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O narrador, o espaço e a digestão dos casos: uma leitura de Como se o mundo não tivesse leste, de Ruy Duarte de Carvalho

O objetivo desta dissertação é realizar uma leitura da obra Como se o mundo não tivesse leste (1977), de Ruy Duarte de Carvalho, com foco especial na configuração do espaço, procurando compreender a relação que se estabelece entre a ordem colonial, com seu sistema legal, e o universo comunitário que a invasão colonial busca romper.No capítulo 1, examinamos alguns dados biográficos do autor e seu projeto artístico, bem como o contexto histórico dessa produção. Também, analisamos a estória As águas de Capembáua com ênfase nos espaços da onganda e da fazenda. No capítulo 2, concentramos a análise em João Carlos, natural do Chinguar, no Bié, observando os espaços do sambo e da sanzala. No capítulo 3, focamos em Como se o mundo não tivesse leste, o contraponto entre a geografia do sul de Angola e a cosmogonia (terra, homem, antepassado) aos espaços da loja e do posto administrativo colonial. Nos três capítulos, procuramos apontar a presença da dualidade jurídica ( direito costumeiro e legislação colonial), bem como a técnica narrativa do autor, cuja característica central é reorganizar, por meio do narrador, as diferentes versões de cada uma das três estórias.

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2022-12-06T14:53:37Z

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Lidiane dos Santos Olivio

Eterno Regresso: biografia como espaço de memória e reflexão. Portugal sobre-enquadrado por Manoel de Oliveira

Nesta dissertação, o filme Palavra e Utopia (2000), espécie de biografia do padre Antonio Vieira, será o centro norteador de um estudo da cinematografia de Manoel de Oliveira, baseado, principalmente, na questão do eterno retorno nietzschiano. Por meio desse conceito filosófico, procuraremos esclarecer a presença (e insistência) de alguns motivos privilegiados pelo cineasta português. Em especial, a temática da memória e a presença do sebastianismo. Conforme as necessidades da análise, abordaremos a biobibliografia de Antonio Vieira, procurando resgatar a tessitura de sua referencialização (direta ou indireta) neste e em outros filmes do cineasta. Com isso, esperamos contribuir para os estudos da obra de Oliveira, bem como esmiuçar a específica leitura que ele faz do texto e contexto do escritor seiscentista. A discussão girará em torno da construção do personagem fílmico Antonio Vieira, por meio do qual é possível acessar a leitura oliveiriana de algumas questões vieiristas.

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2022-12-06T14:53:37Z

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Edimara Lisboa

As vozes narrativas de Pepetela: A geração da utopia e Predadores

Esta pesquisa tem como objetivo a realização de uma análise comparativa entre as vozes que narram os romances A geração da utopia e Predadores, do escritor angolano Pepetela, a partir, principalmente, do mapeamento das consonâncias e dissonâncias entre as vozes, possibilitadas pelas condições históricas e ideológicas presentes em suas composições.

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2022-12-06T14:53:37Z

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Tatiane Reghini de Mattos

A Virgem da Polônia e Senhora: uma leitura das protagonistas

Esta dissertação pretende trazer para a discussão teórica o romance A Virgem da Polônia, de José Joaquim Rodrigues de Bastos. O livro é aqui tratado e analisado por meio da leitura de sua protagonista, Maria, em paralelo com a conhecida personagem Aurélia, do romance brasileiro Senhora, de José Martiniano de Alencar. O ponto comum entre elas reside em suas posições de comando e poder. Tal posição, cada uma à sua maneira, localiza espacialmente os romances e coloca-os em posição similar enquanto papéis-chave na consolidação do romance no século XIX no Brasil e em Portugal. Para analisar as personagens lado a lado, primeiro foram apontadas suas características principais para, em seguida, verificar as diferenças entre elas e identificar uma possível chave de leitura de cada romance. Por ser o livro português hoje desconhecido do público e da crítica, hipóteses acerca de seu desaparecimento foram levantadas e concluiu-se que ele se deu por diferentes motivos, dos quais se destaca o caráter extremamente religioso e santificado tanto da personagem quanto do livro. Por outro lado, a humanidade de Aurélia, mostrouse como importante indício de sua sobrevivência até hoje. Esta pesquisa pretende, por meio de seus apontamentos e observações sobre A Virgem da Polônia, ainda, trazer à luz um autor hoje esquecido, porém bastante importante para a literatura portuguesa do século XIX.

