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Das canoas às voadeiras: identidade cultural, turismo e desenvolvimento local nacomunidade do Bonete de Ilhabela SP, Brasil

O presente trabalho pesquisou, a partir da perspectiva dos Estudos Culturais, as representações sociais que emergem dos discursos dos sujeitos pertencentes à comunidade do Bonete, localizada no município de Ilhabela, no litoral norte do Estado de São Paulo, Brasil, sobre as relações existentes entre identidade cultural, turismo e desenvolvimento local. A fundamentação teórica foi construída a partir da revisão de literatura sobre os seguintes construtos: estudos culturais, cultura, identidade cultural, tradição, representação social, desenvolvimento local, participação, governança e turismo de base comunitária. A pesquisa de campo, de caráter qualitativo, se valeu de entrevistas semiestruturadas com sujeitos pertencentes a três grupos: a) proprietários de empreendimentos turísticos; b) pessoas que ocupam posições-chave; c) moradores em geral. Considerando o processo subjetivo que caracteriza o reconhecimento identitário segundo as memórias, afirmações histórico-culturais, ações e relações estabelecidas no grupo social, utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo como meio de suscitar as representações sociais existentes nessa comunidade. Também foram feitas observações não participantes que contribuíram para uma discussão sobre aspectos da realidade local que puderam ser notados durante o recorte de tempo desta pesquisa. As representações sociais do Bonete sobre as três temáticas centrais deste trabalho permitiram o entendimento de algumas das necessidades, motivações e expectativas dessa comunidade sobre suas condições de vida e sobre o futuro de seu território. Os sujeitos que ali vivem reconhecem que muitos aspectos de sua cultura tradicional têm sido abandonados e que as atividades turísticas representam o principal fator de crescimento econômico local. Ainda que tenham tido alguma aproximação com o turismo de base comunitária, ainda não foram implantadas formas de gestão comunitária das atividades turísticas na comunidade. Observouse uma forte identificação desses boneteiros com seu território; entretanto, eles reconhecem a pouca participação individual e coletiva nas questões que dizem respeito ao desenvolvimento de sua comunidade. Conclui-se que, para que haja desenvolvimento local endógeno e emancipatório no Bonete, é necessário que os sujeitos que ali vivem se organizem em torno de um projeto comum que valorize sua identidade e suas características culturais e naturais e que, ainda, fomentem projetos que consideram a vocação turística do Bonete e as capacidades, habilidades e competências humanas ali existentes

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2022-12-06T14:53:37Z

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Denise Scotolo

Relações de gênero, mídia e educação: o cinema de ficção científica e as possibilidades de promoção de igualdade de gênero

O crescente consumo de produtos culturais tem tornado a mídia uma importante instância socializadora e educativa, bem como a escola e a família. Os diversos produtos culturais veiculados pela mídia, como os filmes, contribuem para a formação de um senso de classe, raça e sexualidade, bem como para as relações de poder na sociedade. Na ficção científica, as representações de cientistas são frequentemente brancas e masculinas, o que contribui para a formação de um imaginário da ciência, enviando sinais sobre quais sujeitos podem ou não fazer parte desse universo. Essa dissertação teve como objetivo investigar de que maneira a mediação de filmes de ficção científica a partir de intervenções lúdicas e problematizadoras colaboram para a promoção de igualdade de gênero e para o debate acerca de questões de raça e alteridade, sobretudo na ciência. Para tanto, foram selecionados os filmes Estrelas Além do Tempo, Gravidade e A Chegada, que contam com protagonistas femininas no âmbito da ciência e suscitam a discussão de questões socialmente relevantes. Assim, a partir da análise desses filmes à luz dos estudos críticos da mídia e da perspectiva dos modos de endereçamento proposta por Ellsworth (2001), utilizou-se da pesquisa-ação para o desenvolvimento de atividades com as/os adolescentes do Centro para Crianças e Adolescentes Jardim Keralux, um espaço educativo de atendimento à vulnerabilidade social localizado na zona leste de São Paulo. As ações realizadas aconteceram no âmbito do projeto de extensão, pesquisa e ensino Banca da Ciência, desenvolvido e gerenciado pela Universidade de São Paulo (EACH-USP), pela Universidade Federal de São Paulo e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Campi Boituva e Salto). Mais especificamente, as ações ocorreram no contexto da linha de interesse e grupo de intervenção E.M.M.A. (Estudos sobre as Mulheres e as Minorias na Arte-Ciência), que desde 2015 tem como objetivo principal estimular reflexões sobre as relações de gênero, raça e alteridade que permeiam o campo das artes e da ciência. Assim, a partir da elaboração de atividades envolvendo discussões e dinâmicas lúdicas, foram debatidas e problematizadas as questões mobilizadas pelos filmes. Os resultados dessas interações, analisadas a partir da teoria das mediações, demonstraram uma espécie de diagnóstico da visão das/os adolescentes em relação às temáticas debatidas. Ainda que o progresso em direção à de igualdade de gênero seja de difícil mensuração, sobretudo por se tratar de uma pesquisa qualitativa envolvendo adolescentes, os resultados demonstram que a pesquisa colaborou para pequenas transformações na percepção desses jovens sobre igualdade de gênero, raça e alteridade

