RCAAP Repository

O Vilão Desviante: ideologia e heteronormatividade em filmes de animação longa-metragem dos Estúdios Disney

A relevância das animações infantis no processo de ensinar papéis específicos, valores e ideais é amplamente reconhecida pelos estudiosos da cultura. O presente trabalho tem como objetivo central desvelar e analisar criticamente a sutil estratégia discursiva presente em alguns destes artefatos midiáticos endereçados prioritariamente às crianças, que consiste em reiterar o status de normalidade das formas de identificação por gênero hegemônicas a partir da atribuição de teor de negatividade a identidades desviantes em relação às normativas sócio-historicamente constituídas de \"masculinidade\" e \"feminilidade\". Para tanto, lançamos mão da semiótica greimasiana, de modo a analisar a presença de elementos de transgressão dos papéis de gênero concebidos como \"naturais\" nas representações dos vilões Úrsula, Jafar e Scar, das animações Disney A Pequena Sereia (1989), Aladdin (1992) e O Rei Leão (1994), respectivamente. Enfatizamos a análise de elementos presentes no nível discursivo do texto, destacadamente os figurinos dos personagens, seus códigos de gestualidade e suas conformações físicas. Em combinação com a semiótica, empregamos alguns conceitos da linha de pesquisa genericamente conhecida como Análise de Discurso, visando discutir a relação dialógica que se estabelece entre os textos constituintes do corpus de análise e os discursos políticos e sociais conflitantes, próprios dos contextos sócio-históricos dos quais os filmes emergiram. Buscamos ainda propor discussões acerca do papel que essa associação entre desvio das normas de gênero e a figura dos antagonistas desempenha no reforço da heteronormatividade e de preconceitos em relação a determinados grupos sociais, problematizando as animações enquanto instrumentos de educação moral não-formal. Concluímos que o padrão de representação dos vilões analisados, no tocante às suas performances de gênero, cumpre com a função ideológica de implicitamente avaliar negativamente as formas de ser e agir que frustram as tradicionais expectativas de \"masculinidade\" e \"feminilidade\", inequivocamente associando-as com maldade, crueldade, egoísmo e ganância. Por fim, procuramos compreender as identidades de gênero desviantes dos vilões em questão sob a luz de alguns elementos da Teoria Queer

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Caynnã de Camargo Santos

Práticas discursivas em dispositivos curriculares de Educação Física da rede municipal de Sorocaba: estratégias para o governo das condutas de sujeitos da educação

O objetivo desta pesquisa é analisar as práticas discursivas presentes em três documentos curriculares de Educação Física da rede municipal de Sorocaba e as relações de saber-poder que permearam o processo de construção do currículo oficial, elaborado em 2012. Trata-se de delinear como o currículo é inserido numa rede de poder, sustentado, por sua vez, por determinados tipos de saberes. Para tanto, apoio-me nas contribuições do pensamento foucaultiano, fazendo uso de algumas noções, tais como: governamentalidade, enunciado, formação discursiva, além das formulações provenientes dos estudos curriculares de orientação pós-crítica. Como caminho metodológico utilizo a cartografia de inspiração deleuze-guattariana para situar algumas ações políticas da Secretaria da Educação de Sorocaba e o trajeto de construção do currículo oficial de Educação Física, articulando a análise documental e entrevistas semiestruturadas para a coleta de dados. Valho-me também das contribuições da análise de discurso foucaultiana para perscrutar os discursos presentes nos documentos curriculares de Educação Física. Na primeira etapa investigativa, a cartografia indica que as ações políticas da Secretaria da Educação de Sorocaba aplicadas, sobretudo, pelo terceiro setor, possuem conexões com ideais neoliberais. Aponta também que a trajetória da construção curricular oficial sugere uma desvalorização da Educação Física comparada a outras disciplinas que compõem a matriz curricular desta rede de ensino e que essa construção curricular baseou-se, principalmente, em decisões não democráticas, valendose de posições de vantagem nas relações de poder devido à hierarquia institucional. Na análise de enunciados dos dispositivos curriculares, que constitui a segunda etapa investigativa, verifico que tanto a organização curricular nas dimensões procedimentais, conceituais e atitudinais quanto a organização curricular por competências, respaldadas pelo discurso científico da psicologia educacional, são tomadas como nucleares nos documentos curriculares investigados. No currículo oficial, o enunciado referente à gestão curricular se utiliza de estratégias discursivas para o controle e governo da conduta dos professores, tornando-os dóceis e produtivos em suas ações. Ainda, ao buscar dissipar as diferenças e oposições, em discurso favorável ao hibridismo, desloca algumas manifestações e práticas corporais como conteúdos opcionais, enquadrando-as, assim, em uma perspectiva de currículo turístico. Por fim, a ordem dos saberes que legitimam os textos dos dispositivos curriculares, indica um campo de coexistências, oriundos da formação discursiva da psicologia educacional e das teorias curriculares acríticas da Educação Física, projetando sujeitos empreendedores de si mesmos.

