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Lógicas Ch\'ixi de la migración boliviana en São Paulo - Brasil

A partir de los Estudios Culturales Latinoamericanos, la siguiente investigación propone un abordaje que considera la migración de los bolivianos en São Paulo como un proceso social denso, complejo, donde varios aspectos económicos como subjetivos se contradicen pero a la vez se complementan, reinventando la estructura social del país de origen. La lógica de la contradicción complementación, que subyace como estrategia de interpretación en esta disertación, es la que definimos como lógica ch´ixi, siguiendo a la socióloga e historiadora aymara, Silvia Rivera Cusicanqui, teórica crítica de la subalternidad latinoamericana. El análisis del proceso migratorio boliviano a partir de lo ch´ixi posibilitó una interpretación diferente a la racionalidad dicotómica occidental o a las representaciones mediáticas miserabilistas y estigmatizantes. Este concepto fue el hilo conductor que posibilitó comprender la reinvención de las estructuras organizativas de los inmigrantes bolivianos como su abigarramiento social. Para los objetivos trazados usamos recursos metodológicos cualitativos de la etnografía como de la sociología de la imagen y la historia de vida de miembros de una comunidad tipo de inmigrantes bolivianos

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2022-12-06T14:53:37Z

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Ismael Eduardo Schwartzberg Arteaga

A questão indígena na Comissão da Verdade e Reconciliação do Peru

Esse trabalho é uma análise do Relatório Final da Comissão da Verdade e Reconciliação do Peru (CVR) e problematiza o tratamento dado pela Comissão na avaliação dos impactos da luta armada do Partido Comunista do Peru - Sendero Luminoso (PCP-SL) e da resposta do Estado peruano a ela. A referência territorial do nosso trabalho é a serra sul central andina, particularmente o departamento de Ayacucho. Essa é uma das regiões de maior população quéchua-falante do país, é o local onde o PCP-SL surgiu e concentrou suas ações, sobretudo nos primeiros seis anos da década de 1980, e onde o conflito deixou mais vítimas e teve uma dinâmica mais acentuada de violência. Por este motivo, o foco deste trabalho é a questão indígena a partir da pergunta: de que modo ela é apresentada no Relatório Final da CVR? Para interpretar o Relatório, realizamos uma análise do discurso a partir de uma contextualização histórica e comparada do documento, e pela seleção de uma série de categorias-chave relacionadas ao horizonte étnico-racial colonial da sociedade peruana: índio, indígena, camponês(a), mestiço(a), misti e cholo(a). Como estratégias complementares para levantar e sintetizar outro tipo de dados e informações foram feitas duas viagens de campo ao Peru. A criação e o trabalho da Comissão têm uma importância histórica evidente no contexto latino-americano. Seu Relatório deve ser apreciado como ponto de partida importante para novas hipóteses, trabalhos de campo e na construção coletiva e popular de projetos de país que sejam plurais e democráticos. Quanto à questão indígena, o Relatório Final é produto de décadas de disputa de posições políticas e intelectuais, e como tal apresenta avanços, potencialidades, contradições e limites. A invisibilização dos povos indígenas andinos e o obscurecimento da questão remetem mais, portanto, a problemas próprios desses debates que antecedem à Comissão. A CVR localiza-se em um contexto de esgotamento dos discursos de mestiçagem como aposta das elites políticas e intelectuais para resolver a questão nacional pendente, mas situa-se em um momento que a valorização e o reconhecimento das diferenças como potencialidade na construção de um Estado popular e democrático é limitada

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2022-12-06T14:53:37Z

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Flávia Eugênia Gimenez de Fávari

