Dal Farra e Nuno Júdice.
2015
Severino, Isa Margarida Vitória
MARIA AMÉLIA DE MELLO: A NARRATIVA FEMININA COMO RESISTÊNCIA À DITADURA MILITAR
O contexto político social brasileiro da ditadura militar manipulou anação por duas décadas e oprimiu os que ousassem discordar. Como resultado docerceamento da liberdade, ocorre a explosão, em espaço clandestino, de novasformas de manifestação da produção artística. Dentre elas, surge a escrita decunho feminino, que absorve os marcos desgastantes que vitimizaram a sociedadee, como consequência, geraram narrativas denunciadoras, apoiadas em umfeminismo que visava a desconstrução do papel histórico conferido à mulher. Esteartigo analisa a coletânea Às oito, em ponto, de Maria Amélia de Mello, paraverificar como a escritora constrói, figurativamente, as marcas da ditatura militarna escrita feminina a partir de tensões estabelecidas pelas relações humanas. Paratanto, o artigo fundamenta-se nas discussões tecidas, entre outras, por Ventura(1988), Lobo (1993), Swain (2000), Reimão (2011), Dalcastagnè (2012) e Rago(2013).
2015
Santos, Enedir Silva Grácia-Rodrigues, Kelcilene
O AMOR NAS POÉTICAS DE FLORBELA ESPANCA E RUBÉN DARÍO
Este artigo tece considerações sobre o amor nas poéticas de FlorbelaEspanca (1894-1930) e Rubén Dario (1867- 1930), a partir dos poemas “Amo,amas”, de Canto de vida y de esperanza e “Amar”, de Charneca em flor. Esse artigotem como base os resultados encontrados na pesquisa de doutorado intitulada AFlor e o Cisne: diálogos poéticos entre Florbela Espanca e Rubén Darío, queinvestigou comparativamente os poetas em questão, tendo como metodologia aLiteratura Comparada e como aportes teóricos basilares a Estética da recepção, aTeoria da linguagem segundo Bakhtin e a Teoria Pós-colonial.
2015
Bomfim, Renata Oliveira