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Clayton Cesar de Oliveira Borges

Poder e aprendizado: histórias de uma escola periférica

Este trabalho de pesquisa teve como objeto de estudo uma escola pública periférica paulistana que, embora esteja em uma comunidade com alta vulnerabilidade social, apresenta resultados acima da média da cidade de São Paulo em avaliações externas. Os dados referentes ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Índice Paulista de Vulnerabilidade Social e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal foram importantes fontes para a definição da escola a ser pesquisada. Visou-se responder uma questão central: em que medida as relações de poder existentes na escola favorecem ou atrapalham o aprendizado dos educandos? Como procedimento metodológico, foram realizadas observações e entrevistas no campo, assim como análises de registros produzidos pela escola.

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Alexandre Cesar Gilsogamo Gomes de Oliveira

Brincadeiras infantis no Município de São Paulo: Penha e Cangaíba entre o passado e o presente

A criança se desenvolve, adquire experiência, constrói e transmite sua cultura lúdica brincando, desde as primeiras interações enquanto bebê, pela participação em jogos com os companheiros, pela observação de outras crianças e pela manipulação de objetos que o passar do tempo lhe permite (WINNICOTT, 1979; BROUGÈRE, 2008). E como é esse brincar hoje? E como era no passado? O que mudou? Nesse sentido, essa investigação se interessou em compreender o brincar de hoje em relação ao passado nos Distritos da Penha e do Cangaíba, no Município de São Paulo. O objetivo principal foi identificar brincadeiras do passado para compreender quais delas permanecem na atualidade, além de levantar fatores que podem ter influência em transformações de brincadeiras infantis nestas duas regiões. A metodologia de história oral foi utilizada para relembrar memórias de brincadeiras do passado e a observação participante para compreender as brincadeiras atuais. Realizaram-se treze entrevistas temáticas com idosos que viveram sua infância nestes dois distritos e foram observadas aproximadamente 340 crianças da região. Estabeleceu-se como hipóteses que brincadeiras se mantêm, mas receberam algumas adaptações ao longo dos anos, assim como transformações nos usos do espaço público constituem-se num dos principais fatores responsáveis pelo deslocamento de brincadeiras infantis do espaço público para o privado e, por fim, que produtos midiáticos não podem ser considerados o principal fator pelas transformações ocorridas nas brincadeiras infantis. Resultados apontam que algumas brincadeiras e brinquedos do passado permanecem até os tempos atuais, mas com adaptações em termos de regras, nomenclatura, aquisição e materiais, como por exemplo, pega-pega, bafo e boneca. Outro aspecto que ainda se faz presente corresponde às diferenciações de gênero nas brincadeiras infantis, como futebol e carrinho comuns entre meninos, boneca e casinha entre meninas. Constatou-se que transformações no uso do espaço urbano, unidas às mudanças de modos de vida foram fatores que influenciaram práticas de brincar, pois crianças da atualidade têm menos oportunidades de interagir pelo brincar com outras crianças na rua, por exemplo

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Daniela Signorini Marcilio

Ecoturismo e produção de identidades: uma análise foucaultiana de discursos midiáticos

Existem vários discursos que coincidem espaço-temporalmente com a emergência da chamada questão ambiental e uma dessas produções diz respeito à formação de conceitos e práticas referentes ao ecoturismo. Entendendo que a criação e difusão de determinados discursos estão intimamente veiculados à fabricação de subjetividades, identidades e práticas, consideramos a relevância de analisar a temática do ecoturismo sob o viés do poder. O objetivo deste trabalho é analisar como uma ideia de natureza é concebida e fetichizada pelas atividades de lazer, bem como as formas em que o discurso sobre o desejo de reaproximação do homem com o meio ambiente vem sendo elaborado e disponibilizado como um diferencial do mercado turístico. Foram analisados enunciados presentes em materiais publicitários, como folders e cadernos destinados à venda de pacotes de ecoturismo, propalados em forma de textos e imagens, tanto de operadoras especializadas no segmento ambiental quanto daquelas consideradas tradicionais. Utilizamos os estudos de Michel Foucault sobre a análise do discurso, a fim de melhor compreender como enunciados recorrentes adquirem novas formas e práticas para alcançarem finalidades, a princípio dadas como alternativas, mas que primam pela soberania do humano sobre o meio ambiente. No caso das falas e imagens acerca da natureza identificamos com frequência conceitos como wilderness (natureza intocada e paradisíaca) e, portanto, constituindo o ambiente natural como antagônico à cultura, distante do humano e como um contraponto à concepção ocidental de urbano. Sobre a reaproximação do ser humano com o meio ambiente percebemos que é apresentada como algo que exige infraestruturas e serviços diferenciados, frente a roteiros mais populares com possibilidade de modificar a percepção e a atribuição de sentidos da vida dos turistas. As análises sobre a criação de paraísos e de experiências por meio do ecoturismo apontam para a formulação de cenários espetaculares que operam como plano de fundo para os momentos de lazer; as múltiplas possibilidades de se experimentar a natureza e a criação de desejos e públicos consumidores diversos, que, sob uma ótica foucaultiana se relaciona à produção de subjetividades; a conexão do ecoturismo com outros segmentos deste setor do mercado, em especial o de luxo; e o apagamento de atividades de educação ambiental como um componente tido como fundamental pelos acadêmicos para o exercício de viagens de caráter ambiental, mesmo considerando que os materiais publicitários podem atuar como ferramenta de educação visual sobre ambientes naturais idealizados. O enunciado acerca da produção de uma variedade de atividades que proporcionam a reaproximação humana e experiências em meio à natureza nos indica o amplo interesse do capital em se apropriar da temática ambiental. O apelo emocional para criar e atrair diversos públicos para este tipo de atividade tem potencial para fabricar várias identidades e desejos por meio dos discursos e de práticas de mercado