Um olhar sobre o ensino das artes na FAAP nas décadas de 1960 e 1970

A pesquisa analisa as etapas iniciais do ensino das artes visuais na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), considerando também os cursos de artes e as programações do Museu de Arte Brasileira (MAB) nos anos 1960 e 1970. Investigamos as grades curriculares, seus espaços de ensino-aprendizagem e o quadro de professores. Essas etapas também foram observadas diante da instalação das instituições em São Paulo, no final dos anos 1940, promovendo novos modelos de ensino em contraste com outros sistemas escolares, universitários ou experimentais, por exemplo. Ao longo das duas décadas analisadas, observamos as parcerias institucionais estabelecendo modelos curriculares, atividades expositivas e conceitos relacionados à formação do artista, sua profissionalização e atuação no meio artístico. Na primeira metade da década de 1960, esses aspectos foram direcionados às demandas do mercado local nos cursos técnicos e livres. Esses modelos de cursos foram importantes para a transformação do ensino superior a partir de 1967 e no decorrer dos anos 1970. Com esta pesquisa podemos compreender questões acerca da rede de formação dos artistas, entre as estruturas curriculares e os espaços de produção, como ateliês e oficinas de trabalho. As distinções ou aproximações do ensino nas duas décadas analisadas foram importantes para compreendermos as demandas profissionais em que o ensino das artes foi adequado, ora em práticas tecnicistas e industriais dos anos 1960, refletindo as perspectivas sociais de desenvolvimento e modernização da cidade, ora por práticas educativas mais experimentais nos anos 1970, reconfigurando as concepções de classes, disciplinas e espaços de produção, próprias aos debates de expansão dos modelos tradicionais que ocorriam com o museu e a obra de arte

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2022-12-06T14:53:37Z

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Danilo Moreira Xavier

Animais humanos ou humanos animais?: um estudo sobre a representação dos animais antropomorfizados nos filmes de animação

Atualmente as animações, antes destinadas somente ao público infantil, são sucesso de público inclusive entre adultos. Esses desenhos modernos têm atraído pela tecnologia, pela criatividade e pela mensagem que desejam passar. Crianças e até mesmo adultos são influenciados no imaginário por essas tramas. Raras são as animações que não utilizam animais como personagens principais que interagem com humanos ou que substituem completamente os próprios humanos. Nelas os animais são aproximados dos humanos tanto que até ganham voz e podem ser compreendidos por todos quanto aos seus interesses que, em algumas vezes, são mostrados de forma semelhante ao dos humanos. Adultos costumam compreender essas representações de animais como metáforas de nossas sociedades humanas. Então, nós podemos nos perguntar: antropomorfizar é eticamente correto? O que isso diz sobre nossa cultura? E sobre nossa relação com os animais? Tal dissertação objetiva investigar o que a representação desses animais antropomorfizados diz a respeito de nossa cultura, especialmente sobre o modo como vemos e lidamos com os animais.

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2022-12-06T14:53:37Z

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Tania Regina Vizachri

Galinha e joaninha: representações das identidades femininas nos livros infantis

Esta pesquisa busca analisar, a partir da perspectiva dos Estudos Culturais, as representações das identidades femininas presentes nos livros infantis. Identificado como uma pedagogia cultural, entendemos que o livro apresenta o potencial de incitar o processo de construção das identidades, contribuindo para o aprendizado de como se dão as relações de gênero. Considerando a valorização deste pelas instituições de ensino, devido ao seu caráter educacional e de entretenimento historicamente pautado em costumes e valores socialmente estabelecidos, percebemos a necessidade de analisá-lo criticamente. Deste modo, o objetivo desta pesquisa é identificar possíveis elementos que contribuam para a (re)produção de padrões estereotipados quanto às identidades femininas, por meio das protagonistas galinha e joaninha. A escolha pelas personagens se deu após observarmos, de maneira recorrente, suas descrições com traços tradicionalmente dirigidos à figura feminina, em que são destacados principalmente fragilidade, falta de esperteza e agilidade, necessidade de auxílio constante, romantização dos fatos etc. Após a análise, pretendemos problematizar o quanto a percepção que se tem destes animais, presentes nas narrativas infantis selecionadas, pode transparecer uma imagem inferiorizada das personagens femininas em relação aos demais, bem como transparecer o modo como as representações veiculam uma ideia naturalizada de comportamentos socialmente construídos. De modo complementar, os livros foram utilizados para elaborar propostas didáticas com o intuito de investigar as possibilidades de discussão destas representações com alunos entre 4 e 8 anos. Referenciados pela teoria sócio-histórica de Vigotski, as atividades foram desenvolvidas envolvendo diversas abordagens metodológicas, como teatro de fantoches e jogos, a fim de potencializar a discussão de temas sociais e científicos, sob a perspectiva da Educação em Ciência. Foram utilizadas ferramentas semio-discursivas para análise dos livros, assim como as aplicações realizadas em escolas municipais de Guarulhos/SP. Estas se deram no contexto do projeto J.O.A.N.I.N.H.A.: Jogar, Observar, Aprender e Narrar: Investigações da Natureza, Humanidades e Artes, que visa refletir sobre a comunicação crítica da ciência na escola. Como resultado, observamos que elementos científicos e culturais são mobilizados constantemente na construção das protagonistas e dos demais elementos do livro infantil, caracterizando as identidades femininas de maneira a reforçar as relações de gênero desiguais. Entretanto, as aplicações evidenciaram a possibilidade de problematizar estes discursos, com o auxílio de conceitos científicos e sociais contextualizados, a partir de propostas que propiciem uma leitura reflexiva, contribuindo para o processo de desconstrução de concepções naturalizadas