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2022-12-06T14:53:37Z

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Livia Delgado Leandro da Cruz

Os processos de socialização e a formação da identidade profissional docente: o caso dos professores de ciências em início de carreira

O presente trabalho busca compreender como os processos de socialização contribuem para a formação das identidades profissionais docentes dos professores de Ciências egressos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo EACH/USP. O principal referencial teórico que sustenta a pesquisa é constituído por Claude Dubar, que conceitua e fundamenta a construção das identidades sociais e profissionais. Além disso, o trabalho faz uma abordagem sobre a questão das identidades sob a perspectiva dos Estudos Culturais e das discussões suscitadas por alguns de seus teóricos como Stuart Hall e Néstor García Canclini. Para responder a pergunta de pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de Ciências iniciantes, egressos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. No que confere à análise dos dados utilizou-se uma metodologia qualitativo-interpretativa de pesquisa tendo como principal referencial metodológico as contribuições da História Oral e da Análise de Narrativas. Os resultados mostram que a construção das identidades profissionais docentes é um processo permeado por uma ampla teia de identidades herdadas e visadas e por tensões e rupturas entre os grupos de referência de origem e os grupos nos quais os professores pretendem se inserir em sua vida profissional. Na escolha pela profissão, parece haver um predomínio de identidades herdadas de gerações anteriores, e uma ruptura com o grupo de origem, enquanto que para permanecer no curso e na profissão docente, os professores utilizam algumas estratégias identitárias vinculadas com o reconhecimento desse grupo de origem. Os estágios obrigatórios parecem ter sido um elemento crucial na hora de decidir pela permanência na profissão docente. Quanto à inserção no mercado de trabalho, parece haver tensões entre os professores novos e sua cultura, por um lado, e os professores mais antigos e a cultura institucional, pelo outro. Os resultados nos conduzem a pensar que, nos processos de formação docente é importante incluir oportunidades de reflexão e de trabalho sobre os processos de socialização, para que o início na carreira e a permanência se tornem o menos problemático possível

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2022-12-06T14:53:37Z

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Amanda Carolina Hora da Silva

Ciência e poder no império português: uma análise das trajetórias de cinco astrônomos demarcadores de limites do século XVIII

No último quartel do século XVIII, com a assinatura do Tratado de Santo Ildefonso, diversas comissões são enviadas para a determinação local das fronteiras entre as possessões das coroas de Portugal e da Espanha na América do Sul, através de métodos astronômicos. Entre os ocupantes do cargo de astrônomo das expedições portuguesas encontram-se Francisco José de Lacerda e Almeida (1753-1798), António Pires da Silva Pontes Leme (1750-1805), Bento Sanches Dorta (1739-1795), Francisco de Oliveira Barbosa (1749-?) e José Simões de Carvalho (1752-1805). Naturais do Reino, ou do Brasil, e todos formados no curso matemático da Universidade de Coimbra recém-reformada, esses homens de ciência virão posteriormente, em alguns casos, a ocupar postos importantes na administração do império; serão membros da Academia das Ciências de Lisboa, ou, pelo menos, terão proximidade com integrantes das camadas mais poderosas do aparelho de Estado. Ao mesmo tempo, o reformismo ilustrado consolida em Portugal uma imagem das ciências e da instrução como elementos essenciais para um melhor conhecimento dos territórios do império, na expectativa de acréscimo da agricultura, indústria e comércio. À escala europeia, um campo científico com relativo grau de autonomia começa por sua vez a se esboçar, mas ainda são frequentes as reconversões de seus capitais específicos em capitais políticos. Esta dissertação tem como objetivo realizar um estudo prosopográfico daquele grupo de astrônomos demarcadores formados em Coimbra; esperando identificar, pela análise das suas trajetórias, as influências recíprocas entre as vinculações das personagens com os poderes políticos e suas possibilidades de consagração no campo científico