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2022-12-06T14:53:37Z

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Monica Rodrigues dos Santos

Honoré de Balzac e Camilo Castelo Branco: a crítica social oitocentista em perspectiva comparada

Como sabemos, as reflexões do filósofo político e contratualista Jean-Jacques Rousseau tornaram-se referência para muitos escritores que o sucederam, principalmente no que concerne às suas considerações a propósito da vida em sociedade, ambiente vil que degenera o homem, ser bom e piedoso por natureza. Tratase do célebre conceito rousseauniano do bom selvagem, teoria cuja repercussão pode ser encontrada em obras de muitos autores do período oitocentista, entre as quais podemos destacar a do romancista francês Honoré de Balzac e a do ficcionista português Camilo Castelo Branco. Isto porque, a partir de um estudo comparativo realizado entre volumes balzaquianos e camilianos, levantou-se a hipótese de que estes escritores, ao tecerem suas críticas sociais, dialogam com a mencionada teoria de Rousseau, muito embora cada um o faça a seu modo e finde por concatenar mundividências literárias distintas, únicas e inovadoras, que particularizam, de forma marcante, ambos os cânones ficcionais. Assim posto, e levando em consideração a ausência de estudos críticos a esse respeito, nosso intento é o de analisar uma questão inédita no que concerne à comparação entre a ficção balzaquiana e a camiliana: a diferente concepção que os respectivos narradores apresentam acerca dos efeitos sociais no homem, a partir de um diálogo estabelecido por ambos com o conceito rousseauniano do bom selvagem. Vale ressaltar que o estudo comparativo aqui proposto seguirá alguns pressupostos básicos da Literatura Comparada, sendo o principal deles a busca pelas particularidades de cada literatura (Cf. ABDALA Jr., 2003).

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2022-12-06T14:53:37Z

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Ana Luísa Patricio Campos de Oliveira Lenk Catelani

Alice em metamorfose: o grotesco e o nonsense em diálogo nas obras de Carroll e Svankmajer

Esta dissertação estuda comparativamente o grotesco presente no manuscrito Alices Adventures Underground, de Lewis Carroll e no filme Alice (1988) do diretor Jan Svankmajer. Considerando a diferença dos campos narrativos em que atuam, relevou-se a especificidade de cada suporte, identificando como cada artista desenvolveu a estética em seu trabalho. Para focar a análise, selecionamos alguns aspectos: o início das histórias, o personagem do coelho branco, as mudanças de tamanho sofridas por Alice, a união do humor e do horror e o encerramento das narrativas. Observamos como esses elementos, marcantes no manuscrito de Carroll, reverberam na obra do cineasta surrealista, levando à construção de um filme capaz de ampliar, com maestria, os elementos da estética do grotesco, estabelecendo um diálogo criativo com o escritor vitoriano.

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2022-12-06T14:53:37Z

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Nathalia Xavier Thomaz

O pacto das elites e sua representação no romance em Angola e Moçambique

As literaturas angolana e moçambicana que ascenderam, em grande medida, como marco da resistência intelectual na luta anticolonialista, têm sido ainda hoje solo fértil para representações das condições reais de existência no contexto africano. No discurso ficcional, os confrontos entre essa existência e os projetos de uma comunidade utopicamente imaginada trazem para os enredos os avanços, recuos ou estagnação de um quadro social marcado pelos velhos e novos pactos do capitalismo globalizado. Esta pesquisa tem por objetivo analisar comparativamente as formas de representação literária dos agentes desse capitalismo: as elites em Angola e Moçambique em sua articulação com a dominação internacional. Nosso objeto de estudo forma-se por obras publicadas tendo já decorridas as primeiras duas décadas de independência política (conquistada em 1975) e seus enredos destacam especialmente a representação dos grupos dirigentes das novas nações: Maio, mês de Maria (1997), de Boaventura Cardoso; Predadores (2005), de Pepetela; O sétimo juramento (2000), de Paulina Chiziane, e O último voo do flamingo (2000), de Mia Couto. Em nossa leitura, as marcas do mito fáustico, um elemento da intertextualidade que esses romances apresentam entre si e com obras de outros sistemas literários emergiram como uma produtiva presença para a compreensão desses países e suas literaturas num contexto mais amplo. A fim de verificar o modo como a elite intelectual, neste caso, representada pelos escritores no papel de atores sociais, tem reagido à formação das elites político-econômicas, desde o estertor do colonialismo até o fim dos conflitos sociais, valemo-nos também de uma seleção de textos críticos de intervenção de autores dos dois países.