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2022-12-06T14:53:37Z

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Paula Teixeira Araujo

50 cartas de Tell Harmal: práticas administrativas e sociabilidade no antigo Reino de E&#353nunna

Esta dissertação propõe uma análise de um conjunto de 50 cartas administrativas paleobabilônicas (c. 2003 1595 AEC), oriundas do sítio arqueológico de Tell Harmal, correspondente à antiga cidade de &#352aduppûm, e publicadas pela primeira vez por Albrecht Götze em 1958. Para esse fim, apresentamos uma nova transliteração das cópias dos tabletes e a primeira tradução desse material do acadiano para o português. Nessa documentação podemos observar detalhes do papel desempenhado por oficiais integrantes da administração de &#352aduppûm na gerência das terras agrícolas, mais especificamente quando &#352aduppûm estava sob o controle do rei Ib&#227l-pî-El II (1779-1765 AEC) de E&#353nunna. Por meio dos aspectos operacionais das práticas administrativas locais, buscamos compreender a sua relação com a administração central de E&#353nunna. Adicionalmente, esse trabalho expõe um aspecto da atividade administrativa que pode ser compreendido como a experiência social, que se revela sobretudo nas estratégias de sociabilidade postas em ação por esses oficiais

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2022-12-06T14:53:37Z

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Anita Fattori

Gravidez na adolescência: a construção discursiva de uma condição desviante?

Este estudo tem como objeto de investigação os discursos especializados e os discursos de mães adolescentes a respeito da gravidez na adolescência e pretende contribuir com o campo das ciências humanas na sua abordagem sobre o tema, de modo especial, com os estudos sobre adolescência e juventude. Uma das principais hipóteses iniciais era a de que a gravidez na adolescência é uma formação discursiva recente, por isso, buscou-se compreender as condições históricas que contribuíram para a sua consolidação como uma condição desviante, relacionadas a expectativas contemporâneas sobre as maneiras mais apropriadas de se vivenciar a maternidade e a adolescência. A partir da análise de documentos oficiais sobre o tema, de levantamento das pesquisas no campo das ciências biomédicas e de entrevistas individuais com adolescentes que engravidaram, procurou-se caracterizar os discursos sobre a gravidez na adolescência e a relação que as adolescentes estabelecem com os enunciados recorrentes que constituem a gravidez nesse período da vida como um problema social. Ao final da análise, subsidiada pelos aportes dos Estudos Culturais e dos estudos foucaultianos, observou-se que a interdição contemporânea da gravidez na adolescência é resultado de sua construção discursiva como um problema social e que as adolescentes entrevistadas estabelecem uma relação de sujeição apenas parcial aos discursos especializados sobre a gravidez na adolescência. Elas tendem a reproduzir mais os discursos relativos aos percursos da vida, considerados ideais para cada faixa de idade, e menos os enunciados médicos que postulam os riscos obstétricos da gravidez dita precoce. Ainda assim, observou-se variações nos discursos das adolescentes entrevistadas, as quais parecem estar relaciona das às suas diferentes condições de vida, no que diz respeito à classe social, relação familiar e relação com o parceiro.

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2022-12-06T14:53:37Z

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Vanessa Aparecida Araújo Correia

O trabalho terceirizado das moças da limpeza na Unicamp: um caso particular do possível

A presente dissertação buscou investigar as implicações que a terceirização trouxe para as relações e condições de trabalho no setor de Asseio e Conservação na Universidade Estadual de Campinas, um serviço realizado majoritariamente por mulheres. O objetivo da pesquisa é compreender de que forma a terceirização tem afetado não apenas as relações de trabalho destas trabalhadoras, mas também suas experiências mais ordinárias e cotidianas, dentro e fora de seu espaço de trabalho. Nossa hipótese é que mesmo diante de uma degradação crescente das condições de trabalho, as funcionárias terceirizadas desenvolvem uma série de mecanismos capazes de tornar suportável um cotidiano definido pela instabilidade, pela insegurança, pela exclusão e discriminação. A pesquisa foi efetuada através de leitura de bibliografia pertinente ao tema, de entrevistas semi-estruturadas com funcionárias terceirizadas da Unicamp, da análise de suas folhas de pagamento e do acompanhamento próximo de suas rotinas de trabalho. Os resultados da pesquisa indicam que as experiências das funcionárias terceirizadas são marcadas por uma crescente precarização do trabalho, expressa nos baixos salários, na ausência de benefícios, no isolamento frente ao corpo e espaço universitário e em um conjunto de desrespeitos trabalhistas. Esta realidade, no entanto, permanece invisibilizadas pela lógica do trabalho terceirizado e por uma postura negligente da universidade