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2022-12-06T14:53:37Z

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Otavio Crozoletti Costa

Memórias do cárcere: estudo sobre as motivações e significados para a prática de atividades físicas coletivas de um grupo de mulheres

A finalidade desta pesquisa foi estudar os aspectos socioculturais de um ambiente penitenciário, que podem influenciar o ensino e a prática de atividades físicas coletivas (AFC) por mulheres presas identificadas como os outros, conforme interpretações de referências teóricas dos Estudos Culturais. Dentre os objetivos específicos pretendíamos identificar as motivações para a prática de AFC; avaliar e monitorar os possíveis efeitos da prática de AFC e investigar evidências sobre a ocorrência de aprendizagem significativa, por meio da análise de mapas conceituais e textos dissertativos criados pelas próprias mulheres presas. As análises dos resultados obtidos indicaram que o estudo das motivações para a prática de AFC foi importante para desenvolver atividades físicas que correspondessem às expectativas das mulheres presas, como os Jogos Cooperativos, que incentivaram a participação e evitaram desistências. O uso do questionário DALDA permitiu a identificação e monitoramento semanal de fontes e sintomas de estresse, além de motivar a reflexão crítica das mulheres presas sobre os seus hábitos cotidianos no ambiente cultural penitenciário. A avaliação da percepção subjetiva de esforço (PSE) possibilitou o monitoramento de intensidade das sessões de AFC. Assim, ambos os métodos contribuíram para a promoção de saúde e qualidade de vidas das mulheres presas. Todos esses procedimentos vivenciados ativamente pelas mulheres presas proporcionaram processos de diferenciação progressiva e reconciliação integradora, que foram evidenciados em mapas conceituais e textos dissertativos, indicando a ocorrência de aprendizagem significativa em alguns casos. Os métodos e procedimentos utilizados nesta pesquisa foram eficientes e pouco invasivos para à privacidade e integridade das mulheres presas. Portanto, podem ser recomendadas para a elaboração programas educacionais de intervenção em saúde pública, por profissionais da área da saúde e de atividades físicas.

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2022-12-06T14:53:37Z

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Charles Augusto Moreira Fernandes

Discursos sobre ensino de literatura em documentos curriculares nacionais

Esta pesquisa contextualiza a formação da disciplina escolar Língua Portuguesa, as transformações ocorridas no ensino de literatura e investiga os discursos que circulam em documentos curriculares oficiais voltados para o ensino de língua portuguesa sobre o conceito de literatura. Para tanto, analisa-se o currículo de literatura para o ensino médio, etapa final da educação básica no Brasil, a partir das discussões propostas pelas teorias pós-críticas do currículo, sobretudo pelos Estudos Culturais e Multiculturalismo Crítico, além das formulações de Foucault sobre as formações discursivas e os mecanismos que (des)autorizam a emergência de enunciados. São foco da investigação documentos curriculares oficiais de âmbito nacional, particularmente os Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (MEC, 2000), as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais PCN+ Ensino Médio Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (MEC, 2002), as Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias (MEC, 2006) e a Base Nacional Comum Curricular (MEC, 2018). A pesquisa indica que, nos documentos oficiais, o discurso oficial se sobrepõe aos discursos pedagógicos e acadêmicos. Quanto ao ensino de literatura, nota-se um movimento de deslocamento de o que e por que se ensina, procurando-se abarcar não apenas o estudo de obras canônicas, social e culturalmente valorizadas. Especificamente em relação aos conceitos de Literatura/literatura, e de literário e não literário, duas formações discursivas coexistem: a primeira, ligada à tradição escolar e aos saberes hegemônicos do cânone literário; e a segunda, associada a saberes não hegemônicos, cujos textos nem sempre tiveram o estatuto de obra literária