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Débora de Moura Mello Antunes

A recorrência do excepcional: discursos sobre cultura popular e identidade latino-americana no pavilhão da criatividade

O trabalho apresentado busca discutir as ideias de identidade latino americana e de cultura popular, presentes no Pavilhão da Criatividade, espaço de exposição permanente do Memorial da América Latina, tendo em vista a seleção e o modo como os objetos são expostos ao público. A partir da apreensão, pela observação e análise, dos discursos especializados presentes no Pavilhão, somados à documentação levantada sobre o lugar, busca-se compreender como foi pensada a construção e relações entre latino-americanidade e a noção de cultura popular no local. Evidencia-se a percepção de uma ênfase pela busca, no Pavilhão da Criatividade, pelo tipicamente latino-americano por meio do artesanato, em detrimento da apresentação das dinâmicas e contradições vividas pelas culturas que constroem os objetos, do mesmo modo percebe-se a construção discursiva por meio da expografia de uma noção específica de cultura popular pensada a partir das mudanças, políticas, econômica e culturais dos anos oitenta.Trata-se de um trabalho interdisciplinar, empenhado em articular noções da museologia, história e dos estudos culturais

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Tiago Souza Martins

O ensino das culturas africanas e afro-brasileiras em discurso: uma análise a partir da Lei 10.639/2003

Esta pesquisa tem como objetivo efetuar uma análise dos discursos produzidos a partir da Lei 10.639/2003 que instituiu a obrigatoriedade do ensino das culturas africanas e afro-brasileiras nos currículos de Educação Básica. Inicialmente, foram apresentadas as condições históricas vividas no Brasil associadas à composição multirracial da população brasileira, o persistente racismo que caracteriza a sociedade e as resistências que tomaram forma nos movimentos sociais negros, as quais contribuem para a compreensão dos debates que deram origem ao projeto de lei. Em seguida, além da apresentação da trajetória da legislação no Congresso Nacional e de um exame de seu impacto na produção de livros didáticos e paradidáticos no Brasil, é realizada uma análise detida dos discursos acerca da questão racial contidos nos periódicos educacionais: Nova Escola e Educação, publicados entre os anos de 2003 e 2018 observando os impactos produzidos pela legislação nos discursos veiculados por revistas especializadas na orientação do trabalho docente. A legislação educacional pode promover uma série de modificações discursivas que impactam diretamente a formação docente no cotidiano escolar. Sendo assim, pode favorecer importantes reflexões e debates, mas também evidenciar as dificuldades encontradas pela comunidade escolar em discutir determinados temas que envolvem problemas sociais, como é o caso do preconceito racial. O tema justifica-se pelo desejo de compreensão de como são dirigidos aos professores os discursos que procuram orientar os processos de transformação de práticas pedagógicas no espaço escolar através da obrigatoriedade legal. A análise evidenciou que os discursos sobre a temática africana e afro-brasileira foram ampliados a partir da promulgação da Lei 10.639/2003 ao longo dos anos, passando a compor o conjunto de conteúdos contemplados em materiais didáticos e periódicos especializados

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Eliane Maria Pereira

Mulheres no pop, no espaço e na tecnologia: reflexões sobre gênero e ciência, e o videoclipe como ferramenta na difusão científica