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2022-12-06T14:53:37Z

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Lara Borin Campoli

Au pairs brasileiras e suas rotas desviantes: história oral e vidas móveis

A au pair é uma jovem mulher oriunda de um país estrangeiro que mora com uma família anfitriã - normalmente por um período de 12 a 24 meses para a qual trabalha prestando serviços de assistência à infância. O presente trabalho buscou analisar de que forma o programa Au Pair, formalmente classificado como intercâmbio cultural, serve como porta de entrada para a imigração de brasileiras nos Estados Unidos. A pesquisa partiu de levantamento bibliográfico e documental sobre o tema e analisou a participação de brasileiras no intercâmbio, investigando, principalmente, sua motivação no que se refere à escolha pelo programa, bem como à decisão de permanecer nos Estados Unidos após o término do contrato assinado com a família anfitriã. O principal método utilizado é o da história oral, que permite o registro, em primeira mão, das experiências dos sujeitos em questão. A partir desta pesquisa, conclui-se que o intercâmbio, por vezes, resulta em rotas desviantes nos casos de brasileiras que, em vez de voltar ao Brasil, como previsto pelo programa, optam por continuar a residir nos Estados Unidos sob uma variedade de estratégias, sendo as mais comuns: troca de status para turista, estudante ou obtenção do green card

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2022-12-06T14:53:37Z

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Amanda Arrais Mousinho

Tempos sociais nas instituições para idosos: os desafios temporais e os ritmos diários

Este é um estudo sobre regras temporais às quais residentes em instituições asilares são submetidos e os possíveis impactos que a homogeneização de horários e duração das atividades podem exercer sobre seus ritmos biológicos. A homogeneização dos tempos sociais pode causar dessincronização temporal interna, o que interfere nos processos corporais causando dessincronização temporal externa, isto é: desajustes entre eventos ambientais e fisiológicos, criando problemas nos ciclos de vigília/sono e humor, entre outros colaborando para o declínio do desempenho cognitivo. Em um ambiente asilar, preferências pessoais relacionadas à fixação de horários e duração das atividades em geral, não são consideradas. Entendo que pelo exercício do poder e pelo disciplinamento ao longo do curso de vida, os velhos que vivem em instituições tendem a naturalizar as normas estabelecidas; submissão essa que entendo ocorrer com as minorias em geral. Considero importante reconhecer as vontades dessas pessoas, atentando-se para suas identidades como pessoas e não apenas como corpos para serem cuidados, independentes dos sujeitos que os possuem. Localizo este trabalho no campo dos Estudos Culturais seguindo uma das suas tendências que é a do estudo etnográfico de populações envolvendo questões de gênero, raça e etnia, principalmente se tratando de uma minoria. Questões de corpo, solidão e indivíduo foram consideradas, juntamente com a cronobiologia, estudo dos ritmos biológicos, sendo o mais conhecido o ritmo circadiano. Participaram desta pesquisa 29 residentes, sendo 21 mulheres e 8 homens, com idades entre 75 e 99 anos de seis unidades de duas instituições para idosos, na zona leste e na zona sul do município de São Paulo-SP. A primeira técnica aplicada foi a observação selvagem, que consiste em observar situações, buscando ao máximo manter neutralidade em relação ao ambiente, o que já permitiu observar resistência aos horários de refeições, cochilos diurnos, mau humor, estado geral de apatia e tempo na cama superior a 13 horas. Instrumentos e técnicas: a) Questionário sociodemográfico (dados pessoais, satisfação geral com a vida e escala de depressão geriátrica); b) Diário de sono; c) Questionário de determinação de cronotipo matutinidade/vespertinidade); d) Entrevista gravada; e) Técnica etnográfica da observação participante; f) Análises estatísticas; g) Análise do discurso para as entrevistas gravadas e dados de observação. Resultados e conclusões: os residentes não têm críticas sobre a rotina e horários e não proporiam mudanças; a maioria apresentou tendência à distimia e à depressão maior; mesmo os residentes que têm preferências vespertinas dormem cedo; a maioria relatou não ter apetite; apenas 10% residem por escolha própria; a desorganização temporal nos idosos foi parcialmente comprovada. Em função dos discursos analisados concluiu-se que as regras temporais são um dos desafios, dada a identificação de inúmeros fatores que influenciam negativamente a vida em uma instituição asilar