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2022-12-06T14:53:37Z

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Daniele Gualtieri Rodrigues

\"É fake!\": A recepção de notícias falsas em páginas brasileiras do Facebook

A pesquisa descrita nesta dissertação teve como objetivo principal identificar as ideias e percepções sobre o debate público expressas por consumidores de fake news no Facebook. O objeto da análise consistiu em comentários postados por usuários da plataforma em resposta às publicações de duas páginas já conhecidas por difundirem desinformação: a página oficial do portal Gospel Prime (facebook.com/gospelprime) e a do site Falando Verdades (facebook.com/Falandoverdades.com.br). Etnografias virtuais foram realizadas em ambos estes ambientes on-line, ao passo que os comentários dos internautas foram registrados por meio de printscreens. Por fim, tal material foi submetido a uma análise de discurso, utilizada para lançar luz sobre as representações e crenças subjacentes às falas coletadas. Ao final deste empreendimento, constatou-se a manutenção de duas concepções distintas de debate público: Os seguidores do Gospel Prime demonstraram entender o embate político-ideológico como expressão da guerra entre céu e inferno - com os conservadores defendendo as virtudes cristãs e a palavra de Deus, ao passo que os \"esquerdistas\" comporiam uma facção conspiradora a serviço do anticristo. Os seguidores do Falando Verdades, por sua vez, resumiram o debate público enquanto um conflito perdido, posto a derrota do progressismo em 2018 e a subsequente ascensão de conservadores considerados inaptos, pouco inteligentes e obscurantistas

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2022-12-06T14:53:37Z

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Wiverson Azarias

Vozes femininas no Arte Contra a Barbárie (1999-2002) - um estudo de gênero nos movimentos sociais e suas narrativas

Ao final do ano de 98, do século passado, um coletivo de pessoas ligadas à produção teatral passou a se reunir semanalmente na cidade de São Paulo para pensar a função e o papel do teatro diante do quadro político que se desenhava, um ambiente de aprofundamento de políticas de orientação neoliberal iniciadas no governo Collor e que começavam a ganhar força com a eleição de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em seu primeiro mandato como presidente do Brasil. Passados seis meses do encontro inicial, o grupo chegou à formulação de um texto síntese das ideias debatidas naquele período. Esse documento recebeu o nome de Manifesto Arte Contra a Barbárie, nome pelo qual o grupo ficou conhecido. Durante a trajetória da pesquisa pudemos tomar contato com documentos que davam conta de que logo após o lançamento do Primeiro Manifesto iniciou-se uma considerável participação feminina nos encontros, impulsionando as atividades de discussão e a formação de grupos de trabalho. Ocorre que a maior parte dos relatos sobre o Arte Contra a Barbárie, aos quais tive acesso, dão conta de que era um grupo formado por homens. Esses relatos acabam por passar a impressão de que as mulheres não tinham uma participação ativa em todo o processo, ou mesmo que sua participação era restringida. A dissertação tem como objetivo primeiro registrar a participação feminina nesse processo de luta que acabou por mobilizar inúmeras pessoas em busca da conquista de políticas públicas para a produção cultural. Já o segundo objetivo é identificar indícios de ações, mecanismos ou estruturas que possam ter resultado em uma invisibilização das contribuições dessas figuras femininas nas lutas políticas e sociais importantes, como o processo que levou à conquista da lei que criou o Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo

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2022-12-06T14:53:37Z

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Luiz Carlos de Melo

\"É o meu corpo que sustenta as minhas ideias\": Corpo, comida e saúde na voz da militância gorda

A presente pesquisa investigou as os discursos sobre corpo, comida e saúde de mulheres que participam da chamada militância gorda. A referida militância é composta por pessoas autoafirmadas como gordas, que entendem que pessoas assim definidas sofrem uma forma de opressão social e com base nisso militam contra a estigmatização desses corpos e pelos direitos desses indivíduos em relação à sua autoafirmação. A pesquisa foi realizada com mulheres, da cidade de Salvador e de São Paulo, que declaravam fazer parte dessa militância. De caráter qualitativo, esse estudo se valeu da técnica de entrevistas semiestruturadas. Nas entrevistas as participantes dessa pesquisa foram instigadas a falar sobre a relação delas com a comida; o que pensavam sobre o discurso biomédico da obesidade; como se relacionavam com o próprio corpo. O pensamento biomédico, anatomofisiológico, considera a obesidade, antes de mais nada, uma anomalia. Portanto, intervenções de natureza tecnocientíficas são prescritas para esses corpos. Porém, apesar da biomedicina se ancorar em um discurso puramente biológico, há, inegavelmente, uma dimensão moral na busca da saúde. Nesse sentido, a obesidade, dentro do discurso biomédico, além de uma doença física, é também vista como uma doença moral. Buscou-se, portanto, investigar como os indivíduos dessa militância percebem-se a si mesmos e produzem sua relação com o próprio corpo e com sua alimentação, informados que também são por discursos biomédicos sobre o corpo gordo

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2022-12-06T14:53:37Z

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Luis Pereira Silva

Estado e diferença indígena na América Latina: (re)construções identitárias no contexto da criação do Estado Plurinacional da Bolívia