Essa dissertação consiste na análise das representações das mulheres em videoclipes de música pop com temáticas relacionadas à ficção científica, baseada no substrato teórico da análise do discurso e da semiótica greimasiana. A partir dos videoclipes foram realizadas atividades de divulgação científica voltadas a pré-adolescentes de um Centro para Crianças e Adolescentes, localizado no bairro Jardim Keralux, na cidade de São Paulo. Estas atividades buscaram colocar em evidência a figura da mulher em produtos midiáticos que têm relação com a ciência, utilizando, além do videoclipe, algumas personagens de quadrinhos e séries televisivas, também de ficção científica. As 5 atividades desenvolvidas com os(as) pré-adolescentes priorizaram o lúdico e o diálogo, tendo como metodologia norteadora a pesquisa-ação, processo que liga intimamente teoria à prática. Estão presentes, além da análise dos videoclipes e atividades, discussões teóricas sobre ciência, divulgação científica, mulher e ciência e as relações entre mídia, ciência e tecnologia, que afetam direta e indiretamente as mulheres. As reflexões e as atividades práticas demonstraram a importância do desenvolvimento de uma perspectiva crítica em relação à mídia e à ciência e tecnologia, e que produtos midiáticos podem ser uma boa maneira de introduzir assuntos de interesse, atuando como ferramenta capaz de atrair a atenção das(os) pré-adolescentes. Foi possível perceber que as atividades funcionaram como uma espécie de diagnóstico sobre as(os) pré-adolescentes, como o que pensam sobre as mulheres, sobre a ciência, o bairro em que moram, a escola em que estudam, o que gostam de fazer e como se comportam em grupo, além de aproximá-los(as) do espaço em que se encontra a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Stella Cêntola Pupo

O grotesco e o monstruoso entre culturas: do discurso científico aos folhetos de cordel brasileiros

Seres insólitos estiveram presentes no cordel europeu, especialmente entre os séculos XVIII e XIX, alimentando debates sobre verossimilhança, fé, ciência e política. Mais de um século depois, o fenômeno do cordel arrefece na Europa, mas tem vida no Brasil. Parte desses folhetos trata de criaturas insólitas, especialmente transformações, ou nascimentos extraordinários, abordados como curiosidade ou, mais frequentemente, relacionados à intervenção divina. Ainda que nem sempre datados, é possível presumir que os exemplares coletados para este trabalho tenham sido publicados entre as décadas de 1960 e 1980. Neles, a aparição de monstros é frequente e se situa principalmente entre o satírico e o religioso

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Vanessa Simon da Silva

Tempos escolares: os horários escolares e o cotidiano docente

INTRODUÇÃO Este é um estudo sobre os horários escolares e sua relação com o cotidiano dos professores e os possíveis impactos que a homogeneização de horários e a realização das atividades podem exercer sobre seus ritmos biológicos. Os horários escolares podem afetar as rotinas diárias dos professores, induzindo a dessincronização dos ritmos biológicos e consequentes problemas de saúde. Entre esses problemas, as alterações no ciclo vigília/sono são as mais conhecidas. HIPÓTESE Esses conflitos podem levá-los a privações de sono e uma dessincronização de seus ritmos biológicos, obrigando-os a uma espécie de enquadramento dentro do sistema imposto, mas com riscos à sua saúde. OBJETIVO Avaliar a adaptação dos professores aos horários escolares, associando suas preferências de tolerância à maturidade ao grau de satisfação com suas condições de trabalho. MÉTODOS Foram estudados 25 professores (4 homens e 21 mulheres) com idades entre 28 e 49 anos, que trabalham em duas escolas públicas da região metropolitana de São Paulo. Foram aplicados os seguintes instrumentos: diário de atividades diárias (23 dias consecutivos), Escala de Sonolência de Karolinska (dois pontos, início da tarde e início da noite), preferências de matutinidade-vespertinidade com questionário de Horne e Östberg, Questionário Satisfação no Trabalho e entrevistas com grupos focais. RESULTADOS: A análise dos dados da Escala de Karolinska mostrou que nos finais de semana houve uma variação da sonolência ao longo do dia [F(3,66) = 5,1; p < 0,01]. As comparações mostraram que a sonolência média dos professores avaliada às 13:33 ± 1,4 horas (KSS=4,2 ±1,95) e às 17:40 ± 1,25 horas (KSS=4,6±1,32) foi menor em relação às 21:35 ± 1,14 horas (KSS=5,9 ± 2). Nos dias de semana não foi observada nenhuma diferença [F(3,66) - 2,01; p>0,05]. Com os resultados do Questionário OSI, podemos perceber que o índice de insatisfação foi mais acentuado nos quesitos remuneração, participação nas decisões e quantidade de tarefas; e o de satisfação, os mais significativos foram relacionamento e conteúdo. Ficaram evidenciados ainda, má qualidade do sono nos professores caracterizados como vespertinos, devido ao horário de trabalho em relação com os matutinos. Ficou relatada alimentação inadequada devido aos deslocamentos e horários irregulares de trabalho, além da dificuldade em ajustar os horários de trabalho com suas relações sociais. CONCLUSÃO Os horários escolares influenciam na organização temporal dos professores, afetando seu sono, saúde e qualidade de vida