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2022-12-06T14:53:37Z

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Evany Bettine de Almeida

Documentação cafeeira das cidades do Fundo do Vale do Paraíba paulista: aconcentração e desconcentração da documentação cartorária e judicial custodiada ao Museu Major Novaes Cruzeiro/SP

O objetivo da pesquisa é compreender as práticas culturais ligadas aos processos de concentração e desconcentração cartorária e dos autos judiciais cafeeiros da região do Fundo do Vale do Paraíba Paulista. O estudo é focado nas Varas de Comarcas de Bananal, Cruzeiro, Lorena, São José do Barreiro e Silveiras, das quais a documentação em análise é originária. Após passar pelo recolhimento dos processos que corriam riscos de eliminação por decisão judicial, a documentação está presentemente custodiada no Museu Major Novaes em Cruzeiro, São Paulo. A pesquisa examina os aspectos de conservação material desse patrimônio cultural documental, tendo em vista as várias ações de reconhecimento e proteção empreendidas desde a década de 1970. Paralelamente, a dissertação aborda questões patrimoniais de ordem imaterial, identificadas por meio das análises das diretrizes, práxis institucionais, bem como por intermédio das histórias das pessoas que tiveram contato com o acervo. O estudo discute ainda a evolução da produção acadêmica vinculada a este patrimônio, evidenciando sua importância como base documental para a revisão de perspectivas históricas que contribuiram para leituras mais amplas sobre a sociedade do período do café. Considerando a relevância da produção acadêmica na valorização destes documentos, a pesquisa evidencia a necessidade da criação de políticas integradas de preservação dos mesmos.

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2022-12-06T14:53:37Z

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Cibele Monteiro da Silva

Funk enquanto reflexo sociocultural: um rolezinho histórico nas três primeiras décadas do gênero musical

Esta pesquisa acadêmica teve como objetivo apontar substanciais críticas atribuídas ao movimento cultural funk, especificamente alguns de seus subgêneros musicais e controversos episódios associados, relacionando-as com as questões socioculturais de sua década ou momento histórico em que esteja inserido a fim de demonstrar estes referidos questionamentos enquanto reproduções de vários fenômenos da nossa sociedade contemporânea. Para tanto, partiu-se da abordagem metodológica qualitativa, valendo-se de procedimento de pesquisa bibliográfica histórica, abordando temas como: a observação de novas fontes históricas, especialmente as obras artísticas, para a descoberta e o esclarecimento das questões socioculturais de indivíduos e grupos sociais até então excluídos das pesquisas históricas anteriores; estudo acerca das funções sociais da Arte e da Música, estas objetivando reproduzir o cenário cultural, social, político, econômico e tecnológico da sociedade circundante à obra artística observada; os Estudos Culturais; a música popular em um contexto histórico-cultural e, ao final desta, uma pesquisa histórica acerca das três primeiras décadas do funk (1990, 2000 e 2010) apontando alguns fatos e dados que demonstram a sua relação de espelhamento às diversas questões socioculturais existentes no momento histórico correspondente. Com isso, constatou-se que os indicados subgêneros musicais do funk e os episódios circundantes são resultados de fenômenos culturais peculiares à década e ao momento histórico-cultural que fora originado, assim modificando-se e adaptando-se a cada um destes momentos

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2022-12-06T14:53:37Z

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Elvio Aparecido Roseno dos Santos

O corpo cênico do balé clássico: um estudo a partir de relatos de bailarinos (as) clássicos (as) brasileiros (as)