A Assembleia Constituinte que deu origem ao Estado Plurinacional da Bolívia no ano de 2009 marcou o encontro da diferença indígena com o Estado. Baseada em valores e paradigmas alternativos, tais como a plurinacionalidade, a interculturalidade e o vivir bien, a refundação do Estado se insere num contexto de mobilização e articulação de grupos historicamente marginalizados, os quais passaram a questionar a legitimidade do projeto de Estado-nação moderno. Tal processo impactou significativamente não só as estruturas de poder e as instituições estatais, mas também as referências, valores e discursos em torno das questões culturais, simbólicas e identitárias. Desse modo, a pesquisa teve como objetivo principal analisar como as identidades culturais e políticas dos diversos movimentos que compuseram o chamado Pacto de Unidade foram progressivamente reivindicadas, negociadas, articuladas e posicionadas em torno dos diversos temas e das disputas simbólicas e de poder, dando origem ao indígena originário camponês. Para tanto, foi realizada pesquisa interdisciplinar, a partir da (i) da teoria crítica latino-americana, mais especificamente do pensamento descolonial; (ii) dos Estudos Culturais e, em especial, dos Estudos Culturais desde/sobre América Latina; (iii) dos Estudos Pós-Coloniais; e (iv) das Epistemologias do Sul. Os documentos centrais para as análises realizadas foram as duas propostas formuladas pelo Pacto de Unidade para a Assembleia Constituinte entre 2006 e 2007, bem como o texto constitucional aprovado em 2009. A partir de tais análises, concluiu-se que a construção identitária em torno do indígena originário camponês representou uma importante chave de articulação para os movimentos indígenas, tendo relevância tanto simbólica, ao marcar a chegada dessa diferença indígena na institucionalidade estatal, quanto concreta, ao estabelecer novas relações entre povos e nações indígenas com a sociedade nacional e garantir o reconhecimento de direitos específicos. Embora as dificuldades e limitações relativas à articulação de interesses e visões de mundos tão diversos em uma identidade abrangente como o indígena originário camponês já venha se explicitando na prática política, deve-se reconhecer que o processo de formulação de um projeto de nação comum no âmbito do Pacto de Unidade demonstrou que os movimentos indígenas foram capazes de articular políticas identitárias bastante complexas e incorporar conteúdos mais amplos às suas lutas, desestabilizando os significados hegemônicos da nação e levando à reinvenção discursiva e prática da comunidade imaginada. Por fim, cabe destacar que o processo constituinte boliviano representou um importante passo não só na luta pela transformação das relações de poder entre Estado e sociedade, mas também como uma luta epistêmica contra o eurocentrismo como pensamento único e universal, apontando novos valores e horizontes civilizacionais, bem como novas possibilidades teóricas para a análise das identidades culturais contemporâneas

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2022-12-06T14:53:37Z

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Valéria Teixeira Graziano

Família e identidades: um casamento entre uma descendente de imigrantes italianos e um descendente de imigrantes japoneses, no século XX, no interior de São Paulo

Esta pesquisa analisou uma rede de pessoas de uma mesma família de descendentes de imigrantes originada de um encontro entre descendentes de japoneses e italianos, sendo que o objetivo da pesquisa foi estudar, sob a perspectiva da memória coletiva e das identidades culturais, os processos de construção de identidades dos sujeitos inseridos nesta rede, identidades essas examinadas em termos de sua origem migratória. Optou-se pelo método da história oral para analisar os conflitos e as negociações identitárias pelas quais passou cada membro da família, revelados através da análise das narrativas de vida de dezenove pessoas entrevistadas, que compõem três gerações da família fruto da união entre Concetta Campopiano, uma neta de imigrantes italianos, e Mituioce Sumida, um filho de imigrantes japoneses, os dois nascidos no Estado de São Paulo na década de 1920. Somou-se o fato do pesquisador ser também um membro da família, neto do casal que gerou o grupo estudado, o que acrescentou um desafio teórico-metodológico à pesquisa