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Robson Ferreira da Silva

O ensaio desenvolvimentista no cinema brasileiro de ficção científica

Desde o início da colonização europeia, o Brasil sustenta no imaginário popular o rótulo de país do futuro. Tal mito tem sido reciclado através dos séculos de acordo com os contextos históricos, de forma que no século XX ajudou a levantar as bandeiras desenvolvimentistas dos governos de Getúlio Vargas e da ditadura militar. Após cair no ostracismo nas décadas de 1980 e 1990, foi trazido novamente à tona no início dos anos 2000 ao longo das gestões petistas, alinhado a uma política econômica identificada como ensaio desenvolvimentista. Tendo em vista que a cultura da mídia influencia e é influenciada por aspectos sociais, dentre eles a política institucional, e que a ficção científica é um gênero que narrativo que mobiliza a percepção das mais diversas características sociais, analisamos como o cinema brasileiro de ficção científica absorveu e propagou o mito do país do futuro durante os anos de governo do Partido dos Trabalhadores. Para isso, selecionamos dois filmes do período com formas de produção e distribuição distintas, são eles: O Homem do Futuro (TORRES, 2011) e Branco Sai, Preto Fica (QUEIRÓS, 2014). Ademais, nos valemos da semiótica de Greimas e dos Estudos Culturais como métodos de análise do material selecionado. Por fim, chegamos a um resultado que indica que os filmes têm visões opostas acerca do mito em questão, e que essas são influenciadas por abordagens distintas acerca da interação entre raça e classe social

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Maria Estela Silva Andrade

Deus ajuda quem cedo madruga? História do valor do trabalho como discurso: uma descontrução biológica.

A constituição de estudo acerca da ritmicidade biológica do indivíduo, e sua expressão social no mundo contemporâneo foi objetivo desta dissertação, ela integra as Ciências Humanas com as Ciências Biológicas. Estuda-se a construção cultural da virtude relacionada ao trabalho intenso e extenuante, faz-se isso analisando inicialmente o processo histórico na transição do feudalismo para o capitalismo mercantil até o capitalismo contemporâneo. No decorrer desta construção histórica, observa-se a inversão de valores voltados ao trabalho, que de castigo torna-se virtude. Essa transformação está associada a conflitos e revoluções de ordem religiosa e econômica. A relação trabalho-tempo se transforma de um modo de produção tradicional, no feudalismo, no qual o tempo do trabalho é o tempo da terra, é o tempo do plantar e do colher, é o tempo da natureza para uma relação trabalho-tempo ditada por salários, pelo sincronismo das máquinas, pela doutrinação religiosa, pelo controle dos horários e pela coação da lei. Essa relação trabalho-tempo que emerge no capitalismo mercantil reverbera nos dias atuais através do fenômeno ideológico moldado nos últimos quatro séculos por meio de mecanismos semelhantes, econômicos, religiosos e legais. De forma que contemporaneamente, de forma geral, se entende que quanto mais tempo se dedica ao trabalho, quanto mais cedo se acorda para trabalhar mais virtuoso é o indivíduo. Por lado quanto mais tarde se acorda para trabalhar e quanto mais se invade a noite para o lazer mais vagabundo. No entanto de uma área da Biologia surgida nos meados do século XX; a Cronobiologia, emerge o conhecimento sobre o tempo biológico que surge então como elemento adicional para se pensar o tempo e o trabalho. O tempo na cronobiologia é a integração entre o tempo dos organismos e o tempo da natureza, do dia e da noite, é o dia interior ajustado ao dia exterior. É, portanto individual, é genético e ontogênico. Os horários sociais nos quais se exerce as rotinas de trabalho nem sempre estão em harmonia com o tempo biológico o que leva parte da população a uma espécie de desarranjo temporal ou a pratica de horários não triviais como acordar nas primeiras horas da tarde, por exemplo. Imposições temporais como o horário de verão, horário de aula para alunos, turnos de trabalhos invertidos, não levam em consideração resultados de estudos de grande parte da literatura na área de cronobiologia, e resultam em consequências para a saúde da população. Assim concluímos que estigmatizar quem pratica horários incomuns ou estabelecer uma rigidez de horários nos quais se deve exercer atividades como trabalho ou dormir são construções ideológicas historicamente determinadas, as quais o saber cronobiológico descontrói, pois a compreensão do tempo biológico resulta em entender sua adaptabilidade no contexto dos horários sociais. Além disso, entende se que são necessárias Políticas Públicas relacionadas a intervenções nos horários de trabalho e educação do quotidiano que levem em consideração estes novos conhecimentos surgidos no final do século XX que terão papel preventivo em doenças contemporâneas como câncer e doenças psiquiátricas