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2022-12-06T14:53:37Z

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Sueli da Silva Saraiva

A representação do espaço em escritos da margem - as crônicas de João do Rio e Ernesto Lara Filho

A proposta deste trabalho é analisar a representação dos espaços marginais presentes nas crônicas dos jornalistas João do Rio e Ernesto Lara Filho. Espaços estes, físicos e literários, por onde circulam personagens de hábitos e identidades peculiares, figuras presentes no desenvolvimento real e simbólico da história social e política do Brasil na virada do século XIX e de Angola pré-independência.Por meio do gênero híbrido da crônica estes autores percorrem os caminhos tortos de suas sociedades, ambas formadas em contextos explícitos de desigualdade humana e social, heranças de uma mesma colonização, que se cruzam através do exercício de uma literatura marginal realizado por escritores que gozavam a realidade ao mesmo tempo em que criticavam ferozmente a ilusão de modernidade e progresso de suas épocas.

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2022-12-06T14:53:37Z

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Ana Paula Valentim Portela

Eugênio Tavares: poesia e convenção romântica

Eugênio Tavares (1867-1930) foi, na sua época, uma personalidade influente no cenário cultural e político caboverdiano, atuando como poeta bilíngüe e jornalista engajado, embora tenha se notabilizado apenas pela sua produção poética em crioulo (mornas). A sua poesia em língua portuguesa dispersa em periódicos e revistas ficou por muito tempo esquecida, vindo a público somente nos anos oitenta, através de uma pesquisa empreendida por Félix Monteiro, da qual um importante corpus foi publicado na revista Raízes nº 17/20. Pretendemos neste trabalho traçar o roteiro biográfico do autor e fazer uma apresentação e leitura de sua poesia em língua portuguesa, ressaltando a sua militância política e a importância dessa obra no panorama literário caboverdiano desse período, como também refletir sobre a relação entre manifestações literárias e o meio social, tendo em vista as convenções estético-formais vigentes no contexto colonial finissecular e suas relações intertextuais com a obra de Eugênio Tavares.

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2022-12-06T14:53:37Z

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Antônio Carlos Oliveira Santos

Palimpsesto e análise literária: proposta para uma \'arqueologia do autor\' de literatura infantil