A presente pesquisa teve como objetivo compreender a naturalização do corpo cênico demandado pelo balé clássico. Buscamos investigar como se constrói a naturalização do corpo cênico, expressivo, no balé clássico, uma vez que o mesmo é pensado, pelos bailarinos pesquisados, como algo que é próprio do (a) bailarino (a); como um dom. A partir de uma abordagem metodológica qualitativa, utilizamos como técnicas de investigação a observação de espetáculos de balé e entrevistas semiestruturadas com bailarinos (as) clássicos (as) brasileiros (as), que apresentaram anos de atuação e que possuíam a técnica incorporada. As trajetórias profissionais foram distintas. Alguns desses bailarinos dançaram, por exemplo, balés de repertório completos, outros dançaram variações dessa modalidade. Alguns deles escolheram a profissão de professor (a) de balé, outros, são profissionais em companhias de dança no país, mas todos os entrevistados participaram de festivais de dança. Como resultado de pesquisa, destacam-se os seguintes aspectos: o corpo pleno de quem dança balé clássico; um corpo que já possui uma técnica explícita e implícita, incorporadas. Essas técnicas configuram uma aprendizagem, que se dá por meio da reprodução e imitação de trejeitos de bailarinos renomados, vistos como modelo e inspiração para os bailarinos entrevistados. São assim imitados aspectos que consideram adequados à cena. Ao mesmo tempo, os bailarinos buscam na própria vida, nas emoções do cotidiano, a inspiração e as sensações que possam ser externalizadas na cena. Para os indivíduos pesquisados, ser artista no balé clássico articula-se à ideia de dom por conta de um aprendizado inconsciente que se dá no cotidiano. Essa noção de dom no balé clássico não é recente, podendo ser vista desde o século XVII, articulada à ideia de liberdade e autonomia artística. Há assim, uma atualização dessa ideia, em outros termos, circunstâncias e percepções

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2022-12-06T14:53:37Z

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Kátia Silva Souza dos Anjos

Experimentações enteogênicas: Santa Maria e Exu no Santo Daime

Este é um registro cartográfico que sugere caminhos para se perspectivar a formação e expansão da doutrina do Santo Daime. A partir da liturgia daimista e das práticas institucionalizadas no Santo Daime/ICEFLU, também de suas dissidências, cartografou-se a narrativa que agencia as subjetividades marianas para ritualizar o uso da maconha, e como se concebe e ritualiza as relações com Exu. Atentamos às relações entre o que é tutelado pela egrégora da ICEFLU e algumas filiais no estado de São Paulo, bem como as casas que dessa vertente se desmembraram, para perscrutar as resistências responsáveis por inverter, reorganizar, perverter e recriar as relações e dinâmicas de poder dentro da instituição. Compreendendo que, ao tencionar os regimes de dizibilidade em uma religiosidade oralizada em cânticos, é possível registrar as enunciações coletivas que as técnicas de uso da Ayahuasca e da Cannabis no Santo Daime produzem naqueles/as que ritualizarão esses usos. Considerando que os caminhos abertos por Exu no Santo Daime continuam a ser embaralhados, revisitamos a literatura a respeito, e com imersões no plano de consistência daimista, procurou-se evidenciar as teias discursivas que reivindicam reconhecimento e legitimidade, na relação com o Estado. As experimentações enteogênicas empreendidas conduziram a antropofagia daquele que tudo devora, comendo e sendo comida, oferenda, ebó e padê, propondo buscar os acontecimentos de experiência vital com Exu no Santo Daime, sem ignorar os desencontros e incongruências do que está posto

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2022-12-06T14:53:37Z

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Jessica Rocha

O funk paulista interditado: da crítica à criminalização de um gênero musical

O presente trabalho visa a mapear, descrever e analisar os discursos contra o genero musical funk em sua vertente paulista veiculados em jornais, programas de televisao, revistas, portais, blogs ou proferidos em discursos publicos. A hipotese e a de que tais discursos sao estruturantes de uma perspectiva pouco compreensiva e, mais ainda, excludente dos milhoes de jovens brasileiros que cultuam esse genero e o estilo de vida a ele atrelado

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2022-12-06T14:53:37Z

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Kenyatta Mugo dos Santos Filho

A Missão Italiana da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo: ciência, educação e fascismo (1934-1942)