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2022-12-06T14:53:37Z

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Heitor Cardoso

Identidades docentes: reflexões sobre disposições, saberes e formação continuada

Este estudo teve como objetivo compreender como se constituem as identidades de docentes de educação básica que atuam nos anos finais do ensino fundamental e estão inseridos em processos de formação continuada in loco. Para realizá-lo partimos da premissa de que as identidades docentes vão se constituindo ao longo de uma trajetória e são marcadas por disposições individuais e saberes decorrentes de experiências socializadoras que ocorrem em diferentes contextos. Ressaltamos, ainda, que essas constituições identitárias não escapam à dualidade entre uma imagem que o indivíduo constrói de si e aquela atribuída pelo grupo/instituição. Esta pesquisa adota uma perspectiva sociológica e utiliza como dispositivo metodológico a composição de retratos sociológicos. A pesquisa teve como sujeitos cinco professores convidados a colaborarem, sendo que todos atuam na rede municipal de ensino de São Paulo e iniciaram o exercício na profissão há mais de cinco anos. Teoricamente, dialogamos com os estudos de Claude Dubar, Bernard Lahire, Carlos Marcelo, Maurice Tardif, Clermont Gauthier, Selma Garrido Pimenta, Francisco Imbérnon, entre outros. Os resultados revelam que na trajetória social os sujeitos constituíram disposições que contribuem para o exercício profissional e também para o desenvolvimento dos saberes docentes. Todavia, observamos que o contexto de formação continuada in loco potencializa a constituição desses saberes, na medida em que a interação favorece a objetivação dos saberes da experiência, podendo ainda ser um contexto que colabora para a constituição de disposições coletivas. Concluímos que as identidades docentes desses professores são marcadas principalmente pelas disposições relacionadas a aprendizagem e pelos saberes da experiência

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2022-12-06T14:53:37Z

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Kety Cristina Nunweiler

Respeitável público: uma reflexão sobre a relação entre o teatro de grupo paulistano e o público não especializado

Inserida no campo dos Estudos Culturais, esta pesquisa observa o contato entre a produção artística do teatro de grupo da cidade de São Paulo e o espectador não especializado aquele que não é profissional ou estudante teatral. Somando observações, depoimentos, entrevistas e estatísticas, é possível constatar que um verdadeiro público teatral, espontâneo e recorrente, é algo escasso. Apesar de ser amplamente oferecido na capital paulista, o teatro ainda não se configura como uma atividade preferida para o tempo livre dos cidadãos. Porém, o contato com o espectador não especializado não é item supérfluo, mas justamente onde o teatro pode encontrar suas condições de sustentabilidade financeira e artística, uma vez que esta é uma atividade que vive precária situação de financiamento e cujo conceito artístico está atrelado ao diálogo com a sociedade. Há, então, um conflito entre necessidade e ausência do espectador que merece ser analisado. Um conflito que a simples leitura de estatísticas não encerra, que é nublado pela visão nostálgica, plateias de especialistas e espectadores pontuais, e que vai além das explicações baseadas apenas na renda e escolaridade do público. O que esta dissertação propõe é um olhar interdisciplinar e crítico sobre o comportamento dos envolvidos nesta situação. Analisando os espectadores, percebe-se uma ânsia por diversão, grandiosidade, prazer e segurança que tem pouca harmonia com a produção artística do teatro de grupo, ainda que o atual valor dado à experiência possa encontrar afinidade nas propostas dos espetáculos. E analisando os artistas teatrais, percebe-se que a busca pelo espectador não especializado nem sempre se efetiva, seja por mecanismos de financiamento à cultura que relegam o espectador a segundo plano, pela fragilidade das ações de divulgação e formação de plateia ou por uma concepção elitista do próprio ofício. Esta dissertação espera colaborar academicamente com os estudos sobre recepção, entretenimento e democratização cultural. Mas espera ainda mais ressaltar a gravidade do problema de um teatro restrito a especialistas, e assim convidar para que outros ampliem este debate e gerem um movimento de maior aproximação entre arte e sociedade

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2022-12-06T14:53:37Z

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Vitor Silva Freire

Processo artístico e terceira idade: oficinas de teatro como estratégia de emancipação da velhice

Neste estudo reflito a respeito de uma prática teatral (oficina de teatro) como atividade que pode contribuir com a inclusão do idoso na vida social e, desse modo, favorecer sua emancipação, entendida como autonomia e independência na velhice. Na primeira etapa, realizei revisão bibliográfica no qual busquei publicações referentes a oficinas de teatro para idosos, a fim de conhecer as metodologias utilizadas nestes cursos, seus objetivos e o desenvolvimento de seus respectivos processos artísticos. De acordo com as publicações que escolhi para analisar, verifiquei que um dos principais objetivos para a realização das oficinas de teatro em grupos de idosos era o de favorecer sua participação social e política, utilizando-se deste processo artístico para contribuir com a reflexão do idoso sobre sua trajetória histórico-social, valorizando suas experiências e ressignificando-as de modo a potencializá-los para mantê-los ativos. Posteriormente, realizei um grupo focal com os idosos integrantes do grupo de teatro Art&fato da Idade, que contou também com a realização de uma oficina experimental de teatro e entrevistas individuais, nas quais analisei os principais aspectos relacionados à emancipação desses idosos. Através destes encontros realizados, tanto no grupo focal como na oficina de teatro, percebi que os três aspectos que emergiram intensamente no grupo foram: família, convenções sociais e sexualidade, e que estes se relacionam entre si e estão diretamente associados à emancipação