Nesta tese, investigam-se as edições originais de duas obras representativas de uma rede de textos presentes no limiar da literatura infantil e juvenil no Brasil, na transição do século XIX para o século XX: Historias da avosinha (1896), de Figueiredo Pimentel e Atravez do Brazil (Narrativa) de Olavo Bilac e Manoel Bomfim (1910). Essas obras estiveram presentes nas bases estético-ideológicas da literatura infantil no período da Primeira República e constituem documentos de valor histórico que marcam o limiar da literatura voltada às crianças brasileiras. Analisam-se tais obras, nesse contexto, com os seguintes objetivos: a) rastrear os potenciais sentidos encobertos pela poeira do tempo, associando os valores presentes no plano textual que recobre o universo diegético das obras aos dispositivos paratextuais (autorais e editoriais, peritextuais e epitextuais) que envolvem as publicações originais, relacionando-os às posições institucionais ocupadas tanto por esses escritores quanto por seus editores; b) verificar as relações estabelecidas entre esses escritores, seus editores e o mercado editorial da época, em conexão com a ideologia vigente à época e o gênero a que pertencem; c) identificar a natureza das adaptações que representam; e d) identificar os traços que caracterizam a arqueologia desses autores. Trata-se de uma investigação qualitativa de natureza teórico-analítica e bibliográfica que, a partir do paradigma indiciário de Carlo Ginzburg, coleta dados das fontes documentais primárias das duas obras, acrescidas por informações extraídas de memorialistas, jornais e catálogos da época em que foram produzidas. Utilizou-se o termo palimpsesto como uma chave metafórica que se reporta a uma atitude hermenêutica de escavação das pistas indiciárias diluídas nas camadas textuais, paratextuais e intertextuais reveladoras das condições de produção das obras selecionadas. Esse modelo epistemológico assentado nos detalhes mostrou-se válido e produtivo e permitiu que, pela desmontagem ativa das camadas que as compõem, se tornasse possível penetrar nos espaços interditos dessas temporalidades. Corroborou-se, nesta investigação, a hipótese de que a imagem de autor, na gênese da literatura infantil brasileira, não pode ser entendida fora da ideia de uma representação compartilhada e estabelecida com os editores-livreiros. As análises revelaram tanto as motivações comerciais quanto as ideológico-educativas dessas parcerias, inseridas em ações educacionais mais amplas que deram visibilidade aos projetos estabelecidos em um mercado editorial em estado nascente. Penetramos na historicidade dessas obras mobilizados pela convicção do seu valor simbólico de parte integrante do patrimônio histórico, cultural e artístico. O recorte que balizou esta investigação, associando as análises dos planos textuais, paratextuais e intertextuais ao paradigma indiciário ampliou a perspectiva analítica para além da epiderme textual, exigindo um movimento interpretativo de decifração que, além de ter revelado valores e costumes da época, mostrou-se importante também para a compreensão das convenções literárias e editoriais que também podem ser vistos como elementos da literariedade.

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2022-12-06T14:53:37Z

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Thiago Lauriti

Entre a espera e a jornada: as representações do feminino na literatura infantil brasileira como metáfora social

A presente dissertação está inserida na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa e tem como objetivo constatar que elementos literários permitem a contribuição da Literatura Infantil para a formação de espírito sobre o feminino em determinada época, em obras que se apropriam do conto popular Forma literária legitimada como transmissora de valores para desenvolver a consciência crítica do leitor, através do questionamento, validação e de divulgação de novas proposições de valores. Para tanto, realizou-se uma análise comparativa de obras que tinham como protagonista a figura de uma jovem princesa que se preparava para a vida adulta através de uma jornada em busca da própria identidade. Os corpora são A rainha e as irmãs, conto popular recolhido por Câmara Cascudo presente na obra Contos Tradicionais do Brasil (1955), Procurando Firme (1984) de Ruth Rocha e Uma, duas, três princesas (2013) de Ana Maria Machado. Para dar suporte à análise, verificamos teorias que justificassem afirmar que a função social, a linguagem, a ética interna e a possibilidade de atualização do conto popular o configuram como um texto que, legitimado pela comunidade que o recebe, torna possível a transmissão de valores abstratos. Para entender como a literatura infantil se apropriou do conto popular, investigamos as relações entre a mentalidade do homem primitivo e da criança e suas aproximações quanto à percepção da realidade. Situamos as obras em um contexto histórico-social, problematizando a literatura infantil em meio às mudanças de paradigmas e mentalidade em nossa sociedade, que terminam por influenciar na representação do feminino. Os valores considerados femininos foram abordados em perspectiva histórica e do estudo de gêneros. Justificamos a escolha das obras investigando as relações entre a saga do herói e os ritos masculinos e femininos de iniciação à vida adulta, com intenção de compreender em qual medida essa jornada pode ser considerada uma metáfora da condição humana. Apresentamos e comentamos um panorama de obras do século XX no Brasil em que há a figura da princesa. Na análise dos corpora, comparamos as relações entre a figura da princesa e a família, a preparação para a jornada e os aspectos valorizados em cada jornada. Consideramos que as narrativas acompanham o discurso sobre o feminino em cada época e projetam-se sobre a prática da geração seguinte, transpondo a representação da mulher como um indivíduo para transfigurar-se em uma metáfora da condição feminina na sociedade.