Entre os anos de 1934 e 1942, um grupo de professores que ficou conhecido como Missão Italiana foi contratado para reger algumas cadeiras das ciências exatas e literatura da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. No presente trabalho, estudamos as negociações institucionais e diplomáticas entre os governos italiano e brasileiro que permitiram a vinda da Missão ao Brasil, a partir da análise de uma série de documentos presentes em arquivos do Brasil e da Itália. Estudamos, também, o modo como a Missão Italiana foi recebida pela imprensa paulista e carioca, bem como a circulação do grupo em espaços dentro e fora da universidade, a partir da análise de diversos jornais do período. Para compreender o envolvimento da Missão Italiana com o cenário de debates do ensino secundário brasileiro, mobilizamos e analisamos os discursos que ela proferiu no período, tendo em vista as possíveis correntes de pensamento as quais os professores se alinhavam ou buscavam refutar. Também estudamos o contato desses professores com a formação das primeiras gerações de matemáticos da FFCL, no que tange ao incentivo à pesquisa, ao engajamento em uma rede internacional de circulação de cientistas e à produção das primeiras teses de doutoramento. Verificamos que o Regime Fascista, que esteve diretamente envolvido na contratação da Missão Italiana, bem como a pertença desses professores ao Partido Nacional Fascista, inicialmente, não foi um problema para a sua vinda ao Brasil. Acompanhando o trabalho da Missão Italiana ao longo dos anos, observamos que as condições de sua permanência no Brasil vão se deteriorar somente com o rompimento das relações diplomáticas em 1942, momento em que a Missão é desmantelada. Nesse estudo, gostaríamos de defender que a passagem desse grupo de professores pelo Brasil não deve ser analisada somente sob a ótica de uma Itália Fascista imperialista, que pretendia dominar o espaço científico e universitário brasileiro, mas como um encontro entre culturas, onde ambas as partes buscaram se beneficiar dos acordos entre Itália e Brasil

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2022-12-06T14:53:37Z

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Luciana Vieira Souza da Silva

Os Diários de Vampira: a sexualidade livre e dominadora das vampiras e o tratamento dado pela mídia

Objetivo: Verificar a atribuição de um teor de negatividade para a liberação sexual feminina em produtos culturais, focando no caso do seriado estadunidense The Vampire Diaries, levando em consideração a concepção de feminino predominante na cultura ocidental e os significados que a figura da vampira adquirem dentro dela. Metodologia: Analisar a cultura de violência contra a mulher, os preconceitos que a justificam e como isso aparece de forma ideológica em produtos culturais; comparar a vampira Katherine Pierce e seu duplo, a humana Elena Gilbert, ambas do seriado The Vampire Diaries, utilizando teoria semiótica francesa; comparar as contrapartes masculinas Damon e Stefan Salvatore e verificar reações do público alvo, predominantemente feminino, diante de suas condutas; observar o tratamento dado à sexualidade feminina em diversos produtos culturais. Resultados: A mensagem ideológica velada no seriado é de que a vampira Katherine e sua sexualidade exuberante representam o mal, enquanto a humana Elena e sua conduta recatada representam o bem. Entretanto, a conduta sexual violenta de Damon Salvatore não é representada como algo passível de punições. Conclusão: O presente estudo conclui que a sexualidade feminina é apresentada de forma negativa no seriado, e que isso é um reflexo de valores arraigados na cultura ocidental. A conduta sexual é, de modo geral, utilizada como um dado definidor do caráter de personagens femininos em produtos culturais, sendo que a atividade sexual \"excessiva\" predominantemente acarreta punições.

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2022-12-06T14:53:37Z

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Patricia Maia Quitschal

Pitadas de africanidades: culinária afro-brasileira em livros de receitas no século XX.

Por que os livros de culinária quase nunca retratam a comida afro-brasileira e africana como ela merece ser tratada? Foi a partir de questionamentos como esse, feitos por mulheres negras, que se desenvolveu esta pesquisa. Nela, objetivou-se entender qual o tratamento dado à culinária afro-brasileira em publicações culinárias nacionais que circularam pelo país no século XX. Partiu-se do pressuposto de que a participação afro-brasileira na construção de discursos sobre a cultura brasileira foi negada e embranquecida, e que esse processo também ocorreu nos discursos sobre a culinária brasileira. Formulou-se, assim, a hipótese de que, ao longo do século XX, os livros de receitas editados no Brasil teriam abordado a culinária negra de acordo com o pensamento racial da época. Para averiguar tal hipótese, foram analisadas quatro obras culinárias de grande circulação no período: Cozinheiro nacional, Comer bem: Dona Benta, A cozinha brasileira e O grande livro da cozinha maravilhosa de Ofélia. A partir do entendimento de que esses livros são produtos e produtores das formas de pensar da sociedade brasileira, buscou-se analisar seu contexto de surgimento, seu projeto editorial, seu perfil culinário e a abordagem que foram dadas nessas publicações às preparações afro-brasileiras em receitas, ilustrações e nos demais paratextos. Apresentou-se, ainda, um panorama das teorias e discussões que, em cada momento, balizavam o pensamento social sobre a formação racial brasileira, problematizando qual o impacto destas nas concepções nutricionais e gastronômicas que aludiam à culinária negra. Constatou-se, desse modo, que, dadas as noções raciais vigentes e a relevância atribuída ao registro escrito na formação de um discurso sobre a culinária brasileira, os grupos afro-brasileiros não tiveram participação na formulação dessas publicações culinárias. Logo, a representação de seu universo culinário tornou-se diminuta, enviesada pela lógica racista e circunscrita a uma abordagem intencionalmente regionalizada e folclorizante. Assim, estimular outras abordagens faz-se necessário para conferir a real complexidade desses saberes e sabores.