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Carlos Alberto de Cicco Ferreira Filho

Representações da dor para o enfermeiro docente: um estudo etnográfico num curso técnico de São Paulo

Essa pesquisa buscou identificar a representação sobre a dor dos enfermeiros docentes do ensino médio, e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem sobre o assunto, tanto na teoria quanto na prática da assistência de enfermagem. Metodologicamente, a pesquisa teve abordagem qualitativa. O estudo foi realizado em uma escola técnica na zona norte de São Paulo. Foram realizadas 12 entrevistas semiestruturadas, com enfermeiros docentes, observações em sala de aula, em cujo planejamento constava o ensino da dor. Esta etapa teve como objetivo observar a estratégia de ensino-aprendizagem da dor. O estudo revelou que, para os enfermeiros investigados, a dor representa sofrimento. Dois aspectos ajudam a entender essa associação: o primeiro refere-se à desvalorização profissional no ambiente de trabalho. Nas entrevistas, a desvalorização apareceu associada à dor com regularidade. O segundo aspecto refere-se à ingratidão dos pacientes. A maioria dos entrevistados demonstrou que a ausência de gratidão por parte dos pacientes lhes causa dor. Diante da dor em suas diferentes dimensões física, moral e social, o enfermeiro mobiliza sua bagagem cultural e profissional. Enquanto a dor física é tratada com antálgicos, a dor da desvalorização social é enfrentada com investimentos na formação profissional. É possível observar uma relação clara entre a representação sobre a dor pelo enfermeiro docente e o processo de ensino-aprendizagem sobre a dor. Ancorados nessas representações, as estratégias de ensino utilizadas pelos enfermeiros docentes são, na sua maioria, aulas expositivas, dialogadas, com auxílio de slides, bastante semelhantes com a maneira pela qual o enfermeiro docente relata ter aprendido na graduação. Sobre avaliação da dor, as ferramentas mais utilizadas são prova escrita, chamada oral, apresentação de trabalhos em grupo e seminários. Os enfermeiros revelam ter dificuldade em avaliar o aprendizado sobre dor devido à subjetividade do tema. Conclui-se que o fato da dor representar sofrimento para o enfermeiro docente faz com que o assunto seja evitado, ao mesmo tempo em que o profissional se sente desmotivado para ensinar algo que não lhe causa boa sensação. Essa representação sobre a dor interfere em todas as etapas do processo de ensino-aprendizagem, podendo acarretar prejuízo na formação do técnico de enfermagem em relação ao cuidado dos pacientes com queixa de dor

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Clara Felício Barreto Zatyrko

Ferramentas cognitivas nas escolas de escribas da Antiga Babilônia

A partir de uma avaliação crítica de propostas teóricas voltadas ao estudo histórico da cognição como as apresentadas por Jack Goody e Reviel Netz , este trabalho desenvolve uma possível aproximação entre novos modelos produzidos no campo das ciências cognitivas, em especial modelos de cognição corporalizada (embodied cognition), e as atuais interpretações dos textos matemáticos babilônicos. Propõe possíveis desenvolvimentos dessas interpretações através da identificação de um sistema cognitivo estendido específico da cultura escribal babilônica, fundado no uso de ferramentas cognitivas: as formas de produção da escrita cuneiforme, o repertório textual preservado pela tradição escribal e a própria instituição social escolar da eduba. Neste quadro, os conceitos matemáticos, as formas de percepção e ordenação da realidade material e a cognição escribal sobre o conceito de tempo se revelam dependentes da agência material dos tabletes cuneiformes, das práticas ligadas a eles e da posição social do escriba.

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Cleber Possani Junior

Imagens do povo no vídeo: Estado, lutas sociais e produção cultural das décadas de 1980 e 2000

Trata-se do novo cenário da produção e difusão de vídeo popular, tendo em vista o contexto das transformações na cultura brasileira, com foco nas ações e realizações da Associação Brasileira de Vídeo Popular - ABVP dos anos 1980 e do Coletivo de Vídeo Popular de São Paulo dos anos 2000, levando em consideração rupturas e continuidades nas formas organizativas dessa produção. Para tanto, olhamos para o passado recente da cultura brasileira para entender as influências e o lugar atual da produção cultural na realização de vídeo popular. Dois eixos básicos são apresentados para explorar a relação entre contexto social, produção cultural e vídeo popular. Na primeira vertente, analisa-se os mecanismos de produção dos realizadores ligados à ABVP, próxima aos movimentos sociais e populares da época, traçando como se comporta esse grupo de produtores, a partir da análise do vídeo Há lugar, de 1987. A segunda vertente, mais atual, insere os vídeos no contexto mais amplo da produção cultural, delineando as determinantes sociais e culturais de seu mecanismo de produção. Percebe-se hoje que o audiovisual não está restrito ao dito cinema de mercado e à indústria cultural, mas que se desenha também como instrumento no interior de ações culturais e sociais. Neste contexto vamos analisar o vídeo Qual Centro?, de 2010. Pretende-se investigar, através do apontamento histórico das mudanças institucionais e legais ocorridas no âmbito federal, estadual e municipal no que tange à política cultural para o audiovisual e para a \"diversidade\", alguns pontos da relação entre a produção cultural, as mudanças na concepção de cultura e de Estado, as mudanças na situação político-econômica e a produção de vídeo popular do passado e do presente