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2022-12-06T14:53:37Z

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Samira dos Santos Ramos

O percurso do olhar pelo labirinto: os desafios do leitor contemporâneo

A presente dissertação visa estudar os processos imbricados no percurso da atividade leitora diante da tessitura das produções artísticas contemporâneas. Para isso, primeiramente apresentaremos aspectos históricos e sociais relacionados às transformações ocorridas no mundo da linguagem e seus suportes, a fim de que possamos conceber a leitura como uma prática cultural que, há tempos, extrapola os limites do verbal. Em seguida, aprofundaremos o estudo compreendendo a leitura em seu caráter perceptivo e cognitivo, tomando como fio condutor o sentido humano da visão e observando como, a partir deste último, a leitura concretiza-se em uma labiríntica ação de olhar, em um complexo movimento interno, mental e cognitivo de busca e produção de sentidos. Procuraremos observar ainda a leitura enquanto atividade individual e única, no que se refere a cada leitura e cada leitor, apresentando reflexões sobre a construção do olhar, ou seja, do ponto de vista de que lança mão o leitor para a leitura dos textos, dos seres, enfim, do mundo que o rodeia. Por fim, analisaremos o filme O Labirinto do Fauno (2006), de Guillermo Del Toro, focalizando as relações estabelecidas entre literatura e cinema e demonstrando como os recursos próprios do cinema, bem como sua inter-relação de códigos e linguagens, concorrem para a construção de sentidos. Concomitantemente, a análise evidenciará desafios impostos ao leitor relacionados às linguagens empregadas mas que as extrapolam. Identificando as especificidades de cada forma narrativa (literária e cinematográfica) e seu entrelaçamento, observaremos em que medida a compreensão ampla do filme requer por parte do leitor a reconstrução das relações da obra com a sociedade e com outros textos, épocas, lugares e discursos; o desvendamento do texto enquanto forma esteticamente elaborada; e a procura de uma possível interpretação que conceba a obra como um objeto de simbolização do mundo. Assim, por meio da análise, buscaremos identificar modos que parecem marcar o percurso da atividade leitora e o lugar do leitor tendo em vista as formas expressivas de nossa atualidade.

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2022-12-06T14:53:37Z

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Joana Marques Ribeiro

No ritmo da lapassiada: leituras do projeto crítico-literário de Edimilson de Almeida Pereira

O objetivo desta pesquisa é apontar algumas das escolhas críticas e poéticas que são observadas na obra de Edimilson de Almeida Pereira, através das quais é possível investigar diálogos entre manifestações da cultura afrodescendente.

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2022-12-06T14:53:37Z

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Daviane Moreira e Silva

Representações do Intelectual: um estudo sobre Mayombe e Kikia Matcho

A presente Tese apresenta uma reflexão acerca do papel do intelectual de Angola e da Guiné-Bissau diante da retomada da memória coletiva dos seus países. Ao discutir marcas do passado literário e cultural de seus países, procura definir perspectivas de afirmação histórica e política, através de atitudes individuais e dos movimentos culturais que impulsionaram a revolução da independência. Tornou-se necessária, nessa perspectiva, uma abordagem multidisciplinar, para caraterizar a figura do intelectual como construção literária do imaginário que, simultaneamente, constrói no fluxo da fruição textual, o caudal histórico da vitoriosa conquista revolucionária, tal como essa imagem aparece em dois escritores paradigmáticos das literaturas angolana e guineense: Pepetela e Filinto de Barros. Pepetela e Filinto de Barros, onde se associam o ficcionista e o cidadão, favorecem a discussão do papel do intelectual em seus países e das estratégias do discurso artístico de que se valeram, tendo como matéria histórica a luta de libertação nacional de seus países e as vicissitudes do período pós-independência. Nesse sentido, são problematizadas na tese o sentido da práxis literária desses escritores, diante desses dois momentos históricos, como também a relação que esta práxis estabelece com as sociedades africanas atuais, sempre pondo em relevo os jogos de representações do intelectual.