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2022-12-06T14:53:37Z

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Sergio Roberto Cardoso

O Paraguai insular : a metáfora da ilha e movimentos insulares

Este ensaio percorre algumas cartografias imaginárias do Paraguai, e suas transformações, pensadas a partir da produção literária de autores paraguaios, incluídas a música popular e a produção cinematográfica, desde finais do século XIX até finais do século XX. As reflexões estão articuladas em torno a representações insulares, partindo de imaginários universais. Com frequência, o Paraguai é definido como insular, em função de condições geográficas, políticas, econômicas e culturais mediterrâneas, que marcam uma distância das metrópoles globais e regionais a princípio ressaltando a falta de costa marítima do Estado paraguaio . Historicamente, estas condições teriam contribuído a um suposto estatuto de invisibilidade do país, e dificuldade de participação e posta em circulação de produções simbólicas. Algumas representações aludem a um sentido de perda, em termos territoriais; outras, à impenetrabilidade cultural ou distância geográfica do país, incluída uma suposta ausência de processos modernizadores no país, comparado com a região. O conceito de heterotopia de Michel Foucault é empregado para interpretar algumas destas representações, assim como a formação de ilhas geológicas e da imaginação descritas por Gilles Deleuze. A reflexão sobre a formação e a transformação da metáfora do Paraguai insular apela à ideia de movimentos verticais e horizontais: de separação implicada na imagem de elevação para uma reconstrução, nos períodos de pós-guerra; ou na barbarização do Paraguai por parte de seus opositores culturais ; de fuga e implosão, como saída do fechamento insular; assim como de aproximação, que alude à modernização do Paraguai, e sua integração a processos regionais e globais. Nos autores estudados, uma tensão entre línguas está presente na escrita de ficção: o guarani é a língua majoritária da sociedade paraguaia, mas a produção literária em castelhano é hegemônica; porém, existem textos híbridos que misturam as duas línguas. Logo após a queda da ditadura de Alfredo Strossner, e em coincidência com a fundação do MERCOSUL, escritores paraguaios e brasileiros intensificaram uma produção literária que mistura castelhano, português, e também guarani: signo possível de abertura dos limites insulares, e uma aproximação a processos modernizadores, o fenômeno também pode ser pensado como uma expressão de maturidade do colonialismo brasileiro no Paraguai

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Antonio Damián Cabrera Rodriguez

Resquícios trágicos em Antonio, de Beatriz Bracher

O propósito desta dissertação consiste em analisar o livro Antonio, de Beatriz Bracher, à luz do trágico. A história é uma saga familiar transgeracional que registra a decadência de uma família da burguesia paulistana durante o século XX. A hipótese que orienta a análise é a de que algo inconciliável se manifesta na vida de um de seus membros que ao viajar, rumo ao sertão mineiro, sucumbe às próprias escolhas, marcando negativamente a vida de todos à sua volta. O sujeito contemporâneo vive a falência das grandes narrativas do século XX, como a frustração das ideias libertárias da década de 60 e 70 e, de alguma maneira, sente-se desamparado, perdido diante de um futuro incerto. Esse cenário de crise existencial seria fértil para ressurgimento da tragédia por meio de traços ou escombros trágicos na ficção contemporânea. Por último, a partir do conceito de literatura política, pretende-se verificar se Antonio concentra questões relevantes sobre o Brasil contemporâneo sem apelar para visão conciliadora no âmbito da ficção, ou seja, problematizando a modernidade à brasileira ou as suas ideias modernizantes e modernizadoras

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Norival Leme Júnior