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Wilq Vicente dos Santos

Francis Bacon e O progresso do conhecimento no início do século XVII

Neste trabalho, trazemos uma análise da obra O Progresso do Conhecimento, publicada em 1605, pelo filósofo e político Francis Bacon (1561-1626). Nosso objetivo é explorar as ideias contidas nesse importante livro de Bacon a fim de relacioná-las com intenções mais gerais desse pensador, no plano de um projeto para a ciência, e com o momento histórico em que ele viveu, em especial a Reforma Protestante e suas consequências para o Estado inglês. Para atingir nosso objetivo, fizemos inicialmente um levantamento dos modos como a historiografia da ciência tem tratado sua vida e sua obra e como a historiografia geral tem abordado a questão da Reforma Protestante na Inglaterra. A análise do livro de Bacon, ao mesmo tempo em que segue linearmente as partes da obra, priorizou algumas dimensões teóricas: o projeto de Bacon de classificação das partes do conhecimento, a questão da separação entre o conhecimento humano e divino, o problema dos sujeitos da ciência e a dignidade do conhecimento e as vantagens do conhecimento. O resultado da análise é que as ideias de Bacon sobre a ciência são também ideias e propostas sobre o funcionamento do Estado e sobre os modos de ser dos sujeitos que os possibilitariam se relacionar com essa ciência e esse Estado. Assim, sugerimos que, para Bacon, Estado, sujeitos e ciência são elementos inter-relacionados e indissociáveis

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Cristiane de Melo Shirayama

Entre a fralda e a lousa: um estudo sobre identidades docentes em berçários

Neste trabalho, apresento uma pesquisa sobre identidades docentes em berçários desenvolvida em um Centro de Educação Infantil (CEI) na cidade de São Paulo. Inspirada em abordagens biográficas e num enfoque qualitativo, realizei um estudo empírico por meio de entrevistas, do qual participaram sete professoras e um professor de educação infantil, que atuavam com crianças de 0 a 2 anos de idade. Com base no histórico da instituição nas últimas décadas, destacando-se a passagem das creches (hoje CEIs) do âmbito de órgãos assistenciais para a Secretaria Municipal de Educação em 2001, e a partir da análise das narrativas das docentes e do docente, procurei identificar aspectos relevantes para a compreensão do processo de constituição de suas identidades profissionais diante das demandas do trabalho específico com bebês no contexto de uma rede pública de ensino. Buscando aproximar a abordagem dos estudos culturais ao campo da educação infantil, a investigação teve como pressupostos teóricos algumas concepções de Stuart Hall, Nestor Canclini, Michel Foucault, entre outros, para tecer relações entre identidade, cultura, gênero e poder, em um enfoque interdisciplinar. Os dados obtidos apontaram a existência de especificidades na prática docente em berçários, sobretudo as atividades envolvendo os cuidados dos bebês, que foram naturalizados como atributos femininos e que, hoje, não são valorizados em contextos escolares. Tendo em vista a divisão entre trabalho intelectual e trabalho manual que permeia a carreira do magistério e a sociedade de um modo geral, verifiquei que esse mesmo antagonismo se expressava nos embates sobre o enunciado cuidar e educar, um dos atuais paradigmas da educação infantil, e também nas relações de poder no âmbito da instituição. Assim, para justificar a sua permanência como docentes em berçários ou valorizar a sua profissão, os sujeitos encontravam diferentes estratégias identitárias, buscando ajustar a sua atividade concreta com os bebês às suas representações de um modelo ideal de docência. As análises indicaram também que o atendimento de bebês demandava a articulação de múltiplos aspectos (saberes passados de geração em geração, crenças, conhecimentos científicos, diretrizes pedagógicas etc.), evidenciando que as práticas nos berçários se desenvolviam a partir de um processo de hibridação de culturas, embora os discursos dos sujeitos assumissem formas binárias ao procurar ajustar as suas experiências ao enunciado cuidar e educar, numa oposição em que o cuidar associava-se a práticas do passado e o educar ao novo ideal de seu papel como docentes. Desse modo, a aproximação entre os estudos culturais e o campo da educação infantil contribuiu para que se evidenciassem os entre-lugares em que tais identidades docentes se constituíam, mostrando-se como um caminho a ser percorrido em futuras pesquisas sobre esse campo de atuação profissional.