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2022-12-06T14:53:37Z

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Jorge de Nascimento Nonato Otinta

Literatura cabo-verdiana e discussão de gênero: propostas para masculinidades e feminilidades em obrqas de Evel Rocha, Germano Almeida e Dina Salústio

Surgiram nas últimas décadas muitos movimentos sociais que têm questionado os padrões estabelecidos pelo sistema patriarcal, levando-nos a discussão em torno das novas masculinidades e feminilidades, da relação entre os gêneros, da crise do masculino e da promoção das mulheres. Em Cabo Verde, essas temáticas também têm sido constantemente discutidas por toda a sociedade, encontrando na literatura espaço para representação de vários modelos de masculino e feminino. A partir da análise de três obras ficcionais: Estátuas de Sal (2003), de Evel Rocha, Estórias de dentro de casa (1998), de Germano Almeida, e Mornas eram as noites (1994), de Dina Salústio, com base num corpus teórico diversificado e interdisciplinar, que trata de temas como a construção social da masculinidade, a dominação masculina, as relações entre o masculino e feminino, entre outros, além de documentos e relatórios que contextualizam a situação do país, buscaremos demonstrar como o discurso literário tem expressado essas novas masculinidades e feminilidades, desde estruturas mais tradicionais a novas possibilidades para os gêneros e caminhos possíveis para as transformações das relações.

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2022-12-06T14:53:37Z

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Mauricio Oliveira Rios

Páginas íntimas - o diário extravagante de Lima Barreto

Esta dissertação propõe-se a analisar o Diário Íntimo do escritor carioca Lima Barreto (1881-1922) do ponto de vista formal do gênero diário. Assim procedendo, investigaremos de que modo se constituiu essa obra, com o intuito de levantar hipóteses interpretativas no que tange às motivações, necessidades e préstimos das páginas íntimas para esse autor mantido à margem do círculo intelectual canônico de seu tempo. Visamos a refletir, no plano literário, sobre o olhar de Lima voltado para os modelos estrangeiros, sobretudo para as referências francesas, largamente presentes em suas notas. Focalizaremos, no plano social, sua condição mestiça a partir dos relatos de situações cotidianas e comentários perspicazes, que demonstram a forma como a sociedade encarava aqueles marcados pela cor negra, da perspectiva limabarretiana. Nesse sentido, é nossa intenção avaliar a maneira como Lima Barreto apreendeu a sociedade brasileira de seu tempo no tocante à complexa e escorregadia questão racial, bem como observar os efeitos das teorias raciais importadas da Europa no âmago de sua trajetória enquanto negro escritor. Em suma, buscaremos compreender como os traços presentes no Diário revelam as referências e intencionalidades de Lima Barreto num contexto mais alargado, que se quer pessoal, racial, social e cultural de sua época.

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2022-12-06T14:53:37Z

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Isabela da Hora Trindade

Um balanço sobre o Seminário Longitudes: a formação do artista contemporâneo no Brasil

A ampliação gradativa de instituições culturais privadas criou uma demanda de mão de obra qualificada para seus mais variados programas. Surgiram nos últimos 20 anos em todo o país cursos profissionalizantes e diversas graduações e pós-graduações em artes visuais reconfigurando assim um novo panorama daquilo que vem sendo, nos últimos anos, a formação do artista plástico (ou visual) no circuito artístico. A dissertação teve por objetivo discutir a posição do artista brasileiro contemporâneo através da análise do seminário Longitudes, realizado na cidade de São Paulo em março de 2014. Três temas centrais nortearam a configuração do seminário e posterior análise: o primeiro abordou a identidade do artista; o segundo tratou da expansão dos espaços alternativos e do escopo de trabalho do artista; o terceiro dedicou-se aos locais de formação e à proliferação de faculdades e cursos livres que têm suprido a demanda do mercado de trabalho recém desenvolvido. A partir dos depoimentos coletados no seminário, discutiremos as relações de trabalho no meio e a profissionalização do artista contemporâneo no Brasil

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2022-12-06T14:53:37Z

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Mariana Queiroz Fernandes

A construção da represa Guarapiranga: imagem, técnica e paisagem

O trabalho visa por meio de um conjunto de imagens fotográficas da Fundação Energia e Saneamento e de outras fontes correlatas do período analisar historicamente a construção da represa Guarapiranga (1906-1909) em Santo Amaro, ao sul da cidade de São Paulo, bem como discutir as alterações da paisagem e as técnicas de engenharia envolvidas no processo. Tratava-se de um empreendimento da canadense The São Paulo Tramway, Light and Power Company Ltd., companhia de força e luz a se instalar no Brasil, em 1899. Para tanto, apresenta-se também a história da ocupação do Estado e as demandas de água e energia na região, sobretudo em fins do XIX e começo do XX