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2022-12-06T14:53:37Z

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Diego Felix Miguel

Entre centro e periferia: camadas, imaginários e a importância da rua na construção da identidade no Bexiga

O trabalho estudou as relações de pertencimento no Bexiga, em São Paulo (SP), na segunda década do século XXI, ajudando a pensar sobre percepção do espaço, sentido de bairro, sociabilidades, identidades e sobre as noções de centro e periferia. A partir de pesquisa teórica e de campo que incluiu entrevistas com moradores, caminhadas e participação em eventos, o estudo observou um local com camadas identitárias nem sempre tão visíveis ou reconhecidas, fruto de uma tradição seletiva que privilegiou a memória italiana imigrante, em detrimento da afro-brasileira, ambas constituintes da história do Bairro, bem como em detrimento de memórias de migrantes no pós-urbanização, um local que mobiliza muitos imaginários, onde a rua e as relações humanas têm papel fundamental. Resultado da formação fragmentada e hierarquizada de São Paulo, o Bexiga abriga experiências diversas e desiguais, sugerindo lugares e territorialidades. A pesquisa também observou permanências no Bairro: de tipos de moradia, comércio e serviços, bem como de elos, conflitos, negociações e práticas cotidianas

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2022-12-06T14:53:37Z

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Adriana Casarotto Terra

Deslenguada: uma figuração da dissidência em val flores

Essa dissertação apresenta resultados da pesquisa Deslenguada: uma figuração da dissidência em val flores, sob orientação do Prof. Dr. Luiz Gonzaga Godoi Trigo, no contexto do mestrado acadêmico em Estudos Culturais, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades, da Universidade de São Paulo, entre os anos 2016 e 2018. O objeto dessa pesquisa foi a obra Deslenguada: desbordes de una proletária del lenguaje\", publicada na Argentina em 2010 pelas edições Ají de Pollo, por valeria flores, escritora lésbica feminista contemporânea dissidente. Tivemos como objetivo analisar a Deslenguada enquanto figuração, abordando a ideia de uma proletária da linguagem, a fim de reconhecer resistências da dissidência sexual em sua obra. A abordagem teórico-metodológica foi qualitativa e fez uso da Análise do Discurso. Para tal, percorremos os enunciados da resistência e da dissidência. A pesquisa teve caráter exploratório, cujos procedimentos foram a pesquisa bibliográfica e a partir de levantamento de referências teóricas de val flores. Utilizamos coleta de dados da internet, tais como artigos científicos, páginas da web, zines e entrevistas. Para abordar as figurações, passamos inicialmente pelos conhecimentos situados através de autoras como Adrienne Rich (1986), Patricia Hill Collins (1990) e Donna Haraway (1995). O reconhecimento de que a produção literária ou as artes, de maneira geral, estão inseridas numa esfera de disputa (econômica, política e social), produzindo significantes que circulam no imaginário social, nos impulsionou a compreender as maneiras pelas quais estas incidem sobre a produção de subjetividades. Concluímos que a figuração Deslenguada é inscrita como um contraponto, numa produção dissidente e imaginativa, perfurando as políticas heterocapitalista branca e patriarcal, que levam os sujeitos da dissidência sexual aos silenciamentos resultantes da opressão masculina e da heteronormatividade que se atualizam por meio da linguagem

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2022-12-06T14:53:37Z

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Lilian Aparecida de Araujo

Educação privada de liberdade: um estudo das práticas pedagógicas utilizadas com adolescentes em conflito com a lei

A presente dissertação tem como objetivo enfocar a questão educacional, especificamente no campo da educação não formal, ofertada aos adolescentes no contexto privativo de liberdade, na Fundação CASA, instituição destinada à internação dos adolescentes acusados de cometerem atos infracionais em São Paulo. Foram entrevistados oito educadores que atuaram ou atuam com jovens na Fundação CASA por meio de oficinas no campo da educação não formal e uma adolescente egressa. Buscou-se compreender como esses sujeitos definem e percebem as atividades voltadas à educação nesse ambiente. Investigou-se, a partir da interpretação e análise das entrevistas e das experiências vividas, as maneiras pelas quais são desenvolvidas atividades pedagógicas/educacionais na Fundação CASA e se é possível educar com liberdade ou para a liberdade, em meio ao contexto de punição e de violência no qual os jovens estigmatizados estiveram inseridos. Os resultados demonstram que práticas no campo da educação não formal, dentro do contexto privativo de liberdade, por mais que não se tornem libertárias, devido ao paradoxo em se pretender alguma liberdade dentro de uma instituição total, algo irrealizável, pode proporcionar aos envolvidos momentos importantes de relativa liberdade e criação