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Rosmari Pereira de Oliveira

Condições para a aquisição do capital cultural no ensino médio

Esta pesquisa analisou as dinâmicas internas em torno do ingresso em uma ETEC (Escola Técnica Estadual) bem conceituada no município de Franco da Rocha na periferia da região metropolitana de São Paulo. A partir de uma análise que buscou compreender a cultura escolar desta instituição por meio de um estudo sobre características sócio-demográficas dos estudantes e de observações de caráter etnográfico do contexto escolar. A expansão do acesso ao ensino superior, o aumento da concorrência nos vestibulares, juntamente com a baixa qualidade das escolas públicas do Ensino Médio, criaram novas tendências nas estratégias de entrada dos alunos nas grandes universidades paulistas. Entre elas, estas escolas públicas diferenciadas que oferecem o curso de ensino médio, configuram-se como uma alternativa de ensino público secundário que possui as maiores notas nos exames de qualidade no ensino (ENEM) e bons resultados na aprovação de seus estudantes nos vestibulares como a FUVEST. A partir da experiência como professor de uma ETEC, esta pesquisa busca compreender as dinâmicas e os dispositivos mobilizados para o ingresso em uma destas instituições na periferia da Grande São Paulo, destacando e acompanhando as iniciativas de engajamento de professores e alunos em um cursinho pré-ETEC que acontece em uma escola pública, de maneira voluntária e acompanhando as dinâmicas desta ETEC. Nesta pesquisa podemos perceber o resultado destas iniciativas em torno do ensino médio e seu impacto social nestes grupos analisando suas trajetórias e sua dinâmica cultural interna

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Eliton da Costa Rocha

Políticas públicas para a cultura do campo no Brasil

A pesquisa partiu da seguinte pergunta matriz: Existem políticas públicas para a cultura do campo no Brasil? O trabalho exigiu um entendimento de natureza teórico-conceitual sobre as políticas culturais e a cultura do campo, partindo de referenciais dispersos que possibilitariam um olhar crítico para o que pudesse ser encontrado em um trabalho empírico. Os referenciais utilizados foram articulados na perspectiva de uma consciência das relações de poder e dominação que influenciam e desafiam a realidade analisada. Por sua vez, o trabalho empírico procurou levantar e discutir as ações culturais do Estado brasileiro que abrangem ou estão voltadas para as populações rurais. A pesquisa verificou que não há no país nenhuma política sistemática pensada especificamente para a cultura do campo. O que existe são ações e programas com objetivos de outra natureza que acabam abrangendo o desenvolvimento cultural das populações campesinas. Considerando que cerca de 30 milhões de pessoas vivem no campo, pode-se afirmar que: i) os apoios existentes às práticas culturais rurais são escassos perto da demanda existente e enfrentam inúmeras dificuldades para se desenvolver; ii) as políticas culturais predominantes em geral as leis de incentivo à cultura são distantes da realidade das populações rurais; iii) há caminhos consistentes para o desenvolvimento da dimensão cultural do campo, que precisam ser crescentemente e continuamente aprofundados na perspectiva de promover mudanças culturais com capacidade de transformar as estruturas de dominação e exploração da realidade brasileira

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Viviane Cristina Pinto

Desigualdades educativas no acesso ao ensino superior: um estudo de caso sobre a democratização entre os campi da Unifesp

A presente dissertação tem como objeto de estudo a democratização do ensino superior federal decorrente de programas governamentais que visaram à ampliação da oferta de vagas (expansão) e, por conseguinte, a diversificação do perfil do estudante de graduação (redução das desigualdades educativas). Para tanto, tomou-se como base o caso da Universidade Federal de São Paulo, por meio de: a) informações institucionais (história, infraestrutura); b) dados sociodemográficos dos estudantes coletados por meio de questionário aplicado com os ingressantes; c) bem como de entrevistas realizadas com discentes de dois dos cinco campi de expansão desta universidade. Como principais resultados obtidos constatou-se que uma democratização uniforme ou segregativa (identificada por meio dos dados de 2011) que mantem as desigualdades entre os grupos sociais está dando lugar a uma democratização equalizadora (identificada pelos dados de 2014) que reduz as desigualdades somente após a implantação da lei de cotas, mesmo que ainda parcialmente instalada, na Unifesp. Apesar de promissor, os dados das entrevistas e observações desvelam um panorama de conflitos entre os estudantes de grupos que historicamente foram segregados do ensino superior e a instituição universitária que fora erigida tendo em vista outro público estudantil

Year

2022-12-06T14:53:37Z

Creators

Taline de Lima e Costa