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2022-12-06T14:53:37Z

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Carlos César Leonardi

O espaço comercial como um valor cultural

É perceptível a tendência contemporânea da multifuncionalidade do objeto e do espaço. Este último desdobra-se e desconstrói-se em ambientes inter ou não-relacionados, agregando funções num mesmo lugar. Se o espaço mais óbvio para se encontrar arte e história é em uma galeria ou em um museu, é de se estranhar que estabelecimentos comerciais possam atuar nesta função artístico-cultural. Neste caso, é quase imediato pensar que esta ação poderia ser exercida deficientemente ou que alguma forma de lucro estaria fortemente envolvida. Mas há exceções; são locais onde não só o objeto deve ser tocado, sentido, experienciado como nas instalações artísticas contemporâneas como o ingresso a eles é sempre livre. Como em galerias e museus, a exposição do objeto é primordial, podendo fazer parte de um cenário original e preservado, reconstituído ou quase teatral, onde esta recepção estética apoia-se também em um conjunto de informações e interações com seu espectador. Quando a arquitetura do lugar também destaca-se, especialmente se tombada pelo patrimônio histórico e artístico (ou com possibilidades de ser), torna-se quase impossível somente se ater a uma única atividade exercida no local e não ao conjunto em si. As relações e fusões entre estabelecimentos comerciais com alguns artifícios e técnicas museológicas, através de desdobramentos tais como loja-museu, loja de museu e loja-galeria são objetos desta pesquisa, onde procura-se não só refletir sobre a abrangência dos lugares culturais, como sobre a identidade de uma cidade através do comércio local. A opção por modos de pesquisa diversos textuais, iconográficos e de campo foi fundamental para a constatação do comércio como uma forma de cultura, sendo que os três estudos de caso, todos localizados na Cidade de São Paulo, possibilitam também verificar a necessidade de seleção para a explicação desta ocorrência, assim como a abrangência cultural através da descrição de práticas tanto em comum quanto bem diferentes entre si. Assim, o comércio associa-se à arte, ao design, à moda, à história, ao lugar e à identidade, constituindo-se também como uma demonstração a visões que negam ou excluem esta atividade como também sendo legitimamente cultural.

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2022-12-06T14:53:37Z

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Tânia Rajczuk Dombi

As matemáticas puras e mistas e a Academia Real Militar do Rio de Janeiro: análise de paratextos de tratados, elementos e compêndios

Esta pesquisa trata da análise de paratextos de determinadas obras escritas em francês, com as respectivas traduções para o português, a saber: Traité de Mécanique Élémentaire e o Tratado Elementar de Mechânica, de Francoeur; Élémens de Géometrie e Elementos de Geometria de LaCroix, e Traité dOptique e Óptica de Lacaille. Representantes das chamadas matemáticas mistas (em oposição às puras), esses manuais, compêndios elementares e tratados foram utilizados pelos alunos da Academia Real Militar do Rio de Janeiro, no início do século XIX. O propósito da pesquisa é mostrar como o processo de tradução do corpus utilizado na Academia Real Militar, bem como o projeto político em que se insere, marcado pela patronagem, evidenciam-se no processo de adaptação nas edições das obras em português. Não foi feita aqui uma abordagem com base em teorias didático-pedagógicas, e sim de natureza historiográfica e epistemológica. Nossa metodologia elegeu particularmente os paratextos dessas obras. Para compreender a distinção entre matemáticas mistas e puras, recorremos largamente a dicionários da época, a textos programáticos e estatutários e à Enciclopédia Francesa. Esta pesquisa também procura mostrar a Academia Real Militar enquanto uma última expressão do antigo regime, a rede clientelar envolvida na sua criação e a agência dos tradutores das obras para o português.

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2022-12-06T14:53:37Z

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Elton Morais Barbosa