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2022-12-06T14:53:37Z

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Talita Alessandra Tristão

O espectador, as sensações e a teoria da afecção

Esta pesquisa tem por objetivo investigar o que acontece no encontro entre o ator e o espectador usando a teoria da afecção de Spinoza como principal aporte teórico para análise. A ideia é poder contribuir com uma teoria filosófica possível para estudar o espectador e o fenômeno que se dá nesse \"entre\" que existe quando uma apresentação de teatro é levada a público. Buscou-se também entrevistar os grupos e direção dos espetáculos estudados, a saber: Luis Antonio-Gabriela da Companhia Mungunzá de Teatro e A Vida da Antikatártika Teatral ambas com direção de Nelson Baskerville. Houveram cerca de vinte entrevistas com espectadores destas peças citadas, alguns encontros com os atores e uma entrevista com o diretor dos espetáculos. A partir disso o desejo é trazer uma possibilidade de interpretação que faça refletir a potência que o teatro possui e o que isso pode influir na vida quem o assiste

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2022-12-06T14:53:37Z

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Patricia Ghuidotte de Faria

História oral das lutas pela paz dos ex-combatentes das FARC-EP: percursos antropológicos de suas narrativas de vulneração, direitos humanos e resistência

Esta dissertação analisa as narrativas da experiência de vulneração de direitos de ex- combatentes de base das ex-FARC-EP, residentes na cidade de Bogotá. A vulneração de direitos foi provocada pelo descumprimento violento do Acordo final, assinado em 2016 entre as FARC-EP e o Estado colombiano, cuja implementação foi marcada pelo recrudescimento da violência contra lideranças sociais e comunitárias, entre tais violações, dos ex-combatentes farianos. Nesse contexto, fazemos uma abordagem antropológica do discurso sobre direitos humanos que ex- combatentes formulam para compreender e denunciar as transgressões sofridas discriminações, ameaças e homicídios. Também analisamos suas narrativas de resistência em resposta à violência que receberam. Pelo método da história oral descolonizada e comprometida com suas lutas, apresentamos um estudo que torna visível e aprofunda as narrativas como parte de um processo de interconhecimento com ex-combatentes homens e mulheres, e por meio de um trabalho de campo em que se manifestam interesses explícitas e demandas deles, bem como do pesquisador. O conceito de narrativa é entendido como o campo da construção mútua, que não força familiaridades e parte do reconhecimento ético das diferenças a partir das buscas distintivas que a relação convoca. A ponderação de determinadas questões e acontecimentos feitos por ambas as partes levou à assunção de uma história oral do gênero temático, tomando a entrevista como técnica, que para transformá-la em texto escrito e de análise, foram desenvolvidos os processos de transcrição, textualização e transcriação. Esta dissertação contribui para o diálogo, a denúncia e o posicionamento de vulnerações e lutas que raramente foram registradas em textos de pesquisa, devido à profunda negação e silenciamento do ex-combatente colombiano, em relação às experiências de dor e resistência que tornamos visíveis e analisamos a partir de diferentes fontes teóricas e documentais

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Iván David Sanabria González

Memória de relacionamentos amorosos: história oral de mulheres idosas em São Paulo

A maneira como os relacionamentos afetivos são percebidos pelos sujeitos não é fixa, os comportamentos mudam historicamente, de geração em geração, de classe para classe, de religião para religião e assim por diante, acompanhando a complexidade da própria cultura e das identidades. Considerando que a experiência amorosa e sexual, assim como toda experiência humana, é produto de um complexo conjunto de processos sociais, culturais e históricos, a presente dissertação buscou conhecer a memória de relacionamentos amorosos de mulheres com idades entre sessenta e setenta e cinco anos, moradoras da Zona Sudeste da Cidade de São Paulo. Utilizando a história oral como metodologia, pretendeu-se compreender e analisar as distintas formas de construção dos relatos de relacionamentos amorosos, considerando-se as trajetórias pessoais e os fatores sociais e econômicos. Partindo deste eixo central, deu-se vasão para outras questões imanentes às vidas e relatos das entrevistadas, como a mudança do papel da mulher na sociedade, nos últimos cinquenta anos, e o processo de envelhecimento feminino

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Maria Carolina de Andrade José